Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2020"

28 Out 2020 - 08:00h

Uma segunda pesquisa eleitoral foi registrada para ser divulgada na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, nesta terça-feira (27), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a empresa Agência Sudoeste – Jornalismo, Assessoria e Pesquisas Ltda, da cidade de Brumado, vai fazer o novo levantamento no município com 600 entrevistas. O certame está registrado com o número BA-05195/2020. O resultado será divulgado na próxima segunda-feira (02). A primeira pesquisa registrada em Caetité, será divulgada no próximo domingo (01) (veja aqui). Entre os postulantes ao executivo estão: Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSD), Eder Adriano Neves David (DEM), Valtécio Neves Aguiar (PDT) e Wanderson Pimenta Souza (PSOL). 

28 Out 2020 - 07:00h

O secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, revelou estar preocupado com o aumento do número de casos de coronavírus que não entrarão para os registros oficiais por conta da não testagem da população em diversas cidades da Bahia. Vilas-Boas lamentou que, nesse momento, muitas prefeituras estão voltadas unicamente para as campanhas eleitorais, deixando de lado a prevenção contra a doença. “Tem sido muito difícil. As pessoas estão, nesse momento, muito focadas no processo político e a busca ativa que gostaríamos de voltar a fazer nesse momento da pandemia, de fazer o rastreamento através dos contactantes, infelizmente não será possível agora em função do momento que estamos vivendo. Espero que, após as eleições de 15 de novembro, possamos retomar esse trabalho, que é fundamental”, destacou.

28 Out 2020 - 00:00h

O candidato a vereador pelo município de Brumado, Avaí Caíres dos Santos (PP), teve o seu recurso acatado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na noite da última terça-feira (26), confirmando a sua participação nas eleições 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o processo foi relatado pelo juiz José Batista de Santana Júnior, que opinou seu voto pelo provimento do recurso e foi acompanhado pelo pleno do TRE-BA, em sessão virtual. Avaí teve a sua candidatura indeferida na última terça-feira (20) pelo próprio tribunal eleitoral baiano (veja aqui). De acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), o candidato estaria inelegível por força de condenação, em decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região, pela prática de crime de telecomunicação clandestina (art. 183 da Lei nº 9.472/1997), nos termos do art. 14, § 9º, da Constituição Federal c/c art. 1º, inciso I, alínea “e”, da LC nº 64/1990, com a redação da LC nº 135/2010. Apesar da sustentação do MPE, a defesa de Caíres conseguiu a decisão que torna o seu registro de candidatura deferido pela justiça eleitoral.

27 Out 2020 - 19:15h

Nesta terça-feira, 27 de outubro, o município de Brumado registra 2312 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7489. Entre os diagnósticos: 09 internações, 27 óbitos, 229 pacientes em tratamento e 2056 recuperados. No momento, 141 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

27 Out 2020 - 14:30h

Uma passageira foi presa em flagrante, após policiais acharem cerca de 35 Kg de maconha dentro de malas em um ônibus, quando o veículo passava pela BR-101, altura de Camacan, cidade do sul da Bahia, nesta segunda-feira (26). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante ocorreu durante rondas de rotina. De acordo com o G1, o veículo saiu do Rio de Janeiro e tinha como destino a cidade de Itabuna, também na região sul da Bahia. Ainda segundo a polícia, ela tinha passagem na polícia por tráfico de drogas. Ela foi presa e levada para a delegacia da cidade.

27 Out 2020 - 14:00h

O candidato José Maria Neves Pereira (PT), o Dedezinho, teve a sua candidatura ao cargo de vereador no município de Brumado, indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na última segunda-feira (26). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a decisão foi deferida pela juíza Zandra Anunciação Alvarez Parada. O petista teve a sua candidatura deferida pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, em Brumado, mas o Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu da decisão e teve o pedido acatado pelo TRE-BA. O MPE sustentou que o recorrente não obstante nos autos da prestação de contas, relativos ao pleito de 2016, tenham sido julgadas não prestadas, inclusive com trânsito em julgado, a decisão zonal que deferiu o registro da candidatura, em virtude de ação de regularização de contas intentada apenas em 2018, afastou o entendimento consolidado na Súmula 42 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e concedeu quitação eleitoral. A Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA), manifestou pelo desprovimento do recurso. “Em razão disso, a decisão do magistrado zonal que concedeu quitação eleitoral em virtude da apresentação das contas carece de sustentação jurídica. À vista de tais considerações, nego provimento ao recurso, mantendo o indeferimento do pedido de registro de candidatura em comento”, sentenciou a magistrada.

27 Out 2020 - 12:00h

Moradores do Bairro São Jorge, em Brumado, entraram em contato com o site Achei Sudoeste reclamando da falta d’água na região. A moradora Raquel Araújo relatou que o bairro, bem como algumas áreas adjacentes, ficou sem água durante toda última semana. Ela e os vizinhos tiveram de comprar água mineral para beber e se deslocar até a casa de parentes para tomar banho. Em uma semana, Raquel disse que gastou cerca de R$ 100 para comprar os galões de água. “Começou a cair água hoje, mas está bem devagar”, acrescentou. Os moradores cobram a melhor distribuição da água na cidade, assim como um canal de comunicação mais aberto da empresa com a comunidade a fim de informar sobre possíveis suspensões no abastecimento.  

27 Out 2020 - 11:30h

Levantamento do Projeto Salariômetro da Fipe mostra que o home office está cada vez mais na mesa de negociações entre empresas e sindicatos. O total de acordos e convenções coletivas envolvendo o trabalho remoto teve um salto de 236%, levando em conta o ano todo de 2019 e os nove primeiros meses de 2020. Em 2019, houve 884 negociações, enquanto que em 2020, até setembro, o número estava em 2.971. Em relação à proporção dentro do total, o tema trabalho remoto, que esteve em 2,4% das negociações em 2019, saltou para 15,9% neste ano até setembro. O Salariômetro da Fipe projeta para o ano inteiro de 2020 o total de 5,8 mil negociações coletivas envolvendo o trabalho remoto, ou seja, 18,7% de um total de 31 mil.

27 Out 2020 - 11:00h

O candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM), inaugurou, no último sábado (24) o seu comitê central de campanha, acompanhado do candidato a vice, o médico oftalmologista, Aurino Rocha (Podemos), do ex-deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), além de candidatos a vereador e lideranças políticas. De acordo com a assessoria do candidato, o espaço que fica localizado na Praça Coronel Zeca Leite, funcionará todos os dias das 9h às 21h. Fabrício agradeceu a população por todo apoio e confiança que tem recebido e reforçou seu compromisso em devolver a Brumado a alegria e cuidado que tanto a cidade precisa e merece.

27 Out 2020 - 10:30h

A Petrobras informou nesta segunda-feira (26) redução do preço médio do diesel em 4% nas refinarias, enquanto a cotação da gasolina cairá 5%, a partir de terça-feira (27). Para a gasolina, foi a segunda redução em outubro, após queda anunciada em meados do mês, quando o diesel ficou estável. De acordo com o G1, na sexta-feira (23), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) voltou a divulgar o seu levantamento semanal de preços de combustíveis.

27 Out 2020 - 10:00h

O candidato a prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB)l, inaugurou no último sábado (24), o seu comitê central de campanha. Localizado na Avenida Antônio Mourão Guimarães, região central da cidade, o comitê traz as informações da coligação “Brumado Acima de Tudo”. De acordo com a assessoria de campanha do candidato, durante o ato, Vasconcelos, que concorre à reeleição e o seu vice Édio da Silva Pereira (PCdoB) agradeceram a presença de todos e não esconderam o otimismo quanto ao sucesso nas urnas. Vereadores, simpatizantes e correligionários também participaram da inauguração que ocorreu em clima de muita confiança. Vale ressaltar que todo o protocolo sanitário foi devidamente observado, especialmente o uso do álcool em gel.

27 Out 2020 - 09:30h

A China está promovendo testes de coronavírus em uma cidade inteira por causa de um surto regional na província de Xinjiang. De acordo com o G1, cerca de 4,7 milhões de pessoas em Kashgar estão sendo testadas, com 138 casos assintomáticos encontrados até agora. A China tem tido grande sucesso em reduzir as taxas de infecção, mas continuam ocorrendo pequenos surtos. A província de Xinjiang, no oeste da China, é o lar da minoria étnica de origem muçulmana uigur, que grupos de direitos humanos dizem estar sendo perseguida pelo governo em Pequim. Escolas em Kashgar foram fechadas e os residentes não estão autorizados a deixar a cidade a menos que tenham feito o teste e obtido resultado negativo. O primeiro caso do surto de Kashgar foi de uma mulher assintomática que trabalhava em uma fábrica de roupas no condado de Shufu, nos arredores da cidade. A mulher, que descobriu estar infectada após o que a mídia estatal chinesa descreveu como “teste de rotina”, foi o primeiro caso local detectado na China continental em 10 dias. Testes em massa, que começaram a ser feitos no sábado, identificaram outros 137 casos assintomáticos. Os casos assintomáticos não são contabilizados na contagem oficial da China de 85.810 infecções confirmadas. O número de mortos no país é de 4.634.

27 Out 2020 - 09:00h

No último domingo (25), a Polícia Militar de Paramirim, a 129 km de Brumado, recuperou uma carreta que foi roubada no estado de Minas Gerais. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma guarnição foi acionada para apurar o fato de que uma carreta Scania R 440 placa QMB-7223 licença de Tobias Barreto/ SE e seu baú placa QMH-8725 que haviam sido produto de roubo. De acordo com a polícia, populares disseram a exata localização da carreta e, de posse desta informação, a guarnição se deslocou até o local. Segundo a 46ª CIPM, foi visualizado que o veículo, que estava com faróis e motor ligados indicando que poderia ter indivíduos em seu interior. O veículo foi abordado e constatado que seu condutor já tinha evadido do local. O veículo foi apresentado na Delegacia Territorial de Paramirim.

27 Out 2020 - 08:30h

Quatro pessoas morreram e uma ficou em estado grave durante batida entre uma caminhonete e uma carreta, na BR-101, altura de Valença, cidade do baixo sul da Bahia, nesta segunda-feira (26). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O caso ocorreu no Km-297. Não há detalhes sobre as circunstâncias da batida. Por causa da situação, o trânsito ficou interditado no local durante toda a manhã e parte da tarde. A liberação ocorreu por volta de 17h10. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Não há informações sobre em qual dos veículos as vítimas estavam. Já a pessoa ferida foi socorrida e transferida para uma unidade de saúde. A PRF não soube informar para qual cidade a pessoa foi encaminhada.

27 Out 2020 - 08:00h

Durante a madrugada do último domingo (25), em rondas próximo ao Mirante, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) visualizou uma motocicleta desligada, com dois elementos em atitude suspeita, em uma estrada vicinal às margens da estrada Parque Desembargador Antônio Carlos Souto. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ao verem a viatura passar pelo local, os elementos tentaram empreender fuga, quando foi iniciado o acompanhamento. A polícia conseguiu alcançá-los próximo ao Posto Dom Pedro II, em uma motocicleta. Durante a busca pessoal, um dos indivíduos tentou dispensar um pacote, denominado “peteca”, de substância de cor branca, análoga à cocaína. O mesmo também estava de posse de uma quantia em dinheiro, no valor de R$ 1.400, e um aparelho celular. Já o outro indivíduo possuía um Smart Watch, uma carteira com documentos, cartões e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 219. Ambos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Livramento para serem adotadas as medidas cabíveis.

27 Out 2020 - 07:30h

Uma nova unidade do Supermercado Bom Preço será inaugurada no dia 3 de novembro, a partir de 8h, em Brumado. O novo mercado fica localizado na Rua Auta Leite Oliveira, no Bairro Santa Tereza. Toda comunidade está convidada para comparecer à inauguração e conferir o que há de melhor em alimentos, hortifruti, açougue e variedades para o seu lar. No Bom Preço, você encontra preço bom, qualidade e as melhores condições de pagamento.  Agora, mais uma unidade para garantir a feira de mercado dos brumadenses.

27 Out 2020 - 07:00h

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) acompanhou o fluxo de veículos nas ruas da cidade de Brumado após a pancada de chuva que caiu na última segunda-feira (26) (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, relatou que uma grande quantidade de água correu pela Avenida Dr. Guilherme Dias, bem no centro do município. “A boca de captação dessas águas não deu conta. Muito veículo ficou parado e o fluxo teve de ser interrompido nas imediações”, disse. Na Avenida Centenário, outro ponto crítico de alagamento, o coordenador afirmou que a lâmina d’água chegou a alcançar o canteiro central. “No local, o trânsito também ficou parado por alguns minutos. Direcionamos o fluxo de veículos por dentro da circular do posto de combustíveis até o escoamento da água. Tudo resolvido”, garantiu, enfatizando que o volume de água que caiu no município foi grande e intenso. Em situações como essas, Ricardo chamou a atenção para a importância de trafegar com cautela, especialmente em si tratando dos veículos de duas rodas, e com o farol ligado.  

27 Out 2020 - 00:00h

Vários pontos de alagamento foram registrados na cidade de Brumado após a forte chuva que caiu nesta tarde. Além disso, algumas árvores foram derrubadas pelas rajadas de vento que acompanharam a chuva. Em entrevista ao site Achei Sudoeste um popular relatou que árvores caíram na praça da Urbis I e na Rua Auta Leite de Oliveira, no Bairro Santa Tereza. “Acredito que tenha sido a força do vento. A árvore de grande porte não suportou o peso e acabou descendo”, disse. Funcionários da prefeitura estão promovendo uma varredura na cidade para recolher as árvores que, por ventura, tenham obstruído as vias, bem como limpar as áreas que acumularam muita terra. “Os pontos mais críticos foram na baixada da Avenida João Paulo e na Avenida Centenário. Já estamos fazendo a limpeza”, destacou um funcionário municipal.

26 Out 2020 - 20:20h

Nesta segunda-feira, 26 de outubro, o município de Brumado registra 2299 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7421. Entre os diagnósticos: 10 internações, 27 óbitos, 249 pacientes em tratamento e 2023 recuperados. No momento, 113 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.