Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2020
fechar

Ibotirama: Preso por estuprar e engravidar sobrinha de 11 anos é encontrado morto dentro de cela Foto: Reprodução/Gazeta 5

O homem preso em Ibotirama, no oeste da Bahia, suspeito de estuprar e engravidar a sobrinha de 11 anos (veja aqui), foi encontrado morto, no sábado (5), na cela da delegacia da cidade, onde estava custodiado. De acordo com a polícia, ele cometeu suicídio. De acordo com a polícia, o Conselho Tutelar de Ibotirama registrou o caso na delegacia do município no dia 6 de agosto, mas as investigações foram feitas em Irecê, onde o crime ocorreu. Ainda segundo a polícia, o caso foi denunciado após a menina dar à luz. Não foi informado quando e nem em qual cidade o bebê nasceu. A vítima e o filho estão sob os cuidados do Conselho Tutelar. Segundo informações levantadas com a polícia de Ibotirama, o agente da delegacia encontrou o homem caído dentro da cela, quando estava indo levar o café da manhã. Ainda de acordo com a polícia, uma perícia foi realizada no local e apontou que o homem cometeu suicídio.

Homem é encontrado carbonizado dentro de casa no Bairro São Félix em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A polícia militar encontrou um corpo de um homem de 48 anos carbonizado dentro de uma residência no bairro São Félix, em Brumado, no último domingo (06). Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o corpo do homem foi localizado dentro de um quarto da residência, sem vida e carbonizado. Populares que moram próximo da residência disseram à polícia que o local é frequentado por pessoas em situação de rua. A polícia ainda não sabe como a residência pegou fogo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde foi necropsiado.

Guanambi: Homem que matou ex-companheira com barra de ferro se apresenta à delegacia e é preso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Miguel Rodrigues Silva, 44 anos, se apresentou à delegacia de polícia de Guanambi, a 141 km de Brumado, neste domingo (6) e foi preso por matar a ex-esposa Francisca Maria Rodrigues, de 40 anos (veja aqui). O crime foi cometido na noite da última sexta-feira (4). Segundo o Portal Vilson Nunes, Miguel se apresentou à polícia em companhia de seu advogado. Mesmo antes de vencer o prazo do flagrante, o delegado já tinha um mandado de prisão contra o acusado, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Guanambi. A polícia entendeu que a prisão do acusado era necessária para salvaguardar a ordem. O crime bárbaro chocou a população de Guanambi.

A volta às salas de aula encontrará resistência no Brasil. Pesquisa do Ibope encomendada pelo jornal o Globo mostra que para 72% dos entrevistados os alunos só devem retornar presencialmente às escolas depois que uma vacina para o novo coronavírus estiver disponível. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 31 de agosto, pela internet, com 2.626 brasileiros com mais de 18 anos e das classes A, B e C. Atualmente, apenas o estado do Amazonas já liberou o retorno presencial às escolas. São Paulo e o Rio Grande do Sul seguem a mesma medida a partir de amanhã (08). Rio de Janeiro, Piauí, Pernambuco e Pará também já têm datas marcadas que vão do próximo dia 14 até outubro. Todos possuem planos para a volta de forma escalonada e com medidas de prevenção. O Acre, de acordo com levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), está em fase de planejamento. E os outros 19 estados não têm data definida.

Ibicoara: Jovem é morto a tiros no Distrito de Cascavel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O jovem Jeferson dos Santos da Silva, 22 anos, foi morto a tiros no último domingo (06), no Distrito de Cascavel, em Ibicoara, a 170 km de Brumado. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, Silva foi alvejado com vários disparos de arma de fogo e morreu na hora. A polícia ainda não sabe o suspeito de cometer o crime e nem a motivação. A família de Jeferson ainda será ouvida. O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado, onde foi necropsiado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a perícia no local do crime.

07 de setembro é lembrado em solenidade discreta em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 7 de Setembro foi lembrado em uma solenidade discreta na cidade de Brumado. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), acompanhado da primeira dama e juíza aposentada, Mary Cunha Vasconcelos, e do vice-prefeito, Édio Pereira da Silva (PCdoB), bem como de demais autoridades, perfilaram-se diante do mastro da bandeira. Após o prefeito esclarecer que, diante do momento pandêmico, não foi possível realizar o desfile cívico/militar, o mesmo convocou os demais presentes a prestarem um minuto de silêncio em homenagem ao ex-prefeito Dr. Juracy Pires Gomes, que faleceu na última quinta-feira (03).

07 de setembro é lembrado em solenidade discreta em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em seguida, as autoridades acompanharam o hasteamento do pavilhão nacional, simultâneo ao toque do hino nacional, nos acordes da filarmônica Lira Ceciliana Brumadense. A bandeira foi hasteada até o topo do mastro e, tão logo se encerrou o ato solene, a mesma foi devolvida ao meio, pois o município ainda cumpre luto oficial pelo falecimento do ex-prefeito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vasconcelos falou da importância de se celebrar o momento já próximo de o país completar dois séculos de sua emancipação. “Esse é um momento muito simbólico para todos os brasileiros e nós não poderíamos deixar passar em branco, pois somos sensíveis a Independência do Brasil, o que fez nosso coração bater forte com a entoação do nosso hino”, disse o gestor.

Índia supera Brasil e é 2º país no mundo com mais casos de Covid-19 Foto: Danish Siddiqui/Reuters

A Índia ultrapassou o Brasil e tornou-se nesta segunda-feira (7) o segundo país do mundo com mais casos de coronavírus, de acordo com dados do Ministério da Saúde indiano. De acordo com o G1, o país chegou a 4,2 milhões de infecções pela Covid-19, só ficando atrás dos Estados Unidos, que tem mais de 6,4 milhões de casos confirmados. O Brasil tem 4,13 milhões de infectados. Neste domingo (6), a Índia bateu o recorde diário global de novos casos de Covid-19 com mais de 90 mil notificações de infecções pelo coronavírus. O número de óbitos causados pela doença na Índia chegou a mais de 70,6 mil. Os indianos são o terceiro povo com mais mortes, atrás de EUA (188,5 mil mortes) e Brasil (126 mil), de acordo com a universidade americana Johns Hopkins.

Polícia de Brumado ganha prêmio por desempenho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo do estado da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgou uma lista com 125 unidades das polícias Militar, Civil e Técnica, que receberão R$ 9,7 milhões do Prêmio por Desempenho Policial (PDP) do primeiro semestre de 2020. Servidores que alcançaram redução das mortes violentas serão contemplados. Em Brumado, as policias Civil e Militar, além do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estão na lista de contemplados e os profissionais receberão o benefício.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Luís Eduardo Magalhães: Casal é preso com quase meia tonelada de maconha dentro de carro na BR-020 Foto: Divulgação/PRF

Um homem e uma mulher foram presos com quase meia tonelada de maconha dentro de um carro durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, no sábado (5). De acordo com a PRF, policiais abordaram o carro do casal na BR-020 e, ao solicitar documentação do motorista e passageira do veículo, os policiais perceberam que o condutor aparentava nervosismo. Ao vistoriar o carro, os policiais encontraram dezenas de tabletes de maconha, correspondente a 449 quilos da droga. Os tabletes estavam na região do banco traseiro e no porta-malas do carro. O motorista, de 34 anos, disse à PRF que saiu de Sorocaba (SP) e que pretendia entregar a droga em Luís Eduardo Magalhães. O homem disse ainda que ganharia uma quantia pelo serviço. Já a mulher, de 22 anos, relatou que receberia o dobro do valor que seria dado ao motorista. Não há informações sobre qual relação entre eles. Segundo o casal, o carro seria deixado no pátio externo de um posto de combustível com a chave na ignição. O casal foi preso em flagrante delito por tráfico de drogas (art. 33) e associação ao tráfico (art. 35), ambos previstos na lei 11.343/2006. Os presos foram apresentados à autoridade policial de plantão da delegacia da cidade para formalização dos procedimentos cabíveis.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Ibotirama: Homem é preso suspeito de estuprar e engravidar sobrinha de 11 anos Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Um homem foi preso em Ibotirama, na região oeste da Bahia, suspeito de estuprar e engravidar a sobrinha, que tem 11 anos, segundo informações da Polícia Civil. De acordo com a polícia, o crime aconteceu em Irecê, cidade que fica na região da Chapada Diamantina, e foi descoberto após denúncias. Ao saber das investigações, o suspeito, que não teve o nome divulgado, fugiu para Ibotirama, onde foi capturado e teve mandado de prisão cumprido, na última quinta-feira (3). A vítima já teve o bebê e está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar. A polícia não divulgou há quanto tempo o crime ocorria e nem detalhes das investigações. O tio da garota está custodiado na Delegacia de Ibotirama e vai ser encaminhado ao sistema prisional.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Câmara de Vitória da Conquista recebe pedido de impeachment do prefeito Herzem Gusmão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador David Salomão (PRTB) protocolou na Câmara Municipal o pedido de impeachment do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), por alegado uso indevido de verbas públicas na contratação de serviços de transporte público com dispensa de licitação. “Ao ignorar a necessidade de licitação para a contratação de empresas de transportes público municipal e dispor das receitas municipais vinculadas como bem lhe convier demonstra o caráter autoritário e antidemocrático do Senhor Prefeito Municipal”, disse o autor do pedido. De janeiro até o dia 5 de maio deste ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista pagou à empresa Viação Rosa o montante de R$ 8.333.456,22.

Urandi: PRF apreende 250 mil maços de cigarros contrabandeados camuflados em meio a carga de polvilho Foto: Divulgação/PRF

No último domingo (06), na BR-122, em Urandi, a 205 km de Brumado, policiais rodoviários federais apreenderam um caminhão com grande quantidade de cigarros contrabandeados. Segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao site Achei Sudoeste, durante fiscalização ostensiva de combate ao crime, os agentes avistaram dois homens, em atitude suspeita, conversando no pátio de um posto de combustível. Um deles ao avistar a viatura da PRF fugiu a pé e foi identificado como sendo o motorista de um caminhão VW/24.280 que estava estacionado no posto. Os policiais suspeitaram que o veículo estivesse carregado com material ilícito e decidiram vistoriar o compartimento de carga. Dentro da carroceria, os agentes encontraram 250 mil carteiras de cigarros contrabandeados, que estavam acomodadas em 250 caixas e escondidos em meio a carga de polvilho. A carga está avaliada em mais de um milhão de reais. Buscas foram feitas na tentativa de capturar o motorista responsável. O segundo homem, de 47 anos, foi preso por contrabando e encaminhado, com o veículo e a carga, para a Polícia Federal em Vitória da Conquista. O crime de contrabando está previsto no art. 334 do Código Penal e prevê pena de dois a cinco anos de prisão.

Brumado: Número de casos ativos do novo coronavírus volta a subir

Neste domingo, 06 de setembro, o município de Brumado registra 952 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 23,90% do total de 3936 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 12 óbitos, 77 pacientes em tratamento e 863 recuperados. No momento, 64 ainda aguardam resultado laboratorial e 1525 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Candiba: Prefeito Jarbas Oliveira desiste de disputar a reeleição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito do município de Candiba, o médico Jarbas Henrique Martins de Oliveira (PSD), 31 anos, oficializou a retirada da pré-candidatura à prefeitura. De acordo com o Folha do Vale, o anúncio da desistência foi feito em um vídeo publicado na sua página pessoal no Fecebook, na sexta-feira (4). Visivelmente abatido, Jarbas disse que foi uma decisão muito difícil, mas ele precisava encontrar sua paz. Jarbas afirmou no pronunciamento que é muito feliz administrando o município, mas foi uma decisão pessoal. Ele deixou claro que irá apoiar o ex-prefeito Reginaldo Martins Prado (PSD), o qual já havia lançado sua pré-candidatura à Prefeitura na noite de quinta-feira (3). “Eu lutei por uma candidatura única, no entanto, não conseguir isso. Agora quero o melhor para nossa cidade. Quero continuar trabalhando aqui, ajudando as pessoas da melhor forma possível (sic)”, disse Jarbas. De acordo anunciou o gestor ainda, foi uma decisão que lhe trouxe muita paz. Jarbas aproveitou para agradecer os vereadores que estiveram ao seu lado nesses quase quatro anos. “Um grande abraço!” finalizou Jarbas. Aliados dos políticos disseram que Oliveira vinha sofrendo muita pressão dentro do grupo para desistir. “Ele não teve coragem de enfrentar seu padrinho político, vamos aguardar essa novela até o dia da convenção” comentou um aliado.

Candiba: Justiça concede bloqueio em bens de ex-prefeito investigado por fraude

A Justiça decidiu pela indisponibilidade de até R$1.697.433,61 em bens do ex-prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado, investigado por fraude em licitações do município. A decisão ocorreu após um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e foi divulgada na sexta-feira (4). Segundo o MPF, o valor resulta da somatória de decisões liminares referentes a quatro ações de improbidade ajuizadas pelo MPF contra o ex-gestor, outras 12 pessoas e duas empresas, todos envolvidos nas fraudes, entre 2009 e 2016. O prejuízo estimado é de 3,4 milhões. Ainda de acordo com o MPF, as quatro decisões liminares, assinadas de 28 de maio a 2 de junho, tornam indisponíveis ainda R$ 10.576.320,26 em bens de outros nove envolvidos, em valores definidos de forma proporcional à participação de cada um. Acompanhando as ações de improbidade, ainda conforme o MPF, foram movidas quatro denúncias, entre 13 de abril e 7 de maio, nas quais o MPF requer o ressarcimento total do dano e o pagamento de multa que chega a R$ 45.686.836,90. O MPF explicou também que, embora essas ações tratem especificamente de nove licitações, durante a gestão do ex-prefeito (2009/2012 e 2013/2016), outras duas pessoas - que já respondem por associação criminosa e fraude - juntas e alternadamente, venceram outros 21 certames realizadas pela Prefeitura de Candiba. O órgão pontuou que em todas as 30 licitações foram encontradas ilegalidades, como: ajuste prévio entre os particulares e a administração, ausência de competitividade e direcionamento do resultado, dentre outras. Isso tudo levou a um prejuízo total de R$ 9.697.969,59, que foram transferidos a empresas de fachada, sendo R$ 3.652.521,48, ligadas a uma das pessoas; e outros R$ 6.045.448 a outra pessoa. Além do bloqueio, o MPF que a condenação do ex-prefeito de outras pessoas que teriam participado do esquema.  O MPF pontuou que a decisão foi resultado da operação “Burla”, que ocorreu em 2016, com o objetivo de investigar desvio de verbas e crimes contra a administração pública praticados por duas organizações criminosas comandadas por empresários.

Guanambi: Homem invade residência e mata ex-mulher com golpes de barra de ferro Foto: Reprodução/Vilson Nunes

Na noite da última sexta-feira (4), um crime bárbaro chocou os moradores da rua F, no bairro Dr. José Humberto Nunes, em Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, por volta das 22h50, um homem, identificado como Miguel Rodrigues Silva, de 43 anos, invadiu a casa da ex-companheira Francisca Maria Rodrigues, de 40 anos, e a matou com vários golpes de barra de ferro, provocando esmagamento craniano na vítima, que morreu ainda no local. O fato foi presenciado pela filha de 22 anos. Após o crime, Miguel fugiu em uma motocicleta Bros tomando rumo desconhecido. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local rapidamente e saiu em diligências na tentativa de prender o acusado, no entanto, até a publicação desta matéria não obteve êxito. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também compareceu na área para realizar o levantamento cadavérico. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde foi necropsiado.

Eleições 2020: Nilo Coelho lança oficialmente sua pré-candidatura à prefeitura de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nilo Coelho (DEM), 77 anos, lançou oficialmente a sua pré-candidatura à prefeitura de Guanambi, município localizado a 141 km de Brumado. Em live realizada nas redes sociais, Coelho confirmou o vereador Arnaldo Azevedo (PSDB), o Nal, como pré-candidato a vice-prefeito em sua chapa majoritária para as eleições 2020. A convenção partidária que será realizada no próximo dia 12 de setembro irá homologar as candidaturas. A apresentação na internet contou com a participação de vereadores, pré-candidatos, deputados, lideranças políticas, entre outras personalidades conhecidas no meio político e empresarial da cidade. O principal adversário da dupla deve ser o atual prefeito Jairo Magalhães (PSB), que tentará a reeleição. Em 2016, Jairo venceu Nilo pela diferença de 802 votos.

12ª morte de Covid-19 é confirmada em Brumado

Neste sábado, 05 de setembro, o município de Brumado registra 929 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 23,49% do total de 3936 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 12 óbitos, 58 pacientes em tratamento e 859 recuperados. No momento, 113 ainda aguardam resultado laboratorial e 1497 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Bahia negocia com a Rússia vacina promissora contra Covid-19 Foto: Reprodução/TV Globo

O Governo da Bahia continua fazendo negociações com a Rússia em relação a vacina que o país produz, a Sputinik V, contra a Covid-19. No mês passado, o governador Rui Costa já tinha falado sobre a vacina e da importância de estar em diálogo com os diversos fabricantes do produto. Por causa do interesse, o governo assinou, na semana passada, um memorando de entendimento, para que os testes da fase três da vacina sejam feitos em 500 pessoas na Bahia. A previsão é que os voluntários comecem a receber as doses em outubro deste ano. Duzentas e cinquenta pessoas receberão a vacina e as outras 250 o placebo. Caso a vacina seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o estado baiano vai receber doses já prontas para a aplicação. A Bahia não vai participar da produção da vacina. No entanto, a negociação prevê que todas as informações científicas da vacina russa sejam repassadas para a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma). O cronograma prevê as aprovações legais ainda neste mês de setembro e o começo dos testes na Bahia em outubro.

Agências da Caixa de Brumado, Caetité, Guanambi e Conquista vão abrir neste sábado (05) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cinquenta e uma agências da Caixa Econômica Federal (CEF), dentre elas de Brumado, Caetité, Guanambi e Vitória da Conquista, vão funcionar neste sábado (05). O atendimento vai ser das 8h às 12h, exclusivamente para beneficiários do auxílio emergencial do governo e quem têm direito a saque do FGTS emergencial. Serão liberados neste sábado saques e transferências de novas parcelas do Auxílio Emergencial para 4 milhões de beneficiários do programa nascidos em setembro e que estão nos lotes 1 a 6, que tiveram o dinheiro creditado em poupança social digital no último dia 17 de agosto. Também terão saques e transferências liberados os trabalhadores nascidos em abril, que tiveram o depósito de até R$ 1.045 do FGTS feito em poupança social digital do banco no último dia 20 de julho.

Vitória da Conquista: PRF resgata 45 pássaros sendo transportados irregularmente dentro de ônibus Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 45 pássaros silvestres, na BR-116, trecho do município baiano de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os flagrantes aconteceram nesta quarta-feira (02), em frente a unidade operacional da PRF. Ao abordarem dois ônibus em momentos distintos, os agentes iniciaram os procedimentos de fiscalização e avistaram os animais presos em gaiolas, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados. A primeira ocorrência foi registrada às 16h, quando foram resgatados 03 (três) aves que estavam aprisionadas em gaiolas pequenas. O responsável pelos animais relatou que adquiriu os animais em São Paulo (SP) e pretendia levá-las para a cidade Arapiraca (AL). Já o segundo flagrante ocorreu onze minutos depois, durante abordagem a um coletivo de passageiros. Ao subirem no ônibus e conversarem com os ocupantes, os PRFs decidiram aprofundar à fiscalização e após uma vistoria minuciosa, acabaram encontrando 01 azulão, 10 canários e 31 coleirinhas amontoados em gaiolas pequenas. O responsável pelas aves, um homem de 31 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais e informou que recebeu os pássaros de um amigo na cidade paulista de Dobrada e o destino seria a cidade de Bom Sucesso do interior de Pernambuco. Disse ainda que ganhou R$ 50,00 (cinquenta reais) para transportar os animais. Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. As aves foram encaminhadas ao Cetas na cidade de Vitória da Conquista para adoção das medidas administrativas pertinentes.

Arquivo