Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2019
fechar

PM promove ciclo de palestras em escolas das redes municipal e estadual de Barra da Estiva Foto: Divulgação/PM

No último dia 5, foi iniciado um ciclo de palestras em escolas públicas das redes municipal e estadual do município de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. O evento foi promovido por policiais militares que fazem parte do efetivo local. Na oportunidade, foram abordados temas relacionados a ronda escolar, prevenção da violência e convívio mútuo no ambiente escolar, entre outros. As ações fazem parte da política de aproximação e cooperação entre a Polícia Militar e a sociedade. Nesta primeira etapa, as ações foram realizadas nos seguintes locais: Colégio Estadual Nercy Antônio Duarte (CENAD), Colégio Estadual Vergílio Zoppi e Escola Municipal Maria do Alívio Ribeiro Bonfim (MARB). Os policiais também fizeram a divulgação dos contatos do "Disk Denúncia" da Polícia Militar, bem como das redes sociais da unidade.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Prefeito de Maetinga critica proposta do Governo Federal de extinção de municípios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Prefeito da cidade com a menor população do estado da Bahia, Maetinga, Edcarlos Lima Oliveira (PT), avaliou como equivocada a proposta do governo federal de extinguir municípios com até 5 mil habitantes. “Do ponto vista geral a proposta é equivocada porque não vai se resolver o problema do país diminuindo municípios”, criticou em entrevista ao Bahia Notícias. O gestor também contesta a contagem do IBGE que colocou a cidade na última das 417 do estado, com 3.161 habitantes, na estimativa divulgada neste ano. “No nosso levantamento da saúde do município, sobre a população que é atendida, são 7,3 mil pessoas em média. Esses são os nossos dados reais”, afirmou. No último censo, feito em 2010, o município contava com 7.038 moradores. Para o gestor, a proposta deve ser rediscutida. Edcarlos propõe outra divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como forma de impedir que os municípios com poucos habitantes sejam sacrificados.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Ibicoara: Homem que desapareceu em Brumado é localizado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Foi localizado no último sábado (09) o homem, identificado como Claudionor Ribeiro, natural de Ibicoara, que estava desaparecido na cidade de Brumado. Maria Helena, moradora da Lagoa do Arroz, disse ao site Achei Sudoeste que o homem foi levado, no último dia 02, pela polícia para a delegacia de Brumado por conta de um episódio de agressão. No entanto, segundo Maria Helena, ele foi liberado em seguida, mas desapareceu depois disso. Segundo Maria Helena, ele ficou de retornar novamente à delegacia para apresentar o documento de identidade, mas não retornou, nem tampouco voltou para casa. A família chegou a fazer uma campanha para localizar o homem, que acabou sendo encontrado depois de uma semana do desaparecimento.

Brumado: Após quase três anos sem conclusão, inquérito da morte do menino Kauã é arquivado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após dois anos e onze meses sem elucidar o caso, a polícia civil de Brumado arquivou o inquérito que investigava a morte do menino Kauã Souza, que, na época do crime, tinha dez anos. Ele foi encontrado com o corpo parcialmente queimado no dia 21 dezembro de 2016, em um matagal nas proximidades da subestação de energia da Coelba, no Bairro Cidade das Esmeraldas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime coberto de mistérios foi arquivado pelo delegado Samuel Paz no início deste mês. Segundo ele, a polícia civil não conseguiu chegar a autoria do crime e, por isso, o caso foi arquivado até que novas informações cheguem, possibilitando a reabertura do inquérito. Segundo o delegado, todos os meios de investigação foram esgotados. Paz ainda ressaltou que faltou maior apoio da população para elucidação do caso. “O que não tivemos foi um apoio maior da população brumadense em nos trazer denúncias, porque é muito estranho uma criança em companhia de adultos e ninguém perceber essa presença”, afirmou Paz.

Brumado: PT comemora soltura de Lula e acredita em fortalecimento do nome de Zé Ribeiro para 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após decisão do Superior Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi solto nesta sexta-feira (08), depois de 580 dias de cárcere. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do PT em Brumado, José Luiz Alves Ataíde, disse que a prisão de Lula tinha motivação política baseada no movimento anti-petista que foi criado para barrar os avanços promovidos pelo Governo Lula. “É um momento de muita emoção que estava sendo aguardado pela nação brasileira. Para Brumado é motivo de muita satisfação. Os trabalhadores, o homem do campo, a classe mais oprimida foram os mais beneficiados com os ganhos e as grandes conquistas do governo do PT”, avaliou. No que se refere ao município, Ataíde considera que a decisão fortalece o projeto do partido para as eleições 2020 e, consequentemente, o nome de Zé Ribeiro para a disputa da prefeitura municipal. “É o projeto da inclusão social que fez com que o Brasil se transformasse na sexta potência mundial. Para Brumado, é um momento de crescimento e reflexão”, ressaltou. Ainda nesta semana, o diretório do PT convocará uma reunião para uma nova avaliação do quadro político na cidade. “Vamos para os quatro cantos do município com o nome do companheiro Zé Ribeiro. É um nome forte, de uma pessoa digna, ética e de compromisso”, concluiu.

Ituaçu: Homem morre ao colidir veículo com ônibus escolar que transportava alunos para o Enem Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Cal Torres morreu neste domingo (10) em um acidente automobilístico na BA-142, no trecho entre os municípios de Tanhaçu e Ituaçu, na região sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Torres dirigia seu veículo, Fiat Siena, quando perdeu o controle da direção e acabou colidindo com um ônibus do transporte escolar de Tanhaçu, que conduzia alunos para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na cidade de Barra da Estiva. O veículo de Cal ficou totalmente destruído. Ele ficou preso às ferragens e morreu na hora.

Ituaçu: Homem morre ao colidir veículo com ônibus escolar que transportava alunos para o Enem Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e registrou a ocorrência no local. O tráfego de veículos ficou lento na rodovia até o início da tarde. Alguns ocupantes do ônibus tiveram ferimentos leves. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Cal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Civil de Ituaçu já abriu um inquérito para investigar a causa do acidente.

Ituaçu: Homem morre ao colidir veículo com ônibus escolar que transportava alunos para o Enem Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A prefeitura de Tanhaçu lamentou o ocorrido e decretou luto oficial no município. A vítima, Cal Torres, é filho de Edluzia Mendes, funcionária pública do município. “Nesse momento de dor e profunda tristeza nos solidarizamos com os familiares e amigos da vítima e externamos nossos mais profundos sentimentos. Que Jesus conforte os corações dilacerados. Também lamentamos esse triste episódio e estendemos os nossos sentimentos aos jovens estudantes e demais pessoas que encontravam-se no ônibus. Alguns alunos tiveram escoriações leves, foram encaminhados para o hospital e passam bem”.

Aracatu: Família procura por Márcio Rocha, desaparecido desde a última terça-feira (05)

Um homem identificado como Márcio Rocha, 37 anos, natural da cidade de Aracatu, está desaparecido desde a última terça-feira (05). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Rocha mora na cidade de Brumado com sua namorada, Ana Lúcia. Na última terça-feira ele saiu de casa sem avisar e foi para a cidade de Vitória da Conquista. De acordo com Ana Lúcia, a família foi informada por uma tia de Márcio que ele estava no município, já que fez uma visita a ela e logo em seguida desapareceu. Rocha está em tratamento contra depressão e a família espera contar com a ajuda da comunidade regional para encontrá-lo. Uma ocorrência já foi registrada na Delegacia de Vitória da Conquista. Quem tiver informação sobre o paradeiro de Márcio, firmeza entrar em contato com a família, através dos telefones: (77) 99978-5259 / (77) 98105-4064.

Tremor de terra de 3,5 atinge cidades do interior da Bahia Foto: Reprodução/Google Earth

Um tremor de terra assustou moradores de cidades do Centro-Sul do estado na madrugada deste sábado (9). O abalo aconteceu por volta das 4h30 e teve magnitude de 3,5, de acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A origem do tremor foi na cidade de Amargosa, mas, segundo o professor Aderson do Nascimento, coordenador do LabSis, pode ter sido sentido em municípios até 40 quilômetros distantes do epicentro. Nas redes sociais, há relatos de moradores de cidades como Mutuípe, São Miguel das Matas, Mutuípe e Elísio Medrado.  De forma geral, o Brasil é conhecido por não registrar grandes terremotos, devido ao fato de estar localizado em cima de uma placa tectônica. No entanto, em algumas localidades do país – além do próprio do Recôncavo, lugares como o agreste pernambucano e a borda da bacia potiguar –, acontecimentos como esse são relativamente comuns. De acordo com o jornal Correio, além do Brasil, locais como o interior dos Estados Unidos e da África do Sul também estão no interior de placas tectônicas.  A magnitude – de até 3,5 – é considerada de pequena a moderada. A duração deve variar de acordo com o local onde foi sentido, porém, não costuma passar de alguns segundos.

IBGE revisa crescimento do PIB do Brasil em 2017 de 1,1% para 1,3% Foto: Scott Olson/Getty Images

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na sexta-feira, 8, uma revisão no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017. Segundo o instituto, a economia do país avançou 1,3% no período. O dado divulgado anteriormente apontava um crescimento da economia brasileira de 1,1% naquele ano. O ano de 2017 foi o primeiro com expansão após a recessão em 2015 (-3,5%) e 2016 (-3,3%). Desde então, o PIB tem mantido o mesmo ritmo de fraco crescimento. Em 2018, o país cresceu 1,1% e, em 2019, a expectativa de analistas do mercado financeiro é que a expansão seja de 0,92% no período. Em termos nominais, o PIB, que mede a produção de bens e serviços no país em um determinado período, alcançou 6,583 trilhões em 2017. O PIB per capita ficou em 31.833,50 uma alta de 0,5%, levando seu patamar a ficar próximo, em termos reais, ao observado em 2010. O crescimento do PIB em 2017 foi resultado de um aumento de 1,3% do Valor Adicionado Bruto – VAB e de 1,8% dos Impostos sobre produtos, líquidos de subsídios. As revisões do PIB anual são feitas nos dois anos seguintes à primeira publicação. No início de dezembro, o IBGE divulgará o PIB do terceiro trimestre de 2019 e poderá também revisar os dados referentes a 2018 e ao primeiro semestre deste ano.

'Não vejo a hora do Lula morrer', diz deputado do PSL Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) afirmou neste sábado que não vê a hora “do Lula morrer”. A frase foi publicada em seu perfil no Twitter durante a tarde, poucas horas depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer um discurso em tom crítico ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. “Não vejo a hora do Lula morrer”, escreveu o deputado na rede social. “Não é discurso de ódio e sim de paz. O histórico desse sujeito não deixa saudades, mas um exemplo para essa nação acordar dos males que sofreu”. No Twitter, Coronel Tadeu protestou diversas vezes contra a saída de Lula da prisão. O ex-presidente deixou a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba nesta sexta-feira, menos de 24 horas depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar prisões após condenação em segunda instância.

Vitória da Conquista: Assassinos de estudante de odontologia e motorista de aplicativo são presos Foto: Divulgação/PC

Dois  jovens foram presos suspeitos de terem assassinado o motorista de aplicativo e estudante de odontologia Hiago Evangelista Freitas, 24 anos, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, os suspeitos foram identificados como Rodrigo Porto Oliveira Silva, 22 anos, vulgo Playboy e Alexandre Cruz Brito, 21 anos, vulgo Xande. Após 48 horas ininterruptas de diligências, a polícia chegou à dupla na noite do último sábado (09). Eles confessaram que roubaram o veículo da vítima e o assassinaram. Ambos foram autuados em flagrante pelos crimes de latrocínio e ocultação de cadáver. Já Rodrigo, também responderá pelos crimes de associação ao tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador e posse ilegal de munição.

Motorista de aplicativo achado carbonizado é enterrado em Guanambi Foto: Reprodução/Instagram

O jovem de 24 anos que trabalhava como motorista por aplicativo na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, e foi achado carbonizado em uma estrada, foi enterrado na manhã deste sábado (9). O sepultamento de Hiago Evangelista Freitas ocorreu no cemitério municipal de Guanambi, cidade natal do jovem. De acordo com o G1, o jovem, que além de atuar como motorista de transporte por aplicativo, era estudante de odontologia, desapareceu após sair para fazer uma corrida. Ele foi encontrado morto no início da tarde de sexta-feira (8). O velório de Hiago ocorreu em Vitória da Conquista, na noite de sexta-feira, na quadra da faculdade onde ele cursava o nono ano de odontologia. “A gente estava com esperança de encontrar ele, dele estar bem. De repente, as esperanças foram por água abaixo. Está sendo muito doído”, disse Ananda Dias, colega de Hiago.

Prisão de réu em segunda instância será pauta da CCJ do Senado Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) mudar o entendimento e desautorizar o cumprimento da pena de réus condenados em segunda instância, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senadora Simone Tebet (MDB -MS), confirmou que o assunto será debatido no colegiado. “Diante da decisão do STF, principalmente da declaração de voto do presidente daquela Corte no sentido de que o Congresso pode alterar a legislação sobre a prisão em segunda instância, incluirei, na pauta da próxima reunião da CCJ, PEC de autoria do senador Oriovisto Guimarães ", afirmou Simone. A próxima reunião da CCJ do Senado deverá ser no dia 20 de novembro. A discussão não será já na próxima semana por causa da reunião da cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Brasília, na próxima quarta-feira (13) e quinta-feira (15). Nesses dias, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM - AP) decretou ponto facultativo na Casa.

Caetité: Ex-presidiário é morto a tiros nas proximidades do Estádio Municipal Paulo Souto Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Antônio Carlos Silva Nascimento, 33 anos, foi morto a tiros, na noite da última sexta-feira (08), na cidade de Caetité a 100 km de Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, mais conhecido como Bodão, a vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo por dois homens que estavam a bordo de uma motocicleta, mas proximidades do Estádio Municipal Paulo Souto, no Bairro Buenos Aires. O crime ocorreu por volta das 22h, segundo a polícia. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar ao local Bodão já estava sem vida. Antônio Carlos havia deixado a prisão há três meses, após cumprir pena por assalto a mão armada. Ele estava detido no presídio da Mata Escura, em Salvador. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Bodão foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), na cidade de Guanambi. A polícia civil já abriu um inquérito para investigar o caso.

'Saio com muita vontade de voltar a lutar', diz Lula Foto: Reprodução

Já no caminho de casa, dentro de um carro, após ser libertado da prisão em Curitiba, onde ficou 580 dias por causa da condenação no processo do tríplex do Guarujá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que sai “com muita vontade de lutar”. A declaração foi feita em um vídeo postado há poucos minutos. Ao lado da namorada, Rosângela Silva, a Janja, o ex-presidente afirmou que não quer “ficar falando mal de presidente, [nem] ficar falando mal de ministro”. Disse que quer falar bem do brasileiro. No entanto, aproveitou para criticar o governo Jair Bolsonaro. “É muito triste que, depois de 580 dias que fiquei preso, depois de eleger um presidente com base em fake news, com base em mentiras, os dados do IBGE mostrem que o povo brasileiro está mais desempregado, está ganhando menos, está vivendo pior. É muito triste. Por isso, volto com muita vontade de lutar”. O petista começou o vídeo agradecendo mais uma vez aos participantes da vigília, que permaneceram ao lado do prédio da Polícia Federal de Curitiba os 580 dias em que ele cumpriu pena. O grupo de militantes se revezava para desejar bom dia e boa noite ao ex-presidente. “É uma dívida de gratidão que não tenho como pagar. Essas pessoas que estão aí, estão por consciência política. [Estão] porque acreditam que outro Brasil é possível”, disse. Por fim, o ex-presidente se declarou à namorada, a quem chamou de cara-metade. “Vocês estão vendo aqui a minha cara-metade, a Janjinha. O cara que constrói, dentro da cadeia, o amor que eu construí, não tem por que reclamar da vida”.

Vitória da Conquista: Estudante de odontologia desaparecido é encontrado morto Foto: Reprodução/Instagram

O corpo do motorista de aplicativo e também estudante de odontologia, Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, foi encontrado morto no início da tarde desta sexta-feira (8) em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A vítima era procurada desde a quarta-feira (6). Ainda não há mais informações sobre a autoria e a motivação do crime. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

Após 580 dias, Lula deixa a prisão após decisão do STF Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a prisão em Curitiba após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (8). Ele – que estava preso desde 7 de abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal (PF) – saiu do local por volta das 17h40 e fez um discurso no qual agradeceu a militantes que ficaram em vigília por 580 dias e fez críticas ao que chamou de “lado podre do Estado brasileiro, da Justiça, do Ministério Público, da Polícia Federal e da Receita Federal”. Condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, Lula cumpria pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Agora, o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que Lula recorra em liberdade.

Plano do Ministério da Saúde prevê que enfermeiro faça consultas e prescreva remédios Foto: Reprodução/Getty Images

Enfermeiros poderão passar a solicitar exames, realizar consultas e prescrever alguns remédios no SUS. As novidades constam em um plano do Ministério da Saúde. A iniciativa deve ser lançada ainda neste ano, de acordo com apuração da Folha de S. Paulo. A reportagem destaca que as atividades são respaldadas por lei federal, mas enfrentam resistência dos conselhos médicos. A apuração do veículo ainda indica que a proposta inclui a elaboração de novos protocolos de enfermagem. Experiências no Reino Unido e Canadá, e em alguns municípios brasileiros inspiraram a iniciativa. O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou à reportagem que desconhece a proposta do Ministério da Saúde e que foi chamado para se manifestar sobre ela. A entidade chamou a atenção para que apesar de reconhecer a existência de protocolos específicos para ações no campo da saúde pública, a Lei do Ato Médico estabelece que o diagnóstico e a prescrição de tratamentos são atribuições exclusivas do médico.

Colisão entre ônibus e carro é registrada na BR-030 na comunidade de Pancadão em Lagoa Real Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (08), um ônibus da cidade de Lagoa Real, que seguia para Caetité, colidiu de frente com um carro com placa de Brumado, que seguia no sentido contrário. O acidente aconteceu na BR-030, entre o Distrito de Pancadão e Caetité. O ônibus saiu da pista com o impacto. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o condutor do carro ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido pelo Samu 192 com ferimentos leves e levado para um hospital da região.

Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 9 anos em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Seap

Um homem foi preso suspeito de estuprar a enteada dele, dentro da casa da família, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme Rosilene Correa, delegada responsável pelo caso, o crime era cometido há dois anos e só foi descoberto depois que a criança contou para colegas de escola. Ainda de acordo com a delegada, a menina tem 9 anos atualmente, mas o crime ocorria desde os sete anos. Noelio de Oliveira, conhecido como “Piu”, preso na quarta-feira (6), aproveitava a saída da mãe da vítima para cometer o crime. A polícia não informou desde quando o caso vinha sendo acompanhado. Apesar disso, disse o caso foi descoberto depois da vítima contar crime na escola. “A criança contou tudo na escola. Ela contou às coleguinhas, que contaram à professora. Então, eles começaram a observar tudo. O comportamento dela. Em seguida, chamaram a mãe e contaram sobre o que a criança relatou”, disse a delegada ao G1. O homem foi preso e levado para o Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. O caso é acompanhado pela Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA).

Fundadora da ONG Jardim das Borboletas de Caculé participa de chá beneficente em Brasília Foto: Divulgação

Na última terça-feira (05), a fundadora da ONG Jardim das Borboletas, de Caculé, Aline Coutinho, esteve em Brasília para participar de um chá beneficente com o objetivo de divulgar o trabalho e arrecadar fundos em prol da instituição. Criada oficialmente em junho de 2017, a ONG tem buscado, por meio de doações, suprir as necessidades de crianças portadores da Epidermólise Bolhosa, uma doença rara e grave, não contagiosa, que consiste em uma má formação da pele e mucosas, com o surgimento de bolhas dolorosas que precisam de cuidados constantes. A ação que aconteceu em Brasília foi promovida por voluntários do Rio de Janeiro que se uniram para ajudar a ONG. No chá beneficente, também estavam presentes a primeira dama, Michele Bolsonaro, e Marcela Mourão, esposa do vice-presidente Hamilton Morão.

Estudantes baianos criam projeto para minimizar impacto do lixo Foto: Divulgação

Em maio deste ano, as tradicionais chuvas do mês fizeram um estrago maior que o esperado no município vizinho de Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador). O drama da população chamou a atenção de um grupo de estudantes que imaginava uma forma de colaborar para a redução do problema. A chance de efetivamente contribuir surgiu de uma forma inusitada: durante a realização da Olimpíada do Futuro - a Sapientia. Junto com outras cinco equipes de jovens de todo o país, os quatro estudantes baianos - Maria Fernanda Mello, Diogo Liotti Amaro, João Gabriel Paixão e Marcella Renata Souza, do Colégio Perfil, em Vilas do Atlântico - desenvolveram a startup Point Sustentável. O projeto que, ao mesmo tempo, reduz o lixo, melhora as condições de trabalho dos catadores de recicláveis e minimiza os problemas ocasionados congestionamento do sistema de drenagem da cidade foi selecionado entre os melhores do Brasil e, enquanto a premiação final não ocorre, eles aproveitam para viabilizar a ideia. Na verdade, segundo o orientador do projeto, o professor de história Rodrigo Lorenzo, independente do resultado, o grupo já conseguiu reunir os recursos necessários para implantar o projeto, que consiste na construção de carrinhos com estrutura metálica que facilitará o recolhimento do lixo urbano, sendo uma estrutura de trabalho mais prática e confortável para os coletores. “Para garantir a sustentabilidade da iniciativa, os estudantes comercializaram os espaços laterais dos veículos, que servirão como outdoors ambulantes”, esclarece o professor.

Arquivo