Recentemente, houve um grande debate na Câmara de Vereadores de Brumado por conta do projeto de reformulação do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), criado em 2005, mas desde então desativado. A nova proposta garantia mais autonomia para o Conselho, com escolha dos seus representantes pela sociedade juvenil e não mais por indicação da maioria e posterior escolha do administrador municipal. Apesar da proposta de inovação, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) encaminhou à Casa Legislativa um veto ao projeto, que foi acatado por sua base de sustentação e, consequentemente, o projeto de reformulação foi vetado. O site Brumado Notícias entrevistou dois jovens que lutam pelos interesses da juventude no município. Os mesmos disseram que não têm conhecimento da atuação do CMJ. “Sei desse Conselho porque ouvi alguém dizer, mas não tenho conhecimento e não posso falar com propriedade sobre o assunto. Nunca recebi nenhuma notificação ou contato do mesmo”, declarou Marlon Lucas, coordenador da Juventude da Igreja Católica.
Participante ativo das manifestações sociais e membro do Levante Popular da Juventude de Brumado (LPJB), Vambergue Barro, reforçou que o Conselho só existe no papel, mas é inexistente para a juventude e seus interesses. “Nunca vi nenhuma ação e nem soube da existência de conselheiros da juventude daqui do município. É um Conselho que está desativado e inerte na gaveta do prefeito; é uma demanda que a juventude brumadense precisa”, pontuou. Vambergue ainda afirmou que os jovens têm de escolher seus representantes com o intuito de o Conselho interceder pelos interesses da juventude junto ao Legislativo e ao Executivo. “O modelo do Conselho aprovado em 2005 não é o ideal, pois o mesmo tem de ter maior representatividade dos jovens. Mas como o prefeito vetou o novo projeto que garante essa autonomia ao Conselho, então que ele pelo menos ative o que foi criado anteriormente”, cobrou o jovem.
Nesse período anterior ao Natal é comum as pessoas enfeitarem suas residências com decoração típica dessa época do ano. A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, alerta que, na hora da ornamentação natalina, a população deve ficar atenta a alguns detalhes para que acidentes não estraguem a festa. Os produtos devem ser de boa qualidade e certificados pelo Inmetro. As embalagens dos pisca-pisca devem conter informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “Resistente ao Fogo”. Essa medida preventiva pode evitar um incêndio, na eventualidade de um curto-circuito. Também é preciso prestar atenção nos enfeites luminosos. A informação sobre a potência do produto deve estar visível na embalagem, pois, quanto maior a potência, maior o consumo de energia. Segundo a Coelba, a dica é reduzir o tempo de uso. Se forem ligadas por 5 horas, das 19h à meia-noite, o consumo dessas lâmpadas cai para 7,5 kWh/mês. Outra opção de economia é dar preferência às lâmpadas de LED, que são mais eficientes, brilhantes e com maior durabilidade que as convencionais. Além disso, é importante fazer uma revisão nas instalações elétricas e verificar as condições do material que será instalado. A Coelba alerta ainda que o uso de várias ligações em uma mesma tomada pode provocar aquecimento e curto-circuito e consequentemente interromper o fornecimento de energia elétrica. Essas e outras dicas são pequenos detalhes que fazem toda a diferença para evitar acidentes.
Em Salvador, uma reunião do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) foi realizada com o intuito de empossar o novo presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, e definir o nome do chefe da Casa Civil do governo Wagner, Rui Costa, como candidato do partido ao governo do Estado. O PT de Brumado foi representado na reunião por Márcio Aguiar dos Santos, militante dos movimentos sociais e atual Secretário de Organização do PT de Brumado. Integrante da chapa Partido Mais Forte, que concorreu no último PED, o dirigente brumadense vai compor o novo Diretório Estadual do PT. O dirigente participou no último sábado (30) da festa de posse dos dirigentes estaduais e municipais do PT baiano, que aconteceu no Salão Lótus do Hotel Fiesta, onde o governador Jaques Wagner (PT) esteve presente. “O companheiro Rui Costa fez um discurso empolgante, falou de sua origem humilde, da infância no bairro da Liberdade, e da decisão de fazer política porque via seus pais trabalharem de domingo a domingo e terem dificuldade de colocar comida dentro de casa”, lembrou o dirigente brumadense. Márcio ainda recordou que um dia antes o PT parecia dividido entre os pré-candidatos, mas essa fase estava superada. “Rui unificou a militância do PT e o Diretório deu a largada para a vitória. Agora é ir pras ruas e defender esse projeto que mudou a vida dos baianos”, destacou o petista brumadense.
Na sessão legislativa da última segunda-feira (02), o vereador Castilho Viana (PSB) fez severas críticas ao governador Jaques Wagner (PT). Segundo ele, o chefe do executivo estadual é merecedor de todas as moções de repúdio por não ter dado atenção ao município. “Sem sombra de dúvidas, eu assino uma moção de repúdio contra o governo do estado da Bahia”, disparou o vereador. Viana se justificou alegando que o governador fez promessas em benefício do município que até hoje não cumpriu. “Cadê o esgotamento sanitário que ele não mandou para Brumado? Ele nos deixou sem defensoria, prometeu a unidade prisional e ainda nem deu a ordem de serviço para o início das obras. Falaram de investimentos de milhões para o nosso município, mas não temos visto nem centavos. Votei sim no atual governo, mas não posso tapar o sol com a peneira. Se o governo da Bahia enxerga qualquer crescimento no estado, Brumado ficou de fora. Estamos de fora de todos os investimentos de grande porte”, declarou Viana.
O Brasil foi o país que menos cresceu no terceiro trimestre entre os países pertencentes ao G20 e aos membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A informação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o resultado se deve a uma alta nos três meses anteriores, o que prejudicou a base de comparação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira recuou 0,5% no terceiro trimestre de 2013 em relação ao anterior, que registrou avanço de 1,8% - esta foi a primeira queda do PIB desde o início de 2009, quando a economia "encolheu" 1,6%. Para Mantega, o resultado favorece o crescimento no quarto trimestre. “Acredito nisso, por conta do aquecimento da economia e pelo consumo. Este ano, vamos crescer mais que o ano passado. A economia brasileira está em trajetória de crescimento gradual, e isso deve continuar nos próximos trimestres”, apontou o ministro, que ressaltou que 2013 é um ano de crise, difícil para todos os países. O destaque neste terceiro trimestre foi para a queda de 3,5% da agropecuária. Já a indústria e o setor de serviços mostraram a mesma variação, cresceram 0,1%. Os investimentos tiveram baixa de 2,2% e o consumo das famílias subiu 1%. Em relação à queda do percentual da agricultura, Mantega disse que o fator já era esperado por conta da entressafra nos meses de julho, agosto e setembro, mas que espera novidades e uma agricultura forte para o quarto trimestre. As informações são do G1.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) da Bahia solicitou a perda do mandato do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, por infidelidade partidária. O gestor municipal recentemente deixou o Partido Social Liberal (PSL) e se filiou ao Partido Solidariedade (SDD). Vale ressaltar que esta ação de infidelidade partidária já é a segunda de Aguiberto, que, em 2011, enquanto vereador, desligou-se do Democratas (DEM) e migrou para o PSL para se candidatar a prefeito de Brumado em 2012. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o procurador eleitoral, José Alfredo de Paula Silva, um dos responsáveis pela investigação do Mensalão, foi quem protocolou a Ação de Perda de Cargo Eletivo por desfiliação partidária no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contra o gestor brumadense. No processo, José Alfredo pede a perda do mandato de Aguiberto por desfiliação partidária sem justa causa e a posse da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB). O processo está em tramitação no TRE-BA, e será relatado pelo juiz federal Cássio José Barbosa Miranda. Este é mais um processo eleitoral que o prefeito irá ter que responder na justiça, vez que outras quatro ações contra ele estão em tramitação na Justiça Eleitoral de Brumado e no TRE-BA.
Um carro com cinco ocupantes capotou na madrugada do último domingo (01), na BR-030, próximo ao município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. Entre os passageiros do veículo estava Glauber Rocha, filho de Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, prefeito do município. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, além dele, duas jovens que estavam no automóvel ficaram bastante feridas e foram encaminhadas ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Os demais ocupantes receberam atendimento na unidade de saúde de Malhada de Pedras e passam bem. A nossa reportagem tentou contato com o prefeito para falar sobre o assunto, mas não obteve êxito.
O Ministério da Educação (MEC) pré-selecionou 42 municípios onde podem ser implantados novos cursos de graduação de Medicina. Seis municípios da Bahia fazem parte dessa pré-seleção, entre eles a cidade de Guanambi, que está ao lado de Alagoinhas, Eunápolis, Itabuna, Jacobina e Juazeiro. A relação foi divulgada nesta terça-feira (03), no Diário Oficial da União. Ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território foram alguns dos critérios adotados pelo MEC para seleção dos municípios. Na segunda etapa do processo, as cidades pré-selecionadas irão receber a visita de uma comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes nas cidades. Na terceira etapa, será realizada análise de projeto de melhoria destes equipamentos. De acordo com o MEC, os municípios que não foram pré-selecionados têm até o dia 9 para entrar com recurso. Enquanto isso, a cidade de Brumado perde novamente a chance de implantar novos cursos de ensino superior em sua sede, os quais iriam beneficiar a população, gerar emprego e renda e atrair uma série de investimentos para o município. A falta de atitude e proatividade dos políticos que representam a cidade chama a atenção nesse sentido e deixa os brumadenses frustrados. As cidades vizinhas se desenvolvem e Brumado continua em linha reta.
A partir da próxima semana, a Casa Legislativa de Brumado começará a discutir um projeto de lei de autoria do vereador José Carlos dos Reis (PDT), subscrito pelos vereadores Márcio Moreira (PSB) e Castilho Viana (PSB), que busca a implantação do voto aberto nas sessões de votação de projetos. Autor da indicação, o pedetista José Carlos do Reis disse em entrevista ao site Brumado Notícias que ele mesmo já indicou a solicitação que altera o regimento interno da Casa, mas ainda não foi atendido. Já o vereador Márcio Moreira lembrou que o presidente do Legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), apresentou o projeto da lei da transparência, o qual, segundo ele, seria uma espécie de “trampolim” para a aprovação do voto aberto. Para Castilho Viana, a aprovação do projeto representaria crescimento político, modelo que já vem sendo adotado na capital federal. Segundo Viana, o voto aberto irá inibir a corrupção que ocorria nos corredores e gabinetes da Casa Legislativa, onde o voto era negociado. “A população não pode continuar sendo enganada como acontecia anteriormente nas negociatas por trás das votações. Todo parlamentar tem o direito de dar o seu voto, seja ele contra ou a favor, mas queremos que seja mostrada a cara”, afirmou o vereador.
No dia 27 de novembro o secretário de agricultura recursos hídricos e meio ambiente, de Brumado, Frederico Neves realizou uma mesa redonda com representantes do poder executivo, órgãos públicos estaduais e federais, um representante do legislativo e representantes de entidades e associações civis que formaram a nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA). Até parecia tudo normal se não fosse o fato de não se ter nessa nova diretoria representantes de grupos ambientais e sindicais. Até o grupo ambientalista MODERA ficou de fora e o presidente do órgão declarou ao Brumado Notícias que nem foi convidado para o evento que escolheu o novo diretório. No site oficial da prefeitura também não aparece nenhum representante de associações de comunidades rurais. Outro fator que chama a atenção é que o conselho foi reformulado em 2004 apontando que o executivo teria apenas um representante, mas na escolha da nova diretoria a reformulação não foi acatada e quatro representantes do executivo municipal foram indicados e aprovados no conselho tendo sido eleito Frederico Neves como novo presidente do diretório.
A sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (02) debateu o Projeto de Lei nº 11/2013, de autoria da mesa diretora, o qual dispõe sobre a convocação de um motorista concursado para a Casa Legislativa. À exceção do vereador Weliton Lopes (PR), a bancada de situação posicionou-se contrária ao projeto alegando que não houve uma comunicação e nem discussão prévia acerca do mesmo. Por conta das divergências, os parlamentares solicitaram que o projeto fosse retirado de pauta para ser melhor estudado. Também foi questionada a real necessidade de um motorista para a Câmara. Em contrapartida, os vereadores da bancada de oposição, à exceção do vereador José Ribeiro Neves (PT), posicionou-se a favor do projeto, justificando que só há um motorista na Câmara e que o mesmo não pode dirigir fora do município. A proibição estaria provocando um acúmulo de funções, pois os assessores parlamentares acabam prestando serviço de motorista em alguns casos. Três membros da mesa diretora não acataram o pedido de retirada de pauta do projeto e o mesmo foi votado. Mesmo com um empate de seis votos contra e seis favoráveis, o projeto foi aprovado através do voto de minerva do presidente Alessandro Lôbo (PSL), que desempatou a votação.
Em uma das lutas consideradas entre as mais difíceis de sua carreira, o brumadense lutador de MMA, João Isidório Almeida, conseguiu derrotar o adversário Edson Conterrâneo, número 1 do ranking nacional. Promovida pelo STF principal, categoria do MMA brasileiro, a luta foi disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, na última sexta-feira (29). Os juízes foram unânimes em dar a vitória ao brumadense, que dominou os três rounds. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o atleta do Corinthians destacou que a luta foi difícil e contra um adversário muito experiente, que valorizou ainda mais a vitória. Isidório disse que tirou uma folga durante esta semana, mas retornará aos treinos no dia 09 de dezembro, quando treinará forte para disputar o próximo combate, que valerá o cinturão do MMA nacional. Ainda não foram definidos o adversário e a data da luta. O lutador adiantou que no dia 15 de dezembro estará em Brumado para pedir a bênção de sua mãe e rever os amigos. “Vou aí nessa data para matar a saudade de minha família, pedir a bênção de minha mãe e agradecer pessoalmente aos amigos Castilho Viana, Alípio Júnior e o professor Cezar Leite, que me deram a maior força para me tornar um atleta do MMA e me deram muito incentivo para buscar novos horizontes nessa jornada da minha vida. Aproveito para mandar um abraço a todos os amigos e conterrâneos dessa terrinha que torceram por mim. Saibam que toda vez que eu entrar no octógono será para defender o nome de Brumado”, afirmou Isidório.
Uma reunião realizada entre a direção da empresa Magnesita S.A e a diretoria da Associação do Campo Seco I foi realizada na última quinta-feira (28) com o objetivo de ouvir as carências da comunidade. O encontro foi articulado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O presidente da associação comunitária, Judicael de Souza Pinheiro (Kaé), fez um resumo dos problemas que afligem a localidade, entre os quais a dificuldade em colocar em funcionamento uma mini fábrica de doce, geleia e compota de Umbu, instalada na comunidade recentemente. Os representantes da mineradora que compareceram à reunião prometeram colaborar mais efetivamente na área social, não só da comunidade em questão, como também em outras comunidades detentoras de problemas semelhantes. O diretor geral da empresa, o engenheiro mecânico Fabrício Amaral, disse durante o encontro que a mineradora precisa se auto-sustentar, porém em seu programa organizacional, recursos existem, não somente financeiros, para atender a área social. O secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, reforçou as palavras do diretor e afirmou o seu desejo de que a Magnesita será, a partir de agora, um parceiro e aliado na busca pela minimização dos problemas sociais do município. O presidente do CMDRS, Gilberto Lima Dias e o presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Brumado, também participaram da reunião.
Natural de Livramento de Nossa Senhora, o maratonista Antônio Caires, popular Tõe Caires, participou no último sábado (30) da Primeira Corrida Off Road de Brumado. Embora seja um atleta com necessidades especiais, Tõe correu na categoria Masculino Master, chegando em 6º lugar. O maratonista percorreu os 6,08 km da prova em 37 minutos e 16 segundos. Em entrevista ao Brumado Notícias, o atleta paraolímpico disse que o Circuito Off Road serviu de aquecimento para grandes provas que irá disputar ainda este ano em Brasília e em São Paulo, em 2014. Este ano, Caires não disputará a São Silvestre, pois prefere dar atenção às maratonas paraolímpicas. Ao lado de corredores de sua cidade natal, o maratonista declarou que sente saudade dos amigos que fez na capital do minério. “Fiz grande amigos aqui, como Jessé, Serginho e outros que me ajudaram com treinos, patrocínios e incentivos. Gosto de morar na cidade de Livramento, mas tenho saudade do tempo em que morei aqui em Brumado. Por isso deixo meu abraço e desejo muitas felicidades e realizações a todos os meus amigos brumadenses”, afirmou o atleta.
Na próxima quarta-feira (04), das 07h às 13h, o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na Av. Ana Lídia Viana Cardoso; Av. Clemente Gomes; Av. João Paulo I; Rua Álvaro José Dantas; Rua Clemente Gomes; Rua Copacabana; Rua Idalina Rosa Gama; Rua José Maria Coelho; Rua Leobino Gomes; Rua Olegária Augusta Viana; Rua Risolene Lima Dias; Travessa Antônio Viana Machado; Travessa João Dias e Travessa Manoel José de Souza, todas localizadas no Bairro Parque Alvorada, no município de Brumado. Segundo a Coelba, a interrupção tem por objetivo realizar serviços de melhoramento na rede elétrica. Os mesmos devem ser realizados com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, a fim de preservar a segurança de todos.
A partir do mês de janeiro, a 4ª Delegacia do Serviço Militar/Junta do Serviço Militar, em Brumado, terá um novo delegado, o Capitão Rivaldo. A informação foi dada em primeira mão ao site Brumado Notícias pelo atual delegado, o Tenente Cerqueira. O oficial informou que no dia 17 de dezembro irá realizar uma solenidade de despedida na sede da Junta Militar, anexada à base da unidade 06/024 do Tiro de Guerra. As prioridades da Delegacia e Junta de Serviço Militar é emitir certificados de alistamento, dispensa e reservista do serviço militar. Durante o período em que atuou em Brumado o Tenente Cerqueira conseguiu apoio do poder público, na gestão do então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, para que fosse construída a sede própria da Junta Militar, reorganizando assim toda a parte burocrática e administrativa do setor. As mudanças auxiliaram no melhor atendimento à população. Em entrevista à nossa reportagem, o Tenente Cerqueira comentou sobre seu trabalho no município. “Não estou abandonando Brumado, na verdade, eu até tinha o desejo de permanecer aqui por mais uma temporada, mas não foi possível por força do regulamento. Sou um soldado e soldado cumpre ordens. Na vida tudo pra gente é experiência, tanto positiva quanto negativa, e devemos aproveitar todas elas. Brumado para mim foi uma experiência muito positiva. Escolhi vir para Brumado e aqui fizemos um trabalho de excelência e de participação com os gestores e com a comunidade. Levo na bagagem a sensação de dever cumprido”, concluiu o delegado.
Todos os anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) sugere aos comerciantes uma tabela de horários para o funcionamento igualitário do comércio no mês de dezembro. Do dia 02 ao dia 06, o comércio deve funcionar das 08h às 18h. No dia 07, sábado, das 08h às 13h. Já do dia 09 ao dia 13, as lojas abrirão às 08h e fecharão às 19h. No sábado, dia 14, o comércio abre às 08h e fecha às 15h. Do dia 16 ao dia 20, das 08h às 20h. No dia 21 de dezembro, sábado, das 08h às 18h. No dia 23 de dezembro, das 09h às 14h. E, por fim, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, das 08h às 18h (tolerância até 19h). A CDL de Brumado conta com a colaboração de todos os comerciantes e funcionários para que os horários sejam respeitados, pois, apesar de serem sugestões, foram criados para que o comércio seja beneficiado.
Uma colisão entre veículos ocorrida na noite do último domingo (01), na BR-030, próximo ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano, tirou a vida do lavrador Francisco Guimarães, 53 anos. Segundo relato de familiares, o lavrador havia acabado de deixar sua esposa em uma agência de ônibus e retornava para casa quando colidiu com uma picape e capotou em seguida. O acidente aconteceu em uma curva da estrada. Como não há Samu 192 em Rio do Antônio, uma ambulância do município prestou os primeiros socorros à vítima e a um passageiro, mas o lavrador morreu ainda no local. De acordo com informações de testemunhas passadas ao site Brumado Notícias, a esposa de Francisco vinha logo atrás do veículo e, ao perceber o que havia acontecido, entrou em estado de choque. A morte causou comoção em Ibitira, pois o lavrador era muito conhecido na região.
Pouco mais de um ano depois de ter sido eleito prefeito da cidade de Macaúbas, José João Pereira (PSB), o Zezinho, está atravessando uma grave crise política e administrativa, resultado de uma série de desgastes em seu mandato. Ao site Brumado Notícias, o vereador Marcos Ricardo Figueiredo Pinto (PCdoB), atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores, declarou que um dos fatores da crise na administração foi o rompimento do gestor com seu antecessor, Amélio Costa (PT), o Amelinho, e consequente união com o seu principal adversário político nas últimas eleições, o empresário Róbinson Nunes (PP). A decisão deixou os populares confusos e irritados. Para Pinto, a união era inevitável, mas ocorreu de maneira precipitada. “Vivemos um momento político polêmico, pois hoje há uma união entre o prefeito e o seu rival político nas últimas eleições. Isso tem gerado um conflito entre os populares e muitos não aceitaram tal união. Outros aprovaram, mas era uma união inevitável. No entanto, achei que aconteceu de modo precipitado, vez que ainda está muito recente o resultado da última eleição. Tudo se deu por conta da falta de diálogo do ex-prefeito com o atual, o que gerou um conflito e causou um rompimento precoce entre eles”, explicou o presidente da Câmara de Macaúbas em entrevista à nossa reportagem nesta segunda-feira (02) no Restaurante 3º Milênio. Marcos ainda apontou a pequena receita do município e a falta de renda própria como causadores de paralisações em diversas obras que foram deixadas pelo ex-prefeito Amélio Costa. A Casa Legislativa vai abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a razão das paralisações. “A Câmara vai instalar uma CPI para apurar algumas dessas obras inacabadas. Se for mexer, vão achar muitas coisas para serem apuradas”, afirmou o parlamentar.
O 3º Campeonato Rural do Distrito de Ubiraçaba, em Brumado, está sendo realizado desde julho. O encerramento do evento acontece no dia 15 de dezembro na Comunidade de Lagoa de São João, ocasião em que haverá um show do forrozeiro Ed Rossi. A festa terá início às 20h. O primeiro, segundo e terceiro colocados no campeonato serão premiados com R$ 1 mil. O melhor goleiro também será premiado. O campeonato conta com o apoio da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) e do Grupo Vanderlito Souza. Ambos convidam todo povo brumadense e da região para o encerramento do evento esportivo.
Atendendo a orientação do Sindicato dos Mineradores, os trabalhadores da Ibar Nordeste paralisaram as atividades nesta terça-feira (02), das 05h às 09h, em protesto contra a falta de avanço nas negociações salariais. A pauta de reivindicações foi entregue desde o início de setembro e até então a empresa só agendou uma única reunião, durante a qual apresentou uma proposta de reajuste de 5,69 %. A proposta foi rejeitada e considerada indecorosa pelos funcionários. Segundo o presidente do Sindicato, José Santana de Andrade, a paralisação visa forçar a empresa a reabrir as negociações salariais. Por conta da pressão da categoria, uma nova reunião já está agendada para a próxima quarta-feira (04). Só depois do agendamento da reunião os trabalhadores foram liberados pelo Sindicato para entrarem na fábrica. O vice-presidente Édio Pereira informou que espera que a empresa apresente uma proposta que atenda as expectativas dos trabalhadores. Porém, segundo ele, caso isso não aconteça, os funcionários entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira (06).
Gilmário Novais Barreto, 21 anos, foi preso em flagrante no último sábado (30) abusando do seu animal de estimação. O fato aconteceu em Santa Maria da Vitória, no oeste baiano, onde vizinhos do acusado denunciaram os abusos a polícia militar. Segundo eles, Gilmário maltratava a cadela e praticava os abusos sexuais constantemente. O jovem foi filmado e fotografado por um vizinho no momento do coito. A polícia chegou minutos depois à residência de Gilmário e o prendeu em flagrante. Segundo o Cotidiano Policial, o acusado foi conduzido à Delegacia de Santa Maria da Vitória e responderá por maus tratos a animais.
Obras de eletrificação rural foram realizadas através do Programa Luz Para Todos em comunidades de Brumado, Caetité, Presidente Jânio Quadros e Guanambi e já estão beneficiando mais de 90 famílias. As obras são fruto de solicitações do deputado estadual João Bonfim (PDT) junto ao Governo do Estado da Bahia, responsável pela execução do programa em parceria com a Coelba. Em Brumado, estão sendo atendidas as localidades de Fazenda Riachão, Fazenda Juazeiro, Povoado de Pompeia, Fazenda Itabaiana\Lagoa da Caraíba, Fazenda São Felipe\Lagoa de Dentro e Fazenda Passagem do Melado. Mais de 55 famílias foram assistidas nas comunidades. Também já podem comemorar a chegada da energia elétrica os moradores da Fazenda Lagoa da Silveira e Muquém\Tabuinha da Pintada, do município de Guanambi, onde foram beneficiadas mais de 30 famílias. Em Caetité, na Comunidade de Espinheiro mais de 15 famílias já estão usufruindo da energia elétrica. A chegada da energia representa um vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar, além de facilitar a integração de programas sociais dos governos federal e estadual e o acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em 2012, o brasileiro passou a possuir uma expectativa de vida de 74,6 anos. Em 2011, a expectativa era de 74,1 anos. O aumento foi pequeno, mas em dez anos o número aumentou significativamente - em 2002 era de 71 anos. De acordo com o IBGE, em 2012 houve um acréscimo de 5 meses e 12 dias em relação ao valor estimado para 2011. Para a população masculina, a expectativa de vida é de 71 anos e, para a população feminina, de 78,3 anos. Em 2012, segundo o IBGE, uma pessoa de 30 anos teria, em média, mais 47,4 anos de vida, enquanto uma de 40 anos viveria, em média, mais 38,3 anos. Já uma pessoa com 50 anos teria, em média, mais 29,6 anos de vida.
Um comerciante que trabalha na Rua Marcolino Moura, em Brumado, denunciou ao site Brumado Notícias a situação da via. Segundo ele, após as chuvas recentes que caíram no município, um bueiro entupiu no local, foi retirado, e agora a água não tem por onde escorrer. O internauta chama a atenção para o descaso da prefeitura com os comerciantes que trabalham na rua. “Uma empresa que presta serviços à prefeitura resolveu por conta própria retirar a boca de lobo. Sendo assim, a água não tem por onde escorrer, empossa e forma um verdadeiro lamaçal na porta de nossas lojas”, completou o comerciante. O empresário informou que a Secretaria de Infraestrutura já foi avisada, mas até agora nenhuma providência foi tomada. Além do bueiro entupido, um buraco enorme teria sido aberto na via após a obra para retirada do esgoto.
A partir das 18h do dia 08 de dezembro, o movimento cultural Abracadabra realizará na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, uma exposição que contará com artes plásticas, artesanatos, literatura, fotografia, encontros musicais, apresentações de dança, capoeira, teatro, recital de poesia e apresentações folclóricas. Em sua 5ª edição, o evento será transmitido ao vivo pela internet. Mais de quarenta artistas serão mobilizados na oportunidade. Os quiosques da praça principal serão adaptados para as exposições dos artesãos e artistas plásticos, dos escritores brumadenses (quiosque Literário coordenado pela ALAB – Academia de Letras e Artes de Brumado), do grupo Viveiro de Cantigas, da AUAU - Adote um Amigo Único, e uma exposição especial de fotos e poemas promovida pelo Proler (UNEB). A ordem Demolay e o Modera (Movimento pela Despoluição e Conservação do Rio do Antônio) também participarão do evento. Na arena cultural ocorrerão várias apresentações, como a do Grupo de Teatro Arte em Cena, capoeira, show folclórico com o grupo internacional de Capoeira Topázio, dança (Cia de Ballet Juliana Barreto), recital de poesias e apresentação do coral Flor de Manacá, do clube da terceira idade Viva Vida e Viva Bem. A exposição é patrocinada pela Associação das Indústrias de Brumado (Aibrum) e a entrada é gratuita.
Os buracos já existiam, mas, com as chuvas que caíram na última semana, em Brumado ficaram ainda maiores em diversas vias da cidade, como na Avenida João Paulo I e na Rua Rio de Contas. Esta última, onde estão localizados o Fórum Dr. Duarte Moniz e o Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), ficou bastante esburacada. Um dos pontos mais críticos está exatamente na entrada de emergência das ambulâncias no HPMN. Por conta da situação, os condutores têm encontrado dificuldades para manobrar e prestar um socorro mais rápido e ágil aos pacientes. Por telefone, a secretária municipal de Infraestrutura, André Cardoso, informou ao site Brumado Notícias que ainda esta semana será iniciada uma operação tapa buracos nas principais vias do centro e adjacências. Em seguida, a operação seguirá para os bairros periféricos.
Entre os dias 06 e 08 de dezembro, acontecerá o Campeonato Baiano Sub-20 na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, onde a seleção sub-20 de Aracatu será o representante da região sudoeste no zonal final. Além do município, participarão do zonal o Vitória/FSBA, como representante da capital e região metropolitana; Itanhém, como campeão da região sul; e a equipe de Luiz Eduardo Magalhães como representante do Oeste. A seleção aracatuense sub-20 joga na sexta-feira à noite contra a equipe de Luiz Eduardo Magalhães; no sábado à tarde contra o Vitória/FSBA e no domingo pela manhã contra a seleção de Itanhém. Segundo o técnico Branco Leite, a equipe está preparada para lutar pelo título. O campeão baiano sub-20 representará a Bahia na Taça Brasil Sub-20 em 2014.
Morreu na madrugada desta segunda-feira (02) o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), 53 anos. O político estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar de complicações decorrentes de um câncer no estômago e no pâncreas, contra o qual lutava há quatro anos. Déda foi diagnosticado com a doença em 2009, quando se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um nódulo benigno no pâncreas. Em 2012, ele retomou o tratamento quimioterápico. O petista foi reeleito nas eleições de 2010 e cumpria o seu segundo mandato como governador. No dia 27 de maio último, o governador transferiu o cargo para o vice-governador Jackson Barreto (PMDB). Na oportunidade, a assessoria de imprensa do governo informou que ele se afastaria por 15 dias para dar mais atenção ao tratamento de saúde realizado em São Paulo.