Um homem de 35 anos é procurado pela polícia, suspeito de estuprar a filha de 7 anos, na cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia. De acordo com a delegada Camila Kruschewsky, que investiga o caso, a vítima era abusada há pouco mais de um ano. Os pais da menina são separados, e ela era atacada quando ia ver o pai, na casa dele. As visitas ocorriam a cada 15 dias. Segundo a delegada, o crime foi descoberto depois que a menina contou para a madrasta, no final de outubro. Na última sexta-feira (1º), a Justiça determinou a prisão preventiva do suspeito. De acordo com o G1, o homem foi identificado como Jussiê Silva Nery Tolentini. Conforme a delegada, o suspeito tem duas passagens na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Seguro, por agressões contra a mãe da menina, na época em que os dois ainda estavam juntos. Um dos casos registrados é de ameaça e ocorreu em 2015. O outro é de violência física e foi registrado em 2016.
Assim como o prefeito da cidade de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), o gestor de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), também defende a divisão do Estado da Bahia. O prefeito declarou, em entrevista ao site Achei Sudoeste, que acredita no princípio romano de dividir para melhor governar. “Uma coisa muito grande fica difícil. Na medida em que você tem características muito próprias e regionais, vale a pena analisar, ainda que exista um conflito muito grande”, ressaltou. Dentro dessa discussão, o gestor ainda argumentou em prol de uma nova divisão geopolítica da Bahia.
A Universidade Católica de Brasília (UCB) concedeu o título de Doutor Honoris Causa à Santa Dulce dos Pobres e ao arcebispo de Brasília, cardeal Dom Sergio da Rocha nesta terça-feira (5), no Campus Taguatinga. Recentemente canonizada, Santa Dulce dos Pobres receberá a homenagem “por seu amor aos mais empobrecidos e pela luta em prol da dignidade humana”, diz a universidade. Ela será representada na cerimônia pela Irmã Maria do Livramento. Dom Sergio da Rocha será agraciado “por seu ministério episcopal, testemunho profético e dedicação à formação humana e acadêmica”. O reitor da UCB, Jardelino Menegat, explica que a instituição quer dar destaque especial às pessoas da Igreja que contribuíram e continuam a contribuir com a transformação social, seja por meio do conhecimento e/ou da promoção da pessoa humana. “Esses dois títulos de Doutor Honoris Causa têm um toque especial, pois os agraciados são pessoas que se distinguem pelo bem prestado à sociedade. Reconhecemos a valorosa contribuição da Santa Dulce dos Pobres e de Dom Sérgio, seja pela contribuição local, nacional ou internacional”, afirma Menegat.
A juíza Adriana Bastos, expediu, na última segunda-feira (04), o alvará de soltura das duas irmãs, Zelita Pereira Neves e Marliete Pereira Neves, que desligaram os aparelhos que mantinham o irmão vivo na emergência do Hospital Regional de Guanambi. A defesa alegou que elas são réus primárias e não representam risco ao andamento do processo. As duas irão responder ao processo em liberdade. O caso ganhou grande repercussão. As irmãs acreditavam que o irmão seria curado através de um milagre divino.
A Polícia Federal chegou a pedir a prisão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na ação deflagrada nesta terça-feira (5) para investigar repasse de R$ 40 milhões para políticos do MDB. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido. Também tiveram as prisões pedidas o ex-ministro Guido Mantega, o ex-presidente do Senado Eunício Oliveira e do ex-senador Valdir Raupp. Nenhum deles ocupa cargo público atualmente e, portanto, não teriam foro privilegiado. Também foi pedida prisão do ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU). Fachin negou também todos estes pedidos de prisão. Os investigadores alegaram que a prisão era necessária para impedir interferências dos citados no caso e garantir as diligências. “É imprescindível a decretação da prisão temporária dos investigados de maior relevância nos crimes praticados pela associação criminosa, bem como daqueles que atuaram na entrega e no recebimento em espécie das quantias ilícitas”, dizia o pedido. Consultada, a Procuradoria Geral da República (PGR) também foi contra a prisão, afirmando não haver elementos suficientes que justifiquem o pedido. Em nota, a ex-presidente chamou de “estarrecedora” a notícia de que sua prisão foi pedida em um processo "no qual ela não é investigada e nunca foi chamada a prestar qualquer esclarecimento". Diz ainda que somente hoje foi notificada para ser ouvida por um delegado federal. Afirma ainda que o pedido se trata “de uma oportuna cortina de fumaça” e de uma perseguição do ministro da Justiça, Sergio Moro.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que faz parte do processo democrático as acusações e divergências contra o seu mandato. “Aqueles que se opõem, às vezes, por razões até menores, e querem mudar a administração, é um direito constitucional. Eles denunciam e vão continuar denunciando”, declarou. Nesse sentido, o gestor afirmou que prefere arregaçar as mangas e seguir o seu trabalho em prol do município.
Você se sente culpado quando tem alguma tarefa para fazer, mas prefere ficar deitado na cama ou no sofá, assistindo Netflix? A sua preguiça pode até ser mal vista pelas outras pessoas, mas a ciência indica que não fazer nada de vez em quando, na verdade, faz bem à saúde física e mental. Acredite se quiser, a preguiça também pode servir de estímulo para a criatividade e até mesmo para aumentar a eficiência. O criador da Microsoft Bill Gates, por exemplo, já falou que escolheria uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil, pois ela descobriria o jeito mais rápido de fazê-lo. “Pessoas preguiçosas deveriam ser mais valorizadas. Nós encontramos o caminho mais eficiente para a linha de chegada, não perdemos o nosso tempo pegando o caminho mais pedregoso”, comentou Lucy Gransbury, uma atriz australiana que se autointitula preguiçosa e sente muito orgulho disso. A ciência também concorda. O pesquisador Masud Husain, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisou as reações e os cérebros de pessoas preguiçosas e não preguiçosas. Os participantes, que foram categorizados como motivados, apáticos e meio-termo, responderam a um questionário que avaliava como eles reagiam a uma tarefa que exigia esforço físico, mas trazia recompensas ao final. “Variávamos a recompensa e o esforço exigido para consegui-la. O esforço era que eles tinham que apertar com as mãos para conseguir a recompensa”, explicou ele à BBC. O resultado dos questionários não trouxe surpresas: os preguiçosos estavam menos propensos a se esforçar demais, mesmo que por uma recompensa.
O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), é um dos defensores da proposta de divisão geopolítica do Estado da Bahia. em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele declarou que a Bahia tem dimensões muito grandes e a divisão traria benefícios para os municípios do interior, onde o governo, muitas vezes, não chega. “Só quem não conhece e não estuda a Bahia é que não defende essa proposta. Defendo a Bahia do Sul. Continuaríamos baianos”, asseverou. Gusmão ainda explicou que a divisão tem o objetivo de avançar e tornar a Bahia mais independente. “A contribuição que nós do sudoeste damos ao ICMS do Estado é de apenas 1,98%. Salvador sozinho é 74%. Salvador e região metropolitana é 86%. 14% para o restante da Bahia. Veja como somos ricos e pobres”, disse. O gestor ainda defendeu o fim do Estado, visto que o mesmo é atravessador e usurpador.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Paulo Roberto, gerente de exploração da Santa Fé Mineração, afirmou que a mineração tem uma importância grande no que se refere à geração de emprego e renda, bem como à contribuição dos municípios mineradores. “O CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) é uma receita muito relevante para os municípios e é uma parceria da mineração dentro da Agenda 2030”, declarou. No que diz respeito a Brumado, o gerente afirmou que haverá um crescimento mineral exponencial na região com a reativação das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste, da Fiol e do Porto Sul. Segundo ele, as obras irão viabilizar muitos empreendimentos de mineração em toda região circunvizinha. “Muitos produtos do município irão sair do chão e fazer parte da economia, gerando recursos e emprego para a cidade”, avaliou.
Imagine um mundo em que você não precisa realizar exames de sangue para saber como estão suas taxas de glicose, por exemplo. Esse momento está muito próximo. Uma equipe de pesquisadores – que inclui uma brasileira – desenvolveu um par de óculos capaz de medir os níveis de álcool, glicose e vitaminas no organismo de uma pessoa sem precisar analisar o sangue. A parte mais impressionante é que o equipamento faz essa medição com apenas uma lágrima. De acordo com os pesquisadores, a análise da lágrima é realizada por um biossensor, que fica posicionado na plaqueta dos óculos, e a leitura é feita em tempo real por um dispositivo instalado nas hastes. Uma vez que a substância seja analisada, as informações são enviadas por bluetooth para o computador ou para o celular. “Foi desafiador desenvolver uma plataforma capaz de fazer medidas de glicose, álcool e vitaminas usando uma lágrima. Desenvolvemos um dispositivo microfluídico super-hidrofóbico, que é colocado nas plaquetas dos óculos. Dentro do dispositivo se encontra um eletrodo, que é modificado com uma determinada enzima, dependendo do que se deseja detectar”, explicou Laís Canniatti Brazaca, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), em comunicado. O projeto foi liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos. Os resultados foram publicados recentemente na revista Biosensors e Bioeletronics.
Assessor jurídico da prefeitura municipal de Brumado, Acioli Viana defendeu, durante um evento que debateu os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Brumado, a importância da alimentação nas escolas de tempo integral para a concretização do processo de aprendizado dos alunos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que existe uma estratégia muito bem pensada nas escolas do município, a qual conta com o apoio de nutricionistas e empresas especializadas, a fim de oferecer os melhores nutrientes para a melhor absorção do conhecimento. “A grande angústia desse projeto é que a integração da alimentação nas escolas de tempo integral, por ser impactante os seus custos, nós temos algumas dificuldades no dia a dia para lançar mão dos recursos para custear essa alimentação. Em um determinado momento, não podemos fazer isso com o Fundeb pelo entendimento dos órgãos de controle de que essa alimentação escolar estaria em um contexto de programa suplementar de alimentação”, afirmou. Viana argumentou que, ao contrário, o Município entende que essa alimentação faz parte de uma estratégia de engajamento para melhor relação ensino-aprendizagem. “Precisamos rediscutir o Fundeb. Independente de alteração legislativa, os órgãos de controle poderiam ter esse entendimento”, completou.
Onze vereadores e um contador da Câmara Municipal de Santa Rita, na Grande João Pessoa, foram presos na madrugada desta terça-feira (5), suspeitos de desviar dinheiro público para custear despesas de uma viagem feita para a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Os parlamentares foram detidos durante a operação 'Natal Luz' do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB). De acordo com o G1, o advogado Alderban Coelho, que representa os onze vereadores e o contador, disse que não há motivos para a prisão em flagrante e rechaça o ocorrido. O advogado também declarou que a defesa não teve acesso ao inquérito e que só irá se pronunciar quando possuir as informações. De acordo com o delegado Allan Terruel, a operação teve início após o MP suspeitar da viagem dos vereadores, que usaram um seminário como justificativa para a ida a Gramado. A empresa organizadora da viagem seria do estado de Sergipe, o que fez a investigação ser iniciada. A operação contou com a participação da Gaeco da PB e do Rio Grande do Sul, além da Polícia Civil de Sergipe. De acordo com a operação, só em diárias foram gastos R$69 mil. “Monitoramos todas as atividades dos vereadores e de todas as pessoas que os acompanhavam. A polícia civil fez o levantamento da empresa que estaria responsável pelo suposto seminário e pela viagem, e foram confeccionados dois relatórios”, explicou o delegado, acrescentando que todas as ações levam a confirmar uma viagem de lazer e turismo. Entre os vereadores detidos, está o presidente da câmara do município, Anésio Alves. Ainda segundo Terruel, foi confirmado que os parlamentares forjaram o evento para realizar a viagem com dinheiro público. Os vereadores foram encaminhados para a Central de Flagrantes, em João Pessoa, onde aguardam a audiência de custódia, prevista para acontecer ainda nesta terça-feira (5).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), disse que pretende copiar o modelo de gestão educacional implantado no município de Brumado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) com a criação das escolas de tempo integral. O gestor teceu inúmeros elogios ao prefeito Eduardo, que, na sua visão, tem de ser amplamente valorizado. “Até os adversários precisam respeitar um homem como Eduardo. Ele é um exemplo para pátria. Eduardo é um dos prefeitos mais preparados do Brasil e, seguramente, o mais preparado do Estado da Bahia”, destacou. Gusmão adiantou que quer enviar a equipe da secretaria de educação da cidade para estudar o modelo de tempo integral de Brumado com o objetivo de implantá-lo, futuramente, na rede municipal de ensino de Conquista. Entre as metas, segundo ele, está melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cujos resultados são excelentes na capital do minério.
A final da Copa Libertadores de 2019, entre Flamengo e River Plate, será em Lima, no Peru, dia 23 de novembro, no Monumental de Lima. A decisão foi tomada nesta terça-feira, numa reunião organizada pela Conmebol que durou cerca de cinco horas, da qual participaram os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e do River Plate, Rodolfo D'Onofrio. Também estavam no encontro os presidentes da CBF, Rogério Caboclo, e da AFA, Claudio Tapia. O jogo estava inicialmente previsto para o Estádio Nacional, no dia 23, em Santiago, onde cabem 50 mil pessoas. Mas os protestos que abalam o Chile há mais de três semanas tornaram impossível a manutenção do plano original. Em conjunto, a confederação continental e os clubes não quiseram correr os riscos de manter o jogo na capital chilena – e nem expor torcedores e patrocinadores a situações de perigo. De acordo com o Globo Esporte.com, também pesou o fato de o futebol chileno estar paralisado há mais de três semanas, quando começaram os protestos. Na véspera da reunião na Conmebol, o prefeito de Santiago, Felipe Guevara, declarou que não faria sentido organizar uma partida internacional antes da retomada do futebol local.
Na terça-feira (05), o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), recepcionou diversas autoridades em evento que celebrou a inserção do município na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estiveram presentes no lançamento vários gestores, entre os quais os de Vitória da Conquista e Rio de Contas, Herzem Gusmão (MDB) e Cristiano Cardoso (DEM), respectivamente, além de secretários administrativos, vereadores, professores, diretores e alunos das escolas em tempo integral. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vasconcelos afirmou que é obcecado pela educação e que a inserção do município na Agenda 2030 faz parte da missão de oferecer uma educação de melhor qualidade para a população. “Acho que essa reunião serviu de semente pra a gente começar a multiplicar essa ideia. O objetivo é expandir mais e mais a educação. O evento foi um sucesso”, avaliou. Na oportunidade, foram realizadas, no auditório do Ifba, apresentações culturais, bem como apresentados vídeos institucionais dos trabalhos desenvolvidos na educação local. A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.
A operadora Vivo admitiu na terça-feira (05) que dados de clientes vazaram na internet devido a uma brecha de segurança na plataforma Meu Vivo, utilizada por clientes para gerenciar dados de assinatura. O problema foi noticiado pelo portal Olhar Digital, que tomou conhecimento de um método simples para extrair dados como nome completo, endereço, CPF, RG, e-mail, data de nascimento e até o nome da mãe do cliente. A Vivo diz que “neutralizou a vulnerabilidade”. O Olhar Digital informou que a pane no sistema de segurança da Vivo deixaria expostos os dados de cerca de 24 milhões de consumidores. Em nota, empresa telefônica diz que “o número de clientes possivelmente impactados por esta ação ilícita é consideravelmente menor do que o divulgado por alguns órgãos da imprensa especializada”. No entanto, ela se recusou a informar o número exato de potenciais vítimas. Ainda de acordo com a publicação, a brecha foi descoberta há duas semanas por pesquisadores de segurança digital. Por sua vez, a Vivo que tomou conhecimento da falha na noite de segunda-feira (04). Desde então, o assunto ganhou repercussão na imprensa especializada. O aplicativo do Meu Vivo ficou inoperante durante parte do dia, provável reflexo dos trabalhos para correção da falha. A empresa não disponibilizou nenhuma ferramenta para que clientes chequem se seus dados foram liberados na internet sem consentimento.
Na segunda-feira (04), um acidente incomum foi registrado em um trecho de obras na cidade de Brumado. Trafegando por uma via, uma motociclista não reparou que entre os cones de sinalização de uma obra havia um arame e acabou passando pelo mesmo. Ela e a irmã grávida de 5 meses, que seguia de carona na moto, quase foram degoladas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vítima relatou que dirigia devagar, mas não percebeu o arame, que é proibido de ser usado nesses casos. “Ainda estou muito abalada por conta desse acidente causado pela irresponsabilidade da empresa que está fazendo a obra. Quando me deparei, já foi em cima do arame pegando no meu pescoço. Se eu tivesse em alta velocidade, acredito que tinha cortado a minha jugular. Teria sido uma coisa bem fatal”, contou.
Ela ainda lamentou que os operários que trabalhavam na obra não prestaram socorro. Um morador da localidade foi quem ajudou ambas a se levantarem e prestou os primeiros socorros. “Não existe colocar uma sinalização com arame. Isso é crime, não posso me calar. Foi algo muito grave”, cobrou. A vítima também informou que entrou em contato com a prefeitura para reclamar acerca do ocorrido e, embora tenha sido atendida de forma muito grosseira, o setor responsável ficou de tomar as providências cabíveis para retirar o arame do local.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), apelou ao Ministério Público que preserve as boas ações de um homem como Eduardo Lima Vasconcelos, prefeito de Brumado. “Homem público como Eduardo está em extinção”, destacou. Para ele, o modelo político, com raras exceções, está em estado de putrefação, embora a atividade política, quando exercida com seriedade, seja muito nobre. “Tudo na vida depende da atividade política, quando exercida como Eduardo faz. Parabéns Brumado pelo prefeito que tem”, reforçou.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Rio de Contas, Cristiano Cardoso Azevedo (DEM), pediu o apoio dos municípios da região a fim de combater o incêndio que atinge a Serra das Almas. Mais de 1000 hectares já foram queimados pelas chamas. O gestor informou que o Município decretou situação de emergência por conta do fogo. “A situação é catastrófica. O fogo tomou uma dimensão incontrolável. Temos apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Vivemos uma situação de alerta”, afirmou. Azevedo relatou que o município não tem condições financeiras de arcar com os custo de manutenção e logística despendidos com as equipes que trabalham para debelar as chamas. “Nosso município não condição de manter todos os custos por um período tão grande como está sendo. Faço um apelo a todos os municípios e a todos os pequenos produtores para que tenham cuidado, principalmente nesse período de estiagem. Todos os anos a gente sofre com incêndios na região e a cada dia está pior. A fauna e a flora estão totalmente comprometidas, além das nascentes”, lamentou.
Uma Política Nacional de Prevenção do Diabete e de Assistência Integral à Pessoa Diabética será implementada pelo Ministério da Saúde. O texto foi sancionado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), na semana passada. Segundo reportagem do Estadão, a lei já está em vigor, mas precisa de regulamentação do Poder Executivo. A ênfase em ações preventivas por meio de equipes multidisciplinares, formação permanente de profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores, o desenvolvimento de metodologia de análise e avaliação dos serviços de saúde, além do apoio científico às pesquisas contra a doença são algumas dos pontos indicados no texto.
Com recursos pagos pelo Governo do Estado, a Uneb de Brumado continua sem sede própria. Em 2015, o campus passou a funcionar em uma área de 4 hectares na Comunidade do Lamarão, onde também devem ser instalados, futuramente, outros projetos ligados à educação. De acordo com a diretora do campus, Jaciara Oliveira Santos, o projeto de construção da sede própria estava previsto para ser iniciado ainda no primeiro trimestre de 2019, o que não aconteceu. A diretora informou que o departamento tem se mobilizado para vencer as barreiras financeiras e burocráticas com o intuito de concretizar a tão sonhada obra. Com gastos de R$ 420 mil por ano com o aluguel de imóvel no centro da cidade, enquanto mantém um terreno abandonado em outra localidade, a Uneb paga cerca de R$ 35 mil pela locação todos os meses. “No ano, é quase meio milhão de reais, então é preciso que as autoridades políticas de Brumado façam a sua intervenção”, disse o coordenador do curso de Direito, Eunadson Donato.
No contínuo processo de digitalização dos bancos, o Itaú Unibanco vai fechar 400 agências até o final deste ano. Além disso, 3,5 mil funcionários da instituição aderiram ao programa de demissão voluntária anunciado em setembro. O presidente do Itaú, Candido Bracher, disse, durante teleconferência de resultados do terceiro trimestre, que as agências fechadas estão a menos de 500 metros de outras agências e não impactam o atendimento aos clientes. Em relação ao programa de demissões, 50% dos funcionários que estavam elegíveis para o desligamento aderiram, gerando um efeito de R$ 2,4 bilhões nos números do banco neste trimestre, antes de impostos. “O fechamento de agências não impacta o atendimento ao público, tanto que temos crescimento do índice de satisfação dos clientes. É claro que as agências próximas umas das outras vão se esgotando e a decisão de fechar daqui para a frente vai requerer uma análise mais profunda. Mas não digo que não vai acontecer”, afirmou Bracher ao jornal o Globo.
Em pronunciamento na sessão legislativa desta segunda-feira (04), o vice-prefeito e secretário municipal de cultura, Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, fez um balanço das ações desenvolvidas pela pasta. O secretário citou o apoio da administração municipal aos recentes campeonatos de futebol e futsal que aconteceram na cidade e adiantou que há um planejamento para que mais recursos sejam destinados em 2020 a outros eventos esportivos e atividades culturais. Questionado quanto à realização do carnaval na cidade, Édio declarou que a festa não será promovida, visto que a atual gestão tem outras prioridades, como a saúde, educação e infraestrutura.
Os brasileiros poderão perceber a conta de luz mais cara a partir de 2020. O reajuste previsto tem uma média de 2,42%, segundo consulta pública aberta realizada na última semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. O aumento será sobre o orçamento para a Conta de Desenvolvimento Energético, a CDE, que é um dos subsídios pagos pelos consumidores de energia. De aordo com a Agência Rádio, o valor final do orçamento da CDE depende de uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a retirada da CDE de custos de subsídios que não estejam diretamente relacionados às políticas públicas do setor elétrico, como benefícios concedidos a atividades de irrigação na agricultura, por exemplo. O valor total do orçamento previsto para 2020 ficou em R$ 22,4 bilhões, montante 11% maior que 2019, quando o orçamento ficou em R$ 20,2 bilhões. Desta quantia, a parte paga pelos consumidores teve um aumento de 27% e deve passar de R$ 16,2 bilhões para R$ 20,6 bilhões. O orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético é composto por um conjunto de despesas que inclui a universalização do acesso à energia por meio do programa Luz para Todos; os descontos da tarifa social de baixa renda; os subsídios para produção de energia termelétrica nos sistemas isolados, por meio da Conta de Consumo de Combustíveis, a CCC; indenizações de concessões; subsídios ao carvão mineral nacional; entre outros. A Aneel disse ainda que esse incremento para o ano que vem foi ocasionado pelo acréscimo nos custos da CCC, que teve um aumento de 20% e ficou em R$ 7,5 bilhões. Esse valor tem relação com o aumento do diesel usado nas termelétricas que atendem pontos isolados, e que não estão no Sistema Interligado Nacional (SIN).
A sessão legislativa desta segunda-feira (04) foi marcada por um embate entre a oposição e o grupo de situação ao prefeito de Brumado. Se por um lado a oposição foi implacável em suas críticas, por outro, a situação foi firme em suas defesas. Os dois pontos principais dos debates foram: a qualidade das obras que estão sendo realizadas pela administração municipal e a Central de Marcação, que é um dos grandes desafios da atual gestão. Segundo a oposição, um dos fatos que comprovam a má qualidade dos serviços na área de infraestrutura é a ruptura de um pontilhão que terá que ser reconstruído, bem como várias ruas que apresentam danos e falhas. A situação rebateu e garantiu que a responsabilidade social das obras fica por conta das empresas que ganham a licitação e que não existe desperdício de verba pública. Quanto à Central de Marcação, os vereadores da base do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), argumentaram que existe uma cobertura alta na atenção básica, o que aumenta a demanda.
O presidente Jair Bolsonaro entregou no Congresso nesta terça-feira (5) um pacote de medidas para a área econômica. Entre as propostas estão mudanças no chamado pacto federativo, em fundos públicos e nas regras das contas públicas, algumas delas consideradas emergenciais pelo governo. Bolsonaro já havia ido ao Congresso pessoalmente, no início do mandato, entregar a reforma da Previdência e o projeto com mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com o G1, o pacote com medidas econômicas foi entregue no gabinete do presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Acompanharam Bolsonaro o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes. Em um breve discurso, Bolsonaro ressaltou que as afinidades entre Executivo e Legislativo são maiores do que se imagina. “Eu tenho certeza que existe muito mais coisa em comum que une o Executivo e o Legislativo do que sonha a vã filosofia”, afirmou. Para o presidente, as medidas vão permitir a descentralização dos recursos. Isso significa que estados e municípios terão mais verba e mais autonomia para decidir em que áreas investir. “Eles lá embaixo, nos estados e municípios, decidirão o que fazer melhor do que muitos de nós, porque eles vivem o problema do dia a dia lá na sua base”, argumentou Bolsonaro.
O prefeito da cidade de Salvador, ACM Neto, confirmou na última segunda-feira (04) a ida do empresário Fabrício Abrantes para o seu partido, o Democratas (DEM). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma reunião na sede da sigla na capital baiana selou o acordo entre Neto e Abrantes. O pré-candidato à prefeitura de Brumado esteve no ato acompanhado do deputado federal Arthur Maia (DEM) e do ex-deputado estadual e uma das principais lideranças do DEM, Luciano Ribeiro. Presidente nacional do partido, ACM Neto já havia anunciado a candidatura própria em 28 das 50 maiores cidades da Bahia, dentre elas Brumado, a capital do minério. “Quero reunir as pessoas que querem um município melhor e tenho em ACM Neto uma fonte de inspiração política e administrativa pelo belíssimo trabalho que realiza em Salvador. Tenho certeza de que essa união trará bons frutos para a nossa querida cidade”, afirmou o pré-candidato.
Natural da cidade de Caculé, Rodrigo Pinto Pires, de 27 anos, morreu afogado na prainha de Adolfo (SP), no domingo (3). Ele chegou a ser socorrido pelo Samu 192 e levado para uma Unidade Básica de Saúde da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo informações da Polícia Militar, os banhistas que estavam no local retiraram o corpo da água, sendo o mesmo levado ao Instituto Médico Legal de São José do Rio Preto (SP). O rapaz é natural de Caculé, mas mora em São Paulo, onde será sepultado.
Preso há 20 anos, após matar três pessoas e ferir outras quatro, com uma submetralhadora, dentro de uma sala de cinema do MorumbiShopping, na zona sul de São Paulo, no dia 3 de novembro de 1999, o ex-estudante baiano Mateus da Costa Meira pode ser solto pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A medida tem como base o resultado de dois recentes exames médicos e psicológicos que teriam atestado que Meira não apresenta mudanças de comportamento, estando apto à “desinternação”, para conviver em sociedade. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) acompanha o caso com preocupação. No dia 9 de agosto, o promotor de Justiça Antônio Villas Boas Neto solicitou à Justiça que determine a realização de novos exames de verificação de cessação de culpabilidade. Por se tratar de questão privada relativa à saúde do preso, o MP informa que não pode se manifestar quanto ao resultado dos exames anteriores. Para Villas Boas Neto, a saída de Mateus da Costa Meira deve ser gradativa e realizada com o devido acompanhamento, como nos demais casos de desinternação. Mateus foi condenado a 48 anos e nove meses de prisão em regime fechado. Em 2009, cumprindo pena em Salvador, ele tentou matar, a golpes de tesoura, um companheiro de cela, o espanhol Francisco Vidal Lopes. Dois anos depois, por decisão da 1º Vara do Tribunal do Júri de Salvador, respaldada em laudo que apontou esquizofrenia, ele foi considerado inimputável, e transferido para um hospital psiquiátrico, onde permanece. A reportagem do Correio da Bahia tentou contato com a defesa de Meira, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.