Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2020
fechar

Chuva de granizo no sertão baiano é normal, esclarece meteorologista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Chuvas de granizo foram registradas no último final de semana em Brumado e em diversos municípios do sertão baiano. Segundo a meteorologista Cláudia Valéria, o fenômeno é comum no Nordeste. “Ocorre, principalmente, quando a gente tem as primeiras chuvas depois de longos períodos secos e com temperaturas elevadas, que foi justamente o que verificamos no último mês. Quando chega uma umidade nessa região acaba que desenvolve muito rapidamente nuvens e ocorre, além da chuva, o granizo”, explicou. O fenômeno também foi registrado, nos últimos dias, em outros locais do estado. Valéria salientou que, certamente, a chuva de granizo voltará a acontecer, tendo em vista as altas temperaturas registradas no estado.

Brasil vence o Peru por 4 a 2 e mantém liderança das Eliminatórias para o Catar Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil levou sustos, mas contou com Neymar inspirado em noite histórica em sua carreira para bater o Peru nesta terça-feira, pela segunda rodada das Eliminatórias, de virada em Lima. A Seleção esteve atrás no placar por duas vezes, mas contou com três gols de seu camisa 10 para fazer 4 a 2 e manter o 100% de aproveitamento na competição. De acordo com o Globoesporte.com, Richarlison, Carrillo e Tapia também balançaram as redes. O Brasil tem os mesmos seis pontos da Argentina, mas lidera as Eliminatórias por levar a melhor no saldo de gols, primeiro critério de desempate: 7 a 2. O Peru estaciona com apenas um ponto em dois jogos, na oitava posição. Os próximos adversários brasileiros, em novembro, são Venezuela (c) e Uruguai (f)

Brumado: Prefeito frustrado com proibição do STF quanto ao retorno das aulas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o recurso impetrado pela prefeitura de Brumado quanto ao retorno das aulas presenciais na cidade (veja aqui). Por telefone ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos lamentou a decisão, porém disse que a mesma será cumprida. O gestor se mostrou pessimista com o futuro do país diante da retirada das crianças da escola e ainda voltou a afirmar que a perda do ano letivo será um prejuízo grande para a educação. “Decisão do STF se cumpre, mas eu lamento. É lamentável. Está todo mundo solto, as crianças vendendo lanche nas ruas. As crianças pobres estão sem se alimentar, pedindo esmola. Seria fácil cumprir o distanciamento nas escolas. É um absurdo, um ato impensado. Galileu já disse que o tempo é o senhor da verdade. A avaliação do Supremo foi absolutamente equivocada”, declarou. 

Nova lei que permite 40 pontos na CNH é sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro Foto: Divulgação

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sancionou com vetos, nesta terça-feira (13), o texto que muda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A sanção é feita depois de mais de um ano após a entrega do projeto que o chefe do Executivo fez, pessoalmente, ao Congresso. Entre outros itens do texto estão a dobra do limite de pontos para que o condutor perca a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passa agora para 40, e a ampliação para dez anos do prazo de validade do documento de condutores com menos de 50 anos. A nova lei entra em vigor em 180 dias e o texto deverá ser publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13). O presidente Bolsonaro anunciou apenas um dos vetos, durante uma live realizada nas redes sociais, nesta terça. Ele derrubou o trecho incluído pelo Legislativo envolvendo motociclistas, que poderiam trafegar entre veículos somente quando o trânsito estivesse parado ou lento. O projeto de lei com as mudanças nas normas do CTB foi entregue ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em junho do ano passado por Bolsonaro. Desde então, o PL se converteu numa bandeira do mandatário, que defende regras menos rígidas para motoristas que tenham cometido infrações. O texto foi aprovado pelo Congresso no final de setembro. “O projeto foi votado na Câmara e no Senado, algumas coisas foram alteradas. Não era aquilo que nós queríamos, mas houve algum avanço. A intenção nossa era facilitar a vida do motorista”, declarou o presidente.

Brumado chega ao 21º óbito de coronavírus e 2 mil casos confirmados

Nesta terça-feira, 13 de outubro, o município de Brumado registra 2000 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6700. Entre os diagnósticos: 10 internações, 21 óbitos, 294 pacientes em tratamento e 1685 recuperados. No momento, 78 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. De acordo com a secretaria de saúde do município, o 21º óbito foi de um paciente de 74 anos que estava internado em Salvador. Ele tinha síndrome respiratória aguda grave e veio a óbito no último final de semana. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Canavieiras: Mulher de 36 anos é morta a facadas e companheiro é procurado pela polícia Foto: Redes sociais

Uma mulher de 36 anos foi morta a facadas em Canavieiras, cidade no sul da Bahia, na segunda-feira (12). As informações são do G1. De acordo com a polícia, o companheiro dela, identificado como Carleondas Brito Meira, é suspeito do crime. Ele é procurado por policiais. O caso aconteceu em um acampamento de ciganos, perto da rodoviária do município e onde Ana Paula Silgueira de Jesus morava com o companheiro. A família da vítima contou à polícia que o crime aconteceu por volta das 17h45, após uma discussão do casal durante uma comemoração o dia de Nossa Senhora Aparecida, da qual os ciganos são devotos. O suspeito fugiu em seguida. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus. Não há informações sobre o enterro.

Eleições 2020 em Brumado: Fabrício Abrantes se reúne com a Ordem dos Ministros Evangélicos Foto: Divulgação

Na noite da última segunda-feira (12), o candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM), bem como o seu vice, Aurino Rocha, participaram de uma reunião com a Ordem de Ministros Evangélicos do Sudoeste Baiano (OMESB). O presidente do órgão, Pastor Clóvis Fraga, também marcou presença no evento. Na oportunidade, os candidatos e os diversos líderes evangélicos trocaram ideias para a construção de uma nova política na cidade e Fabrício aproveitou o momento para reafirmar o seu compromisso com a classe evangélica. 

Coronavírus: Cidades baianas recusam testes para evitar impacto eleitoral Foto: Divulgação/Sesab

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que há dificuldade em reduzir os casos de covid-19 no interior da Bahia e que prefeitos de algumas cidades estão se recusando a fazer testes de covid-19 temendo que isso traga um aumento de casos confirmados e tenha efeitos políticos. Ele não citou cidades específicas. “Vários, dezenas de municípios estão se recusando a testar a população, com medo de aparecerem casos e isso ter impacto eleitoral. Isso é extremamente grave. Estamos ficando no pé. Estamos oferecendo uma capacidade de 5000 exames por dia no Lacen e estamos processando menos da metade. Isso porque os municípios ativamente estão procurando colocar para debaixo do tapete os casos que estão acontecendo”, afirmou ele, em entrevista à TV Bahia nesta terça-feira (13). “Precisamos da parceria dos municípios e em alguns casos não estamos conseguindo”, acrescentou. Procurado pelo jornal Correio, o titular da pasta preferiu não expor em que municípios tem encontrado esse tipo de resistência. As eleições municipais acontecem em novembro e a campanha eleitoral tem gerado aglomerações pelo interior. “Estamos recebendo pedidos de socorro de secretários de dezenas de municípios do interior no estado. Tenho recebido vídeos de aglomerações eleitorais, caminhadas misturadas com carreatas, pessoas sem máscara, bebendo latinha de cerveja, pulando atrás de minitrios. Isso é algo sistemático que está acontecendo no interior”, disse. Ele citou a reunião que fez na secretaria para elaborar uma recomendação para que a Justiça Eleitoral proíba comícios e caminhadas políticas.

Caetité: Juiz decide em favor da secretária de saúde com relação à postagens ofensivas em grupo de WhatsApp Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em decisão inédita, o Juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Caetité, José Eduardo das Neves Brito, determinou que os administradores do grupo de WhatsApp intitulado “Giro de Notícias” sejam responsabilizados pelas postagens ofensivas à Secretária de Saúde Municipal, Cynthia Lopes Abreu Marques. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na decisão, o magistrado ordenou a retirada das publicações sob pena de multa. Ficou também determinado que a decisão deve ser encaminhada à Polícia Civil para que sejam analisados os dados cadastrais da linha telefônica, responsável pelas postagens difamatórias. Para a defesa da secretária, a decisão demonstra que o judiciário compreendeu que “a liberdade de expressão e o direito de crítica não podem ser utilizados como anteparo para afastar a responsabilidade daqueles que, sob a equivocada alegação de liberdade de expressão, praticam atos injuriosos, ofendendo a honra e a imagem das pessoas”. Os administradores do grupo terão 5 dias para se manifestarem sobre a decisão.

Após aviso prévio, empresa de ônibus em Conquista demite 450 funcionários Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Após anúncio de encerramento das atividades, a empresa de transporte público Viação Cidade Verde, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, cumpriu o aviso prévio de demissão dado aos funcionários. De acordo com o G1, quatrocentos e cinquenta pessoas assinaram o documento e foram demitidas, informou a empresa Cidade Verde. A medida foi tomada após a empresa ser notificada pela prefeitura, na última quarta (7), do encerramento do contrato de concessão, com prazo até o dia 8 de novembro. O órgão municipal disse que está cumprindo uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que reconheceu irregularidades no processo de licitação da empresa. Por meio de nota, a empresa confirmou a situação e disse que já recorreu à Justiça reverter a ação do municipal. De acordo com a prefeitura, após o prazo da Cidade Verde deixar o município, no dia 8 de novembro, será contratada uma outra empresa em caráter emergencial e boa parte dos funcionários que foram demitidos da empresa, será contratada para atuar na substituta. A prefeitura informou, ainda, que vai abrir uma licitação para dois lotes de transporte no município até o dia 16 de outubro.

PM realiza abordagem em manifestação política em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (10), seguindo as recomendações do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em atendimento à manutenção das ordens sanitárias em combate ao coronavírus, as guarnições de Rádio Patrulha, Rondas Rurais e PETO da 46ª CIPM e o reforço de uma guarnição da Cipe/Sudoeste seguiram ao Povoado de Barrinha, em Livramento de Nossa Senhora, após uma manifestação política denominada “Adesivaço”, promovida por um candidato a vereador do Partido Progressistas (PP). Ao chegarem na localidade, a manifestação já havia se encerrado, entretanto, próximo a um bar, algumas dezenas de pessoas promoviam a perturbação do sossego público através de aparelhagens de som automotivo em alto volume. A abordagem resultou na condução de dois homens, um veículo e de duas motos à delegacia de Brumado.

Líder de facção criminosa morre em confronto a PM em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde da última segunda-feira (12), uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizava rondas na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, quando foi informada pela Central de Rádio Patrulha de que um indivíduo, conhecido como líder de uma facção criminosa de tráfico de drogas, estava a bordo de um veículo com um carregamento de maconha para ser entregue no Bairro do Tomba. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, mais dois jovens, de 20 e 19 anos, estavam no carro junto com o traficante. O veículo foi localizado pelos policiais na região de um bar, no Bairro do Primeiro Gole. Ao notar a presença da viatura, o indivíduo empreendeu fuga, desenvolvendo alta velocidade e efetuando disparos de arma de fogo contra a PM. Após intensa perseguição, o veículo foi alcançado e dois dos indivíduos se renderam. Já outro traficante invadiu duas casas e subiu no telhado de uma delas, deflagrando tiros de arma de fogo contra a guarnição, que reagiu e acertou o mesmo. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O material apreendido e os dois suspeitos, foram encaminhados à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para as devidas providências.

Disparo de WhatsApp na eleição poderá ser punido por nova lei Foto: Reprodução

Candidatos que dispararem WhatsApp e SMS sem autorização explícita dos usuários nas eleições estão sujeitos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde setembro deste ano. A intenção da lei é garantir segurança e transparência às informações pessoais dos cidadãos. A LGPD define uma série de normas para a utilização de dados pessoais – aqueles que podem identificar alguém, como nome, CPF e número de telefone, entre outros. De acordo com o G1, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do final de 2019 definiu diretrizes sobre propaganda eleitoral pela internet e indicou que os princípios da LGPD devem ser respeitados a partir desta eleição. O envio de mensagens em massa pode gerar multa aos candidatos de R$ 5 mil a R$ 30 mil ou valor equivalente ao dobro da quantia gasta, caso superado o limite máximo. O montante vai para o fundo partidário (dinheiro destinado aos partidos políticos). Ainda não houve denúncias contra candidatos ou partidos, informou o TSE. As punições administrativas previstas na LGPD, como multas para empresas ou bloqueio de base de dados, só passarão a ser aplicadas em agosto de 2021.

Guanambi: 17º BPM intensifica operação Kadron durante período de campanha eleitoral Foto: Divulgação/PM

Com o início da propaganda eleitoral através de carreatas e passeatas, o 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Guanambi, a 141 km de Brumado, intensificará a “Operação Kadron” com o objetivo de retirar de circulação motocicletas que estejam trafegando com alteração de características na emissão de ruídos nos escapamentos. O comandante do 17º BPM, tenente coronel Arthur Mascarenhas, orienta aos condutores de motocicletas que não utilizem seus veículos com a descarga irregular provocando poluição sonora e perturbação do sossego e trabalho alheios, pois, se forem flagrados pela Polícia Militar, as motos serão apreendidas e conduzidas para o pátio do batalhão e só serão liberadas após a devida regularização. Os representantes das coligações partidárias, candidatos e advogados, se comprometeram a orientar os seus correligionários no sentido de não utilizarem suas motocicletas com a descarga adulterada. Desde a deflagração da operação, no dia 23 de novembro do ano passado, mais de 400 motocicletas foram retiradas de circulação por diversas irregularidades.

Ministro da Infraestrutura entrega trecho de duplicação na BR-116 na Bahia Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura

O primeiro trecho de duplicação da BR-116, entre o posto Trevo, em Feira de Santana, e o acesso à cidade de Santanópolis, no sertão baiano, foi entregue nesta segunda-feira (12) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O trecho aberto ao tráfego vai do km 403,8 ao km 413, no sentido Santa Bárbara e Serrinha. A rodovia é um importante eixo de ligação entre os municípios do centro-norte baiano e as obras de duplicação vão promover mais segurança aos usuários e melhorar o escoamento da produção. O investimento do Governo Federal na obra, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), é de R$ 358 milhões. Tarcísio destacou a importância da liberação desse primeiro trecho para a economia da região e as perspectivas de avanço na obra até o fim do ano.  “São 9 km que estão sendo entregues hoje. Parece pouco, mas são os primeiros 9 km. A gente já verifica que tem terraplanagem pronta, que tem alguns trechos que estão com a primeira camada de asfalto. Então, significa que até o final do ano a gente vai estar entregando mais segmentos duplicados. A previsão, a depender da disponibilidade de recursos, é de mais 15 km entregues, e isso vai fazendo a diferença”, avaliou o ministro. O segmento liberado faz parte do lote de obras nº 6, que possui um total de 40,34 km de extensão e está localizado no trecho que liga Feira de Santana à cidade de Santa Bárbara. Além deste segmento, o lote 6 das obras de duplicação está, neste momento, com mais de 30 km de terraplenagem concluídos e 17 km em fase de pavimentação. A expectativa do Dnit é concluir 24 km duplicados na rodovia federal até o fim de 2020.

Brumado: Avanço nas obras da policlínica regional de saúde anima secretário e comunidade circunvizinha Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

As obras da policlínica regional de saúde, localizada na cidade de Brumado, já estão em fase final de acabamento (veja aqui). Regularmente, o secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres, faz visitas ao empreendimento a fim de acompanhar o seu progresso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele adiantou que, em breve, a prefeitura disponibilizará o edital para realização do concurso para contratação dos profissionais de saúde que atuarão na unidade. “Pode ser novembro ou dezembro, mas já iniciamos esse processo. As obras estão previstas para serem entregues em janeiro ou fevereiro do próximo ano. O equipamento beneficiará não só os brumadenses, mas toda região de saúde, composta por 21 municípios e 440 mil habitantes”, salientou. Segundo o secretário, a policlínica irá facilitar o acesso à atenção especializada na região. O empreendimento contará com consultórios médicos, ambulatórios de imagens, sala de pequenos procedimentos cirúrgicos e enfermaria.

Foragido invade sessão virtual, diz à juíza que não vai ser preso e é capturado pela polícia em São Paulo Foto: Divulgação/TJ-SP

Um procurado pela Justiça foi preso pela Polícia Civil de São Paulo após invadir uma audiência virtual e desafiar uma juíza, afirmando que nunca conseguiriam capturá-lo. De acordo com o G1, o acusado, de 25 anos, era procurado e tinha a prisão decretada por matar um policial militar durante um assalto em 2013 na capital paulista. Na quarta-feira passada (7), o homem invadir uma audiência virtual do Fórum da Barra Funda, localizado na Zona Sul de São Paulo, e desafiou a juíza do processo: “Podem mandar me mandar prender; vocês nunca me prenderam e acham que vão conseguir agora?”. A juíza pediu apoio ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) da Polícia Civil de São Paulo, que conseguiu recapturar o foragido na casa de um familiar na Vila Palmeiras, na região da Freguesia do Ó, Zona Norte da capital paulista. Ao ser abordado, o acusado tentou novamente fugir e resistiu à prisão, lutando com os policiais. O homem estava foragido desde 16 de setembro de 2013, quando uma quadrilha, formada por cinco pessoas, tentou roubar a moto de um PM de 42 anos. O policial reagiu e houve troca de tiros, mas acabou baleado e morreu.

PM prende casal de traficantes na cidade de Guanambi Foto: Diuvlgação/PM

Na quinta-feira (08), policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizavam rondas no Bairro Novo Horizonte, em Guanambi, a 141 km de Brumado, quando avistaram um casal em atitude suspeita no interior de um veículo, licenciado em Guarulhos (SP). Com eles, foram encontrados: 06 barras de maconha pesando aproximadamente 95 g, cada uma; 05 saquinhos de cocaína de 01 g cada; a quantia de R$ 349, além de 02 celulares. O casal foi apresentado na sede da 22ª Coorpin pela prática do crime de tráfico de drogas.

Policial é acusada de agredir funcionária de pousada em Jericoacora Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Uma inspetora da Polícia Civil foi filmada agredindo uma funcionária da pousada onde ela estava hospedada em Jericoacoara, no litoral do Ceará, no domingo (11). O vídeo, feito pela vítima da agressão, pode ser visto acima. De acordo a dona da pousada, Antônia Maria de Sousa, a agressão ocorreu após a funcionária, que não teve a identidade revelada, solicitar que a mulher usasse máscara dentro do estabelecimento. No vídeo, a funcionária caminha atrás da inspetora de polícia e narra o episódio, contanto que a mulher não quis usar o acessório. No momento da filmagem em que a agressora agride a funcionária, ela está usando máscara no rosto. O G1 tentou entrar em contato com a inspetora, mas as ligações não foram atendidas. Uma lei em vigor no estado do Ceará obriga o uso de máscara em locais públicos e privados, com multa de R$ 100 em caso de descumprimento. A praia de Jericoacoara, uma das mais procuradas por turistas do Ceará, esteve lotada neste fim de semana. Houve pelo menos três ocorrências de violência envolvendo policiais e diversas denúncias de descumprimento das normas sanitárias para evitar o contágio por coronavírus.

Obras da policlínica regional de saúde estão em ritmo acelerado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras da policlínica regional de saúde seguem em ritmo acelerado na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, toda parte de alvenaria já foi levantada e, agora, começa a fase de acabamento com as instalações elétricas, hidráulicas e de comunicações. Parte do prédio já recebeu o revestimento de piso. O empreendimento contará com consultórios médicos, ambulatórios de imagens, sala de pequenos procedimentos cirúrgicos, enfermaria e sanitários, além de uma estação própria de tratamento de esgoto, subestação de energia e ampla área de estacionamento com vagas para uma frota própria de 08 ônibus.

Obras da policlínica regional de saúde estão em ritmo acelerado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No momento, 80 homens trabalham no canteiro de obras e a expectativa é de que, até o mês de janeiro, a obra seja concluída. O governador Rui Costa (PT) deve comparecer para inauguração e entrega do equipamento de saúde à comunidade regional, beneficiando cerca de 21 municípios que compõem o consórcio da microrregião de saúde.

Cinco pessoas ficam feridas após carro cair em ribanceira na BR-415 no sul da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Quatro adultos e uma criança ficaram feridos após um carro cair em uma ribanceira, na noite de domingo (11), na BR-415, na saída de Ilhéus, no sul da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo informações da PRF, as pessoas, que não tiveram a identidade revelada, foram socorridas e levadas para hospitais da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas. Na segunda-feira (12), de acordo com o G1, um guincho retirou o veículo, o que deixou o trânsito bem lento, no sentido Ilhéus - Itabuna.

Justiça Eleitoral determina apreensão de máquina de perfurar poço artesiano do município de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (08), a Justiça Eleitoral determinou a busca e apreensão de uma máquina perfuratriz que estava perfurando poço artesiano em troca de votos na zona rural do município de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o equipamento foi conduzido ao pátio do Forúm Cézar Zama e se encontra à disposição da Justiça Eleitoral. Para o juiz José Eduardo das Neves Brito, as provas apresentadas pelo Democratas (DEM) de Caetité foram suficientes para se adotar as medidas extremas, que durarão por todo o período eleitoral. 

13/Out/2020 - 00h01

a

Brumado teve semana crítica com registro de mais de 100 casos diários da Covid-19 e secretário pede apoio à comunidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os números positivos de coronavírus têm aumentado consideravelmente na cidade de Brumado. De acordo com informações do boletim epidemiológico, em um único dia, o município registrou mais de 100 novos casos. Além disso, no total, são contabilizados 20 óbitos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres admitiu o crescimento dos casos diários e chamou a atenção da comunidade para necessidade de reforçar os cuidados com a utilização da máscara e com a higiene das mãos. O secretário também vê com muita preocupação o relaxamento das pessoas com o distanciamento social.  “Tivemos o feriado de 12 de outubro e muita gente viajou. As informações que chegaram é de que os hotéis da Chapada Diamantina estavam lotados. Tivemos o reflexo do feriado do 7 de setembro e vemos isso com muita preocupação. Pedimos o apoio da população para não fazer aglomeração, utilizar a máscara e fazer o distanciamento social. Isso é de extrema importância”, destacou. Apesar do avanço, Feres frisou que o Município tem feito a sua parte, especialmente no que se refere ao trabalho realizado pela Central de Atendimento Covid-19, pela Atenção Básica e pela UPA. “A responsabilidade é de cada um e, todos fazendo a sua parte, conseguiremos evitar uma contaminação em massa”, declarou.

Arquivo