Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2023
fechar

Diomária Rocha dos Santos, mãe do prefeito de Malhada de Pedras, morre aos 84 anos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Diomária Rocha dos Santos, mãe do prefeito de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, morreu na madrugada desta segunda-feira (28) aos 84 anos. O gestor malhapedrense perdeu o seu pai no último dia 04 de agosto. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Diomária não resistiu ao agravamento em seu estado de saúde e foi a óbito em sua residência. O velório acontece em sua residência, na Fazenda Poço Dantas, zona rural da cidade. Às 11h, o corpo seguirá para a Igreja Quadrangular e será realizado um culto. Em seguida, acontecerá o sepultamento no Cemitério Municipal de Malhada de Pedras. A prefeitura decretou luto oficial de três dias e suspendeu suas atividades.

Professor é condenado a 43 anos de prisão por abusar de crianças cegas em Belo Horizonte Foto: Reprodução/TV Globo

Foragido desde 2020, um professor foi encontrado na quinta-feira (24), após ser condenado a 43 anos de prisão por abusar de crianças e adolescentes com deficiência visual, em Belo Horizonte. O educador chegou a se esconder em diversos endereços, inclusive, foi acolhido pelo ex-pastor da Igreja Batista da Lagoinha e assassino da atriz Daniella Perez, Guilherme de Pádua, que morreu em 2022, vítima de infarto. Os crimes ocorreram em 2015, mas a informação veio à tona em 2016, segundo o G1. Uma das mães procurou a polícia para relatar os abusos que a criança sofria do professor de 37 anos. Ele era responsável por ajudar alunos durante as trocas de roupas no vestiário e atividades na piscina do Instituto São Rafael. A cada troca de aula, ele dava doces em troca dos estupros e abusos sexuais. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) informou que prestou todo o apoio e acolhimento às vítimas e familiares. Ainda na nota, o órgão relatou que ele atuou como supervisor apenas em 2015, sendo desligado no ano seguinte.

Guanambi é destaque no ranking nacional da qualidade da informação contábil e fiscal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (25), técnicos da Piconsultoria, fizeram explanação dos dados contábeis e fiscais do município de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, e sua evolução nos índices de transparências de prestação de contas. O secretário de governo Marcelo Batista comemora, mas garante que o objetivo é chegar ao topo. “O nosso prefeito Nilo Coelho cobra diariamente da sua equipe o melhor desempenho. Nossa meta é continuar melhorando e queremos chegar ao topo do ranking”. O Ranking Siconfi – uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional que avalia através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, todos os entes federativos, União, estados e municípios apontou uma importante evolução do município de Guanambi na qualidade da informação e consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais. O município pulou da posição de número 3.548 no ano de 2019 para a posição 1.221 em 2022, saindo da categoria D para a categoria para a categoria B. A pontuação do município sai de 44 para 116, com avanço significativo no percentual de acertos saltando de 72,50% para 90,30%. A meta é continuar melhorando até alcançar a categoria A, a partir do uso do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), que torna os mecanismos de compartilhamento de dados fiscais e contábeis integrado da administração pública.

PUBLICIDADE
Revitalle dispõe de uma equipe multidisciplinar para um atendimento completo e integrado

Na Revitalle, odontologia e saúde, há uma equipe multidisciplinar comprometida em oferecer um atendimento completo e integrado aos pacientes. Na clínica, estão disponíveis dentistas, psicóloga, ginecologista e obstetra, todos unidos em um mesmo propósito: cuidar da saúde e do bem-estar dos pacientes. A Revitalle está sempre em busca de novas formas de aprimorar seu atendimento e oferecer o melhor cuidado possível. Em Brumado, fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 620, Centro. Agende sua consulta através do telefone (77) 99963-5729.

Prefeito de Dom Basílio trata sobre abastecimento de água e transposição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (23), o prefeito Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, se reuniu com o chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues, Adolpho Loyola, para discutir detalhes sobre a ampliação do abastecimento de água em Dom Basílio, na região sudoeste da Bahia. Na reunião, o gestor reforçou o pedido da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), com a complementação do sistema adutor, no município. Meira salientou a importância da transposição dos excessos do Rio Brumado para a Barragem do Rio do Paulo, possibilitando um acúmulo de 13 milhões de m³ anuais. A transposição proporcionaria melhores condições de distribuição da água em Dom Basílio, inclusive beneficiando os ribeirinhos e os agricultores familiares. Os dois pedidos estão sendo elaborados pela prefeitura com recursos próprios.

PUBLICIDADE
Clínica Santa Clara monta checklist de uma empresa segura e saudável

Segundo a Clínica Santa Clara, especializada em saúde e segurança ocupacional, as empresas precisam verificar se está seguindo todas as normas que garantem um ambiente agradável e seguro aos seus colaboradores. O checklist de uma empresa segura e saudável inclui respeito mútuo, comunicação clara, infraestrutura adequada e saudável e laudos do SST em dia. Para mais orientações, entre em contato agora mesmo com a Santa Clara. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato pelo número (77) 3441-5206.

Vereadores pedem apuração de denúncia de venda de água com recurso público em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guanambi, realizada na noite de segunda-feira (21), os vereadores Diego Pi Rocha Pereira e Maria Silvia Barros Neves de Souza, a Lilia, ambos do União Brasil (UB) e da base do prefeito Nilo Coelho (UB), pediram ao presidente Zaqueu Rodrigues (UB), que apure a grave denúncia feita pelo radialista José Roberto Teixeira da Rádio Alvorada, em que acusa um membro da Casa legislativa de vender água para moradores carentes da zona rural de Mutans, utilizando requisições pagas pela Prefeitura Municipal. Além da denúncia, ambos os edis, também cobraram a urgente entrega da reforma do auditório que já vai para mais de um ano de obra. O Departamento Jurídico da Câmara de Guanambi notificou o radialista na sexta-feira (25). “As alegações carecem de provas concretas, levantando questões sobre a veracidade das afirmações e o impacto que elas podem ter na reputação dos vereadores, a notificação visa esclarecer as declarações feitas e pede que Teixeira apresente qualquer documentação ou evidência que comprove suas alegações”, diz em nota.

PUBLICIDADE
Cevib lista cinco dicas para envelhecer com boa visão

O Centro de Visão da Bahia (Cevib) listou cinco dicas para envelhecer com boa visão. Segundo o Cevib, fazer visitas frequentes ao oftalmologista, evitar coçar os olhos, fazer manutenção frequente nos óculos, manter uma boa alimentação e escolher sempre óculos com proteção UV são dicas indispensáveis para a saúde dos olhos. Agende agora mesmo uma consulta no oftalmologista para mais orientações e cuidados específicos. Em Brumado, o Centro de Visão da Bahia fica localizado na Rua Euclides da Cunha, 175, Centro. Os telefones são: (77) 3441-6967 e (77) 99929-6967.  

Brumado: Populares cobram ações para conter incêndios criminosos em terrenos baldios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Rua Paulo César Oliveira Ribeiro, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, populares apontam que têm ocorrido queimadas irregulares em terrenos baldios, colocando os moradores em risco. Ao site Achei Sudoeste, o morador José Nilson, popular Nem, relatou que a situação é corriqueira e que os incêndios acontecem durante o dia e também à noite. “À noite é mais frequente”, contou. Os moradores desconhecem como o fogo é iniciado, mas suspeitam que pessoas de moto passam pela localidade e incendiam os terrenos. 

Brumado: Populares cobram ações para conter incêndios criminosos em terrenos baldios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nilson alertou para o perigo das queimadas nessa época do ano, tendo em vista o calor e tempo seco. Na rua, um desses episódios ganhou maiores proporções e os moradores de uma residência vizinha tiveram de sair de casa porque o fogo e a fumaça se espalharam. Os populares conseguiram conter as chamas e evitar um mal maior. A comunidade pede que a secretaria de meio ambiente possa fazer uma fiscalização e penalizar os responsáveis. “É criminoso isso aí.”, afirmou.

Caetité: Em dificuldades com a prefeitura, Sesab pode transferir Unacon para Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com as inúmeras polêmicas, falta de pagamentos com dívida acumulada em milhões de reais, além de ataques de lado a lado, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Caetité, na região sudoeste da Bahia, vem se arrastando ano após ano, pela falta de habilidade política e de negociação do prefeito Valtécio Neves Aguiar (PDT). Segundo fontes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), ouvidos reservadamente pelo site Achei Sudoeste, técnicos da pasta já estão mantendo contatos com a Prefeitura de Guanambi e outros parceiros, caso as partes da gestão de Caetité e a Fundação Terra Mãe não entrem em um acordo. “A Sesab não pode ser pega de surpresa, o desgaste político é do governo do estado também, estamos já fazendo uns contatos e estudos, a região não pode ficar refém deste imbróglio entre a Prefeitura de Caetité e a instituição de gerencia a unidade”, frisou uma importante técnica da pasta. Ainda segundo apurou a nossa reportagem, uma personagem da política de Guanambi, que tem forte influência em Caetité está ciente destes estudos e deu aval para as negociações.

MP recomenda suspensão de licitação para construção de UBS em Muquém do São Francisco Foto: Carlos Braga

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou, na quinta-feira (24), que o Município de Muquém do São Francisco, na região do Velho Chico, oeste baiano, suspenda a licitação de construção de unidade básica de saúde por supostas irregularidades na divulgação do edital. Segundo a promotora de Justiça Horthênsia Fernandes Leão, o MP investigará o caso e recomenda a realização de um novo procedimento licitatório. A ação estipula que a Prefeitura se pronuncie num prazo de até 72h. Considerando que duas das três empresas cadastradas não participaram da licitação por não ter acesso ao edital, o MP reconheceu os indícios de irregularidades na divulgação do concurso, que deveria estar disponível no portal do município. Em denúncia, a 1ª Promotoria de Ibotirama foi informada que o edital do processo só foi divulgado um dia após o prazo final de envio das propostas, no dia 13 de julho. A licitação prevê a construção de uma unidade básica de saúde no Povoado de Boa Vista do Pixaim, na Zona Rural, com o objetivo de comportar uma equipe de Saúde da família e uma equipe de Saúde bocal.

Temporal destelha casas e deixa Itapetinga sem energia elétrica Foto: Reprodução/Bahia Notícias

As fortes chuvas causaram estragos na noite desse sábado (28) na cidade de Itapetinga, na região sudoeste da Bahia. Apesar de característicos do fim de inverno, os temporais atingiram a região com força inesperada. Foram registradas árvores caídas, casas destelhadas e parte da cidade, ficou sem energia elétrica por horas. Apesar do impacto, não houve registro de feridos. “Muita chuva e muito vento. Árvores caídas, fios destruídos, cidade parcialmente e energia por isso”, comentou a prefeitura de Itapetinga. Para tentar diminuir os problemas, as equipes da Defesa Civil foram chamadas para avaliar estruturas e saber o impacto efetivo da chuva nelas. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste.

Hospital recebe coração para transplante e Faustão é operado neste domingo, diz jornal Foto: Reprodução/Band TV

O novo coração para o transplante do apresentador Fausto Silva, o Faustão, chegou neste domingo (27) ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, de acordo com publicação da Folha de S.Paulo. O procedimento foi realizado com sucesso. Faustão estava internado na UTI do hospital desde o dia 5 de agosto para tratar de uma insuficiência cardíaca e realização de diálise. Por isso, o apresentador entrou na fila do transplante para receber um novo coração. O quadro de saúde de Faustão o colocava como prioridade na fila de transplantes.

Polícia Militar prende homicida com submetralhadora e veículo roubado em Jequié Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homicida e mais dois comparsas, entre eles um adolescente, foram localizados com uma submetralhadora, um veículo com restrição de roubo e munições, na localidade do Loteamento Asa Branca, em Jequié, na região sudoeste da Bahia, neste sábado (26). O flagrante ocorreu após abordagem do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Guarnições patrulhavam na localidade quando visualizaram manobras irregulares praticadas pelo condutor de um veículo modelo Ônix. “Essa é mais uma arma apreendida por nossas equipes. Neste ano são mais de 70 retiradas das ruas”, contou o tenente-coronel Márcio Amorim, comandante do Batalhão. O trio foi encaminhado à Delegacia Territorial (DT) de Jequié. Dois foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e receptação, segundo o delegado titular, Moabe Macedo.

Macaúbas vai perder R$ 9 milhões do FPM após queda no número de habitantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Das 229 cidades baianas que perderam população, segundo o Censo 2022, 105 vão ter perdas de receitas. No entanto, nem todas as cidades serão impactadas da mesma forma. De acordo com o jornal Correio, Camacan, Macaúbas, Maragogipe, Simões Filho e Ubatã vão ter cortes mais severos. Isso acontecerá, pois, o número de habitantes é critério para os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a maneira como a União distribui verbas para as cidades brasileiras. Cada faixa populacional corresponde a um determinado coeficiente. Das 105 cidades que vão perder receitas, 100 caíram apenas uma faixa populacional ou um coeficiente, o que representa uma queda de receita de R$ 4,5 milhões no ano para cada município afetado. Já Camacan, Macaúbas, Maragogipe, Simões Filho e Ubatã caíram em duas faixas, de acordo com os cálculos da União dos Municípios da Bahia (UPB). Logo, R$ 9 milhões serão perdidos em cada cidade ou R$ 45 milhões no total. A situação só não é pior por causa da Lei Complementar 198/2023, que determina que as prefeituras terão as perdas mitigadas em dez anos a partir de 2024. De acordo com a Confederação Nacional Dos Municípios (CNM), essa legislação também beneficia imediatamente as 26 cidades da Bahia que tiveram aumento populacional e subiram no coeficiente do FPM. Nesses casos, os recursos serão incrementados de forma imediata, sem precisar aguardar até 2024. A confederação informou ainda que não divulga dados desse levantamento por Município. No Brasil, são 757 cidades que vão ter redução nos coeficientes do FPM. A Bahia é o estado com mais municípios afetados.

Barreiras fica encoberta de poeira durante ventania no oeste da Bahia Foto: Reprodução/G1

Uma ventania atingiu a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, na tarde deste sábado (26), e deixou a cidade encoberta de poeira. As informações são do G1. A força dos ventos derrubou uma árvore na BR-135, o que causou interdição do fluxo de veículos. Em vídeos postados nas redes sociais, é possível verificar o barulho típico dos ventos intensos e o céu marcado por poeira. O fenômeno exigiu atenção redobrada de motoristas por conta da baixa visibilidade. De acordo com o site do Climatempo, a velocidade dos ventos em Barreiras chegou a quase 15 quilômetros por hora por volta do meio-dia. Somente por volta das 15 horas teve início a redução na velocidade, que caiu para quase 12 quilômetros por hora. De acordo com o doutor em geografia Evanildo Santos Cardoso, que é professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o fenômeno registrado na cidade é causado pelo encontro de massas de ar. Em períodos de tempo seco, as massas de ar com diferentes temperaturas se encontram e produzem uma terceira massa de ar com velocidade intensa. O professor explica que esse tipo de fenômeno pode provocar queda de árvores, destelhar imóveis e causar pequenos danos.

Ibicoara registra um homicídio e uma tentativa em menos de 24h no distrito de Cascavel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, registrou um homicídio e uma tentativa em menos de 24h, entre sexta-feira (25) e sábado (26). Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, ambas as ocorrências foram registradas no bairro Renascer, no distrito de Cascavel. A tentativa de homicídio foi registrada na sexta-feira (25). No local, uma guarnição do 24º BPM encontrou um indivíduo baleado na região do tórax. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a vítima foi encaminhada para o Hospital Susy Zanfretta, em Barra da Estiva. A unidade ainda não divulgou um boletim sobre o estado de saúde do paciente. Até o momento, a autoria e motivação do crime é desconhecida. Já neste sábado (26), por volta das 06h, uma jovem de 22 anos, foi morta a tiros dentro de sua residência. Após ser acionada, a Polícia Militar se dirigiu ao local e já encontrou a vítima, de prenome Sara, sem sinais vitais. Moradores da região não informaram sobre as circunstâncias do ocorrido. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Sara foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. Não há informações sobre velório e sepultamento. A Delegacia Territorial de Ibicoara, que é ligada a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), investiga os dois casos.

Bebê é internada com sangramento após engolir cocaína em Jataí Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Uma bebê de 1 ano foi internada após engolir cocaína em Jataí, no sudoeste goiano. A informação foi confirmada pela Polícia Civil. A droga era da mãe da criança, que tem 20 anos e é usuária de drogas. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. O caso aconteceu nesta sexta-feira (25). A Polícia Militar foi chamada pelos responsáveis da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A criança estava com a boca sangrando e com um envelope dentro. À polícia, a mãe disse que a menina provavelmente pegou na bolsa dela o pacote de um remédio amassado e embalado. Apesar disso, um teste comprovou que era cocaína. A menina recebeu alta médica na manhã deste sábado (27). Ela foi recolhida pelo Conselho Tutelar. Conforme Marlon Luz, a mãe foi autuada pelo crime de “periclitação da vida ou da saúde de outrem”, com detenção de três meses a um ano. Além de posse de drogas para consumo pessoal, que não tem pena de prisão.

Jovem morre atingido por disparos de arma de fogo e Brumado registra 12º homicídio do ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Brumado registrou o 12º homicídio em 2023 na manhã deste domingo (27). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um jovem de 22 anos, identificado como Danilo Damasceno Silva, foi encontrado sem sinais vitais nos fundos da Escola Municipal Roberto Santos, no bairro Dr. Juracy. De acordo com o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), moradores da região informaram que ouviram disparos de arma de fogo na noite deste sábado (26), por volta das 21h. O local foi isolado até que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizasse o levantamento cadavérico. O corpo de Danilo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Autoria e motivação estão sendo apuradas. Não há informações sobre velório e sepultamento.

Mulher é presa após matar filha de 8 anos e esconder corpo em geladeira em São Paulo Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Uma mulher de 31 anos foi presa na tarde deste sábado (26), na Zona Leste de São Paulo, após confessar que matou a filha de 8 anos e escondeu o corpo da menina na geladeira de casa. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Segundo o boletim de ocorrência, moradores do antigo bairro onde a suspeita morava contaram à polícia militar que ajudaram a mulher na mudança feita na semana passada, quando suspeitaram do peso da geladeira. A sogra da suspeita foi à casa da suspeita neste fim de semana e ao abrir, encontrou o corpo da criança. A suspeita identificada como Ruth Floriano, tinha ido para outro bairro conversar com o ex-companheiro, quando foi presa pela polícia. O boletim disse que, assim que os policiais chegaram ao local, ela negou o crime antes mesmo de ser indagada sobre a criança, porém depois confessou o assassinato. Ao confessar o crime, Ruth disse que, entre os dias 8 e 9 de agosto usou drogas e “decidiu matar a filha por não aceitar a separação com o pai dela”. Ela contou que durante a madrugada desses dias a criança estava no banheiro escovando os dentes quando foi atacada com uma faca e não resistiu ao ferimento. O assassinato teria acontecido antes da mudança de casa, quando a suspeita colocou os restos mortais da filha na geladeira. Testemunhas revelaram à polícia que ajudaram na mudança de endereço, porém que o eletrodoméstico estava pesado e embalado com lençol e fitas. O caso chamou a atenção do atual namorado da mulher e da sogra dela. O crime foi registrado como ocultação de cadáver e homicídio contra menor de 14 anos, sem chance de defesa da vítima e motivo fútil. A suspeita passará por audiência de custódia. Os outros dois filhos de Ruth foram encontrados e entregues ao Conselho Tutelar.

Motorista do transporte escolar morre em acidente em estrada vicinal de Pindaí Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 33 anos, identificado como Marciano Pereira Gomes, morreu após cair da motocicleta que pilotava em uma estrada vicinal do município de Pindaí, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia (BPM) ao site Achei Sudoeste, o acidente foi registrado neste sábado (26), às 17h30, na estrada que liga a cidade ao distrito de Guirapá. O homem residente em Pindaí, conduzia uma motocicleta CG 150 Titan, cor preta, quando sofreu a queda após colidir em um cachorro, indo a óbito no local. A Polícia Militar isolou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo do motociclista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. Marciano era motorista do transporte escolar da cidade. Não há informações sobre velório e sepultamento.

Homem é atingido por disparo de arma de fogo durante festa na cidade de Matina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite deste sábado (26), às 23h, o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi informado da existência de uma vítima de arma de fogo na cidade de Matina, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, no local, a vítima informou à guarnição que estava em uma festa na zona rural e após uma discussão entre terceiros, ele foi atingido por um disparo de arma de fogo. O homem de 36 anos foi encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). O suspeito evadiu do local. A PM realizou rondas, mas até o momento, o envolvido não foi identificado.

PM apreende mais de 400 munições, sete armas e explosivos em Lençóis Foto: Divulgação/SSP-BA

Mais de 440 munições de diversos calibres, quatro pistolas, três espingardas e drogas foram apreendidas por equipes da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar, durante a ‘Operação Intensificação’, deflagrada em Lençóis, na Chapada Diamantina, com o apoio de unidades ordinárias e especializadas da PM e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Materiais foram encontrados entre a madrugada da quinta-feira (24) e esta sexta-feira (25). Parte dos equipamentos foi apreendida durante patrulhamento ostensivo no distrito de Octaviano Alves. Conforme o comandante da unidade, major Joanísio de Carvalho Estrela, com a presença da PM na região, homens que estavam em uma casa fugiram em um veículo. “Nós já estávamos monitorando o local que eles usavam para guardar drogas e armas. Assim que nos aproximamos eles entraram no local, pegaram parte do material e fugiram em um veículo”, contou. Durante a perseguição, os criminosos desceram do carro e seguiram por uma área de mata densa, dificultando o acesso dos policiais. Após varreduras, foram encontradas parte das munições usadas pelo bando no veículo. No local onde eles se escondiam foram achadas uma pistola .40, três espingardas, cerca de 300 munições de calibres 9 milímetros, 12, 36, 38, 40, carregadores alongados com capacidade para 30 munições, mais de meio quilo de maconha e outras nove trouxas da erva, 10 artefatos explosivos, rádios comunicadores, máquinas de cartão, notebooks e materiais usados no tráfico de drogas. Na manhã de sexta, novas rondas foram realizadas no intuito de encontrar os criminosos. Durante patrulhamento às margens da BR-242, os PMs foram recebidos a tiros por outros integrantes do bando que se escondiam dentro de uma área de mata. “Realizamos novas varreduras e apreendemos mais três pistolas calibres 9 milímetros, um carregador de pistola do tipo caracol, 149 munições de numerações 9 mm, 40 e 380, explosivos, drogas, um machado, faca e uma capa de colete”, detalhou o comandante. Todo o material apreendido foi levado para a Delegacia Territorial (DT) de Lençóis.

2º dia do Festival de Inverno Bahia 2023 entrega muita diversidade no palco principal Foto: Ramon Rocha

Já imaginou começar sua noite ao som de Djavan? Assim foi a segunda noite da 17ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB), em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. Visitantes e conquistenses puderam curtir e se emocionar com o cantor e compositor abrindo o sábado (26). Com mais de 50 anos de carreira e uma incansável lista de sucessos, Djavan apresentou o show da sua Turnê D 2023, que tem como um dos símbolos a música “Beleza Destruída” gravada em parceria com Milton Nascimento. Muito esperada pelo público do FIB23, na sua estreia em Vitória da Conquista, Glória Groove, a Lady Leste, trouxe muito brilho e colorido nas músicas, performance e coreografias. A cantora levantou a galera que vibrou e cantou junto todas letras e só confirmou a força da sua presença no palco. O gigante, Léo Santana, artista sempre aguardado no lançamento das grades oficiais do festival, performou as músicas “do momento”. Máquina de fazer virais e introduzir o público em seus shows, Léo sacudiu todos os cantos da pista e Camarote VIP com “Zona de Perigo”, “Apaixonadinha”, canção que gravou com Marília Mendonça, e, claro, o desafio “Posturado e Calmo”: quatro fãs subiram ao palco para mostrar quem realmente sabe cantar, sem errar, toda a letra dessa música. “Decidimos não escolher música de trabalho dessa vez e deixar a escolha para a galera; foi o que público que decidiu. O desafio ‘posturado e calmo’ surgiu de forma orgânica e eu adorei a ideia. Hoje é um dos momentos mais pedidos no meu show, um problema bom que a gente tem”, contou o cantor. Finalizando a noite, o cantor campeão do primeiro concurso de melhor artista da Arena, Lincoln, convidou a cantora Jô Almeida com quem dividiu de maneira bem acirrada a votação para cantar com ele. Feliz por estar na grade oficial do evento, o cantor entregou muita energia durante o papo com a imprensa. “Para mim, estar aqui é um testemunho vivo. No FIB, fomos do ‘Esquenta’ para ‘Arena’, e agora da ‘Arena’ para o palco principal. Eu sempre faço tudo com muita intensidade, não importa onde. Quem estava no Esquenta, em 2022, sabe que houve um momento de muita cumplicidade e hoje é um dia de muita celebração”.

BR-030: Identificadas as vítimas de acidente na Serra dos Brindes em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

As vítimas do acidente entre uma carreta e um automóvel, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, registado na tarde deste sábado (26), tiveram seus nomes divulgados pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran). O sinistro aconteceu na BR-030, trecho da Serra dos Brindes, ceifou a vida de Ivanildo Pereira da Silva, 33 anos, morador da Fazenda Barreiros dos Martins, zona rural do distrito de Morrinhos, em Guanambi. Ele era o motorista do automóvel. Já o condutor do caminhão, com placas de Brasília, Fábio Eustarquio, 43 anos, e a passageira do veículo de passeio, de prenome Analice, 49 anos, foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral de Guanambi. Analice teve diversas fraturas no abdômen e na bacia e passou por cirurgia na unidade de saúde.  O HGG ainda não divulgou um boletim sobre o estado de saúde dos pacientes. A ocorrência foi atendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Corpo de Bombeiros e SMTran. Durante a remoção dos veículos a rodovia ficou interditada tendo um congestionamento de aproximadamente 10 km nos dois sentidos.

Fabrício Abrantes repudia cancelamento do desfile cívico de 7 de setembro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário e pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (União Brasil), divulgou nota neste sábado (26), repudiando a decisão da administração municipal em cancelar o desfile cívico de 7 de setembro na cidade. De acordo com a nota, a prefeitura, já havia anunciado a realização do evento, que tinha como tema “Brumado, o que nossa história conta...”.  “Uma festa tradicional, militar, cívica, cultura e popular que arrasta multidões e embeleza a nossa cidade”, disse. Após a repercussão negativa do cancelamento, Abrantes, espera que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) e o secretário de educação, João Nolasco Costa, revejam a decisão, em nome da população brumadense. “Decisão trágica”, lamentou. Segundo ele, falou respeito aos participantes, crianças adolescentes e seus familiares que tiveram custos financeiros pessoais, expectativas e já estão prontos e ensaiados para entrarem na avenida. “Não concordamos com essa lamentável decisão. Bem sabemos que o desfile gera custos financeiros insignificantes para o município. É preciso que essa decisão seja revista”, finalizou.

Família pede ajuda para localizar caminhoneiro de Caetité que está desaparecido Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um caminhoneiro da cidade de Caetité, na região sudoeste da Bahia, identificado como Jackson Michael de Carvalho Alves, está desaparecido desde sexta-feira (25), segundo informou a família em postagens nas redes sociais. Alves estava regressando de Camaçari, quando ao passar pelo município de Nova Itarana, fez o último contato com sua família. Ele estava conduzindo um caminhão carregado de medicamentos. A família está preocupada e pede ajuda em busca de informações sobre o seu paradeiro. Caso você tenha qualquer informação relevante que possa ajudar a localizar Jackson, por favor, entre em contato imediatamente pelo telefone (77) 99953-1724.

Colisão frontal entre carreta e automóvel deixa um morto e interdita BR-030 em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma colisão frontal entre uma carreta e um veículo de passeio deixou uma pessoa morta, na tarde deste sábado (26), na BR-030, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu por volta das 15h30 na Serra dos Brindes, km 239. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do automóvel morreu no local e duas pessoas ficaram feridas. 

Colisão frontal entre carreta e automóvel deixa um morto e interdita BR-030 em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou os feridos para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). A unidade não divulgou o estado de saúde dos pacientes. A pista está parcialmente interditada. Devido o impacto da colisão a carreta tombou na rodovia e o veículo de passeio ficou completamente destruído. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realiza a perícia no local. O corpo da vítima fatal, que ainda não foi identificada, foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado.

Eleições 2024: Jerônimo Rodrigues declara apoio para Guilherme Bonfim à prefeitura de Brumado Foto: Joá Souza/GOVBA

Durante sua passagem nesta sexta-feira (25), na cidade de Ituaçu, na região da Chapada Diamantina, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou apoio para à pré-candidatura de Guilherme de Castro Lino Bonfim (PSB), à prefeitura de Brumado, nas eleições 2024. “Jajá a gente vai está correndo com ele em Brumado”, disse durante seu discurso em praça pública. Com a sinalização, os rumores de um possível distanciamento do chefe do executivo baiano na sucessão municipal está descartado. Guilherme tem demonstrado força no governo da Bahia conquistando obras e diversas demandas para a capital do minério. Ele, que é irmão do deputado estadual Vitor Bonfim (PV), ainda conta a experiência de seu pai, o ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Bonfim.

Vitória da Conquista: Traficante é preso ao tentar entrar no Festival de Inverno Bahia Foto: Márcia Santana/SSP-BA

Um traficante foi capturado no início da noite desta sexta-feira (25), ao ser captado pelas câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública (SSP), enquanto tentava acessar a primeira noite do Festival de Inverno de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. Ele foi captado no Portal de Abordagem instalado em um dos acessos. A equipe empregada na Plataforma de Observação Elevada percebeu a presença de um possível procurado e acionou guarnições da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O foragido foi encaminhado à sede da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, na 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interiores (Coorpin), onde apresentou cópia de documentação falsificada. Ele teve a ordem de captura cumprida.

Arquivo