Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2021
fechar

Anvisa recebe pedido de uso para pílula contra Covid-19 Foto: Divulgação/MSD

O laboratório MSD anunciou nesta sexta-feira (26), que enviou uma solicitação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial no Brasil do molnupiravir, remédio contra covid-19 da farmacêutica. O medicamento teve excelentes resultados em testes clínicos e atua prevenindo a replicação do vírus. O molnupiravir já obteve autorização da agência regulatória do Reino Unido, e a MSD fechou acordos para a venda do remédio ao Estados Unidos, que firmou a compra de mais de 3,1 milhões de unidades do tratamento dado por via oral. O remédio da MSD, quando administrado no início da doença, pode reduzir pela metade a chance de pessoas com mais risco de desenvolverem casos graves de covid-19 morrerem ou serem hospitalizadas. Os dados foram divulgados em outubro. “Estamos confiantes que os resultados de eficácia de molnupiravir, assim como informações técnicas e científicas serão suficientes para recebermos a autorização da Anvisa e darmos acesso o quanto antes à população brasileira”, disse a diretora de Assuntos Regulatórios da MSD no Brasil, Erika Machado.

Caetité: Idosa de 78 anos morre em decorrência da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (25), após quase dois meses sem registrar óbitos relacionados à Covid-19, a cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, contabilizou a 48ª morte causada pela doença. Trata-se de uma idosa de 78 anos de idades, sem comorbidades. De acordo com o último boletim epidemiológico, além do óbito, três novos casos do novo coronavírus foram registrados. No momento, Caetité possui 06 casos ativos, 4.339 casos positivos, 4.285 casos curados e 09 pessoas aguardando resultado.

Operação Vindicta: Policiais são presos suspeitos de sequestros na capital e no interior da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Dois soldados da Polícia Militar foram presos na manhã desta sexta-feira (25), em uma operação da Corregedoria da PM e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), realizada em Salvador e cidades da Chapada Diamantina. Batizada de Vindicta, a ação tem como objetivo desarticular uma quadrilha envolvida com crime de extorsão mediante sequestro. Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a dupla foi detida em Seabra, na Chapada, e outros dois seguem procurados na capital baiana. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de prisão, e outros sete de busca e apreensão. O delegado Adailton Adan, responsável pela operação, disse que as investigações confirmaram o envolvimento dos homens com um sequestro em Seabra, no último mês de agosto. A quadrilha extorquiu cerca de R$ 200 mil da vítima e a mantinha em um cativeiro perto da casa de um dos presos. “Uma vítima foi retirada de sua residência e obrigada a realizar pix para uma mulher, com conta aqui em Salvador. Demos cumprimento a esses mandados e estamos buscando avançar nas investigações para ver a participação deles em outros eventos criminosos, e mais pessoas com atuação no grupo”, disse. No imóvel onde um dos PMs foi localizado, a polícia encontrou armas, drogas e munições. Ele também foi autuado por tráfico de drogas, além da suspeita de extorsão mediante sequestro. No imóvel, aparelhos eletrônicos foram apreendidos e serão utilizados nas investigações. De acordo com o delegado Paulo Roberto Guimarães, as prisões serão comunicadas à Justiça e ele será transferido para cumprir pena em Salvador. “Inicialmente, tem que ser comunicado ao juiz da Comarca e eles devem ser encaminhados ao Batalhão de Guarda”, informou. A 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), a 16ª Coorpin de Serrinha e a Coordenação de Operações Especiais (COE) também participam da ação.

Brumado: Comércio tem maior movimentação em dia de Black Friday Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, muitas lojas aderiram à campanha de Black Friday e ofereceram preços promocionais aos consumidores. O site Achei Sudoeste percorreu alguns locais para conversar com os brumadenses. A dona de casa Sirlene Maia disse que os preços realmente baixaram. “Ajuda um pouco com essa crise que estamos vivendo. Dá pra fazer uma economia”, falou. Para a consumidora Milena Rocha, no geral, os preços estão à altura do Black Friday. “Tem produtos e kits com preços muito bons. Vou encher o carrinho. Até quem não quer gastar gasta”, avaliou. Já para Marlúcio Mendes os preços dos produtos do seu interesse continuam os mesmos de antes da campanha. “Ainda não baixou. Estou na expectativa de baixar pra levar pra casa”, contou.

Covid-19: Variante detectada 1º na África do Sul tem 50 mutações, algo nunca visto Foto: Getty Images

Há a expectativa de que, nesta sexta-feira (26), a Organização Mundial da Saúde (OMS) batize com um codinome grego uma nova variante do coronavírus que foi registrada pela primeira vez na África do Sul e já é considerada aquela com o maior número de mutações. Ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é a variante B.1.1.529. Isto porque ela ainda está restrita a uma província sul-africana. Mas um pesquisador já a classificou como “horrível”, enquanto outro disse à reportagem que ela é a pior já vista. Em uma entrevista coletiva, o professor Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação, na África do Sul, disse que foram localizadas 50 mutações no total — e mais de 30 na proteína spike (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19). Oliveira, que é brasileiro, disse que a variante carrega uma “constelação incomum de mutações” e é “muito diferente” de outros tipos que já circularam. “Esta variante nos surpreendeu, ela deu um grande salto na evolução [e traz] muitas mais mutações do que esperávamos”. Até agora, foram confirmados 77 casos na Província de Gauteng, na África do Sul; 4 casos em Botsuana; 1 em Hong Kong (uma pessoa que voltou de uma viagem à África do Sul) e 1 em Israel (uma pessoa que voltou do Malaui). A variante traz uma preocupação em particular quando o assunto é a imunização. Isto porque as vacinas foram desenvolvidas mirando a cepa original do coronavírus, registrada inicialmente em Wuhan, na China. O fato da variante B.1.1.529 ser tão diferente do vírus inicial pode significar que as vacinas não funcionem tão bem. Por outro lado, é importante destacar que a África do Sul tem só 24% da população totalmente vacinada, então, pode ser que, ao chegar a países com taxas mais altas de imunização, a variante não tenha tanta força.

Brumado: Final de Libertadores aumenta procura por camisas do Flamengo e do Palmeiras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Final da Libertadores da América, que será realizada neste sábado (27), entre o Flamengo e o Palmeiras, fez aumentar a procura por camisas dos times nas lojas de artigos esportivos de Brumado. O autônomo Emerson Rogério, que também trabalha com vendas de camisas de futebol, informou ao site Achei Sudoeste que a maior saída é de camisas do Flamengo. “É a maior torcida do Brasil. É a mais pedida. A gente vende 20 camisas do Flamengo para 1 do Palmeiras”, relatou. No geral, segundo destacou, a procura tem sido alta. “A tendência é só melhorar”, pontuou. O torcedor Manoel Araújo contou que está bastante ansioso para a final. “No meu placar: Flamengo 3x1. O time está bem melhor que em 2019. Positividade lá em cima. Não tem pra ninguém”, falou. Torcedor do Palmeiras, Daniel Santos arriscou o placar de 2x0 para o time do coração levar o título da Libertadores. “Vai ter festa e eu que vou pagar tudo”, brincou.

Paulo Afonso: Jovem é preso com carro roubado há seis anos Foto: Divulgação/PRF

Um carro Renault/Sandero roubado há seis anos foi recuperado na tarde desta quinta-feira (25) em Paulo Afonso, na divisa da Bahia com Sergipe e Alagoas. Um jovem, de 19 anos, que dirigia o veículo foi preso em flagrante. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, uma equipe fiscalizava o fato ocorreu quando os agentes abordaram o veículo que estava estacionado às margens da estrada. Na vistoria, a equipe verificou que alguns elementos de identificação do carro estavam adulterados. Em seguida, o condutor disse que era proprietário do carro e que o adquiriu mediante troca por uma motocicleta usada. Ao consultar os dados, os policiais descobriram que o veículo tinha sido tomado de assalto em julho de 2015, em Salvador. O motorista vai responder por receptação de veículo roubado e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Governo da Bahia prorroga decreto sobre eventos e atualiza publicação sobre vacinação de servidores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Até o dia 10 de dezembro, toda a Bahia segue com permissão para realizar eventos com até 3 mil pessoas, na condição de respeitar os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras e comprovação do quadro vacinal contra a Covid-19 em dia. Já eventos desportivos mantêm a ocupação em 70% dos espaços. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26), no decreto nº 20.907, como parte das medidas para enfrentamento ao coronavírus. Ainda de acordo com o decreto, nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid estiver superior a 50% por cinco dias consecutivos, os eventos e atividades devem se restringir ao público máximo de 100 pessoas. As medidas valem para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, parques de diversões, museus e similares. Quanto à vacinação, esta deve ser comprovada mediante apresentação de documentos oficiais ou através do aplicativo Conect SUS, estando as doses em conformidade com o calendário vacinal por faixa etária, profissão, entre outros critérios. Também no DOE desta sexta, no Decreto n° 20.906, referente à obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 para servidores públicos estaduais, o Governo estabelece que “a vacinação será considerada completa de acordo com a Campanha de Imunização contra a COVID-19, que recomenda dose única, duas doses e doses de reforço subsequentes, e deverá ser comprovada pelo servidor, através de autodeclaração e anexação do cartão de vacinação junto ao Sistema de Recursos Humanos do Estado”. Este decreto atualiza o anterior (n° 20.885, de 17/11/2021), assinado pelo governador Rui Costa, para garantir a vacinação contra a Covid-19 para servidores públicos e empregados públicos estaduais. A medida estabelece que a recusa em se submeter à vacinação, sem justa causa, é passível de apuração de responsabilidade pelo não cumprimento de ordem superior, conforme estabelecido nos incisos III e IV do art. 175 da Lei nº 6.677, de 1994, e no inciso IV do art. 51 da Lei nº 7.990, de 2001.

CDL lança programa de estágios remunerados em parceria com o comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) firmou uma parceria com a Evo Estágios para lançamento de um programa de estágio remunerado no comércio do município. Orlando Gomes, diretor institucional da CDL, explicou ao site Achei Sudoeste que a proposta é inserir o jovem no mercado de trabalho através do estágio. “Vamos contratar esses estagiários para passar por um processo de treinamento. A nossa intenção é inserir esse jovem no mercado de trabalho para mostrar a sua capacidade profissional e, futuramente, a empresa efetivá-lo e colocá-lo no seu quadro de funcionários permanentes. Vai agregar algo para o comerciante e para o estagiário”, defendeu. Os empresários interessados em aderir ao programa devem procurar a CDL para cadastramento. Já os jovens deverão cadastrar o seu currículo em uma plataforma digital que será disponibilizada pela CDL. Para maiores informações, basta acessar www.evoestagios.com.br.

IBGE divulga expectativa de vida do brasileiro sem medir impacto da pandemia Foto: Reprodução/G1

A expectativa de vida ao nascer dos brasileiros era de 76,8 anos em 2020, de acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União. A expectativa cresceu (são 2 meses a mais em comparação com o ano de 2019), mas o levantamento não levou em conta a pandemia. O levantamento tem a data de 1º de julho como referência. Ou seja, não calculou as mortes do segundo semestre do ano passado, quando a pandemia se espalhou pelo país. No final de julho de 2020, o Brasil tinha 85 mil mortes. Em novembro de 2021, o país já contabiliza mais de 600 mil óbitos. De acordo com o G1, o IBGE ressalta que esses seriam os indicadores esperados caso o país não tivesse passado pela pandemia de Covid-19. “Se o Brasil não tivesse vivenciado uma crise de mortalidade em 2020, a expectativa de vida ao nascer seria de 76,8 anos para o total da população”. “As Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil 2020 advêm, pois, de uma projeção da mortalidade, sendo certo que esta não incorpora os efeitos da pandemia da doença por coronavírus - COVID-19, iniciada naquele ano e ainda em curso no Brasil e no mundo no ano de 2021”, alerta o órgão. “Tais efeitos [da pandemia] serão registrados quando da elaboração das novas Tábuas de Mortalidade com dados do próximo Censo Demográfico, a ser realizado em 2022, momento em que elas serão revistas”, completou o IBGE. Para a população masculina, a esperança de vida ao nascer seria de 73,3 anos, e, para as mulheres, de 80,3 anos, em 2020. A estimativa vem crescendo desde 1940. Naquele ano, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de apenas 45,5 anos, ou seja, os brasileiros hoje vivem, em média, 31,3 anos a mais do que em meados do século passado.

Brumado: Mapeamento ambiental da Magnesita aponta bioma diversificado na Serra das Éguas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão do seu projeto de incentivo ao reflorestamento ambiental, a RHI Magnesita realizou o mapeamento da Serra das Éguas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agrônomo Carlos Eduardo explicou que o local é um conjunto de biomas: Mata Atlântica, Cerrado e Caantiga. Por conta da mistura de biomas, Eduardo disse que são muitas as variedades de espécies presentes na região. Até o momento, mais de 60 já foram catalogadas pela empresa. Além da flora, o agrônomo também apontou a diversidade da fauna na Serra das Éguas, que possui uma variedade grande de pássaros, répteis e felinos. “A fauna e a flora são bastante diversificadas aqui dentro da serra. Além disso, aqui também é, reconhecidamente pelos órgãos ambientais, um ponto de soltura de animais”, afirmou.

'Mundo está entrando na 4ª onda da Covid-19', afirma diretora da OMS Foto: Getty Images

A diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, afirmou que “o mundo está entrando em uma quarta onda” da pandemia da Covid-19. A especialista, que é brasileira, é responsável pela área de Medicamentos, Vacinação e Fármacos da agência internacional de saúde. “Estamos vendo a ressurgência de casos de Covid-19 na Europa. Tivemos, nas últimas 24 horas, mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso porque há subnotificação em vários continentes”, disse, durante conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. A brasileira destacou que a vacinação fez com que as curvas de novos casos e óbitos seguissem trajetórias diferentes: houve redução de óbitos, mas ascendência de novos casos. Mariângela Simão listou fatores que têm papel decisivo para o futuro da pandemia: imunidade populacional, incluindo a vacinação e a imunização natural; acesso a medicamentos; comportamento das variantes de preocupação; equidade no acesso às vacinas; adoção de medidas de saúde pública pelos governos; e adesão da população aos protocolos sanitários. “Em locais onde as medidas de saúde pública são usadas de forma inconsistente, os surtos continuarão a ocorrer em populações suscetíveis”, pontuou a representante da entidade.

Fórum da Comarca de Barra da Estiva tem atendimento presencial suspenso até 22 de dezembro Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Fórum da Comarca de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, está sendo reformado e a juíza Mira Carvalho Dantas solicitou a manutenção do teletrabalho. Em requerimento, a magistrada destacou que a engenheira responsável pela obra comunicou que os trabalhos serão iniciados pela troca do piso, de modo que não será possível o desempenho de atividades presenciais no fórum. “Em face destas circunstâncias, venho solicitar a Vossa Excelência a designação de outro local para desempenho das atividades ou autorização para o teletrabalho enquanto perdurarem as obras”, escreveu. Em comunicado, a diretoria de Engenharia e Arquitetura - DEA salientou que, devido aos serviços de impermeabilização de cobertura e revitalização da área externa, restou-se evidenciada a necessidade de suspensão de expediente pelo prazo de 30 dias. O pedido foi deferido e as atividades presenciais no fórum estarão suspensas até o dia 22 de dezembro deste ano, mantendo-se o atendimento em regime extraordinário do teletrabalho.

TSE decreta perda de mandato do deputado federal Evandro Roman por infidelidade partidária Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decretou nesta quinta-feira, 25, a cassação do deputado federal Evandro Roman (Patriota-PR) por infidelidade partidária. A decisão pela perda do mandato do deputado se deu por ele não ter apresentado a devida justa causa para se desfiliar do Partido Social Democrático (PSD), em 2019. Em maio, o ministro Edson Fachin, relator do processo, votou pela perda do direito de Evandro Roman de exercer o mandato de deputado federal na condição de primeiro suplente. À época, Fachin argumentou que a carta de anuência dada pelo PSD era ineficaz e sem valor jurídico, fazendo-se necessária a comprovação da justa causa para que o parlamentar pudesse se desligar da legenda. Por maioria de 4 votos a 3, os ministros consideraram que a apresentação de carta de anuência pelo partido, autorizando a desfiliação de Roman, não é suficiente para permitir o desligamento sem a apresentação da devida justa causa. O Plenário do tribunal julgou procedente uma ação proposta pelo suplente de deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD) contra o parlamentar. Roman havia se filiado ao Patriota em outubro de 2019. O presidente, ministro Luís Roberto Barroso, e os ministros Sérgio Banhos e Tarcisio Vieira de Carvalho (que não integra mais a Corte, mas havia votado na sessão de agosto de 2020) acompanharam o relator. Barroso sustentou que seguiria a jurisprudência estabelecida no TSE no entendimento de que a carta de anuência não é fundamento suficiente para legitimar a desfiliação partidária. Argumentou que isso permitiria uma ‘flexibilização indesejável’ desse ‘instituto importante’ que é a fidelidade partidária e pode resultar na fragilização desse modelo. “Nós precisamos, no Brasil, reduzir o número de partidos e ter uma maior autenticidade programática desses partidos, o que, evidentemente, não me parece possível se cada parlamentar fizer o que melhor lhe aprouver, independentemente da orientação partidária”, destacou o ministro.

Brumado: CDL e Sebrae fecham circuito de palestras sobre a experiência do consumidor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (24), o palestrante, professor e consultor Fernando Kimura palestrou sobre a experiência do consumidor no Clube Social de Brumado. O evento faz parte de um circuito de palestras promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sebrae. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Kimura falou que o objetivo foi mostrar aos empreendedores como é possível se relacionar através da venda criando experiências diferenciadas no ambiente de consumo. “A partir disso, a gente começa a ter uma percepção diferente do consumidor”, destacou. Na oportunidade, Kimura também pontuou a importância do atendimento virtual para atendimento da demanda, especialmente na pandemia. Para ele, os empresários precisam pensar nesse fluxo de negócios. “É uma troca, uma construção conjunta de fazer com o que o cliente veja o empresário de uma forma diferente. As pessoas buscam acolhimento e o cliente precisa ser acolhido”, completou.

Homem é preso com 36 kg de drogas em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/SSP-BA

Equipes da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) capturaram um traficante em flagrante, na manhã desta quinta-feira (25), no bairro de São João, município de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Denúncias de tráfico de drogas levaram os policias até a localidade, onde encontraram o suspeito com 36 kg de entorpecentes (maconha, cocaína e crack). Com o traficante também foram localizados uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9mm, munições de calibres 38 e 9mm, além de três balanças. O homem foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, na Delegacia Territorial da cidade, onde permanece custodiado. O comandante da 38ª CIPM, major Pedro Paulo de Araújo, conta que o suspeito era acompanhado pela unidade. “Assim que fomos acionados, deslocamos para efetuar o flagrante. Uma parte da droga estava sendo enterrada. Chegamos a tempo e conseguimos retirar esse criminoso de circulação.”, finalizou o oficial.

Milésima indicação na Câmara de Brumado pede nomeação de servidores para Central de Marcação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de indicação, o vereador Beto Bonelly (PSB) solicitou à prefeitura municipal a contratação e convocação de profissionais para a Central de Marcação a fim de que seja sanado o déficit e demora no agendamento dos exames. Em sua justificativa, o parlamentar frisou que as queixas para conseguir marcar um exame via Central de Marcação são inúmeras. As dificuldades, segundo colocou, vão desde a marcação de exames mais simples até os mais complexos. “O Município não pode se esquivar de sua responsabilidade fazendo o mínimo. Se faltam profissionais, se a demora é muita e a demanda aumenta cada vez mais nenhuma desculpa pode ser dada”, argumentou. Esta é a milésima indicação protocolada na Câmara de Brumado, no ano de 2021.

Black Friday nas lojas Squaresom e Polly Móveis em Brumado

Até neste sábado (27), a Squaresom e a Pollymóveis estão com promoções imperdíveis de Black Friday. Todo o estoque das lojas com 30% de desconto. Isso mesmo: 30%. Não perca tempo e aproveite para fazer as suas compras de final de ano com super descontos. Lembre-se: é somente nessa semana. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Pollymóveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. 

CDL comemora aquecimento no comércio de Brumado com a semana de Black Friday Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A movimentação no comércio de Brumado aumentou bastante devido às ofertas de Black Friday. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Orlando Gomes, diretor institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), informou que muitas lojas aderiram à campanha e estão ofertando aos consumidores preços promocionais. “Já houve impulsionamento das vendas. Acreditamos que esse Black Friday trará resultados positivos para o comércio, ajudando na retomada da economia”, disse. Gomes aproveitou para convidar os consumidores a visitarem as lojas e comprarem produtos com preços bem abaixo do normal. “Começamos a enxergar uma nova retomada do comércio”, acrescentou.

TCM mantém exoneração de cunhada do prefeito de Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta quinta-feira (25), acataram, em parte, o recurso ordinário apresentado pelo prefeito de Caculé, Pedro Dias da Silva (PSB), contra decisão que considerou irregular a nomeação da sua cunhada, Mary Marta Silva, para o cargo de chefe de gabinete (veja aqui). A irregularidade, denunciada por vereadores, foi cometida no exercício de 2021. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do recurso, conselheiro Nelson Pellegrino, manteve a procedência parcial da denúncia, mas reduziu a multa imputada de R$ 3 mil para R$ 1 mil por considerar que o gestor não é reincidente. Também foi mantida a determinação de exoneração da servidora, vez que, embora o cargo seja de natureza política, o prefeito não comprovou a sua qualificação profissional e aptidão técnica para o cargo.

Dia da Baiana do Acarajé é lembrado com tradição de família que já dura 45 anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão da passagem do Dia da Baiana do Acarajé nesta quinta-feira (25), o site Achei Sudoeste conversou com a tradicional baiana Dona Dete do Acarajé, que vende os seus quitutes na cidade há 45 anos. Ela começou vendendo mingau e doce, mas depois se especializou no preparo da iguaria. Dona Dete aprendeu a fazer o acarajé ainda criança, quando morava em Santo Amaro. Matriarca do acarajé no município, ela disse que tem muito orgulho e prazer em trabalhar no ramo. “Hoje, eu sou só diarista. Depois que enfartei, só fico comandando, na fiscalização”, brincou. Com o título de cidadã brumadense concedido pela Câmara de Vereadores, Dona Dete falou que guarda Brumado no coração. A filha Val, que também vende acarajé na cidade, agradece a mãe por aprender a fazer o “bolinho abençoado”, que hoje representa o sustento de sua família. “Me sinto muito honrada de levar o nome de minha mãe. Só tenho que agradecer a ela em nome de todas as baianas”, afirmou.

Bingo em prol de associação rural vai sortear um sítio e duas poupanças em Brumado

O Bingo Entre Amigos será realizado no dia 30 de janeiro de 2022, às 11h, no Espaço JM, no Povoado do Fundão, zona rural de Brumado. As cartelas são limitadas e custam R$ 300. Os prêmios incluem: um sítio de 7.537 m², R$ 10 mil e R$ 5 mil. Os valores arrecadados serão revertidos para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais das comunidades de Queimada Grande e L. Redonda. Para adquirir as cartelas, basta entrar em contato com José Roberto (77) 99916-5293.

Senado aprova piso nacional dos profissionais de enfermagem Foto: Agência Senado

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (24), a regulamentação do piso salarial nacional da Enfermagem. Por unanimidade, o plenário aprovou a emenda substitutiva da senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) ao Projeto de Lei 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato(Rede/ES). De acordo com o texto, o piso salarial de enfermeiras e enfermeiros deve ser fixado em R$ 4.750, técnicas e técnicos deverão receber, no mínimo, 70% desse valor e auxiliares e parteiras, 50%. Os valores deverão ser reajustados anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O projeto segue agora para o plenário da Câmara dos Deputados. “Este é um grande dia para todos os profissionais de enfermagem do país. A criação de um piso salarial nacional faz parte da luta histórica por valorização desta categoria que tem, inclusive, atuado na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, muitas vezes arriscando a própria vida. Nossa luta continua agora na Câmara dos Deputados e vamos lutar até este projeto ser sancionado”, destacou o presidente interino do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Holmes Filho, que passou o dia no Senado sensibilizando os senadores sobre a importância do projeto e também acompanhou a votação. O projeto, relatado pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN), teve votação simbólica e foi defendido por todos os oradores que se manifestaram durante a sessão plenária. O autor do projeto, Fabiano Contarato, lembrou que apresentou o projeto no Dia Internacional da Enfermagem.  “Hoje foi um passo. Com certeza vamos caminhar para a aprovação no plenário da Câmara dos Deputados ainda este ano e tocar no coração do presidente da república para que ele sancione este Projeto de Lei”.

Bahia exige comprovante de vacina para usar transporte intermunicipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25), decreto que exige a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para uso do transporte público intermunicipal na Bahia. A medida, que passa a valer a partir do dia 10 de dezembro, foi anunciada pelo governador Rui Costa no fim da tarde desta quarta (24). “Obrigatoriamente, as pessoas terão que apresentar o atestado de vacinação das duas doses, exceto as crianças, que ainda não estão no período de se vacinarem. E para as pessoas que já estão na condição da dose de reforço, também será exigido a comprovação da terceira dose”, explicou o governador durante o anúncio. Na oportunidade, Rui aproveitou ainda para chamar atenção para o alto número de pessoas que, mesmo já tendo chegado a data, ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. São quase 3 milhões de baianos com a segunda dose ou dose de reforço em atraso. Para aumentar o número de baianos completamente imunizados contra a doença, o governador voltou a pedir o esforço de todos os municípios do estado. “A batalha ainda não foi vencida, o vírus continua circulando. Vamos fazer uma corrente do bem para salvar vidas, cuidar da saúde, cuidar das pessoas”, disse.

PF cumpre mandados contra fraudes no auxílio emergencial na capital e no interior da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Federal cumpre 11 mandados em uma operação contra fraudes no Auxílio Emergencial, nesta quinta-feira (25). As ações acontecem nas cidades de Salvador e Coração de Maria. As investigações apontam que 90 contas foram falsificadas no aplicativo da Caixa Econômica Federal. Das 11 determinações judiciais, três são de busca e apreensão, quatro de afastamento de sigilo bancário e as outras quatro de sequestros de bens. Além disso, a Operação Parcela Baiana também bloqueou R$ 200 mil de contas bancárias, por determinação da Justiça. Não há mandados de prisões temporárias. As investigações identificaram fraudes que causaram prejuízos de R$ 90 mil ao programa assistencial. Os valores foram transferidos e depositados para contas vinculadas aos fraudadores, e também para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos suspeitos. A estimativa da PF é de que os valores sejam ainda maiores, porque os dados investigados são de curto período, cerca de 14 dias, além de possivelmente existirem casos em que os beneficiários não contestaram o não recebimento do auxílio. A investigação corre em três inquéritos diferentes, apurados a partir da base de dados da Polícia Federal e também de proteções de contestação, fornecidos pela Caixa Econômica Federal. Participam também da operação o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União. Os fraudadores responderão por furto qualificado mediante fraude e, caso condenados, poderão pegar pena de dois a oito anos de reclusão.

Arquivo