Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2017
fechar

Enfermeiros e Técnicos de enfermagem participam de capacitação em Caetité Foto: Thayná Lima

Na última semana, enfermeiros e técnicos de enfermagem da UPA e do Samu de Caetité participaram de mais uma etapa da capacitação “Educação Continuada”, uma iniciativa da prefeitura municipal, através da secretaria de saúde. Durante o curso, os enfermeiros e técnicos tiveram uma atualização sobre reanimação cardiopulmonar, ministrada pela enfermeira Cintia Nadja, que destacou que o objetivo do curso é melhorar ainda mais a assistência de enfermagem no município. “Com esse curso, a equipe agora está mais preparada e possui mais segurança para atuar diante desta situação”, reiterou Nadja. Ainda na capacitação, a enfermeira fiscal do COREN/BA, Gabriela de Almeida Neves, falou sobre a ética e a importância das ações de enfermagem.

Mulher acusa prefeito de Carinhanha de agressão

O prefeito de Carinhanha, Geraldo Pereira Costa (PT), o Piau, está sendo acusado de agressão por Edilene Bonfim, 33 anos. Ela gravou o momento em que diz ter sido agredida com um soco desferido pelo prefeito. A confusão aconteceu na terça-feira (2), na entrada da prefeitura. Edilene teria ido ao local reivindicar melhorias para a cidade e registrou a conversa, colocando o celular no bolso da frente da calça. Nas imagens é possível ver apenas parte do corpo do prefeito. Edilene chama o gestor para conversar em um lugar reservado, mas ele desconversa. Ela então aumenta o tom de voz e questiona a ausência do prefeito em seu gabinete. Nesse momento, é possível ouvir um barulho semelhante a um soco e, em seguida, um homem segura Edilene enquanto o prefeito vai embora. De acordo com o Radar Guanambi, em sua defesa, o prefeito negou a agressão e disse que tudo não passou de uma armação. Segundo o gestor, Edilene foi à prefeitura pedir emprego e se irritou por não conseguir nenhuma vaga. O caso foi registrado na delegacia.

Recuperação da BA-680 está em andamento na cidade de Potiraguá Foto: Vinícius Brito

As obras de recuperação da BA-680, trecho entre os entroncamentos com a BA-270, em Potiraguá, e com a BR-101, já estão em andamento. A obra é uma antiga reivindicação dos mandatos dos deputados Zé Raimundo (PT) e Waldenor Pereira (PT), ao lado de diversas lideranças locais. O trecho que está sendo recuperado tem extensão de 58 km, um investimento de R$ 27 milhões. O governador Rui Costa esteve pessoalmente em Potiraguá no mês de abril, quando autorizou o início da obra. A recuperação da rodovia beneficia mais de 100 mil moradores dos municípios de Potiraguá, Itarantim, Itapetinga, Maracani e Maiquinique, além dos condutores que trafegam pelo local com frequência. “A BA-680 é de grande importância porque interliga todo o extremo-sul à BR-101, atendendo quem sai de Vitória da Conquista, Itapetinga, Barreiras, Brasília ou do estado de Tocantins. Além de impulsionar o desenvolvimento econômico, a rodovia é fundamental para o turismo”, destacou o deputado Zé Raimundo.

Guanambi: Jovem de 22 anos morre após se jogar contra carro em movimento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

William Santos Florêncio, de 22 anos, se jogou contra um carro em movimento na Avenida Governador Nilo Coelho, no Bairro São Francisco, em Guanambi, no sudoeste baiano. Ele foi socorrido pelo Samu 192 e levado ao Hospital Regional, mas não resistiu. O jovem fazia tratamento em uma comunidade terapêutica e havia saído para trabalhar, pois estava na fase de ressocialização, quando, ao que tudo indica, teria tido uma recaída. O incidente aconteceu, possivelmente, após uma crise pós-química pelo uso de drogas. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal, onde passará por exames de necropsia.

Governador vai a Dom Basílio inaugurar obras e anunciar novos investimentos Foto: Camila Queiroz

Em audiência realizada na quarta-feira (4), o governador Rui Costa (PT) confirmou à deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e ao prefeito Roberval Meira (PR) que irá ao município de Dom Basílio para inaugurar a Avenida Dr. Marilton Matias, bem como para liberar diversos pedidos solicitados por ambos. Segundo o governador, no próximo dia 16, serão entregues tubos para ampliação de sistema de água, a ambulância adquirida através de emenda da deputada, além de certificados do Cadastro Ambiental Rural. Será autorizada ainda a licitação das obras de pavimentação do acesso da localidade de Fazendinha e Itapicuru à BA 148. Durante a reunião, o prefeito elencou os prejuízos causados pela pior crise hídrica da história do município. “Por isso, nossa prioridade é a construção da barragem do Riacho do Meio, no sistema de abastecimento de água do “Pastim”, com a respectiva adutora até a estação de tratamento de água, que garantirá a oferta desse bem para oito comunidades”, considerou. O governador informou que fará o necessário para realizar um convênio junto à prefeitura para a execução das obras da barragem. Também foi solicitada a construção da Estação de Tratamento de Água no Bairro de Santa Luzia, assim como a celebração de um convênio entre a prefeitura e a Conder para construção da Praça São João. Os pedidos foram encaminhados aos órgãos correspondentes.

Brumado: Após assaltante disfarçado, agentes de saúde estão com dificuldade em executar tarefas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma semana após o episódio em que um bandido se disfarçou de agente de saúde e roubou uma vendedora de joias dentro de sua casa, no Bairro Dr. Juracy, os agentes de endemias estão com dificuldades para executar as tarefas de mapeamento e prevenção contra o mosquito aedes-aegypti em algumas residências. Isso porque, conforme relatado por alguns servidores ao site Achei Sudoeste, algumas donas de casa não estão permitindo que os agentes entrem em suas casas. Um agente relatou a nossa reportagem que, além do episódio, as donas de casa ficam ainda mais desconfiadas porque os agentes estão com os uniformes desgastados, alguns tendo de utilizar peças rasgadas. Como esse dois elementos desfavoráveis, os agentes de endemias estão encontrando dificuldade em concluir o ciclo de mapeamento da vigilância epidemiológica no combate a dengue, zika e chikungunya.

Câmara Municipal de Brumado emite nota de pesar pelo falecimento de Marquinhos de Kia Foto: Reprodução/Facebook

Em nome de todos os parlamentares, a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, emitiu nota de pesar em razão do falecimento de Marcos Rogério Vieira de Araújo, 54 anos, ocorrido nesta quinta-feira (5). Marquinhos de Kia, como era carinhosamente conhecido, morreu vítima de um infarto. Ele era responsável pela administração do Restaurante e Pousada localizado na Vila de Catiboaba. “Seu falecimento de forma tão inesperada enluta não somente seus familiares e amigos, mas a todos os brumadenses. Aos familiares, principalmente aos pais, esposa e filhos, as sinceras condolências, reiterando que a Câmara de Vereadores não poderia deixar de unificar ao pesar da família. Manifesta assim o mais profundo respeito rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados”, disse o Legislativo, na nota.

Agente comunitária de saúde tem tablet roubado durante serviço em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No momento em que realizava a identificação via satélite com o tablet em uma residência, uma agente comunitária de saúde teve o aparelho roubado no Bairro Monsenhor Fagundes, em Brumado, na tarde desta quinta-feira (5). Desesperada, ela correu várias ruas até chegar a delegacia para registrar o ocorrido. Ao site Achei Sudoeste, a vítima disse que o assaltante tinha aparência jovem e lhe abordou enquanto ela estava de costas registrando os dados da residência durante uma visita. “Ele me xingou de vários nomes feios, colocou a mão por debaixo da camisa dizendo que estava armado e exigiu o tablet. Ele ainda ameaçou me dar um tiro se eu não entregasse o aparelho. Depois que entreguei, ele mandou eu me afastar lentamente sem olhar pra trás, aí corri apavorada até a delegacia”, contou a vítima. Há menos de um mês, a prefeitura realizou a entrega de 105 tablets aos agentes comunitários de saúde no intuito de dinamizar o preenchimento de prontuários de identificação das residências visitadas. Como o aparelho é rastreado via satélite, com sistema integrado de localização, a polícia espera encontrar o mesmo o mais breve possível, bem como o criminoso.

Prefeito de Brumado e deputado Luciano Ribeiro viabilizam recuperação asfáltica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) viabilizaram uma importante obra estrutural do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que abrangerá 7 km de extensão nas principais vias no município. O gestor brumadense agradece o empenho e articulação política de Luciano Ribeiro para a viabilização do pleito. De acordo com Vasconcelos, a obra é uma grande conquista para o desenvolvimento do município. Nesta sexta-feira (6), a Construtora CBV, responsável pela execução da obra na cidade, iniciará as atividades de microrrevestimento na rotatória da Magnesita, localizada nas proximidades da linha férrea, até a rotatória situada entre a Avenida Centenário e a Avenida João Paulo I. 

Prefeito de Brumado e deputado Luciano Ribeiro viabilizam recuperação asfáltica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma visita técnica uma visita técnica foi realizada nas na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, Praça Armindo Azevedo, Rua Dr. Marcolino Moura, Rua Coronel Tibério Meira, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, Rua Dr. Mário Meira, Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, Avenida Centenário e na Avenida Coronel Santos. Nos trechos, foram avaliadas as condições do leito viário, sinalização, trafegabilidade e segurança viária para que, no domingo (8), a construtora CBV possa recuperar a pavimentação do trecho, em um total de 7 km de faixas de rolamento viário.

Galo gigante de mais de 1,24m é leiloado por R$ 154 mil no interior de São Paulo Foto: Filipe Godinho

Um galo da raça índio gigante foi leiloado por R$ 154 mil durante um encontro nacional que reuniu criadores da raça em Guareí (SP). O animal, que mede 1,24 metros, tem 11 meses e chama Hokaido. Ele foi arrematado pelo produtor rural Vagner Souza. Em entrevista ao G1, Vagner contou que é criador de galo índio há dois anos e que a compra foi um investimento que trará retorno financeiro para todos da família. “É um valor bem alto, mas ele retorna rápido, porque com o galo conseguimos fazer inseminação e cada pintinho podemos vender por R$ 1 mil, sem contar na venda dos ovos. Então, valeu a pena mesmo a compra ter sido apenas de um galo. Não me arrependo não”, disse. Segundo o presidente da Associação Nacional de Amigos Criadores de Índios Gigantes (Anacig), Filipe Godinho, o galo é considerado o maior do Brasil da raça índio e de crista bola. Além dele, outros animais foram leiloados durante o evento, que reuniu mais de 100 criadores. A franga Kiara, por exemplo, foi vendida por R$ 72 mil durante o leilão.

Minas Gerais: Segurança ateia fogo em crianças em creche da cidade de Janaúba Foto: Natália Jael/Inter TV Grande Minas

Em Minas Gerais, quatro crianças e uma mulher morreram queimadas na creche Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente na manhã desta quinta-feira (5). Segundo informações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o guarda do local jogou álcool em algumas crianças e nele mesmo e, em seguida, ateou fogo. A professora morta na tragédia foi identificada como Heley de Abreu Silva Batista. De acordo com a assessoria do Hospital Regional de Janaúba, cerca de 40 pessoas deram entrada na unidade de saúde - 25 foram internadas com queimaduras e 15, que entraram em estado de choque, já foram liberadas. Entre os pacientes internados, 14 são crianças com idades entre quatro e cinco anos, com mais de 20% do corpo queimado. Também há funcionários da creche entre os feridos. Quinze pessoas respiram com a ajuda de aparelhos. O agressor, Damião Soares dos Santos, de 50 anos, é funcionário efetivo desde 2008. Ele está em estado grave no hospital, com queimaduras no corpo inteiro. A prefeitura de Janaúba decretou sete dias de luto oficial.

Outubro Rosa: Clínica Mais Vida oferece descontos na realização da ultrassonografia mamária

A Clínica Mais Vida sempre buscando exercer seu papel social estará durante todo o mês de outubro oferecendo descontos na realização de ultrassom de mama. A finalidade primordial é chamar a atenção das mulheres na vital importância da realização dos exames preventivos, mas também para que sejam mais conscientes sobre a necessidade de se ir além da prevenção – o autoconhecimento e a informação são peças fundamentais. Diagnosticar é o primeiro passo, quanto mais precoce a descoberta, maiores as chances de recuperação e cura. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Todas as mulheres, independente de idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. É importante observarem suas mamas. Isso pode ser realizado em situações normais como no banho, na troca de roupa ou em qualquer outra situação cotidiana. Vale ressaltar que a maioria dos casos de canceres são descobertos pelas próprias mulheres. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. Portanto, não espere ser surpreendida. Tome a iniciativa.  Seja uma mulher consciente! A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Prefeito prorroga redução do próprio salário, do vice, secretários e comissionados em Riacho de Santana Foto: Gardiel Navarro

No dia 1º de setembro de 2017, a Prefeitura Municipal de Riacho de Santana publicou o Decreto nº 247/2017 prorrogando a vigência do Decreto que determinou as medidas de contenção de despesas na Administração Pública. Segundo o documento, o prefeito Alan Antônio Vieira decidiu prorrogar a redução de 20% em seu próprio salário e nos dos servidores comissionados, secretários e vice-prefeito. O gestor levou em conta a crise financeira que tem afetado diretamente os estados e, principalmente, os municípios, bem como o equilíbrio das contas públicas, a fim de assegurar a continuidade dos atendimentos à comunidade e os ditames da Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite 54% dos gastos como o limite no pagamento de pessoal. Ainda de acordo com a publicação, o novo decreto valerá até 31 de dezembro de 2017. Nas redes sociais, a ação do gestor foi avaliada de forma positiva.

Brumado: Embasa informa que abastecimento em Pebas, Pompéia e Furtuoso será retomado hoje (05) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com comunicado da Embasa, a empresa já está trabalhando para regularizar o abastecimento nas localidades de Pebas, Pompéia e Furtuoso, na zona rural do município de Brumado. O serviço de manutenção nos equipamentos eletromecânicos está previsto para ser concluído no final da tarde de hoje (5), quando a distribuição de água será restabelecida de forma gradativa. A Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares.

Brumado: Em primeira votação, câmara aprova projeto de lista de espera de pacientes da saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei nº 30/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro, que trata da obrigatoriedade de divulgação das listas de espera dos pacientes que aguardam procedimentos na rede pública de saúde do município de Brumado, foi aprovado em primeira votação na última sessão legislativa. A primeira votação seria na semana passada, mas o projeto foi retirado de pauta para melhor avaliação da assessoria jurídica da câmara, que suspeitava de o mesmo mexer no honorário do município. Porém, a assessoria ponderou que a proposta não elevaria gastos ao poder público e, assim, a mesma passou por unanimidade no primeiro crivo das votações. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o autor do projeto esclareceu que o mesmo visa dar mais transparência aos atendimentos e maior confiabilidade a população no que se refere ao período de espera para consultas, exames e procedimentos por meio da rede de saúde local. Agora, caso o projeto passe pela segunda votação, o vereador espera que a gestão da saúde municipal cumpra o quanto antes as prerrogativas do projeto de lei em expor a lista de espera nos logradouros de atendimento ao público.

Luto em Brumado: Morre Marcos Araújo, o Marquinhos de Kia, aos 54 anos de idade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Brumado está triste e de luto nesta quinta-feira (05) com a morte repentina de Marcos Rogério Vieira de Araújo, 54 anos, vítima de um infarto fulminante. Marquinhos de Kia, como era carinhosamente chamado pelos familiares e amigos, sofria de cardiopatia desde os 15 anos de idade. A doença cardíaca congênita é uma alteração na estrutura do coração presente antes mesmo do nascimento.  Segundo apurou o site Achei Sudoeste, há alguns anos ele explorava o hotel e restaurante na Vila de Catiboaba, área que pertence a empresa Magnesita. Marquinhos deixa um legado de grande ser humano e pai de família. Ele era casado e tinha 4 filhos. 

Igaporã: Jovem com 'barriga gigante' é transferida para hospital de Salvador Foto: Márcio Fagundes

A jovem Daiane Maria de Oliveira, que sofre de cirrose hepática e precisa de um transplante de fígado, foi transferida para o Hospital Irmã Dulce, em Salvador. A transferência ocorreu, via regulação, na última sexta-feira (29). A jovem, que é natural de Igaporã, estava em uma unidade de saúde da cidade de Guanambi. O hospital informou que seu estado de saúde é estável e que ainda não há previsão de alta médica. Ao G1, o vice-prefeito e secretário de Saúde de Igaporã, Márcio Fagundes Fernandes, disse que recebeu telefonemas de diversos médicos interessados em investigar o caso, visto que não há no município a especialidade para tratar a doença. “Um endocrinologista de Santa Maria da Vitória me ligou e se ofereceu para fazer uma avaliação de forma gratuita. Ele constatou a cirrose hepática com agravante de possível problema na tireoide”, disse. O médico endocrinologista Ivson Petrônio de Cunha esteve no município no dia 26 de setembro. Após o atendimento, a paciente foi colocada no sistema de regulação do município para transferência para uma unidade médica de Salvador.

Brumado: Vereador incentiva barganha com deputados e insinua criação de emenda impositiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Fazendo uso da palavra para comentar sobre o material do grande expediente durante a sessão legislativa da Câmara Municipal de Brumado, o vereador José Santos, o Santinho, fez um discurso incentivando os demais vereadores a barganhar emendas em troca de apoio político eleitoral com os deputados estaduais e federais. O parlamentar brumadense fez críticas ao modelo de repartição de arrecadações, através do qual o Município, como gerador, fica com a menor parte dos recursos, porém com a maior responsabilidade de atender os anseios da comunidade, bem como executar as indicações dos vereadores. Para ele, o modelo tira a governabilidade dos municípios. Santinho também comentou sobre as eleições do próximo ano e passou a motivar os colegas de parlamento a barganhar o apoio dos pretensos candidatos à eleição e reeleição para deputados estaduais e federais. “Os vereadores deveriam se mobilizar aos deputados para angariar fundos de governabilidade para os municípios”, disse. Neste sentido, ele falou que, caso não saia candidato a deputado estadual, já estaria se alinhando a um pretenso candidato à reeleição, que teria lhe ofertado R$ 250 mil de emenda para construção de uma praça na cidade. 

Brumado: Vereador incentiva barganha com deputados e insinua criação de emenda impositiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Façam as suas negociações, senhores vereadores, não apoiem deputados que não tragam emendas para a cidade. Como o município não tem verba para atender a indicações, então que venha a verba das emendas dos deputados. O deputado que trouxer as emendas para atender as nossas indicações terá o apoio do gabinete do vereador Santinho para buscar sua eleição ou reeleição”, reiterou o vereador. Santinho ainda reforçou que o vereador, assim como os deputados, não consegue se reeleger apenas por indicações, mas pela execução de obras, insinuando que, assim como os deputados, a câmara de vereadores local também deveria ofertar uma emenda impositiva de mandato aos parlamentares a fim de atender algumas das pequenas demandas das comunidades onde mantém suas bases eleitorais. O parlamentar ainda fez a suposição no valor de R$ 400 mil repartidos pelos quatros anos do mandato legislativo. A insinuação do parlamentar foi elogiada pelo presidente Leonardo Vasconcelos, que relembrou que a mesma sugestão foi dada pela então vereadora Liu Vasconcelos, sua esposa, e ainda motivou o vereador José Santos a apresentar a proposição para criação do fundo de emenda impositiva para o legislativo brumadense. 

Justiça suspende festa de aniversário da cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Antônio Carlos do Espírito Santo, magistrado da Fazenda Pública da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, atendeu ao pedido do Ministério Público (MP), e suspendeu, nesta quinta-feira (5), as festas marcadas para os dias 6 e 11 de outubro, em comemoração ao aniversário da cidade. O órgão havia ajuizado uma Ação Civil Pública contra o Município pedindo a suspensão dos contratos firmados com os artistas e empresas para estrutura e organização das festas. O MP levou em consideração que o Executivo estaria ignorando a gravidade da situação socioeconômica do país e do município, bem como o decreto de emergência decretado pelo próprio prefeito José Ricardo Ribeiro Assunção (Rede), o Ricardinho, devido aos efeitos da estiagem prolongada na cidade.

Dupla brumadense vence Corrida Halloween em Vitória da Conquista Foto: Divulgação

A dupla formada pelos atletas brumadenses Everton Bryan e Taiane Neto venceu a Corrida Halloween, disputada no último domingo (1º), na cidade de Vitória da Conquista. Os brumadenses conseguiram chegar ao topo do pódio deixando para trás as outras 74 duplas da elite do sertão baiano. “Foi uma prova que exigiu muito de nós, mas conseguimos superar os obstáculos, ignorando as dificuldades do desafio. Temos treinado bastante no dia a dia e agora colhemos esse bom resultado. Vamos nos esforçar ainda mais para conquistarmos outros títulos que enalteçam a nossa cidade”, disse Everton Achei Sudoeste. 

Goleiro brumadense sagra-se campeão da 3ª Copa Vida Esportiva em Minas Gerais Foto: Divulgação

O goleiro brumadense João Augusto sagrou-se campeão da 3ª Copa Vida Esportiva, defendendo a cidade de Pedra Azul, no estado de Minas Gerais. A competição, um torneio curto, tem o modelo parecido com os da Copa Minério, que é realizada em Brumado. São disputados jogos nas diversas modalidades de quadra, nas categorias feminino e masculino. O atleta brumadense teve bom desempenho nas partidas que participou, ajudando sua equipe a vencer todos os jogos da competição e levantando o título inédito. Muito motivado, João Augusto disse por telefone ao Achei Sudoeste que, além do título, traz na bagagem o modelo de aprendizado e organização que espera passar aos idealizadores das competições em sua terra natal, a fim de que sejam realizados eventos com o mesmo pensamento de desenvolver e motivar a prática esportiva em Brumado. 

Em Jussiape, Banco do Brasil desiste de reabrir agência e instalar posto avançado

O Banco do Brasil acabou com a possibilidade de reabrir a agência e instalar um posto avançado em Jussiape, na Chapada Diamantina. A informação ainda não foi anunciada oficialmente pelo banco, porém o Banco do Brasil teria recuado após o Bradesco, através de uma liminar, conseguir ser a nova responsável pela gestão da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas. Em meio a incertezas sobre o retorno das atividades do Banco do Brasil na cidade, a população é obrigada a se deslocar até os municípios vizinhos de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora para garantir atendimento bancário.  

Diretoria de esportes muda formato e campeonato brumadense de futsal não terá clubes tradicionais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após três tensas reuniões, a diretoria municipal de esportes e os dirigentes dos clubes chegaram a um consenso e o Campeonato Brumadense de Futsal terá início na noite desta quinta-feira (5). No novo formato da competição, os tradicionais clubes deram espaço aos times formados nos bairros. No total, oito equipes irão disputar o título da temporada. São eles: Dr. Juracy, Baraúnas, Ginásio Industrial, Mercado, Novo Brumado, Olhos D’Água, São Félix e Vila Presidente Vargas. A partida de abertura será às 19h, entre Baraúnas e Novo Brumado. Já na sexta-feira (6), mais dois jogos serão realizados: na preliminar tem Vila Presidente Vargas e São Félix e, em seguida, Olhos D’Água e Mercado. Ficou definido que nessa primeira fase não haverá cobrança de ingressos, proposta para atrair mais público ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, palco da competição. 

Presidente da Câmara Municipal de Brumado é entrevistado pela TV Assembleia Foto: Divulgação

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos (PDT), participou da inauguração da nova sala da União dos Vereadores da Bahia (UVB) na sede da Assembleia Legislativa. Várias autoridades marcaram presença no evento de inauguração. A sala oferece aos vereadores instalações bem estruturadas para apresentação de suas demandas. Em entrevista à TV Assembleia, Léo Vasconcelos salientou que a nova sala demonstra a preocupação da mesa diretora em promover uma maior interação do município com o Estado. “Somos nós, os vereadores, que estamos em maior contato com a população e vivenciamos de forma mais direta as reais necessidades de todas as comunidades. Sendo assim, é fundamental nossa ligação com os deputados para que possamos passar a eles, nossos representantes, os pleitos para que possam buscar a efetivação das ações”, enfatizou.   

Arquivo