Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2021
Prefeito encerra o ano com derrotas esmagadoras na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vida política para o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), não tem sido nada fácil nesses últimos dias do ano de 2021. No início, o grupo situacionista ganhou alguns adeptos da oposição, o que parecia ser mais uma legislatura a bel-prazer de Lima, mas membros que deixaram a sua base lhe casaram mais prejuízo do que os que chegaram trouxeram capital político na defesa de seu governo no parlamento brumadense. Sem poder de convencimento e prestígio no parlamento, Vasconcelos tem sofrido derrotas esmagadoras na Câmara de Vereadores, contando com votos contrários até de sua base aliada. A vida de Eduardo com o poder legislativo está muito diferente, desde que assumiu o município pela primeira vez em 2005. Os edis não têm aceitando vagas de empregos e, tampouco, obras, já que para eles mesmos a maioria delas são mal feitas. Apenas nessa legislatura o alcaide tem encontrado um parlamento, até então, independente, que tem lhe deixado irritado nos corredores do paço municipal. A postura dos parlamentares, com independência no voto, tem sido justa com a população que os elegeu, já que muitos projetos polêmicos visavam apenas alimentar o ego de Lima. Sem articulador político e diálogo, o governo deve continuar sofrendo novas derrotas em 2022 na casa legislativa.

Bahia tem 673 casos de influenza A H3N2 e oito mortes pela doença Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

A Bahia registrou 673 casos de Síndrome Gripal (SG) com laudo positivo para Influenza A H3N2, segundo boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), da Secretária de Saúde da Bahia (Sesab), nesta terça-feira (28). Desse total, 114 casos evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de hospitalização. Ainda segundo o boletim, foram registradas oito mortes em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza A H3N2, o que representa uma taxa de letalidade de 7,1% entre os casos que precisaram de hospitalização. Do total de óbitos, sete ocorreram em Salvador e um em Laje. A Sesab informou que a maior letalidade foi observada na faixa etária igual ou maior a 80 anos, com registro de seis óbitos. Os outros dois foram nas faixas de 60 a 69 anos (um óbito) e 70 a 79 anos (um óbito). Além disso, apenas um óbito não apresenta informações acerca da presença de comorbidades.

Rio de Contas: Barragem Luiz Vieira atinge 100% de sua capacidade após 14 anos Foto: Reprodução/L12

Em Rio de Contas, a 78 km de Brumado, a Barragem Luiz Vieira atingiu 100% de sua capacidade por causa das chuvas que atingem a Bahia desde o mês de novembro. Um vídeo feito por moradores mostra a barragem, a maior represa federal da região, que abastece os municípios de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, com volume máximo de água. De acordo com o L12, a previsão é de que o barramento sangre nas próximas horas. O açude foi, recentemente, reformado pelo Governo Federal e encontra-se, segundo especialistas, relativamente seguro e em plenas condições operacionais. Em sua fase mais crítica, a barragem, que tem capacidade para 105 milhões de m³, chegou a pouco mais de 12 milhões de m³.

Riacho de Santana: Casal morre após carro cair em buraco e ser levado pela correnteza Foto: Vilson Nunes

O casal Joaquim de Castro Souza, de 54 anos, e Maria Garcia Boa Sorte, de 51 anos, morreu em um acidente de carro próximo à Ponte do Nado, na BR-349, há cerca de 10 km do São Félix do Coribe. O veículo foi localizado por policiais da 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) capotado e fora da pista. De acordo com o repórter Vilson Nunes, ele foi levado pela forte enxurrada que criou uma cratera e interditou a rodovia. Os corpos foram retirados do carro com o auxílio de bombeiros militares e, posteriormente, encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Santa Maria da Vitória. O casal é da comunidade do Gongo, na zona rural de Riacho de Santana, mas residia em Bom Jesus da Lapa.

Ministros sobrevoam áreas devastadas pelo temporal na Bahia Foto: Franciele Caetano/TV Santa Cruz

Os ministros Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), Marcelo Queiroga (Saúde) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) chegaram a Itabuna, no sul da Bahia, nesta terça-feira (28), para encontrar João Roma (Cidadania) e sobrevoar a região, que tem sido afetada pelas fortes chuvas. A comitiva dos ministros estava prevista para pousar no Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, mas por causa da chuva as aeronaves só puderam pousar no Estádio Municipal Luiz Viana Filho. Durante a chegada, os ministros conversaram rapidamente com a imprensa. No contato, eles informaram que vão visitar os locais afetados pela chuva, antes de definir as novas medidas que serão tomadas pelo governo federal. Também sobrevoaram a região o senador Jaques Wagner e os prefeitos Augusto Castro, de Itabuna, e Mário José Ferreira, de Ilhéus. O governo federal disponibilizou cerca de 19 milhões, para ações iniciais de resposta aos desastres naturais e assistência humanitária. Além disso, outros recursos também deverão ser liberados para a recuperação de áreas afetadas e a reconstrução do que foi danificado. Os recursos só serão liberados após a apresentação do Plano de Trabalho dos municípios, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil.

Barragem da cidade de Aracatu atinge 100% de sua capacidade Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 8h30 desta segunda-feira (27), após 20 meses da última cheia, a barragem da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, localizada na região do Lajedo, voltou a sangrar. A última vez que a barragem transbordou foi em abril de 2020.  Construída em 1997, a barragem tem capacidade de armazenar 6 milhões de metros cúbicos de água. O reservatório abastece as cidades de Aracatu e Vila Mariana, além do distrito de Caraíbas. A cheia é um alento para os moradores da região, que sofrem por longos períodos com a seca.

Covid-19: Pela 1ª vez, mundo passa de 1 milhão de casos em 24h Foto: Our World in Data

O mundo registrou, pela primeira vez, mais de um milhão de casos em um único dia: 1,4 milhão. Os dados são da plataforma “Our World in Data”, ligada à Universidade de Oxford. Os dados são compilados desde janeiro de 2020. O primeiro grande pico foi registrado em 7 de janeiro deste ano, com quase 900 mil casos. Três meses depois, em abril, a marca de 900 mil foi rompida três vezes. Em dezembro, com a variante ômicron circulando, os registros diários se aproximaram de um milhão, batendo a marca nas últimas 24 horas. O país com o maior número de casos registrados foram os Estados Unidos, com mais de 512.553 casos, cerca de 37% do total. Em seguida vêm o Reino Unido (318.699, equivalente a 23%) e a Espanha (15%). É importante lembrar, entretanto, que países como o Reino Unido estão entre os que mais testam no mundo – por isso, é possível que haja casos ainda mais casos não rastreados em outros lugares. Apesar da incerteza por causa dos níveis diferentes de testagem entre os países, mesmo no continente europeu, a Europa é a região responsável por mais da metade dos casos registrados na segunda-feira (27): dos 1,4 milhão de casos, 763.876 foram vistos nessa parte do mundo (o equivalente a 54,5% do total). Também segundo o “Our World in Data”, a Europa tem apenas 60,73% da população totalmente vacinada contra a Covid-19. No Brasil, esse percentual está próximo dos 67%. O percentual europeu, entretanto, esconde realidades distintas entre os países: enquanto em Gibraltar – território ultramarino britânico – a cobertura vacinal está acima dos 100%, na Bósnia, na Armênia e em Guernsey, por exemplo, o percentual está em torno de 22%, os mais baixos da região.

Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora declara situação de emergência em razão das fortes chuvas Foto: 88 FM

Na segunda-feira (27), a prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, decretou situação de emergência no território do município em virtude de chuvas intensas, alagamentos, enxurradas e inundações provocadas por chuvas intensas (veja aqui). Fica autorizada, através do Decreto nº 253/2021, a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário. A convocação de voluntários também foi autorizada para reforçar as referidas ações. O prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, levou em consideração os estragos causados pelas fortes chuvas que atingem o município, bem como o alerta vermelho de mais chuvas nos próximos dias. Na cidade, moradores ribeirinhos tiveram de deixar suas residências após o Rio Taquari aumentar de volume e ameaçar transbordar.

Homem relata resgate de corpo da tia em caixão com ajuda de barco em Ilhéus Foto: Reprodução/Redes Sociais

O baiano Ângelo Farias, natural de Itabuna, no sul do estado, relatou o resgate do corpo da tia em um caixão feito com a ajuda de um barco. “Eu dentro do barco indo buscar minha tia no Hospital Costa do Cacau, falecida, não tinha veículo para passar na estrada que estava debaixo d'água”. Ângelo é morador de Itabuna e o corpo da tia dele estava em um hospital de Ilhéus, que fica a cerca de 26 quilômetros de sua cidade natal. Ele, no entanto, não detalhou o motivo da morte dela.

Brumado: MP promove campanha de arrecadação de donativos para ajudar atingidos pelas chuvas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público do Estado da Bahia está arrecadando donativos para ajudar a população dos municípios afetados pelos temporais que atingem a Bahia neste mês de dezembro, principalmente as regiões do extremo-sul e sudoeste baiano. Doações de alimentos não-perecíveis, material de higiene pessoal e roupas podem ser realizadas nas sedes do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e do Bairro de Nazaré, em Salvador, e nas sedes das regionais localizadas no interior do estado, inclusive, em Brumado. O material arrecadado será entregue ao Corpo de Bombeiros e a outros órgãos estaduais que estão realizando a distribuição dos donativos.

Voluntários fazem 'corrente' para levar donativos até atingidos pelas chuvas na Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Moradores da cidade de Coaraci e Itapitanga, ambas cidades do sul da Bahia, se uniram em uma corrente de solidariedade para transportar donativos, depois que um trecho da BA-561 se rompeu, na segunda-feira (27). As imagens foram divulgadas por um morador e geraram comoção em ambas cidades. Um caminhão com comidas, água, roupas e outros mantimentos seguia para Itapitanga, quando teve viagem interrompida por causa de uma enorme cratera na pista. De acordo com o G1, os moradores então circularam a via em uma corrente, e passaram os donativos de mão em mão, até que o material chegasse ao outro lado da cratera na rodovia, onde um segundo caminhão aguardava para levar as doações.

Estabelecimentos comerciais podem ser multados por descarte irregular de lixo em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Praça Coronel Zeca Leite, donos de lanchonetes, bares e outros estabelecimentos estão descartando lixo fora do horário da coleta. Nesta segunda-feira (27), foram encontrados vários sacos de lixo espalhados pela praça com resíduos oriundos de comércio alimentício. Além dos danos ao meio ambiente, o descarte irregular ainda causa uma péssima impressão e sujeira em umas das principais áreas de lazer da cidade. Em nota, a prefeitura informou que irá identificar e multar os donos dos estabelecimentos responsáveis e, em caso de reincidência, estes poderão ter o alvará de funcionamento cassado.

Acumulado de chuvas de dezembro é o maior em mais de 15 anos na Bahia Foto: GOVBA

O acumulado de chuvas de dezembro é o maior há pelo menos 15 anos em algumas regiões da Bahia, segundo as medições das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As informações são do Jornal Valor Econômico. Em algumas cidades, o acumulado ultrapassa em muito esse período, como em Lençóis, na Chapada Diamantina. O total de chuva nos 27 dias de dezembro chegou a 578 milímetros (mm), bem acima da média 132,6 milímetros para o mês. "É o maior acumulado em dezembro desde 1961, superando o recorde anterior de 564,5 mm de dezembro de 1989", disse o Inmet em nota. Em Caravelas, com quase 500 mm acumulados desde o dia 1º de dezembro, o mês já é o mais chuvoso nessa estação desde 1961 e ultrapassa o recorde anterior de 404,7 mm de dezembro de 2006. Além da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo também enfrentam temporais acima da média para a temporada. “O principal fenômeno meteorológico responsável pelas chuvas nessas áreas foi a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ela é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica em parte do Brasil central no período chuvoso e tem como característica a persistência de uma faixa de nuvens que fica, praticamente estacionada, provocando muita chuva sobre as mesmas áreas por, pelo menos, quatro dias consecutivos”, explicou o Inmet. Em dezembro, foram três episódios de ZCAS. Além disso, a temperatura da superfície do mar nos oceanos Pacífico e Atlântico contribuiu para potencializar as condições das chuvas, diz o instituto. A previsão ainda indica acumulados de chuva significativos em áreas do sul da Bahia e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo até a noite desta terça-feira (28). “Não estão descartados totais de chuva pontuais de 100 mm especialmente no extremo sul do Estado da Bahia”, mostra o Inmet.

Select Mobel inaugura loja com conceito inovador em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Select Mobel acaba de inaugurar uma loja física na Rua Oflávio Silveira Torres, 121, em Brumado. Sócios na empreitada, o casal Joelson Ferreira e Indiara Paixão elegeu um imóvel da década de 60 para abrigar a nova loja. A reforma do espaço foi comandada pelo escritório Multipec Engenharia e o grande destaque do projeto é a fachada recuada com vegetação no estilo tropical e a restauração do forro.

Select Mobel inaugura loja com conceito inovador em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto foi pensado para transmitir a sensação de calma, equilíbrio e positividade, mantendo o toque acolhedor de um lar. Para inspirar os clientes, são criados ambientes de vários estilos no estabelecimento. Assim, é possível saber como ficará à disposição dos móveis em sua casa. Você pode acompanhar a Select Mobel nas redes sociais, clique aqui e confira. Para mais informações, ligue (77) 99872-0779.

Fotos: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Homem encontra irmão morto em cachoeira na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Robson Ribeiro da Silva, 47 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (27), na zona rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, Silva foi encontrado morto pelo seu irmão, em uma cachoeira. O irmão de Robson saía para trabalhar, quando localizou seu irmão sem sinais vitais em uma propriedade rural. A família suspeita que Ribeiro tenha sofrido um infarto. A Polícia Militar isolou o local até o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizar a perícia. O corpo de Robson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora investiga o caso.

Risco de PIB negativo, inflação e juros altos dificultam retomada da economia Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ano de 2021 termina em um cenário nada animador quando se olha para o horizonte a partir de 2022. O país não consegue crescer e está preso a uma armadilha da qual não será fácil sair no ano que começa, especialmente, com a inflação acima de 10% e os juros voltando ao patamar de dois dígitos, o que poderá colocar o país em uma nova recessão em pleno ano eleitoral. De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, após o tombo de 4% no Produto Interno Bruto (PIB), em 2020, por conta da pandemia da covid-19, a atividade econômica iniciou 2021 com um impulso inesperado de 1,3% no primeiro trimestre, apesar da segunda onda da covid-19 e dos atrasos na entrega das vacinas no país. As estimativas de crescimento no ano chegaram a ser revisadas para mais de 5%, em alguns casos. Contudo, os meses se passaram e a retomada esperada não ocorreu em meio à inflação persistente no Brasil e no mundo e às trapalhadas do governo Jair Bolsonaro (PL) na condução das políticas econômica e monetária, que ficou mais preocupado em se reeleger a qualquer custo. O fato é que a realidade se impôs. Em meio à escalada da inflação e da deterioração das expectativas do mercado que viu que o governo não conseguiu cumprir as promessas de campanha, a atividade perdeu o fôlego e o PIB recuou 0,4%, no segundo trimestre, e mais 0,1%, no terceiro, colocando o país em um cenário de recessão técnica — quando há dois resultados negativos do PIB consecutivos. Projeções do mercado passaram a ser revisadas para baixo e, para 2022, indicam que, na melhor das hipóteses, o país poderá crescer entre 0,5% e 1%, mas o risco de novo PIB negativo não está descartado. O consenso entre os analistas é de que a atividade econômica anda de lado, e eles reconhecem que o risco de o país ficar preso nessa armadilha do baixo crescimento sem prazo determinado é considerável. Aliás, o desafio para o país crescer a partir de 2022 será ainda maior, porque o cenário macroeconômico piorou, a inflação está persistente e elevada, acima de 10% e deverá continuar neste patamar, pelo menos, até abril ou maio de 2022. Para piorar, a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 9,25% ao ano, continuará subindo no ano que vem, podendo encerrar dezembro entre 11% e 11,75% anuais.

Vereador Beto Bonelly considera derrubada dos vetos do prefeito uma vitória do povo de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Beto Bonelly (PSB) considera a derrubada dos vetos do prefeito na Câmara Municipal, em sessão realizada nesta segunda-feira (27), uma vitória do povo de Brumado. Na oportunidade, os vereadores, em sua maioria, disseram não ao veto dos projetos de identificação das crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de inclusão do Cemitério Senhor do Bomfim como patrimônio histórico do município. Ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que existem coisas mais importantes para o Executivo se debruçar do que mexer com o sentimento das pessoas. “Tenho certeza que o povo está agradecendo os vereadores que votaram contra os vetos. Foi uma vitória”, definiu. Para Bonelly, tantas derrotas demonstram que o prefeito não está no caminho certo, tendo em vista a insatisfação da população com a sua gestão. “Está claro que é uma perseguição com alguns vereadores. Não entendemos por que essa insistência do prefeito com relação a projetos tão importantes e que não vão causar nenhum prejuízo ao Executivo. Como dizer que o Cemitério Senhor do Bomfim não tem valor histórico e cultural?”, questionou.

Israel é o primeiro país do mundo a aplicar 4ª dose contra a Covid-19 Foto: Divulgação/MS

Um importante hospital israelense, o Centro Médico Sheba, iniciou o que diz ser o primeiro ensaio clínico formal sobre segurança e eficácia de uma quarta dose da vacina contra o coronavírus. O hospital começou a aplicar a quarta dose em 150 médicos nesta segunda-feira (27) — em um teste que ajudará o país a entender as implicações de iniciar o novo reforço para idosos e imunossuprimidos. A pesquisa, realizada em conjunto com o Ministério da Saúde de Israel, se dirige a profissionais da área médica que foram vacinados pela última vez em agosto e têm baixa contagem de anticorpos. “Este estudo é muito importante porque teremos dados iniciais em alguns dias sobre a eficiência”, disse a diretora da unidade de epidemiologia e doenças infecciosas do hospital, Gili Regev-Yochay. O premiê israelense, Naftali Bennett, apoiou a ideia de uma quarta dose, já que os casos de ômicron aumentaram e os casos diários de coronavírus aumentaram para 1.760 no domingo. Ao mesmo tempo, as autoridades sanitárias de Israel reduziram de cinco para três meses o intervalo de aplicação entre a segunda e a terceira dose da vacina. O painel de especialistas em saúde de Israel aprovou na semana passada a ideia de aplicar uma quarta dose da vacina. Ran Balicer, chefe do comitê consultivo de especialistas nacionais de Israel sobre a resposta à Covid-19, disse que Israel pode autorizar a quarta dose formalmente antes mesmo da publicação dos resultados dos testes, lembrando que o país foi o primeiro a aplicar doses de reforço. A quarta dose deve se estender principalmente a pessoas com imunodeficiência primária grave, HIV ou aids, em quimioterapia contra câncer, a transplantados e em hemodiálise, entre outras doenças e condições clínicas.

Criminosos se passam pelo prefeito de Tanhaçu para aplicação de golpe no WhatsApp Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Criminosos estão tentando aplicar um golpe em nome do prefeito da cidade de Tanhaçu, João Francisco Santos (PP), e de sua esposa Maria Auxiliadora Sarmento Santos, a Dora. Utilizando o número (75) 9843-9611, os golpistas solicitam uma transferência bancária através de Pix para o número (87) 99646-7656. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nesta segunda-feira (27), o gestor registrou um boletim de ocorrência na delegacia local e, nas redes sociais, alertou a população para que ninguém caia no golpe. Segundo ele, trata-se de uma quadrilha que quer obter recursos de forma ilícita em seu nome.

Corpo de Bombeiros da Bahia emite alerta para evitar golpes com as doações Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) alerta que não recebe nem solicita doações em espécie (dinheiro), por meio de transferências bancárias, pix ou forma similar de valores financeiros. “Se, por um acaso, tiver alguém solicitando transferência via pix ou qualquer outra forma de transferência bancária ou doação em dinheiro diretamente, não é em nome do Corpo de Bombeiros”, afirma o capitão Joilson Brito, da assessoria especial da corporação. As unidades da instituição na capital e no interior estão recebendo apenas donativos como alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene pessoal e de limpeza, além de roupas e sapatos em bom estado. “Todos os nossos quartéis estão recebendo essas doações e fazendo a transferência aos locais devidos para fazer a distribuição diretamente às vítimas das chuvas”, informa o capitão Joilson Brito. O CBMBA sinaliza que, infelizmente, mesmo em momentos de desastres como este, existem pessoas de má fé aproveitando-se da solidariedade da população e aplicado golpes em nome de instituições sérias e consolidadas. A corporação ressalta ainda a ajuda e agradece as doações de toda população.

Brumado: Amarildo Bomfim faz retrospectiva do seu primeiro ano de mandato como vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Finalizando os trabalhos do ano de 2021, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) fez ao site Achei Sudoeste uma retrospectiva do seu primeiro ano de mandato. Ele acredita que realizou um bom trabalho, tendo em vista o sentimento e opinião das pessoas nas ruas. “Estou fazendo aqui realmente o que um vereador tem que fazer: um trabalho independente. Se o projeto é bom para o povo eu voto sim; se não é eu voto não; e, se houver alguma dúvida, me abstenho. Isso que fizemos ao longo do ano”, relatou. Entre tantas conquistas importantes nesse primeiro ano de mandato, Bomfim citou a criação da Clínica de Reabilitação Pós-Covid, bem como o atendimento 24 horas na UPA Covid, a partir de indicações de sua autoria. “Acredito que essa foi uma das indicações mais importantes. A clínica está funcionando até hoje ajudando as pessoas a voltarem à vida normal”, afirmou. Para 2022, Amarildo espera que o trabalho independente na Câmara Municipal seja continuado com ainda mais produtividade.

Covid-19: Vacinação de crianças deve começar em janeiro, diz Ministério da Saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério da Saúde afirmou nesta segunda-feira que a vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos pode começar em janeiro. Em nota, a pasta diz que é a favor da inclusão de pessoas desta faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e formalizará decisão no dia 5 de janeiro. No dia 19 de dezembro, a secretária de enfrentamento à Covid, Rosana Leite Melo, enviou uma nota técnica ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual afirmou que a vacina é segura para essa faixa etária. A medida contraria a posição do presidente Jair Bolsonaro, que tem se colocado contra a vacinação de crianças. O próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, hesitou sobre o tema nas últimas semanas e afirmou que se tratava de questão sensível e que não demandava urgência. No dia 18 de dezembro, o ministro afirmou que a pasta se posicionaria após consulta e audiência pública. “A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, diz a nota da pasta, acrescentando: “No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”.

Menor acusa tio de estupro na zona rural de Riacho de Santana Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma adolescente de 17 anos foi estuprada pelo tio, de 53 anos, na zona rural de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. No sábado (25), uma guarnição da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve na comunidade onde o crime teria acontecido, mas o autor não foi localizado. A menor, por sua vez, foi levada ao Hospital Municipal de Riacho de Santana, acompanhada dos pais. Em seguida, uma queixa foi registrada na delegacia. Nesta segunda-feira (27), foram colhidos os depoimentos da vítima e de sua mãe. Segundo a polícia, o exame de conjunção carnal deu negativo. O caso continua sendo investigado.

Brumado: MP pede à Justiça suspensão de decreto que desobriga uso de máscaras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) solicitou à Justiça que, em decisão liminar, determine a suspensão do decreto municipal 5.584/2021 que desobrigou o uso de máscaras faciais em locais abertos e fechados na cidade de Brumado. Conforme a norma, em vigência desde outubro último, a utilização do equipamento de proteção sanitária deixou de ser obrigatória, com exceção de pessoas com sintomas gripais, infectadas pelo coronavírus ou dentro das instituições das redes de ensino pública e privada do município. O pedido foi realizado em ação civil pública ajuizada nesta segunda-feira (27), pela promotora de Justiça Paola Gallina. A ação vem depois do Município não atender recomendação expedida pelo MP, orientando a suspensão do decreto (veja aqui). Segundo a promotora de Justiça, o decreto municipal viola a Lei Estadual 14.261/2020, que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras a todas as pessoas em circulação externa nos municípios baianos em que estão em vigor os decretos legislativos de reconhecimento de estado de calamidade pública aprovados pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e que tenham confirmado caso de Covid-19. Conforme a ação, boletim epidemiológico divulgado neste sábado (25), registrou 9.915 casos confirmados de Covid-19, 197 mortes decorrentes da doença e sete pessoas em tratamento em Brumado. A promotora destacou que o decreto também desrespeita parecer técnico, emitido no último dia 3 de novembro, do Comitê Estadual de Emergência em Saúde da Bahia (COE), que reafirmou a necessidade de serem mantidas as medidas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19, inclusive a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos e fechados. Na ação, Paola Gallina apontou ainda que o Município de Brumado não apresentou critérios técnico-científicos que embasaram a desobrigação do uso de máscaras, nem plano elaborado para evitar o aumento do risco de contágio em decorrência da medida adotada. “Mesmo após a expedição da referida recomendação e das sucessivas reuniões realizadas com o gestor, objetivando a suspensão do decreto, diante da situação vivenciada pela pandemia e da aproximação das festividades de final de ano, especialmente o Réveillon, não houve o cumprimento da medida recomendada, razão pela qual torna-se imprescindível a imediata intervenção do Poder Judiciário a fim de se garantir os direitos à saúde e à vida da população da cidade de Brumado e região”, afirmou a promotora.

Arquivo