Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2021
fechar

Brumado: Mapeamento ambiental da Magnesita aponta bioma diversificado na Serra das Éguas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão do seu projeto de incentivo ao reflorestamento ambiental, a RHI Magnesita realizou o mapeamento da Serra das Éguas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agrônomo Carlos Eduardo explicou que o local é um conjunto de biomas: Mata Atlântica, Cerrado e Caantiga. Por conta da mistura de biomas, Eduardo disse que são muitas as variedades de espécies presentes na região. Até o momento, mais de 60 já foram catalogadas pela empresa. Além da flora, o agrônomo também apontou a diversidade da fauna na Serra das Éguas, que possui uma variedade grande de pássaros, répteis e felinos. “A fauna e a flora são bastante diversificadas aqui dentro da serra. Além disso, aqui também é, reconhecidamente pelos órgãos ambientais, um ponto de soltura de animais”, afirmou.

'Mundo está entrando na 4ª onda da Covid-19', afirma diretora da OMS Foto: Getty Images

A diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, afirmou que “o mundo está entrando em uma quarta onda” da pandemia da Covid-19. A especialista, que é brasileira, é responsável pela área de Medicamentos, Vacinação e Fármacos da agência internacional de saúde. “Estamos vendo a ressurgência de casos de Covid-19 na Europa. Tivemos, nas últimas 24 horas, mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso porque há subnotificação em vários continentes”, disse, durante conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. A brasileira destacou que a vacinação fez com que as curvas de novos casos e óbitos seguissem trajetórias diferentes: houve redução de óbitos, mas ascendência de novos casos. Mariângela Simão listou fatores que têm papel decisivo para o futuro da pandemia: imunidade populacional, incluindo a vacinação e a imunização natural; acesso a medicamentos; comportamento das variantes de preocupação; equidade no acesso às vacinas; adoção de medidas de saúde pública pelos governos; e adesão da população aos protocolos sanitários. “Em locais onde as medidas de saúde pública são usadas de forma inconsistente, os surtos continuarão a ocorrer em populações suscetíveis”, pontuou a representante da entidade.

Fórum da Comarca de Barra da Estiva tem atendimento presencial suspenso até 22 de dezembro Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Fórum da Comarca de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, está sendo reformado e a juíza Mira Carvalho Dantas solicitou a manutenção do teletrabalho. Em requerimento, a magistrada destacou que a engenheira responsável pela obra comunicou que os trabalhos serão iniciados pela troca do piso, de modo que não será possível o desempenho de atividades presenciais no fórum. “Em face destas circunstâncias, venho solicitar a Vossa Excelência a designação de outro local para desempenho das atividades ou autorização para o teletrabalho enquanto perdurarem as obras”, escreveu. Em comunicado, a diretoria de Engenharia e Arquitetura - DEA salientou que, devido aos serviços de impermeabilização de cobertura e revitalização da área externa, restou-se evidenciada a necessidade de suspensão de expediente pelo prazo de 30 dias. O pedido foi deferido e as atividades presenciais no fórum estarão suspensas até o dia 22 de dezembro deste ano, mantendo-se o atendimento em regime extraordinário do teletrabalho.

TSE decreta perda de mandato do deputado federal Evandro Roman por infidelidade partidária Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decretou nesta quinta-feira, 25, a cassação do deputado federal Evandro Roman (Patriota-PR) por infidelidade partidária. A decisão pela perda do mandato do deputado se deu por ele não ter apresentado a devida justa causa para se desfiliar do Partido Social Democrático (PSD), em 2019. Em maio, o ministro Edson Fachin, relator do processo, votou pela perda do direito de Evandro Roman de exercer o mandato de deputado federal na condição de primeiro suplente. À época, Fachin argumentou que a carta de anuência dada pelo PSD era ineficaz e sem valor jurídico, fazendo-se necessária a comprovação da justa causa para que o parlamentar pudesse se desligar da legenda. Por maioria de 4 votos a 3, os ministros consideraram que a apresentação de carta de anuência pelo partido, autorizando a desfiliação de Roman, não é suficiente para permitir o desligamento sem a apresentação da devida justa causa. O Plenário do tribunal julgou procedente uma ação proposta pelo suplente de deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD) contra o parlamentar. Roman havia se filiado ao Patriota em outubro de 2019. O presidente, ministro Luís Roberto Barroso, e os ministros Sérgio Banhos e Tarcisio Vieira de Carvalho (que não integra mais a Corte, mas havia votado na sessão de agosto de 2020) acompanharam o relator. Barroso sustentou que seguiria a jurisprudência estabelecida no TSE no entendimento de que a carta de anuência não é fundamento suficiente para legitimar a desfiliação partidária. Argumentou que isso permitiria uma ‘flexibilização indesejável’ desse ‘instituto importante’ que é a fidelidade partidária e pode resultar na fragilização desse modelo. “Nós precisamos, no Brasil, reduzir o número de partidos e ter uma maior autenticidade programática desses partidos, o que, evidentemente, não me parece possível se cada parlamentar fizer o que melhor lhe aprouver, independentemente da orientação partidária”, destacou o ministro.

Brumado: CDL e Sebrae fecham circuito de palestras sobre a experiência do consumidor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (24), o palestrante, professor e consultor Fernando Kimura palestrou sobre a experiência do consumidor no Clube Social de Brumado. O evento faz parte de um circuito de palestras promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sebrae. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Kimura falou que o objetivo foi mostrar aos empreendedores como é possível se relacionar através da venda criando experiências diferenciadas no ambiente de consumo. “A partir disso, a gente começa a ter uma percepção diferente do consumidor”, destacou. Na oportunidade, Kimura também pontuou a importância do atendimento virtual para atendimento da demanda, especialmente na pandemia. Para ele, os empresários precisam pensar nesse fluxo de negócios. “É uma troca, uma construção conjunta de fazer com o que o cliente veja o empresário de uma forma diferente. As pessoas buscam acolhimento e o cliente precisa ser acolhido”, completou.

Homem é preso com 36 kg de drogas em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/SSP-BA

Equipes da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) capturaram um traficante em flagrante, na manhã desta quinta-feira (25), no bairro de São João, município de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Denúncias de tráfico de drogas levaram os policias até a localidade, onde encontraram o suspeito com 36 kg de entorpecentes (maconha, cocaína e crack). Com o traficante também foram localizados uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9mm, munições de calibres 38 e 9mm, além de três balanças. O homem foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, na Delegacia Territorial da cidade, onde permanece custodiado. O comandante da 38ª CIPM, major Pedro Paulo de Araújo, conta que o suspeito era acompanhado pela unidade. “Assim que fomos acionados, deslocamos para efetuar o flagrante. Uma parte da droga estava sendo enterrada. Chegamos a tempo e conseguimos retirar esse criminoso de circulação.”, finalizou o oficial.

Milésima indicação na Câmara de Brumado pede nomeação de servidores para Central de Marcação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de indicação, o vereador Beto Bonelly (PSB) solicitou à prefeitura municipal a contratação e convocação de profissionais para a Central de Marcação a fim de que seja sanado o déficit e demora no agendamento dos exames. Em sua justificativa, o parlamentar frisou que as queixas para conseguir marcar um exame via Central de Marcação são inúmeras. As dificuldades, segundo colocou, vão desde a marcação de exames mais simples até os mais complexos. “O Município não pode se esquivar de sua responsabilidade fazendo o mínimo. Se faltam profissionais, se a demora é muita e a demanda aumenta cada vez mais nenhuma desculpa pode ser dada”, argumentou. Esta é a milésima indicação protocolada na Câmara de Brumado, no ano de 2021.

Black Friday nas lojas Squaresom e Polly Móveis em Brumado

Até neste sábado (27), a Squaresom e a Pollymóveis estão com promoções imperdíveis de Black Friday. Todo o estoque das lojas com 30% de desconto. Isso mesmo: 30%. Não perca tempo e aproveite para fazer as suas compras de final de ano com super descontos. Lembre-se: é somente nessa semana. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Pollymóveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. 

CDL comemora aquecimento no comércio de Brumado com a semana de Black Friday Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A movimentação no comércio de Brumado aumentou bastante devido às ofertas de Black Friday. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Orlando Gomes, diretor institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), informou que muitas lojas aderiram à campanha e estão ofertando aos consumidores preços promocionais. “Já houve impulsionamento das vendas. Acreditamos que esse Black Friday trará resultados positivos para o comércio, ajudando na retomada da economia”, disse. Gomes aproveitou para convidar os consumidores a visitarem as lojas e comprarem produtos com preços bem abaixo do normal. “Começamos a enxergar uma nova retomada do comércio”, acrescentou.

TCM mantém exoneração de cunhada do prefeito de Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta quinta-feira (25), acataram, em parte, o recurso ordinário apresentado pelo prefeito de Caculé, Pedro Dias da Silva (PSB), contra decisão que considerou irregular a nomeação da sua cunhada, Mary Marta Silva, para o cargo de chefe de gabinete (veja aqui). A irregularidade, denunciada por vereadores, foi cometida no exercício de 2021. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do recurso, conselheiro Nelson Pellegrino, manteve a procedência parcial da denúncia, mas reduziu a multa imputada de R$ 3 mil para R$ 1 mil por considerar que o gestor não é reincidente. Também foi mantida a determinação de exoneração da servidora, vez que, embora o cargo seja de natureza política, o prefeito não comprovou a sua qualificação profissional e aptidão técnica para o cargo.

Dia da Baiana do Acarajé é lembrado com tradição de família que já dura 45 anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão da passagem do Dia da Baiana do Acarajé nesta quinta-feira (25), o site Achei Sudoeste conversou com a tradicional baiana Dona Dete do Acarajé, que vende os seus quitutes na cidade há 45 anos. Ela começou vendendo mingau e doce, mas depois se especializou no preparo da iguaria. Dona Dete aprendeu a fazer o acarajé ainda criança, quando morava em Santo Amaro. Matriarca do acarajé no município, ela disse que tem muito orgulho e prazer em trabalhar no ramo. “Hoje, eu sou só diarista. Depois que enfartei, só fico comandando, na fiscalização”, brincou. Com o título de cidadã brumadense concedido pela Câmara de Vereadores, Dona Dete falou que guarda Brumado no coração. A filha Val, que também vende acarajé na cidade, agradece a mãe por aprender a fazer o “bolinho abençoado”, que hoje representa o sustento de sua família. “Me sinto muito honrada de levar o nome de minha mãe. Só tenho que agradecer a ela em nome de todas as baianas”, afirmou.

Bingo em prol de associação rural vai sortear um sítio e duas poupanças em Brumado

O Bingo Entre Amigos será realizado no dia 30 de janeiro de 2022, às 11h, no Espaço JM, no Povoado do Fundão, zona rural de Brumado. As cartelas são limitadas e custam R$ 300. Os prêmios incluem: um sítio de 7.537 m², R$ 10 mil e R$ 5 mil. Os valores arrecadados serão revertidos para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais das comunidades de Queimada Grande e L. Redonda. Para adquirir as cartelas, basta entrar em contato com José Roberto (77) 99916-5293.

Senado aprova piso nacional dos profissionais de enfermagem Foto: Agência Senado

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (24), a regulamentação do piso salarial nacional da Enfermagem. Por unanimidade, o plenário aprovou a emenda substitutiva da senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) ao Projeto de Lei 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato(Rede/ES). De acordo com o texto, o piso salarial de enfermeiras e enfermeiros deve ser fixado em R$ 4.750, técnicas e técnicos deverão receber, no mínimo, 70% desse valor e auxiliares e parteiras, 50%. Os valores deverão ser reajustados anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O projeto segue agora para o plenário da Câmara dos Deputados. “Este é um grande dia para todos os profissionais de enfermagem do país. A criação de um piso salarial nacional faz parte da luta histórica por valorização desta categoria que tem, inclusive, atuado na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, muitas vezes arriscando a própria vida. Nossa luta continua agora na Câmara dos Deputados e vamos lutar até este projeto ser sancionado”, destacou o presidente interino do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Holmes Filho, que passou o dia no Senado sensibilizando os senadores sobre a importância do projeto e também acompanhou a votação. O projeto, relatado pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN), teve votação simbólica e foi defendido por todos os oradores que se manifestaram durante a sessão plenária. O autor do projeto, Fabiano Contarato, lembrou que apresentou o projeto no Dia Internacional da Enfermagem.  “Hoje foi um passo. Com certeza vamos caminhar para a aprovação no plenário da Câmara dos Deputados ainda este ano e tocar no coração do presidente da república para que ele sancione este Projeto de Lei”.

Bahia exige comprovante de vacina para usar transporte intermunicipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25), decreto que exige a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para uso do transporte público intermunicipal na Bahia. A medida, que passa a valer a partir do dia 10 de dezembro, foi anunciada pelo governador Rui Costa no fim da tarde desta quarta (24). “Obrigatoriamente, as pessoas terão que apresentar o atestado de vacinação das duas doses, exceto as crianças, que ainda não estão no período de se vacinarem. E para as pessoas que já estão na condição da dose de reforço, também será exigido a comprovação da terceira dose”, explicou o governador durante o anúncio. Na oportunidade, Rui aproveitou ainda para chamar atenção para o alto número de pessoas que, mesmo já tendo chegado a data, ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. São quase 3 milhões de baianos com a segunda dose ou dose de reforço em atraso. Para aumentar o número de baianos completamente imunizados contra a doença, o governador voltou a pedir o esforço de todos os municípios do estado. “A batalha ainda não foi vencida, o vírus continua circulando. Vamos fazer uma corrente do bem para salvar vidas, cuidar da saúde, cuidar das pessoas”, disse.

PF cumpre mandados contra fraudes no auxílio emergencial na capital e no interior da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Federal cumpre 11 mandados em uma operação contra fraudes no Auxílio Emergencial, nesta quinta-feira (25). As ações acontecem nas cidades de Salvador e Coração de Maria. As investigações apontam que 90 contas foram falsificadas no aplicativo da Caixa Econômica Federal. Das 11 determinações judiciais, três são de busca e apreensão, quatro de afastamento de sigilo bancário e as outras quatro de sequestros de bens. Além disso, a Operação Parcela Baiana também bloqueou R$ 200 mil de contas bancárias, por determinação da Justiça. Não há mandados de prisões temporárias. As investigações identificaram fraudes que causaram prejuízos de R$ 90 mil ao programa assistencial. Os valores foram transferidos e depositados para contas vinculadas aos fraudadores, e também para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos suspeitos. A estimativa da PF é de que os valores sejam ainda maiores, porque os dados investigados são de curto período, cerca de 14 dias, além de possivelmente existirem casos em que os beneficiários não contestaram o não recebimento do auxílio. A investigação corre em três inquéritos diferentes, apurados a partir da base de dados da Polícia Federal e também de proteções de contestação, fornecidos pela Caixa Econômica Federal. Participam também da operação o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União. Os fraudadores responderão por furto qualificado mediante fraude e, caso condenados, poderão pegar pena de dois a oito anos de reclusão.

Denúncia que pedia cassação da presidente da Câmara de Brumado é arquivada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pedido de cassação do mandato da presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), que havia sido protocolado no Legislativo (veja aqui), foi arquivado. Em ato publicado no Diário Oficial, a mesa diretora da casa, representada pelos vereadores Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira, e Alberto Eliseu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, emitiu parecer pela rejeição da denúncia, visto que não houve qualquer conduta da presidente que configurasse quebra do decoro parlamentar. No parecer, a mesa destacou que restou demonstrada a necessidade, pertinência e adequação dos contratos realizados pela Câmara Municipal no primeiro semestre de 2021, bem como a regularidade dos processos licitatórios. “Identifica-se que as condutas realizadas visaram o regular andamento dos trabalhos da Câmara de Vereadores, não ficando evidenciado, ainda que minimamente, qualquer ato que pudesse configurar abuso de prerrogativas, motivo pelo qual a denúncia não pode prosperar, posto que se adequa muito mais a um ato de perseguição política do que propriamente por pretender apurar a lisura de procedimentos administrativos”, afirmou a mesa, determinando o arquivamento da denúncia. Vale frisar que, isolado, o vice-presidente Paulo César, cujo autor da denúncia é seu aliado político, funcionário do poder legislativo de sua indicação (veja aqui), assinou em prol do arquivamento.

Suspeito de balear ex-namorada e matar companheiro dela é preso no norte da Bahia Foto: Divulgação/SEAP

O homem suspeito de balear a ex-namorada e matar o atual companheiro dela na cidade de Curaçá, no norte da Bahia, foi preso pela Polícia Civil na quarta-feira (24). Joaquim de Araújo foi interrogado na presença de um advogado na delegacia e admitiu, em depoimento, ter cometido o crime. As informações preliminares apontam que Joaquim atentou contra a vida das vítimas por não aceitar o fim do relacionamento que tinha com a mulher, Maria Gorethe. Segundo a polícia, ele disse que atirou por ter se sentido “ofendido pelas vítimas”. Além disso, Joaquim revelou também que perdeu a arma do crime em um rio da região. Segundo a polícia, ele também confessou já ter cometido atentado contra outra ex-companheira. Joaquim passou por exames de lesões corporais e segue preso à disposição da Justiça nesta quinta (25) e deve ser indiciado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e dificultar a defesa da vítima, e tentativa triplamente qualificada. O homem deve ser encaminhado para o Conjunto Penal de Juazeiro. O crime ocorreu na noite da última segunda-feira (22), em um bar no Centro de Curaçá, e uma câmera de segurança registrou o momento em que o suspeito chegou ao local. Maria Gorethe estava com o então companheiro, Sebastião Evangelista, quando Joaquim atirou contra os dois. As vítimas foram socorridas para o Hospital de Urgências e Traumas, que fica em Petrolina (PE), cidade vizinha a Curaçá. Maria Gorethe está internada na unidade, mas não corre risco de morte. Sebastião não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi enterrado na quarta-feira (24).

Manutenção emergencial interrompe abastecimento de água em Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou, através de nota enviada ao site Achei Sudoeste, que o abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras encontra-se momentaneamente interrompido nesta quinta (25) durante serviço emergencial para correção de um problema operacional na barragem de Cristalândia. A manutenção emergencial está em andamento com previsão de conclusão no final da tarde de hoje quando o abastecimento será retomado gradativamente e regularizado em até 48 horas. A Embasa recomenda a utilização criteriosa da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício.

Brumado: Centro de Referência Ambiental da Magnesita cria viveiro de mudas nativas para doações Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Centro de Referência Ambiental da RHI Magnesita foi criada um viveiro de mudas nativas para doações. Referência na região, o viveiro produz uma média de 26 mil mudas anualmente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agrônomo Carlos Eduardo disse que as plantas são destinadas para diversos programas de recuperação ambiental. “Viemos atender essa demanda por uma necessidade de plantio de mudas para essa questão da recomposição ambiental. Temos uma demanda de produção muito grande”, pontuou. A maior parte das espécies é oriunda da Serra das Éguas. No local, uma equipe da RHI Magnesita faz a coleta diária das sementes. Eduardo defende a preservação ambiental do bioma na serra. “Nosso ciclo é fechado. A gente só consegue produzir com a preservação da serra. Essa preservação gera os frutos e as sementes voltam aqui para o viveiro pra gente fazer um novo ciclo”, explicou. São mais de 60 espécies dentro do viveiro, prontas para serem plantadas. Na manhã desta quarta-feira (24), a empresa promoveu uma visita presencial da imprensa ao viveiro, ocasião em que foi apresentado todo o projeto de reflorestamento nativo. 

Brumado: Vende-se um lote de 250 m² no Bairro São João

Um lote está à venda no Bairro São João na cidade de Brumado. Medido 250 m², sendo 10 metros de frente e 25 metros de fundo. O imóvel está localizado na Rua Gildásio Souza Porto, sendo lote 04, da quadra 08. No local, já conta com água encanada, energia elétrica e pavimentação. O valor do imóvel é R$ 79.900,00. Para maiores informações, ligue: (77) 99955-4311.

Mais de mil produtores do sudoeste baiano recebem capacitação sobre cultivo intensivo da Palma Foto: Divulgação/Sebrae

Doze municípios da região sudoeste do estado receberam, durante os meses de setembro, outubro e novembro, o seminário “Cultivo Intensivo de Palma”, com o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna. O objetivo foi apresentar aos produtores locais uma técnica nova para cultivo da planta, gerando fonte de renda para propriedades rurais.  O evento do Sebrae, em parceria com as prefeituras municipais, aconteceu nas cidades de Presidente Jânio Quadros, Aracatu, Caculé, Caetité, Belo Campo, Guajeru, Urandi, Palmas de Monte Alto, Poções, Anagé, Maetinga e Barra do Choça. Mais de mil produtores rurais tiveram acesso aos seminários nos municípios e puderam conhecer as técnicas de cultivo na prática. O cultivo intensivo da palma é uma técnica desenvolvida por Suassuna, que ministrou todos os seminários. Ele explica que esse sistema confere à palma produtividade de 10 a 12 vezes maior, se comparado com o sistema tradicional de cultivo, e a tecnologia pode transformar a vida de produtores da região sudoeste. “A finalidade, junto ao Sebrae, é difundir esse modelo tecnológico de produção de palma e que cabe como uma luva para essa região sudoeste. Para esse tipo de clima e solo, ela vai muitíssimo bem. E eu pude perceber que a maioria dos produtores tem pequenos módulos rurais, então isso vai endossar mais ainda a aplicabilidade da tecnologia do cultivo intensivo. Porque um produtor rural desse usando, em uma pequena parte de sua propriedade, a palma cultivada nesse sistema de produção, vai obter tanta produtividade que poderá aumentar o número de cabeças do seu rebanho. Assim, ele vai sair da condição de micro para médio produtor. E isso é uma melhoria de vida muito grande na vida do produtor”, acentuou.

Dom Odontologia Premium na campanha novembro Invisalign em Brumado

Invisalign é um aparelho premium de última geração, que alinha seus dentes muito mais rápido sem alterar sua aparência, é removível e muito fácil de higienizar. A Dom Odontologia Premium dedicou especialmente o mês de novembro para dar a você a oportunidade de mudar de vida com os alinhadores invisíveis Invisalign. Agende sua avaliação e venha conhecer o que há de mais tecnológico na ortodontia mundial, faça o escaneamento 3D com nosso scanner iTero e veja como ficará seu sorriso após o tratamento. A Dom Odontologia Premium está localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430.

Aeroporto de Guanambi registra maior movimentação na Bahia Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Com apenas dois meses de operação do voo regular da Azul Linhas Aéreas, o Aeroporto de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi o que mais cresceu em movimentação na Bahia. O voo liga o Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha até o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, de onde é possível seguir para todas as partes do país e do mundo. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto Municipal mobilizou 2.471 passageiros, o equivalente a um salto de 155,54% em comparação ao mês anterior. Com os excelentes resultados, existe a pretensão de se abrir novas rotas. A atual gestão estaria dialogando com outras companhias aéreas para concretizar esse projeto de ampliação.

Brumado: CDL está comercializando certificado digital para profissionais de saúde

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está comercializando o “e-Saúde”, certificado digital direcionado para todos os profissionais da área de saúde. Segundo a CDL, o e-Saúde proporciona vantagens de valor, segurança, agilidade e confiabilidade que o certificado e-CPF Plus fornece. Além disso, poderão assinar digitalmente prescrições médicas, atestados digitais e ainda garantir o armazenamento de informações dos pacientes em sistema para os hospitais que possuem PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), dentre outras facilidades. Agende a sua certificação digital SPC pelos telefones (77) 3441-1222 e (77) 99976-2714.

Brumado: RHI Magnesita utiliza hidrogel em projeto de reflorestamento na Serra das Éguas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O hidrogel tem sido amplamente utilizado em um projeto de incentivo ao reflorestamento ambiental na Serra das Éguas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o técnico ambiental da RHI Magnesita, Everaldo Andrade explicou que se trata de uma substância biodegradável que, adicionada à água, traz inúmeros benefícios para produção. Reduz, por exemplo, o consumo de água. “O hidrogel tem esse papel de absorver umidade e liberar para a planta somente o necessário. Não é preciso ficar adicionando água ao solo. O grande recurso dessa tecnologia é a redução no consumo de recursos hídricos”, detalhou.  Por se tratar de uma região pobre em chuvas, Andrade indica o uso da tecnologia para otimizar a produção rural em Brumado, especialmente em plantações de hortaliças, sombreiras, frutíferas, ornamentais e nativas. “Os resultados são impressionantes. Você não gasta tanto tempo, dinheiro e, o principal, os recursos hídricos”, acrescentou.

Black Friday nas lojas Squaresom e Polly Móveis em Brumado

Até o próximo sábado (27), a Squaresom e a Pollymóveis estão com promoções imperdíveis de Black Friday. Todo o estoque das lojas com 30% de desconto. Isso mesmo: 30%. Não perca tempo e aproveite para fazer as suas compras de final de ano com super descontos. Lembre-se: é somente nessa semana. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Pollymóveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. 

Brumado: Correios atendem clientes para no Feirão Serasa Limpa Nome Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Até o dia 27 deste mês, tendas disponibilizadas em seis capitais devem receber milhares de brasileiros para consulta e renegociação de dívidas. A 26ª edição do Feirão Serasa Limpa Nome chega a um momento muito esperado pelos consumidores: o atendimento físico. Uma grande estrutura foi montada para possibilitar a renegociação de dívidas com descontos que podem chegar a até 99%. Na Bahia, a tenda estará localizada em Salvador, na Praça Irmã Dulce, com atendimento de 8h às 20h. O Achei Sudoeste conversou com o especialista do Serasa, Thiago Ramos, sobre o evento. Segundo ele, o objetivo é oferecer as melhores condições para renegociação de crédito no país. “É um esforço conjunto entre o Serasa e os seus mais de 100 parceiros para oferecer até 99% de desconto nas dívidas”, pontuou. Para ser atendido, Ramos informou que basta comparecer ao local portando um documento oficial com foto e o CPF. No interior, os consumidores podem fazer a consulta do seu nome nas agências dos Correios, onde serão apresentadas as mesmas ofertas. Durante o atendimento físico, os consumidores poderão baixar o app da Serasa e aproveitar o grande diferencial da 26ª edição do Feirão: o “Auxílio Dívida”, que pagará R$ 50 na carteira digital da Serasa para qualquer pessoa que negociar e pagar à vista acordos a partir de R$ 200, seja em uma ou várias dívidas somadas, através do aplicativo, até dia 30/11. Na Bahia, são mais de 4 milhões de brasileiros que enfrentam dificuldades para conseguir crédito e realizar os seus sonhos.

Saiba quando consultar um médico geriatra na Clínica Exame em Brumado

O geriatra Hernan Carlos, é o especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas por uso de medicamentos ou exames em excesso. Uma dúvida comum entre as pessoas é: quando devo procurar um geriatra? verdade é que não existe uma regra para isso, já que a especialidade trata do envelhecimento humano. Então, se você se preocupa com isso e quer ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, por exemplo. Mas levando em conta a idade em que uma pessoa é considerada idosa no Brasil, o ideal é que seja a partir dos 60 anos. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Sem rumo político, presidente da Câmara de Brumado busca transitar na situação e oposição Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A presidente da Câmara de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), continua indefinida politicamente no cenário local. Ela está remando o seu barco de acordo com interesses pessoais e políticos. Os pessoais, no caso do processo de cassação do seu mandato, protocolado na última sexta-feira (19) (veja aqui). Contou com o apoio da bancada de oposição, caso não tivesse, estaria há muito tempo distante do comando do legislativo brumadense (veja aqui e aqui). Os políticos, como na votação contrária ao projeto de lei nº 041/2021, que visava alterar o Código de Obras e Urbanismo (veja aqui). A petista busca melhorar a sua imagem política perante o cenário nebuloso que enfrenta, desde quando assumiu o comando da casa legislativa e votou contra o projeto da Bolsa Universitária que criaria um auxílio de R$ 500 aos alunos da cidade que residem fora do domicílio. Em cima do muro, Verimar “hora acende uma vela para Deus, hora para o diabo”. Meira não se define politicamente, o que está lhe causando um enorme prejuízo na vida pública - busca transitar na situação e na oposição e até cogitou uma possível saída do Partido dos Trabalhadores (PT) devido a uma pressão que está enfrentando, inclusive do senador Jaques Wagner, para continuar no grupo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Nos bastidores da política brumadense, Dias é tida como sem confiança, pois não cumpre os compromissos políticos firmados. A insatisfação é de vereadores de situação e oposição. Em tese, é como se diz um velho ditado popular: “mais perdida que azeitona na boca de banguelo”.

Brumado: Vaquinha ajuda jovem a adquirir cadeira elétrica; ela sonha cursar faculdade de direito Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma vaquinha solidária foi criada para ajudar a estudante Camila Vitória, de 20 anos, a adquirir uma cadeira elétrica. Aluna do CEEP, em Brumado, Camila é cadeirante e sonha em cursar a Faculdade de Direito, mas, para isso, necessita de uma cadeira elétrica para melhores condições de acesso e mobilidade. Em vídeo divulgado nas redes sociais, professores e amigos se mobilizaram para pedir a ajuda da comunidade na vaquinha. No vídeo, os amigos relatam que Camila é cativante, dedicada, serve de inspiração e que, com certeza, será uma excelente profissional. Professora da jovem, Ana Rita Pereira contou ao site Achei Sudoeste que Camila é assídua às aulas e excelente aluna. Para colaborar, clique aqui e faça a sua contribuição. Até o momento, foram arrecadados R$ 1.062,00, mas a meta é atingir R$ 10 mil.

Arquivo