Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2014"

29 Set 2014 - 09:30h

Na tarde de domingo (28), uma tragédia familiar marcou os moradores da cidade de Caetité, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Manoel Aparecido Rodrigues Cardoso, 32 anos, foi assassinado com um golpe de faca no peito. O homicídio foi praticado pelo próprio irmão, Almerindo Rodrigues Cardoso, de 36 anos. O crime aconteceu na localidade de Tanquinho de Maniaçu, zona rural do município. O delegado Clécio Magalhães, juntamente com o Coordenador do Serviço de Investigações e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), realizaram o levantamento cadavérico. Familiares relataram que os irmãos tinham desavenças envolvendo bens materiais. O assassino encontra-se foragido.

29 Set 2014 - 09:00h

A prática de envenenamento de animais tem crescido nos últimos meses em Brumado chamando a atenção dos ambientalistas e das ONGs que lutam em defesa da fauna local. Na última semana, o envenenamento de três cães acabou afetando o equilíbrio ecológico no município, pois cerca de vinte urubus comeram as carnes envenenadas e acabaram morrendo. O site Brumado Notícias registrou o caso na chamada rodagem da Magnesita, a pista de rolamento e escoamento do minério extraído pela empresa, que corta a área de preservação ambiental ao pé da Serra das Éguas. No trecho que interliga o Bairro Olhos D’água ao povoado do Sapé, os animais foram encontrados mortos à margem pista. Os moradores da região ficaram bastante indignados. Segundo um lavrador, os cães foram envenenados no Bairro Santa Tereza e desovados no local. Em contato com a nossa reportagem, a Associação Protetora dos Animais declarou que irá acionar a secretaria municipal de meio ambiente e a vigilância sanitária para fiscalizar a comercialização indiscriminada do produto conhecido como chumbinho, pois se suspeita que o mesmo tenha sido utilizado para o envenenamento dos cães. “No dia a dia ninguém dá importância para os urubus, pois apenas os enxergam como carniceiros, mas eles são os faxineiros da natureza, responsáveis por eliminar os restos mortais dos demais animais, que em estado de putrefação podem proliferar doenças. Temos que respeitar a função de cada ser vivo na natureza ou então teremos que arcar com as duras consequências”, comentou Paulo Esdras, presidente da Associação Protetora dos Animais.

29 Set 2014 - 08:30h

Matheus Moura de Souza e Thainara Alves Pinto estão detidos na delegacia de Brumado. O casal foi apresentado por uma guarnição do pelotão especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) durante a madrugada desta segunda-feira (29) sob a acusação de associação ao tráfico de drogas. Com a dupla, a polícia encontrou 500g de cocaína, vários papelotes de crack, uma balança de precisão e uma caderneta com anotações do tráfico. Os acusados foram detidos próximo à famosa barraginha que represa o Rio do Antônio no Bairro São Félix. O material apreendido foi encaminhado para perícia.

29 Set 2014 - 08:00h

Um ônibus particular com 48 passageiros bateu em um barranco na madrugada de domingo (28), na altura do Km-10, da BA-148, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O acidente provocou a morte de uma pessoa e duas ficaram feridas. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista teria perdido o controle da direção por volta das 3h30 da madrugada. Após o acidente, as duas vítimas que tiveram ferimentos foram levadas para o Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora. O corpo do homem morto no acidente foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. De acordo com o G1, o ônibus seguia de São Paulo em direção a Irecê. 

29 Set 2014 - 07:10h

Há nove anos morando em Portugal, Mabson Brito e a esposa estão de férias em sua terra natal, a cidade de Brumado, para rever a família e os amigos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele disse que foi muito bem recebido em Portugal e que se adaptou rapidamente em razão das semelhanças culturais com o Brasil. Mabson trabalha no ramo hoteleiro no país, onde mora com a esposa, também brumadense e grávida de quatro meses. Ele está em Brumado para conseguir toda a documentação necessária para conquistar a dupla cidadania. “Foi uma maravilha rever todo mundo”, disse ele.

28 Set 2014 - 10:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

28 Set 2014 - 09:30h

O diretor geral do Datafolha, Mauro Paulino, disse que, após o resultado da última pesquisa presidencial, diminuíram as chances de um segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). Os números revelam que a candidata petista dobrou a vantagem sobre Marina. Segundo o diretor, a pesquisa indica também que a disputa pelo segundo lugar, entre Marina Silva e Aécio Neves, tende a se acirrar nesta reta final para a eleição em primeiro turno.  Apesar da avaliação, Paulino reiterou que se for mantida a média de votos nulos e brancos das eleições anteriores, de 8% e 9%, e se Dilma alcançar entre 45% a 46% dos votos no primeiro turno (hoje ela tem 40% da intenções de voto), tem grande chance de fechar a eleição no primeiro turno e ser reeleita.

28 Set 2014 - 09:00h

A partir da próxima semana, a secretaria municipal de saúde de Brumado começará a campanha Outubro Rosa, que incentiva as mulheres a fazerem o autoexame de prevenção contra o câncer de mama. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de saúde Cláudio Feres informou que no município já existe uma grande conscientização que mobiliza as mulheres a terem todo o acompanhamento através dos exames relacionados à prevenção. Os dados da secretaria apontam que por ano são realizadas 2 mil mamografias. O secretario esclareceu que este ano a mobilização será concentrada nas unidades básicas de saúde, que já se preparam para atender a demanda da campanha.

28 Set 2014 - 07:00h

Diminuiu o tempo que os inadimplentes levam para limpar o nome e sair da lista de consumidores negativados, quitando integralmente as pendências ou renegociando as dívidas. Neste ano, o prazo médio é de 70 dias, ante 83 dias em 2011 e 2012 e 74 dias no ano passado, aponta estudo da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Os resultados foram obtidos observando-se a base nacional de consultas recebidas pela empresa, que é de 11 milhões de registros mensais. "Em três anos, o prazo médio para deixar a lista de inadimplentes foi reduzido em 13 dias. Essa é a boa notícia", diz o diretor de sustentabilidade da empresa, Fernando Cosenza. Entre os fatores apontados por ele para esse recuo estão a queda do índice de inadimplência do consumidor, o crédito mais contido e a maior flexibilidade das empresas para renegociar dívidas. Em relação à inadimplência, Cosenza observa que o índice aumentou no curto prazo, mas, mesmo assim, é inferior ao registrado três anos atrás. A inadimplência do consumidor em agosto ficou em 4,4% dos créditos a receber, o mesmo resultado de julho, segundo dados do Banco Central. Em agosto do ano passado estava em 4,8%. De toda forma, na avaliação do executivo, o principal fator que contribuiu para essa redução no prazo médio de regularização de dívidas em atraso foi o amadurecimento do brasileiro em relação à sua situação financeira. As informações são do Estadão.

27 Set 2014 - 11:45h

Moradores do Bairro Dr. Juracy e adjacências compareceram à Praça João Romão na noite da última sexta-feira (26) para ouvir as propostas de Arthur Maia (SDD), candidato à reeleição na Câmara dos Deputados em Brasília. Maia foi recepcionado pelos ex-vereadores Léo Vasconcelos e Marcelo Viana e pelo presidente da Associação de Moradores da localidade, Jobson Cruz, o Jobinho. Os populares ovacionaram o candidato, que falou em buscar emendas parlamentares para favorecer a comunidade. Arthur disse ainda que renovou seu ânimo com a acolhida recebida e garantiu que irá manter os ideais que o colocaram entre os parlamentares mais atuantes da Câmara.

27 Set 2014 - 10:00h

A segunda noite do Festival de Música Popular - Brumado (FEMP-B) foi um sucesso absoluto. O maior evento musical da cidade está sendo realizado no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite. (Veja Fotos).

27 Set 2014 - 09:00h

Nos dias 02 e 16 de outubro, a Justiça de Tanhaçu, em conjunto com o leiloeiro oficial Rodrigo Brandel Martins, realizam leilão presencial e eletrônico. O evento terá início às 11h, no Fórum local, e com lances online de qualquer lugar do país pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/ba. No evento, será leiloado sítio com 37 hectares, localizado na região de Tanhaçu. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/ba ou então pelo 0800-707-9272.

27 Set 2014 - 09:00h

27 Set 2014 - 08:00h

Desde 1998, a Refri-car atua no mercado brumadense no ramo de ar-condicionado automotivo. Uma equipe de profissionais altamente qualificados trabalha na empresa instalando kits, desenvolvendo projetos, confeccionando peças em sistemas especiais, alterando aparelhos com defeitos de fabricação, recuperando compressores, retíficas, peças e componentes, higienização completa do aparelho, recargas de gás refrigerantes ecológico com cadastro e certificado autorizado pelo Ibama, soldas especiais em todas as ligas, e detecção de vazamentos. Além disso, a Refri-car possui um amplo estoque de peças e uma oficina equipada para receber qualquer tipo de veículo. Visando melhor atender o cliente, a empresa também trabalha com uma oficina móvel equipada para atendimentos em trechos de obras e empresas de mineração. A Refri-car promete garantia completa no serviço realizado. Conheça a empresa, que fica localizada na Avenida Centenário, 1310, ou ligue (77) 3441-7378, (77) 9997-8491, e (77) 8849-7274.

26 Set 2014 - 19:00h

Durante todo o processo de votação e apuração referente às eleições do próximo dia 5 de outubro, a Coelba montará um esquema especial para atender às solicitações de emergências. Segundo a empresa, serão disponibilizadas no centro de apuração equipes de prontidão durante 24 horas, até a publicação oficial dos resultados. Além da manutenção preventiva, já realizada, a operação especial inclui substituição de cabos e transformadores, e a instalação de postes e poda de árvores. Ao todo, cerca de 1000 profissionais estarão trabalhando na garantia da qualidade do fornecimento de energia nas eleições. Para facilitar a comunicação dos juízes e presidentes de zonas e seções eleitorais com a Coelba em casos de emergência, a empresa disponibilizou folheto informativo com os nomes e telefones dos responsáveis pelos Centros de Operação da concessionária em toda a Bahia. A concessionária recomenda que seja feita uma revisão nas instalações elétricas internas nas zonas, seções e centros de apuração.

26 Set 2014 - 18:30h

Nesta sexta-feira (26), está sendo comemorado o Dia Nacional dos Surdos. Na data, são relembradas as lutas e as conquistas da comunidade surda, assim como os plenos reconhecimentos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Além disso, é festejada a cultura surda em todas as instâncias sociais. O Brumado Notícias parabeniza toda a comunidade surda.

26 Set 2014 - 18:00h

Moradores da Praça da Concordia, no Bairro São Félix, em Brumado se sentiram ameaçados na tarde desta sexta-feira (26) por conta de um homem que estava descontrolado na localidade exibindo duas facas tipo peixeira. A polícia teve de usar de força para conter o indivíduo encaminhando o mesmo ao Hospital Professor Magalhães Neto. No local, ele foi medicado com tranquilizantes. Os soldados que participaram da operação informaram ao site Brumado Notícias que o elemento tem parentesco com Paulo César, morto a tiros em um bar no Loteamento Malhada Branca, na última segunda-feira (20). Segundo a polícia, o mesmo apresentava estar sob efeito de algum entorpecente. Ele dizia que iria vingar o parente morto. O homem permaneceu sedado na unidade hospitalar e as facas apreendidas foram encaminhadas para perícia. 

26 Set 2014 - 17:30h

Na manhã desta sexta-feira (26), o Samu 192 encaminhou ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, um homem com fratura em uma das pernas provocada por um disparo de arma de fogo. A vítima foi encontrada à margem da BA-148, próximo ao município de Dom Basílio. O site Brumado Notícias apurou que o homem ainda não identificado havia sido baleado próximo ao Distrito de Itaquaraí e depois desovado no local. A polícia compareceu à unidade hospitalar a fim de esclarecer o ocorrido, mas o homem ainda está confuso. Uma das suspeitas é de que a vítima estaria tentando invadir alguma propriedade particular quando foi alvejado por um disparo de uma espingarda.    

26 Set 2014 - 17:00h

Através de campanha promovida pelo Rotary Clube de Brumado, que contou com a participação de populares e do comércio local, a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) está recebendo obras estruturais, dentre as quais a construção do muro que protege a unidade. A obra de construção deverá ser concluída na próxima semana, mas ficará faltando o acabamento. Em prol do término da obra, os rotarianos vão promover uma nova edição do Boi no Rolete no dia 15 de novembro. Toda a arrecadação será doada para a entidade.

26 Set 2014 - 16:30h

Na última quinta-feira (25) se encerrou o prazo para que os eleitores que perderam seus títulos requisitassem segunda via em cartório, No título, é possível consultar o número de inscrição, a zona e a seção onde o eleitor irá votar. Caso tenha perdido o prazo, o eleitor pode apresentar um documento oficial com foto no dia da votação. Também é possível obter os dados de seu título no site do Tribunal Superior Eleitoral. Para fazer a consulta é necessário o nome do eleitor, data de nascimento e nome da mãe. O 1º turno das eleições irá ocorrer no dia 5 de outubro e o 2º turno em 26 de outubro de 2014.