Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2015
fechar

Aracatu: Acusado de matar homem com golpe de canivete no coração irá a júri popular Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acusado de homicídio, o réu Amadeu da Silva Pinheiro irá a júri popular no próximo dia 26 de outubro. Segundo a denúncia, no dia 21 de junho de 2005, o acusado desferiu um golpe com um canivete no coração da vítima João Bernardino da Silva. Na época, ambos eram transportados na carroceria de um caminhão, que seguia viagem pela estrada que dá acesso à Fazenda Bananeira, no município de Aracatu, quando começaram a discutir. Os dois desceram do veículo e entraram em luta corporal, momento em que o acusado sacou o canivete e golpeou João Bernardino, que morreu na hora. O júri será presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães e terá início às 8h20.

Cuiabá: Grávida dá à luz na delegacia após ser detida por furtar enxoval de bebê Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na cidade de Lucas do Rio Verde, em Cuiabá, uma mulher de 32 anos, grávida de nove meses, deu à luz em uma delegacia na madrugada da última quinta-feira (22), logo após ser detida por furto. De acordo com a Polícia Civil, a mulher foi presa na noite de quarta-feira (21) e começou a sentir contrações enquanto estava recolhida na cela da delegacia. A grávida foi presa depois de furtar peças de roupas e acessórios para um enxoval de bebê e outros objetos em uma loja da cidade. Os seguranças do estabelecimento perceberam o furto e chamaram a polícia. A grávida também furtou bichos de pelúcia, acessórios de cozinha e escova para cabelo. O delegado Rafael Mendes Scatolon disse ao G1 que o parto foi feito por uma investigadora, que é técnica em enfermagem. Uma equipe dos bombeiros ainda foi chamada, mas a criança nasceu antes do socorro. Mãe e filha foram levadas para um hospital da cidade logo após o parto, onde foram medicadas. Segundo o delegado, a mulher deve responder em liberdade pelo crime de furto simples.

Campus XX da Uneb de Brumado promove 2ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está em andamento na Câmara de Vereadores de Brumado a 2ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano, promovida pelo Campus XX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do Curso de Direito. O primeiro dia de jornada aconteceu nesta quinta-feira (22) e contou com um bom público no auditório da plenária Vereador Sinval Neves. O convite para a jornada foi estendido a todos os estudiosos do Direito e de áreas afins. 

Campus XX da Uneb de Brumado promove 2ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os participantes ainda colaboraram com a jornada, que também promove ações sociais e doaram cada 1 kg de alimento. Falando ao site Brumado Notícias sobre o objetivo e importância da Jornada Jurídica, o diretor do Campus, Manoel Castrillon, destacou que o evento “viabiliza a população uma aproximação e aprofundamento da área jurídica, propiciando maior integração de conhecimento da matéria”. Dentre os muitos palestrantes destaque para o renomado professor Paulo Cesar Martins, que falou sobre as muitas ações do judiciário. A jornada segue nesta sexta-feira (23).

Dilma recebe apoio de prefeitos para recriar CPMF com alíquota de 0,38% Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu nesta quinta-feira (22) representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que manifestaram apoio à proposta do governo de recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), desde que a alíquota seja de 0,38% e partilhada entre União, estados e municípios. A proposta do governo, enviada ao Congresso Nacional em setembro, prevê a volta do tributo com alíquota de 0,20%, com destinação dos recursos para cobrir o déficit da Previdência Social. Governadores e prefeitos condicionam apoio à proposição desde que mantida a alíquota de 0,38%, com 0,20% para União e o restante da arrecadação dividido entre estados e municípios. Além da partilha, o 2º vice-presidente da CNM, Luiz Sorvos, disse que a ideia é que o dinheiro do tributo possa também ser usado para financiamento da saúde e educação e não apenas da Previdência, como consta da proposta original.

Greve dos Bancários: Decisão judicial proíbe cobrança de juros na Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma liminar concedida na última quinta-feira (22) proíbe cobrança de juros, multas e encargos moratórios em faturas de boletos e cobranças que vencerem durante o período da greve dos bancários na Bahia. A paralisação da categoria já dura 18 dias e fecha mais de mil agências no estado. A liminar foi concedida pelo juízo da 3ª Vara de Relações de Consumo do Estado da Bahia à Ação Cível Pública ajuizada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) contra a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Também fica proibido a inclusão dos nomes dos consumidores nos órgãos de proteção ao crédito, segundo o Procon, em razão da dificuldade no pagamento de dívidas vencidas durante o período da paralisação. Foi estipulada multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento da decisão judicial. O G1 não conseguiu contato com a Febraban. Segundo o Procon, a ação teve como objetivo garantir o funcionamento dos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), por meio da disponibilização de cédulas, cheques e envelopes, como forma de assegurar as compensações bancárias, serviços considerados essenciais aos clientes. O Procon informou que recebeu várias reclamações de clientes em razão da dificuldade no pagamento de dívidas vencidas durante a greve. O órgão disse que é importante que o consumidor busque a regularidade dos pagamentos e que, em caso de dificuldade, busque atendimento nos postos do Procon ou envie denúncia através do email: [email protected].

Sindicato dos comerciários de Brumado está em novo endereço e busca parcerias para atender associados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Buscando o fortalecimento do setor comercial, o Sindicato dos Comerciários de Brumado encontra-se instalado em novo endereço, na Rua São João, no Centro. O imóvel mais amplo proporciona melhor atendimento aos associados e ao público em geral, ofertando ainda mais visibilidade e acessibilidade ao órgão. Com a proposta de oferecer vários atendimentos aos associados, o sindicato está buscando parcerias com cabeleireiros e manicures para atuarem na nova sede do órgão, que já conta com salão equipado com vários aparelhos. Os interessados podem buscar mais informações no local. Nas próximas semanas, o sindicato vai mobilizar uma grande campanha que promete inovar no dia a dia do comerciário local.

Sindicato dos comerciários de Brumado está em novo endereço e busca parcerias para atender associados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Justiça aceita pedido e Suzane Von Richthofen vai para regime semiaberto Foto: Reprodução/Record

Nesta quinta-feira (22), o Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou o pedido de Suzane Von Richthofen para progressão ao regime semiaberto. Suzane havia recusado a progressão em agosto de 2014, mas afirmou, em junho de 2015, que queria cumprir o restante da pena no semiaberto. Ela está presa há 13 anos. Suzane foi condenada a 39 anos de prisão por matar os pais em 2002. A decisão recomendado ao juízo também pede que analise a possibilidade da permanência de Suzane na unidade prisional Penitenciária-1 de Tremembé (SP), caso já tenha sido instalado o regime semiaberto. Na época em que recusou o direito de progredir de regime, Suzane alegou que temia por sua segurança caso tivesse que ser transferida - quando eram beneficiadas, as presas da P1 de Tremembé eram levadas para unidades do regime semiaberto. A detenta Sandra Regina Ruiz Gomes, conhecida como 'Sandrão', companheira de Suzane enquanto estiveram presas juntas em Tremembé, conquistou em março deste ano a progressão do regime fechado para o semiaberto. Ela foi transferida para a penitenciária feminina de São José dos Campos.

Brumado: Polícia investiga mais um caso de montagem de foto íntima no WhatsApp Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, uma mulher, casada há 11 anos, está passando por um período difícil em seu casamento por conta de fotos íntimas, supostamente montadas com seu rosto, que foram compartilhadas pelo aplicativo WhatsApp. A mulher compareceu nesta quinta-feira (22) na delegacia acompanhada do marido para prestar queixa, alegando uso indevido de sua imagem. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ela disse que está constrangida diante do marido e do filho de apenas 08 anos, que tomaram conhecimento das imagens. “Estou sendo vítima de uma montagem maldosa que fizeram utilizando uma foto do meu perfil do Facebook”, garante ela. Transtornado com a situação, o casal tenta descobrir de onde partiu a publicação da imagem a fim de mover uma ação judicial contra o autor. “Perdemos o direito até de nos socializarmos com os amigos pela rede social online. Está muito perigoso publicar imagens pessoais de qualquer natureza. Estou me sentindo insegura e violada. Estamos entrando com a denúncia na delegacia, mas vou recorrer a todas as instâncias possíveis para que as imagens sejam apagadas do aplicativo ou de qualquer rede social na internet. Já decidir cancelar minha página no Facebook e devo também cancelar o meu WhatsApp. Depois de uma dessa percebo que não é mais seguro manter essas contas. Estou tomando medidas drásticas pela preservação da minha família”, desabafou a mulher, que preferiu não se identificar.

Mirante: Vice assume depois de prefeito ser afastado do cargo Foto: Reprodução/TSE

Na última quarta-feira (21), o vice-prefeito da cidade de Mirante, Marcos de Lima, tomou posse após o prefeito Hélio Ramos Silva ter sido afastado em operação da Polícia Federal devido a envolvimento em esquema de desvio de dinheiro. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, José Marinho Lima Neto, Hélio está viajando e já recorreu do afastamento do cargo. O político teve a função pública suspensa e está proibido de entrar nas dependências da prefeitura. O delegado responsável pelo caso, Rodrigoi Kolbe, explicou que o prefeito fraudava procedimentos licitatórios para beneficiar empresas específicas, além de ficar com uma parte do valor do dinheiro da licitação. A investigação foi realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF). Foi constatado que as empresas envolvidas no esquema de licitação teriam recebido mais de R$ 4 milhões do município. Parte do dinheiro que iria para o prefeito era depositado na conta de um funcionário da prefeitura, que recebia R$ 800 de salário, o que chamou atenção da polícia pela grande movimentação bancária. Além do prefeito, a mulher dele, Mônica Alves de Lima, presidente da comissão de licitação e funcionários da prefeitura, também é acusada de participar do esquema. As informações são do G1.

Paraná Pesquisas: Governador Rui Costa é aprovado por 59,5% dos baianos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, a aprovação do governador Rui Costa (PT) cresceu e chega a 59,5% entre os baianos - 33,6% desaprovam a gestão do petista e 6,9% não sabem ou não opinaram. Em julho deste ano, 57,1% dos pesquisados aprovavam o governo de Rui, enquanto a desaprovação chegava a 36,5%. Além disso, 32,8% dos entrevistados consideram o setor de Saúde como principal problema do estado, seguida por Segurança Pública (23,6%) e Desemprego (12,1%). A pesquisa ouviu 643 pessoas entre 10 e 15 de outubro de 2015.

84,7% dos soteropolitanos aprovam gestão do prefeito ACM Neto, diz pesquisa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 10 e 15 de outubro de 2015, o trabalho do prefeito ACM Neto (DEM) é aprovado por 84,7% dos soteropolitanos. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (22) mostra que apenas 11,7% das pessoas não aprovam o governo do democrata, enquanto 3,7% não souberam ou não opinaram. A aprovação de Neto cresceu desde a última pesquisa, realizada em julho, que mostrava índice positivo de 82%. Entre os ouvidos, 65,9% consideram a gestão do prefeito como melhor do que o esperado. Para 8,6%, ele atuou de forma pior e 24,4% acreditam que foi igual ao que se esperava. 1,1% não souberam opinar. A pesquisa ouviu 643 pessoas.

Dunga convoca Seleção para jogos contra Argentina e Peru Foto: Márcia Feitosa/Vipcomm

Na manhã desta quinta-feira (22), o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, convocou os jogadores para as duas próximas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, contra Argentina e Peru. O destaque da convocação foi o Corinthians, líder do Campeoanto Brasileiro, que terá quatro jogadores no grupo convocado: o goleiro Cassio, o zagueiro Gil, e os meias Renato Augusto e Elias. Cássio aparece na lista no lugar de Marcelo Grohe, do Grêmio, que está contundido. Ricardo Oliveira e Lucas Lima, dupla de destaque do Santos no segundo semestre da temporada, também foi convocada. O Brasil vai enfrentar a Argentina no dia 12 de novembro, no estádio Monumental de Nuñez, às 21h (horário local). Depois, a Seleção brasileira chegará a Salvador, no dia 17 de novembro, para enfrentar o Peru pela 4ª rodada das Eliminatórias.

Legislativo brumadense adquire novos livros para acervo da biblioteca pública Foto: Eliana Costa

O legislativo brumadense acaba de adquirir um novo acervo de livros, com títulos atualizados, com destaque para exemplares na área de Direito. O material estará disponível na Biblioteca Municipal, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 8h às 12h. O presidente Alessandro Lôbo (PSL) declarou que a aquisição dos livros tem o objetivo de oferecer condições para a realização de pesquisas escolares e o incentivo à leitura. “Foram adquiridos livros em diversas áreas, nos títulos mais recentes, para que todos possam desenvolver suas atividades escolares e também terem horas agradáveis de leitura. Nossa intenção é disponibilizar meios para que todos tenham acesso à informação e temos nos empenhado em desenvolver ações para a conquista deste fim. Entre os já disponibilizados estão a rede wi-fi, a biblioteca e o infocentro”, declarou Lôbo. Os livros só poderão ser utilizados no ambiente da biblioteca pública, não sendo permitida a sua retirada.

Caixa Econômica abre inscrições para estagiários de nível médio e técnico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), a Caixa Econômica Federal abriu novas inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível médio e técnico. A seleção será para formação de cadastro reserva e as vagas serão distribuídas nacionalmente. As pré-inscrições podem ser realizadas no site o www.ciee.org.br, até 12 de fevereiro de 2016. Os estudantes pré-inscritos serão chamados para realização de uma prova on-line, que definirá o preenchimento da vaga, na medida em que forem encerrados os contratos vigentes ou forem ofertadas novas vagas nas unidades. A prova abrange noções de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais. Podem participar do processo estudantes do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Administração, Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Finanças Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio. O estudante de nível médio ou técnico precisa ter disponibilidade para jornada diária de 5 horas (25 horas semanais) e idade mínima de 16 anos. O estudante também deve estar cursando e freqüentando as aulas regularmente até o penúltimo semestre do curso de nível médio ou técnico. Os estagiários recebem bolsa auxílio no valor de R$ 500, além do auxílio transporte no valor de R$ 130. Entre os candidatos, 10% dos selecionados devem ser portadores de necessidades especiais (PNE).

Operação Hollerith: Polícia Federal realiza buscas e apreensões em Caatiba, Planalto, Poções, e Ibicuí Foto: Luiz Tito/A Tarde

Nesta quinta-feira (22), a Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista deflagrou a Operação Hollerith para cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Caatiba, Poções, Planalto e Ibicuí. Segundo as investigações, entre janeiro de 2013 e janeiro de 2015, a organização criminosa teria atuado nos setores contábil e de recursos humanos da prefeitura do município de Caatiba, operando esquema fraudulento contra os cofres municipais, em especial, utilizando-se de verbas do Fundeb. Estima-se que a fraude tenha causado prejuízo da ordem de R$ 745.756,94. Durante a operação foram cumpridos sete mandados de condução coercitiva, além de seis mandados de busca e apreensão, em face de ex-funcionários da prefeitura de Caatiba, bem como possíveis funcionários “fantasmas” do município. As buscas realizadas nesta manhã visam apreender documentos que comprovem a ligação entre os investigados, que evidenciem a existência da organização criminosa e o papel desempenhado por cada um de seus membros, bem como valores e bens adquiridos com os recursos públicos desviados.

Jovem de 18 anos tem reação alérgica à tintura de cabelo e fica cega Foto: Reprodução/DailyMail

A jovem Dinya Rasool, de 18 anos, ficou temporariamente cega e com o rosto desfigurado por conta de uma reação alérgica à tintura de cabelo. Segundo informações do site DailyMail, esta é a segunda vez em que ela foi hospitalizada por causa da coloração. O inchaço permaneceu no rosto de Dinya por três semanas, e ela ficou outros três anos sem usar a tintura, por medo da reação. Mas, em janeiro deste ano, decidiu tingir o cabelo novamente. Seu rosto ficou três vezes maior do que o normal. “Eu me olhava no espelho e só conseguia chorar. Me sentia um monstro. Eu deveria dar ouvido à minha mãe e não ter pintado o cabelo de novo. Hoje tenho sorte de estar viva”, disse.

Enem: Estudantes devem ficar atentos a itens obrigatórios para provas

Os candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos aos itens obrigatórios durante as provas. O Enem ocorre neste sábado (24) e domingo (25) em todo o país. Nos dias de aplicação do exame é obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. Outro item obrigatório é a caneta esferográfica, que deve ser de tinta preta e fabricada em material transparente. No site do Enem, o Inep informa também que, apesar de não ser um documento obrigatório, é recomendável que o candidato leve o cartão de confirmação da inscrição. Além do local de prova, ele traz o número de inscrição, a data e o horário das provas, a opção de língua estrangeira, solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso, além da indicação de atendimento especializado ou específico, se tiver sido solicitado pelo participante. As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília.

Luciano Ribeiro considera aumento de taxas para licenciamento ambiental abusivo Foto: Giselle Quintão

O Projeto de Lei 21.532, de autoria do Executivo, tem como objetivo majorar taxas impostas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) criticou a proposta devido ao aumento abusivo das taxas. “É assustador o aumento das taxas que chegam a 1.000%, a taxa de licenciamento, por exemplo, passou de R$ 1.188,00 para R$ 50.000,00. Como se já não bastasse tantos outros aumentos, como o da gasolina, do ICMS, do Planserv, os sequestros dos depósitos judiciais para que o governo pague as suas dívidas, em contrapartida ao ínfimo aumento da remuneração dos servidores públicos. Um verdadeiro absurdo!”, avaliou Ribeiro.

Prefeitos baianos podem processar União para garantir recursos à Saúde

Prefeitos e secretários municipais da saúde podem mover uma ação contra o governo federal por conta dos cortes no orçamento do setor. A possibilidade foi levantada durante encontro realizado na última quarta-feira (21), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Segundo o jornal A Tarde, os gestores exigem a garantia de repasses já pactuados no Sistema Único de Saúde (SUS). Presente no encontro, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães, disse que, além do déficit de R$ 5 bilhões para a saúde, os municípios só têm assegurados 50% do repasse de dezembro.  Conforme Junqueira, o restante ficaria para janeiro de 2016, o que causaria déficit de R$ 3 bilhões. Guimarães ainda convocou as prefeituras a pressionem as bancadas federais e a sociedade para garantir a prestação dos serviços.

Márcio Moreira comemora início de obras de eletrificação no Bairro Rodoviário em Brumado Foto: Divulgação

Executadas pela Coelba, as obras de eletrificação no Bairro Rodoviário, em Brumado, serão iniciadas esta semana e o vereador Márcio Moreira (PSB) comemorou a notícia. O parlamentar realizou recentemente audiência com o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) solicitando a intercessão do mesmo junto ao Governo do Estado para realização da obra. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele falou sobre o início das obras. “Me sinto realizado quando vejo as nossas solicitações resultarem em ações concretas para o desenvolvimento de Brumado. Quando se trabalha em parceria e de forma comprometida o resultado aparece e assim tenho tocado meu mandato, em sintonia com a administração municipal e a nossa representação na Assembleia Legislativa. Há algum tempo estive com o deputado Vitor Bonfim em seu gabinete encaminhando algumas demandas, entre elas, esta obra que já está sendo executada. Para nós um motivo de comemoração”, destacou Moreira.

Malhada de Pedras: Homem arromba lotérica e leva R$ 460 em dinheiro Foto: Reprodução/WhatsApp

Um elemento invadiu uma lotérica da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, na madrugada do último domingo (18), levando R$ 460 em dinheiro. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o indivíduo utilizou uma escada para fazer um buraco no teto do local e, em seguida, cortou os fios do sistema de alarme e do sistema de monitoramento eletrônico. Já dentro da lotérica, o bandido revirou todo o estabelecimento a procura de dinheiro. O caso foi registrado na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior.

Grevistas ironizam com banca de 'ingerência pública' na porta da prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após a oitava rodada de negociações entre os sindicatos que representam os professores e servidores públicos de Brumado, a professora e diretora do núcleo da APLB no município, Vanúzia Lobo, declarou ao site Brumado Notícias, diante da assembleia e perante o parlamento na tribuna livre da câmara de vereadores que o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) teria sugerido que ela abrisse uma banca de reforço escolar para complementar renda. Embora o prefeito tenha declarado que tudo não passou de um mal entendido, os grevistas ironizaram o episódio utilizando duas mesas e fazendo alusão a uma banca com cartazes informando que se tratava da banca da “Escolinha do Prefeito Aguiberto - Disciplina Ingerência Pública”. As negociações avançaram pouco com a nova contraproposta da administração, que ofertou reajustes parcelados de 5% aos servidores públicos e de 8% aos professores. As categorias e os sindicatos representativos optaram pela permanência da greve por tempo indeterminado.

Clínica Luiza Feres oferece método de emagrecimento 5S em Brumado

O método de emagrecimento do 5S associa cinco técnicas que visam a reprogramação hipotalâmica, promovendo o emagrecimento rápido, saudável e sustentável. Alia a nutrição, acompanhamento profissional diário, tratamento do corpo e a mudança comportamental. Os resultados variam entre 10 e 15 kg no mês. O paciente perde massa gorda, preserva massa magra, diminui percentual de gordura visceral e resgata o peso ideal, consequentemente, a sua saúde, a autoestima e o bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.

Trabalhador demitido por aparentar embriaguez reverte decisão na Justiça Foto: Reprodução

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região reverteu a demissão por justa causa de um ex-funcionário da C.S.E. - Mecânica e Instrumentação, que havia sido demitido por aparentar embriaguez no trabalho. Na reclamação trabalhista ele afirmou que ficou quatro meses sem receber salário, quando finalmente foi dispensado por justa causa. Em defesa, a empresa alegou que o trabalhador já havia ficado embriagado outras vezes no serviço. Segundo o processo, o trabalhador foi contratado como supervisor de movimentação de cargas em plataformas de petróleo e demitido dois anos depois sob a justificativa de que se apresentou “consideravelmente embriagado” para o serviço. No primeiro julgamento, o juiz avaliou que apesar de alegar ter havido outro episódio de embriaguez, o supervisor não foi sofreu nenhuma sanção da empresa e que quando isso ocorreu foi em forma de demissão, o que o magistrado entendeu ser uma conduta desproporcional da empresa, já que antes não havia tido nenhuma advertência. Diante dos argumentos, os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região mantiveram a sentença de reversão de justa causa, em favor do empregado, e ainda reforçaram que se era a segunda vez que o empregado comparecia ao trabalho embriagado, seria o caso de ser encaminhado para tratamento, dada a possibilidade de ser portador de alguma doença. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.

Arquivo