Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2018
fechar

Prefeito de Brumado aprova indicação de Sérgio Moro para o Ministério da Justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), em entrevista ao site Achei Sudoeste sinalizou positivamente com relação à indicação do juiz federal Sérgio Moro para o cargo de ministro da justiça, no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Vasconcelos, que é contra o Partido dos Trabalhadores (PT), acredita na mudança da política brasileira, bem como no efetivo combate à corrupção. “Lembrando o momento que o país está vivendo, Sérgio Moro aceitou continuar a moralização deste país”, disse. Fiel defensor do presidente eleito, Eduardo ressaltou que a indicação de Moro repercute positivamente por todos os cantos da nação brasileira.

Cemitérios recebem últimos reparos para o dia de finados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, os cemitérios recebem os últimos reparos para o Dia de Finados, celebrado nesta sexta-feira (02). Um dia antes, nesta quinta-feira (01), muitas pessoas já passaram pelos locais a fim de limpar as carneiras para as visitas aos entes queridos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maria Duarte, que esteve no Cemitério Jardim Santa Inês, disse que está tudo limpo e organizado. “Não tem o que reclamar”, disse. Maria Pureza e Maria de Lourdes também ressaltaram que o cemitério está bonito e, neste ano, não deixou a desejar no que se refere à manutenção para o Dia de Finados. Responsável pela empresa terceirizada que fez a manutenção dos locais, João Batista afirmou que a limpeza foi iniciada com bastante antecedência a fim de que tudo estivesse pronto e perfeito para a data. Ele destacou ainda que, além de retirar o lixo e mato, os cemitérios da cidade e da zona rural também tiveram os muros pintados. “Foi uma equipe de 17 pessoas pra fazer esse serviço”, completou.

Tanque Novo: Acusado de agredir a mãe de 106 anos é preso Foto: Reprodução/Facebook

O homem acusado de agredir a própria mãe de 106 anos na Fazenda Jacaré, zona rural de Tanque Novo, a 176 km de Brumado, foi preso. Hyeront José Pereira foi detido e encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi. De acordo com o Folha do Vale, devido às agressões, a idosa precisou ser internada no Hospital Municipal Dr. José Maria Magalhães Netto. O caso chocou a cidade.

CDL e 94ª CIPM definem esquema de segurança para final de ano em Caetité Foto: Divulgação

Na quarta-feira (31), a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e representantes da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Caetité, a 100 km de Brumado, se reuniram a fim definir o esquema de segurança que será implantado no comércio da cidade, que funciona em horário especial no final do ano. O objetivo é reforçar a segurança no período de maior movimento nas ruas do centro comercial e proporcionar tranquilidade aos consumidores. Durante a reunião, ficou definido que, assim como nos anos anteriores, serão realizadas rondas ostensivas e haverá reforço policial extra nos meses de novembro e dezembro, quando o comércio funciona até às 19h.

Van com destino a Brumado é assaltada na saída de Vitória da Conquista Foto: lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois homens armados assaltaram uma van que faz a linha Brumado/Vitória da Conquista/Brumado, nesta quinta-feira (01). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o fato foi registrado às 17h. De acordo com uma vítima, os bandidos ligaram para o proprietário do veículo insistindo para liberar duas vagas com destino à capital do minério. Já na saída de Vitória da Conquista, na BA-262, nas proximidades do lixão da cidade, os meliantes anunciaram o assalto. Ambos estavam armados e levaram celulares, dinheiro e pertences dos passageiros. Assustados, alguns passageiros desistiram da viagem na van e foram para a rodoviária em busca de uma nova condução com destino a Brumado.

Produção industrial cai pelo terceiro mês seguido e recua 1,8% Foto: Germano Luders

A produção da indústria brasileira teve queda de 1,8% em setembro na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Esse é o terceiro resultado negativo em sequência – a retração no período foi de 2,7%. Na comparação com o mesmo período de 2017, a produção industrial caiu 2%. Os índices acumulados do ano (1,9%) e nos últimos doze meses (2,7%) continuam positivos, mas o setor mostrou perda de ritmo frente aos meses anteriores, indicou o IBGE. Segundo o levantamento, 16 dos 26 ramos industriais recuaram. Entre as atividades, as influências negativas mais relevantes foram em veículos automotores, reboques e carrocerias (-5,1%), máquinas e equipamentos (-10,3%) e bebidas (-9,6%). De acordo com o IBGE, foi verificado um grande número de fábricas de automóveis com paralisações ou férias coletivas no mês de setembro. Por outro lado, entre os nove ramos que tiveram crescimento na produção, a maior ficou por conta da metalurgia, que avançou 5,4%. Na comparação com igual mês do ano anterior, o setor industrial mostrou recuou 2%, com resultados negativos em 13 dos 26 ramos. Segundo o IBGE, a menor quantidade de dias úteis em setembro deste ano, 19 contra 20, influenciou o resultado.

Carreta desgovernada colide contra muro da AABB em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma carreta desgovernada colidiu e derrubou parte do muro da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Avenida Centenário, em Brumado. O site Achei Sudoeste colheu informações no local de que, tão logo passou pela rótula, o veículo estava sem freios e, em uma tentativa rápida de reduzir a velocidade, pensou em subir a rua lateral entre o ginásio de esportes e a AABB, porém, como havia um carro e uma motocicleta descendo a via, o condutor do caminhão fez uma manobra brusca e jogou a carreta contra o muro. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu. Parte da avenida ficou obstruída pela carroceria da carreta e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes esteve no local controlando o fluxo e fazendo o levantamento do ocorrido.

Carreta desgovernada colide contra muro da AABB em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
BR-030: Carreta tomba na entrada do município de Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma carreta tombou na BR-030, entre o município de Lagoa Real e o distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 62 km de Brumado, próximo ao entroncamento do Pancadão. O acidente aconteceu na última quarta-feira (31).  Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista teria perdido o controle da direção e tombado na pista, interditando o local. Não houve feridos apesar da dimensão do ocorrido. A polícia esteve no local controlando o tráfego e registrando a ocorrência.

Cães abandonados atacam idoso em frente à delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso, identificado como Joaquim Meira dos Santos, foi atacado por cães soltos nas ruas de Brumado na tarde desta quinta-feira (01). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o fato foi registrado em frente à delegacia de Brumado. De acordo com o coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 e encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto. “Não é o primeiro ataque realizado por cães de rua que acontece no local”, ressaltou o delegado. Segundo Rabelo, a Polícia Civil já solicitou da prefeitura municipal, no último dia 11 de outubro, o recolhimento dos cães na localidade.

Governo cancela um benefício a cada duas perícias em pente-fino do INSS Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cada duas pessoas que passaram por perícia no pente-fino do INSS, uma teve o benefício por incapacidade cancelado, informou ao G1 o Ministério do Desenvolvimento Social. O pente-fino do INSS começou em 2016 com as perícias nos auxílios-doença e nas aposentadoria por invalidez. Ao todo, até 25 de outubro, foram realizadas 1,1 milhão de perícias, com o corte de 552,1 mil auxílios-doença e aposentadorias por invalidez mantidos de forma irregular. Ao todo, o pente-fino cancelou 686,2 mil benefícios por incapacidade, já que também houve cortes em razão de convocados não terem comparecido à perícia e de outras situações, como morte ou decisões judiciais.

Brumado: Polícia prende suspeito de roubo de R$ 450 mil em joias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Investigadores da Polícia Civil prenderam no Bairro São Jorge, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, um homem identificado como Ovídio Pereira da Silva Júnior, 35 anos. De acordo com as investigações, Ovídio teria participado de um roubo de joias no valor de R$ 450 mil ocorrido no dia 1º de setembro, no Bairro Nobre, em Brumado. Júnior é o segundo autor do roubo a ser preso pela Polícia Civil e deverá permanecer na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Brumado, juntamente com o comparsa, até ulterior deliberação judicial.

Sérgio Moro aceita convite para ser ministro da Justiça Foto: Marcos Alves/Agência O Globo

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta quinta-feira (1º) o convite do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), para ser o ministro da Justiça do novo governo. A confirmação veio por meio de uma nota, divulgada por Moro, após uma reunião na casa de Bolsonaro, na Barra da Tijuca. Pouco antes de a nota ser divulgada, um assessor do presidente eleito já havia confirmado para o G1 a decisão do juiz. Na nota, Moro disse que vai deixar novas audiências da Operação Lava Jato, para “evitar controvérsias desnecessárias”. Ele era o responsável pela operação na 1ª instância. Moro disse que a operação vai continuar em Curitiba, com “valorosos” juízes locais.

Brumado: Polícia Civil prende suspeito de participar de homicídio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Investigadores da Polícia Civil, lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), prenderam nesta quarta-feira (31), no Conjunto Brisas I, em Brumado, um jovem de 19 anos. Contra ele havia um mandado de prisão temporária. Ele foi apontado pelas investigações como partícipe do homicídio que vitimou Terezinha Meira Lima, de 50 anos, crime que ocorreu no dia 17 de setembro, no Bairro Mercado, em Brumado. O acusado deverá permanecer preso na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Brumado até posterior deliberação judicial.

Fernando Haddad terá que pagar R$ 200 mil de indenização a promotor Foto: TV Globo/Reprodução

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o ex-prefeito da capital paulista e candidato derrotado à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad, a pagar R$ 200 mil reais de indenização ao promotor Marcelo Milani. A decisão é de primeira instância e cabe recurso. Milani, do Ministério Público de São Paulo, processou Haddad após o ex-prefeito ter feito uma acusação de que o promotor teria pedido R$ 1 milhão de propina para não mover uma ação civil pública relacionada a construção do estádio do Corinthians. Segundo os autos, a declaração de Haddad foi feita em entrevista concedida a uma revista em 2017. A acusação foi investigada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e pela Corregedoria do Ministério Público, mas nos dois casos Haddad não conseguiu comprovar a acusação. O juiz Fabio Fresca, da 4ª Vara Cível, considerou que "houve diversos fatos infundados, inclusive criminosos" e que a indenização é para “evitar novos fatos danoso como este”. “Não há dúvidas de que o comportamento do requerido teve o condão de caracterizar dano moral, pois, impôs ao autor passar por situações vexatórias e delicadas, nos âmbitos profissional, familiar e social, tendo que enfrentar o descrédito da sociedade e de seus pares diante da séria acusação de corrupção passiva e prevaricação”, escreveu o desembargador.

Brumado: Hospital Municipal recebe R$ 10 mil oriundos do Programa Nota Premiada Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Campanha Nota Premiada Bahia (NPB), uma iniciativa do Governo do Estado, incentiva o cidadão a desenvolver o exercício da cidadania fiscal por meio da exigência da inclusão do CPF nas notas fiscais eletrônicas, Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica - NFC-e e Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, referentes às suas compras no mercado. A campanha prevê a distribuição de prêmios, em dinheiro, para os cidadãos, por meio de sorteios, bem como o benefício de instituições sociais e de saúde participantes da 3ª fase da Sua Nota é um Show de Solidariedade. Em Brumado, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto já começou a colher os frutos do programa, o que comprova que os brumadenses estão aderindo em maior número, cadastrando os seus CPFs e escolhendo o hospital como um dos contemplados. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, estão sendo destinados à unidade de saúde, nesse primeiro momento, R$ 10 mil advindos do programa. O Hospital Municipal de Caetité recebe cerca de R$ 50 mil mensais do programa, o que, para o secretário, é uma média plenamente alcançável em Brumado.

Mamografia 3D é mais eficaz no diagnóstico de câncer de mama Foto: iStock

A mamografia 3D, também conhecida como tomossíntese da mama, é capaz de detectar 34% mais tumores do que a mamografia tradicional. A conclusão é de um estudo publicado recentemente na conceituada revista científica Lancet Oncology. Além disso, o tempo de compressão da mama durante o exame é menor. Essa característica ajuda a reduzir a dor, motivo pelo qual muitas mulheres optam por não realizar a mamografia periodicamente. “Isso pode incentivar mais mulheres a participarem da triagem”, afirma Sophia Zackrisson, uma das autoras do estudo, professora associada da Universidade de Lund e radiologista do Hospital Universitário Skåne. A pesquisa, conduzida pela Universidade de Lund e pelo Hospital Universitário Skåne, na Suécia, rastreou 15.000 mulheres em um período de cinco anos. “Há uma necessidade de melhorar a triagem para muitas mulheres, e a tomossíntese da mama é claramente o método mais adequado para o rastreio do câncer de mama”, diz Sophia Zackrisson.  Por outro lado, também há maior probabilidade de alarmes falsos. “Precisamos chamar mais mulheres para exames adicionais, em comparação com a mamografia tradicional, para confirmar que essas mulheres não tinham câncer, pois esse método encontra mais estruturas na mama em geral”, explica Sophia.

Guanambi: Gestante denuncia obstetra por conduta antiética no Hospital Regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoestee

Na última quarta feira (31), uma gestante, moradora do Bairro Renascer, em Guanambi, a 141 km de Brumado, denunciou ua médica obstetra da cidade. Segundo ela, durante atendimento no Hospital Regional, a médica a teria tratado com desprezo e nojo, dizendo que ela era um risco aos bebês da maternidade por causa de uma catapora. A gestante procurou a unidade hospitalar porque estava com bolhas pelo corpo, coceira, fraqueza e falta de apetite. Na consulta, a médica confirmou que se tratava de catapora e mandou que a paciente se afastasse dela. A gestante ficou muito indignada com a postura da médica, que já tem outras denúncias da mesma natureza contra sua pessoa. As informações são do Radar Guanambi.

Novembro Azul: Clínica Mais Vida oferece desconto em Ultrassonografia da Próstata e PSA

A Clínica Mais Vida está desenvolvendo uma campanha para marcar o Novembro Azul, mês dedicado às ações relacionadas ao Câncer de Próstata e à saúde do homem. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. A ultrassonografia da próstata por via abdominal e o exame de sangue PSA terão descontos especiais nesse mês de novembro. A prevenção é o melhor remédio. Procure nosso urologista e realize os exames preventivos contra o câncer de próstata. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Secretaria de Educação garante elucidar denúncias de desvio de merenda escolar em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretária de Educação de Malhada de Pedras, Edna Pereira, falou sobre as denúncias de desvio de merenda escolar no Centro Educacional Rui Barbosa. Em contato com a redação do site Achei Sudoeste, a secretária declarou que a secretaria e  o conselho municipal de educação estão apurando o teor das denúncias e farão buscas nas imagens de monitoramento do circuito interno de segurança da unidade de ensino a fim de esclarecer os fatos. Segundo ela, caso sejam comprovadas as denúncias dos alunos, os servidores envolvidos serão punidos e destituídos das funções. A secretária adiantou que já entrou em contato com a direção do centro educacional e os diretores negaram o desvio de merenda. A diretoria informou que as merendeiras levam apenas as sobras dos preparos de cada dia para que não haja desperdício com o descarte no lixo. Pereira garantiu que toda rede de ensino do município tem priorizado a alimentação aos alunos e mantém o padrão exigido pelos órgãos fiscalizadores do Estado e da União.

Solidão pode aumentar risco de demência, alerta estudo Foto: Thinkstock/Veja

A solidão pode aumentar em 40% o risco de um indivíduo desenvolver demência, alerta estudo publicado no periódico The Journals of Gerontology: Série B. Segundo pesquisadores, pessoas solitárias têm maior probabilidade de apresentar outros fatores de risco para doenças neurodegenerativas, como depressão, hipertensão e diabetes, além de estarem mais propensos a fumar e serem adeptas ao sedentarismo. Os resultados mostraram que o risco é semelhante para diversos grupos  – independente de gênero, educação, raça e etnia. A pesquisa ainda destacou que o sentimento de solidão – muito mais do que o isolamento social – é o que de fato contribui para o declínio cognitivo. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a demência é uma “síndrome na qual acontece deterioração da memória, do pensamento, do comportamento e da capacidade de realizar atividades cotidianas”, sendo uma das principais causas de incapacidade e perda de independência entre idosos. Números recentes indicam que cerca de 50 milhões de pessoas em todo mundo convivem com a doença; os novos diagnósticos atingem a casa dos  10 milhões por ano. De acordo com o Daily Mail, existem diversos tipos da doença, dos quais o Alzheimer é o mais comum. Apesar de algumas pessoas apresentarem uma combinação de tipos, cada uma experimentará o problema de maneira única.  O estudo, realizado pela Universidade Estadual da Flórida (FSU), nos Estados Unidos, analisou dados de 12.030 pessoas com 50 anos ou mais ao longo de dez anos. As informações foram coletadas através do Estudo sobre Saúde e Aposentadoria, uma pesquisa longitudinal patrocinada pelo governo americano. Por meio de entrevistas por telefone (feitas a cada dois anos ao longo da pesquisa), os participantes realizaram avaliações de capacidade cognitiva (nas quais baixas pontuações são indicativo de demência): do total geral avaliado, 1.104 pessoas desenvolveram o problema. A análise ainda considerou medidas de solidão, isolamento social e uma série de fatores de risco, incluindo comportamentais, clínicos e genéticos.

Brumado poderá implantar sistema de ensino dos Colégios Militar da Bahia Foto: Divulgação/PM

Reunião realizada na segunda-feira (29) tratou da parceria de gestão de ensino compartilhado entre a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e o município de Brumado, através da qual será implantado o modelo semelhante aos colégios da PM-BA. O evento ocorreu na sede da 34ª CIPM e contou com a presença do comandante do órgão, Major Adriano Souza Dias, do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), da secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde e de policiais que irão fazer parte do sistema. Na oportunidade, foi apresentado o programa e a metodologia que serão implantados nas unidades de ensino. Segundo o Major Adriano Souza Dias, a filosofia da rede consiste na capacitação de policiais militares da reserva, contratados por prefeituras voluntárias, para atuar em escolas municipais nos nível fundamental II. A 34ª CIPM já está capacitando multiplicadores para treinar os policiais militares que atuarão nas escolas. Com o novo modelo, o colégio passará a ter a direção compartilhada entre o diretor escolar e o diretor militar.

Petrobras anuncia novo corte no preço da gasolina na refinaria Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina nas refinarias em 0,84% nas refinarias a partir desta quinta-feira, a 1,8466 real por litro. O corte ocorre um dia após a companhia realizar a maior redução da era de reajustes diários, com uma diminuição de 6,20% no valor. Com o corte, o preço médio na refinaria em quase seis meses, desde o valor de 1,8523 real por litro registrado em 9 de maio. A redução se dá em meio a uma valorização do real ante o dólar e também a um enfraquecimento das referências internacionais do petróleo, parâmetros utilizados pela companhia para a formação de preços dos combustíveis. A diminuição ocorre ainda após a Petrobras anunciar uma diminuição de 10,1% no preço do diesel nas refinarias, dada a definição de um novo preço de comercialização para o programa federal de subvenção ao combustível.

Polícia detém dois indivíduos com drogas nas proximidades do Mercado Municipal em Brumado Foto: Divulgação/PM

Por volta de 10h desta quarta-feira (31), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) avistou dois suspeitos em uma motocicleta transitando pela Rua Virgílio Ataíde, nas proximidades do Mercado Municipal. Os elementos foram abordados e, após busca pessoal, foi constatado que o passageiro estava com aproximadamente 1 kg de substância análoga à maconha e 3 pedras de substância semelhante ao crack. Dois suspeitos foram detidos e conduzidos à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde ficaram custodiados.

Cães são amarrados em sacos plásticos para morrer Foto: Arquivo Pessoal

Três cadelas e três cachorros foram achados amarrados em sacos plásticos às margens de uma estrada rural, no bairro Meia Légua, em Pilar do Sul (SP), nesta terça-feira (31). A Polícia Civil afirma que vai investigar o caso e o responsável pode responder por maus-tratos. Um dos moradores que encontraram os animais enviou um vídeo para a reportagem da TV Tem em que é possível ver dois cães presos em sacos plásticos. Uma deles estava com a cabeça encoberta. Nas imagens ainda é possível ver alguns animais correndo pela estrada e, em um matagal, mais dois são encontrados em sacos plásticos. Segundo o morador, que prefere não se identificar, ele estava voltando do trabalho com mais dois amigos, quando viu vários sacos com os cachorros dentro. A gravação, segundo ele, foi feita após alguns animais já terem sido retirados. Como não tinha condições de cuidar dos animais, o morador alega que apenas os soltou.

Brumado: Suplente de vereador comenta decisão judicial e perda de mandato relâmpago Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Decisão do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, concedeu a suspensão dos efeitos da liminar em favor do suplente Girson Ledo (Sem Partido), retornando o cargo ao vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos. Ledo permaneceu no cargo apenas durante alguns dias, sendo destituído com base no Regimento Interno do Poder Legislativo e na Lei Orgânica Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que lamenta, mas que acata a decisão judicial. Ele ainda desejou ao vereador Eduardo Cunha Vasconcelos que faça um bom trabalho em prol da população. “Quero agradecer as pessoas que mandaram mensagens pra mim me parabenizando e dizer que não fiquem tristes porque eu não estou triste. Não estou decepcionado, sou muito pé no chão. Estou com a cabeça erguida e vida que segue. Está nas mãos de Deus”, completou. Ledo ainda afirmou que sabia da possibilidade de permanecer no cargo por pouco tempo, uma vez que a vaga não era dele de fato. Ele espera, no entanto, que Dudu assuma o seu mandato, “porque a Câmara não pode ficar com a cadeira vaga”.

Praticook: Refeições saudáveis para todas as horas do dia

Quer se alimentar bem em todas as refeições ao longo do dia? Na Praticook você encontra lanches, petiscos e refeições completas para todas as horas. Na loja, estão disponíveis kits com preços promocionais, além de um showroom com diversos itens diet, light, low carb, sem glúten, sem lactose e integral para contemplar todos os gostos. São pratos saudáveis que vão te ajudar a emagrecer com saúde e adquirir uma rotina de alimentação balanceada, porque caro é ficar doente. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Polícia apreende pistola, munição, droga e dinheiro em residências no Bairro São Jorge Foto: Divulgação/PC

Investigadores da Polícia Civil cumpriram dois mandados de busca e apreensão em residências situadas no Conjunto Brisas I, no Bairro São Jorge, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em uma residência, foram apreendidos dois telefones celulares, duas trouxinhas de maconha e a quantia de R$ 550. Já em outra localidade, foi encontrada uma pistola calibre 380, 28 cartuchos do mesmo calibre, duas balanças de precisão e sacos plásticos comumente utilizados para embalar drogas. Dois telefones arrecadados na referida residência foram posteriormente devolvidos aos proprietários. A polícia instaurou procedimentos para apurar os fatos delituosos, devendo concluí-los nos próximos dias.

Em decisão já esperada pelo mercado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu, na quarta-feira (31), manter a taxa básica de juros da economia em 6,5% ao ano (a.a.). Foi a quinta vez consecutiva que o Copom decidiu não alterar a taxa Selic, que está no menor patamar desde o início do regime de metas para a inflação, adotado em 1999. A reunião desta quarta foi a primeira do comitê, responsável por definir os juros com foco no controle da inflação, após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República. O Copom tem apenas mais uma reunião neste ano, em dezembro. A expectativa dos analistas é de que a taxa seja mantida neste patamar até o fim de 2018 e seja elevada gradualmente no próximo ano até alcançar 8% a.a.

Livramento de Nossa Senhora: MP aciona dois policiais militares por abuso de autoridade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois policiais militares, lotados em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, foram acionados pelo Ministério Público Estadual por abuso de autoridade e lesão corporal. Caso a Justiça acate o pedido do MP, um deles pode ser afastado liminarmente por intimidação de testemunhas. O promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite pede que a Justiça determine o afastamento de um dos réus e suspenda seu porte de arma. Ele e o outro acusado foram acionados pelo uso de violência excessiva contra Neilson Coelho Pires, agredido durante uma partida de futebol. Conforme a ação no dia 11 de setembro de 2017, os réus faziam o policiamento durante uma partida de futebol no Estadio Edílson Pontes, quando foram acionados para controlar um tumulto entre torcedores na arquibancada. 

Livramento de Nossa Senhora: MP aciona dois policiais militares por abuso de autoridade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo o promotor Ruano Leite, durante a abordagem, os policiais “agrediram Neilson com golpes de cassetete”. Durante a intervenção, populares e outros policiais teriam pedido para que os réus parassem com as agressões, mas os policiais levaram a vítima para fora do estádio, onde as agressões continuaram. Depoimentos de testemunhas, imagens de câmera de circuito interno e gravações ambientais de áudio comprovam as agressões.

Brumado: Major Cabral fala da sua expectativa em assumir o comando da 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Major Mário Augusto dos Santos Cabral é o novo comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Brumado. Ele se reapresentará à companhia, visto que já atuou como subcomandante da instituição. “Sou morador de Brumado e estou praticamente em casa. Vejo isso como um facilitar por já conhecer a região”, disse. O novo comandante da 34ª CIPM afirmou que dará continuidade ao excelente trabalho que vinha sendo feito pelo Major Adriano Souza Dias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o novo comandante ainda destacou que tentará viabilizar, junto ao Governo do Estado, o aumento do número de efetivo a fim de garantir a segurança na região de abrangência. Sobre o maior desafio que enfrentará à frente da companhia, Cabral citou o combate ao tráfico de drogas, considerado por ele um problema que afeta não só a região, mas todo país. “Vamos trabalhar para minimizar essa problemática”, completou.

Arquivo