Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2017
fechar

Brumado: Legislativo promulga lei sobre a fixação de placa de advertência de exploração sexual de crianças Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial do Legislativo, foi publicada a Lei nº 1.809/2017, de 28 de agosto de 2017, que dispõe sobre a fixação de placa de advertência acerca da exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo a Lei, todos os estabelecimentos destinados à realização e promoção de eventos artísticos ou musicais noturnos, bem como hotéis, motéis, pensões ou similares, situados no município ficarão obrigados a fixar na porta de entrada, em local visível, placa com a seguinte advertência: Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime! Denuncie! Ligue para o Disque 100 e faça sua denúncia! O descumprimento da determinação acarretará aos estabelecimentos as seguintes penalidades: multa de R$ 900 por dia de descumprimento, suspensão das atividades pelo período de 60 dias, na reincidência, e cancelamento da licença de funcionamento, para o caso de a infração persistir. Os estabelecimentos terão prazo de 90 dias, a partir da regulamentação da lei, para fixar as placas de advertência.

Morador registra em vídeo pelo menos sete jacarés na Lagoa Manoel em Caculé Foto: Reprodução/Youtube

Na madrugada de hoje (15), um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o passeio noturno de pelo menos sete jacarés na Lagoa Manoel, em Caculé, no sudoeste baiano, área urbana da cidade. As imagens foram gravadas por um morador que estava no local no momento da aparição dos animas. As aparições não são raras, visto que pessoas que trafegam pelo local ou que moram próximo à lagoa costumam ver os animais. Em 2016, um desses animais foi visto circulando na Rua Coronel Miguel Fernandes, próximo à Praça Nossa Senhora Aparecida. Na época, o jacaré foi capturado por moradores e levado novamente para a lagoa.

Incêndio atinge serra na cidade de Rio de Contas Foto: Divulgação/Bombeiros

Um incêndio atingiu a margem esquerda da Cachoeira Mocotó, no povoado de Bittencourt, na cidade de Rio de Contas, região da Chapada Diamantina, no domingo (10). O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e por brigadistas da região desde a quarta-feira (13). De acordo com o G1, o trabalho de acompanhamento continua no local até o sábado (16) devido aos riscos de novos focos de incêndio. Segundo o Corpo de Bombeiros, o perímetro afetado não foi delimitado. As causas do fogo não foram determinadas, mas a perícia do Inema foi encaminhada para tentar determiná-las. Populares suspeitam que o fogo tenha sido criminoso.

UAB Brumado oferece pós-graduação gratuita da Univasf Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde o dia 4 deste mês de setembro, estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Lato Sensu de Docência em Biologia, que será ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Brumado. O curso é inteiramente gratuito e será ministrado na modalidade Ensino à Distância (EAD), com encontros presenciais mensais.

Ibiassucê: PM prende foragido acusado de assaltos à mão armada na região Foto: Divulgação/PM

Em Ibiassucê, uma ação da Polícia Militar terminou na prisão de Willian da Silva de Carvalho, de 26 anos, que estava foragido da justiça. Segundo a polícia, o elemento é de alta periculosidade e responde por vários assaltos à mão armada em cidades da região. Em 2015, William chegou a ser preso por porte ilegal de arma em uma ação da PM realizada em Ibiassucê. Na ocasião, os policiais encontraram com ele um revólver calibre 32, com seis cartuchos intactos. William também era acusado na época de um assalto ocorrido em um lotérica de Rio do Antônio. No momento da prisão, William conduzia uma motocicleta que terá sua procedência investigada. O elemento foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Caculé, onde permanece preso.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Polícia prende homem acusado de matar jovem esfaqueado em Caculé Foto: Divulgação/PM

Em operação conjunta realizada na quinta-feira (14), a Polícia Militar de Caculé e agentes da Polícia Civil prenderam Sinario Ferreira dos Santos, de 45 anos, acusado de homicídio qualificado. O pedido de prisão preventiva foi solicitado pelo delegado e acatado pela justiça. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o homem é suspeito de assassinar o jovem Danilo Silva Passos, 22 anos, no dia 24 de junho, no povoado de Laranjeiras, região do Distrito de Várzea Grande, na cidade de Caculé. Ambos haviam discutido em um bar da localidade. Após a briga, a vítima foi esfaqueada e morreu na hora.

Caetité: Escolas municipais realizam culminância de projeto sobre Anísio Teixeira Foto: Thayná Lima

As escolas municipais do distrito de Caldeiras realizaram a culminância do Projeto Aniversário de Anísio Teixeira, uma iniciativa da prefeitura de Caetité, através das secretarias municipais de Educação e Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. O evento, que contou com a parceria da Casa Anísio Teixeira, teve a participação das escolas: Grupo Escolar Antônio Carlos Magalhães, Escola de 1º Grau Professora Emiliana Nogueira Pita, e Escola 25 de Dezembro, da comunidade quilombola de Sambaíba. Com apresentações culturais, exposição fotográfica e de desenhos, além de dança e música, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a história de vida do educador que marcou os rumos da educação no país.

Vacinação de cães e gatos em Brumado ainda abaixo da meta do governo do estado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo do estado estabeleceu a meta de vacinar 80% dos cães e gatos no município de Brumado. A campanha foi iniciada no dia 1º de setembro e vai até o dia 16 de outubro, na sede do município. Nas comunidades rurais, a campanha se encerra no dia 26 de setembro. De acordo com levantamento do governo estadual, a estimativa é de que existam cerca de 12.714 animais domésticos em Brumado, sendo 10.421 cães e 2.293 gatos. Dentro da porcentagem estabelecida, o município tem de vacinar o equivalente a mais de 1.100 animais. Porém, até esta quarta-feira (13), apenas 5.510 animais, entre a zona urbana e rural, haviam sido vacinados. O apelo da vigilância epidemiológica é para que os proprietários levem seus animais para vacinação, que está disponível até a data limite, todos os dias, em horário comercial.

Arena Safadão será realizada dia 27 de outubro em Brumado

No dia 27 de outubro, o cantor Wesley Safadão apresentará o seu projeto Arena Safadão no Parque de Exposições Gilson Brito, em Brumado. Os ingressos para o show já estão sendo vendidos nos pontos de venda credenciados. No evento, o artista, que é um enorme sucesso no país, cantará os seus maiores sucessos, além de apresentar as novas músicas de trabalho, que foram gravadas no novo DVD em Miami. Não fique de fora desse grande evento e compre já o seu ticket.

Sábado (16) é dia de atualizar as cadernetas com a campanha nacional de multivacinação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sábado (16) é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Dados coletados junto ao site oficial do Ministério da Saúde apontam que cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão sendo convocados para comparecer aos postos para atualizarem as cadernetas de vacinação. O slogan deste ano é “Todo mundo unido fica mais protegido”. A campanha começou no dia 11 de setembro e segue até o dia 22 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação. Para atender a demanda, cerca de 350 mil profissionais estarão envolvidos na ação. De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a agosto deste ano, foram enviadas a todos os estados 143,9 milhões de doses de vacinas de rotina. Para a campanha, foram enviadas mais 14,8 milhões de doses extras. A principal meta é resgatar as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização. Segundo a pasta, 53% não estão com a vacinação em dia. Em Brumado, a preocupação maior da coordenação de vacinação da vigilância epidemiológica é com os adolescentes, visto que, conforme o órgão, o número de vacinados nessa faixa etária é bem abaixo do esperado, principalmente quando se trata de meningite e HPV.

Waldenor Pereira articula parceria com vereadores e prefeito de Piripá Foto: Vinícius Brito

Uma reunião entre os deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT) com os vereadores Jurandir Costa (PT), Jovino Silva (PDT) e o prefeito de Piripá, Flávio Rocha (PTB). O objetivo do encontro foi a avaliação de uma possível parceria entre os parlamentares e a gestão municipal, buscando a aproximação recíproca entre a prefeitura municipal e vereadores e deputados. Tanto Waldenor quanto Zé Raimundo acolheram com bons olhos a aproximação iniciada e avaliaram como positiva a reunião. “Apresentamos as nossas condições para uma futura aliança, que estão vinculadas ao bom exercício da política, garantia da transparência administrativa e a realização de uma administração compartilhada e democrática”, comentou Waldenor. Zé Raimundo agradeceu a iniciativa e afirmou que a expectativa é que a aliança se concretize.

Marlúcio participa de congresso nacional de oftalmologia para otimizar atendimentos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O médico oftalmologista Marlúcio Filho participou no último final de semana do 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que aconteceu na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O evento reuniu vários nomes consagrados da área. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Marlúcio declarou que a maratona teve como objetivo oferecer um melhor atendimento para Brumado e região. “Meu objetivo nesse congresso foi buscar aprimorar meus conhecimentos com os maiores especialistas na área para melhor cuidar da saúde ocular da nossa comunidade”, expressou o médico.

Fiol: Comissão na AL-BA realiza audiência pública para debater memorando com chineses Foto: Camila Queiroz

Os membros da Comissão da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto, antiga Fiol, e Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia realizarão na próxima quarta-feira (20), às 10h45, uma audiência pública para debater sobre o Memorando de Entendimento assinado recentemente pelo Governo do Estado com empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin). O evento contará com a presença do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster. O documento estabelece que o Governo do Estado, as empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, cooperarão para o desenvolvimento totalmente integrado dos projetos. Segundo a presidente da comissão, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), a audiência será um momento para esclarecer as dúvidas sobre datas, prazos e entraves já previstos no memorando. “O nosso objetivo é receber respostas mais concretas sobre o posicionamento do governo e das empresas chinesas para a execução das obras. Queremos a apresentação de um cronograma, destacando cada processo estabelecido no acordo”, pontuou a parlamentar.

Brumado vai com força total contra Paratinga no mata-mata do intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo domingo (17), às 15h, a seleção de Brumado volta a campo no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, em partida válida pela primeira partida da segunda fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol. Em entrevista ao Achei Sudoeste, o técnico Marconi Adriano, o Bua, garantiu que a torcida verá uma equipe diferente das duas últimas partidas, quando foi goleada por Guanambi (0x4) e Vitória da Conquista (4x1). O treinador justificou que o time atuou apenas com jogadores da base juvenil, uma estratégia adotada pela direção da Liga Brumadense de Futebol (LBF), uma vez que a equipe já havia garantido a sua classificação dentro da chave de grupos e optou por poupar os atletas contratados como reforços. “Contenção de despesas. A LBF não está com dinheiro em caixa, então foi válida a estratégia, mas, a partir de agora, cada jogo é uma decisão e, se quisermos continuar respirando no campeonato, teremos de entrar com força máxima em campo e mostrar mais garra e determinação”, disse o comandante. Na noite de ontem (13), o treinador do selecionado brumadense comandou o primeiro treino da semana e, nesta sexta-feira (15), retoma os treinos e definirá o grupo que começará a partida contra Paratinga, seleção primeira colocada no grupo da região oeste do estado.

Ministério Público expede recomendação para anular processo seletivo em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) expediu uma recomendação ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), para que seja anulado integralmente o edital e todos os atos praticados no processo seletivo simplificado n º 05/20017, que prevê a contratação temporária de 71 profissionais da área de saúde. A recomendação, feita pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, também orienta que sejam restituídos aos candidatos todos os valores de inscrição e que o prefeito se abstenha de efetuar ou prorrogar a contratação de servidores por tempo determinado para postos de saúde, hospitais, Programa Saúde da Família (PSFs), Centro de Atenção Psicossocial (Caps); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Serviço de Atendimento Médico (Samu), exceto para atender necessidade estritamente temporária. O promotor de Justiça recomendou também que todos os contratos temporários em desacordo com a Constituição Federal sejam anulados de forma escalonada e que seja realizado o preenchimento dos cargos correspondente às funções exercidas pelos agentes contratados irregularmente por servidores aprovados no certame 01/2017 ou de outros concursos públicos, respeitando-se a ordem de precedência.

Michel Temer é denunciado acusado de organização criminosa e obstrução de Justiça Foto: G1

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (14) uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), desta vez pelos crimes de obstrução à Justiça e organização criminosa. O STF somente poderá analisar a denúncia contra Temer se a Câmara autorizar. Em agosto, a Câmara rejeitou a primeira denúncia de Janot contra Temer, por corrupção passiva. Outras oito pessoas são alvos da mesma denúncia – dois ministros, dois ex-ministros, dois ex-deputados, um empresário e um executivo. De acordo com o procurador, os políticos denunciados (todos do PMDB) arrecadaram mais de R$ 587 milhões em propina. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Desta vez, pelos crimes de obstrução à Justiça e organização criminosa. Novamente, ela precisará da autorização da Câmara dos Deputados para ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na primeira denúncia, por corrupção passiva, os parlamentares votaram pelo arquivamento do caso. Janot denunciou outras sete pessoas: o ex-ministro Geddel Vieira Lima, os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, os empresários Joesley Batista e Ricardo Saud, e os ex-deputados Eduardo Cunha, Rodrigo Rocha Loures e Henrique Eduardo Alves. De acordo com o G1, quanto ao crime de organização criminosa, Janot aponta que Temer, Geddel, Cunha, Henrique Alves, Rocha Loures, Padilha e Moreira Franco receberam propina, que, somada, chega a R$ 587,1 milhões. O pagamento dos valores teria feito parte de crimes contra empresas e órgãos públicos, como a Petrobras e a Caixa Econômica Federal. Nas ações relacionadas ao crime de obstrução de Justiça, Janot aponta o compromisso feito entre o doleiro Lúcio Funaro e Joesley para não fechar acordo de delação premiada. Ambos se tornaram delatores. O procurador aponta ainda que Temer estimulou o empresário a fazer pagamentos para Eduardo Cunha para que ele não fizesse delação premiada.

Brasileiro pagou mais de R$ 1,5 tri em impostos Foto: Divulgação

O país deve atingir nesta quinta-feira a marca de R$ 1,5 trilhão em pagamento de impostos, segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O recorde foi atingido quase um mês antes que em 2016, quando foi registrado em 6 de outubro. O valor equivale a todo o dinheiro que os brasileiros pagaram aos cofres da União, dos Estados e dos municípios em tributos (impostos, taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária) desde o primeiro dia do ano. A iniciativa da associação, que usa dados compilados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), é aumentar a transparência e o conhecimento sobre o total de recursos de brasileiros voltado para o pagamento de tributos no país. Os valores são nominais (sem descontar a inflação). As informações são do Jornal O Globo.

Obra de canil vira pequeno elefante branco e município perde R$ 135 mil de verba pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O canil municipal construído próximo ao aterro sanitário, à margem da BR-030, em Brumado, virou um pequeno elefante branco. O site Achei Sudoeste apurou que o local não atende as especificações para alojar os animais recolhidos das ruas da cidade. Uma representante dos protetores dos animais disse a nossa reportagem que o local foi construído na gestão do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) fora dos padrões apresentados no projeto para execução da obra. Além dos cômodos de tamanhos reduzidos, a prefeitura não construiu o muro em volta do local. A obra, no valor de R$ 135 mil, foi inaugurada e entregue no final de 2016 pelo prefeito em exercício, porém nunca foi utilizada. Nossa reportagem apurou que, em contato com a atual administração, os protetores dos animais e a ONG que se prontificou a manter o canil chegaram à conclusão de que o lugar é inviável para utilização. A atual administração alegou que está fora de cogitação para o município puxar extensões de rede de água e energia para abastecer o canil, pois os custos são altíssimos e não há caixa disponível para obra. Os representantes da ONG e dos protetores dos animais ainda teriam cogitado a doação de um novo terreno, mais centralizado, para construção de outro canil, porém o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) negou o pedido, argumentando que no momento busca uma área para construção do novo CAPS. Dessa forma, toda verba pública empregada no empreendimento ficará no esquecimento. Como o canil está localizado próximo ao aterro controlado, pode-se dizer que a verba foi depositada no lixo, sem o retorno social objetivado.

Prefeitura entrega material esportivo para Seleção de Futebol de Caculé Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (12), a prefeitura municipal de Caculé, através do Departamento de Esportes, entregou aos jogadores da seleção de futebol de Caculé materiais esportivos, incluindo uniformes, chuteiras, meias e luvas. A entrega aconteceu no Estádio Municipal Nilo Xavier, onde os atletas se preparam para participar de um campeonato regional que será realizado na cidade de Licínio de Almeida, no próximo final de semana. Participaram do ato o prefeito Beto Maradona, o vereador Alvimar Novais Costa, o treinador Valdecir Prates, o encarregado de esporte Israel Cotrim e o chefe de divisão de esporte José Pereira Filho.

Homem é preso com revólver calibre 32 e faca peixeira em Botuporã Foto: Divulgação/PM

Durante uma abordagem de rotina, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam um revólver calibre 32 e uma faca peixeira em poder de um homem suspeito. A abordagem aconteceu em um trecho entre as cidades de Caturama e Botuporã. Segundo informações da polícia, o indivíduo foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e está detido na Delegacia de Livramento de Nossa Senhora.

Passageiro é preso pela PRF com 33 kg de drogas em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Em Vitória da Conquista, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem com 33 kg de substância análoga à maconha. A droga era transportada em um ônibus interestadual de passageiros. O veículo seguia de São Paulo para Pernambuco quando foi abordado pela PRF no KM 830 da BR 116. Durante a fiscalização, os policiais encontraram no compartimento de cargas uma mala contendo 56 tabletes de substância análoga à maconha. O passageiro que transportava o material foi identificado. À polícia, ele informou que recebeu a droga na rodoviária do Tietê, em São Paulo, e a entregaria no município pernambucano de Agrestina em troca de dinheiro. O homem foi preso e levado, juntamente com o entorpecente, para a delegacia, onde irá responder por tráfico de droga.

Desemprego causa sofrimento e afeta famílias em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, o desemprego tem causado sofrimento a muitas famílias. Reportagem realizada pela Rádio 88 FM na quarta-feira (13) junto a moradores residentes nas casas populares localizadas próximo ao Bairro Benito Gama mostra a realidade da situação. Na despensa de uma das casas, não havia sequer alimento. O local também está há 17 dias sem energia elétrica por conta da falta de pagamento. Os donos da residência alegam que estão à procura de emprego, mas encontram apenas serviços temporários. A população cobra ações urgentes da Ação Social do Município, a fim de oferecer condições para que o cidadão tenha possibilidade de se sustentar por meio de um trabalho digno.

Justiça nega prisão domiciliar ou militar para Geddel Vieira Lima Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça do Distrito Federal negou pedido da defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima para que ele fosse transferido para prisão domiciliar ou uma prisão militar, como alternativa. Os advogados do peemedebista argumentam que Geddel é ameaçado por outros presos do Complexo Penitenciário da Papuda, no DF, onde ele cumpre prisão preventiva. Responsável pela decisão, a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais, avaliou que Geddel não corre riscos e destaca que ele está custodiado de forma adequada, em ala reservada aos presos com ensino superior. “Essencial registrar que as medidas necessárias ao resguardo da integridade física do custodiado vêm sendo adotadas pela direção da unidade prisional em que se encontra, não havendo, até o presente momento, nenhuma notícia de que ela tenha sido violada”, afirma a magistrada. Em prisão domiciliar desde o dia 13 de julho, Geddel voltou ao regime fechado, preventivamente, na última sexta-feira (8), após a Polícia Federal apreender R$ 51 milhões em espécie em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, que estaria sendo usado por ele para guardar documentos de seu pai, morto no ano passado.

Arquivo