Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "12/2016"

01 Dez 2016 - 18:00h

Três jovens e quatro adolescentes foram detidos no município de Rio do Antônio após terem furtado alguns estabelecimentos comerciais e uma escola. Segundo a delegada titular da Delegacia Territorial de Rio do Antônio, Ellen Lages, foram subtraídos três notebooks, um roteador, um tablet, R$ 415 em espécie e diversas garrafas de bebidas alcoólicas dos locais. Os crimes aconteceram no final do mês de novembro. Todos os objetos furtados foram devidamente recuperados e restituídos às respectivas vítimas. Os procedimentos policiais foram lavrados pela delegada e devem ser encaminhados à Justiça nos próximos dias. A Polícia Civil contou com o apoio de policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

01 Dez 2016 - 17:30h

Com a proximidade do verão, o governo federal, com o apoio dos governos do estado e dos municípios, intensifica sua atuação contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Em Caculé, 40 estabelecimentos públicos receberão a visita dos Agentes de Endemias com trabalho de sensibilização sobre a importância da ajuda de toda a população no combate ao mosquito transmissor das três doenças. Serão distribuídos folders explicativos e uma busca aos focos no interior dos locais visitados. A ação #MosquitoNão acontecerá nesta sexta-feira (2) em todo o território nacional. O Dia Nacional de Combate ao Mosquito consiste em ações integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes Aegytpi.

01 Dez 2016 - 17:00h

Os dois últimos anos foram de muitos protestos por parte dos moradores da Rua Israel Dias de Oliveira, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, por conta das obras de pavimentação da via. Após períodos chuvosos, a rua fica em estado precário, praticamente intransitável. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o bloqueio da rua conseguiu atingir em parte o objetivo de sensibilizar o poder público e as obras de pavimentação no local tiveram início. Porém, de acordo com moradores, as mesmas atenderam apenas um lado da via. A obra, que recebeu verba gerenciada pelo Ministério das Cidades, ficou parada por um longo período, pois teve seu projeto inicial de via única ampliado para um projeto de via dupla, com canteiro central. 

No ano passado, a prefeitura ainda conseguiu um aditivo na ordem de R$ 1,1 milhão para o calçamento. Passado mais de um ano sem atividades no trecho, esta semana, as obras de pavimentação do outro lado da rua foram iniciadas, o que ofertará melhorias de mobilidade na região que atualmente agrega em suas proximidades importantes órgãos públicos, como a 18ª Ciretran e o Fórum da Justiça do Trabalho. A Rua Israel Dias Oliveira se tornou um dos principais eixos que liga o Bairro Santa Tereza e adjacências a outros bairros importantes da cidade, onde se encontram outros órgão públicos de relevância para o município, a exemplo da delegacia, do setor administrativo da 20ª Coorpin, Hospital Municipal, Fórum, sede da OAB e Fórum Eleitoral.

01 Dez 2016 - 16:30h

O ano de 2017 irá se iniciar em clima de muita alegria e para marcar esse período Brumado será contemplada com uma grande festa, o Feijão do Sítio Novo. O evento acontece no dia 29 de janeiro. A cidade terá muita gente bonita, além de um grande número de visitantes. Então, para começar a esquentar o clima festivo, a coordenação do evento realizará nesta sexta-feira (02) uma grande promoção relâmpago e serão colocados à venda os primeiros 100 ingressos. Para garantir o seu ingresso é fácil: deixe a sua mensagem no site: www.feijaodositionovo.com.br e aguarde que o contato da produção da festa. O Feijão do Sítio Novo é uma festa exclusiva, somente para 1.000 pessoas. Corre e garanta já o seu.

01 Dez 2016 - 16:00h

Com a alegação de que estaria reduzindo gastos, a administração municipal optou de última hora por não investir, como nos anos anteriores, na iluminação e ornamentação da Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. A praça costumava receber iluminação de peso e servia de atração turística nessa época do ano. O local também era ponto de encontro de muitos turistas de passagem pelo município. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, este ano, a praça deve receber no máximo 40% dos apetrechos natalinos. A prefeitura também vai instalar pouca iluminação na Igreja do Bom Jesus, a Igreja Matriz. É percebível que este ano as ruas do centro comercial não receberam nenhuma ornamentação, seja por parte do poder público, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ou da iniciativa privada. Poucas lojas estão decoradas buscando cativar o interesse do consumidor. No entanto, na falta de investimentos e sem a campanha de final de ano que era promovida pela CDL, o consumidor não está sendo atraído pelo "espírito natalino" e muitos começam a migrar para outras praças em busca das ofertas de compras. Esperançosos, alguns comerciantes ainda apostam que, a partir da segunda quinzena deste mês, as vendas sejam aquecidas.

01 Dez 2016 - 15:30h

Está pensando em adquirir um imóvel ou um carro novo? Então, o Sicoob Consórcios é a sua melhor opção. Em Brumado, a agência trabalha com inúmeras opções, com diferentes valores, taxas de administração e condições de pagamento. Escolha a que melhor atenda as suas preferências e faça agora mesmo o seu consórcio junto o Sicoob. Essa é a chance de realizar o sonho da casa ou do carro próprios. Para saber mais sobre os consórcio, ligue (77) 3441-3635 ou compareça à Agência Sicoob

01 Dez 2016 - 15:00h

O vice-presidente da Chapecoense, Ivan Tozzo, afirmou na tarde desta quarta-feira (30) que o time vai precisar praticamente “começar do zero” após a tragédia com um avião que matou quase todo o time na madrugada de terça-feira (29), em Medellín, na Colômbia. Em entrevista coletiva, o dirigente agradeceu a solidariedade de times que se comprometeram a emprestar, gratuitamente, jogadores ao clube e disse que toda a ajuda será necessária para reerguer a agremiação. “Vamos precisar de muito apoio dos clubes, da Rede Globo, da CBF para manter nosso time. Perdemos praticamente todos os nossos jogadores. A partir da semana que vem, vamos pensar, mas não temos 11 jogadores para colocar em campo. Precisamos muito da ajuda de todos os clubes”, relatou Tozzo.

01 Dez 2016 - 14:00h

Estão abertas as inscrições para mais duas turmas para o “Ciclo de oficinas de desenvolvimento de hábitos de estudo”, realizado pelo Ifba em Brumado. Para a psicóloga e servidora Roberta Borges, coordenadora do projeto, o ciclo, que faz parte do Projeto de Extensão do Instituto, tem como objetivo a identificação das principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes do Ifba e da comunidade local, além do desenvolvimento de oficinas que visem à aquisição de hábitos de estudo adequados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no próprio campus. Os estudantes podem escolher em qual turma querem se inscrever. Ao final do ciclo, certificados de participação serão entregues. Além dos estudantes do Ifba, podem se inscrever alunos de nível médio de outras escolas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607.

01 Dez 2016 - 13:30h

O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou a Lei 13.364/2016, que eleva o rodeio e a vaquejada - e suas respectivas expressões artístico-culturais - à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. De acordo com o texto, consideram-se patrimônio cultural imaterial do Brasil o rodeio, a vaquejada e expressões decorrentes. A nova lei está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (30).

01 Dez 2016 - 13:00h

Encerrando o cronograma de reuniões em 2016, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas realizou a sua XXI Plenária Ordinária no dia 24 de novembro, na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora. Na ocasião, os principais itens discutidos foram: a proposta do encontro de prefeitos com o comitê, apresentação do Plano de Ação 2016-2018, a elaboração do Plano de Bacia, os conflitos pelo uso das águas dos açudes do DNOCS e os projetos das barragens do agronegócio em Piatã. Na abordagem do Plano de Ação, a presidente do comitê, Rita Braga, destacou a elaboração da Carta Aberta pelas Águas da Bacia do Rio de Contas, capacitação dos membros do comitê, expedição aos municípios que fazem parte da Reserva da Caatinga, visando a produção de um documentário sobre o Rio das Contas, e a promoção de eventos itinerantes para difundir o comitê. Sobre o Plano de Bacia, os técnicos do Inema presentes informaram que o mesmo ainda está em elaboração. O Plano de Bacia é um documento fundamental, referente ao planejamento e gestão de uma bacia hidrográfica, tendo o objetivo de garantir a disponibilidade, proteção, conservação, recuperação e aproveitamento sustentável das suas águas. Na oportunidade, o coordenador do Modera informou o recebimento de ofício e anexos do Governo da Bahia em resposta ao envio de relatório do grupo ao governador sobre o impasse decorrente de projetos de barragens do agronegócio na área das nascentes do Rio das Contas, em Piatã. De acordo com nota da Embasa, anexa ao ofício, a implantação de uma nova barragem no alto do Rio das Contas impactará os níveis de recarga da Barragem de Cristalândia e aumentará os riscos de desabastecimento dos sistemas alimentados por aquela barragem.

01 Dez 2016 - 12:30h

Os procuradores que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato ameaçaram abandonar as investigações caso o pacote de medidas anticorrupção aprovado pela Câmara dos Deputados nesta madrugada seja aprovado pelo Senado. Em votação, os parlamentares retiraram seis das dez medidas propostas pelo Ministério Público Federal e alteraram os textos das demais, incluindo temas polêmicos como a punição de juízes e membros do MP por crime de responsabilidade. Em coletiva realizada com os principais nomes da Lava Jato, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima sugeriu que eles podem deixar as investigações caso o Senado mantenha as modificações. O procurador acredita que os parlamentares fizeram as mudanças por medo de serem envolvidos na Lava Jato.

01 Dez 2016 - 12:00h

As chuvas do mês de novembro que caíram na região do município de Jussiape aumentaram o volume no Rio das Contas e acabaram chegando à cabeceira da barragem, que fica localizada no distrito de Cristalândia, ajudando a recuperar 2,7 metros no manancial de Brumado. Nos últimos meses, o nível da lagoa formada pelo barramento caiu em 5 metros, o que já preocupava a população de Brumado e Malhada de Pedras. Embora não tenha atingido a capacidade máxima, a barragem de Brumado está com um volume de aproximadamente 13 milhões de metros cúbicos de água. Com a previsão de mais chuvas para o mês e janeiro de 2017, a expectativa é que o volume chegue a sua totalidade.

01 Dez 2016 - 11:30h

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) apresentou Projeto de Lei Complementar que promove alteração e adequação na Lei Orgânica do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). A proposta redefine a tramitação dos processos de julgamento de contas de prefeitos, adaptando o procedimento às novas regras do Código de Processo Civil em vigor. Segundo o deputado, a mudança visa assegurar as garantias do devido processo legal e do contraditório nos processos de julgamento de contas, disciplinando as garantias da defesa e do duplo grau de jurisdição.

01 Dez 2016 - 11:00h

Um ônibus interestadual da empresa Novo Horizonte pegou fogo enquanto trafegava pela BR-030, acerca de 4 km do distrito de Ibitira, no município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Segundo relato de passageiros ao site Brumado Notícias, o veículo saiu de Elísio Medrado, em Amargosa (BA), por volta de 5h30 de quarta-feira (30), com destino ao estado de São Paulo. Ao parar na rodoviária de Brumado, o ônibus apresentou problemas mecânicos e teve de passar por revisão. Ao seguir viagem, porém, o motorista percebeu que o coletivo começou a perder força próximo ao distrito e, assim que fez a parada na beira da pista, teve início o incêndio. Cerca de 20 passageiros que estavam a bordo do veículo saíram ilesos, mas alguns não conseguiram salvar suas bagagens. Sem corpo de bombeiros próximo ao local, a única coisa a ser feita foi esperar as chamas cessarem. A primeira suspeita é de ocorreu uma pane elétrica no motor.

01 Dez 2016 - 10:00h

Em reunião realizada na última semana, na comunidade do Jacaré, o vereador e vice-prefeito eleito, Édio Pereira (PCdoB), comemorou com os moradores o início da segunda etapa do sistema de abastecimento de água que atenderá mais de 44 famílias na região. As obras devem ser concluídas nos próximos 40 dias. A chegada do líquido na região de Pedra preta e do Jacaré é uma conquista do mandato do parlamentar, em parceria com o deputado federal Daniel Almeida junto à Embasa. Segundo o vereador, a sua luta em busca de benefícios para o município vai continuar até o último dia do seu mandato como vereador. A partir de janeiro, ele garantiu que dará continuidade ao trabalho como vice-prefeito. Por fim, Pereira registrou que a conquista da água só foi possível graças ao empenho do prefeito eleito, Eduardo Vasconcelos, que em sua gestão anterior implantou o sistema de abastecimento na Lagoa Funda e no Distrito de Itaguaraí.

01 Dez 2016 - 09:00h

Dezenas de lixeiras publicitárias estão sendo instaladas no centro comercial do município de Brumado com o objetivo de propagar a consciência ecológica. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, esclareceu que os equipamentos fazem parte de uma fabricante privada e das casas comerciais que aceitaram divulgar suas marcas. As lixeiras não geraram ônus ao erário público e a prefeitura cedeu os locais para instalação dos equipamentos pensando na proposta da conscientização ambiental. Além do nome das empresas parceiras, as lixeiras também estampam a logomarca da prefeitura e da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL).

01 Dez 2016 - 08:30h

Neste mês de novembro, a Clínica Luiza Feres está com uma promoção de 30% de desconto nos tratamentos faciais para rejuvenescimento, manchas superficiais, oleosidade e controle de acne. Para tratar a sua pele e deixá-la com a aparência jovem e saudável, a clínica oferece peeling de diamante, radiofreqüência e carboxiterapia. Marque agora mesmo uma avaliação e saiba qual o melhor procedimento para o seu caso. Os tratamentos podem ser feitos em conjunto ou separadamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.