Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2020"

23 Set 2020 - 10:00h

Em cerimônia realizada na terça-feira (22), no complexo da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Caetité, a 100 km de Brumado, o Major Osvaldo Veloso Vidal assumiu o cargo de comandante da unidade policial. De acordo com o Radar 030, atualmente, o cargo era ocupado pelo Major Welington Cirilo Costa, que foi transferido para Comando do Policiamento da Região Sudoeste em Vitória da Conquista. No evento, estiveram diversas autoridades, além de comerciantes, policiais militares e agentes da Polícia Civil. Vidal tem 23 anos na Polícia Militar da Bahia e ocupava a Chefia da Seção de Planejamento Operacional no 17º Batalhão da Polícia Militar de Guanambi.

23 Set 2020 - 09:30h

Após a Sputnik V, a Rússia planeja registrar uma segunda vacina em potencial contra a covid-19 até o dia 15 de outubro. As informações são da agência de notícias Reuters. A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos na semana passada. A Rússia registrou sua primeira candidata a vacina, a Sputnik V desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, em agosto. Os testes em estágio avançado desta candidata com pelo menos 40 mil pessoas estão em andamento. Na última semana a Bahia firmou um contrato com o governo russo para comercializar 50 milhões de doses da Sputnik V. Com isso esta imunização deve ser aplicada no estado.

23 Set 2020 - 09:00h

Em Brumado, o Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva (Cemnas), conforme instruções do Conselho Estadual de Educação, optou pelo regime especial de atividade curricular através de aulas remotas como medida de prevenção à propagação da Covid-19. As aulas presenciais foram suspensas para resguardar a saúde de alunos e funcionários. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a escola disse que atendeu a todos os requisitos determinados pelo Ministério Público Estadual (MPE), bem como não mediu esforços para melhorar a prática de ensino, adquirindo plataforma com sala de aula virtual. A unidade escolar foi acionada na justiça para reduzir as mensalidades dos alunos durante pandemia do novo coronavírus (veja aqui). O Cemnas também se mobilizou para redefinir as atividades não presenciais, com carga horária integral, respeitando a totalidade dos 200 dias letivos. “Desde o início do ano letivo, o Cemnas adota uma política de desconto nas mensalidades para os clientes, com a situação de emergência em saúde pública de importância internacional. A escola mantém o desconto e não está cobrando multa e juros por atraso nos pagamentos”, frisou.

23 Set 2020 - 08:30h

Seis homens foram presos na zona rural da cidade de Ibirataia, no sul da Bahia, após a polícia encontrar um hectare com 3.500 pés de maconha. A prisão aconteceu na segunda-feira (21), em uma propriedade rural. De acordo com a delegacia de Ibirataia, as investigações para identificar os suspeitos e a plantação começaram há cerca de um mês. Os policiais fizeram um cerco à propriedade e identificaram os seis suspeitos dentro de uma casa. O grupo tentou fugir ao identificar os policiais, mas foi detido. Os presos têm idades entre 24 e 55 anos. Três deles já respondiam por crimes como posse de arma de fogo, tráfico de drogas, latrocínio – que é o roubo seguido de assassinato – e estupro. Um já havia cumprido pena por assalto a um banco no Piauí e tinha mandado de prisão em aberto por associação criminosa. Os policiais encontraram a plantação a cerca de 2 km adentrando a mata da propriedade rural. Os 3.500 pés de maconha estavam misturados em meio à plantação de cacau. Segundo a polícia, o plantio tinha sistema de irrigação por meio de bomba de água. Parte dos pés de maconha foram recolhidos para perícia e o restante foi incinerado no próprio local da plantação. Os suspeitos foram levados para a delegacia, onde o caso foi registrado.

23 Set 2020 - 08:25h

Na noite desta terça-feira (22), a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPR) apreendeu na BR-030 grande quantidade de maconha em ônibus da empresa Novo Horizonte, que fazia itinerário Guanambi a Salvador. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, o entorpecente foi encontrado no compartimento de bagagem do veículo. Embalados com fita adesiva, os 91 tabletes de maconha pertenciam a dois jovens, de 27 e 21 anos. Ambos se negaram a explicar a origem e destino da substância ilícita. Confirmado o crime, o material citado e o casal identificado como responsáveis foram apresentados na delegacia de Brumado para a adoção das medidas cabíveis ao caso.

23 Set 2020 - 08:00h

Consumidores de todo o Estado concorreram a R$ 1 milhão de reais em prêmio este mês pelo programa Nota Premiada Bahia. O resultado do sorteio foi divulgado nesta segunda-feira (21) e contemplou ganhadores de 18 municípios baianos. Na Região de Guanambi foram dois ganhadores do prêmio de R$ 10 mil. Um mora em Guanambi e outro em Caculé. Ao todo, foram 90 prêmios neste valor, além dos dois ganhadores da região, faturaram o prêmio consumidores de Salvador (63), Feira de Santana (7), Ipiaú (3), Juazeiro (2), Lauro de Freitas (2), Aurelino Leal, Barra do Rocha, Camaçari, Dias D’Ávila, Ilhéus, Itabuna, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho e Teixeira de Freitas. A lista de ganhadores pode ser consultada no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br. A Nota Premiada conta atualmente com mais de 568 mil participantes inscritos no site. Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram ao todo 859 pessoas, dos quais 552 moram na capital, 306 no interior e uma fora do estado.

23 Set 2020 - 07:30h

Em Brumado, a escola técnica Ciqprol está oferecendo cursos profissionalizantes para manuseio de diversas máquinas, a exemplo de pá carregadeira, empilhadeira, retroescavadeira, guindaste e escavadeira hidráulica. Também está sendo ofertado o curso em eletricidade para prestadores de serviços da Coelba. O certificado de conclusão é válido em todo território nacional. Mais de 15 mil já foram certificados e capacitados para condução dos veículos. Para saber mais, ligue ou envie um WhatsApp para (73) 99167-6890.

23 Set 2020 - 07:00h

A Prefeitura Municipal de Aracatu, a 36 km de Brumado, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunicou a primeira morte em virtude da Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher de 72 anos, diabética, que contraiu a doença durante tratamento para infecção cutânea (Erisipela) no Hospital Geral de Vitória da Conquista. A paciente chegou a ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 do HGVC, mas veio a óbito no domingo (20). “Estendemos nossas condolências à família enlutada e amigos neste momento de dor e pesar. Aproveitamos para alertar a toda a população quanto aos cuidados: uso de máscaras, distanciamento social, evitar aglomerações, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel”, destacou a secretaria.

23 Set 2020 - 00:00h

O 22 de setembro marcou o início da primavera em todo país. Em Brumado, o seu Geodelton Queiroz cuida voluntariamente das flores e plantas na Praça Maria Deuza Gomes Leite, construída no lugar do antigo Lions, bem no centro da cidade. A praça recebeu o nome de sua esposa e ele se tornou, espontaneamente, o jardineiro oficial do local. 

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que faz tudo que pode para a praça ficar bonita. Seu Geodelton também pediu à comunidade que cuide da natureza plantada com tanto carinho na praça. “O povo precisa ter consciência de que pode tirar retrato, mas não pode arrancar as flores e nem as plantas. Isso é falta de educação. Machuca porque dá trabalho. Eu que planto e molho”, apelou. Ele reforçou que se dedica e cuida com todo prazer do local. “Uma praça dessas é para o nosso lazer”, citou. 

22 Set 2020 - 18:50h

Nesta terça-feira, 22 de setembro, o município de Brumado registra 1292 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 27,21% do total de 4786 notificações. Entre os diagnósticos: 09 internações, 15 óbitos, 145 pacientes em tratamento e 1132 recuperados. No momento, 69 ainda aguardam resultado laboratorial e 1737 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

22 Set 2020 - 16:00h

A volta às aulas foi o tema principal das discussões na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, nesta segunda-feira (21). A oposição qualificou a decisão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) como de alto risco, tendo em vista que os índices da Covid-19 no município estão em escala crescente e as escolas são ambientes propícios à propagação da doença. Em contrapartida, os vereadores de situação disseram que todos os protocolos de segurança foram adotados para evitar o contágio e garantir um ambiente escolar seguro. Mesmo assim, a oposição sustentou que a volta às aulas nesse momento da pandemia é um ato de irresponsabilidade. Ainda foi dito que na comunidade de Lagoa Funda nenhum aluno compareceu às escolas.

22 Set 2020 - 15:30h

A Central de Informação Covid-19 mudou o seu horário de atendimento em Brumado. Agora, o canal funciona de segunda a sexta, de 08h às 12h e de 14h às 18h. Aos finais de semana, o paciente que tiver qualquer sintoma de gripe deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Covid-19. A central atua através dos telefones: (77) 99961-0107; (77) 99961-0110; (77) 99961-0115; (77) 99961-0118; (77) 99961-0119; (77) 99961-0128; (77) 99961-0131e (77) 99961-0402.

22 Set 2020 - 15:00h

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), fez o pedido de registro de sua chapa nesta terça-feira (22) perante à justiça eleitoral. Vasconcelos será candidato à reeleição durante o pleito municipal de 2020, que ocorrerá em 15 de novembro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Eduardo terá o atual vice-prefeito, Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, como vice. Lima é o cabeça de chapa da coligação “Brumado Acima de Tudo”. De acordo com o Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo declarou patrimônio de R$ 4.210.924,69, já Continha de R$ 185.157,00. O gestor vai buscar a renovação para o seu quarto mandato à frente do município de Brumado, terá um limite máximo de gasto na campanha no valor de R$ 333.150,11.

22 Set 2020 - 14:30h

Uma reunião virtual promovida pelo TRE-BA abordou a necessidade de uma intensa fiscalização para fazer cumprir as normas sanitárias durante atos de campanha eleitoral no contexto de pandemia. A reunião contou com as presenças da Procuradora Geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti, do presidente do TRE-BA, Jatahy Júnior, do governador, Rui Costa, do prefeito de Salvador, ACM Neto, do presidente da UPB, Eures Ribeiro, do Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Claudio Gusmão, entre outras autoridades. Ao que cabe ao Ministério Público da Bahia, a procuradora Norma Cavalcanti reforçou a importância de que tanto os decretos estaduais, quanto os municipais sejam obedecidos. “É preciso atuar com firmeza para que as eleições possam transcorrer respeitando os atos de campanha, mas sem esquecer que o vírus ainda está aí. O Ministério Público estará atento às reclamações e vamos observar, além dos crimes eleitorais, o cumprimento dos decretos, sempre visando preservar vidas”. O coordenador do Núcleo Eleitoral do MP-BA, promotor Marcelo Miranda, também acompanhou a reunião e reiterou a importância do encontro para traçar parâmetros para atuação articulada das instituições no combate à violação das regras eleitorais e sanitárias. “Atos de campanha têm seu regramento, mas estamos vivendo uma época de pandemia. Precisamos conciliar essas regras. Não queremos impedir os atos, mas sim fiscalizar para que as normas sanitárias sejam cumpridas”, concluiu.

22 Set 2020 - 14:00h

A professora Elianar Guimarães diz ter orgulho de ter feito campanha para que os pais não mandassem seus filhos para a creche onde ensina em Brumado. “Eu tive que vir trabalhar, mas, felizmente, na minha turma não veio ninguém dos 22 alunos”, comemorou em entrevista ao jornal Correio. Segundo ela, o local não foi estruturado para seguir o protocolo de segurança adequado para prevenção contra o coronavírus. Caso as aulas não tivessem sido suspensas (veja aqui), Guimarães acredita que a quantidade de alunos iria aumentar por uma questão de necessidade. “Trabalho em um bairro de vulnerabilidade, o mais pobre da cidade. Hoje não vieram, mas acho que eles viriam nos próximos dias por uma questão de pobreza. Aqui eles têm refeições quatro vezes ao dia”, afirmou. Brumado foi a primeira e única cidade da Bahia que anunciou e chegou a colocar em prática a retomada das aulas presenciais.

22 Set 2020 - 12:00h

Encabeçando a coligação “Um novo caminho para Brumado”, o empresário Fabrício Abrantes Pires de Souza Oliveira (DEM) registrou nesta terça-feira (22) o seu pedido de candidatura ao cargo de prefeito de Brumado para disputar as eleições 2020. Ele foi o primeiro pré-candidato ao executivo a solicitar o registro na capital do minério. Abrantes terá o médico oftalmologista Aurino Rocha Silva Filho (Podemos) como vice. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a chapa terá um limite máximo de gasto na campanha no valor de R$ 333.150,11. De acordo com o Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Oliveira declarou um patrimônio de R$ 950.470,64 e Filho de R$1.039.805,42. Essa é a primeira vez que a dupla vai disputar as eleições municipais.

22 Set 2020 - 11:30h

Uma jovem de 28 anos foi encontrada morta por golpes de facas, dentro de casa, na Rua Marechal, que fica na zona rural da cidade de Castro Alves, recôncavo Baiano, na noite de domingo (22). O suspeito do crime, um homem de 23 anos, foi morto horas depois, ao reagir a uma abordagem policial. A vítima foi identificada como Andréia Santos Rodrigues. A Polícia Civil não detalhou se a vítima conhecia o suspeito e nem como o crime aconteceu, mas disse que a motivação está sendo investigada. De acordo com o G, informações preliminares de moradores da cidade dão conta de que ela foi morta por reagir a uma tentativa de estupro, mas ainda não há confirmação da polícia. O corpo da vítima está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus, onde será periciado. O suspeito, identificado como Joelson Amorim de Oliveira, tentou roubar um carro para fugir da zona rural de Castro Alves, mas foi denunciado por moradores. A Polícia Militar foi acionada e informou que, ao chegar no local, o suspeito atirou contra os policiais, que revidaram. Ele foi baleado, chegou a ser levado para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos, segundo a PM. Com ele foi apreendido um revólver calibre 32. O caso foi registrado na Central de Flagrantes de Cruz das Almas. A delegacia da cidade investiga o caso.

22 Set 2020 - 11:00h

A Justiça Eleitoral determinou através de liminar nesta segunda-feira (21) que apoiadores de Gilberto Brito (PSB), atual prefeito do município de Paramirim e pré-candidato à reeleição, devem retirar do ar publicações do Facebook que fazem referência a suposta atribuição a um esquema de fraudes por Júlio Bittencourt, ex-prefeito do município e também pré-candidato à gestão municipal. O juiz eleitoral João Lemos Rodrigues, da 111ª Zona Eleitoral, deu o prazo de 24 horas para a retirada do conteúdo do ar, sob pena de multa diária fixada em R$ 1000,00. De acordo com o Bocão News, Júlio Bittencourt, popularmente conhecido como Dr. Júlio, está sendo questionado pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre remunerações supostamente pagas a moradores da cidade, entre 2013 e 2016, durante a gestão dele (veja aqui). Segundo um relatório do MPE, há 11.914 registros de pagamentos num total de R$ 10,4 milhões que deverão ser justificados pelo candidato à prefeitura.

22 Set 2020 - 10:30h

Lugares em que grande parte da população contraiu dengue no ano passado e no começo deste ano demoraram mais tempo para ter transmissão comunitária exponencial da Covid-19. Além disso, registraram números menores de casos e de mortes causadas pelo novo coronavírus, indicando uma possível interação imunológica entre os dois vírus. A conclusão é de um estudo liderado pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor catedrático da Universidade Duke, na Carolina do Norte, que desde o início da pandemia se dedica a estudar o comportamento do coronavírus no Brasil. O estudo foi enviado a um repositório de pesquisas a serem publicadas em revistas científicas e ainda não foi revisado por pares. De acordo com Nicolelis, a pesquisa indica que também há a possibilidade de que vacinas aprovadas ou em desenvolvimento para a dengue possam provocar alguma forma de proteção contra o novo coronavírus. “Essa descoberta surpreendente levanta a intrigante possibilidade de uma reação cruzada entre o vírus da dengue e o SARS-CoV-2. Se comprovada correta em futuros estudos, esta hipótese pode significar que a infecção pela dengue ou uma eventual imunização com uma vacina eficaz e segura para dengue poderia produzir algum tipo de proteção imunológica para SARS-CoV-2, antes de uma vacina para SARS-CoV-2 se tornar disponível”, diz o estudo, visto com exclusividade pela Reuters.