Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2022
TSE decide que eleitor deve entregar celular a mesário antes de entrar na cabine de votação Foto: Roberto Jayme/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (25), por unanimidade, que o eleitor deve entregar o celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico antes de entrar na cabine de votação no dia da eleição. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. De acordo com presidente da corte, ministro Alexandre de Moraes, a polícia será acionada em caso de descumprimento da determinação. De acordo com Moraes, o objetivo é garantir o sigilo do voto. Além disso, em situações excepcionais, detectores de metais poderão ser utilizados, avaliados caso a caso pelo juiz eleitoral. A lei 9504 prevê a proibição, mas nas últimas eleições o TSE flexibilizou a regra. O TSE respondeu a uma consulta feita pelo partido União Brasil, ao questionar a corte se a proibição de celulares na cabine de votação ainda está em vigor. Na resposta, os ministros responderam que o celular não poderá ser guardado no bolso ou desligado e deverá ser entregue pelo eleitor antes de acessar à cabine de votação.

Motorista de caminhão boiadeiro perde freio e bate em 7 veículos na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No final da tarde desta quinta-feira (25), sete veículos se envolveram em um acidente na Rua Cassimiro de Abreu, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um homem de 51 anos conduzia um caminhão boiadeiro pelo local, quando, nas proximidades do estacionamento da Igreja Cristã do Brasil, perdeu o freio e começou a descer desgovernado pela via. No total, o caminhão atingiu seis veículos, dois deles estacionados.

Motorista de caminhão boiadeiro perde freio e bate em 7 veículos na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Ao passar por um cruzamento, Idalino Batista Santana colidiu fortemente contra um veículo Cruze, licenciado na cidade de Palmas de Monte Alto. Com o impacto, o veículo foi lançado contra uma farmácia, causando diversos danos materiais no estabelecimento. O caminhão também atingiu a grade e parte do muro de um estacionamento privado.

Motorista de caminhão boiadeiro perde freio e bate em 7 veículos na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para prestar atendimento à vítima, que foi socorrida e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) com alguns ferimentos. Os veículos envolvidos no acidente tiveram de ser guinchados. O caminhão só foi removido do local por volta de 20h30. Ele está com o CLRV vencido há mais de 30 dias e o condutor não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Apesar da grande proporção e gravidade do acidente, ninguém se feriu.

Advogado Maurício Vasconcelos ministrará palestra para lançamento de livro em Brumado

O renomado advogado brumadense Maurício Vasconcelos, com atuação em destaque na capital, em diversos municípios baianos e em Brasília, estará em seu terral natal ministrando uma palestra para lançamento de seu livro. O evento será realizado no auditório da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), na 21ª subseção/Brumado, na próxima terça-feira (30), às 18h30. A palestra terá como tema “A prisão cautelar no Brasil de hoje”. Na oportunidade, com atuação de destaque na advocacia penal, Vasconcelos fará o lançamento de seu novo livro, intitulado “Prova no Sistema Acusatório”.

TCM mantém multa contra prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta quinta-feira (25), negaram provimento ao recurso apresentado pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), e mantiveram a multa no valor de R$ 2 mil imputada ao gestor em razão de falhas no registro do ato de admissão de pessoal temporário no exercício de 2018. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, para o conselheiro Francisco Netto, relator do recurso, a ausência de numeração dos contratos no Sistema SIGA, do TCM, se constitui em irregularidade relevante, na medida em que impossibilita a geração do Demonstrativo de Admissão de Pessoal por Edital. Decidiu, por esse motivo, a manutenção da multa imputada no processo original, vez que o gestor não descaracterizou a irregularidade. O processo seletivo, que foi realizado no exercício de 2018, teve por objeto a contratação de pessoal temporário para atuação em programas na área da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC). O certame envolveu a oferta de 23 vagas, sendo efetivadas 27 contratações.

Palavras especiais em espanhol que você deve saber para sua viagem a Barcelona Foto: Divulgação

Hoje em dia aprender espanhol virou uma necessidade por diversos motivos: para aumentar as chances de melhorar no trabalho ou conseguir melhores opções, para viajar e aprender sobre outras culturas e tradições dos países de fala hispana, para ler livros de autores latinos na língua original, para fazer uma pós-graduação no exterior, entre outras coisas. Sendo o segundo idioma mais falado no mundo, fazer cursos de espanhol em Barcelona é uma boa decisão, pois são mãos de 400 milhões de hispano falantes no mundo e mais de 100 milhões de pessoas tem o espanhol como segunda língua.

 

Palavras especiais em espanhol que você deve saber para sua viagem a Barcelona

Uma das línguas turísticas mais importantes
Mais de 20 países têm o espanhol como língua oficial e se você acha que na Europa só na Espanha se fala espanhol, está cometendo um erro: se você viajar pela Europa, perceberá que sempre conseguirá encontrar pessoas que falam espanhol, e muito poucas que falam português. Portanto, aqueles que desejem viver uma boa experiência turística no Velho Continente, poderiam aprender o espanhol para ter uma excelente interação com as outras pessoas e, desse modo, curtir muito bem a viagem. Clique aqui.

Uma língua muito procurada nas empresas
São cada vez mais as empresas e multinacionais que procuram funcionários que dominam o espanhol. No Brasil, considerando que está rodeado por países de língua espanhola, há muitas empresas que precisam desse idioma entre os seus funcionários. Por esse motivo, e sabendo que o salário pode ser bem maior para quem domine essa língua, bem vale a pena estudar espanhol, não é verdade? Se você souber falar inglês e ainda por cima acrescentar o espanhol, segundo uma pesquisa sobre salários a diferença com alguém que só fala o português pode ultrapassar o 60%. No Brasil há muitas empresas de fora que investem no país e, assim sendo, precisam de funcionários que dominem muito bem o espanhol. Por esse motivo, saber falar bem essa língua poderá lhe abrir muitas portas.

Para um brasileiro é mais fácil aprender espanhol?
Se um brasileiro decide estudar espanhol, terá o caminho facilitado para aprender depois uma terceira língua. Por que é que isso acontece? É simples: o espanhol é um idioma muito similar ao português, isso facilita o aprendizado e permite que o cérebro possa fixar o novo vocabulário mais facilmente. Dessa forma, a pessoa que está estudando o espanhol poderá se comunicar muito bem nessa nova língua, interagir sem problemas com outras pessoas hispano falantes e, depois, se sentir mais confiante para aprender uma terceira língua. O mais importante de tudo é tomar consciência e entender que, mesmo sendo similares, o português e o espanhol são duas línguas diferentes. Não basta com tentar mudar o sotaque e trocar algumas palavras, porque desse jeito você só estará falando ‘portunhol’!

Palavras e expressões para se desenvolver em Barcelona

Quando a intenção ou o desejo é viajar rumo a Barcelona para passar uma temporada de férias, por exemplo, é bom aprender as palavras e expressões que são usadas no aeroporto, durantes as compras e nos restaurantes principalmente.

Desse modo, será mais fácil a comunicação com as pessoas e um bom início de viagem. Algumas palavras importantes para lembrar na hora de ir almoçar ou jantar em um restaurante em Barcelona:

1. Camarero = garçom

2. Ensalada = salada

3. Lechuga = alface

4. Remolacha = beterraba

5. Pollo = frango

6. Postre = sobremesa

7. Jamón = presunto

8. Galleta = biscoito

9. Mermelada = geleia

10. Manzana = maçã

11. Pescado = peixe

12. Zapallo = abóbora

13. Durazno = pêssego 

14. Fideos = macarrão 

15. Helado = sorvete

Estes são alguns exemplos de palavras que são diferentes, porque outras, devido à semelhança no som, você poderá se entender com o garçom! Por exemplo:

1) Manteca = manteiga

2) Pan = pão

3) Vino = vinho

4) Mango = manga

5) Melón = melão 

6) Cebolla = cebola

7) Salchicha = salsicha 

8) Cerveza = cerveja

No entanto, é importante saber como são as saudações, pois essas palavras são uma constante em qualquer tipo de viagem!

1. Buenos días = bom dia

2. Buenas tardes = boa tarde

3. Buenas noches = boa noite

4. Gracias = obrigado/obrigada (em espanhol é igual para qualquer sexo)

5. Permiso = licença

6. Hola = olá

7. ¿Cómo estás tú? = como você está?

8. Hasta luego = até logo

Palavras que você deve saber estando em Barcelona

Cada país e especialmente cada cidade tem os seus segredos linguísticos, as suas expressões próprias dos habitantes do lugar. Isso não é diferente em Barcelona, onde é comum utilizar determinadas palavras que, se você for viajar para lá, deveria conhecer.

Algumas são em espanhol, outras em catalã e outras, uma mistura de ambas as línguas:

# ¡Adeu! = significa adeus, uma expressão que os barceloneses usam para se despedir.

# Molar = quando alguma coisa ou fato é o melhor, se diz que “mola”.

# Caña = (se pronuncia ‘canha’) e se refere a um chop, não a uma cerveja de garrafa ou de lata.

# Guiri = é o nosso ‘gringo’ e em Barcelona se usa para se referir aos turistas de qualquer país que invadem Barcelona.

# Lado montaña ou lado mar = são expressões usadas para indicar em que parte da cidade você está: do lado paralelo ao mar ou do lado paralelo à montanha Tibidabo.

# Culé = é o torcedor do Barça, o time de futebol de Barcelona, onde jogaram Ronaldinho, Dani Alves e o Messi.

CONTINUE LENDO
Estudante de Medicina presta primeiros socorros à vítima de mal súbito em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De férias na cidade de Brumado, o estudante de Medicina (Uesb/Jequié) João Pedro Palmeira prestou os primeiros socorros a um homem que passou mal no centro do município nesta quarta-feira (24). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que circulava nas proximidades de uma padaria na Praça do Jurema quando viu um movimento grande de pessoas no local. “Vi que estavam fazendo massagem cardíaca em alguém. Rapidamente, encostei o carro pra tentar ajudar porque vi que a massagem cardíaca não estava sendo feita da maneira correta”, disse. Segundo Palmeira, de imediato, ele colocou a vítima em uma superfície mais rígida, ideal para realizar as compressões, e iniciou a massagem. “Ele estava sem pulso. Foi um momento bem tenso e impactante. Coloquei em prática aquilo que vejo, na maioria das vezes, de forma teórica. Tive que ter calma e racionalidade. Depois dessa experiência, percebi como essa profissão é importante e como a formação deve ser bem feita porque, a qualquer momento, podemos nos deparar com uma situação como essa e ajudar a salvar a vida de uma pessoa”, contou.

Bahia tem maior número de mortes violentas no 1º semestre no Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas no primeiro semestre de 2022, conforme mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25). Em números absolutos, o estado contabilizou 2.630 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) entre janeiro e junho deste ano. Destas, 2.557 foram enquadradas como homicídio doloso, 43 como latrocínio e 30 como lesão corporal seguida de morte. O mês mais violento de 2022, conforme o Monitor da Violência, foi março, com 498 crimes, seguido do mês de maio, que contabilizou 461 mortes violentas. O estado que teve a segunda maior quantidade de mortes violentas em 2022 foi Pernambuco, com 1.854 casos. São Paulo, com 1.592 casos. Em seguida vieram São Paulo (1.592) e Rio de Janeiro (1.515). No primeiro semestre de 2021, a Bahia também registrou maior quantidade de mortes violentas, com 2.931 casos. Em comparação com os dados do mesmo período no ano passado, o estado teve queda de 10,26%, com 301 mortes violentas a menos. O Nordeste com 9.160 mortes no primeiro semestre de 2022, teve uma queda de 4,7% em comparação ao mesmo período de 2021, quando registrou 9.609. Entre janeiro e junho deste ano, a Bahia foi responsável por 28,71% dos casos na região.

Brumado: Prefeitura vai requisitar na justiça internação compulsória de morador de rua Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Há cerca de dois meses, um morador de rua tem causados transtornos aos moradores e comerciantes nas proximidades da Praça Heráclito Cardoso, em Brumado (veja aqui). Instalado em uma rotatória no local, ele tem ameaçado, agredido e intimidado os transeuntes. Em nota, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), esclareceu que o morador de rua, identificado como Fernando Silva Conceição, de 36 anos, está na cidade desde março de 2021. Inicialmente, ele se alojou nas imediações do Cemitério Santa Inês. Na época, assim que tomou conhecimento da situação, a equipe técnica do Creas Chico Xavier realizou a abordagem social a fim de fazer os devidos encaminhamentos. Segundo a Sesoc, ele apresentou discurso desconexo e delirante, afirmando ser o príncipe do Egito. “Aparentava estar alcoolizado e relatou às técnicas que, além da bebida, fazia uso de outras drogas ilícitas, tais como cocaína e maconha”, informou. O morador de rua se recusa a apresentar seus documentos, impedindo um possível contato com familiares e órgãos. Ele teria se recusado a voltar à cidade de origem. Na nota, a prefeitura disse que também foi feita tentativa de encaminhá-lo a um Centro de Atendimento à População de Rua, mas ele não aceitou ser conduzido. Diante das negativas, a Sesoc já encaminhou relatório ao Ministério Público e realizou um Boletim de Ocorrência junto à delegacia para buscar uma solução para questão. “Sem conseguir identificar o local de sua origem ou outra solução mais plausível, a Sesoc encaminhará relatório à justiça a fim de verificar uma possível internação compulsória, tendo em vista a situação de dependência química, dentre outros crimes que ele vem cometendo no local, tais como ameaças, agressões e atentado ao pudor”, salientou.

PRF apreende celulares e eletrônicos avaliados em R$ 80 mil na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Celulares, equipamentos eletrônicos e outros itens foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vitória da Conquista. A ação aconteceu durante fiscalização de combate à criminalidade, no KM 830 da BR-116, nesta quarta-feira (24). Foi dada ordem de parada a um ônibus interestadual que faz a linha São Paulo (SP) x Caruaru (PE), no qual foram encontrados dezenas de eletrônicos e celulares de última geração, perfazendo 37 itens. Todo o material estava acondicionado em caixas dentro do compartimento de carga do veículo, sem qualquer documentação comprobatória. Os produtos foram despachados como encomenda e as diligências continuam para identificar o remetente e destinatário. Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de descaminho é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria. Representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país. Diante das circunstâncias, todo o material apreendido foi apresentado na Secretaria da Receita Federal para as tratativas administrativas legais.

Brumado: Nuca assiste adolescentes de 12 a 17 anos em busca do selo Unicef 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) foi criado para que o Município possa conseguir a certificação do selo Unicef. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a mobilizadora do Nuca, Luiza de Marilac, disse que no órgão são debatidos diversos temas de interesse dos adolescentes, como o empoderamento feminino, o cuidado com o meio ambiente e os impactos na saúde mental. “Os adolescentes do Nuca representam todos os adolescentes. Essa mobilização é feita nas escolas, na comunidade, no Cras e em todo município”, destacou. Segundo Marilac, através do Nuca, os adolescentes levam sua voz para gestão pública, fazendo com que outros jovens se unam para um futuro melhor. “Convidamos todos os adolescentes, de 12 a 17 anos, que possam vir fazer parte de todas as ações que temos realizado”, acrescentou.

Professora é morta por ex-aluno que quis se vingar por levar bronca em aula Foto: Reprodução/Redes Sociais

A professora Cleide Aparecida dos Santos, de 60 anos, foi morta, nesta quarta-feira (24), em Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia. Segundo a Polícia Militar, o suspeito do crime, que é um ex-aluno da professora, foi preso logo em seguida. A Polícia Civil descreveu que o rapaz estava encapuzado e invadiu a casa da vítima pela janela para cometer o crime. A PC informou que, quando a professora percebeu a invasão, ela chamou seu filho, que foi ferido no braço. Em seguida, o autor teria fugido e pulado o muro. O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer a vítima, a encaminhou para uma unidade de saúde, mas ela não resistiu. A coordenadora regional de educação de Inhumas, Thaís Monturil, contou que Cleide era servidora da rede estadual de educação. Thaís disse que trabalhou com Cleide e lamentou a morte da professora. “Uma pessoa que colaborou muito com a educação e hoje trabalhava como professora de apoio. Recebemos a notícia e as escolas estão consternadas, a cidade está compadecida”, lamentou. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) também lamentou a morte de Cleide e completou que ela dedicou 37 anos de sua vida à educação. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) também emitiu um comunicado de pesar sobre o falecimento

Brumado: Após decisão da justiça, sacerdote afirma que vem sofrendo ameaças de morte Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Recentemente, a Justiça decidiu favoravelmente à Sociedade Floresta Sagrada Alto de Xangô e ao Centro Cultural Alto de Xangô, localizados na Fazenda Santa Inês, às margens da BA-148, em Brumado, no que se refere ao uso e ocupação do solo (veja aqui). Desde 2017, segundo o sacerdote Dionata de Xangô, os locais vêm sendo alvos de ataques e perseguições. Dois supostos proprietários questionaram na justiça que os terrenos fazem parte da antiga Fazenda Apertado do Morro, atualmente Bairro Apertado do Morro. “Os fazendeiros abriram loteamento na Fazenda Santa Inês, que é da União, e justificam que essa área faz parte da fazenda particular deles, a Fazenda Apertado Morro. Mas a Fazenda Santa Inês nem fica perto da Apertado Morro”, explicou o sacerdote. Na última segunda-feira (22), o babalorixá registrou novamente um Boletim de Ocorrência para denunciar as ameaças que vem recebendo dos supostos proprietários. Segundo ele, os homens insistem em contrariar a decisão judicial. As duas áreas citadas nos processos são de propriedade da União, mas a posse mansa e pacífica foi concedida às referidas instituições religiosas há 20 anos. Após as denúncias, diligências estão sendo realizadas pela polícia para localizar o homem suspeito de ameaçar o sacerdote de morte.

Recenseadores do IBGE na Bahia relatam assaltos e reclamam das condições de trabalho Foto: Reprodução/TV Bahia

Os recenseadores contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para fazer o Censo na Bahia relataram assaltos a mão armada durante o trabalho e reclamam das condições de trabalho. De acordo com o G1, a falta de segurança não é a única reclamação dos recenseadores. Alguns deles dizem ainda que os pagamentos estão atrasados e já abandonaram o serviço. Segundo o IBGE, as desistências estão dentro do esperado. Segundo o IBGE, os recenseadores não são trabalhadores mensalistas e os ganhos são por produtividade. Já os trabalhadores dizem que as metas são difíceis de serem alcançadas.

Brumado: Prerrogativa primária de segurança de patrimônios públicos é da GCM, diz Alan Braga Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o guarda civil municipal Alan Braga, que é pós-graduado em Gestão de Segurança Pública, garantiu que a prerrogativa de segurança do patrimônio público é da Guarda Civil Municipal (GCM). Contrariando o que diz a legislação federal sobre as competências e atribuições da GCM, o Município de Brumado contratou uma empresa terceirizada para fazer a segurança e vigilância de prédios e órgãos públicos. Segundo Braga, embora o Município possa fazer essa contratação, a prerrogativa de segurança do patrimônio público municipal é da GCM, considerada um serviço essencial. O especialista esclareceu que a empresa de vigilância não pode ser contratada para exercer o papel da guarda. “O que pode estar acontecendo em Brumado é a má gestão da Guarda Municipal. As atribuições e competências da GCM são um leque extremamente vasto. Pode atuar no trânsito, na fiscalização do código de conduta do município, nas rondas escolares, na proteção do meio ambiente. Não é só proteger um prédio público, nossos serviços vão muito além disso”, afirmou.

De malas prontas após alta hospitalar, Aloma deve desembarcar em Brumado na sexta (26) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A influenciadora digital brumadense Aloma Gomes Meira, 24 anos, recebeu alta do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na cidade de Salvador, na última segunda-feira (22) (veja aqui). Aloma ficou internada por quarenta dias desde que deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Hudson Caires, esposo da influenciadora, disse que Aloma está bem e seguirá o tratamento em casa. “De antemão, ela está muito bem, se recuperando. 40 dias internada não é fácil. A alegria dela está 100%, mas o cansaço físico faz parte”, contou. A previsão é de que o casal desembarque em Brumado na manhã da próxima sexta-feira (26). Segundo Hudson, a esposa possui um problema genético e necessita fazer uso contínuo de anticoagulantes. “Eles mudaram a medicação até para, caso ela tenha outro episódio como esse, eles consigam reverter num intervalo muito menor. É meio que o antídoto para parar esses sangramentos”, explicou.

Funcionário é decapitado por hélice de avião antes da decolagem Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homem, que trabalhava no aeroporto de Boyarskiy (Khanty-Mansiysk, Rússia), morreu após ser atingido por uma das hélices de um avião que se preparava para decolar na última sexta-feira (19). O funcionário, identificado como Andrey Abakumov, tinha 48 anos e era técnico no aeroporto. O trabalho dele consistia em preparar os aviões para a decolagem. Pouco antes do acidente, o homem foi flagrado, através das câmeras de segurança, auxiliando no preparo da aeronave. Em um determinado momento, Andrey abaixou para não ser atingido por uma das hélices, mas acabou se descuidando e teve seu pescoço arrancado do corpo. Ele trabalhava no aeroporto há cinco anos. De acordo com informações do jornal 'Pravda', ele chegou a passar por exames médicos antes de trabalhar.

Núcleo de Práticas Jurídicas da Uneb oferta atendimentos à comunidade brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Uneb, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) tem ofertado diversos atendimentos à comunidade brumadense. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Lucas Porto explicou que, através do núcleo, estudantes do curso de Direito prestam importantes orientações jurídicas às pessoas. Monitor no NPJ, o estudante Gonçalo Lírio disse que se trata de um projeto de extensão para fortalecimento do curso de graduação. “Fazemos uma assistência jurídica às pessoas que necessitam desse tipo de atendimento. Nós, estudantes, geralmente acima do sétimo semestre, fazemos esses atendimentos. Posteriormente, produzimos as peças processuais, se assim for necessário, e o advogado protocola essas peças representando o NPJ da universidade”, destacou. Para a estudante Jamile Aguiar, o núcleo é uma oportunidade para os alunos do curso de Direito colocarem em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula.

Jovem morre após ser agredida pelo pai durante briga com irmão em Uiraúna Foto: Reprodução/G1

Uma jovem de 20 anos morreu após ter sido agredida pelo próprio pai em Uiraúna, no Sertão da Paraíba, no sábado (20). Michelle Macena de Andrade Nascimento só foi socorrida um dia depois de ser agredida, de acordo com o que disse a Polícia Civil ao G1. Em depoimento à polícia, familiares de Michelle confirmaram que a agressão teria ocorrido na sexta-feira (19). A jovem teria ido dormir na casa de uma tia. Somente quando estava se organizando para ir a um aniversário, no sábado, Michelle passou mal e foi socorrida. Michelle morreu após sofrer um traumatismo craniano. A suspeita é de que um murro dado pelo próprio pai tenha provocado a morte. Tudo começou quando a jovem realizava uma faxina e o irmão chegou e sujou um fogão que ela acabara de limpar. Uma discussão entre eles teve intervenção do pai, que bateu com violência no rosto da filha. A Polícia Civil aguarda o resultado da perícia realizada pelo Instituto de Polícia Científica (IPC) para prosseguir com as investigações. O pai de Michelle Macena, principal suspeito, deve se apresentar à Polícia Civil na Delegacia de Uiraúna na tarde desta quarta-feira (24), segundo seus advogados.

Fabrício Abrantes e Sheila Lemos debatem o desenvolvimento da região sudoeste da Bahia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (24), o empresário e líder político de Brumado, Fabrício Abrantes (UB), esteve em Vitória da Conquista para uma reunião com a prefeita, Sheila Lemos (UB). O objetivo do encontro foi estreitar a relação dos brumadenses com a chefe do executivo, visando o desenvolvimento, a curto e médio prazo, das duas cidades. De acordo com Fabrício, o crescimento de Brumado, assim como o dos demais municípios, não ocorrerá se houver um isolamento entre as cidades da micro e macro região do sertão baiano. “O histórico industrial de Brumado, o entroncamento rodoferroviário nele existente permite que a cidade tenha capacidade de oferecer serviços e produtos para toda essa região. Conquista é a nossa capital regional. Vamos nos espelhar nela para fortalecer o nosso comércio e fechar parcerias de sucesso”, diz. Ainda segundo Fabrício, a expectativa de ACM Neto (UB) vir a ser governador da Bahia agiliza a resolução de diversos problemas que o município de Brumado enfrenta, como: esgotamento sanitário, segunda etapa da barragem de Cristalândia com implantação de perímetro irrigado, maternidade pública, novos cursos superiores no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além de incentivos fiscais para instalação de indústrias. “São reivindicações antigas dos munícipes que estão emperradas nas gavetas dos gestores públicos e quem sofre com isso é a população, que não é assistida devidamente”, comentou.

Fabrício Abrantes e Sheila Lemos debatem o desenvolvimento da região sudoeste da Bahia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A prefeita, Sheila Lemos, também possui essa visão regional e se colocou à disposição das lideranças brumadenses para já iniciarem um projeto que atenda com eficiência a vocação de cada município, expandindo serviços públicos e privados para geração de emprego e renda para a população. “É preciso que tenha qualificação técnica e profissional, especialmente para as mulheres. Assim, poderemos alavancar o desenvolvimento dos municípios envolvidos”. Também presente na reunião, a coordenadora do Move Mulher de Brumado, Abiara Dias, defendeu a implementação de políticas públicas e sociais para o público feminino. “Infelizmente, em Brumado, não existem ações ou planos que foquem nas mulheres. Quero compartilhar nossas ideias e trazer o que deu certo em Conquista para Brumado em um futuro bem próximo”, relata. A conversa contou com a participação dos vereadores Reinaldo de Almeida Brito (UB), o Rey de Domingão e Rubens Araújo (Podemos).

Empresário é preso por espalhar mortes inexistentes em Eunápolis Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a divulgação de imagens de três homens mortos e áudios circulando em grupos de WhatsApp em Eunápolis e região, os policiais da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) identificaram que se tratava-se de uma falsa denúncia, pois aqueles crimes não ocorreram naquela cidade. Ao investigar de onde partiu a ‘fake news’, os investigadores chegaram, nesta quarta-feira (24), até um empresário, de 50 anos, responsável pela divulgação do conteúdo falso.  “Em áudios enviados ontem, o homem dizia para as pessoas não saírem de casa, citando uma série de bairros, anunciando falso ataque a tiros e informando que outros eventos da mesma natureza ocorreriam na cidade”, explicou o coordenador da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno. Ele foi conduzido para o Plantão Central e será autuado pela prática da contravenção penal prevista no Art. 41 do Decreto Lei nº 3.688/41, que prevê prisão simples de quinze dias a seis meses, e multa, para quem “Provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”.

Brumado: Apae promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Entre os dias 21 e 28 deste mês, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) está realizando em Brumado a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A campanha acontece em todo país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Apae, Genival Moura, explicou que a iniciativa visa superar o preconceito em prol da inclusão das pessoas com deficiência. “Estamos aqui principalmente comemorando essa semana. Neste ano, o tema é ‘superar barreiras para garantir a inclusão’. O que nós queremos e desejamos é que as autoridades comecem a perceber que somos todos iguais. Precisamos de respeito”, destacou. Genival pediu maior sensibilidade da sociedade, do poder público e da iniciativa privada para com essas pessoas a fim de incluí-las e acolhê-las. Como parte da programação da semana especial, haverá dia da beleza, palestras e confraternização. A comunidade em geral está convidada para participar do evento.

Bancários podem entrar em greve nacional Foto: Divulgação

Desde junho deste ano, bancários e bancárias de todo o Brasil estão em plena Campanha Nacional Unificada para a manutenção e renovação dos direitos da categoria. Até o momento foram 14 rodadas de negociações com a Federação Nacional dos Bancos e, apesar da tentativa de diálogo, os bancos ignoraram a maioria das reivindicações. Durante as reuniões, eles propuseram retirar direitos adquiridos historicamente pela classe, além de ofereceram um reajuste de 5,8% no salário, um porcentual bem abaixo da inflação. Os principais pontos reivindicados são: Garantia dos empregos, proteção aos trabalhadores adoecidos, contratação de mais bancários, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral e tratamento daqueles que ficaram com sequelas da Covid-19. Em 2021, os bancos tiveram lucros recordes à custa da exploração da classe. Os quatro maiores bancos (BB, Bradesco, Itaú e Santander), registraram um lucro líquido de 90,5 bilhões de reais e, para manter seus lucros bilionários, os mesmos fecharam 12 mil postos de trabalho nos últimos dois anos. Tudo isso culmina para agências lotadas, filas enormes, trabalhadores adoecidos e a população sem atendimento adequado. Diante do descaso dos banqueiros, os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) estão realizando reuniões nas agências de base para informar a categoria sobre o andamento das negociações e, também, mobilizar a classe trabalhadora para acompanhar mais de perto o desenrolar das negociações. Além disso, o presidente do SEEB/VCR, Leonardo Viana, convida a classe bancária para participar da plenária e assembleia virtual: “Aproveitamos para convocar os bancários a participarem da nossa plenária na quinta-feira (25), às 18:30, pela plataforma zoom e da Assembleia Virtual, na sexta-feira (26), das 8 às 23:59”.

Brumado: Bryan apresenta novas complicações e regressará ao hospital em Itabuna Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Depois de passar por 16 cirurgias para tratar o quadro de hidrocefalia, o pequeno Bryan Loran Gomes dos Santos, de 1 ano, teve alta médica. No entanto, apenas 14 dias depois de ser liberado para casa em Brumado, o menino apresentou complicações e terá de retornar ao Hospital Municipal de Itabuna. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pai da criança, Henrique Alves dos Santos, explicou que a válvula implantada no cérebro do filho causou uma inflamação e o médico orientou a família a voltar para o hospital. “Do nada ele começou a ter febre de 40 graus e convulsionar. Eles vão internar ele de novo para ver o que é”, disse. As passagens para o retorno à Itabuna foram doadas, mas a família ainda apela para a comunidade brumadense para pagamento das despesas na cidade vizinha. Henrique relatou que a situação financeira da família é muito difícil. “Estamos precisando de ajuda em dinheiro”, afirmou. Os interessados em colaborar podem doar qualquer quantia através do Pix (77) 99936-9171 (Isabela Pinto Gomes).

Passageiro de ônibus condenado por 4 crimes é preso pela PRF em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu no km 830 da BR-116, em frente à unidade policial de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, um homem que possuía mandado de prisão por crimes praticados no estado do Mato Grosso do Sul. A equipe policial realizava fiscalização no local, quando abordou um ônibus de viagem que seguia em direção a cidades do Nordeste. Em consulta aos sistemas, foi constatado que um dos passageiros, um homem de 29 anos, possuía em seu desfavor um mandado de prisão definitiva decorrente de condenação pelos crimes de receptação (art.180), associação criminosa (art.288), uso de documento falso (art. 304) e adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311), todos previstos no Código Penal. O documento foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Ponta Porã, do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao passageiro e, em seguida, ele foi encaminhado à autoridade competente na Central de Flagrantes em Vitória da Conquista para as providências cabíveis. 

Brumado: TJ-BA derruba lei facultativa e tempo integral fica obrigatório pelo período de 9h30 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) protocolada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) derrubou a Lei Municipal 1.893/2020, que alterou e acresceu dispositivos na Lei nº 1.752, de 30 de junho de 2015, que reformulou o Plano Municipal de Educação (Decênio 2015-2025), que tornava facultativa a Escola em Tempo Integral pelo período de 9h30. O gestor municipal questionou a constitucionalidade da proposta por conta da obrigação de fornecimento de transporte em horários adicionais, gerando aumento de despesas não previstas anteriormente em lei. A ação foi julgada nesta quarta-feira (24) pelo pleno do TJ-BA. O Procurador Geral de Justiça da Bahia em exercício, Paulo Marcelo de Santana Costa, opinou pela concessão da medida pleiteada pelo prefeito de Brumado. O processo foi relatado pela desembargadora Ivone Bessa Ramos.

Arquivo