Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2014
Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Eleições 2014: Diminuiu chance de ter 2º turno, avalia Datafolha

O diretor geral do Datafolha, Mauro Paulino, disse que, após o resultado da última pesquisa presidencial, diminuíram as chances de um segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). Os números revelam que a candidata petista dobrou a vantagem sobre Marina. Segundo o diretor, a pesquisa indica também que a disputa pelo segundo lugar, entre Marina Silva e Aécio Neves, tende a se acirrar nesta reta final para a eleição em primeiro turno.  Apesar da avaliação, Paulino reiterou que se for mantida a média de votos nulos e brancos das eleições anteriores, de 8% e 9%, e se Dilma alcançar entre 45% a 46% dos votos no primeiro turno (hoje ela tem 40% da intenções de voto), tem grande chance de fechar a eleição no primeiro turno e ser reeleita.

Unidades Básicas de Saúde de Brumado se preparam para o Outubro Rosa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A partir da próxima semana, a secretaria municipal de saúde de Brumado começará a campanha Outubro Rosa, que incentiva as mulheres a fazerem o autoexame de prevenção contra o câncer de mama. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de saúde Cláudio Feres informou que no município já existe uma grande conscientização que mobiliza as mulheres a terem todo o acompanhamento através dos exames relacionados à prevenção. Os dados da secretaria apontam que por ano são realizadas 2 mil mamografias. O secretario esclareceu que este ano a mobilização será concentrada nas unidades básicas de saúde, que já se preparam para atender a demanda da campanha.

Brasileiro sai mais rápido de lista de inadimplentes Foto: Infomoney/Getty Images

Diminuiu o tempo que os inadimplentes levam para limpar o nome e sair da lista de consumidores negativados, quitando integralmente as pendências ou renegociando as dívidas. Neste ano, o prazo médio é de 70 dias, ante 83 dias em 2011 e 2012 e 74 dias no ano passado, aponta estudo da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Os resultados foram obtidos observando-se a base nacional de consultas recebidas pela empresa, que é de 11 milhões de registros mensais. "Em três anos, o prazo médio para deixar a lista de inadimplentes foi reduzido em 13 dias. Essa é a boa notícia", diz o diretor de sustentabilidade da empresa, Fernando Cosenza. Entre os fatores apontados por ele para esse recuo estão a queda do índice de inadimplência do consumidor, o crédito mais contido e a maior flexibilidade das empresas para renegociar dívidas. Em relação à inadimplência, Cosenza observa que o índice aumentou no curto prazo, mas, mesmo assim, é inferior ao registrado três anos atrás. A inadimplência do consumidor em agosto ficou em 4,4% dos créditos a receber, o mesmo resultado de julho, segundo dados do Banco Central. Em agosto do ano passado estava em 4,8%. De toda forma, na avaliação do executivo, o principal fator que contribuiu para essa redução no prazo médio de regularização de dívidas em atraso foi o amadurecimento do brasileiro em relação à sua situação financeira. As informações são do Estadão.

Eleições 2014: Arthur Maia apresenta propostas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores do Bairro Dr. Juracy e adjacências compareceram à Praça João Romão na noite da última sexta-feira (26) para ouvir as propostas de Arthur Maia (SDD), candidato à reeleição na Câmara dos Deputados em Brasília. Maia foi recepcionado pelos ex-vereadores Léo Vasconcelos e Marcelo Viana e pelo presidente da Associação de Moradores da localidade, Jobson Cruz, o Jobinho. Os populares ovacionaram o candidato, que falou em buscar emendas parlamentares para favorecer a comunidade. Arthur disse ainda que renovou seu ânimo com a acolhida recebida e garantiu que irá manter os ideais que o colocaram entre os parlamentares mais atuantes da Câmara.

Eleições 2014: Arthur Maia apresenta propostas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Confira as fotos da segunda noite do Festival de Música Popular Brumado Foto: João Augusto/Brumado Notícias

A segunda noite do Festival de Música Popular - Brumado (FEMP-B) foi um sucesso absoluto. O maior evento musical da cidade está sendo realizado no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite. (Veja Fotos).

Justiça de Tanhaçu realiza leilão

Nos dias 02 e 16 de outubro, a Justiça de Tanhaçu, em conjunto com o leiloeiro oficial Rodrigo Brandel Martins, realizam leilão presencial e eletrônico. O evento terá início às 11h, no Fórum local, e com lances online de qualquer lugar do país pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/ba. No evento, será leiloado sítio com 37 hectares, localizado na região de Tanhaçu. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/ba ou então pelo 0800-707-9272.

27/Set/2014 - 09h00

Clínica Maná: RPG

Clínica Maná: RPG
Brumado: Coelba monta esquema especial para as eleições 2014

Durante todo o processo de votação e apuração referente às eleições do próximo dia 5 de outubro, a Coelba montará um esquema especial para atender às solicitações de emergências. Segundo a empresa, serão disponibilizadas no centro de apuração equipes de prontidão durante 24 horas, até a publicação oficial dos resultados. Além da manutenção preventiva, já realizada, a operação especial inclui substituição de cabos e transformadores, e a instalação de postes e poda de árvores. Ao todo, cerca de 1000 profissionais estarão trabalhando na garantia da qualidade do fornecimento de energia nas eleições. Para facilitar a comunicação dos juízes e presidentes de zonas e seções eleitorais com a Coelba em casos de emergência, a empresa disponibilizou folheto informativo com os nomes e telefones dos responsáveis pelos Centros de Operação da concessionária em toda a Bahia. A concessionária recomenda que seja feita uma revisão nas instalações elétricas internas nas zonas, seções e centros de apuração.

Dia 26 de setembro: Dia Nacional dos Surdos

Nesta sexta-feira (26), está sendo comemorado o Dia Nacional dos Surdos. Na data, são relembradas as lutas e as conquistas da comunidade surda, assim como os plenos reconhecimentos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Além disso, é festejada a cultura surda em todas as instâncias sociais. O Brumado Notícias parabeniza toda a comunidade surda.

Polícia detém homem descontrolado com duas peixeiras em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores da Praça da Concordia, no Bairro São Félix, em Brumado se sentiram ameaçados na tarde desta sexta-feira (26) por conta de um homem que estava descontrolado na localidade exibindo duas facas tipo peixeira. A polícia teve de usar de força para conter o indivíduo encaminhando o mesmo ao Hospital Professor Magalhães Neto. No local, ele foi medicado com tranquilizantes. Os soldados que participaram da operação informaram ao site Brumado Notícias que o elemento tem parentesco com Paulo César, morto a tiros em um bar no Loteamento Malhada Branca, na última segunda-feira (20). Segundo a polícia, o mesmo apresentava estar sob efeito de algum entorpecente. Ele dizia que iria vingar o parente morto. O homem permaneceu sedado na unidade hospitalar e as facas apreendidas foram encaminhadas para perícia. 

Brumado: Homem é encontrado com fratura na perna vítima de disparo de arma de fogo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta sexta-feira (26), o Samu 192 encaminhou ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, um homem com fratura em uma das pernas provocada por um disparo de arma de fogo. A vítima foi encontrada à margem da BA-148, próximo ao município de Dom Basílio. O site Brumado Notícias apurou que o homem ainda não identificado havia sido baleado próximo ao Distrito de Itaquaraí e depois desovado no local. A polícia compareceu à unidade hospitalar a fim de esclarecer o ocorrido, mas o homem ainda está confuso. Uma das suspeitas é de que a vítima estaria tentando invadir alguma propriedade particular quando foi alvejado por um disparo de uma espingarda.    

Rotary promoverá o Boi no Rolete em prol da APAE de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de campanha promovida pelo Rotary Clube de Brumado, que contou com a participação de populares e do comércio local, a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) está recebendo obras estruturais, dentre as quais a construção do muro que protege a unidade. A obra de construção deverá ser concluída na próxima semana, mas ficará faltando o acabamento. Em prol do término da obra, os rotarianos vão promover uma nova edição do Boi no Rolete no dia 15 de novembro. Toda a arrecadação será doada para a entidade.

Eleições 2014: Saiba como descobrir sua zona e seção de votação

Na última quinta-feira (25) se encerrou o prazo para que os eleitores que perderam seus títulos requisitassem segunda via em cartório, No título, é possível consultar o número de inscrição, a zona e a seção onde o eleitor irá votar. Caso tenha perdido o prazo, o eleitor pode apresentar um documento oficial com foto no dia da votação. Também é possível obter os dados de seu título no site do Tribunal Superior Eleitoral. Para fazer a consulta é necessário o nome do eleitor, data de nascimento e nome da mãe. O 1º turno das eleições irá ocorrer no dia 5 de outubro e o 2º turno em 26 de outubro de 2014. 

Wagner inaugura Centro Comercial em Vitória da Conquista Foto: Manu Dias/GOVBA

Inaugurado nesta sexta-feira (26), o Centro de Comércio Popular de Vitória da Conquista vai abrigar cerca de 300 comerciantes de produtos populares. O empreendimento, orçado em R$ 6,5 milhões, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da prefeitura municipal. O novo espaço ocupa uma área de dois mil metros quadrados e tem 302 boxes comerciais, além de áreas de circulação e serviços, sanitários, escadas e rampas de acesso. O projeto também inclui obras de urbanização e requalificação do entorno do shopping, na mesma área onde funcionava o mercado informal conhecido como “Feira do Paraguai”. Além do comércio de eletro-eletrônicos, o equipamento receberá vendedores de roupas e acessórios da Praça da Bandeira, também no centro da cidade. 

Ibope: Dilma tem 52% das intenções de voto na Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo pesquisa Ibope, a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera a corrida presidencial na Bahia, onde ela tem 52% das intenções de voto, Marina Silva (PSB) 23% e Aécio Neves 11%. Brancos e nulos somaram 6%. 7% não sabem ou não responderam. Quarto maior colégio eleitoral do país, a Bahia é o segundo estado em que Dilma tem o maior percentual de intenções de votos. O primeiro é Ceará, onde o índice dela é de 61%, contra 19% de Marina e 7% de Aécio. O Ibope entrevistou eleitores em 11 estados (Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grando do Sul, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no Distrito Federal. A petista lidera o levantamento em sete estados, teve empate técnico com Marina Silva em três estados (Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco) e aparece atrás da candidata do PSB em São Paulo e no Distrito Federal. Já Marina perde o segundo lugar para Aécio em Minas Gerais e Santa Catarina. Os dois estão tecnicamente empatados no Rio Grande do Sul, com Marina com 21% das intenções de votos e Aécio com 20%. Na pesquisa com eleitores em todo país, Dilma aparece com 38%, Marina com 29% e Aécio com 19%. O levantamento na Bahia ouviu 1.512 eleitores em 83 municípios da Bahia entre 21 e 23 de setembro. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00026/2014. 

Anvisa publica resolução com medidas para retorno da venda de emagrecedores

Nesta sexta-feira (26), foi publicada no Diário Oficial da União a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permite a volta da venda de emagrecedores no país. O texto normatiza o assunto depois que o Senado suspendeu, no início do mês, a resolução da agência reguladora que proibia a venda e a prescrição de medicamentos que contêm anfetaminas usadas no controle da obesidade. De acordo com a Agência Brasil, os medicamentos que contém mazindol, femproporex e anfepramona deverão ser novamente registrados pelos fabricantes para que voltem a ser comercializados. A norma prevê ainda que as farmácias só poderão manipular esses medicamentos quando houver algum produto registrado na Anvisa.

Praça Edmundo Dantas Coelho é inaugurada em Brumado Foto: Divulgação

Localizada no Bairro São José (antiga Urbis I), a Praça Edmundo Dantas Coelho foi inaugurada pela prefeitura municipal de Brumado. Os moradores do bairro receberam o novo espaço de convivência com grande alegria e satisfação, pois a praça era uma antiga reivindicação dos mesmos. O ato inaugural foi prestigiado por diversas autoridades. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) compareceu à inauguração, sendo ovacionado pelas pessoas, que o agradeceram bastante pela construção da praça. 

Praça Edmundo Dantas Coelho é inaugurada em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Noticias

Os moradores ressaltaram a importância do local, que estava abandonado e por isso atraía desocupados ameaçando a segurança de todos. Em seu discurso, o prefeito disse que continuará trabalhando em prol dos apelos da população. Além das presenças de empresários, secretários municipais e empreiteiros, estiveram na ocasião os familiares do homenageado com a denominação da Praça Edmundo Dantas Coelho. Na oportunidade, o seu filho Jean Nunes Coelho agradeceu em nome da família a homenagem.

Dois brumadenses se classificam na noite de estreia do FEMP-B Foto: João Augusto/Brumado Notícias

Acompanhado do Secretário Municipal de Cultura, Miguel Lima Dias, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), participou da abertura do III Festival de Música Popular Brumado (FEMP-B), que está sendo realizado na Praça Coronel Zeca Leite. Das dez primeiras canções apresentadas, cinco se classificaram para a grande final de sábado (27). Entre os finalistas, estão os brumadenses Arlindo Polvinthay com a música Rei na Barriga, e Mony Viana com a interpretação de Marca pelo Chão. Os demais classificados da noite foram Ronaldo Tobias, de Montes Claros, Minas Gerais, com a música Incelência ao Sertão; a dupla Igor Murilo e Tereza Raquel, de Vitória da Conquista, cantando Alma Poeta; e Riana Oliveira, de Caruaru, Pernambuco, com a música Nascimento de Matuto. Mais dez composições serão apresentadas na noite desta sexta-feira (26) e os cinco classificados fecharão o grupo que concorrerá a premiação de R$ 10 mil. (Veja Fotos).

Em noite de Cosme e Damião, Rotary de Brumado homenageia Dete do acarajé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os irmãos mártires cristãos, Cosme e Damião, padroeiros da Medicina e dos farmacêuticos, são festejados no dia 26 de setembro pela igreja Católica e, no dia 27, pelo Candomblé. Porém, por conta dos dias de sessões, a comemoração dos santos na Rotary Clube de Brumado foi realizada na noite da última quinta-feira (25). Na ocasião, a Casa da Amizade homenageou a Dona Dete do Acarajé, que por muitos anos fez a famosa Festa do Caruru oferecida aos santos gêmeos. Acompanhada dos filhos e netos, Dona Dete foi recepcionada pelos rotarianos que ornamentaram o clube ao melhor estilo que remonta as tradicionais Festas de Caruru. Coordenadora da Casa da Amizade, Mariane Silva escolheu a personalidade homenageada. Após um breve relato biográfico da baiana, Dona Dete recebeu a comenda comemorativa. 

Em noite de Cosme e Damião, Rotary de Brumado homenageia Dete do acarajé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Idenor Amorim, atual presidente do Rotary, falou sobre a homenagem. “Para nós é uma homenagem muito importante, pois se trata de uma pessoa muito simpática, uma grande personalidade de nossa comunidade, que só faz somar com seu carisma, simpatia e cultura mantendo viva uma tradição. A Casa da Amizade foi muito feliz na escolha. Dona Dete é uma pessoa humilde e simples, mas acima de tudo de um valor muito grande para a comunidade brumadense”, disse. Mariane também falou sobre a homenageada. “Foi a realização de um sonho poder prestar essa homenagem a Dete, pois ela é um modelo de mulher guerreira que nos enche de orgulho”, completou. Muito emocionada, Dona Dete agradeceu a todos e ofereceu a homenagem a todas as baianas de acarajé da cidade. 

Brumado: Acusado de mandar matar um adolescente é condenado a mais de 9 anos de reclus Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Genivaldo Alves Guimarães presidiu mais um tribunal de júri no Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, na última quinta-feira (25). O júri de ontem foi um dos mais esperados do ano, pois o réu era Wanderson Santos Amorim, o Pedreirinho, acusado de ser o mandante do crime que tirou a vida do adolescente Anderson Lucas Abreu Ferraz, o Luquinha, no dia 1º de março de 2012, no Loteamento Malhada Branca. Na ocasião, Pedreirinho encontrava-se detido, mas ficou sabendo que o estabelecimento comercial de sua tia havia sido roubado e que o autor do assalto teria sido Luquinha. De dentro do presídio, Pedreirinho teria dado a ordem para que um homem chamado Marcos de Lima executasse a vingança. Ele efetuou três disparos de arma de fogo que tirou a vida de Luquinha. Segundo relatório apresentado durante o júri, não há comprovação de que a vítima tenha sido realmente o autor do assalto no comércio da tia do mandante do crime. Marcos de Lima também seria sentenciado, mas acabou morrendo em confronto com a polícia após ter fugido da cadeia de Brumado.

Brumado: Acusado de mandar matar um adolescente é condenado a mais de 9 anos de reclus Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Wanderson, que cumpre pena por tráfico de drogas no Conjunto Penal de Serrinha, chegou a Brumado escoltado por uma guarnição da tropa de choque da polícia militar e acompanhou as teses de defesa e acusação. Após os procedimentos, os jurados responderam afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, o nexo causal entre as lesões e a morte da vítima, bem como a autoria. Ao quarto quesito responderam negativamente, rejeitando o pedido de absolvição. Ao quinto e sexto quesitos responderam negativamente, decotando as qualificadoras relativas ao motivo torpe e ao recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. Com isso, o juiz decretou a sentença aplicando-se o agravante prevista no art. 61, I, do Código Penal, tornando a pena definitiva em nove anos e seis meses de reclusão, sem causa de diminuição ou de aumento de pena. Por força de lei, o regime inicial será o fechado. Pedreirinho foi reconduzido ao conjunto penal onde encontra-se em reclusão. 

Bancários decidem entrar em greve na terça (30) Foto: Manoel Porto/Divulgação

Na noite de ontem (25), os bancários baianos aderiram à greve nacional e, a partir da próxima terça-feira (30), vão paralisar as atividades por tempo indeterminado. Em assembleia realizada, a categoria aprovou o calendário de mobilizações e um novo encontro foi marcado para a segunda-feira (29). De acordo com o sindicato, a decisão foi tomada após sete rodadas de negociações com a Fenaban sem sucesso. A categoria reivindica 12,5% de reajuste salarial, o que significaria 5,4% de aumento real - considerando o teto inflacionário, porém a contraproposta foi de 7%.

Livramento de Nossa Senhora: Empresário tem cabeça esmagada por caminhão Foto: Reprodução/Facebook

Em Livramento de Nossa Senhora, o empresário João Batista Dourado Silva, de 36 anos, morreu na tarde da última quinta-feira (25) após ter a cabeça imprensada por um caminhão. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele estava realizando reparos debaixo do veículo quando pediu a um funcionário que ligasse o mesmo. Ao ligar, o carro desengrenou e imprensou a cabeça da vítima, que morreu na hora. O acidente aconteceu no Povoado de Vila Nova, zona rural do município. A polícia técnica periciou o local e emitirá um laudo atestando a morte do empresário, que era bastante conhecido na região.

Vox Populi: Dilma tem 13 pontos de vantagem frente à candidata Marina Foto: Reprodução

Segundo pesquisa Vox Populi divulgada na quinta-feira, a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) abriu treze pontos de vantagem frente à candidata Marina Silva (PSB) e está com 38% das intenções de voto - crescimento de dois pontos em relação ao último levantamento. Marina aparece em segundo lugar com 25% - três pontos a menos do que a última pesquisa. Aécio Neves (PSDB) também ganhou dois pontos e soma 17%. Os outros candidatos somam 1% juntos. Brancos e nulos comam 7% e 11% estão indecisos. Em um possível segundo turno, entre Dilma e Marina, elas aparecem tecnicamente empatadas com 42% e 41% respectivamente. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi divulgado pela revista Carta Capital. A pesquisa está registrada sob o protocolo BR-00757/2014, no Tribunal Superior eleitoral (TSE).

Brumado: Mais de 1500 pessoas participaram do Plebiscito Popular da Constituinte

O resultado oficial do Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político foi divulgado por representantes da CUT e do MST no último dia 24. No total, foram computados 7.754.436 votos. 97,05% pessoas votaram Sim. Foram abertas mais de 40.000 urnas em todo Brasil, graças à atuação de 450 organizações sociais, que conseguiram criar em todos os estados mais de 2.000 comitês populares para realizar o Plebiscito. Nos dias 14 e 15 de outubro, será realizada uma Plenária Nacional em Brasília com 2.000 pessoas e será feita a entrega do resultado do Plebiscito aos três poderes públicos do Brasil. Em Brumado, o Plebiscito da Constituinte foi conduzido pelo Comitê Popular formado no município, contando com urnas na Associação Divina Providência, Associação dos Aposentados, na Casa do Monsenhor e urnas volantes pela cidade e por comunidades rurais. Na cidade, houve 1.526 votantes, sendo 1.496 votos Sim, 29 votos Não, 1 voto Nulo e nenhum voto em Branco. Esse resultado foi enviado na manhã do dia 8 de setembro à Secretaria Operativa Nacional e ao Comitê Estadual do Plebiscito na Bahia.

Arquivo