Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "12/2016"

06 Dez 2016 - 12:30h

Para realizar um bom serviço é necessário utilizar as ferramentas adequadas. Pensando nisso, nesta quarta-feira (7), a Madeireira Real promoverá uma palestra sobre ferramentas e acessórios para assentamento e rejuntamento de pisos, revestimento e porcelanatos com produtos da Cortag, empresa líder nesse segmento. Com várias novidades, o evento visa deixar atualizados os profissionais da área da construção civil e demais interessados no assunto. A palestra será realizada na própria loja, às 18h30. As vagas são limitadas e para confirmar presença é preciso ligar para (77) 3441-3041 ou ir pessoalmente na Madeireira Real Brumado.

06 Dez 2016 - 12:00h

A madrugada desta terça-feira (6) foi de chuva acompanhada de relâmpagos e trovões na cidade de Brumado. Embora tenha ocorrido precipitação durante todo o período, pluviômetros no centro do município captaram apenas 15 mm de acumulado das chuvas. Serviços de meteorologia apontam para a possibilidade de tempestade durante o dia e à noite de hoje (6) e amanhã (7), na capital do minério. Na manhã desta terça-feira, o tempo permaneceu nublado, mas com mormaço e a temperatura mínima foi de 23°C e a máxima de 33°C - a umidade relativa do ar atingiu os 80%. A chuva também prevaleceu durante a madrugada nos distritos rurais de Brumado. Em Cristalândia, onde fica a barragem do Rio das Constas que abastece o município e onde está sendo instalado o Parque Eólico, o acumulado foi de 20 mm.

06 Dez 2016 - 11:30h

A reforma da Previdência proposta pelo governo prevê fixação de idade mínima de 65 anos, redução do tempo de contribuição mínimo para 25 anos e a unificação de todos os profissionais sob um mesmo regime. As informações foram apresentadas pelo secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, em coletiva no Palácio do Planalto, na manhã desta terça-feira (6). As novas regras valerão para homens com até 50 anos de idade e mulheres com até 45 anos. A mudança não afetará quem já estiver aposentado, ou em vias de se aposentar. Pelas regras atuais, não há limite mínimo de idade para se aposentar, e a exigência é de um tempo mínimo de contribuição - 30 anos para mulheres e 35 anos para homens, no caso dos trabalhadores urbanos do setor privado.

06 Dez 2016 - 11:00h

O Ministério Público do Estado de São Paulo deflagrou mais uma fase da operação Caça-Fantasmas, na manhã desta terça-feira (06), em Osasco, na Grande São Paulo. Foi pedida a prisão preventiva do prefeito eleito de Osasco, o vereador Rogério Lins (PTN). Ele não foi localizado na sua residência pela manhã porque, segundo a polícia, estaria viajando. Outros onze vereadores da cidade foram presos. De acordo com o G1, foram expedidos 14 mandados de prisão contra vereadores de Osasco. A operação foi deflagrada em agosto de 2015 com o objetivo de desestruturar um esquema de funcionários fantasmas e captação de dinheiro de parte do salário dos assessores dos vereadores. Desde o início da operação, 73 mandados de busca foram cumpridos. A denúncia foi oferecida nesta semana contra 217 pessoas, entre vereadores, assessores e fantasmas. O esquema teria desviado R$ 21 milhões.

06 Dez 2016 - 10:30h

Os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) mostram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. A queda de pontuação também refletiu uma queda do Brasil no ranking mundial: o país ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática. De acordo co o G1, a prova, coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi aplicada no ano de 2015 em 70 países e economias, entre 35 membros da OCDE e 35 parceiros, incluindo o Brasil. Ela acontece a cada três anos e oferece um perfil básico de conhecimentos e habilidades dos estudantes, reúne informações sobre variáveis demográficas e sociais de cada país e oferece indicadores de monitoramento dos sistemas de ensino ao longo dos anos. No Brasil, a prova fica sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A amostra brasileira contou com 23.141 estudantes de 841 escolas, que representam uma cobertura de 73% dos estudantes de 15 anos. Em 2015, a nota do país em ciências caiu de 405, na edição anterior, de 2012, para 401; em leitura, o desempenho do Brasil caiu de 410 para 407; já em matemática, a pontuação dos alunos brasileiros caiu de 391 para 377. Cingapura foi o país que ocupou a primeira colocação nas três áreas.

06 Dez 2016 - 10:00h

Uma sacola com chips, carregadores e celulares foi encontrada pela polícia entre o muro da 20º Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia recebeu informações de que dois homens em uma motocicleta estariam tentando arremessar a sacola na direção das celas da delegacia. Ao averiguar a denúncia, os policiais encontraram a sacola, mas os homens não foram localizados. No último sábado (3), foram recolhidos 06 carregadores, 02 chips e 03 celulares. O material foi apresentado na delegacia e o caso está sendo apurado.

06 Dez 2016 - 09:00h

Os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas no Processo Seletivo 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) já podem consultar os locais de prova, através do link (clique aqui). A prova acontecerá no próximo domingo, 11 de dezembro, das 8h às 12h30. Os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Em Brumado, as provas serão aplicadas no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (Cemeas), na Travessa da Liberdade.

06 Dez 2016 - 08:30h

Em Brumado, o Subway está funcionando em novo horário: de segunda a quinta-feira, de 11h às 23h, e de sexta-feira a domingo, de 11h às 00h. O serviço de entrega continua funcionado diariamente, de 17h às 23h. A loja localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 06. Os melhores sanduíches naturais você encontra no Subway Brumado. O número do delivery é (77) 3453-1473.

06 Dez 2016 - 08:00h

Em Caetité, no sudoeste baiano, um vigilante da empresa Fortiori Camisetas foi amordaçado e agredido por três homens ainda não identificados durante um assalto. De acordo com o Caetité Notícias, os bandidos entraram pelos fundos da empresa e renderam o vigilante. A ação aconteceu na madrugada deste domingo (4). O trabalhador foi amarrado e agredido. Ele só foi encontrado nesta segunda-feira (5) pelo colega que iria substituí-lo na vigilância do local. A polícia não divulgou o que os bandidos levaram da empresa. O caso está sendo investigado.

06 Dez 2016 - 07:00h

A ex-prefeita da cidade de Guanambi, Sizaltina Rodrigues Donato (PDT), sofreu um acidente de carro na noite deste domingo (04), próximo ao distrito de Mutans. Ela seguia com o marido pela BA-612, trecho que liga a BR-030 ao distrito de Mutans, quando colidiu com um veículo de cor cinza. Com o impacto, um dos veículos desceu um barranco. Sizalta, como é conhecida, e o motorista do outro veículo envolvido no acidente não tiveram ferimentos. Já o marido da ex-prefeita teve um corte na cabeça.

06 Dez 2016 - 00:00h

Através da portaria nº 119, de 11 de novembro de 2016, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) publicou decreto que dá posse a Jussimar Santos como comandante da Guarda Civil do Município de Brumado (GCM). Há 13 anos atuando como guarda civil municipal concursado, aos 34 anos de idade, Jussimar assume o posto de comandante do setor substituindo o coordenador Paulo Marques. A indicação para o cargo partiu do próprio prefeito, que também reconhece, através do projeto de lei federal, a patente de comandante do órgão. Jussimar foi indicado por merecimento diante de suas atuações nos últimos anos mediando os interesses da categoria ao lado do coordenador. Ambos alcançaram grandes avanços para a GCM local, como novos fardamentos, cursos e capacitações nas modalidades de salvaguardar o patrimônio público e atuações em situações de crise diante de multidões. Jussimar também esteve à frente do projeto para aquisição de uma viatura para implantação da ronda escolar, atuou na criação do Hino da GCM, participou ativamente na organização das marchas Azul Marinho, realizadas no município, bem como nas campanhas para doação de brinquedos para as crianças e nas intensas campanhas de doação de sangue. 

Embora a relação da GCM com o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) tenha sido conturbada no final da sua gestão, de 2008 a 2012, o comandante disse em entrevista ao site Brumado Notícias que acredita haver um clima favorável para que haja um entendimento diplomático entre as partes na futura gestão. Nossa reportagem apurou que o decreto do atual prefeito mantém Jussimar por dois anos à frente do comando da CGM brumadense. “Vamos manter nosso foco de trabalhar como um dos braços da segurança pública local, com a regulamentação da nossa categoria e com a certeza de que o município irá ganhar em qualidade de prestação de serviços, o que também ajudará as polícias a desenvolverem um grande trabalho de prevenção contra a violência em nossa cidade. Só tenho que agradecer ao prefeito Aguiberto Lima Dias, bem como ao coordenador Paulo Marques e aos demais colegas de farda, que me apontaram apto para a função. Isso mostra que há um reconhecimento em conjunto do trabalho que venho desempenhando em prol da nossa guarda e da nossa comunidade”, destacou Santos.

05 Dez 2016 - 18:45h

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello afastou Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. O pedido da Rede Sustentabilidade foi atendido pelo ministro. De acordo com o ministro, Calheiros não pode continuar no cargo por estar na linha sucessória da Presidência da República. A medida irá a referendo do plenário do Supremo e ainda é provisória, não tendo data para o julgamento. "Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de Presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão", explicou Marco Aurélio.

05 Dez 2016 - 18:30h

A Volkswagen anunciou o reacall do Up!, modelos 2014 e 2015, por dois problemas distintos que trazem risco à segurança: defeito no funcionamento da seta traseira e  na tampa de combustível. Os proprietários deverão comparecer em uma concessionária da montadora a partir desta quinta-feira (08) para fazer os reparos, gratuitamente.

05 Dez 2016 - 18:00h

Localizada no Bairro Dr. Juracy, a Escola Municipal Professor Roberto Santos realizou a culminância do projeto “Cultivando sonhos com a leitura”, que foi desenvolvido durante todo o ano letivo. Durante a mostra, discentes do 6º ao 9º anos apresentaram peças teatrais fundamentadas nas obras literárias “O menino do dedo verde” e “O meu pé de Laranja Lima”. As obras foram exploradas em sala por todas as disciplinas e, a partir das temáticas abordadas pelos romances, os educandos produziram gráficos sobre a violência infantil, mapas relacionados aos direitos da criança, árvores genealógicas, maquetes, painéis ilustrativos, entre outros. Toda a comunidade escolar e de outras escolas do município prestigiaram o evento, que foi finalizado com a presença do Papai Noel.

05 Dez 2016 - 17:30h

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou nesta segunda-feira (5) que fechou mais um acordo de leniência com a Andrade Gutierrez e executivos da empresa. O órgão informou, ainda, que a empresa admitiu participação em um cartel para as obras da Copa do Mundo de 2014. No acordo de leniência, as empresas e as pessoas envolvidas assumem a participação em um determinado crime e se comprometem a colaborar com as investigações, em troca de redução de punições. Segundo o Cade, até o momento, há “indícios” de que, pelo menos, cinco licitações relacionadas a obras de estádios da Copa do Mundo foram alvo do cartel, incluindo certames na Arena Pernambuco, em Recife (PE), e no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Outros dois estádios também foram relacionados, mas o Cade informou que serão mantidos sob sigilo para não prejudicar as investigações do Ministério Público. De acordo com o Cade, o novo acordo com a Andrade é o terceiro firmado com a empreiteira e o sétimo no âmbito da Lava Jato. Na semana passada, por exemplo, a empresa fechou um acordo de leniência com o conselho no qual admitiu a existência de um cartel para fraudar obras no Rio de Janeiro ligadas ao PAC Favelas.

05 Dez 2016 - 17:00h

No dia 25 de novembro último, foi realizada a IV Mostra Pedagógica da Escola Municipal Professora Clarice Morais, em Brumado. O evento, considerado de grande valor educativo e cultural, tem por objetivo apresentar à comunidade as atividades desenvolvidas durante o ano letivo. Os temas centrais foram: “A Arte da Reciclagem”; “Bullying: O que você deixou em mim”; “Consciência Negra” e Experimentos Científicos”. Apresentações artísticas e culturais marcaram a abertura da mostra. Familiares dos alunos lotaram as instalações da escola. A equipe diretiva fez a premiação dos alunos destaques da unidade escolar com diplomas e medalhas, valorizando critérios como disciplina e aprendizagem. A participação dos professores na orientação e construção dos ambientes/estandes foi o ponto de partida para a construção e evolução dos conhecimentos didáticos-pedagógicos. Juntamente com o seu professor, os alunos fizeram demonstração de estudos e conhecimentos pedagógicos, tais como o letramento e a arte na compreensão da dimensão sociocultural da língua escrita e de seu aprendizado.

05 Dez 2016 - 16:30h

A Conmebol definiu nesta segunda-feira (05), em reunião virtual, por teleconferência, que a Chapecoense é a campeã da edição de 2016 da Copa Sul-Americana. A decisão já estava tomada desde a última quinta-feira (01), como revelado pelo GloboEsporte.com, e foi oficializada em reunião virtual do Conselho da entidade – que tem representantes dos 10 países sul-americanos.  A decisão foi comunicada pela Conmebol em seu site oficial. A nota publicada pela confederação diz que a Chapecoense “receberá todas as honras e prerrogativas de campeão da Copa Sul-Americana de 2016”. O texto reconhece o Atlético Nacional como vice-campeão da competição. A decisão da Conmebol reforça as finanças da Chape. Pelo título da Sul-Americana, o clube catarinense vai receber premiação de US$ 2 milhões (R$ 6,86 milhões). Pela vaga na Recopa, mais US$ 1 milhão (R$ 3,43 milhões). A participação na Libertadores renderá ainda mais US$ 600 mil (pouco mais de R$ 2 milhões) por jogo como mandante. Como fará ao menos três partidas na fase de grupos, o time catarinense já garantiu US$ 1,8 milhão (R$ 6,17 milhões).

05 Dez 2016 - 16:00h

Uma chuva fina acompanhada de relâmpagos e trovões caiu sobre a cidade de Brumado na tarde do último domingo (04). O site Brumado Notícias apurou que uma descarga elétrica desarmou a canela da linha de transmissão de energia na estrada da Cascalheira, no Bairro Olhos D’água, e ocasionou uma queda rápida de energia em vários pontos da cidade, afetando principalmente os semáforos e as torres de transmissão das antenas de televisão. A cidade ficou sem sinais de TV durante o final da tarde de ontem (04) e os mesmos só foram restituídos na madrugada de hoje (05). O técnico de manutenção da prefeitura, Milton Caires, relatou em entrevista a nossa reportagem que mais uma vez a equipe de manutenção encontrou dificuldades em chegar ao sistema de transmissão no alto da Serra das Éguas, mas o problema maior foi resolvido pela Coelba, pois se tratava do desarme do equipamento da linha de energia para a serra.