Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2014"

27 Nov 2014 - 09:30h

Em Brumado, o CEEP em Gestão e Meio Ambiente informa que o resultado do Sorteio Eletrônico para a Educação Profissional já foi divulgado e está disponível para consulta no link http://escolas.educacao.ba.gov.br/resultado-sorteioeletronico. São três cursos técnicos: Segurança do Trabalho, Contabilidade e Comércio, com início no próximo ano.

27 Nov 2014 - 09:00h

Durante a premiação 10 Best, da revista especializada “Car and Driver”, a Volkswagen do Brasil foi eleita “A Melhor Picape” e o Novo Fox BlueMotion, “O Melhor Carro Sustentável”. A revista premia anualmente os 10 melhores veículos em cada categoria. Segundo a Car and Driver”, a Saveiro Cabine Dupla oferece um “carregamento de inovações”. O conforto é garantido pelo eixo rígido e molas helicoidais na traseira, em vez dos feixes de mola da concorrente que servem bem com caçamba lotada. “Leva, legalmente, três passageiros no banco extra - a ‘concorrente’ traz cintos de segurança apenas para dois. Só por isso, a Saveiro já surgiria como um produto mais bem-acabado frente à concorrência. Com um sistema inteligente de controle de estabilidade e tração, baseado nos freios ABS, dá para driblar o solo enlameado ou esburacado sem nunca perder a tração”, destacou a revista. Sobre o Fox BlueMotion, a “Car and Driver” afirma que o carro “é o cartaz mais colorido para quem quer juntar a causa ambiental com a pessoal”, destacando que “o modelo é um exemplo a ser seguido no caminho da sustentabilidade”.

27 Nov 2014 - 08:30h

O sociólogo e cordelista José Walter Pires, conhecido como Zé Walter, será o entrevistado em destaque no programa Aprovado da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo, no próximo sábado (29). O site Brumado Notícias acompanhou as gravações do quadro realizadas na Praça Coronel Zeca Leite, no dia 08 de outubro. No local, o escritor ficou muito à vontade para falar do empenho em expressar suas inspirações que envolvem o cotidiano regional, político e cultural no sertão nordestino. A entrevista ganhou mais dinâmica com a participação de alunos, amantes da leitura de cordel. O programa será exibido às 08h.

27 Nov 2014 - 08:00h

Até o próximo domingo (30), uma Unidade Móvel do Programa SESI Cozinha Brasil estará no município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. O projeto chega à cidade por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Serviço Social da Indústria (SESI). Segundo o Jornal Tribuna do Sertão, o objetivo é ensinar moradores do município a se alimentar bem sem gastar muito. A unidade é equipada com uma cozinha experimental, a fim de facilitar o processo de aprendizagem. 120 pessoas inscritas, divididas em turmas, serão orientadas pelos instrutores do Programa Cozinha Brasil. Farão parte das aulas aspectos como valor nutritivo dos alimentos, como melhor aproveitá-los, inclusive talos e cascas, além de receitas saborosas e nutritivas. A Unidade Móvel é uma das trinta unidades existentes em todo o Brasil.

27 Nov 2014 - 00:00h

Após duas viradas históricas sobre Corinthians e Flamengo, o Atlético-MG jogou a finalíssima da Copa do Brasil com vantagem sobre o Cruzeiro, por ter vencido o jogo de ida, no Independência, por 2 a 0, e soube usar o antídoto ao veneno que utilizou contra paulistas e cariocas. O alvinegro mineiro, mesmo enfrentando uma torcida quase inteiramente adversária, manteve o controle emocional, movimentou-se bastante e venceu o seu principal rival, por 1 a 0, com gol de Diego Tardelli, aos 47 min da etapa inicial. Foi o clássico mais importante da história entre Cruzeiro e Atlético, porque depois de 22 decisões, pela primeira vez, fizeram uma final de competição nacional, em que não faltaram os ingredientes necessários a um grande jogo: muita garra em campo, tensão, estranhamento entre jogadores e o talento individual de atletas importantes fazendo a diferença. Ao final, a festa foi dos 1.813 torcedores atleticanos, que, em alguns momentos calaram os mais de 40 mil cruzeirenses e fizeram alguns deles saírem mais cedo do Mineirão. O triunfo atleticano 'abafou' a festa celeste pelo título brasileiro, conquistado três dias antes, na vitória sobre o Goiás, por 2 a 1, no mesmo Mineirão. Além disso, confirmou a superioridade do Atlético, nesta temporada sobre o Cruzeiro, com quatro vitórias diante do arquirrival e três empates. O alvinegro mineiro foi superior também na vontade e disposição sobre o Cruzeiro, que parecia abatido em campo. No final, Leandro Donizete foi expulso, desentendeu-se com Dagoberto e houve um empurra-empurra com os jogadores dos dois times. As informações são do Uol Esporte.

26 Nov 2014 - 19:00h

Passado o período das chuvas em Brumado, os agricultores iniciaram as plantações nas comunidades rurais do município. Para incentivar ainda mais os lavradores e visando uma melhor safra nos próximos meses, Paulo Fernando Barbosa Caires, presidente da Associação Beneficente Solidária do Sertão Produtivo (ABESP), vem realizando a entrega de um kit com 18 variedades de hortaliças, entregues as associações comunitárias com renda da agricultura familiar. O site Brumado Notícias acompanhou um pouco das atividades de preparação da terra e plantio do agricultor João Pereira, de 75 anos, em sua propriedade, na comunidade Lagoa do Arroz. 

O ruralista declarou que está otimista por conta das chuvas que vêm caindo na região desde o final do ano passado, o que tem favorecido a cheia nas cisternas, tanques e aguadas nas comunidades. Segundo o agricultor, o período chuvoso tem sido o melhor dos últimos dez anos na região e há ainda uma expectativa de mais chuvas no mês de dezembro, o que para ele e os demais produtores significa melhor colheita no início de 2015. “Graças a Deus a chuva veio e agora estamos plantando pensando em uma boa colheita com as chuvas de dezembro. Se assim acontecer teremos um bom início de ano em nossas lavouras”, comentou o agricultor.

26 Nov 2014 - 18:30h

Aprovado hoje (26) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o projeto de lei que garante a guarda compartilhada de filhos de pais divorciados, mesmo que não haja acordo entre as partes. A matéria segue em regime de urgência para o plenário. Outro projeto aprovado pela comissão garante - a mulheres e vítimas de violência doméstica e sexual - o direito de serem atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta, que assegura tratamentos médicos e psicológicos, além de cirurgias plásticas, quando necessárias, segue agora para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). No caso da proposta sobre guarda compartilhada, a expectativa é mudar a atual redação do Código Civil, que tem induzido juízes a decretarem guarda compartilhada apenas nos casos em que há boas relações entre os pais após o fim do casamento. A ideia é que esse tipo de instituto seja adotado justamente quando se faz mais necessário: nas separações conflituosas. Com a nova redação, a guarda será obrigatória, a menos que a Justiça avalie que um dos pais não esteja apto para ter a guarda do filho, ou nos casos em que um deles manifeste desejo de não obter guarda. O projeto prevê também a necessidade de uma divisão equilibrada do tempo de convivência dos filhos com cada um dos pais. Além disso, estabelece multa para estabelecimentos que se negarem a dar informações sobre o filho a qualquer um dos pais. Ainda segundo o projeto, serão necessárias autorizações dos dois pais para os casos em que o filho venha a mudar de município e no caso de viagens ao exterior. As informações são da Agência Brasil.

26 Nov 2014 - 18:00h

A Maratoninha de Natal acontece em Brumado, na Praça Coronel Zeca Leite, no dia 14 de dezembro. No total, seis categorias são contempladas durante a corrida: a categoria Embrião - crianças de 03 anos (Masculino e Feminino); categoria Cordão Umbilical - crianças de 04 anos (Masculino e Feminino); categoria Fraldinha - crianças de 05 e 06 anos (Masculino e Feminino); categoria Dente de Leite - crianças de 07 e 08 anos (Masculino e Feminino); categoria Mirim - crianças de 09 e 10 anos (Masculino e Feminino); e categoria Especial - crianças da APAE (Masculino e Feminino). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas nas escolas da cidade.

26 Nov 2014 - 17:30h

Revelado pela escolinha de futebol do Ajax, o adolescente José Francisco Júnior, atualmente na categoria de base do Cruzeiro, esteve na cidade de Brumado, sua terra natal, durante esta semana para rever parentes e amigos. Criado na Rua 2 de Julho, no Bairro Mercado, a jovem promessa do futebol brasileiro não se esqueceu dos amigos de infância e fez questão de ir visitá-los durante sua curta passagem pela cidade. Na toca da Raposa, em Belo Horizonte, o atleta já foi apelidado de Baiano ganhando status com a referência ao famoso e já aposentado zagueiro Júnior Baiano. Acompanhado do pai, José de Maria, e do treinador do Ajax, José Everaldo, Júnior esteve na casa do empresário José Osório Vasconcelos, que patrocinou suas viagens à capital mineira, no período de testes, quando conseguiu vaga para atuar na base do atual bicampeão brasileiro de futebol. Tímido, mas craque, Júnior ganhou a titularidade no clube chegando a final do campeonato mineiro sub 16 após vencer todas as partidas da competição e garantindo o título com dois empates contra a equipe rival, o Atlético. Apesar de estar apenas iniciando sua carreira, o atleta brumadense sonha alto e espera poder defender a seleção brasileira em competições como a copa do mundo de 2018 e as olimpíadas de 2020. O encontro foi de muita descontração e o quarteto vai torcer na noite desta quarta-feira (26) para que o clube azul celeste conquiste o título da Copa do Brasil.

26 Nov 2014 - 17:00h

Na última segunda-feira (24), uma mulher de identidade preservada estava em um ponto de ônibus à margem da BR-030, próximo à empresa Magnesita, quando foi abordada por um homem em uma motocicleta. Armado, ele fez ameaças e a obrigou a subir na garupa da moto. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na rótula do anel rodoviário, na mesma rodovia, o bandido entrou em um matagal, onde fez novas ameaças e obrigou a mulher a ficar de joelhos, amarrando as mãos da vítima em seguida. O bandido subtraiu duas mochilas da mulher - uma contendo roupas e a outra com um aparelho notebook e um tablete, além de documentos e cartões bancários. Antes de evadir-se deixando a vítima amarrada, o assaltante deu a ordem para que a mulher só saísse do mato após 40 minutos, caso contrário, ele a mataria. Temendo pela própria vida, ela ficou um longo período amarrada dentro do mato até ouvir o barulho de um caminhão. O motorista socorreu a mulher e a encaminhou a delegacia, onde registrou a ocorrência. A polícia iniciou as buscas na região, mas não conseguiu encontrar o meliante.

26 Nov 2014 - 16:00h

A cidade de Brumado será um dos locais onde a prova do processo seletivo do IFBA será aplicada no dia 07 de dezembro. Os candidatos já podem consultar em que colégios farão as provas no site www.ifba.edu.br. Os portões serão abertos, às 07h20, horário de Brasília, e os candidatos só terão acesso aos locais de prova apresentado o mesmo documento oficial de identificação (original) informado no ato da inscrição. A prova possui 36 questões objetivas e uma redação. Já os candidatos ao curso técnico subsequente serão avaliados em 40 questões objetivas e uma redação. Em relação aos candidatos do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos), será realizado um processo seletivo diferenciado, com participação em palestra informativa e redação. A entrevista será realizada em outra data após convocação dos participantes mais bem classificados, de acordo com as normas estabelecidas no edital respectivo.

26 Nov 2014 - 15:30h

Através de solicitação do vereador Weliton Lopes (SDD), uma audiência pública para implantação do orçamento participativo foi realizada na manhã de hoje (26), na Câmara de Vereadores de Brumado. O Orçamento Participativo é a forma mais direta de participação da população na destinação dos recursos do município. O orçamento da administração municipal para 2015 deve ser votado na próxima sessão, que acontece na segunda-feira (01). Estiveram presentes na audiência representantes de associações, instituições, sindicatos, representantes do governo municipal, vereadores, presidentes de partidos políticos, e a população em geral. Palestraram durante a reunião Edwaldo Alves - do município de Vitória da Conquista -, João Alberto, coordenador do Orçamento Participativo, e Idelzito Rocha, coordenador Movimento Unificado de Associações. Os palestrantes traçaram um histórico da implantação do Orçamento Participativo em Vitória da Conquista, destacando a necessidade da participação ativa da população, assim como da concordância da administração municipal. O público presente pode falar sobre as carências do município. As sugestões serão encaminhadas para análise.

26 Nov 2014 - 15:00h

Em acordo com a prefeitura municipal de Brumado, a Magnesita vai doar um terreno que sediará um novo cemitério para a Vila Presidente Vargas e comunidades no entorno. O prefeito o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), a diretoria da Associação de Moradores da Vila Presidente Vargas e representantes da Magnesita participaram de uma reunião e fecharam o compromisso. O atual cemitério da região não tem espaço suficiente para atender a população. A mineradora já realizou um estudo do melhor local para atender a comunidade e o terreno doado está localizado na região próxima à Vila Presidente Vargas.

26 Nov 2014 - 14:30h

Em júri realizado ontem (25), o réu Joarez Ribeiro Pinto, denunciado pela prática de homicídio qualificado, foi condenado a dezesseis anos de reclusão, pena que será cumprida em regime inicial fechado. O crime ocorreu em janeiro deste ano, em um bar da zona rural de Aracatu, no sudoeste baiano. No local, Joarez desferiu golpes de taco de sinuca na cabeça de Rivaildo de Souza Nascimento, matando-o. Os jurados reconheceram a materialidade delitiva, a autoria e o nexo causal entre as lesões e a morte. Também reconheceram que o acusado praticou o crime por motivo fútil, e usou de recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. O júri foi presidido pela juiz Genivaldo Alves Guimarães.

26 Nov 2014 - 14:00h

Em entrevista ao Jornal Tribuna do Sertão, o governador Jaques Wagner (PT) falou sobre a estrada entre Brumado e Sussuarana, em Tanhaçu, e a segunda etapa da Barragem de Cristalândia. O chefe do executivo estadual garantiu que explanará acerca da situação da estrada ao Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O péssimo estado de conservação do trecho já foi motivo de diversos protestos, inclusive um deles realizado no mesmo dia da visita do governador à cidade. Quanto à construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, Wagner informou que o projeto já está pronto e que o mesmo deve ser realizado no próximo governo. “A Embasa já tem este projeto preparado e eu acredito que o governador eleito Rui Costa vai realizar esta obra através do Programa Água para Todos”, concluiu.

26 Nov 2014 - 12:00h

Uma emenda que estabelece que todo ex-governador baiano que tenha ficado quatro anos consecutivos ou cinco intercalados terá direito a pensão vitalícia foi aprovada por unanimidade durante Assembleia Legislativa. O valor da pensão será o mesmo da remuneração que os ex-governadores recebiam durante o mandato. Diante da decisão, o governador Jaques Wagner (PT), que deixará o cargo em 2015, continuará a ganhar R$ 19,3 mil por mês. O deputado Carlos Geilson (PTN) criticou a proposta alegando que a pensão seria a “aposentadoria de Wagner”. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), explicou que o benefício é retroativo. Além disso, caso o ex-governador beneficiado morra, sua esposa passa a receber o valor conforme determina a constituição.

26 Nov 2014 - 11:30h

Chapa composta pelo candidato José da Silva Santos (PTC), o Santinho, pode concorrer à presidência da Câmara de Vereadores de Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar afirmou que só vai registrar a chapa se os oito votos para eleição da mesma estiverem garantidos. Segundo ele, cinco votos já estão assegurados, porém ainda faltam três, que estariam sendo negociados. Santinho afirmou que conta com o apoio do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) na disputa. Eleito presidente, ele assegurou que pretende cortar gastos na Casa Legislativa. Caso não registre a chapa, o vereador disse que ainda irá analisar o quadro de disputa. “Tenho condições de administrar essa Casa, pois quero o melhor para Brumado”, concluiu ele.

26 Nov 2014 - 11:00h

Está acontecendo neste momento, na Câmara de Vereadores de Brumado, uma audiência pública para discutir a Proposta Orçamentária do município de Brumado para o ano de 2015. A solicitação para realização da audiência é de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD), que acha fundamental a implantação do Orçamento Participativo em Brumado. Através dele, a sociedade civil passa a ocupar um espaço importante na formulação da proposta orçamentária da cidade. Toda a comunidade está convidada a participar do encontro.

26 Nov 2014 - 10:30h

A cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, tem vivenciado uma crise no setor de saúde. Desde a última quinta-feira (20), médicos do Hospital Geral de Livramento de Nossa Senhora e do Samu 192 suspenderam o atendimento no serviço de emergência. Segundo o Sindimed, sindicato que defende os interesses da categoria, a decisão foi tomada em razão do atraso no pagamento dos salários dos profissionais. Os vencimentos estariam sendo atrasados desde o início da atual gestão do prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP). Além disso, os pagamentos dos meses de setembro e outubro não teriam sido efetuados e não haveria reajuste salarial há mais de quatro anos. Os profissionais encaminharam um abaixo assinado à Promotoria de Justiça da Comarca da região, à direção do HMLNS e ao Sindimed (Sindicato dos Médicos). No documento, os médicos salientaram que realizaram várias reuniões sem conseguir chegar a um acordo com a prefeitura. Caso a gestão não regularize a situação, os profissionais podem deixar de trabalhar no mês de dezembro. As informações são do R7.

26 Nov 2014 - 10:00h

A sessão da Câmara do dia 24 de novembro de 2014 foi aberta pelo presidente Alessandro Lôbo e Silva (PSL) que cumprimentou a todos os presentes solicitando logo a seguir que o secretário da mesa diretora, vereador Weliton Lopes (SDD) fizesse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade.

 

Dando prosseguimento solicitou que o secretário realizasse a leitura do material do grande expediente, quando constaram:


(EM APRESENTAÇÃO)


PROJETO DE LEI N° 040/2014 – “Reformula o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar”


AUTORIA: PODER EXECUTIVO


PROJETO DE LEI N° 039/2014 – “Dispõe sobre a criação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e dá outras providências”


AUTORIA: PODER EXECUTIVO


PROJETO DE LEI N° 038/2014 – “Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto a CAIXA ECONOMICA FEDERAL, para adesão ao PAC 02 e dá outras providências,”


AUTORIA: PODER EXECUTIVO


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 006/2014 – “Dispõe sobre a Concessão de Titulo de Cidadã Brumadense a Senhora Doralice Cardoso Marques e dá outras providências”


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS DOS REIS


(EM PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO)


PROJETO DE LEI N° 035/2014 – que “Declara de Utilidade Pública a SOCIEDADE VIVER ARTE, na forma abaixo definida”


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ DA SILVA SANTOS


(EM ÚNICA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO)


PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 004/2014 – que “Dispõe sobre a criação de funções gratificadas no quadro de servidores efetivos da Câmara Municipal de Brumado, e dá outras providencias.”


AUTORIA: PODER LEGISLATIVO


INDICAÇÃO N° 254/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS DOS REIS

 

O Vereador JOSÉ CARLOS DOS REIS, que subscreve a presente, nos termos regimentais, vem através desta Presidência, INDICAR ao Chefe do Executivo Municipal, a necessidade de substituir e adequar placas de denominação de Ruas, Praças, Avenidas e Logradouros que homenageiam personalidades públicas em nosso município de Brumado-Bahia.


INDICAÇÃO N° 255/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS MARQUES PESSOA

 

O Vereador José Carlos Marques Pessoa, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência INDICAR com urgência ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Aguiberto Lima Dias, que seja construído uma Quadra poliesportiva no colégio do Tamburil, neste município de Brumado.


INDICAÇÃO N° 256/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS MARQUES PESSOA

 

O Vereador José Carlos Marques Pessoa juntamente com os vereadores José Ribeiro Neves e José Carlos Alves Meira, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta PresidênciaINDICAR com urgência ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Aguiberto Lima Dias, que seja construído uma Quadra Poliesportiva na Comunidade de Boi Morto no distrito de Ubiraçabaneste município de Brumado.Em tempo, solicitamos cientificar o deputado Waldenor Pereira, para contribuir com a efetivação desta importante obra, junto aos governos Estadual e Federal.


INDICAÇÃO N° 257/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS MARQUES PESSOA

 

O Vereador José Carlos Marques Pessoa juntamente com os vereadores José Ribeiro Neves e José Carlos Alves Meira, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência INDICAR com urgência ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal,  Aguiberto Lima Dias, que seja feito apavimentação asfáltica na estrada que liga a sede do município ao distrito de Ubiraçaba, neste município de Brumado. Em tempo, solicitamos cientificar o deputado Waldenor Pereira, para contribuir com a efetivação desta importante obra, junto aos governos estadual e federal.


INDICAÇÃO N° 258/2014


AUTORIA: VEREADOR WELITON LOPES

 

O Vereador Weliton Lopes, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência, INDICAR aos Exmºs Srs. AGUIBERTO LIMA DIAS, Prefeito Municipal e o Engº André da Silva Cardoso do Secretaria Municipal de Infra-estrutura , no sentido de Instalar braços tempo e iluminação pública na rua Paterniano Pereira Teixeira, situada no bairro Esconso, neste Município.


INDICAÇÃO N° 259/2014


AUTORIA: VEREADOR MANOEL ROMAR PEREIRA

 

O Vereador Manoel Romar Pereira, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência, INDICAR ao Exmº. Sr. Prefeito Municipal, AGUIBERTO LIMA DIAS, Juntamente com a secretaria de Infra estrutura, o recapeamento asfáltico da Rua Princesa Leopodina, no Bairro Dr. Juracy em Brumado Bahia.


INDICAÇÃO N° 260/2014

 

AUTORIA: JOSÉ CARLOS DOS REIS, ALESSANDRO LÔBO E SILVA, AGNO DOS SANTOS MEIRA, CARLOS CASTILHO SANTOS SILVA, ÉDIO DA SILVA PEREIRA, HELIANE BONFIM MOURA VASCONCELOS, JOSÉ CARLOS MARQUES PESSOA, JOSÉ CARLOS ALVES MEIRA, JOSÉ RIBEIRO NEVES, JOSÉ DA SILVA SANTOS, MANOEL ROMAR PEREIRA, MÁRCIO MOREIRA DA SILVA E WELITON LOPES DO NASCIMENTO.

 

Os Vereadores JOSÉ CARLOS DOS REIS, Alessandro Lôbo e Silva, Agno dos Santos Meira, Carlos Castilho Santos Silva, Édio da Silva Pereira, Heliane Bonfim Moura Vasconcelos, José Carlos Marques Pessoa, José Carlos Alves Meira, José Ribeiro Neves, José da Silva Santos, Manoel Romar Pereira, Márcio Moreira da Silva e Weliton Lopes do Nascimento, que subscrevem a presente, nos termos regimentais, vêm, através desta Presidência, INDICAR ao Chefe do Executivo Municipal, a necessidade de se fazer o calçamento das Ruas Eulália Santos Machado Viana, Av. Mário Nilton Leite, Av. Maria de Lourdes Machado Viana Leite, José Walter Leite, Augusta dos Santos Lima, Antônio Machado Viana, Maria de Lourdes Leite Viana, Jacques Demolay e Joaquim Viana, localizadas no Bairro Santa Tereza; Av. Homero Costa Ataíde, Aurelina M. de Jesus, Av. Clemente Gomes de Souza, João Caires Soares, Piloto Marcos, José Soares dos Santos, Henri Paul Granger, Gérson da Silva Lima, Josefina Carlota da Conceição Cardoso, Cremilton Guimarães Tanajura, Maria do Carmo Alves Ataíde, Abílio Francisco da Silva, Fernando Rizério de Lima, Ary Castro, Érico dos Santos Amorim e Dilermano Castro localizadas no  Bairro Malhada Branca e Rua Hermes Teixeira, localizada no Bairro Cidade das Esmeraldas, na sede do nosso Município, BRUMADO -BAHIA.


MOÇÃO DE PESAR N° 013/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ DA SILVA SANTOS

 

O Vereador José da Silva Santos, com assento nesta Casa Legislativa, vem apresentar ao Poder Legislativo Municipal de Brumado, após satisfeitas as formalidades regimentais e ouvido o Egrégio Plenário, MOÇÃO DE PESAR em razão do falecimento da Sra.Maria Angélica Ramos de Amorim, ocorrido no dia 15 de novembro do corrente ano, fato que causou uma dolorosa comoção entre seus familiares e amigos.


Para que os vereadores pudessem falar sobre o material apresentado o presidente franqueou a palavra pelo tempo de até cinco minutos. Fizeram uso:


José Ribeiro – Fala sobre a solicitação de empréstimo para recapeamento de ruas e diz que as ruas foram escolhidas pela Caixa Econômica e não pelos vereadores. Destaca que as ruas citadas pelos vereadores serão recapeadas, segundo o gestor municipal, pela administração com recursos próprios e através de emendas parlamentares.


Romar Pereira – Solicita que a Rua 23 de janeiro seja incluída no projeto de pavimentação.


José Carlos dos Reis – Fala sobre o material e diz que está repleto de indicações solicitando benefícios para a população. Comenta sobre o projeto que solicita autorização para empréstimo com a Caixa Econômica e diz que não será possível pavimentar todas as ruas que estão necessitando, mas que serão pavimentadas com emendas. Fala que a placas de ruas não são escritas de forma correta abreviando os nomes e dificultando o reconhecimento dos homenageados. Ffala que solicitará essa correção. Observa que está apresentando o projeto que solicita entrega de título de cidadã brumadense a Sra. Doralice Cardoso pelos serviços prestados para Brumado e na defesa intransigente do órgão em que trabalha.  


Catoze – Parabeniza o prefeito pela obra que realizará no Município e ao mesmo tempo diz que muitas ruas estão ficando sem o benefício e com esgotos a céu aberto. Cita nome de ruas que necessitam de benefícios, principalmente nos bairros mais periféricos.


José Carlos de Jonas – Fala sobre a indicação de sua autoria em conjunto com outros vereadores que trata sobre a construção de uma quadra na comunidade de Boi Morto, que também solicitará auxilio do deputado Waldenor Pereira. Fala sobre a estrada que liga Ubiraçaba a outras comunidades rurais que é um sonho da comunidade rural. Fala também sobre a indicação que solicita passagem molhada ligando Boi Morto a Agrestinho. Comenta que com as chuvas os moradores ficaram ilhados sem poder passar no riacho. Fala que ficou sabendo já foram olhar o riacho.


Santinho – Parabeniza toda a pauta salientando a sua importância. Parabeniza o executivo que encaminhou projetos que estarão beneficiando a população. Comenta sobre o projeto para pavimentação das ruas de Brumado e diz que foram escolhidas pela Caixa Econômica Federal. Pede apoio ao projeto de sua autoria que solicita que a entidade Viver e Arte seja considerada de utilidade pública.

 

Ordem do Dia – Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

 

Tribuna Livre

 

A Assistente social do CREAS Chico Xavier fez uso da Tribuna para falar sobre os 16 dias de ativismo contra a violência contra a mulher.

 


Considerações finais


O presidente franqueou a palavra para que os edis pudessem fazer uso pelo tempo de até dez minutos.


José Carlos Jonas – Fala que obteve a garantia de reforma no Campo Seco e Vila Presidente Vargas nas quadras poliesportivas. Fala que existem muitos outros problemas a serem resolvidos a exemplo do cemitério. Frisa que espera que todos sejam resolvidos para benefício dos moradores. Fala que ficou sabendo que o secretário Fred esteve na rádio para dar explicações sobre os serviços realizados, mas diz que as famílias estão tendo que utilizar seus recursos para pagar as máquinas. Frisa que as máquinas estão no Município e só dependem do combustível e acredita que a administração poderia viabilizar esse combustível para auxiliar o povo da zona rural, pois muitos não terão condições de pagarem as horas de máquina. Fala que o CMDR deveria se reunir com as associações e atuar nesse sentido.


Weliton Lopes –Fala sobre o uso da Tribuna e destaca a importância das ações nesse sentido. Convoca toda a população para participar da audiência pública para dar início ao orçamento participativo em Brumado. Fala que é diferente de Orçamento Impositivo que não existe no Brasil. Fala que a intenção é ouvir as reivindicações da população quando os vereadores podem fazer emendas. Fala que é uma iniciação para que a população participe de forma direta desse importante momento, quando serão direcionados os recursos do Orçamento.  Passa o restante do tempo para Romar Pereira que faz uso para dizer que está triste por ver o que está acontecendo na secretaria de saúde de Brumado, pois o Sr. Zé Borracheiro necessita fazer uma cirurgia de pálpebra e necessitou fazer um exame e foi negado por falta de material. Fala que o prefeito quer o melhor para Brumado. Fala que acredita que o problema  é com a sua pessoa. Fala que está na hora do prefeito mostrar a cara e mudar o secretariado. Fala que na Central de Marcação as filas são enormes e os exames estão demorando anos para serem realizados. Salienta que é um absurdo. Fala que gostaria de saber por que não foram realizados os exames de mamografia. Fala que a saúde de Brumado está na UTI.


José Carlos dos Reis – Parabeniza a profissional Janine Caldeiras que fez uso da Tribuna que falou sobre um importante tema que trata sobre a defesa das mulheres. Fala sobre a iluminação pública e diz que ao reduzir o consumo poderá se utilizar os recursos em melhorias dos serviços. Fala que não adentrará no mérito da saúde citada pelo vereador Romar e diz que a questão saúde é a nível nacional e é preciso saber separar as coisas. Fala que está se vivendo um momento bastante delicado e a economia atravessa um momento de crise bastante séria, onde as previsões otimistas enxergam melhoras a partir de 2016 pois 2015 será de sacrifício onde vários serviços serão penalizados por conta de uma administração desastrosa.Comenta sobre a importância de cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Fala que os repasses para os municípios estão caindo dificultando a realização de obras e outros serviços


Catoze – Agradece a presença da Sra. Janine do Creas Chico Xavier e diz que pode contar com seu apoio. Solicita do Sr. Jadir que efetive a colocação de postes e ligação da iluminação nas ruas que estão às escuras. Fala sobre a visita na comunidade de Maria Nova e a festa realizada em virtude da entrega do trator. Fala que já tem mais de doze anos que se passou a máquina para chegar ao Jatobá. Fala que o trator foi através de emenda parlamentar de Waldenor Pereira que tem trabalhado por Brumado. Fala sobre a necessidade de pavimentar as ruas do bairro Malhada Branca e Esmeralda, assim como Jardim de Alah que foi contemplado apenas com uma rua.


Santinho – Parabeniza a palestrante que fez uso da Tribuna Livre Terezinha Janine – assistente social. Fala sobre a importância de se discutir a problemática da violência contra a mulher. Fala que sabe de casos no bairro onde reside, incluindo o problema com as drogas e resultando em atos violentos. Ressalta que o município tem que ser parceiro e também a necessidade de denuncias para que os casos não venham a se repetir. Fala que esteve na Associação para falar sobre o Novembro Azul. Parabeniza o enfermeiro Ricardo que realizou a palestra de forma muito clara. Parabeniza a escola  Nossa Senhora de Fátima pelo aniversário – parceira na educação de Brumado – oferecendo bolas para alunos carentes. Fala sobre a necessidade de recapeamento das ruas de Brumado e diz que os vereadores estão atentos e que a administração está com três equipes nas ruas buscando a solução dos problemas. Comenta sobre a audiência que será realizada na quarta-feira e a necessidade de participação da comunidade.


José Ribeiro – Comenta sobre o tema abordado na Tribuna Livre. Fala que solicitou a construção de uma delegacia da mulher em Brumado. Fala que é preciso a união com outros municípios para que o benefício seja conseguido diminuindo a ocorrência da violência contra a mulher. Fala da satisfação em estar com o vereador Catoze na comunidade de Maria Nova na entrega do trator que beneficiará todas as comunidades que fazem parte da Associação. Destaca que a comunidade não poderia comprar pelo alto valor. Fala que o trator chegou na hora certa e já existe uma comissão para atuar beneficiando a todos. Fala que foi uma conquista através do deputado Waldenor Pereira. Fala sobre o bairro das Esmeraldas e a necessidade de realização de benefícios para a localidade. Fala também sobre a necessidade de um PSF para a população local. Comenta sobre a chegada das obras para a Vila Presidente Vargas que também foram através do deputado Waldenor Pereira. Fala que está cobrando da administração municipal a concessão de CET para os funcionários fiscais de obra, assim como os agentes de trânsito e guardas municipais que foram beneficiados. Fala que estará cobrando a recuperação das ruas. Fala sobre a necessidade da obra de esgoto da Rua Marinha Lôbo. Fala que recebeu solicitação de iluminação nas localidades rurais.


Alessandro Lôbo – Parabeniza a assistente social pelo uso da Tribuna Livre para falar sobre tema de tamanha importância. Fala que existiram avanços, mas ainda é preciso se fazer muito em prol da mulher. Fala que sabe da importância da realização da audiência pública e convoca a população brumadense para que venham participar e tragam as suas necessidades. Fala que o vereador Édio fala sempre do reconhecimento a serviços realizados em Brumado e apesar de não ser do grupo político que apóia o deputado Waldenor Pereira reconhece o trabalho que vem sendo realizado por Brumado e as pessoas que votaram nele estão tendo as respostas com a efetivação de emendas em prol das comunidades. Fala que deveriam ser beneficiados por periculosidade pelo trabalho que realizam e ressalta que por qualquer meio devem ser reconhecidos seu trabalho. Comenta sobre a problemática de um funcionário da Vito que mora no Esconso que em razão do acúmulo de muita água na rua tem tido grandes transtornos pela lama que é jogada nas casas. Fala que solicitará ao secretário de Infraestrutura que verifique esse problema.

 

Não havendo mais nenhum vereador que desejasse fazer uso da palavra o presidente encerrou a presente sessão convocando outra para a próxima terça-feira (25) às 9h00.

 

Na manhã desta terça-feira (25.11) os vereadores se reuniram para a realização da sessão extraordinária para votação do Projeto de Lei nº 38/2014, de autoria do Executivo Municipal, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto a CAIXA ECONOMICA FEDERAL, para adesão ao PAC 02 e dá outras providências”.

 

O projeto foi votado nominalmente e aprovado por oito votos em virtude da ausência dos vereadores Catoze, Castilho Viana, Édio da Silva Pereira, José Carlos de Jonas, José Ribeiro Neves.

 

Não havendo nenhum vereador que manifestasse o interesse de fazer uso da palavra e por não haver mais nada a se tratar o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo e Silva encerrou a sessão convocando outra para a próxima segunda-feira (01 de dezembro).

CONTINUE LENDO