Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

09/Jun/2015 - 12h00

Ex-secretária de saúde de Brumado pode ter contraído a febre chikungunya

Ex-secretária de saúde de Brumado pode ter contraído a febre chikungunya Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais um caso suspeito de chikungunya está sendo investigado pela equipe de endemias de Brumado. Desta vez, a ex-secretária municipal de saúde, Elke Barreto, pode ser o terceiro caso da febre no município. O site Brumado Notícias apurou que a ex-secretária esteve em Jequié no último mês, de onde chegou com os sintomas da doença. A secretaria municipal de saúde ainda aguarda os resultados laboratoriais para confirmar ou não a suspeita. Após ter sido medicada, Elke já está retomando a rotina. Das três suspeitas na cidade, um caso foi descartado. A nossa reportagem acompanhou na manhã desta terça-feira (09) os trabalhos dos agentes de combate a endemias, que realizaram a borrifação costal na quadra onde reside a ex-secretária, em frente ao prédio administrativo da prefeitura, na Praça Coronel Zeca Leite. O coordenador de endemias, Fábio Azevedo, esclareceu que o índice de infestação do aedes aegypti, o mosquito da dengue, na cidade, está acima da média tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1.0%, mas a infestação local registrada no primeiro ciclo foi de 1.68%, com possível aumento após as chuvas de maio. 

Ex-secretária de saúde de Brumado pode ter contraído a febre chikungunya Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com o relatório, o Centro e o Bairro São Félix apresentaram o maior índice de infestação, em torno de 2,6%, o que aumenta a preocupação da Vigilância Epidemiológica. “Por conta do baixo índice e de casos suspeitos, a cidade estava numa certa zona de conforto, acomodada, mas estamos numa zona de risco”, alertou Azevedo, relatando em seguida que, além da chikungunya, o aedes aegypti também é transmissor da dengue e do zika vírus. Neste ano já foram registrados 32 casos suspeitos de dengue em Brumado, dos quais 22 foram descartados, 06 estão aguardando confirmação e 04 foram confirmados. O secretário de saúde Claudio Feres ratificou o alerta. “Nossa cidade é uma bomba relógio no que diz respeito ao risco de epidemia transmitida pelo mosquito e temos todos os fatores para se desencadear uma epidemia de qualquer uma dessas doenças. Por isso que conclamamos a população a somar forças conosco neste combate”, reiterou Feres. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo