Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2019
fechar

Deputado denuncia descarte de dejetos hospitalares na Barragem do Zabumbão em Paramirim Foto: Luiz Carlos Marques Cardoso

Durante sessão realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, José de Arimateia (PRB), denunciou o descarte de dejetos hospitalares na Barragem do Zabumbão, na cidade de Paramirim, a 131 km de Brumado. O crime foi detectado durante a fiscalização de barragens realizada por deputados estaduais. “Nós sentimos até o mau cheiro. Quando perguntamos aos representantes da Embasa se aquilo era normal, no primeiro momento, disseram que era normal. Depois, disseram que a água do rio estava recebendo dejetos de hospitais. Isso é grave”, declarou Arimateia. De acordo com o Bahia Notícias, o presidente da Câmara Municipal de Paramirim, George Luiz Magalhães, afirmou que o problema tem origem no município vizinho de Érico Cardoso, onde uma vistoria constatou o problema. Segundo ele, os órgãos responsáveis constataram que os dejetos de Érico Cardoso, que fica acima da barragem, estão caindo na água de Paramirim por falta de saneamento básico.

Um homem de 35 anos foi preso suspeito de estuprar uma adolescente de 17 anos e uma menina de 8, na cidade de Mirante, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a vítima mais nova é prima distante do suspeito, identificado como Gilvan Rosa da Silva, que confessou os crimes. Os estupros ocorreram em maio deste ano. O caso começou a ser investigado após denúncia feita ao Conselho Tutelar da cidade, que encaminhou a situação para a polícia. De acordo com o G1, o suspeito, que tinha um mandado de prisão temporária em aberto, foi preso na terça-feira (6), na casa da mãe dele, na cidade. De acordo com a polícia, Gilvan será encaminhado para o presídio. O caso segue sob investigação.

Dois indivíduos morrem em confronto com a polícia na cidade de Barra da Estiva Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na quarta-feira (07), em rondas pela cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, a Cipe-Sudoeste/Caesg tomou conhecimento, através de denúncia anônima, que havia alguns indivíduos portando armas de fogo e traficando drogas na Rua Vieira de Castro. No local, ao se aproximarem do referido endereço, um dos indivíduos empreendeu fuga adentrando em uma residência com um objeto. A guarnição procedeu com o devido acompanhamento tático ao interior da residência, momento em que se deparou com dois indivíduos, identificados como Pedro Vieira de Jesus e Igor Antônio Cavalcante de Oliveira, em um dos cômodos. Estes efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram. Os elementos foram alvejados, sendo encaminhados de imediato ao Hospital Suzy Zanfreta, onde não resistiram. As armas de fogo utilizadas pelos criminosos foram encaminhadas à delegacia para as providências cabíveis. Durante varredura no local, foram encontrados 20 pinos de substância análoga à cocaína, 03 tabletes de substância análoga à maconha, além de outros objetos.

Um idoso 75 anos foi preso suspeito de estuprar e ameaçar uma mulher em Piatã, cidade da Chapada Diamantina. Conforme a Polícia Civil, a prisão temporária ocorreu na quarta-feira (7). Ainda segundo a polícia, José Ovídio Macedo, conhecido como “Zé Manso”, cometeu o crime no dia 1º de agosto. No entanto, a polícia não divulgou informações sobre as circunstâncias do crime. Segundo o G1, o homem foi encaminhado para a delegacia da cidade e está à disposição da Justiça. Caso é acompanhando pela Polícia Civil da cidade.

Quatro gatos são envenenados no Bairro Olhos D'água em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Brumado, quatro gatos foram encontrados mortos no Bairro Olhos D'água e a suspeita é de que os animais tenham sido envenenados. A dona dos animais, que preferiu não se identificar, denunciou o crime, alertando para o risco de outros gatos serem envenenados na região. Segundo ela, os gatos ficavam em seu quintal e eram alimentados por ela todos os dias. Eles foram encontrados mortos na segunda e terça-feira, em sua residência. “As principais vítimas em casos de envenenamento são os animais de rua, mas é preciso atenção especial das pessoas com os animais domésticos que podem ter acesso à rua”, disse.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,19% em julho, segundo divulgou nesta quinta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da aceleração em relação ao mês anterior (0,01%), trata-se da menor taxa para julho desde 2014, quando ficou em 0,01%. De acordo com o G1, com o resultado, o índice acumula alta de 2,42% em 7 meses. Em 12 meses, recuou para 3,22%, ante os 3,37% registrados em junho, permanecendo bem abaixo da meta de 4,25% definida pelo governo para o ano, o que deve reforçar as apostas de novos cortes na taxa básica de juros, atualmente em 6% ao ano – o menor valor da série histórica.

Brumado: Paróquia do Bom Jesus celebrou 150 anos de evangelização Foto: Eutrópio Aécio

Entre os dias 28 de julho e 06 de agosto, a Paróquia Senhor Bom Jesus, em Brumado, celebrou 150 anos de evangelização com ampla programação. Com o tema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos”, uma reflexão era feita durante cada noite. Nos dias 28 de julho e 03 e 04 de agosto, houve a exposição intitulada “Memorial dos 150 anos da Paróquia Bom Jesus”. Em estandes montados em frente à igreja, foi retratado um pouco mais da história de fé e devoção, com destaque para a atuação do Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes. No dia 05 de agosto, também foi realizado um leilão. Por fim, no dia 06 de agosto, as atividades começaram às 6h com alvorada festiva, oração do Ofício Divino e carreata. Às 17h, a tradicional procissão e missa presidida pelo Bispo Dom Carvalho, ocasião em que foi celebrada a festa litúrgica de Transfiguração do Senhor.

Brumado: Apae faz prestação de contas do projeto Ação Continuada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae, em Brumado, Solidade Brandão, prestou contas acerca do Projeto Ação Continuada, desenvolvido na instituição. Segundo ela, o recurso, do ano de 2016, só foi liberado agora pelo Governo do Estado via prefeitura municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. O recurso é repassado pelo Município para as instituições que trabalham com pessoas com deficiência. “Saiu uma parcela de R$ 12.979,20, esse valor a gente só pode gastar com as crianças da Apae, não podemos mexer com reforma”, explicou. Com o valor, a presidente informou que foram adquiridos fardamento escolar, tênis, meias, mochilas, combustível para o transporte escolar, material de limpeza, gêneros alimentícios e material didático. Brandão salientou que o valor foi referente apenas à primeira parcela - as demais ainda serão repassadas pela prefeitura conforme as notas fiscais forem sendo aprovadas.

STF suspende ida de Lula para Tremembé e o mantém em Curitiba Foto: Divulgação/Instituto Lula

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quarta-feira (7), por 10 votos a 1, a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello votou contra. Por maioria, os ministros decidiram manter o petista preso na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, até que a Segunda Turma do tribunal conclua a análise de um pedido de suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, no julgamento do processo do triplex de Guarujá (SP). De acordo com o G1, o julgamento foi adiado em junho após um pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) do ministro Gilmar Mendes e ainda não tem data definida para ser retomado.

Ciclismo: Dezenas de atletas se encontram em Brumado para o desafio Baixa Caixa 2 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Desafio Baixa Caixa 2 está mobilizando diversos ciclistas para a cidade de Brumado, onde o evento acontece neste domingo (11). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um dos organizadores da iniciativa, Marcos Vinícius, disse que o evento tem o objetivo de dar mais uma opção de lazer para os atletas que curtem o mountain bike. Ciclistas da própria cidade e de Livramento, Ituaçu e Barra da Estiva já se inscreveram para participarem do desafio. “O pessoal gosta de interagir e sentir a energia da natureza e o mountain bike proporciona esse tipo de emoção”, destacou. Vinícius afirmou que o percurso de trilha já foi demarcado e 90% dos preparativos estão finalizados. A prova conta com várias categorias, incluindo master e elite, nas modalidades feminino e masculino. Da largada à chegada são 50 km de prova principal - as distâncias variam conforme a modalidade. “Está todo mundo convidado”, disse.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Cultivo do quiabo cresce no Curralinho e ganha 90% do mercado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na região do Curralinho, entre os distritos de Cristalândia e Umburanas, na zona rural de Brumado, o cultivo do quiabo tem crescido bastante e ganhado uma fatia importante do mercado na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Sandro Ferreira de Souza disse que a comunidade se dedicou bastante ao cultivo do quiabo, assim como de outras culturas, como do limão, coentro e melancia, a fim de criar uma alternativa de renda com ótimo custo-benefício. Na localidade, toda roça possui, pelo menos, uma lavoura de quiabo e de coentro. “É uma lavoura que a gente não usa agrotóxico e pouco adubo. Os produtos são praticamente orgânicos. O custo é baixo”, explicou. Embora a colheita seja muito boa, o morador criticou as condições das estradas vicinais, as quais, segundo ele, dificultam o transporte da produção para a sede do município. “Vendemos tudo na região de Brumado e somos prejudicados pelas condições das estradas”, cobrou. 

Life Print oferece os melhores serviços gráficos e de impressão em Brumado

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

Brumado: Município enfrenta seca e a administração nega apoio do conselho rural, afirma presidente do órgão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, cerca de 30 comunidades rurais estão sem receber água da Operação Pipa. Os líderes comunitários estiveram na reunião mensal do Conselho Rural de Desenvolvimento Sustentável fazendo cobranças quanto à questão. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Frederico Neves, criticou novamente o fato de a prefeitura não ter um representante presente nas reuniões para ouvir as demandas das comunidades e dar explicações nos casos pertinentes. “Na medida que não tem aqui um representante fica difícil haver essa interlocução com o pessoal da zona rural. Vamos fazer o convite para que, na próxima reunião, o secretário de recursos hídricos esteja presente e a comunidade possa colocar em pauta todas essas deficiências no abastecimento da operacionalização da operação pipa”, afirmou. Neves declarou que a atual gestão precisa se posicionar e encontrar uma solução para a problemática, visto que a Operação Pipa não é suficiente para atender toda a demanda do déficit hídrico que existe no município. “Essa dependência das comunidades rurais da operação pipa demonstra, de forma inequívoca, a falta de investimento e de planejamento da gestão municipal”, reiterou.

Brumado recebe Laboratório Exame: Excelência em Diagnóstico

A cidade de Brumado recebe o Laboratório Exame, especializado em Análises Clínicas. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Valorizando o futebol feminino, Bahia realiza peneira em Brumado em busca de novos talentos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (06), o time do Bahia realizou uma peneira do futebol feminino no Estádio Gilberto Cardoso, na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o olheiro Diego Benevides disse que algumas meninas avaliadas possuem o perfil de qualidade técnica que o Bahia precisa. “O Bahia vem fazendo um trabalho diferenciado na modalidade feminina, que está em uma crescente depois do mundial. O Esporte Clube Bahia vem fazendo esse investimento no futebol feminino buscando as atletas. Essa região gera muitos frutos nesse sentido”, destacou. O olheiro adiantou que essa primeira peneira realizada no município não será a última e que as atletas que não foram selecionadas devem se preparar para as próximas etapas. Já o técnico Maurício Meirelles, que esteve presente na iniciativa, reforçou que o objetivo da peneira é selecionar meninas com alto nível técnico e de performance para atuarem tanto nas categorias de base, quanto no time principal. Para Meirelles, nunca é tarde para valorização do futebol feminino.

Neo Odonto trabalha com diagnóstico e tratamento dentário em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Caetité: Justiça Federal bloqueia R$ 1,2 milhão em bens de prefeito e mais sete por desvio de verbas do Fundeb Fotos: Lay Amorim/Achei Sudoeste e Cláudio Amaral

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça determinou a indisponibilidade de R$ 1.228.974,96 em bens do atual prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB) – secretário de Administração à época dos fatos –; do ex-prefeito de Caetité José Barreira de Alencar Filho (PSB) o Zé Barreira; dos empresários Josmar Fernandes dos Santos e Júlio César Cotrim; dos então agentes públicos, Arnaldo Azevedo Silva, Gláucia Maria Rodrigues de Oliveira e Rubiamara Gomes de Souza; e do agente público à época, Eugênio Soares da Silva. A decisão liminar, do último dia 17 de julho, considerou os atos de improbidade realizados pelos acusados em licitações com recursos da Educação. Na ação de improbidade, ajuizada em 25 de maio, o MPF descreveu as fraudes realizadas em cinco licitações nos anos de 2011 e 2012 envolvendo recursos do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os acusados, porém, são investigados em outros 24 casos de irregularidades em licitações entre 2009 e 2016, durante os oito anos de mandato de Alencar Filho como prefeito, que estão sob a atuação do Ministério Público do Estado da Bahia por não envolverem recursos federais. O valor total dos contratos firmados ilegalmente é de R$ 14.303.415,15. Os oito acusados por improbidade já são réus em ação penal ajuizada no último 28 de junho com mais outros dois agentes públicos à época: Thaís Rodrigues da Cunha e Nilo Joaquim Azevedo – que ocupava o cargo de secretário de Serviços Públicos. O MPF acusa por crimes de fraude em licitações e associação criminosa: Zé Barreira, Aldo Gondim, Josmar Santos, Júlio César Cotrim, Arnaldo Silva, Gláucia Oliveira e Rubiamara Souza; sendo esta última, os empresários, o ex-gestor e o atual prefeito, os principais autores dos crimes. Eugênio Silva responde por fraude em licitações, e Thaís Cunha e Nilo Azevedo, por associação criminosa.

Pedal na Roça: Cresce a produção da agricultura familiar na Lagoa Nova em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana esteve na Fazenda Lagoa Nova, em Brumado, onde os moradores apostam na produção da agricultura familiar. para consumo próprio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o dono da propriedade, Francisco Aparecido, disse que planta de tudo um pouco no local. Tem feijão, andu, milho, coco, banana, abacate, laranja, lima e muito mais. Francisco trabalha como mototaxista durante a semana na cidade, mas aos finais de semana está na propriedade para cuidar das plantações. “Lá é trabalho, aqui é vida. Hoje estou descansando lidando com a plantação”, disse. Na localidade, há um poço artesiano e um tanque que auxiliam os moradores nas tarefas do dia a dia e para molhar a plantação. “Tem vezes que a água encurta um pouco, mas nunca faltou”, contou. Para o produtor, a qualidade de vida na roça melhorou bastante. Ele dispõe de água encanada e energia elétrica.

Sarampo: Crianças devem tomar vacina antes de viajar para locais de surto Foto: Veja/Thinkstock

Nesta terça-feira (06), o Ministério da Saúde publicou um alerta para que pais, mães e responsáveis que vão viajar com filhos de seis meses a menores de um ano de idade para municípios em situação de surto de sarampo no país, vacinem as crianças. A recomendação é que todas essas crianças nesta faixa etária sejam imunizadas no mínimo 15 dias antes da data prevista para a viagem. Atualmente, 39 cidades em três estados brasileiros se mantém com surto ativo, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados da doença. São eles: São Paulo, Pará e Rio de Janeiro. Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.

Mais de 7 mil títulos podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral em Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais de 7 mil eleitores do município de Ibicoara poderão ter seus títulos cancelados. Na cidade, que está em fase de revisão biométrica obrigatória, 7.409 cidadãos ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral. O prazo para regularização é 18 de fevereiro de 2020. Em Ibicoara, dos 13.182 eleitores convocados, apenas 5.773 (43,80%) realizaram a coleta dos dados. No decorrer deste ano, o TRE da Bahia realizou uma série de audiências públicas para alavancar o recadastramento eleitoral em 24 municípios do estado. O objetivo é realizar as Eleições Municipais de 2020 com eleitorado 100% biometrizado.

13º dos aposentados começa a ser pago em agosto Foto: Agência Brasil

Aposentados, pensionistas e segurados que recebem de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber a primeira parcela do 13º salário junto com os benefícios de agosto, a partir do dia 26 deste mês. Quem recebe um salário mínimo do INSS, tem o dinheiro creditado antes. O pagamento é feito conforme calendário, respeitando o dígito final do cartão da aposentadoria ou outros benefícios, desconsiderando o dígito. O adiantamento é pago anualmente desde 2006 aos aposentados, mas, como não é lei, precisa ser autorizado pelo presidente anualmente por decreto. Na segunda-feira, Jair Bolsonaro assinou a MP autorizando o pagamento. Caso o Congresso vote a MP em um prazo de 120 dias, a política de adiantamento anual vira lei. Na primeira parcela, o trabalhador tem direito a 50% do valor do seu benefício. Ou seja, quem recebe um salário mínimo de aposentadoria (998 reais), terá uma parcela de 499 reais a mais na data do pagamento do benefício. A estimativa do governo é que o adiantamento do 13º salário do INSS injete 21,9 bilhões de reais na economia neste terceiro trimestre. O benefício deve ser pago a cerca de 30 milhões de beneficiários. De acordo com a Veja, a segunda parcela, segundo a medida provisória, será liberada na folha salarial do mês de novembro, a partir do dia 25.

Barra da Estiva: Acusado de matar pai e deixar filho paraplégico em latrocínio é preso pela polícia civil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (05), equipes da Polícia Civil de Barra da Estiva, a 131 km de Brumado, prenderam Rafael dos Santos Batista, de 30 anos, natural de São Francisco do Conde. O indivíduo é suspeito de ter baleado Erivelton Souza Carvalho, de 20 anos, e ter assassinado Fidelcino José de Carvalho, de 50 anos, pai de Erivelton. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime ocorreu no dia 30 de abril de 2019, aproximadamente às 22h, na Fazenda Paraguaçu, zona rural de Barra da Estiva. De acordo com as investigações, Erivelton reagiu e foi baleado após o suspeito exigir que passasse seu telefone celular. Seu pai foi ao seu socorro, sendo em seguida atingido com um tiro no rosto. O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Brumado até ulterior deliberação judicial.

Homem é preso suspeito de estuprar sobrinha de 8 anos em Conquista Foto: Divulgação/Seap

Um homem foi preso suspeito de estuprar a sobrinha dele, de oito anos, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme informações da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) da cidade, foi a mãe da vítima quem denunciou o caso a polícia. Ainda segundo a polícia, Genivaldo dos Santos Flores foi preso na terça-feira (6), enquanto trabalhava no bairro Morada dos Pássaros. Não há informações sobre quando ocorreu a agressão à criança, nem como a mãe da vítima soube sobre o crime. Segundo o G1, o homem foi encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Ele deve passar por audiência de custódia ainda nesta quarta-feira (7). O caso é acompanhado pela Deam da cidade.

MP quer garantir atendimento a estudantes deficientes estaduais de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com uma ação civil pública contra o governo estadual para assegurar que alunos com deficiência física ou mental tenham direito a acompanhamento técnico em escolas estaduais dos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Autor da ação, o promotor Millen Castro de Moura quer que o estado seja obrigado a ofertar técnico de educação inclusiva na modalidade adequada às necessidades especiais dos estudantes que precisam de apoio escolar na rede estadual de ensino, de forma contínua, ainda este ano de 2019. “Dado o silêncio esclarecedor do Governo do Estado quanto à contratação dos profissionais, que deveriam estar apoiando os alunos da rede estadual desde o início das aulas, e a necessidade de estes terem esse acompanhamento por conta de suas deficiências, seja individualmente durante as aulas, seja por meio de equipe interdisciplinar no turno oposto, restou ao Ministério Público apenas a alternativa de judicialização da questão quanto aos 26 alunos matriculados neste ano nas escolas estaduais de Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras, bem como em relação aos que vierem a ser a partir de então”, disse Castro.

Arquivo