Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2014
fechar

Aécio Neves propõe universalização de creches e da pré-escola Foto: Reprodução

O candidato à presidência, Aécio Neves (PSDB), propôs universalizar as creches e a pré-escola para atendimento a todas as crianças do país. As medidas, segundo ele, visam fundar a “nova escola brasileira”. Neves afirmou à imprensa que a nova escola será adequada fisicamente, bem equipada, com professores valorizados e capacitados e o ensino médio terá currículos flexíveis que tenham identidade com cada uma das regiões do país. “Ao lado disso, vamos resgatar os 20 milhões de brasileiros que não completaram o ensino fundamental e o ensino médio”, declarou, garantindo que a educação será prioridade em seu governo, caso seja eleito. Aécio também assegurou um pré-natal adequado para todas as mulheres do país, com sete consultas médicas. Por fim, o candidato agradeceu o apoio de Marina Silva (PSB).

Secretaria de Saúde de Brumado realizou o Dia das Crianças no Hospital Magalhães Neto Foto: Divulgação

Em Brumado, a diretoria do Hospital Professor Magalhães Neto e a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveram junto ao setor pediátrico da unidade de saúde festejos em homenagem ao Dia da Criança. Durante o evento, teve distribuição de brinquedos e realização de brincadeiras no último domingo (12). Às crianças internadas foi proporcionado um dia de festa e alegria. Além das crianças, os pais e acompanhantes elogiaram bastante a iniciativa e agradeceram à diretoria da unidade e ao secretário Cláudio Feres.

Secretaria de Saúde de Brumado realizou o Dia das Crianças no Hospital Magalhães Neto Foto: Divulgação
Guarda Municipal de Brumado participa do fórum de segurança pública Foto: Divulgação

Com o objetivo de modernizar o corpo da Guarda Municipal de Brumado, membros da GM participaram do Fórum Regional de Segurança ocorrido no município de Itagiba. O evento visa promover uma reciclagem dos guardas responsáveis pela segurança e proteção do patrimônio municipal. Três guardas municipais participaram das palestras e mesas do fórum. Os participantes ressaltaram a importância de participar de um evento como esse. Eles ainda agradeceram ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) por proporcionar a participação da GM em um fórum de qualificação profissional.

Período de prorrogação das inscrições para o vestibular da Uneb termina no domingo (19) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O período de prorrogação das inscrições para o Processo Seletivo/Vestibular Uneb 2015 será encerrado no próximo domingo (19). Os interessados devem acessar o site www.vestibular.uneb.br, ler o Edital 084/2014 e se inscrever para o curso desejado. Há vagas  distribuídas nos 29 departamentos da Uneb. Para o Semestre Letivo 2015.1, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT, em Brumado, está oferecendo os cursos de Licenciatura em Letras Vernáculas e Bacharelado em Direito na modalidade presencial. Para o ensino à distância, estão sendo ofertados dez cursos: Administração Pública, Biologia, Ciências da Computação, Educação Física, Geografia, História, Letras (Espanhol) - 02 turmas, Letras (Inglês), Matemática e Química. O valor da inscrição é R$ 70. As provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro.

Brumado: Dia 14 de dezembro acontece a Maratoninha especial de Natal

Está prevista para o dia 14 de dezembro a realização de mais uma edição da Maratoninha, desta vez especial de Natal. O evento tem início às 07h, na Praça Coronel Zeca Leite. As inscrições são gratuitas para crianças com idade de 03 a 10 anos. As mesmas devem ser realizadas nas escolas públicas e particulares da cidade entre os dias 20 e 24 de outubro. Os organizadores do evento, os idealizadores do Projeto Criança Feliz, informam que as crianças serão divididas por categorias conforme as faixas etárias.

Brumado: Polícia recupera motocicletas pinadas e materiais roubados da Fiol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Investigadores da polícia civil da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) em Brumado estavam no encalço de um puxador de motos que atua na zona rural do município na tarde desta terça-feira (14) no intuito de recuperar uma motocicleta roubada no último final de semana. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os investigadores não encontraram o suspeito e nem a moto, mas localizaram três motos pinadas e várias cornetas e aparelhos de som automotivo em propriedades da Fazenda Boa Sorte, adjacente ao Distrito de Ubiraçaba. 

Brumado: Polícia recupera motocicletas pinadas e materiais roubados da Fiol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A guarnição também encontrou três rolos de arame para cerca e um gerador de energia, produtos que podem ter sido furtados do canteiro de obras do Lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Todos os objetos recuperados foram encaminhados à delegacia para serem periciados. Um investigador explicou à nossa reportagem que parte do material recuperado estava na casa de um receptador, que é um atravessador de produtos roubados da região. A polícia continuará as buscas a fim de recuperar mais itens, pois a suspeita é de que na localidade há uma espécie de base para manter as mercadorias roubadas das comunidades rurais da região.

Popular denuncia e vereadores prometem apurar preço do gás de cozinha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Não concordando com o valor de R$ 40 cobrado pelo gás de cozinha pelas distribuidoras em Brumado, o servidor público José da Silva, o Zé Borracheiro, tirou cópias dos valores do líquido GLP comercializado em outros municípios da região e levou pessoalmente ao gabinete de cada vereador. Ele pede apoio dos parlamentares na briga pela redução dos preços praticados no município. O motorista acompanhou a sessão da última segunda-feira (13) e ficou atento aos pronunciamentos dos parlamentares, que afirmaram que irão reforçar as cobranças. Zé Borracheiro declarou que pretende unir forças para formalizar uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual a fim de iniciar uma investigação quanto à formação de um cartel do gás no município.

Câmara de Brumado adere à campanha do Outubro Rosa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os vereadores de Brumado se engajaram mais uma vez na campanha mundial de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Na sessão realizada na noite da última segunda-feira (13), os parlamentares exibiam um laço rosa, símbolo da campanha. Segundo dados da secretaria municipal de saúde, até o mês de setembro deste ano, foram realizadas 2 mil mamografias através da secretaria. Para o secretário Cláudio Feres, os números são fruto da campanha realizada em 2013. Mulheres acima de 40 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima, onde uma equipe estará à espera para realizar todos os procedimentos. Como representante feminina na casa legislativa, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) incentivou as mulheres a se cuidar. “Eu não deixo de fazer os exames e incentivo todas as mulheres a também estarem atualizando suas avaliações, pois a prevenção é o melhor remédio contra o câncer de mama”, afirmou a parlamentar em entrevista ao site Brumado Notícias.

Prefeitura de Guajeru realiza leilão público de bens inservíveis Foto: Divulgação/PMG

Na próxima quinta-feira (16), a prefeitura da cidade de Guajeru, no sudoeste baiano, vai realizar leilão público de bens inservíveis. O evento acontece na garagem da prefeitura, localizada na Rua Deocleciano Sobrinho. Na oportunidade, serão leiloados veículos de passeio, motocicletas e máquinas de operação, somando um total de 14 lotes. Os mesmos podem ser conferidos das 08h às 16h. Segundo o secretario de Administração do município, José Carlos Rodrigues, o objetivo do leilão é se desfazer de bens que já não são utilizados pela administração pública, bem como arrecadar fundos para auxílio na aquisição de novos bens. O leilão será organizado pela Hatory Leilões. 

Vinte novos soldados vão reforçar a 34ª CIPM em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda é pouco, mas a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Brumado está recebendo o reforço de 20 novos soldados em seu contingente policial. Os novos policiais chegam após formatura no último concurso realizado pela secretaria estadual de segurança pública e pelo comando geral da policia militar. Atualmente, o efetivo na companhia brumadense é bem reduzido e ainda tem de ser compartilhado com 11 municípios, incluindo a sede. Por telefone, o Major Berlinck esclareceu ao site Brumado Notícias que os novos soldados já foram efetivados, mas será feita apresentação oficial dos mesmos, uma vez que estão em trânsito para a unidade. “Ainda que seja um número aquém da necessidade da companhia, com certeza com os novos soldados conseguiremos melhorar as escalas de serviço e a segurança no nosso eixo de atendimento”, disse o Major.

Guanambi: MP pede indisponibilidade de bens do prefeito Charles Fernandes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito da cidade de Guanambi, Charles Fernandes (PP), está sendo acusado pela 1ª Promotoria de Justiça de Guanambi de improbidade administrativa. A ação propõe medida cautelar de indisponibilidade de bens do gestor. O processo também é movido contra Gilton Ivo Fernandes, Desirre Fernandes Silveira Santana, Marilene Ferreira Guimarães e Ivo&Santana Ltda-ME. De acordo com o Bahia Notícias, a informação consta em ofício enviado ao vereador José Carlos Lélis Costa (PP), conhecido como Latinha.

Conselhos tutelares de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora serão estruturados

Os conselhos tutelares (CTs) dos municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, ambos no sudoeste baiano, serão estruturados conforme Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmados pelo Ministério Público Estadual. Através dos documentos, os municípios se comprometeram a disponibilizar os equipamentos necessários ao funcionamento dos conselhos, bem como veículo com motorista para possibilitar o cumprimento das diligências diárias. Os municípios também terão que atuar para regulamentar o cadastramento das atividades dos CTs no Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), especialmente junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Além disso, as cidades se comprometeram a adotar as providências relativas à previsão específica de recursos exclusivos necessários ao funcionamento dos CTs nas leis orçamentárias, especialmente no Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Os municípios deverão ainda viabilizar, anualmente, a participação dos conselheiros tutelares e dos direitos da criança e do adolescente em cursos de capacitação e seminário, que tenham temática voltada para a infância e juventude.

Brumado: IFBA encerra na quinta as inscrições para Processo Seletivo 2015

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) encerra na próxima quinta-feira (16) as inscrições para o Processo Seletivo 2015. Há vagas no polo de Brumado. Além disso, as 6.880 vagas para cursos superiores e técnicos também estão distribuídas em 19 cidades do estado. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo site www.ifba.edu.br. Para os cursos superiores, os candidatos utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já para os cursos técnicos, o valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. A prova será aplicada no dia 7 de dezembro, das 8h às 12h30. O candidato inscrito só poderá realizar a prova na cidade onde está localizado o campus para o qual se inscreveu. Os locais da prova serão divulgados a partir de 26 de novembro.

Brasil fecha agosto com mais de 277 milhões de linhas de celulares Foto: Reprodução

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de linhas de celulares ativas no país chegou a 277,41 milhões em agosto deste ano - um acréscimo de 1,26 milhão de linhas no oitavo mês do ano. 76,73% são linhas pré-pagas e 23,27% representam linhas pós-pagas. A maior densidade está no Distrito Federal, onde há 218,75 linhas para cada grupo de 100 pessoas. Em agosto, a operadora Vivo liderava o mercado, com 28,85% de participação, seguida da TIM, com 27,05%; da Claro, com 25,1%; da Oi, com 18,56%; da Nextel, com 0,43%; da CTBC, com 0,41%; da Porto Seguro, com 0,04%; e da Sercomtel, com 0,02%.

Caetité: Aneel autoriza operação de 6 parques eólicos da Renova Energia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Conforme autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a operação comercial de seis parques eólicos da Renova Energia localizados nos municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi pode ser iniciada. Os projetos totalizam 167,7 MW de capacidade. As usinas autorizadas a operar fazem parte da primeira fase do complexo eólico Alto Sertão II, cuja potência total será de 386,1 MW. A primeira fase do projeto teve contratação no Leilão de Energia de Reserva (LER) 2010 e deveria entregar energia no ano passado. O cronograma, contudo, não foi cumprido em função de atraso no projeto da subestação Igaporã II, de responsabilidade da Chesf. A segunda etapa do complexo Alto Sertão II, com os 218,4 MW de potência restantes, entrará em operação comercial em 2015, de acordo com a Renova.

Neymar faz 4 gols, e Brasil goleia Japão Foto: AFP

Depois de passar em branco contra a Argentina no sábado, Neymar deu show contra o Japão ao marcar os quatro gols da vitória brasileira. No primeiro tento, o atacante recebeu belo passe de Diego Tardelli, ficando na frente do goleiro Kawashima. Neymar driblou o goleiro antes de finalizar para o gol, aos 17 min da etapa inicial. A partida está no primeiro tempo. Um minuto antes de marcar, Neymar havia acertado a bola na trave, em cobrança de falta. No segundo tempo, o atacante do Barcelona também ampliou o placar contra os japoneses. Depois de bela bola enfiada por Philippe Coutinho, que tinha entrado no intervalo, Neymar tocou na saída de Kawashima, com 2min da etapa complementar. No final da partida, ele ainda conseguiu marcar mais duas vezes. Aos 32min, ele pegou um rebote fácil de um chute de Coutinho. Quatro minutos depois, Kaká fez um belo cruzamento e Neymar subiu livre para fazer de cabeça. As informações são do Uol Esporte.

Empate técnico entre Dilma e Aécio com petista à frente, aponta pesquisa Vox Populi Foto: Reprodução

Pesquisa eleitoral divulgada na segunda-feira (13) pelo Vox Populi aponta um empate técnico entre os candidatos à presidência Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Com 45%, a presidente está empatada tecnicamente com o candidato tucano, que obteve 44% das intenções de voto. Indecisos somam 5%, mesmo índice de brancos e nulos. Considerando apenas os votos válidos, novo empate dentro da margem de erro de 2,2% para mais ou para menos: Dilma tem 51% e Aécio 49%. O nível de confiança é de 95%. O Vox Populi entrevistou 2 mil pessoas em 147 municípios no sábado (11) e no domingo (12). O levantamento foi encomendado pela rede Record e está registrado com o número BR 01079/2014. 

Brumado: Casa de Caridade Idelson Silva realiza projeto Sudoeste Criança Foto: Divulgação

No último dia 12, mais uma edição do tradicional projeto Sudoeste Criança foi realizada na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Durante o evento, foram promovidas brincadeiras para as crianças carentes da cidade. Teve parquinho, apresentações culturais, shows musicais, distribuição de doces, pipocas, diversas guloseimas e mais de 15 mil brinquedos foram entregues para as crianças presentes. O projeto é idealizado pela Associação Casa de Caridade Idelson Silva, uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal e estadual, localizada na Praça Padre José Dias, no Bairro do São Félix.

Brumado: Casa de Caridade Idelson Silva realiza projeto Sudoeste Criança Foto: Divulgação
Caculé: Missa Campal marca a inauguração da Praça Nossa Senhora Aparecida Foto: Divulgação

Na noite do último domingo (12), uma missa celebrada pelo Padre Gilvan Pereira Rodrigues marcou a inauguração da Praça Nossa Senhora Aparecida, em Caculé, no sudoeste baiano. O local é um novo espaço de lazer, encontros e entretenimento. A revitalização, orçada em R$ 120 mil, foi executada com recursos próprios do município. Durante a celebração, o padre destacou a importância do local para momentos de celebração e ainda pediu à comunidade que zelem pela manutenção do espaço. 

Caculé: Missa Campal marca a inauguração da Praça Nossa Senhora Aparecida Foto: Divulgação

Já o prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), disse que a inauguração é mais um resultado do trabalho e da dedicação de todos os envolvidos. “Procuramos fazer o melhor para os caculeenses e mais obras serão entregues à população até o final da nossa gestão”, garantiu.

Brumado: Confira a promoção da semana na Suprema

Toda semana, a Suprema Refrigerações lança uma promoção para os seus clientes. Desta vez, o item com preço promocional é um aparelho ar-condicionado Midea 12.000 btus. À vista, o equipamento está saindo por R$ 899,00, já a prazo o mesmo custa R$ 967,00 em dez vezes no cartão. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

Embasa: Brumado com leitura e emissão simultânea de contas de água e esgoto Foto: Reprodução

Desde ontem (13) entrou em vigor no município de Brumado o novo processo de emissão das contas de água e esgoto pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Através dele, os moradores passarão a receber a fatura no ato da leitura do consumo mensal. Além de agilizar o processo de entrega da conta, evitando atrasos e extravios, a inovação vai permitir aos usuários acompanhar o trabalho do leiturista e fiscalizar a leitura do consumo. A ferramenta contempla consumidores residenciais, estabelecimentos comerciais, industriais e propriedades rurais. Brevemente, o serviço será expandido para as demais localidades. Mais informações sobre o serviço estão disponíveis através do telefone 0800 0555 195.

Brumado: Festa em homenagem as crianças é realizada na comunidade do Espinheiro Foto: Divulgação

No último domingo (12), um evento especial em homenagem ao Dia das Crianças foi realizado na comunidade do Espinheiro, em Brumado. Durante a festa, teve corrida de saco, passeio de charrete, distribuição de brinquedos e muitas outras atividades. O presidente da associação comunitária agradeceu a todos os colaboradores, apoiadores e a todos que prestigiaram o evento.

Brumado: Festa em homenagem as crianças é realizada na comunidade do Espinheiro Foto: Divulgação
O domingo foi das crianças no Bairro Dr. Juracy em Brumado Foto: Divulgação

Em parceria com comerciantes locais, a Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, conseguiu realizar a 11ª edição do Faça Uma Criança Feliz. O projeto arrecadou centenas de brinquedos, que foram distribuídos para as crianças da localidade no último domingo (12). No bairro, foram instalados aparelhos infantis em que as crianças puderam se divertir. Elas ainda receberam doces durante o evento. “Só tenho que agradecer a cada colaborador por ajudar a nossa associação a mais uma vez patrocinar o sorriso dessas crianças. São presentes simples, mas que para elas representam muito, pois estão sendo lembradas no dia em que são celebradas. Meus sinceros agradecimentos e que Deus abençoe a todos”, disse o presidente da Associação Comunitária, Jobson Cruz.

Brumado: STTU improvisa sinalização com cones Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na falta de sinalização horizontal nas ruas de Brumado, a Superintendência Municipal de Trânsito tem utilizado cones de improviso para orientar os condutores na Avenida Centenário, na região do Mercado Municipal. Há meses, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluiu as obras de recapeamento da via com a promessa de sinalizar todo o percurso do centro comercial. Porém, até então, segundo apurado pelo site Brumado Notícias, as promessas ficaram no papel, o que impossibilitou o órgão de efetuar a pintura da sinalização.

Arquivo