Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2019
fechar

Professor cobra mais atenção do poder público com o Hemoba de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O professor Alex Farias, da cidade de Presidente Jânio Quadros, esteve no Hemoba de Brumado para doar sangue, porém se deparou com a falta de material na unidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele contou que compareceu ao local após ser informado de que uma paciente internada no hospital municipal estaria necessitando de sangue do tipo O negativo. “Na segunda-feira cedo fui até o Hemoba e, chegando lá, por volta de 7h30, fui informado de que, infelizmente, só tinha 15 bolsas de coletagem. É uma situação inadmissível porque fala-se tanto na importância de doar sangue para salvar vidas”, criticou. O professor lamentou o ocorrido e apelou que os órgãos responsáveis não deixem que isso aconteça. Mesmo revoltado, ele retornou à unidade na terça-feira, quando conseguiu fazer a doação para prestar solidariedade a paciente, que estaria em estado grave. “As bolsas chegaram às 18h de segunda-feira e eu fui um dos primeiros a doar na terça”, completou.

Brumado supera concorrência regional e receberá grupamento do corpo de bombeiros Foto: Manu Dias/GOVBA

Após um processo rigoroso, o município de Brumado será contemplado com um Grupamento do Corpo de Bombeiros. A decisão já foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira (17). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de planejamento, Castilho Viana, disse que Brumado se destacou frente a outros municípios do mesmo porte que também estavam na disputa. “Brumado saiu na frente e preencheu todos os pré-requisitos”, afirmou. Segundo o secretário, o município assumiu o projeto para construção da sede do grupamento e, o mais rápido possível, dará início ao processo, juntamente a alguns parceiros, para início das obras. O terreno doado pelo Município está estrategicamente localizado nos fundos da 34ª CIPM a fim de proporcionar o apoio militar, bem como o fácil acesso à saída para atendimento das demandas da população. Para o secretário, todo o município será beneficiado com a instalação da unidade do Corpo de Bombeiros, tendo em vista os ganhos sociais e financeiros para munícipes e empresas privadas.

Homem de 45 anos é encontrado morto próximo à Lagoa Manoel Caculé Foto: Aloísio Costa/Informe Cidade

Um homem de 45 anos, identificado como Carlos William Novaes da Silva, conhecido como “Bodinho do Bar”, foi encontrado morto na manhã deste domingo (22) em uma área próxima a Lagoa Manoel Caculé. De acordo com agentes da Polícia Militar, o corpo já estava em avançado estado de decomposição. Familiares disseram ao site Informe Cidade que a vítima não era vista desde a última sexta-feira (20). Ainda de acordo com a polícia, as suspeitas são de que Carlos William tenha sofrido uma descarga elétrica. Próximo ao local onde o corpo foi encontrado há fiações que mantém o funcionamento de uma bomba de água. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi realizou a perícia no local e encaminhou o corpo de William para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

BA-148: Homem é baleado em tentativa de assalto na entrada de Pedra Preta em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi baleado na noite da última sexta-feira (20), na BA-148, nas proximidades da entrada da comunidade de Pedra Preta, em Brumado, enquanto pilotava sua motocicleta. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime ocorreu por volta das 21h. De acordo com testemunhas a vítima foi abordada por bandidos, que queriam roubar sua motocicleta. Dois suspeitos, utilizando armas, alvejaram o homem e imprimiram fuga do local. A motocicleta não foi levada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto. A unidade de saúde não divulgou nenhum boletim médico.

STJ libera acréscimo de sobrenome do cônjuge após casamento Foto: Reprodução/Youtube

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta semana autorizar uma mulher a acrescentar mais um sobrenome do marido sete anos após o casamento. Com a decisão, a certidão de casamento poderá ser retificada pelo cartório de registro civil. O caso chegou para julgamento na Terceira Turma do STJ após a Justiça de São Paulo ter negado o pedido do casal para mudar a certidão de casamento anos após o matrimônio. O magistrado local e a segunda instância da capital paulista entenderam que deveria ser respeitado o princípio jurídico da imutabilidade dos sobrenomes. Dessa forma, a escolha do nome de casado deveria ser feita apenas uma única vez. De acordo com a Veja, a defesa do casal alegou no STJ que o Código Civil e a Lei de Registros Públicos não impedem a inclusão do sobrenome do cônjuge após casamento. Os advogados também defenderam que a justificativa legal para a mudança seria a notoriedade social e familiar do novo sobrenome. Ao julgar o caso, o relator, ministro Villas Bôas Cueva, concordou com a defesa e disse que não há proibição legal para adoção de novo sobrenome após o casamento. Cueva lembrou que, ao oficializar o casamento, o cônjuge pode manter o nome de solteiro, adicionar o sobrenome do parceiro ou modificar os sobrenomes, mas a medida deve ser feita com interferência mínima do Judiciário. “O nome representa a própria identidade individual e, ao fim e ao cabo, o projeto de vida familiar, escolha na qual o Poder Judiciário deve se imiscuir apenas se houver insegurança jurídica ou se houver intenção de burlar à verdade pessoal e social”, disse.

Menina de 8 anos morre baleada no Complexo do Alemão durante operação policial Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma menina de 8 anos de idade morreu baleada na noite desta sexta-feira, 20, depois de ser atingida por um tiro nas costas quando estava dentro de uma kombi na comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ágatha Félix estava acompanhada da avó e foi levada às pressas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu ao ferimento. De acordo com relatos de moradores pelas redes sociais, o tiro teria sido disparado por militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que atiraram contra ocupantes de uma motocicleta em fuga. Os moradores da região fazem uma manifestação na comunidade, em protesto contra as mortes ocorridas recentemente nas comunidades. Em maio, o professor de jiu-jitsu Jean Rodrigues da Silva Aldrovande também foi vítima de uma bala perdida. De acordo com a Veja, em nota, a Polícia Militar informou que unidades policiais foram atacadas e os agentes revidaram. A nota diz que após o confronto não foram encontrados feridos na varredura do local. “Na sequência, os policiais foram informados por populares que um morador teria sido ferido na localidade conhecida como Estofador”. Uma equipe da UPP se deslocou até o Hospital Getúlio Vargas e confirmou a entrada de uma criança de 8 anos ferida por disparo de arma de fogo. A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) vai abrir apurar as circunstâncias da ação.

ONU: Brasil não está na cúpula do clima por não mostrar interesse Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A cúpula do clima organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) começa neste sábado, 21, onde recebe representantes de 60 países. O Brasil, porém, não está entre eles. O motivo é que o país não mostrou interesse, disse o secretário-geral da ONU, António Guterresm ao jornal britânico Financial Times. O encerramento da cúpula, na próxima segunda-feira, 23, onde participam líderes mundiais, não terá a participação do presidente Jair Bolsonaro e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.  De acordo com Guterres, todos os países que enviaram um comunicado à instituição contendo “desenvolvimentos positivos” sobre o tema teriam tempo para falar na cúpula de segunda-feira. “Ninguém foi recusado”, disse ele. “Eles não apareceram”. Reino Unido, China, Índia e União Europeia são alguns dos participantes já confirmados. O Brasil está fora assim como Japão, Austrália, Arábia Saudita e os Estados Unidos, que já afirmaram o interesse de se retirarem do acordo climático de Paris. A expectativa é a de que, no evento, sejam feitos mais de 60 novos anúncios climáticos. Segundo a Veja, os lançamentos, no entanto, competirão com outros assuntos que devem dominar o encontro, como as tensões globais, incluindo a guerra comercial entre EUA e China, e os conflitos no Oriente Médio.

Rio do Antônio: Caminhão carregado com maracujina tomba na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um caminhão carregado com maracujina tombou na tarde do último sábado (21), na BR-030, nas proximidades do Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 50 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente ocorreu após o motorista do veículo perder o controle da direção ao realizar uma curva. De acordo com testemunhas, ele sofreu apenas ferimentos leves. O motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência e controlou o trânsito na rodovia.

Caetité: Alunos da comunidade do Açoita Cavalo não estão indo à escola por falta de transporte escolar

Alunos da comunidade do Açoita Cavalo, zona rural do município de Caetité, a 100 km de Brumado, não estão indo à escola por falta de transporte escolar. De acordo com Vilson Nunes, as crianças estudam em Brejinho das Ametistas. A falta do transporte escolar na localidade seria a ausência de pagamentos por parte da Prefeitura de Caetité. Uma moradora da região, alega que, as crianças dependem do transporte escolar, pois as famílias não possuem condição de levar e buscar seus filhos na escola todos os dias, o que inviabilizaria a permanência delas estudando. “Já passaram oito dias que nossas crianças não vão para à escola por falta de transporte, segundo informação o transporte não está levando os alunos por falta de remuneração. Muitos pais não tem meios de transporte para levar e buscar os filhos todos os dias. Moramos na zona rural, o que dificulta muito manter nossos filhos estudando para no futuro serem alfabetizados, coisa que não parece ser muito importante aos nossos governantes, mas precisamos manter nossas crianças atualizadas e sem estudo o futuro é incerto. Então peço encarecidamente que os senhores secretários de transporte e finanças tomem providências “, disse. A assessoria de comunicação do município, manifestou que, em contato com a Secretária Municipal de Educação, ela informou que, o motorista dessa região já recebeu o salário, desde a semana passada, garantindo que não há atraso com ele, e diante disso, a Administração entrará em contato com o referido para saber o motivo dele não estar cumprindo com as suas responsabilidades.

Morre bebê que esperava por transferência de hospital em Conquista para fazer cirurgia Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O bebê com problema no coração que precisava passar por uma cirurgia de urgência, não resistiu às complicações no quadro de saúde e morreu na tarde desta sexta-feira (20). A criança foi diagnosticada com cardiopatia congênita, um problema na estrutura do coração, que é raro e atinge um em cada três mil recém-nascidos. De acordo com o G1, o bebê estava internado na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e esperava há mais de 15 dias por uma transferência para Salvador, para passar pelo procedimento. A família do bebê chegou a conseguir uma liminar com a Justiça, determinando a transferência, contudo, o procedimento não foi feito a tempo. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que o funcionamento da Central Estadual de Regulação é de 24 horas, sete dias por semana, e que sempre está em busca de um leito especializado para o perfil dos pacientes, porém, não explicou porque não foi encontrada uma vaga para a criança. O bebê estava recebendo medicamentos para que o coração continuasse batendo, mas não resistiu e foi a óbito às 15h15 desta sexta-feira. Não há detalhes sobre o sepultamento do bebê.

Brumado: Após concluir terraplanagem, obras de construção do campi da UniFG iniciam em outubro Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a conclusão do serviço de terraplanagem, as obras de construção do campi da Universidade de Guanambi (UniFG), na cidade de Brumado, terão início no próximo mês de outubro. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo diretor da instituição Roberto Duarte. De acordo com ele, a capital do minério terá um novo valor econômico com a chegada da UniFG com diversos cursos, inclusive o de medicina. A expectativa de um vestibular ainda este ano foi descartada pela instituição devido ao fato de uma ação judicial que estava em curso, mas que já concluída pela justiça federal. O Ministério da Educação (Mec) já autorizou e aprovou o início das obras.

Em péssimas condições, ônibus escolar solta a roda ao transportar alunas na zona rural de Guajeru Foto: Eva Santos

Um ônibus escolar da cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado, soltou uma das rodas quando fazia o transporte de alunos na tarde da última quinta-feira (19). Através das redes sociais, populares denunciaram o ocorrido. De acordo com as publicações, o ônibus transportava crianças que estudam no município de Guajeru para a comunidade da Lagoa das Baraúnas. A internauta Eva Santos, denunciou que o transporte se encontra em péssimas condições para realizar o serviço. Segundo o Sertão em Dia, Santos destacou que o motorista do transporte vem sendo imprudente, relatando que o transporte dos alunos vem sendo feito em alta velocidade, fato este que pode ter levado uma das rodas a soltar do ônibus, devido a falta de manutenção e péssimas condições da estrada. A secretaria de educação ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Lagoa Real e Rio do Antônio receberão extensão da Adutora do Algodão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia, através da Embasa, publicou, no Diário Oficial do Estado da Bahia, na quinta-feira (19), a abertura da licitação para a obra de extensão da Autora do Algodão – que já beneficia as cidades de Guanambi, Caetité, Matina, Malhada, Iuiú, Palmas de Monte Alto, Candiba e Pindaí – até os municípios de Lagoa Real e Rio do Antônio (distrito de Ibitira). Esta é uma obra muito aguardada pela população daquela região, pois vai acabar com a escassez de água nas residências de centenas de famílias e isso mostra o resultado do empenho de uma boa gestão, que busca por melhoria para os seus munícipes. Com a obra vai acabar  a escassez de água nas localidades. Esta fase da Adutora do Algodão conta com investimentos previstos em quase R$ 10 milhões de reais e será executada pela Embasa.

Guanambi: Ajudante de pedreiro ganha R$ 309 mil da Lotofácil Foto: Marcelo Brandt/G1

Um ajudante de pedreiro, morador da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi um dos acertadores das 15 dezenas do concurso 1.865 da Lotofácil, realizado na última segunda-feira (16). De acordo com a Agência Sertão, apesar de não revelar o nome, o sortudo já é um senhor de idade e mora no centro do município. Ele dividiu o prêmio de R$ 2.163.788,41 com outros seis apostadores. Cada um ganhou o valor de R$ 309.112,63. Um vizinho disse que ouviu do ganhador que o valor do prêmio será usado para garantir a sua aposentadoria e diminuir o ritmo no trabalho pesado da construção civil.

Crédito rural a juros livres ganha cada vez mais competitividade Foto: Reprodução

O crédito rural com juros livres começa a ganhar espaço na safra 2019/20, refletindo a queda da Selic, a decisão do governo de reduzir subsídios aos grandes produtores e uma maior disposição dos bancos privados de avançar em um dos setores mais dinâmicos da economia do país. Para os produtores de menor risco, já se veem operações com taxa de 6,5% ao ano - menores, portanto, que o teto de 8% previsto nas operações com juros regulados do Plano Safra. Embora sejam situações ainda pontuais, essas operações mostram um movimento que será cada vez mais frequente com a taxa Selic em queda. Anteontem, o Banco Central cortou os juros básicos para de 6% para 5,5% ao ano. “As instituições financeiras estão muito agressivas em liberar crédito para o grande produtor, que ficou com o cobertor mais curto”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao Valor. Em julho e agosto, os dois primeiros meses da safra atual, foram emprestados pelos bancos R$ 5,4 bilhões a taxas de mercado. O volume ainda é pequeno, mas é mais que o dobro do que se viu no mesmo período do ano passado. Em comparação, os desembolsos com juros regulados no primeiro bimestre da safra atual totalizaram R$ 35,1 bilhões, uma queda de 1%. Desse total, chama a atenção a redução de 32% nos desembolsos de crédito para custeio agrícola que têm como funding os depósitos à vista. Entre julho e agosto, foram R$ 9,8 bilhões nessa modalidade. A maior parte dos recursos usados hoje no crédito agrícola vem do direcionamento dos depósitos à vista e da poupança rural. Nessas operações, reguladas pelo governo, as taxas ficam em até 4,6% ao ano para a agricultura familiar, 6% para os médios produtores e chegam a 8% ao ano para os grandes.

Macaúbas: Drogas e dinheiro são encontrados com traficante Foto: Divulgação/SSP-BA

Na última quarta-feira (18), Tiago Souza Silva, 33 anos, foi flagrado por equipes do 1º Pelotão da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), comercializando drogas na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ao site Achei Sudoeste, com o criminoso, foram encontrados mais de R$ 1200, além de entorpecentes prontos para a venda. O traficante foi abordado na Praça da Imaculada Conceição com 60 gramas e seis sachês de cocaína, um cartão de banco, um celular e dinheiro. De acordo com o comandante da 4ª CIPM, Major PM Carlos Nascimento Simões, o homem estava alterado e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu assistência e, posteriormente, apresentado na Delegacia Territorial.

O ministro Mauricio Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou nesta quinta-feira (19) que os Correios não efetue descontos salariais decorrente dos sete dias não trabalhados em virtude da greve decretada pelo setor no último dia 10. A paralisação da categoria foi suspensa na terça-feira (17). Na sexta-feira (13), os funcionários dos Correios foram notificados de que não receberiam durante o período de greve.  Na quinta-feira (12) a Fentect e a Findect (federações dos trabalhadores do setor) participaram de uma audiência convocada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) após a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) entrar com um pedido de dissídio coletivo de greve diante da mobilização da categoria em todo o país. O dissídio é um recurso adotado quando não há um acordo entre os trabalhadores, que são representados pelos sindicatos, e empregadores. A categoria é contra a privatização dos Correios, ponto defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Segundo o ministro Mauricio Delgado, como os funcionários mostram-se dispostos à negociação na audiência do dia 12, o não pagamento dos sete dias de paralisação poderiam resultar na volta da greve da categoria, gerando prejuízo para os dois lados, visto que o julgamento do dissídio coletivo estar marcado para o próximo dia 2 de outubro. Procurado pela Folha de S.Paulo, os Correios não se posicionaram sobre o caso até a publicação desta matéria. No dia 4 de setembro, os Correios rejeitaram uma mediação do TST (Tribunal Superior do Trabalho) com funcionários. Os trabalhadores reivindicavam reajuste salarial pela inflação, de 3,43%, e a manutenção de benefícios -como ter os pais como dependentes no plano de saúde e a continuidade de percentual de férias de até 70% e vales alimentação e refeição.

Sesoc promove seminário para propor ações de erradicação do trabalho infantil em Brumado Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Brumado promoveu um seminário para apresentação do Diagnóstico Socioterritorial com foco no trabalho infantil. Vários representantes do governo e da sociedade civil organizada estiveram presentes. Segundo a pasta, a partir do resultado do diagnóstico, será possível ampliar o planejamento para o desenvolvimento de ações de acordo com a caracterização do trabalho infantil identificado, o que deve contribuir nas atividades para sua erradicação no município.

Por que tomar decisões de barriga vazia é uma má ideia Foto: Reprodução/Alamy

Uma pesquisa da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou que tomar decisões com fome pode ser prejudicial. O trabalho, veiculado no periódico Psychonomic Bulletin and Review, concluiu que participantes que não haviam comido por dez horas optariam, usualmente, por receber menos downloads de música gratuitos, contanto que ganhassem o pacote o mais rápido (enquanto os já saciados topavam esperar por mais tempo, e por mais músicas). Ou seja, de barriga vazia, os indivíduos testados escolhiam uma opção menos vantajosa pelo simples fato da recompensa se apresentar mais rápido. Ainda de acordo com a pesquisa, uma pessoa normalmente aceita aguardar até 35 dias por uma recompensa maior. Quando é com indivíduos famintos, o tempo de espera cai para 3 dias. Segundo os cientistas escoceses, a descoberta indica que devemos tomar cuidado com toda decisão que tomamos com fome. Digamos, por exemplo, que uma pessoa pretende fazer um empréstimo e está em dúvida sobre qual opção escolher. Se estiver de barriga vazia, é mais provável que ela opte por uma opção que traga benefícios mais rapidamente, ainda que essa escolha não seja necessariamente a mais adequada para ela. Assim, concluem os pesquisadores, é preciso atentar ao estômago antes de tomar decisões importantes. Caso contrário, a atitude pode partir mais da barriga, do que da cabeça.

Atletas de toda região vão se encontrar em Vitória da Conquista no II Desafio Caesg

Neste final de semana, será realizado na cidade de Vitória da Conquista o II Desafio Caesg. Em entrevista ao Achei Sudoeste, o Major Edson Mascarenhas, da Cipe-Sudoeste Caesg, explicou que a competição é promovida anualmente pela Caesg com o objetivo de a polícia confraternizar com o público esportivo. “Neste ano, mais uma vez, realizamos a competição abrindo a semana de aniversário dos 15 anos da Caesg. Estamos celebrando com várias atividades, dentre as quais o II Desafio Caesg”, afirmou. O evento é aberto ao público, com direito a premiação e brindes especiais. O Major lembrou que a corrida é realizada à noite (saída do Boulevard Shopping), com todo aparato de saúde e segurança para que tudo saia em perfeita ordem. São esperados cerca de 410 atletas para a competição, que inclui três modalidades de prova: a caminhada de 3 km, corrida de 5 km e corrida de 10 km.

Tite convoca seleção brasileira com novidades para amistosos Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com algumas novidades, o técnico Tite anunciou no final da manhã desta sexta-feira (20) a convocação da Seleção Brasileira para os amistosos contra Senegal e Nigéria, respectivamente no dia 10 de outubro, uma quinta-feira, e no dia 13, um domingo. As duas partidas serão disputadas no Estádio Nacional de Singapura. Após cumprir suspensão, o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, está de volta ao time Canarinho. Outro que retorna é o também atacante Everton Cebolinha, do Grêmio, que não foi chamado para os amistosos de setembro por causa da disputa da semifinal da Copa do Brasil. Das novidades, foram chamados o goleiro Santos, o zagueiro Rodrigo Caio, o lateral Renan Lodi, o meia Matheus Henrique e o atacante Gabriel, o Gabigol. Confira a lista dos 23 jogadores convocados: Goleiros: Ederson (Manchester City), Santos (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras); Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atletico de Madrid); Defensores: Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Rodrigo Caio (Flamengo) e Thiago Silva (PSG); Meias: Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Lucas Paquetá (Milan), Matheus Henrique (Grêmio) e Philippe Coutinho (Bayern de Munique); Atacantes: Everton (Grêmio), Gabriel (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Roberto Firmino (Liverpool).

Brumado: Zona azul será readequada com redução de tarifas e suprimento de vagas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a interferência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade séria e de credibilidade, juntamente com a OAB e a sociedade organizada, a empresa Zadar promoverá as devidas adequações na zona azul, em Brumado. As alterações serão feitas após rodada de negociações com vistas a atender aos apelos da comunidade. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, as tarifas para carro e moto serão reduzidas para R$ 1,80 e R$ 0,50, respectivamente. Além disso, 18% das vagas da área azul serão suprimidas, restringindo a sua extensão apenas ao centro comercial, bem como as 25 vagas de estacionamento para idosos e deficientes serão gratuitas. O Ministério Público Estadual (MPE) esteve presente mediando as negociações a fim de resguardar a legalidade do processo. A prefeitura municipal deverá publicar uma nota informando sobre as adequações no zoneamento depois da grande repercussão negativa e dos impactos gerados, especialmente no comércio. O projeto de readequação será encaminhado para a Câmara de Vereadores e será votado nos próximos dias.

Guajeru: Vereadores querem abrir comissão para investigar desvio de dinheiro da prefeitura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (17), a bancada oposicionista da Câmara de Vereadores de Guajeru, a 63 km de Brumado, protocolou requerimento de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito a fim investigar suposto desvio de grande quantia de valores dos cofres da prefeitura municipal. A cidade é administrada pelo pedetista Gilmar Rocha Cangussu, o Gil Rocha. Segundo documento recebido pelo site Achei Sudoeste, os vereadores da oposição acreditam que há fortes indícios de que tenha acontecido fraude na folha de pagamento de funcionários públicos municipais. A suspeita é de que a fraude consistia no desvio de valores para contas de pessoas próximas a integrantes da administração municipal, como também para contas ligadas a empresas. A comissão terá 120 dias para emitir a conclusão final da investigação.

Brumado: CDL lança campanha para reforçar importância de se associar à entidade

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está lançando uma campanha para reforçar a importância da filiação à entidade para o crescimento do comércio local e da economia. A entidade realiza mais de 50.300 consultas de crédito com o objetivo de proteger o comércio da inadimplência, bem como promove a campanha promocional Liquida Bahia a fim de fomentar as vendas no período de julho. De acordo com a CDL, nos meses de setembro e outubro, o filiado que indicar outra empresa para se associar receberá um desconto equivalente a uma mensalidade básica. Seja um associado e agregue valor ao comércio local através de inúmeros benefícios. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1222.

Arquivo