Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2016
fechar

Beto Maradona é reeleito prefeito de Caculé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O atual prefeito de Caculé, no sudoeste baiano, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, foi reeleito neste domingo (2) para governar a cidade por mais quatro anos. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Maradona teve a preferência de 50,44%, ou seja, 6475 votos do eleitorado contra 49,56%, 6361 de Pedro Dias (PRTB). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o número de abstenção foi de 15,90%, o equivalente a 2592 eleitores. Em entrevista ao site Brumado Noticias, o prefeito reeleito agradeceu a população caculeense pela renovação de seu mandato. “Vamos continuar trabalhando firme e buscando novos investimentos para a nossa querida Caculé. Agradeço ao povo de minha terra pela confiança em mim depositada mais uma vez”, disse.

ACM Neto é reeleito prefeito de Salvador Foto: Foto: Betto Jr/Correio

O prefeito ACM Neto (DEM) foi reeleito com 74% dos votos, neste domingo (2), em primeiro turno. O resultado foi confirmado às 18h15, com 80,08% das urnas apuradas.  A candidata Alice Portugal (PCdoB) ficou em segundo lugar na disputa com 14% dos votos, seguida pelo Pastor Sargento Isidório (PDT), com 8%. ACM Neto conseguiu um feito histórico ao ser reeleito no primeiro turno. A última vez que um candidato à prefeitura de Salvador foi reconduzido ao cargo sem segundo turno foi em 2000, quando Antônio Imbassahy se reelegeu com 53,74%.

Eleições 2016: Urnas começam a chegar ao Fórum Eleitoral em Brumado para apuração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As urnas que foram utilizadas na votação em Brumado já estão chegando ao Fórum Eleitoral. A capital do minério é o maior colégio eleitoral da 90ª Zona e 137 urnas foram utilizadas durante a votação neste domingo (2). 47.845 eleitores estavam aptos a escolher o prefeito e os treze vereadores para o poder legislativo municipal. A apuração oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já teve início na cidade.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Conselheiro Estadual João Bonfim votou em Brumado ao lado da esposa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-deputado estadual e agora Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Evilásio Vasconcelos Bonfim, o João Bonfim, votou na manhã deste domingo (2), ao lado da esposa, em sua terra natal, na cidade de Brumado. O conselheiro vota na sessão 30 do Colégio Estadual de Brumado (CEB), o maior colegiado do município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele destacou o bom andamento das eleições e a educação dos conterrâneos. “Estou impressionado com a tranquilidade e bom andamento das eleições aqui em Brumado. Meus conterrâneos estão dando uma aula de boa educação e civilidade nesse dia. Parabenizo a todos e espero que o nosso povo venha a fazer a melhor escolha para a nossa cidade. Somos carentes em muitos setores e os futuros legisladores e administradores deverão ser escolhidos com sabedoria, pois está em jogo quatro anos de progresso ou quatro anos de regresso e estagnação para o município. Então é importante que a ferramenta principal do eleitor, o seu voto, seja bem direcionado e com a consciência de que Brumado receberá, através de sua escolha, aqueles que melhor irão destinar os interesses do município como um todo”.   

Van escolar é recolhida para a delegacia de Brumado sob suspeita de transporte irregular de eleitores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A justiça eleitoral e a polícia militar recolheram uma van escolar que supostamente estaria transportando irregularmente eleitores da comunidade rural do Sítio Novo para votarem na sede do município de Brumado. O veículo foi interceptado na Avenida Coronel Santos, quando regressava para a comunidade, após os passageiros já terem votado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o juiz Genivaldo Alves Guimarães declarou que ainda está apurando se o veículo estava a mando de alguma coligação ou candidato em particular. Caso seja confirmada a suspeita, serão abertos os processos cabíveis para punição dentro do rigor da lei.   

Justiça detém vários veículos com adesivos de campanha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o apoio das polícias civil e militar, a justiça eleitoral recolheu vários veículos flagrados com adesivos de campanha na manhã deste domingo de eleição no município de Brumado. A justiça já havia anunciado sobre a proibição das plotagens e adesivos dos candidatos no dia de votação. Mesmo assim, alguns condutores e proprietários ignoraram o aviso e tiveram seus veículos recolhidos para a delegacia. O juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães disse ao site Brumado Notícias que as ações podem gerar punições para as coligações. O valor mínimo da multa para esse tipo de infração é de R$ 10 mil. Alguns proprietários alegaram que, por não terem garagem, deixaram os veículos estacionados nas portas de suas residências, achando que não caberia punição, já que os carros não estavam em circulação. De qualquer forma, a lei reza que os carros não podem estar expostos com qualquer tipo de propagação eleitoral até o final da votação. 

Brumado: Eduardo Vasconcelos votou tradicionalmente ao lado da esposa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), compareceu a sua seção de votação na Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, por volta de 11h15 deste domingo (2), acompanhado da esposa, Meire Vasconcelos, e de demais familiares. O candidato foi o último a ir às urnas em Brumado. Ele destacou a boa educação e comprometimento dos munícipes com o voto. “Está sendo uma das melhores eleições em Brumado. Nossos munícipes, até mesmo os candidatos, estão demonstrando uma evolução e civilidade que servem de referência e exemplo para muitos outros municípios do estado. Está de parabéns a justiça, que dentro do seu poder de atuação vem moralizado cada vez mais o pleito em nosso município. Desejo que os brumadenses possam escolher o candidato que pense no município com projeção para o futuro e a nossa geração ainda venha a usufruir desse futuro promissor tão desejado por todos nós. Uma boa eleição a todos”.  

Brumado: Eduardo Vasconcelos votou tradicionalmente ao lado da esposa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Candidato Genivaldo Azevedo vai votar ao lado da esposa e do vice Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a prefeito de Brumado, Genivaldo Azevedo (PTdoB), foi o terceiro a ir à urna na manhã deste domingo (2). Por volta de 10h30, o candidato chegou a sua seção de votação na Escola Municipal Clarice Moraes, acompanhado da esposa e do candidato a vice, Fabiano Bonfim. Confiante, Genivaldo destacou o trabalho realizado pela justiça para o bom andamento do pleito no município. “Está sendo um dia de eleição tranquilo e isso graças a nossa população, que está mostrando civilidade, e ao empenho da justiça que muito vem trabalhando para esse dia de votação, na melhor e mais correta transparência. Espero que nas urnas o voto do eleitorado seja um voto consciente, livre e com o pensamento voltado para o progresso do município”.

Brumado: Candidato Genivaldo Azevedo vai votar ao lado da esposa e do vice Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Candidato Alessandro Lôbo vai votar acompanhado de Edmundo e Marizete Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a prefeito de Brumado, Alessandro Lôbo e Silva (PRB), foi o segundo a ir votar neste domingo (2) de eleição no município. Alessandro chegou à seção no maior reduto de votação do município, o Colégio Estadual de Brumado, pouco depois de 10h, acompanhado da esposa e do casal Edmundo e Marizete Pereira. Ele comparou o dia de votação com uma festa da democracia. “O dia de hoje é de festa não apenas em nosso município, mas em todo o país, pois os brasileiros em geral estão indo às urnas escolher o destino de seus municípios e da nação como o tudo. Está de parabéns a população brumadense que está indo às urnas e fazendo a escolha dos seus próximos representantes”.

Brumado: Candidato Alessandro Lôbo vai votar acompanhado de Edmundo e Marizete Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Manelão é primeiro candidato a votar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão, foi o primeiro candidato a prefeito de Brumado a votar na manhã deste domingo (2). Acompanhado da esposa, Fátima Pessoa, da filha Nátila Araújo e de duas netas, o candidato chegou a sua seção eleitoral no Colégio Municipal Professora Nice Públio, por volta de 10h. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele destacou que o processo eleitoral no município está sendo exemplar. “A população, de um modo geral, está mostrando civilidade no exercício da cidadania a favor da democracia”.

Manelão é primeiro candidato a votar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Mesmo com fiscalização, santinhos são despejados nas portas das seções eleitorais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Justiça e promotoria eleitoral, com o apoio das policias civil e militar, deram plantão na madrugada deste domingo (2), em Brumado, e conseguiram inibir em parte o despejo de santinhos dos candidatos nas portas dos locais de votação. Mesmo com a marcação acirrada, os cabos eleitorais conseguiram poluir as ruas, promovendo um verdadeiro derrame de material de campanha nas proximidades e nas portas dos locais de votação. No entanto, é visível que este ano o despejo foi menor em comparação a última eleição.

Eleitores vão cedo às urnas para votação em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os eleitores brumadenses compareceram cedo às sessões de votação neste domingo (2) de eleição. Às 8h, quando foi iniciada a votação no município, os eleitores já formavam filas nas sessões. A votação se encerrará às 17h e, pela estimativa do cartório eleitoral do município, às 20h a apuração será encerrada e os brumadenses saberão quem serão os novos gestores e vereadores para os próximos quatro anos no município.

Eleições 2016: Mais de 47 mil brumadenses vão às urnas escolher novo prefeito e treze vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os 47.845 eleitores de Brumado vão escolher o novo prefeito que governará a cidade pelos próximos quatro anos. Segundo dados apurados pelo site Brumado Notícias, o maior número do eleitorado está na sede do município, com 34.005, sendo que 13.840 estão na zona rural. Na disputa, quatro candidatos tentam chegar à cadeira executiva da cidade: Alessandro Lôbo (PRB), Eduardo Vasconcelos (PSB), Manelão (PMDB) e Genivaldo Azevedo (PTdoB). Os eleitores também vão escolher os treze vereadores que vão representá-los no legislativo.

Urnas eletrônicas já estão sendo despachadas para as sessões de votação da 90ª Zona Eleitoral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na tarde deste sábado (1), equipes técnicas, escoltadas por policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizaram as transferências das urnas eletrônicas da 90ª Zona Eleitoral, do Fórum Eleitoral de Brumado, para as sessões de votação nos municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, além dos distritos rurais de Brumado. As demais urnas das sessões da sede do município só serão instaladas nos locais de votação horas antes do início do processo, ainda na madrugada deste domingo (2).

Mais de 780 mesários atuarão nas sessões eleitorais de Brumado e região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, contará com o apoio de 789 mesários, que passaram por qualificação antecipada para atuarem nas 196 sessões de votação. Maior colegiado, a cidade de Brumado contará com 548 mesários para atender aos mais de 47 mil eleitores aptos para votação. Aracatu contará com 148 mesários e Malhada de Pedras com 88.  

Urna eletrônica de Brumado é selecionada para auditoria no TRE em Salvador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Como acontece em todos os anos de eleições, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou na manhã deste sábado (1) o sorteio de quatro urnas do interior e de uma na capital para passarem por um processo de auditoria com o intuito de demonstrar a transparência do processo eleitoral e segurança das urnas. Este ano, uma urna da sessão do município de Brumado foi sorteada. O equipamento foi lacrado e transferido de helicóptero para a sede do órgão em Salvador.

Eleições 2016 Brumado: Sessões da escola Eni Mafra funcionarão no Caic Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Cartório Eleitoral de Brumado avisa aos eleitores que votam nas sessões 56, 57, 133, 189 e 252, no Colégio Municipal Eni Mafra, no Bairro São Félix, que este ano, exclusivamente, em virtude da reforma do prédio, as sessões foram transferidas para o Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (Caic). A votação será iniciada às 8h e se encerram às 17h. O Bairro São Félix está entre os mais populosos do município e, por isso, a votação na localidade é uma eleição à parte, levando em consideração as disputas dos candidatos a vereadores.

Eleições 2016: Justiça Eleitoral apreende R$ 50 mil em carro de empresário na cidade de Caetité Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Justiça Eleitoral apreendeu na manhã deste sábado (01) R$ 50 mil dentro de um veículo de um empresário na feira livre na cidade de Caetité, no sudoeste baiano. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o mandado de condução coercitiva e apreensão do dinheiro foi cumprido por oficiais de justiça com o apoio da polícia militar. A decisão foi do juiz José Eduardo das Neves Brito, da 63ª Zona Eleitoral. Além do valor em moeda nacional, uma pasta preta, duas agendas, boletos talões, chaves, celular e um veículo foram apreendidos na ação. 

Eleições 2016: Justiça suspende publicação de pesquisa eleitoral em Caetité

A coligação “Caetité para todos” representou à Justiça Eleitoral pedindo a impugnação da divulgação de pesquisa eleitoral, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº 02758/2016 pela empresa Instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas Ltda. A empresa teria sido contratada pela Elza Maria de Oliveira Publicidade - ME, com sede em Caetité. A pesquisa seria divulgada ontem (30). Segundo a coligação, o levantamento foi realizado de forma desonesta e com uma metodologia envolta em distorções. A pesquisa pretende aplicar 48% dos questionários na zona urbana e 52% na zona rural, divisão considerada incongruente e manipuladora, vez que se sabe que o candidato a prefeito da coligação “Caetité para todos” tem a maior parte dos seus eleitores na zona rural, onde serão aplicados mais da metade dos questionários, o que resultará em um total disparate. Diante dos fatos, o juiz da 63ª Zona Eleitoral, José Eduardo das Neves Brito, deferiu o pedido alegando que a pesquisa eleitoral contém eiva que lhe retira a validade e inviabiliza a sua publicação. Caso descumpra a determinação de suspender a publicação da pesquisa, a empresa contratada será multada em R$ 50 mil.

Eleições 2016: Lei seca começa a valer a partir das 23h de hoje em Brumado

O juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, baixou a Portaria nº 08/2016, considerando, entre outros, que o consumo de bebidas alcoólicas, na véspera ou no dia das eleições, poderá ensejar tumultos, desavenças, vandalismo e desordem, embaraçando o livre exercício do voto, comprometendo a segurança e causando prejuízos por vezes irreparáveis a toda a população. Segundo o documento, de 23h deste sábado (1º) até às 22h de domingo (2), dia de votação, no âmbito da 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, será proibida a comercialização, entrega ou fornecimento, ainda que gratuito, de bebida alcoólica de qualquer natureza. Em caso de desobediência, haverá incidência de multa de 1 a 15 salários mínimos ao proprietário do estabelecimento, da residência, ou a qualquer outra pessoa que fornecer a bebida, sem prejuízo da apreensão dos produtos e adoção de outras providências. Os estabelecimentos que frequentemente comercializam bebidas alcoólicas ou outros produtos poderão permanecer abertos no horário acima mencionado. Todavia, bebidas alcoólicas, de qualquer natureza, não poderão ser vendidas ou fornecidas, ainda que para serem consumidas em outro local.

Pesquisa aponta vitória de Beto Maradona para Prefeitura de Caculé

O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, deve ser eleito com expressiva votação neste domingo (2). Segundo pesquisa da LM Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste, realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, lidera com folga em todos os cenários. Na pesquisa espontânea, o democrata aparece com 50,49% das intenções de voto, contra 37,44% do candidato Pedro Dias da Silva (PRTB). 10,84% não souberam ou não responderam ao questionamento. Brancos e nulos somam 1,23%. 

Pesquisa aponta vitória de Beto Maradona para Prefeitura de Caculé

Já na pesquisa estimulada, Maradona mantém a liderança com 50,99% contra 38,18% das intenções de voto do candidato oposicionista, o Pedrão. Os indecisos somaram 9,11% e brancos e nulos são 1,72%. A pesquisa ouviu 390 eleitores cadastrados no município, na sede e na zona rural, e a margem de erro é de 4,2 pontos percentuais. A confiabilidade é de 90%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BA-00067/2016.

Rondesp reforçará efetivo da 34ª CIPM na cobertura das eleições na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Duas guarnições da Rondesp chegaram ao município de Brumado para reforçar a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) na cobertura das eleições municipais na microrregião. A companhia brumadense, comandada pelo Major Jocevã Oliveira, atende 12 municípios da região e recebeu o reforço das guarnições para atuar na regional em apoio à justiça eleitoral na promoção da ordem e da paz no domingo de eleição, quando serão escolhidos os novos gestores e vereadores. “Buscaremos o melhor desempenho possível para promover uma eleição tranquila e sem abusos em nossa região”, disse o Major Jocevã Oliveira ao site Brumado Notícias.

Eleições 2016: Campanha eleitoral se encerra neste sábado (1º)

Conforme previsto pelo Calendário Eleitoral 2016, este sábado (1º) é o último dia da propaganda eleitoral mediante alto-falante, distribuição de material gráfico, utilização de carro de som, além do prazo final para a realização de caminhadas, carreatas e passeatas. Esses atos poderão ocorrer até 22h de hoje. A realização desses atos amanhã (2), quando acontece a votação ou a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, será constituído crime. Eleitores que descumprirem as determinações da legislação eleitoral e praticarem a chamada “boca de urna” poderão ser punidos com detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa a ser definida entre R$ 5mil a R$ 15mil.

Coligação estranha decisão que aplicou multa ao candidato Eduardo Vasconcelos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representante da coligação “Brumado acima de tudo”, o vereador Márcio Moreira (PSB) disse que o processo que aplicou uma multa de R$ 25 mil ao candidato Eduardo Vasconcelos (PSB) se refere ao evento do pré-lançamento de sua candidatura. “Estranho que essa decisão tenha saído agora, na véspera do pleito, funcionando como propaganda negativa. Vamos para frente”, declarou Moreira. Segundo ele, já está sendo apresentado um recurso ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) a fim de demonstrar a inexistência de irregularidade, visto que o evento foi autorizado pela própria corte.

Arquivo