Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2018
fechar

Brumado: Mulher é atingida por bala perdida durante execução a entregador de pizza Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 55 anos foi atingida na perna por uma bala perdida na noite da última segunda-feira (17), na Rua Antônio Jorge Cerqueira, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a mulher estava na porta de casa no momento em que dois homens encapuzados, a bordo de uma motocicleta, executaram um entregador de pizza. Em meio aos disparos de arma de fogo, um projétil acabou atingindo a perna da dona de casa, que foi atendida pro Samu 192 e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. Mesmo com a gravidade da lesão, a mulher não corre risco de morte. A noite foi violenta em Brumado, com dois homicídios e uma vítima não fatal de bala perdida.

O nível de atividade da economia brasileira registrou expansão em julho, mês que marca o início do terceiro trimestre, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (17). O chamado Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um tipo de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), teve expansão de 0,57% em julho, comparado com o mês anterior. O resultado foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes). Quando comparado a julho de 2017, o IBC-Br cresceu 2,56% (neste caso, sem ajuste sazonal). Os números do BC mostram que esse foi o segundo mês seguido de crescimento do nível de atividade, que já havia avançado 3,42% em junho – após o tombo de 3,35% em maio, por conta da greve dos caminhoneiros. Os números do BC mostram ainda que, nos sete primeiros meses deste ano, o indicador do nível de atividade registrou uma expansão de 1,19%, sem o ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses até julho, a prévia do PIB (indicador dessazonalizado) registrou crescimento de 1,46%.

Caetité: Homem tem braço amputado e morre após acidente na BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (17), um homem identificado como Adailton Brito Silva morreu após ficar gravemente em um acidente registrado na BR-030, em Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima caiu de moto na famosa curva do Peri Peri, entre Caetité e Brumado. O acidente aconteceu no domingo (16) e também envolveu um caminhão tanque. Ele foi socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, sendo, posteriormente, transferido ao Hospital Regional de Guanambi. Adailton teve um dos braços amputados e estava em estado gravíssimo. Ele era morador do Bairro Alto do Observatório, em Caetité. O motorista do caminhão fugiu e não prestou socorro.

Fibras podem retardar o envelhecimento cerebral, conclui estudo Foto: iStock

As fibras são conhecidas por contribuírem para a manutenção de uma dieta saudável, além de ajudarem na redução de peso. Agora, um novo estudo publicado na revista científica Frontiers in Immunology indica que adicionar alimentos ricos em fibras – como brócolis, nozes, aveia, feijão e pão integral – à dieta pode retardar o envelhecimento cerebral. Os declínios cognitivo e de memória, comuns na velhice,é causado por uma inflamação da micróglia, um tipo de célula do sistema imunológico que é abundante no cérebro e que tende a se tornar hiperativa e cronicamente inflamada no processo de envelhecimento. As fibras ajudam a retardar o envelhecimento cerebral ativando a produção de um ácido graxo de cadeia curta, chamado butirato,  que possui propriedades anti-inflamatórias. Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisadores da Universidade de Ilinois acompanhou, ao longo de quatro semanas, a dieta de camundongos idosos e jovens, verificando a quantidade de fibras ingeridas e o nível de substâncias anti-inflamatórias presentes no intestino. Os resultados mostraram que uma dieta rica em fibras aumenta a quantidade de butirato e outros ácidos graxos de cadeia curta na corrente sanguínea, tanto dos animais idosos quanto dos mais novos. Estudos anteriores mostraram que o butirato, que é produzido no cólon quando bactérias fermentam as fibras no intestino, pode melhorar a memória e reduzir inflamações cerebrais e também intestinais. No entanto, até o momento, a ciência não havia descoberto como o consumo de fibras poderia ser convertido em benefícios cognitivos.  Por outro lado, um consumo baixo do nutriente aumentou a inflamação intestinal nos ratos idosos. O mesmo não foi observado nos animais mais jovens, sugerindo que o envelhecimento aumenta a vulnerabilidade à inflamação. O que torna necessária a adição de fibras na alimentação para estimular a produção de substâncias anti-inflamatórias.

Brumado: Obras de pavimentação serão realizadas na Lagoa Funda Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado realizará obras de pavimentação na comunidade da Lagoa Funda, proporcionando melhor qualidade de vida aos moradores da região. Além da segurança, a pavimentação da localidade trará mais conforto aos moradores, pois acabará com a poeira que acabava invadindo as residências ou até mesmo a lama que era criada sempre que chovia. As obras serão promovidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Doença confundida com Alzheimer pode ser curada com cirurgia Foto: Reprodução

A hidrocefalia de pressão normal (HPN), doença que provoca acúmulo de líquido no cérebro, apresenta sintomas comuns  a doenças da velhice, como Alzheimer e Parkinson. Por causa disso, o diagnostico preciso pode ser dificultado. Esse foi o caso de Albano Giannini, de 78 anos, e Paulo Pires de Oliveira Camargo, de 79 anos. Os dois começaram a ter dificuldades de locomoção e, no caso de Camargo, também houve outros sintomas semelhantes aos do Alzheimer. A HPN –  também chamada de hidrocefalia do idoso – atinge pacientes acima de 65 anos. No Brasil, estima-se que 120.000 pessoas sofram com a doença. No entanto, ela ainda é pouco conhecida entre a população e até de alguns médicos, o que retarda o tratamento cirúrgico que pode reverter a doença.

Brumado: Prefeitura realizará licitação para instalação de sistema de videomonitoramento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A comissão da Prefeitura Municipal de Brumado realizará, no próximo dia 27, às 15h, em sua sede, uma licitação, na modalidade pregão presencial, para atender despesa com aquisição de camerasspeed dome para monitoramento da Rua da Abolição e das Praças Armindo Azevedo, Coronel Zeca Leite, Hélio Cotrim Leite, Dr. Pompilio Leite e Donatilia Meira Lobo. O sistema de videomonitoramento auxiliará na questão da segurança pública, proporcionando maior tranquilidade aos moradores e à população em geral.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Criança com leucemia morre em unidade de saúde de Caetité ao voltar de romaria Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma criança de 10 anos, que não teve a identidade revelada, morreu na Fundação Senhora Santana de Caetité, a 100 km de Brumado, depois de passar mal voltando de uma romaria na cidade de Bom Jesus da Lapa. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a criança tinha leucemia e passou mal durante a viagem, na BR-430, no trecho que liga Caetité a Igaporã. A criança foi levada às pressas para a unidade de saúde, juntamente com a mãe, mas não resistiu. O sepultamento ocorrerá em Brejões, de onde é natural.

Segurança morre e outro fica ferido em ataque a carro-forte na cidade de Boa Nova

Um segurança morreu e outro ficou ferido durante o ataque a um carro-forte da empresa Prosegur, na noite desta segunda-feira (17), na cidade de Boa Nova, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o crime ocorreu em um trecho da BR-116. Conforme a PM, o veículo foi interceptado por criminosos no momento em que passava na rodovia. Os homens fugiram após a ação e são procurados pela polícia. Ainda não se sabe se o grupo conseguiu levar o dinheiro que estava no carro-forte. Segundo a PM, o segurança ferido foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Poções, a cerca de 40 km de Boa Nova. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. O corpo da outra vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, também no sudoeste do estado. O caso será investigado pela Polícia Civil. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a empresa Prosegur até a publicação desta reportagem.

Caminhada Passos que Salvam será realizada em Brumado no dia 25 de novembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 25 de novembro, com saída do Comando da Polícia Militar, às 16h, a Caminhada Passos que Salvam será realizada em Brumado a fim de arrecadar fundos para a manutenção do Hospital do Amor, em Barretos. A concentração final será na Praça Coronel Zeca Leite, onde uma estrutura de barracas estará montada para venda de guloseimas para manutenção da Caase, Casa de Apoio aos pacientes de Brumado e região. Haverá ainda um show do cantor Fann Estourado no local. Em entrevista ao siteAchei Sudoeste, Iara Lobo e Patrícia Correia, membros da comissão organizadora da campanha, falaram sobre os preparativos para o evento. Lobo destacou que a comunidade, mais uma vez, abraçou a causa e os kits para participação na caminhada, ao todo 3 mil, estão sendo bastante procurados. “A importância da caminhada é para chamar a atenção para a prevenção do câncer infanto-juvenil”, ressaltou. Ela afirmou que, o quanto antes a doença for descoberta, as chances de cura são maiores e o tratamento menos demorado. O objetivo maior, segundo ela, é informar os pais para realização do diagnóstico precoce. Patrícia Correia reforçou a simbologia da campanha, muito mais importante que o número de vendas, dado o trabalho realizado no Hospital do Amor, onde, segundo ela, uma estrutura grandiosa oferece o melhor tratamento aos pacientes com câncer, muitos da cidade e região. “A gente conta com o pessoal para fazermos pelo terceiro ano a maior caminhada do Hospital do Amor. Por dois anos seguidos, Brumado foi a maior caminhada do Hospital do Amor e contamos com o povo de Brumado”, afirmou.

Brumado: Homens encapuzados matam mãe na ausência do filho em casa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois homens encapuzados invadiram uma residência, próximo à Rua Virgílio Ataíde, no Bairro Mercado, em Brumado, e mataram uma moradora. Ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Testemunhas disseram à polícia que os assassinos de capuz branco bateram a porta e a mulher, identificada apenas como Terezinha, abriu e já foi alvejada por vários disparos de arma de fogo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a polícia apura se há alguma ligação com a morte do entregador de pizza que ocorreu mais cedo, na mesma noite desta segunda-feira (17), uma vez que os autores dos dois casos foram vistos com capuz branco cobrindo os rostos e estavam a bordo de uma motocicleta. Informações não confirmadas pela polícia dão conta de que o alvo seria o filho da vítima, porém, na ausência do mesmo, os bandidos tiraram a vida da mãe.

Tanhaçu: PRE intercepta ônibus com 400 kg de drogas dentro de mala Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), lotada na 2ª CIPRv Brumado, no posto rodoviário do distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado, interceptou um ônibus na BA-026. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no veículo, foram encontradas 06 malas cheias com 400 kg de drogas, dentre as quais pasta de cocaína e maconha prensada. Uma mulher identificada como Paloma Pereira da Silva, 27 anos, assumiu transportar os produtos, recebendo voz de prisão e sendo conduzida com as substâncias para a delegacia de Brumado, onde foi apresentada perante às autoridades polícias. A polícia ainda apura a origem e destino para onde eram transportadas as drogas.

Entregador de pizza é morto a tiros em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um entregador de pizza de nome Luciano da Silva, 32 anos, foi morto na noite desta segunda-feira (17), à margem da linha férrea, na Rua Antônio Jorge Cerqueira, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Informações preliminares colhidas pelo site Achei Sudoeste apontam que a vítima foi abordada por dois homens em uma motocicleta e atingida por vários disparos de arma fogo. Populares acionaram o Samu 192, mas, ao chegar ao local, a equipe de socorristas constatou que o homem já estava sem vida. A Polícia Militar percorreu as imediações no intuito de tentar chegar aos autores do crime, porém não sem êxito. Delegado e uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram o levantamento cadavérico e o corpo foi removido para o Instituto Médico Lega (IML) para ser necropsiado.

Caetité: Idosa morre dentro de ônibus interestadual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (17), uma mulher de 65 morreu dentro de um ônibus que fazia a linha São Paulo a Ipupiara. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Alice Gomes de Oliveira viajava acompanhada do marido para o município de Oliveira dos Brejinhos, quando passou mal. Ela se queixou de falta de ar. Na parada de Guanambi, os passageiros desceram para o café da manhã e perceberam que a idosa estava imóvel. O marido, porém, acreditava que ela estava apenas dormindo. O Samu 192 foi acionado em Caetité e constatou a morte da passageira. O corpo foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Caetité e, posteriormente, removido ao Instituto Médico Legal de Guanambi. A causa da morte será investigada.

Polícia encontra grande quantidade de pedras de crack no Bairro Mercado em Brumado Foto: Divulgação/PM

Por volta de 10h30min, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) averiguou uma edificação abandonada no Bairro Mercado, em Brumado, a qual era usada para a prática de tráfico de drogas. No local, foram encontradas 267 pedras análogas ao crack, prontas para comercialização. O material apreendido foi levado e apresentado ao preposto da Polícia Civil, na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde o fato foi registrado.

Aracatu: Arma de fogo é apreendida pela Caesg no Povoado de Várzea da Pedra Foto: Divulgação/Caesg

No último domingo (16), a Caesg realizava rondas táticas e ostensivas em uma estrada vicinal no Povoado de Várzea da Pedra, em Aracatu, a 36 km de Brumado, quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, ele entrou em um matagal, dispensando uma espingarda cartucheira calibre 32 e algumas munições. Foi feita uma varredura no local com o intuito de localizar o indivíduo, porém não foi possível a sua captura. O material encontrado foi apresentado na 20ª Coorpin, em Brumado, para providências cabíveis.

Rio do Antônio: Moradores da Fazenda Mandacaru estão sem iluminação pública há dois anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os moradores da Fazenda Mandacaru, na região da Casa dos Escravos, no município de Rio do Antônio, a 67 km de Brumado, estão sem iluminação pública há mais de dois anos. Moradores da localidade disseram de suas indignações com o poder público em contato com o site Achei Sudoeste. De acordo com eles, os postes da localidade estão sem lâmpadas e os moradores seguem convivendo com a escuridão, o descaso da Prefeitura Municipal de Rio do Antônio, administrada pelo prefeito José Souza Alves (DEM), o Deca, e  a insegurança em trafegar na região. “Desde o mês de agosto de 2016 que estamos cobrando do município, dos vereadores e funcionários públicos, mas, até o momento, sem sucesso”, disseram. A nossa reportagem entrou em contato com a prefeitura local, mas as ligações não foram atendidas.

Brumado: Suspeito de assaltar churrascaria na Exupério Pinheiro Canguçu é preso Foto: Divulgação/PM

No Bairro Irmã Dulce, em Brumado, uma guarnição da Polícia Militar prendeu o suspeito de assaltar uma churrascaria na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. Com o indivíduo, foi encontrada uma porção de substância similar à maconha. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, algumas vítimas fizeram o reconhecimento do homem através de suas roupas e moto utilizada no assalto. O suspeito e o material foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde o fato foi registrado.

Tanhaçu: Com síndrome rara, bebê aguarda transferência para hospital especializado em neurocirurgia pediátrica Foto: Reprodução/TV Bahia

Com apenas dois meses, o bebê Ytalo Davy está internado desde que nasceu no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, por conta de uma síndrome rara. Ele aguarda uma vaga em uma unidade de saúde da capital. A criança tem dificuldades para respirar e precisa passar por uma cirurgia. De acordo com a TV Bahia, a família busca a transferência da criança desde o dia 28 de agosto. Os pais de Ytalo já procuraram a Defensoria Pública e a prefeitura, mas ainda não obtiveram retorno sobre a vaga. No sexto mês de gestação, a lavradora Edna Ferreira, natural do município de Tanhaçu, descobriu o problema, que pode levar à paradas respiratórias. A síndrome causa compressão da área do cérebro que é responsável pela respiração. Em nota, o Hospital Esaú Matos informou que a vaga que o bebê precisa é em um hospital especializado em neurocirurgia pediátrica. Até a publicação desta reportagem, a criança ainda não havia sido transferida para um hospital de Salvador.

Rio de Contas: Ex-prefeito se recupera em Vitória da Conquista após temporada em UTI

O ex-prefeito da cidade de Rio de Contas, Márcio de Oliveira Farias (PSD), de 45 anos, passou por momentos difíceis na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Agora, ele está se recuperando e deixou uma mensagem, em vídeo, pelo apoio recebido. “Amigos e amigas, graças a minha fé e a fé de vocês, Deus ouviu e atendeu as nossas preces e realizou o milagre em mim depois de ter passado por momentos difíceis numa UTI. Agradeço a Deus e a cada um de vocês de todas as religiões que dispensaram momentos de suas vidas para orar por mim. Estou quase recuperado de tudo e em breve estarei aí para dar um abraço em cada um de vocês com as bênçãos de Deus”, destacou. Atualmente, Farias é servidor do INSS.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega esta semana aos municípios de Boquira, Ibicoara e Malhada de Pedras. O Saúde Sem Fronteiras é um programa itinerante, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem por objetivo realizar mamografias, exame que detecta precocemente o câncer de mama. O atendimento está voltado para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Em Boquira, o atendimento começou no dia 15 e termina no dia 27. A unidade móvel estará estacionada na Praça Nossa Senhora da Abadia. Serão 1.525 mulheres aptas para a realização dos exames de mamografia. Em Ibicoara, o atendimento começou nesta segunda-feira (17) e prossegue até o dia 21 e a unidade móvel vai ficar estacionada na Praça Mérico Martins Junior, área de eventos. Neste município, a meta da Sesab é atender a 686 mulheres dentro da faixa etária. Já em Malhada de Pedras, a unidade móvel estará estacionada na Praça da Prefeitura. O atendimento começa nesta segunda-feira (17), prosseguindo até o dia 19. No município, a meta de atendimento é de 546 mulheres. Nos dois municípios, o atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de residência. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Reprovação ao governo do prefeito de Livramento chega a 81%, diz pesquisa Folha Regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Folha Regional, realizado neste mês de setembro, a rejeição ao prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, subiu de 74% para 81% em seis meses. Na avaliação, apenas 2% dos entrevistados avaliaram a gestão como ótima, 5% boa, 11% regular, 57% ruim e 24% péssima. Não souberam ou não responderam somaram 1%. Os serviços públicos da cidade também foram mal avaliados. Questionados sobre os principais problemas do município, 50% dos entrevistados responderam a saúde, seguido da água, com 18%.

Brumado: Alunos da Uneb promovem mesa redonda no próximo dia 26

No próximo dia 26, a Turma da Disciplina Direito e Movimentos Sociais, da Uneb/Brumado, realizará uma Mesa Redonda com bacharéis em Direito, militantes de Movimentos Sociais, que se formaram pela Turma Elizabeth Teixeira - Pronera/UEFS. Será um momento de discussão sobre a política pública educacional e sobre a vivência prática, desafios e resultados alcançados. As Turmas Especiais de Direito para Beneficiários da Reforma Agrária são resultados da luta dos movimentos sociais do campo, em torno do acesso à educação e respeito à cultura camponesa. O resultado foi a criação do Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Decreto nº 7352/2010), que institucionalizou e apontou diretrizes para todos os níveis da educação, com enfoque no público da Reforma Agrária. As inscrições serão feitas no local, a partir das 13h30, devendo ser entregue 1 kg de alimento, que será destinado para entidade filantrópica da cidade. Os debatedores são: Edelson Silva Moreira - Bacharel em Direito, Militante do MPA  (Movimento dos Pequenos Agricultores); Elieli Nunes Rodrigues - Advogada, Militante do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores); Rosalvo José dos Santos – Bacharel em Direito, Militante do MST e Salviano Lima Sousa - Bacharel em Direito, Militante do MST. 

Arquivo