Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "12/2018"

01 Dez 2018 - 09:30h

As contas de luz terão em dezembro bandeira tarifária verde, com redução de custos para os consumidores frente a bandeira amarela de novembro, em meio ao início das chuvas na região das hidrelétricas, principal fonte de geração no Brasil. O anunciou foi feito na tarde desta sexta-feira 30, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com o órgão regulador, “apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é de que a estação chuvosa continue promovendo elevação do nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas. O sistema de bandeiras – verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2 – é usado para indicar o patamar tarifário da conta de luz. Exceto pela verde, na qual não há cobrança extra, a tarifa fica mais cara na vigência das demais. A medida é uma forma de compensar o acionamento das usinas termoelétricas, cuja operação é mais cara, em momentos em que os reservatórios estão em níveis baixos. A bandeira tarifária amarela acrescenta um real na conta de luz para cada 100 kilowatts-hora consumidos. A cobrança retornou ao patamar amarelo em novembro depois de cinco meses com bandeira vermelha. Agora, vai para a verde.

01 Dez 2018 - 09:00h

Na última quinta-feira (29), foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei nº 1849, de 27 de novembro de 2018, que estabelece no atendimento em estabelecimentos públicos e privados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os estabelecimentos deverão afixar, nas placas de atendimento prioritário e nas placas indicativas de vagas preferenciais de estacionamentos e garagens, o símbolo mundial da conscientização do TEA. O descumprimento ao disposto nesta lei sujeita o proprietário do estabelecimento infrator às seguintes penalidades: advertência, multa de 10 a 30% do salário mínimo vigente, em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro, e suspensão da licença de localização e funcionamento do estabelecimento, no caso de persistir a irregularidade. O Poder Executivo fornecerá carteira de prioridade às pessoas com autismo. O projeto foi de autoria da vereadora Ilka Abreu (PR).

01 Dez 2018 - 08:30h

Na noite da última sexta-feira (30), um jovem identificado por Rodrigo Cardoso Viana, 21 anos sofreu uma tentativa de homicídio, quando andava pela Avenida Ceraíma, no Bairro Sol Nascente, em Guanambi, a 141 km de Brumado, quando um indivíduo disparou quatro tiros de pistola calibre .40, acertando-o na região da perna e do braço, fugindo em seguida pra local ignorado. Testemunhas acionaram a polícia militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao chegar ao local, a PM encontrou nove pedras de crack e quatro buchas de maconha. Em seguida, o Samu encaminhou a vítima ao Hospital Regional de Guanambi (HRG).  Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Viana tinha passagens pela delegacia por crimes de roubo e tráfico de drogas. Prosseguindo nas diligências, a Polícia Militar obteve informações acerca das características do autor, semelhante a de um indivíduo com passagens pela delegacia por tráfico de drogas. O suspeito foi localizado uma hora após o crime e identificado como Arthur Soares da Silva Júnior. Com ele foi encontrada uma arma utilizada na tentativa de homicídio, uma pistola Taurus calibre .40, com 06 munições intactas. O mesmo, diante das evidências assumiu a autoria do crime e foi apresentado juntamente com a arma do crime à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi autuado por crime de tentativa de homicídio e porte de arma de fogo de uso restrito.

01 Dez 2018 - 08:00h

Um grave acidente registrado na BA-142, no município de Ituaçu, a 115 km de Brumado, causou a morte de um homem. No local, um caminhão baú carregado com produtos perecíveis tombou na última sexta-feira (30). Informações preliminares indicam que o motorista perdeu o controle da direção do veículo em uma curva. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), mas não resistiu aos ferimentos.