Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2020"

21 Ago 2020 - 19:50h

Nesta sexta-feira, 21 de agosto, o município de Brumado registra 734 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 21,43% do total de 3426 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 9 óbitos, 108 pacientes em tratamento e 617 recuperados. No momento, 110 ainda aguardam resultado laboratorial e 1262 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

21 Ago 2020 - 17:00h

Na manhã desta sexta-feira (21), um jovem de 16 anos foi morto a tiros enquanto dormia. O caso aconteceu por volta de 5h, na Rua, no Bairro Alto Caiçara, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a Polícia Militar, indivíduos não identificados teriam pulado o muro da casa e efetuado diversos disparos de pistola no menor. Um homem de 35 anos, que também estava na residência, foi atingido no braço. Ele foi socorrido para o Hospital Geral de Guanambi, mas não há informações sobre o seu estado de saúde. Após o crime, os suspeitos fugiram. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o caso. A principal suspeita é de que o homicídio tenha relação com o tráfico de drogas.

21 Ago 2020 - 16:30h

A prefeitura de Itambé, no sudoeste da Bahia, decretou toque de recolher na cidade, como medida para combater a propagação da Covid-19. As restrições começam a valer nesta sexta-feira (21). De acordo com o decreto, fica determinada a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21h às 5h, no período entre sexta-feira e domingo. São exceções ao toque de recolher as hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência. De acordo com o G1, o toque de recolher não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança. Além disso, o decreto ainda proíbe o funcionamento de bares e casas noturnas na cidade e atividades esportivas em campos, quadras e clubes. Restaurantes e lanchonetes estão proibidos de vender bebidas alcoólicas. A prefeitura ainda determinou uso obrigatório de máscara em toda a cidade. Além disso, empresas particulares com mais de 10 funcionários ficam obrigadas a testar todos os colaboradores para a Covid-19. Desde o início da pandemia, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou 139 casos de Covid-19, com três mortes, 105 pessoas curadas. No momento, 31 casos ativos seguem ativos.

21 Ago 2020 - 16:00h

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) entrou na justiça com um pedido de tutela antecipada em caráter antecedente contra ato supostamente ilegal da Câmara de Vereadores de Brumado. A defesa do gestor alega que a abertura do processo de cassação do seu mandato teria sido ilegal, pois, em razão da pandemia da Covid-19 e de serem físicos os autos, o processo não poderia tramitar normalmente, sob pena de ter sua defesa cerceada. Aduz ser idoso e ter problemas cardíacos, o que lhe impossibilitaria de participar das audiências presenciais. Em vista disso, requereu a concessão da liminar para suspender imediatamente a tramitação do processo de cassação por 90 dias ou até o fim do estado de calamidade pública. Em sua decisão, o promotor de justiça Millen Castro Medeiros de Moura rejeitou a segurança pretendida, por não se poder condicionar a tramitação do processo, inclusive a realização de audiências, por tempo indeterminado, qual seja, até o fim da pandemia causada pela Covid-19. “Verifica-se que é possível o seguimento de processo de cassação do mandato do autor pela Câmara Municipal, desde que respeitadas as diretrizes sanitárias do Ministério da Saúde em relação ao uso de máscara e álcool em gel, distanciamento de 2 metros entre as pessoas, dentre outras”, escreveu. O processo agora será julgado pela justiça local.

21 Ago 2020 - 15:30h

Em entrevista à imprensa, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), assegurou que não irá privatizar a Embasa. “O que vamos fazer é vender parte das ações da Embasa, mantendo o controle público da empresa. Esse valor arrecadado será transformado em levar água para quem não tem água e levar esgoto para quem não tem tratamento de esgoto”, declarou. Como não tem poupança pública suficiente, o governador frisou que essa é uma estratégia de captação de recursos para que seja revertido em obras de água e saneamento. 

21 Ago 2020 - 15:00h

Na tarde da última quinta-feira (20), após denúncia, a polícia encontrou dois indivíduos com drogas em frente a uma casa na Rua Padre Feijó, em Brumado. Na abordagem, os policiais sentiram forte odor de maconha. O proprietário da residência autorizou a entrada da guarnição por escrito. Na busca, foram encontrados: 25 embalagens médias de substância análoga à maconha, 1 balança de precisão, R$ 20, 2 celulares e vasta embalagem para acondicionar entorpecente. Diante dos fatos, todo material apreendido, juntamente com os dois homens, foi conduzido à 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

21 Ago 2020 - 14:30h

Pré-candidato a prefeito de Brumado pelo partido Democratas, o empresário e administrador Fabrício Abrantes foi o entrevistado do Jornal da Alternativa, nesta quinta-feira (20). Falando sobre suas propostas e o crescimento da sua pré-candidatura Fabrício foi enfático ao dizer que o Prefeito não dá atenção à saúde da população. “Como eu costumo dizer, a Saúde de Brumado só é boa para quem não precisa dela. O povo brumadense espera meses e até anos por procedimentos médicos simples. Isso é um absurdo em uma cidade com orçamento de mais de 200 milhões de reais como Brumado”, criticou. Outro ponto que vem sendo alvo de críticas ao atual Prefeito, segundo Fabrício, é a falta de empregos. O pré-candidato lembrou que há 16 anos Eduardo prometeu a implantação de uma fábrica de calçados que até hoje não ocorreu. “Brumado precisa ser uma cidade de oportunidades, é preciso atrair empresas, diminuir a burocracia para quem quer investir e, sobretudo, capacitar as pessoas através de cursos técnicos. Essas são algumas das propostas do nosso futuro governo para devolver a esperança ao povo”, disse. Ao falar sobre a educação Fabrício lembrou que o Prefeito Eduardo deve explicações ao povo sobre as denúncias e condenações por fraudes em licitação, desvio de verbas na merenda e superfaturamento em terrenos. “Eduardo valoriza os empreiteiros com contratos milionários e prejudica professores e funcionários da educação que não são valorizados”, afirmou. Fabrício concluiu a entrevista afirmando que o crescimento do seu grupo é indiscutível e que acredita numa caminhada vencedora. “Certamente vamos oficializar nossa candidatura e dar uma vitória ao povo de Brumado que quer se libertar”.

21 Ago 2020 - 14:00h

A Bahia está em uma posição de destaque no que se refere à doação e transplante de órgãos. A informação foi repassada ao site Achei Sudoeste pela médica Rita Martins Pedrosa, que coordena o segmento de transplantes no Estado. Já com relação a Brumado e sua microrregião, segundo Pedrosa, o índice de negativa familiar para doação de órgãos ainda é alto. “Acredito que isso se deve à desinformação. Quando se tem o conhecimento de que você vai ajudar a salvar vidas e reinserir uma pessoa na sociedade, tudo muda. A gente precisa de mais conscientização”, afirmou. Pedrosa ainda salientou que a fila de pacientes que necessitam de transplantes só aumenta e essas pessoas possuem diversas limitações, por isso a importância da doação. “Morre-se muito nos interiores devido a acidentes automobilísticos, mas ainda é alto o índice de negativa familiar para doação de órgãos. Na hora da morte, a família precisa entender que está tendo o melhor gesto”, pontuou.

21 Ago 2020 - 12:00h

No último dia 12 de agosto, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, João Paulo, abriu uma queixa crime contra o técnico judiciário e presidente da Auditoria Cidadã Baiana (Aucib), Genivaldo de Jesus Azevedo, por ameaça (veja aqui). Em direito de resposta enviado ao site Achei Sudoeste (veja aqui), de acordo com ele, sem ao menos ouvir o outro lado, a notícia foi veiculada causando má impressão na sua conduta.

Azevedo disse que estava de serviço na vaga reservada ao órgão público, exercendo a função de técnico judiciário designada pelo juiz Rodrigo Souza Britto, fazendo intimações de partes de vários processos, via telefone, pois, por conta da pandemia, as intimações não podem ser presenciais. Jesus esclareceu que nunca ameaçou o coordenador, pessoa que, segundo ele, sequer conhece. “Desfruto de uma ficha limpa e invejável, como um cidadão de bem, professor, oficial de justiça designado e um forte combatente da corrupção nos órgãos públicos, tanto em Brumado, como no estado da Bahia”, destacou. Ainda segundo Genivaldo, em momento algum a atividade da sua função como presidente da Aucib estaria sendo realizada.

21 Ago 2020 - 11:30h

Uma bebê de 6 meses, internada no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, em Niterói, sofreu queimaduras nas pernas e na barriga — segundo os médicos, durante um banho. De acordo com o G1, a pequena Juliana Duarte Anastácio tem meningite e microcefalia e precisa de internações frequentes. Na última terça (18), a mãe, Luara dos Santos, encontrou a filha toda enfaixada, depois de ir em casa para tomar banho e trocar de roupa. Quando Luara perguntou o que tinha acontecido, ouviu dos médicos que a bebê “tinha se queimado durante um banho”. Segundo a família, os funcionários disseram que a água estava morna, mas que algumas bolhas começaram a aparecer logo que Juliana foi colocada na bacia e que eles a retiraram no mesmo instante. Um cirurgião plástico foi chamado para olhar as feridas. A família tentou registrar um boletim de ocorrência nesta quarta-feira (19) na 78ª DP (Fonseca), mas os policiais disseram que era necessário um prontuário ou algum outro documento do hospital com as informações sobre a internação da bebê. Segundo Luara, desde as 6h de quarta a família tenta o prontuário com o hospital, mas a unidade informou que o documento só poderia ser entregue a eles em um prazo de 30 dias. Segundo Dona Adilene, avó da bebê, médicos falaram para a família não “criar caso” porque “tudo seria resolvido”.

21 Ago 2020 - 11:00h

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 85,5 kg de maconha, na bR-116, no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na última quarta-feira (19). O flagrante foi registrado por volta das 14h, no KM 830 da BR-116, quando os agentes federais abordaram um ônibus de transporte interestadual que seguia de São Paulo (SP) para Mossoró (RN). Durante as fiscalizações, três passageiros foram flagrados com droga. Com o primeiro, a equipe encontrou primeiramente 81 tabletes de maconha, totalizando 62 kg da substância. A droga era transportada em 03 malas e 03 mochilas e, o proprietário das bagagens, um homem de 27 anos, foi identificado e preso. Ele relatou que recebeu o entorpecente na cidade de São Paulo (SP) para levar até Mossoró (RN), onde receberia R$ 2 mil pelo transporte. Posteriormente, os agentes federais encontraram mais 34 tabletes, pesando o total de 21 kg, também de maconha. A droga pertencia a uma mulher, de 23 anos, que declarou ter recebido a mala na rodoviária de Florianópolis (SC) para transportá-la até Fortaleza (CE), local que receberia R$ 3 mil pelo ilícito. No mesmo ônibus, os policiais suspeitaram de outra passageira também de 23 anos, que apresentava informações contraditórias e nervosismo exacerbado com os questionamentos da equipe e, após fiscalizar os seus pertences, os policiais encontraram 03 tabletes com 2,5 kg de maconha. Ela também levaria a droga de São Paulo (SP) para Mossoró (RN) e receberia R$ 1 mil pelo crime.

21 Ago 2020 - 10:30h

A Bahia é o estado do país que registrou o maior aumento no número de pessoas que não procuraram trabalho por causa da pandemia em julho, segundo informações da PNAD Covid-19, divulgada nesta quinta-feira (20), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo informações do IBGE, em julho, o número de desocupados (pessoas que não estavam trabalhando e procuraram emprego) continuou aumentando na Bahia, embora em ritmo menor do que entre maio e junho. Passou de 904 mil em junho para 924 mil em julho (mais 24 mil desocupados, ou +2,2%) -- de maio para junho havia crescido 6,1% (mais 53 mil pessoas). Em julho, a taxa de desocupação baiana foi a terceira mais alta entre os estados, abaixo apenas das verificadas em Amazonas (17,0%) e Maranhão (16,7%). No Brasil, a taxa de desocupação avançou de 12,4% para 13,1%, entre junho e julho, com altas em 21 das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal). A diferença na Bahia (+1,0 ponto percentual) foi a oitava maior entre os estados. Enquanto isso, o número de pessoas que não estavam trabalhando, queriam trabalhar, mas nem chegaram a procurar emprego por causa da Covid-19 ou por falta de oportunidades na região onde viviam, cresceu ainda mais no estado, chegando a 2,310 milhões de pessoas, 270 mil a mais que em junho (2,401 milhões). O aumento, em termos absolutos (+270 mil pessoas) foi o maior do país. Somando esse grupo ao dos desocupados (924 mil), no mês passado, a pandemia ainda dificultava a busca por trabalho para 3,233 milhões de pessoas na Bahia. O levantamento aponta que foi o maior contingente de impactados no estado desde maio e continua o segundo maior do país, abaixo apenas do verificado em São Paulo (6,463 milhões de pessoas).

21 Ago 2020 - 10:00h

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, em parceria com o Sest/Senat, vai iniciar, no próximo dia 25, a capacitação dos taxistas que ainda não haviam feito o curso de qualificação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo explicou que as aulas serão ministradas através do Ensino à Distância (EAD) em virtude da pandemia. “Nós vamos ter a aula inaugural na sede da UAB, no dia 25. A carga horária é de 28 horas. Desta forma, toda frota de taxistas da cidade de Brumado será capacitada”, pontuou. Aproveitando a oportunidade, o superintendente informou que a SMTT está disponibilizando vagas para novos taxistas. Os interessados devem se cadastrar no órgão e, de preferência, já realizar a capacitação.

21 Ago 2020 - 09:30h

A Petrobras informou nesta quinta-feira (20) que vai aumentar os preços médios do diesel em 5% e os da gasolina em 6% em suas refinarias, a partir de sexta-feira (21). Na semana passada, a estatal havia elevado os preços do diesel em 2% e os da gasolina em 4%, com o consumo de combustíveis mostrando retomada. A elevação do diesel, combustível mais consumido do Brasil, é a sétima seguida. Já a gasolina terá o segundo aumento consecutivo, após uma redução no final de julho que foi antecedida por nove altas, conforme acompanhamento da Reuters com base em anúncios da Petrobras.

21 Ago 2020 - 09:00h

Novamente, o decreto de seca foi renovado na cidade de Brumado. O secretário de meio ambiente e recursos hídricos, André Barros, explicou ao site Achei Sudoeste que a Operação Pipa é um programa do Governo Federal, em parceria com os Municípios, para enfrentamento à seca e distribuição de água nas comunidades afetadas pela estiagem. “A nossa região é uma área constantemente atingida pela seca, então esses decretos se fazem necessários, uma vez que a operação necessita da continuidade da entrega de água às comunidades”, salientou. Os decretos de seca são renovados a cada seis meses. Hoje, segundo Barros, existem 19 caminhões pipa ativos distribuindo água para cerca de 310 comunidades - nestas, existe um controlador que monitora a efetiva distribuição do líquido para consumo. Há mais de dez anos, a operação tem sido o socorro de diversas famílias nas comunidades rurais, no município. 

21 Ago 2020 - 08:30h

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (20) mostra que 46% dos brasileiros constataram uma redução na renda familiar provocada pela pandemia do coronavírus. Para 45% dos entrevistados pelo instituto, a renda familiar ficou igual, e 9% relatam um aumento. A pesquisa foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. O instituto ouviu 2.065 pessoas por telefone em 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Por tipo de ocupação, a perda de renda foi mais relatada por assalariados sem registro (61%), empresários (56%) e autônomos (54%). A queda é maior entre aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos (48%). Entre os que ganham de dois a cinco salário mínimo, 46% relatam perda da renda. Essa redução é menos relatada para aqueles com renda de cinco a dez salário mínimos (36%) e entre o grupo que ganha mais de dez salários (34%). O instituto também apurou que 60% dos entrevistados que receberam pelo menos uma parcela do Auxílio Emergencial dizem ter perdido renda. Já 27% afirmaram que a renda ficou igual, enquanto 13% apontaram que houve um aumento.

21 Ago 2020 - 08:00h

Devido à pandemia, o governador do Estado, Rui Costa (PT), disse que as eleições municipais serão singulares em todo país. Segundo ele, os candidatos da base não poderão mobilizar a sociedade para participação nas plenárias, bem como na elaboração das propostas do programa de governo. “Isso ficou absolutamente comprometido, assim como a forma de participação popular na eleição. Vai ser uma incógnita como se fará campanha política no Brasil. Nesse ano, também não teremos o programa eleitoral gratuito na TV, só teremos as inserções comerciais, o que compromete o conteúdo programático”, destacou. Do seu ponto de vista, na maioria dos casos, a pandemia favoreceu os prefeitos em exercício que tiveram empenho no enfrentamento à doença. “Cresceram ao longo da pandemia suas avaliações e isso deve refletir nos resultados”, finalizou. 

21 Ago 2020 - 07:30h

Dois homens foram flagrados incendiando a caminhonete de um idoso, no bairro de Ibirapuera, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, após a ação, a dupla fugiu. O caso aconteceu por volta das 21h40 de terça-feira (18). A câmera de segurança da casa vizinha mostra o exato momento em que o crime aconteceu. As imagens mostram que os dois homens passam pela caminhonete, que estava estacionada na Avenida Amazonas, e saem. Em seguida, os suspeitos voltam e um deles abre a porta do veículo, pega um objeto no painel, enquanto o outro fica em pé ao lado da porta. Menos de um minuto depois, eles fecham a porta e saem correndo. Pelas câmeras de segurança é possível observar um ponto luminoso que surge dentro do carro, que é o fogo. O fogo estragou o banco, painel e lateral da porta esquerda. O prejuízo só não foi maior porque, segundo o dono do veículo, o aposentado Henrique Batista Soares, menos de cinco minutos depois, um motoboy que passava pela rua tocou a campainha da casa para avisar. “Graças a Deus, ainda bem que passou um filho de Deus e chamou aqui em casa. Nós levantamos e viemos apagar o fogo. Não queimou todo, mas quase que acabam com o meu carro”, disse o idoso. A caminhonete era utilizada pelo idoso para fazer o serviço de frete, para complementar a renda da família. Nenhum objeto foi levado do interior do veículo. Segundo a família do dono da caminhonete, os homens colocaram fogo em uma bíblia que estava no painel do carro, e as chamas se alastraram na cabine do carro.

21 Ago 2020 - 07:00h

Uma operação tapa-buracos está sendo realizada em algumas vias da cidade de Brumado e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) tem supervisionado os trabalhos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo informou que o recapeamento foi iniciado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, que é uma via importante de acesso ao centro comercial. “Começamos a fazer esse recapeamento ontem (19). Hoje (20), iniciamos o trabalho de recorte no centro, na Rua Marcolino Moura e na Praça Armindo Azevedo. Vamos ter de interditar parte da via para melhorar ainda mais a fluidez, a segurança e o trânsito de uma forma geral”, destacou.

21 Ago 2020 - 00:00h

Na noite da última quarta-feira (19), os professores da rede municipal de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, saíram às ruas a fim de cobrar da atual gestão a aplicação dos 60% dos precatórios do Fundeb na educação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Valdirene Pereira, presidente do Sindicato dos Professores de Tanhaçu (Sipro), disse que a categoria já conseguiu na Câmara de Vereadores o direito de ter os recursos rateados. “Na quarta se deu a vitória no Senado, o que motivou a categoria um pouco mais a continuar na luta. Esperamos que o prefeito se sensibilize e entre em um acordo com os professores”, afirmou. Em sua defesa, a gestão alega, segundo Pereira, que está acatando recomendação dos órgãos fiscalizadores no sentido de inibir esse rateio com o magistério. “O fato de os órgãos fiscalizadores inibirem não isenta a gestão de entrar em acordo com a categoria e fazer o rateio. Estamos abertos à negociação e nossa luta continua. Vamos esperar o tempo que for para colher os frutos dessa luta”, completou.