Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2014
Guanambi será contemplado com curso de Medicina

Em anúncio feito pelo Governo Federal na quinta-feira (4), o Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de seis cursos de Medicina. A cidade de Guanambi será um dos municípios contemplados. Além disso, as cidades de Alagoinhas, Eunápolis, Itabuna, Jacobina e Juazeiro também receberão o curso. Na seleção das 39 cidades, o MEC levou em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de programa de residência médica. Os municípios que passaram pela avaliação de uma comissão de especialistas estão em regiões metropolitanas e no interior. Outros sete municípios terão prazo de seis meses para fazerem as adequações recomendadas na rede pública de saúde para habilitação dos novos cursos.

Município de Jacaraci atinge 100% de cobertura de sinal de celular Foto: Reprodução

No município de Jacaraci, uma ação promovida pela prefeitura possibilitou a chegada do sinal de telefonia móvel nos povoados de São José e Itumerim. Os moradores das localidades foram contemplados com a ampliação da rede que garante ao município 100% de cobertura de telefonia celular. Na cerimônia de inauguração do repetidor de sinal de telefonia celular, o prefeito da cidade disse que estava satisfeito em ter cumprido o compromisso com a população. O gestor ainda elogiou o trabalho da equipe do Departamento de Tecnologia e Informação e de todos que contribuíram para a conquista.

Brumado: 34ª CIPM informa sobre realização de evento pré-leilão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) informa que a partir da próxima segunda-feira (08) o local estará aberto ao público das 14h às 17h para visualização dos lotes de veículos disponíveis para o 1º leilão do Departamento Estadual de Trânsito. O leilão será realizado no dia 30 deste mês, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. Não é permitida a entrada de pessoas trajando bermudas ou shorts no quartel.

Urna eletrônica completa 18 anos sem fraudes confirmadas e recorde no tempo de apuração

Há 18 anos, as urnas eletrônicas foram instaladas no país.Lançada em 1996 para contabilizar os votos de milhões de eleitores com mais rapidez e segurança, a urna comemora a data marcante sem suspeita de fraude confirmada e várias reproduções pelo mundo. A tecnologia brasileira foi adotada no Equador, Paraguai, Argentina, Costa Rica e República Dominicana. As eleições passaram a ser totalmente informatizadas desde 2000 e, em 2010, o resultado do pleito presidencial foi um novo recorde mundial na apuração da votação. Um ano antes, em 2009, o tribunal convidou mais de 30 especialistas em tecnologia da informação a participar de testes públicos de segurança da urna eletrônica. Depois de quatro dias de tentativa, nenhum deles conseguiu invadir o sistema ou burlar os dados. Em 2012, novos testes públicos foram feitos por uma equipe da Universidade de Brasília (UnB), que conseguiu "desembaralhar" a ordem dos votos registrados pela urna. Porém, o grupo não chegou a identificar os eleitores.

Rio do Antônio receberá sistema de esgotamento sanitário Foto: Reprodução

O prefeito e o ex-prefeito da cidade de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, e Antônio Oliveira Novais (DEM), o Zico, respectivamente, anunciaram à população que o sistema de esgotamento sanitário do município será implantando. Segundo o prefeito, a licitação para implantação do sistema foi homologada. A empresa Cinal Construtora Incorporadora Ltda. foi a vencedora do certame no valor de R$ 6.844.977,70, publicado no Diário Oficial no dia 03 de setembro. O convênio para execução da obra foi firmado entre a prefeitura, a Embasa, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.

Chuva rápida provoca estragos nas ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O setor de infraestrutura da prefeitura de Brumado terá de programar uma nova operação tapa buracos, pois após a chuva que caiu no início da madrugada desta sexta-feira (05) vários buracos se formaram em diversas ruas da cidade. A coleta feita pelos pluviômetros instalados na sede da EBDA, no Bairro Jardim Brasil, apontam que a precipitação pluvial foi de apenas 18 ml. O volume considerado pequeno trouxe à tona problemas estruturais do município. “Uma cidade de desenvolvimento desgovernado e sem um projeto urbanístico plausível certamente não está preparada para o mínimo de chuva e vamos passar a vida nesse ciclo vicioso de chuva e tapa buracos. Até já tivemos um prefeito engenheiro, mas nem esse foi capaz de solucionar a nossa falta de infraestrutura urbana”, comentou um mestre de obras ao site Brumado Notícias.

Caculé é um dos municípios finalistas do Prêmio UPB Educação Foto: Divulgação

O município de Caculé é um dos finalistas do prêmio UPB Educação: Iniciativas que Transformam, criado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) com o objetivo de premiar ações implantadas na gestão da educação básica que promovam a melhoria no ensino. O município está concorrendo com o projeto “Creche, uma iniciativa presente que transforma o futuro”. Caculé ficou entre os 44 municípios finalistas do prêmio, sendo as iniciativas julgadas por uma comissão composta por professores da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e profissionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. “Ficar entre os finalistas evidencia os avanços alcançados na educação da primeira infância em nosso município e a creche já é um dos motivos de grande orgulho para nossa administração”, destacou a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles.

Barra da Estiva já registrou 493 casos de dengue em 2014 Foto: Reprodução

Segundo o aplicativo Boletim Epidemiológico Dinâmico da Dengue, até a 36ª semana deste ano, o estado da Bahia registrou 18.848 casos suspeitos de dengue. Do total das quase 19 mil notificações, 5.387 casos foram confirmados como dengue e 30 foram registrados como dengue hemorrágica. Outros 6.547 registros foram descartados e 11.224 notificações continuam sem classificação. Segundo os dados, houve uma queda de 77% em relação ao mesmo período em 2013, quando o estado apontou 81.945 casos de dengue. Os dez municípios com maior número de notificações são Salvador (6.110); Feira de Santana (1.143); Itabuna (1.092); Juazeiro (641); Barra da Estiva (493); Ilhéus (489); Teixeira de Freitas (354); Casa Nova (282); Jequié (279); e Serrinha (228). 

Eleições 2014: Brumado se prepara para recepcionar Marina Silva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um clima de empolgação tomou conta dos brumadenses na véspera da visita da presidenciável Marina Silva (PSB). Até mesmo quem se diz contra declarou que irá à praça assistir o comício da candidata, que contará com a presença da senadora Lídice da Mata, candidata ao governo do estado, o candidato a vice, Eduardo Vasconcelos, e demais membros e candidatos da sigla. São esperadas também caravanas de várias comunidades rurais que vão assistir pela primeira vez em praça pública as propostas de uma presidenciável. O palanque onde Marina e sua comitiva fará o comício após caminhada pelo centro neste sábado (06) já está sendo montado na Rua Dr. Mário Meira, próximo à agência dos Correios. 

Brumado: Casa de idosa é invadida pela água da chuva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Residente na Rua Mário Pires, no Bairro Cidade das Esmeraldas, em Brumado, uma idosa de 76 anos foi obrigada a abandonar sua residência no início da madrugada desta sexta-feira (05), pois a mesma estava sendo invadida por lama e água da chuva. Os filhos da idosa relataram ao site Brumado Notícias que foram momentos de tensão, vez que a correnteza invadiu rapidamente a casa. A idosa disse que nunca passou por esse tipo de situação, mesmo com chuvas mais fortes. Segundo ela, o alagamento ocorreu por conta dos materiais de uma construção vizinha, que estão sobre a calçada bloqueando a passagem da água. 

Brumado: Casa de idosa é invadida pela água da chuva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Como a água encontrou a barreira de areia e blocos na calçada, então invadiu minha casa alagando todos os cômodos e danificando alguns aparelhos”, lamentou a idosa, que mora com um dos filhos. Os familiares temem que a casa desabe, pois a construção vizinha foi aterrada e a terra úmida está afetando a fundação do local. A família declarou que já havia comunicado o proprietário da obra ao lado sobre o problema, mas não foram tomadas medidas preventivas quanto ao caso. A defesa civil foi acionada e irá avaliar as condições de risco do imóvel. Enquanto isso, a idosa terá de se mudar para casa de um dos filhos. 

Brumado: Casa de idosa é invadida pela água da chuva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Ônibus da Novo Horizonte quebra na rótula da BA-262 e irrita passageiros Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um ônibus da empresa Novo Horizonte que fazia a linha São Paulo/Ibipitanga teve e viagem interrompida na manhã desta sexta-feira (05) ao apresentar falhas mecânicas na passagem da rótula da BA-262, na entrada de Brumado. Os passageiros tiveram de descer do coletivo e aguardar a solução do problema à margem da rodovia. Alguns narraram ao site Brumado Notícias que só meia hora após o ocorrido é que a empresa encaminhou o socorro. Outro ônibus que estava na garagem foi utilizado para fazer a baldeação, o que aumentou mais ainda o tempo de atraso da viagem. “Não tem jeito pra essa empresa, precisamos de uma concorrência na linha pra ver se ela nos trata com mais dignidade e respeito”, desabafou um passageiro.  

Brumado: Lama da chuva invade plenária da Câmara de Vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma forte chuva que caiu em Brumado nos primeiros minutos da madrugada desta sexta-feira (05) causou alguns estragos no município. O auditório da Câmara de Vereadores foi invadido pela lama. A enxurrada entrou no parlamento da Casa Legislativa, passando por debaixo e pelas laterais de uma porta de vidro de uma saída de emergência do local. O diretor geral do prédio esclareceu ao site Brumado Notícias que o problema foi ocasionado porque a valeta de drenagem pluvial estava entupida. Essa não é a primeira vez que a chuva causa alagamento no parlamento. Em novembro de 2011, uma forte chuva provocou vários estragos no município.

Eleições 2014: Aguiberto adia caminhada por motivo de luto Foto: Divulgação

A caminhada eleitoral em prol dos candidatos Vítor Bonfim e Erivelton Santana, que seria liderada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e iria acontecer na noite desta quinta-feira (04), no Bairro São José (antiga Urbis I), teve de ser cancelada por motivo de luto. Um dos moradores mais queridos do bairro, o ex-policial militar Adailton Pires de Queiroz, faleceu. Assim que soube da notícia, a coordenação suspendeu o evento, já que os pronunciamentos iriam acontecer bem próximo a residência dos familiares de Adailton. Aguiberto anunciou a próxima caminhada do grupo, que acontecerá no próximo dia 11, no Bairro Dr. Juracy.

Plebiscito Popular por Reforma Política acontece em Brumado

A cidade de Brumado está participando da mobilização nacional em torno do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Centenas de movimentos sociais, sindicatos, pastorais e outras entidades da sociedade estão envolvidos com a iniciativa. Para essas entidades, as mudanças sociais passam necessariamente por uma ampla e profunda reforma política. Para isso, é preciso coletar milhões de assinaturas que pressionarão o Congresso Nacional a convocar uma nova Assembleia Constituinte, a qual fará a alteração do atual Sistema Político na Constituição Federal. Para participar da votação, dirija-se às urnas mais próximas. Urnas fixas estão instaladas na Casa Monsenhor Antônio Fagundes, Associação Divina Providência e Associação dos Aposentados. Outras urnas estão circulando os colégios, outros pontos da cidade e a zona rural.

Pesquisa Sensus aponta vitória de Geddel para o Senado Federal Foto: Reprodução/A Tarde

Segundo pesquisa Sensus/ Vota Bahia (TV Aratu, rádio Metrópole e jornal A Tarde), o candidato ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB), seria eleito com 32% das intenções de voto. O levantamento contratado pela TV Aratu aponta que o vice-governador Otto Alencar (PSD) teria 18% dos votos e a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon (PSB), ficaria com 4% das intenções de voto. O candidato do PSOL, Hamilton Assis, vem logo em seguida, com 3% e Addson Gomes (PEN), com 2%. Brancos, nulos e indecisos, equivalem ao maior percentual, 41%. A pesquisa ouviu 1.000 eleitores entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro. A margem de confiança foi de 95%, para uma margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é de nº BA-00014/2014.

Sensus: Paulo Souto seria eleito no primeiro turno Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato ao governo baiano, Paulo Souto (DEM), seria eleito no primeiro turno com 43% dos votos válidos de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Sensus. O levantamento foi divulgado na última quinta-feira (04). O segundo colocado, Rui Costa (PT), aparece com 16% e Lídice da Mata (PSB) está em terceiro com 10%. Da Luz (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) somam 3% das intenções de voto. Votos em branco, nulos e indecisos somam 28% do eleitorado. A pesquisa, encomendada pelo grupo Vota Bahia (TV Aratu, rádio Metrópole e jornal A Tarde), ouviu mil pessoas no período de 27 de agosto a 1º de setembro. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos e a margem de confiança é de 95%. Os dados foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral, número BA-00014/2014.

Anatel diz que mais da metade dos orelhões brasileiros serão desativados Foto: Reprodução

Segundo anúncio feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 461,3 mil orelhões serão desativados. O número equivale a 60% dos 763 mil que estão espalhados pelo país. A justificativa é o uso reduzido dos equipamentos. De acordo com a gerente de universalização da Anatel, Karla Crossara, 81% dos orelhões realizam até quatro chamadas diárias em média, por um tempo total de quatro minutos. São, portanto, apenas 120 minutos por mês. Comparativamente, os celulares são usados em média por 128 minutos mensalmente para chamadas.

Ituaçu: Irmãos são presos por cultivar e comercializar maconha Diversos objetivos e peças de veículos de procedência duvidosa também foram apreendidos. (Foto: Divulgação/PC).

Através da Operação Portal da Chapada, policiais civis e militares prenderam os irmãos Josiel Santos de Menezes e Gilberto de Menezes, na Fazenda Santa Rosa, zona rural da Ituaçu, no sudoeste baiano. A dupla é acusada de tráfico de drogas. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os irmãos cultivavam maconha na localidade e comercializam a droga na região. Durante a operação, foram apreendidos vários pés de maconha, sementes, balança de precisão, um veículo de procedência duvidosa, os restos de um veículo, além de R$1.129,00 em espécie. Em depoimento, os irmãos confirmaram a participação no tráfico. Novas diligências estão sendo realizadas como desdobramento da operação.

Eleições 2014: Paulo Souto fará caminhada e comício em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM), e toda frente majoritária da chapa estará em Brumado no dia 12 de setembro. A informação foi confirmada ao site Brumado Notícias pelo ex-vereador Leonardo Vasconcelos, um dos articuladores da campanha do candidato no município. Vasconcelos declarou que ainda resta confirmar a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, no evento. Segundo ele, a comitiva de Souto se concentrará em frente ao comitê central localizado na Rua Coronel Tibério Meira, de onde seguirá em caminhada até a praça do Mercado Municipal. No local, em frente à loja da Cesta do Povo, o candidato fará um breve comício.

O preço dos produtos que compõem a cesta básica recuou em agosto, pelo segundo mês consecutivo, nas 18 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo o levantamento divulgado hoje (4), as maiores quedas foram registradas em Manaus (-7,69%), Aracaju (-3,84%) e Fortaleza (-2,96%). O menor recuo foi observado em Vitória (-0,48%). Florianópolis foi a cidade onde se apurou o maior valor para a cesta básica (R$ 340,62), seguida por São Paulo (R$ 337,80) e Vitória (R$ 329,13). Os menores valores foram verificados em Aracaju (R$ 230,52), Salvador (R$ 266,34) e João Pessoa (R$ 268,87). Em agosto, a queda no valor da cesta básica foi influenciada pelo comportamento dos preços do óleo de soja, batata, feijão, tomate e farinha de mandioca. No entanto, a carne e o leite subiram na maior parte das cidades pesquisadas. No acumulado dos primeiros oito meses deste ano, 13 capitais registraram alta no valor da cesta básica. As maiores elevações ocorreram em Florianópolis (6,67%), Aracaju (6,34%) e no Recife (5,93%). As reduções foram verificadas em Campo Grande (-4,29%), Belo Horizonte (-2,80%) e Manaus. Com base no custo apurado para a cesta mais cara, a de Florianópolis, e considerando que o salário mínimo deve ser suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e sua família, o Dieese estima que, em agosto, o salário mínimo deveria ser R$ 2.861,55, ou seja, 3,95 vezes o mínimo em vigor - R$ 724,00. As informações são da Agência Brasil.

Eleições 2014: Polícia fiscaliza veículos de propaganda volante Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde a última terça-feira (02), a polícia militar de Brumado iniciou uma operação de fiscalização e aferição do volume do som dos carros de propaganda volante no município. O Major Berlink, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), esclareceu ao site Brumado Notícias que a companhia está atuando em conjunto com o Ministério Público Eleitoral a fim de inibir os abusos de campanha na cidade. Na última semana, o Major e um promotor público se reuniram com representantes dos partidos políticos e apresentaram algumas regras a serem adotadas pelas agremiações para que sejam evitadas sanções. Até o final da manhã desta quinta-feira (04), trinta veículos já haviam passado pelo teste do decibelímetro. Os condutores estão sendo orientados a manterem o som em baixo volume ou desligado ao passarem por órgãos públicos, principalmente por hospitais e escolas.

Calor passa dos 42°C em Brumado, mas temperatura pode baixar nos próximos dias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o forte calor voltou a ser alvo de brincadeiras nas redes sociais. Apesar do tom descontraído, o assunto é sério, pois, além das altas temperaturas, o tempo seco preocupa a saúde pública. Nesta quinta-feira (04), o município voltou a registrar alta temperatura e um morador da Rua Dois de Julho registrou em termômetro digital sensação térmica de 42°C. A boa notícia é que, segundo a estação Clima Tempo, na próxima sexta-feira (05), o tempo ficará nublado com a possibilidade de garoar pela manhã e à noite. Já para o sábado (06) e o domingo (07), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A máxima prevista para os próximos dias é de 23°C e mínima de 14°C.

Brumado: Caçamba sem lona deixa vaso sanitário cair na Avenida Centenário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por diversas vezes, o Brumado Notícias noticiou os flagrantes de caçambas sem lona transportando entulhos e materiais de construção pelas ruas de Brumado. A imprudência, que não é fiscalizada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), coloca em risco condutores e pedestres. Até mesmo veículos que prestam serviço para a prefeitura são vistos diariamente cometendo a infração. Nesta quinta-feira (04), por pouco, uma senhora e uma criança não foram atingidas por um vaso sanitário que caiu de uma caçamba de entulho, que circulava em frente à loja da Cesta do Povo, na Avenida Centenário. Além do vaso, outros objetos também caíram na via, quase provocando a queda de alguns motociclistas que passavam pelo local. “Eles só vão dar um basta nisso na hora em que uma pedra dessas rolar da caçamba e tirar a vida de um cidadão. Aí vai ser a hora de os familiares travarem uma luta judicial contra a prefeitura e os órgãos responsáveis, que não tomaram medidas cabíveis de segurança, pois esse tipo de transporte é uma ameaça à segurança no trânsito”, declarou um instrutor de autoescola à nossa reportagem.

Organização da Corrida Ecológica entregará semente de Canafístula aos atletas Foto: Divulgação

A Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas será realizada no dia 14 de setembro. Com a proximidade do evento, a organização da corrida vai entregar aos participantes da competição sementes da árvore Canafístula. As sementes serão entregues um dia antes do evento, em um congresso técnico. Um material com instruções para o plantio também será entregue aos atletas. Segundo a organização da corrida, a embalagem que conterá as sementes é feita de material reciclado e a iniciativa tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se contribuir com o meio ambiente, não apenas evitando a contaminação, como também com o aumento da plantação de árvores.

Arquivo