Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2017
fechar

Deputado Luciano Ribeiro critica falta de segurança pública em discurso na AL-BA Foto: Giselle Quintão

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) falou sobre a questão da violência que vem atingindo o Estado da Bahia, inclusive nas cidades pequenas, que eram consideradas pacatas. “Estamos a assistir em cidades pequenas, pacatas, uma violência assustadora. As pessoas que saem do sudoeste em direção à capital já sabem qual é o trecho que comumente tem assaltos e viajam temerosos”, ressaltou. Em seguida, o parlamentar criticou a omissão do governo diante da triste realidade. “O desgoverno do PT, na questão da segurança pública, nada soluciona. É triste presenciar as pequenas cidades serem vítimas de assaltos, assaltos elitizados, de homicídios, de todo tipo de violência possível. Os baianos andam assustados, esperamos que o governador se sensibilize e tome uma atitude efetiva”, salientou.  

Motorista capota veículo na BA-617 entre Caculé a Ibiassucê Foto: Aloísio Costa

Um capotamento foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (7), na BA-617, entre as cidades de Caculé a Ibiassucê, no sudoeste baiano. Segundo informações de populares que passavam pelo local, a motorista do veículo, que vinha de Vitória da Conquista e seguia para Jacaraci, perdeu o controle da direção quando se agachou para colocar a tampa de um aquário que era transportado no assoalho do banco do passageiro. Mesmo com a gravidade do acidente, a motorista teve apenas ferimentos leves. O seu filho, um menino de 7 anos que estava no banco traseiro, nada sofreu. Os dois ocupantes usavam o cinto de segurança no momento do capotamento.  

A inflação de produtos e serviços desacelerou no Brasil e acumula, no ano, avanço de 2,5% - o mais baixo para o mês de novembro desde 1998, segundo informou nesta sexta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa mais do que o dobro da taxa registrada no mesmo período de 2016. A alta de preços também perdeu força de outubro para novembro. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,28% no penúltimo mês do ano, depois de avançar 0,42% em outubro. De acordo com o G1, em 12 meses, o IPCA chegou a 2,8% - acima dos 2,7% registrados anteriormente. O número segue bem abaixo do centro da meta de inflação do Banco Central, de 4,5% no ano.

Homem morre após colidir motocicleta contra viatura da PM na zona rural de Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (7), um acidente envolvendo uma viatura da Polícia Militar tirou a vida de um motociclista na zona rural da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, uma viatura da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) transitava em uma estrada de terra que liga a sede do município à comunidade de Pilões quando José de Jesus Aragão, 63 anos, bateu de frente com o veículo. A vítima chegou a ser socorrida pelo Samu e levada a um hospital de Barra da Estiva, mas não resistiu aos ferimentos. As causas do acidente serão investigadas.

MEC convoca município de Brumado para implantação de curso de graduação em Medicina

O Ministério da Educação (MEC), através do ministro Mendonça Filho, abriu um edital de chamamento público de municípios para a implantação de curso de graduação em Medicina por instituição de educação superior privada. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (08). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o município de Brumado está entre os relacionados no estado da Bahia, acompanhado de Valença, Porto Seguro e Irecê. O pleito foi uma conquista do deputado federal Arthur Maia (PPS). “Os municípios chamados a aderir a este Edital foram pré-selecionados de acordo com os critérios de relevância e necessidade social da oferta de curso de Medicina, ouvido o Ministério da Saúde”, diz o edital. A secretaria de saúde já foi notificada e já está trabalhando para atender todos os itens exigidos pelo MEC para a implantação do curso na capital do minério. 

Embasa informa que abastecimento está afetado em Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que devido a falhas no fornecimento de energia elétrica, os equipamentos eletromecânicos da estação de bombeamento na barragem de Cristalândia estão impossibilitados de operar desde o início da manhã desta sexta (08) e o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Brumado, que também atende à cidade de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente afetado. A Embasa já acionou a concessionária de energia elétrica para realizar os reparos necessários e aguarda a finalização do serviço para colocar os equipamentos em funcionamento e retomar o abastecimento imediatamente. Enquanto isso, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.

Suspeitos de integrar facção criminosa são presos e R$ 1,8 milhão é apreendido na Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Oito pessoas foram presas durante a Operação Bahia Integrada, deflagrada na última quinta-feira (7), na cidade de Ribeira do Pombal, interior da Bahia. Além das prisões, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreendidos R$ 1,8 milhão, entre cheques, notas promissórias e cédulas. Também foram apreendidos uma moto e três automóveis. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Participaram da ação agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-PM/BA) e da Polícia Civil. De acordo com investigação da Polícia Civil, que durou cerca de quatro meses, os presos são suspeitos de integrar uma facção criminosa, que além de assaltos e tráfico de drogas, praticou diversos homicídios de membros de facções rivais. De acordo com o G1, a polícia esclareceu que, das oito prisões, sete foram em decorrência de cumprimento de mandados expedidos no curso das investigações, e uma aconteceu em virtude de flagrante dos crimes de adulteração de veículo e receptação. O proprietário de um ferro velho foi conduzido à delegacia após a equipe encontrar peças adulteradas no estabelecimento dele.

Conselho rural realiza última sessão do ano cobrando atenção do poder público de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A última sessão do ano do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) ocorreu na última quarta-feira (3) e foi marcada por apelos de mais ações do poder público local junto às demais esferas de governo para investimentos que colaborem com as atividades dos produtores rurais no município. O presidente do CMDRS, Frederico Neves, fez um discurso acalorado e relatou a omissão do município para com os camponeses, bem como com o conselho. “Faltam recursos logísticos para desenvolvermos melhor nossas ações. O conselho não tem ganhado atenção por parte da administração municipal. Aqui temos a representação de sindicatos e associações de comunidades rurais, bem como de agentes financeiros que trazem suas reivindicações e propostas que se forem aplicadas poderão gerar muitos benefícios para nossa comunidade em geral”, apontou. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o conselheiro reforçou a sua insatisfação com a administração municipal, que, mesmo com uma secretaria de agricultura, não encaminha nenhum representante às sessões do conselho para acompanhar de perto os pleitos dos ruralistas. Ao final, o presidente do conselho rural fez votos de felicitações de final de ano à sociedade brumadense e aos residentes nos distritos e comunidades rurais.

Deputada Ivana Bastos busca ampliação da oferta de água para Rio do Antônio Foto: Camila Queiroz

Com o objetivo de viabilizar obras que facilitem o acesso à água para a população de Rio do Antônio, o prefeito local e o chefe de gabinete da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), Marcílio Seixas, se reuniram com o presidente de Embasa, Rogério Cedraz, e o diretor de Operações, José Ubiratan, na tarde da última segunda-feira (5). Uma das principais preocupações é a realização das obras para construção de uma adutora que vai levar água da Barragem do Truvisco, no município de Caculé, para a Barragem da Lagoa da Horta, em Rio do Antônio. A adutora atenderá também o município de Guajeru. Ao todo, serão beneficiados mais de 15 mil habitantes. Outro ponto debatido na audiência foi o pedido de ampliação da Barragem da Lagoa da Horta.

Brumado: Usina de beneficiamento de frutas do Campo Seco pode parar atividades em 2018 Foto: Lay Amorim?Achei Sudoeste

A Usina de Beneficiamento de Frutas da Associação de Moradores do Campo Seco pode encerrar as atividades em 2018 devido à falta de apoio do poder público. A informação foi passada ao site Achei Sudoeste pelo associativista Judcael Pinheiro. “Infelizmente, a prefeitura não tem apoiado a nossa associação e tem impedido que os nossos produtos façam parte do programa de alimentação escolar. Após sete anos de atuação, durante os quais buscamos toda nossa regulamentação e qualificações, conforme as exigências da própria prefeitura, ainda não entendemos o porquê dessa omissão ou rejeição com os nosso produtos”, disse Judcael, que recentemente representou o município de Brumado durante a Feira de Agricultura Familiar da Bahia, que aconteceu na capital do estado. Na oportunidade, ele apresentou um estande de geleias e compotas produzidas na usina da comunidade, de onde conseguiu recursos para quitar os boletos de água e luz e ganhou uma sobrevida para continuidade das atividades. “Já iríamos encerrar nossas atividade esse final de ano, mas aí surgiu a feira em Salvador, onde conseguimos expor nossos produtos e retornamos com o recurso para continuar operando a nossa usina. O único apoio que tivemos foi do vereador Glaudson Lima Dias, que possibilitou nossa ida ao evento e a quem somos gratos de coração”, afirmou. Judecaé relatou ainda que, no momento, a associação mantém um estoque com 5 mil quilos da linha de produção e, caso não apareçam compradores e se mantenha a barreira da prefeitura, o mais provável é que os produtos seja jogados fora. A associação conta com 25 pessoas que foram habilitadas e capacitadas pelo Sebrae para o manuseio dos alimentos, bem como possui o primeiro selo do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), além de todos os produtos serem devidamente rotulados para comercialização.

STF determina quebra de sigilo bancário e fiscal de Aécio Neves Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello determinou quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador Aécio Neves (PSDB-MG) no período entre 1º de janeiro de 2014 e 18 de maio de 2017. Na mesma decisão, o ministro também mandou quebrar os sigilos da irmã do senador, Andrea Neves, do primo dele, Frederico Pacheco de Medeiros, e de Mendherson Souza, ex assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG). A ordem de Marco Aurélio Mello, relator da investigação sobre o senador, foi assinada no final de novembro e divulgada na quinta-feira (7). Andrea, Frederico e Mendherson são investigados junto com Aécio por corrupção passiva. O senador também é investigado por embaraço às investigações da Operação Lava Jato.

'Os que se dizem representantes políticos viraram as costas para Brumado', desabafa agrônomo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agrônomo Márdio David Alves declarou que a classe política tem falhado com a comunidade brumadense e o município está sem representatividade e expressão regional e estadual. Márdio se mostrou desapontado com a classe política especialmente no que se refere a ações voltadas ao desenvolvimento rural. “Esses que se dizem representantes de Brumado são os primeiros que viraram as costas para nós. Não há um único projeto direcionado para o beneficiamento do produtor rural, visando o crescimento dos nossos agricultores e pecuaristas em geral”, criticou o ex-gerente do escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Ele salientou que os pequenos produtores rurais são os que geram a riqueza e aquecem a economia do município, mas não são assistidos. “Está chegando as eleições e com certeza esses que dizem representar a nossa cidade deverão retornar as nossas comunidades em busca de votos e com um turbilhão de promessas que nunca se cumprem. Espero que nossos irmãos do meio rural se politizem mais e não se deixem ser enganados mais uma vez com essas promessas eleitoreiras só para captação de votos”, asseverou. O agrônomo também culpou o governo estadual diante da omissão com os produtores rurais. “O Estado tem se mostrado omisso com o homem do campo e isso tem impossibilitado os ruralistas de manterem as suas produções. Além da seca que assola nosso rico sertão, ainda temos o descaso do poder público, o que tem provocado um aumento no êxodo rural, deixando nossas lavouras produtivas abandonadas”, refletiu o agrônomo.

Retorno da chuva anima os brumadenses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A famosa chuva do umbu chegou com mais intensidade nesta sexta-feira (8), em Brumado, e mudou por completo o cenário no município. No início da semana, foram registradas altas temperaturas, sensação térmica de 40°C e baixa umidade do ar, o que deixou o tempo seco. A precipitação, acompanhada de trovões, animou os brumadenses que não se cansam de acenar aos céus em agradecimento. As previsões que apontavam chuvas em Brumado até o domingo (10) agora são animadoras para os lavradores e produtores rurais em geral, pois os serviços de meteorologia estenderam as estimativas até a quarta-feira da próxima semana. O volume de 71 mm pode alcançar os 90 mm de precipitação.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Verba de R$ 300 mil é disponibilizada para reforma da Praça Dr. Nelson Lula Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A emenda parlamentar de R$ 300 mil, direcionada para reforma da Praça Dr. Nelson Lula, a popular Praça do Rotary, em Brumado, já está disponibilizada para Administração Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de infraestrutura André Cardoso disse que está aguardando apenas a autorização da Caixa Econômica Federal para que seja aberta a licitação para contratação da empresa que realizará a obra. A expectativa é de que o início dos trabalhos deva acontecer até o mês de fevereiro de 2018. O secretário adiantou que a praça receberá calçadão, área verde, parque infantil, quiosques e aparelhos de ginástica.

Prefeito, vice e vereadores de Brumado vão receber 13º salário e férias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar do momento em todo o país ser de crise econômica, a Câmara Municipal de Brumado aprovou nesta sexta-feira (8), por 11 votos favoráveis e 2 contrários, o projeto de lei nº 047/2017, de autoria do poder executivo, que regulamenta a liberação do 13º salário e férias à classe política. A comunidade brumadense já se manifestou contrária à proposta em uma enquete realizada pelo site Achei Sudoeste. Atualmente, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), recebe o salário de R$ 20 mil, já o seu vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, recebe R$ 10 mil, mesmo valor dos secretários municipais. Já os vereadores que aprovaram a proposta ganham R$ 8 mil por mês, cada. 

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Agropecuaristas encaminham abaixo assinado contra a Adab de Brumado ao Ministério Público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os pequenos agropecuaristas de Brumado assinaram um abaixo assinado em protesto contra o novo endereço da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que agora está localizado no segundo piso de um prédio comercial, na Rua Marechal Deodoro, no centro da cidade. O documento será encaminhado ao Ministério Publico Estadual (MPE) a fim de cobrar do órgão o respeito à lei de acessibilidade. A principal reclamação dos agropecuaristas é com relação à dificuldade de acesso à repartição, já que eles estão sendo obrigados a subir várias escadas, alguns inclusive têm limitações físicas, para atualizarem as suas obrigações junto ao setor. As assinaturas foram recolhidas durante a última sessão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). O presidente do órgão, Frederico Neves, também assinou o documento. 

Agropecuaristas encaminham abaixo assinado contra a Adab de Brumado ao Ministério Público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste compareceu ao novo endereço da Adab e comprovou as reclamações dos usuários. Outra queixa diz respeito ao espaço apertado do local. A nossa reportagem registrou as cadeiras de espera enfileiradas no corredor do prédio em frente ao setor. Diante das reclamações, o gerente do escritório da Adab, Alexandro de Arruda Monteiro, argumentou que preferiu o prédio por se tratar de uma região centralizada que facilita aos usuários o acesso aos bancos e loterias, onde os mesmos podem agilizar as movimentações junto ao órgão. O gerente declarou que providências já estão sendo tomadas para atender as reivindicações dos usuários e a lei de acessibilidade. Monteiro esclareceu ainda que, ao alocar o imóvel, o proprietário do prédio havia se comprometido a instalar um elevador para facilitar o acesso dos agropecuaristas à agência, porém, como a obra irá demandar tempo, houve um novo acerto e o escritório será transferido para o primeiro piso, onde o acesso é direto. Além disso, há uma área mais ampla que será utilizada como sala de espera. O novo espaço só estará disponível a partir da primeira semana de 2018.

Veja o resumo do que será discutido na sessão legislativa desta sexta-feira (8) em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa desta sexta-feira (8), serão apresentados o Projeto de Resolução 022/2017, que concede a Comenda Professora Maria Iraildes Lôbo para Rita de Cássia Araújo Bonfim; o Projeto de Resolução 024/2017, que concede a Medalha de Honra Capitão Francisco de Souza Meira a UEB União Espírita de Brumado (UEB); os Projetos de Resolução 023/2017, 025/2017 e 026/2017, que concede Títulos de Cidadãos Brumadenses para Genivlado Alves Guimarães, ao Frederico Xavier Rêgo e para Maria de Fátima Guenes; bem como o Projeto de Lei 048/2017, que altera o nome da Rua Catulino José de Souza, localizada no Loteamento Morada dos Pássaros. Também serão entrarão na pauta, em única discussão e votação, o veto ao autógrafo do PL 033/2017, que estabelece que todo munícipe que fizer, no mínimo, duas vezes doação de sangue no ano vigente ou anterior tem direito a tomar de graça todos os tipos de vacina fornecidas pela rede municipal; o Projeto de Decreto Legislativo 010/2017, que concede o Título de Cidadã Brumadense para Ana Cristina Vilasboas Lêdo; os Projetos de Resolução 010/2017 e 011/2017, que concede a Comenda Professora Maria Iraildes Lôbo a Marizete Lisboa Fernandes Pereira e a Nilça Bernandes Amorim; o Projeto de Resolução 012/2017, que concede a Medalha de Honra Monsenhor Fagundes a João Batista de Castro Júnior; o Projeto de Resolução 013/2017, que concede Medalha de Honra Capitão Francisco de Souza Meira a CARP;  além de diversos outros projetos que concede títulos de cidadãos brumadenses. Em regime de urgência, será apresentando o PL 046/2017, que autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir imóveis para ampliação de escolas, alterar o PPA, LDO e LOA, bem como abrir crédito adicional especial. Haverá ainda a votação e discussão do PL 047/2017, que regulamenta as Férias e o Décimo Terceiro subsídio dos agentes políticos do Município de Brumado; o PL 043/2017, que reformula a Lei 1.520, que disciplina a concessão de Benefícios Eventuais de Assistência Social, em virtude de nascimento, morte e situação de vulnerabilidade temporária, no âmbito do Município de Brumado; o PL 044/2017, que reformula o Programa Avante Sertanejo; o PL 045/2017, que declara de Utilidade Pública a ALAB - Academia de Letras e Artes de Brumado; além de diversas indicações.

Clínica Mais Vida: Chegou a hora da  Campanha Dezembro Laranja

A chegada do verão não deixa dúvida que está na hora de redobrar os cuidados com a exposição ao sol. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o de maior incidência na população brasileira, seguido do câncer de próstata e o de mama. Você sabia que o diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do tratamento? Foi justamente para promover a saúde da pele e a prevenção do câncer de pele que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou a campanha Dezembro Laranja. A campanha busca sensibilizar a população para os cuidados com a pele e o uso do protetor solar, os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce para evitar danos maiores ou mutilações mais profundas. Stephane Spinola, especialista em dermatologia, adverte que quando diagnosticado e tratado em suas fases iniciais, o câncer de pele do tipo não melanoma pode alcançar de 75% a 90 % de sucesso no tratamento.  A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Com apoio da Polícia Militar, prefeitura impede invasão de terra em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o apoio da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na manhã desta quinta-feira (07), a prefeitura de Brumado impediu o avanço de uma invasão de terra que havia sido iniciada na tarde de ontem (06). Uma máquina retroescavadeira e uma caçamba foram utilizadas para retirar os piquetes já fincados pelos invasores para demarcar o que seriam as áreas de posse. O terreno é uma área da União cedida ao Município para construção do parque da cidade em frente ao campus do Ifba, às margens da BA-148. Durante a operação, havia um pequeno grupo que utilizava ferramentas para roçagem e instalação de mais piquetes, porém o mesmo parou as atividades pacificamente após a abordagem da polícia e da equipe da prefeitura. O site Achei Sudoeste ouviu no local o representante da assessoria jurídica da prefeitura, Igor Marinho, e o mesmo confirmou que a área realmente pertence à União, porém já destinada para o projeto de construção do parque da cidade. Por isso, segundo ele, a prefeitura não poderia permitir a apropriação indevida do terreno.

Com apoio da Polícia Militar, prefeitura impede invasão de terra em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“É uma área da União com concessão de uso para criação do parque. Com a invasão, a prefeitura utilizou do seu poder de polícia e veio ao local, onde contatou as pessoas envolvidas e explicou a situação. Nosso objetivo agora é sentar com essas pessoas sem habitação, pois entendemos que é um dever do estado promover habitação para quem não tem condições. Vamos buscar viabilizar junto ao governo do estado habitações para essas pessoas, porém não podemos permitir essa invasão”, destacou Marinho. Nossa reportagem também ouviu os sem terra e os mesmos alegaram que por se tratar de um terreno da União a intenção era tomar posse não para moradia, mas para o plantio. “É uma terra boa, mas que está ociosa, e nossa intenção é simplesmente fazê-la produzir tanto para o nosso consumo como para comercialização para ajudar na nossa renda familiar. Só queríamos um pedacinho de terra para poder plantar. Não estamos aqui para confronto com a polícia, queremos paz. Já que está acontecendo esse embate vamos recuar e buscar mais informações sobre a propriedade e tentar um acerto com a própria prefeitura”, disse Manoel de Souza Bastos, em nome dos 120 agricultores sem terra.

Menina de 10 anos morre após ser baleada por engano dentro de casa em Feira de Santana Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Uma criança de 10 anos morreu, após ser baleada no tórax dentro de casa, na cidade de Feira de Santana. O caso aconteceu no final da tarde de quarta-feira (6), e até a manhã desta quinta-feira (7), ninguém havia sido preso. De acordo com o delegado Gustavo Coutinho, que investiga o caso, Yariana de Jesus Viena foi atingida por engano, no lugar do irmão de prenome Rafael, que tinha envolvimento com o tráfico de drogas do município. Rafael vendia drogas para um traficante de prenome Marquinhos, que está no presídio de Feira de Santana. Segundo o delegado, ele resolveu parar de comercializar a droga, o que desagradou o traficante. Marquinhos então teria determinado que quatro homens matassem Rafael como forma de represália, de acordo com Coutinho. No momento da ação, Rafael havia saído para comprar pão. A mãe dele e da vítima estava na frente de casa, quando os bandidos chegaram para executar a ordem de Marquinhos, esclarece o delegado. Ela informou que o filho não estava na residência, no entanto, os bandidos viram uma movimentação em um dos quartos, através da porta da casa. De acordo com o G1, eles disparam várias vezes no cômodo, onde duas irmãs de Rafael se arrumavam para ir à igreja. A mais nova, Yariana, acabou baleada. A garota foi socorrida e levada para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia não tem informações sobre o enterro da vítima. A polícia já ouviu testemunhas do caso e populares ajudaram a identificar os suspeitos. Ainda conforme o delegado, Rafael estava sendo ameaçado de morte por Marquinhos há pelo menos três semanas. Ele está escondido e ainda não prestou depoimento.

Jovem de 21 anos é executado com vários tiros em Guanambi Foto: Guanambi FM

Na noite de quarta-feira (6), o jovem Maurício Carvalho Santana, 21 anos, foi executado com vários tiros em frente à residência onde morava, no Bairro Alto Caiçara, na cidade de Guanambi. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o jovem foi surpreendido por dois indivíduos, que se aproximaram a bordo de uma motocicleta. O carona sacou uma pistola calibre 9 mm e disparou pelo menos 6 vezes contra a vítima. Maurício foi atingido na mão, orelha e região do tórax. Ele não resistiu e veio a óbito no local. O Samu chegou a ser acionado, mas a vítima já se encontrava sem sinais vitais. A Polícia Militar preservou a cena do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que removeu o corpo ao Instituto Médico Legal. Ainda não se sabe a possível motivação do crime. A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil está investigando o crime.  

Petrobras recebe R$ 654 milhões recuperados pela Lava Jato Foto: Mario Tama/Getty Images

A Petrobras recebeu a devolução de cerca de 654 milhões de reais por meio de acordos de colaboração celebrados no âmbito da Operação Lava Jato, informou a estatal em comunicado nesta quinta-feira (07). Conforme a companhia, com essa devolução o total de recursos transferidos desde o início da operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal atinge o montante de 1,476 bilhão de reais. “A companhia, que é reconhecida pelas autoridades como vítima dos atos desvendados pela operação, seguirá adotando medidas jurídicas contra empresas e pessoas, inclusive ex-funcionários e políticos, que causaram danos financeiros e à imagem da companhia”, disse a Petrobras no comunicado. O Ministério Público Federal (MPF) do Paraná já havia informado na terça-feira que a Petrobras receberia tal valor recuperado a partir da Lava Jato, que investiga um esquema bilionário de corrupção que envolveu contratos da petroleira.

Arquivo