Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Cachorro some próximo à Avenida João Paulo I em Brumado Foto: Divulgação

Na noite do último domingo (10), um cachorro que atende pelo nome de Ticows sumiu próximo à Avenida João Paulo, em Brumado. Quem tiver qualquer informação sobre o seu paradeiro pode entrar em contato pelo número (77) 99930-3921 (WhatsApp). O animal de estimação pertence a Jhon, irmão do empresário Charles Araújo, da Charles Veículos.

Poluição do ar mata mais que o tabaco, alertam cientistas Foto: iStock/Getty Images

A poluição do ar está matando mais pessoas anualmente do que o tabaco, alerta estudo publicado nesta terça-feira no periódico European Heart Journal. Segundo estimativas, a poluição foi responsável por 8,8 milhões de mortes em 2015 – número que representa quase o dobro da última estimativa (4,5 milhões). Os pesquisadores ainda destacaram que 40% a 80% dessas mortes ocorreram devido a doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).  “Para colocar em perspectiva, isso significa que a poluição do ar causa mais mortes por ano do que o tabagismo, que foi responsável por um extra de 7,2 milhões de mortes em 2015, de acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde”, ressaltou Thomas Münzel, da Universidade de Mainz, na Alemanha, em comunicado. A pesquisa, que teve como foco a Europa, mostrou que a poluição do ar provocou 790.000 óbitos no continente. Globalmente, acredita-se que ela tenha causado 120 mortes extras por ano para cada 100.000 pessoas. Entre os poluentes estudados, a equipe se concentrou no ozônio e nas menores partículas poluentes (PM2.5), que são especialmente danosos à saúde uma vez que conseguem penetrar os pulmões e podem até chegar à corrente sanguínea. “Como a maior parte da matéria particulada e outros poluentes do ar na Europa vêm da queima de combustíveis fósseis, precisamos migrar para outras fontes de geração de energia urgentemente”, salientou Jos Lelieveld, co-autor do estudo, em nota. Por causa disso, os especialistas sugerem a utilização de energia limpa e renovável para conseguir reduzir as taxas de mortalidade ligadas à poluição do ar em até 55% na Europa.

Exercícios são tão eficientes quanto medicação para tratar pressão alta Foto: iStock/Getty Images

O exercício físico pode ser tão eficiente quanto o uso de medicações para reduzir tanto a pressão sanguínea quanto o nível de gordura corporal. É o que sugerem duas revisões de estudos publicadas recentemente. A primeira revisão, publicada recentemente no British Journal of Sports Medicine, descobriu que a pressão arterial normal (encontrada em pessoas saudáveis) era mais baixa quando utilizava-se medicação. No entanto, para indivíduos que apresentavam hipertensão arterial, os exercícios pareciam ser tão eficientes quanto os remédios, que incluem betabloqueadores e diuréticos. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, revisaram 391 ensaios clínicos que envolviam cerca de 50 000 participantes. Nessa revisão, os estudos que investigavam apenas medicação (194) foram comparados aos que examinavam somente exercícios (197) foram comparados. O foco principal do estudo foi a pressão arterial sistólica (número mais alto), uma vez que a alteração pode causar efeitos físicos devastadores, incluindo o aumento do risco de doenças cardíacas, Alzheimer e morte prematura.

Multa para empresa que diferenciar salário por gênero é aprovada Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira 13, em regime de urgência, um projeto de lei que acrescenta à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) uma multa às empresas que não pagarem salários iguais para homens e mulheres que desempenhem a mesma função e a mesma atividade. O projeto vai agora para o plenário da Câmara dos Deputados. O texto prevê que os casos terão de ser apurados em processo judicial e que a funcionária deverá receber uma multa em valor correspondente ao dobro da diferença salarial verificada mês a mês. A punição também vale para discriminação por idade, cor ou situação familiar. Para o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), autor do projeto de lei, a diferença salarial entre homem e mulher fere o princípio da isonomia previsto na Constituição Federal e na legislação vigente. “Contudo, e apesar das inúmeras políticas de igualdade de gênero promovidas pelas mais diversas organizações, sejam públicas ou privadas, ainda se registram casos de discriminação contra a mulher no que se refere a remuneração”, diz o texto de autoria do senador. O senador Paulo Paim (PT-RS), que leu o relatório do plenário do Senado, ressaltou ser uma luta histórica das mulheres brasileiras que não haja diferença por sexo, cor ou hierarquia familiar, mas que elas tenham direito ao mesmo salário por desempenharem as mesmas funções e atividades que os homens.

Homem morre após sofrer grave acidente de moto em estrada vicinal de Livramento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 33 anos morreu na quarta-feira (13) depois de sofrer um grave acidente em uma estrada vicinal da comunidade de Fazenda Nova, região do Distrito Iguatemi, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Joel José da Silva, morador do Povoado de Barbosa, perdeu o controle da moto que pilotava, colidindo contra um barranco. Ele não usava capacete no momento do acidente. O motociclista foi socorrido e encaminhado para a UPA 24h de Livramento, onde foi constatado traumatismo craniano. O paciente não resistiu e morreu antes de ser transferido para um hospital especializado. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Lúpus: Doença autoimune que afeta mais comumente as mulheres

Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Dentre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas, o lúpus é uma das mais importantes. A maioria das doenças autoimunes são crônicas, mas muitas podem ser controladas com tratamento. Os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente. O lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Os sintomas do lúpus podem surgir de repente ou desenvolver lentamente. Os sinais mais comuns são:  fadiga, febre, dor nas articulações, sensibilidade à luz do sol, feridas na boca, queda de cabelo, vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz, ansiedade, mal estar. O reumatologista é o especialista que pode diagnosticar a doença, que irá orientar o paciente sobre a doença e possibilitar o tratamento mais adequado. Dimitri, especialista da Clínica Mais Vida, salienta que consultas médicas periódicas e seguimento do tratamento corretamente são fundamentais para se obter uma vida longa e com boa qualidade. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Grupo explode banco em Maragogipe Foto: Reprodução/TV Bahia

Um grupo armado explodiu uma agência do Bradesco da cidade de Maragogipe, no recôncavo da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (14). De acordo com a polícia, a ação durou cerca de 40 minutos. Os bandidos chegaram por volta de 2h30, e moradores relataram que escutaram barulhos de tiros por quase uma hora. Não há informações sobre feridos, nem se alguma quantia foi roubada da agência, que ficou destruída na ação. Segundo a polícia, os suspeitos atiraram contra o posto da Polícia Militar (PM), jogaram miguelitos na ponte de São Félix, que dá acesso a cidade, além de atearam fogo em diversos veículos, um desses próximo ao complexo policial da cidade, que fica na Ladeira do Corte, um dos acessos para a cidade, para impedir a saída dos agentes de plantão. De acordo com o G1, o Bradesco informou que está trabalhando para restabelecer o atendimento o mais breve possível.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destina 15% de seu orçamento, o equivalente a R$ 92 bilhões, apenas para o pagamento dos benefícios concedidos judicialmente. Para controlar essa expansão e fechar brechas para fraudes, o governo quer retirar da Constituição Federal a determinação de que ações judiciais contra o INSS podem ser julgadas em varas estaduais, quando não há existência de vara federal na cidade. Além disso, o julgamento das ações sobre acidente de trabalho contra o órgão, que atualmente é atribuição dos juízes estaduais, também será transferido para a Justiça Federal. Essas mudanças constam da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6, que trata da reforma da Previdência Social. Se aprovada, uma lei posterior deverá ser criada para regulamentar as hipóteses em que processos de competência da Justiça Federal poderão ser julgados pela Justiça Estadual. Enquanto isso, vão vigorar regras de transição. Em entrevista ao Valor, o presidente do INSS, Renato Vieira, disse que as varas federais, que já são responsáveis por julgar ações contra União, autarquias federais e empresas públicas, têm expertise e, em muitos casos, uma interpretação já unificada a respeito de processos relacionados à Previdência Social, o que não acontece na Justiça Estadual.

Jovem é morta a tiros enquanto passava de moto por rua de Jequié Foto: Blog Marcos Frahm

Uma jovem de 25 anos morreu após ser atingida por diversos tiros, na noite de quarta-feira (13), na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na Rua Americano da Costa, no bairro Joaquim Romão, quando a vítima passava em uma moto pelo local. Não há detalhes se a jovem, identificada como Valdineia Santos Silva, pilotava a moto ou seguida como carona. Segundo o G1, após o crime, a polícia foi acionada e encontrou a vítima ao chão, com diversas marcas de arma de fogo nos membros superiores, tórax, costas e na cabeça. A Polícia Civil investiga o caso e testemunhas devem ser ouvidas nesta quinta-feira (14). A vítima não tinha passagem pela polícia. Ainda não há detalhes sobre autoria e motivação.

Prefeito de Matina é multado em R$ 4 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas, na sessão de quarta-feira (13), as contas da Prefeitura de Matina, da responsabilidade de Juscélio Alves Fonseca (PP), relativas ao exercício de 2017. O gestor foi multado em R$4 mil pelas irregularidades contidas no relatório técnico. O relator do parecer, conselheiro Mário Negromonte, também determinou o ressarcimento de R$6.380,00, referente a realização de despesas ilegítimas com urnas funerárias, uma vez que não houve comprovação da vulnerabilidade social das famílias beneficiárias. O município de Matina apresentou uma receita arrecadada na ordem de R$24.669.600,75 e promoveu despesas no montante de R$26.143.145,84, o que resultou em déficit de R$1.473.545,09, evidenciando desequilíbrio das contas públicas. A despesa total com pessoal representou 53,55% da receita corrente líquida, respeitando, portanto, o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O acompanhamento técnico apontou como ressalvas o saldo insuficiente para cobrir as despesas com restos a pagar, além da ausência de remessa ou remessa incorreta de dados e informações da gestão pública municipal, através do sistema SIGA, do TCM. Em relação às obrigações constitucionais, o prefeito cumpriu todos os percentuais mínimos de investimento. Aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino 28,09% da receita proveniente de transferência, superando o mínimo de 25%. Nas ações e serviços públicos de saúde foram aplicados 17,37% dos recursos disponíveis, também atendendo ao mínimo de 15%. Já no pagamento dos profissionais do magistério foram investidos 68,10% dos recursos do Fundeb, cumprindo o mínimo de 60%.

CCJ do Senado aprova adesão automática ao Cadastro Positivo Foto: Roberto Setton/Veja

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 13, os destaques feitos pela Câmara dos Deputados na lei complementar do chamado Cadastro Positivo. Em vigência desde 2008, o serviço é um banco de dados com informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados das pessoas cadastradas. Segundo a Veja, o projeto torna automática a entrada nesse tipo de cadastro de todas as pessoas físicas e jurídicas. O consumidor que quiser sair terá que solicitar a exclusão. Atualmente, o registro só ocorre mediante autorização expressa e assinada. Os dados serão geridos por empresas de crédito, que poderão definir uma nota para cada tipo de consumidor, classificando-o como bom ou mau pagador. As empresas em geral poderão fornecer dados para o cadastro positivo, assim como as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Na Câmara, um dos principais pontos de discussão foi com relação à privacidade. Enquanto deputados contrários à proposta afirmaram que esse direito poderia ser violado, os parlamentares favoráveis acreditam que a medida vai facilitar o acesso a crédito e juros mais baixos aos adimplentes. O texto agora deve ser encaminhado ao plenário da casa para a votação dos senadores. Se aprovado, ficará a cargo do presidente Jair Bolsonaro sancionar ou não a lei.

Rio do Antônio: Prefeito Deca é multado em R$ 5 mil pelo TCM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão desta quarta-feira (13), o Tribunal de Contas dos Municípios, por quatro votos a três, aprovou com ressalvas as contas da prefeitura de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, da responsabilidade de José Souza Alves (PSD), o Deca, referentes ao exercício de 2017. O conselheiro Paolo Marconi apresentou voto divergente, opinando pela rejeição das contas em razão do descumprimento do limite de gastos com pessoal. O conselheiro sustentou que não pode incentivar os novos prefeitos ao descumprimento da lei. A divergência foi acompanhada pelos conselheiros Fernando Vita e Francisco Netto. Contudo, os conselheiros José Alfredo Rocha Dias e Raimundo Moreira seguiram o voto do relator, conselheiro Mário Negromonte, e coube ao presidente Plínio Carneiro Filho o voto de desempate, permanecendo a aprovação com ressalvas. A despesa total com pessoal correspondeu a 67,06% da receita corrente líquida do município, superando o máximo de 54%, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, apesar de ter extrapolado o limite, a relatoria tem adotando entendimento de que não cabe opinar pela rejeição das contas quando se trata do primeiro ano de gestão. O gestor foi multado em R$5 mil por irregularidades apuradas durante o exame dessas contas. E, por quatro votos a dois, foi multado em valor equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, pela não redução da despesa total com pessoal. O município apresentou receita arrecadada no montante de R$27.397.904,01 e promoveu despesas de R$29.599.774,00, o que indica um déficit orçamentário de R$2.201.869,99. O relatório técnico apontou também que não há saldo financeiro suficiente para a cobertura dos Restos a Pagar, contribuindo para o desequilíbrio fiscal da prefeitura. Em relação às obrigações constitucionais, o prefeito aplicou 30,43% da receita na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo exigido é 25%. No pagamento da remuneração dos profissionais do magistério foi investido um total de 88,50% dos recursos advindos do Fundeb, sendo o mínimo 60%. E nas ações e serviços de saúde foram aplicados 17,48% dos recursos específicos, também superando o percentual mínimo de 15%. Cabe recurso da decisão.

STF define se Justiça Eleitoral pode julgar ato de corrupção Foto: Rosinei Coutinho/STF

A sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que começou a julgar, nesta quarta-feira 13, se a Justiça Eleitoral é competente para analisar crimes como corrupção e lavagem de dinheiro quando há conexão com delitos eleitorais, como caixa dois, foi suspensa e será retomada nesta quinta-feira, 14. Votaram antes da suspensão da sessão os ministros Marco Aurélio Mello, relator, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Fachin, inclusive, foi o último a votar na sessão desta quarta-feira. Ele acolheu o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que haja cisão das investigações – ou seja, que os crimes comuns sejam enviados para o crivo da Justiça Federal e que a Justiça Eleitoral julgue apenas o delito eleitoral. No entanto, a posição de Fachin é minoritária, já que os ministros Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes votaram para reconhecer a competência da Justiça Eleitoral para analisar os crimes conexos, como corrupção e lavagem. De acordo com a Veja, embora apenas os dois ministros tenham votado desta forma até o momento, outros quatro integrantes da Corte já se posicionaram pela competência da Justiça Eleitoral em diversos julgamentos no STF: Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Se estes ministros mantiveram o entendimento externado anteriormente, a Suprema Corte formará maioria contrária ao pedido da PGR. O julgamento nesta quinta deve ser retomado com o voto do ministro Luís Roberto Barroso, que já indicou na Primeira Turma da corte concordar com a divisão das investigações, para que a Justiça Eleitoral analise apenas os delitos eleitorais.

Duas tentativas de homicídio são registradas na cidade de Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Somente na terça-feira (12), duas pessoas sofreram tentativas de homicídio em Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo informações da Polícia Militar, a primeira ocorrência foi registrada no Bairro Copacabana, nas proximidades de um posto de combustível. O acusado, de identidade não revelada, desferiu golpes de faca contra Nielson Rocha Silva, que teve cortes superficiais no rosto e uma pequena perfuração no abdômen. A vítima foi encaminhada pelo Samu 192 ao Hospital Nossa Senhora Aparecida. Já o agressor conseguiu fugir. A segunda tentativa de homicídio, por sua vez, ocorreu no Bairro do Alto do Cruzeiro. De acordo com a polícia, Jamilton Ribeiro da Silva foi esfaqueado no braço durante uma briga em um bar da cidade. Depois do ocorrido, a polícia foi acionada, mas o acusado fugiu antes da chegada dos policiais.

A 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu nesta quarta-feira (13) que os 13 envolvidos no desastre da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que haviam sido presos e liberados sejam presos novamente. No julgamento do mérito de 12 habeas corpus, um deles duplo, os desembargadores indeferiram os pedidos para revogação da prisão temporária. O primeiro grupo, com três funcionários da Vale e dois da TUV Sud – empresa que atestou a segurança da barragem – foi preso dia 29 de janeiro e liberado no dia 05 de fevereiro. O segundo grupo, de oito funcionários da Vale, foi preso em 15 de fevereiro e solto no dia 27 do mesmo mês. Todas as solturas ocorreram por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No julgamento, as defesas argumentaram que os investigados estão colaborando com a força-tarefa, que investiga o rompimento – ocorrido em 25 de janeiro –, disseram ainda que os investigados estão à disposição da Justiça e que não há fundamentação para as prisões, que elas são desnecessárias e ilegais. Já os desembargadores, que foram unânimes na decisão, argumentaram que houve elevada gravidade no delito, que as prisões são necessárias para o andamento do inquérito, a busca de esclarecimentos, a reunião de provas e visam assegurar resultados práticos para trabalho da força-tarefa.

Brumado: SMTT define cronograma para início da realização da vistoria do transporte escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 25 deste mês, a partir de 8h, a vistoria do transporte escolar será realizada no Parque de Exposições Santa Inês, em Brumado. A primeira vistoria do ano de 2019 acontece em conformidade com a Lei nº 9.503/97, que dispõe sobre a regularização dos transportes escolares. O cronograma da inspeção ficou assim definido: 25/03 na sede; 26/03 na Lagoa Funda e Itaquaraí; 27/03 em Umburanas e Cristalândia; 28/03 na Vila Presidente Vargas e Tamboril; 29/03 em Arrecife e, no dia 01/04, em Ubiraçaba. A vistoria é promovida pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT.

Projeto para emissão de RG para crianças de até 10 anos chega a Brumado em sua 3ª edição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste sábado (16), o Projeto Pequeno Cidadão, lançado pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac), chega em sua terceira edição no município de Brumado. O projeto facilita o acesso de crianças de até 10 anos para emissão da carteira de identidade. Para participar, é necessário que os responsáveis entrem em contato com a administração no posto do Sac, que fica localizado na Rua Exupério Pinheiro Ganguçu, 300, ou através do telefone (77) 3441-4596 para agendar o atendimento. Também é preciso informar o nome completo da criança, a data de nascimento e um telefone para contato. O atendimento, exclusivo para as crianças, é feito em um ambiente lúdico. Os documentos necessários para emissão do RG são: certidão de nascimento original, legível e sem rasuras, ou cópia autenticada e uma foto 3x4 atual. Há limite de senhas.

Eleições 2020: Alessandro Lôbo lança pré-candidatura a prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em mais uma reunião realizada na noite desta terça-feira (12), o movimento “Vamos fazer diferente” aprovou o lançamento do médico Alessandro Lôbo (PRB) como pré-candidato a prefeito de Brumado nas eleições 2020. Ao pré-candidato foi delegada a missão de buscar a união das oposições, considerada ponto fundamental para a vitória. “Respeitaremos e até incentivamos outras pré-candidaturas no campo das oposições, porém é necessário que tenhamos a responsabilidade de já em janeiro do próximo ano estarmos juntos num só projeto trabalhando com o nome que reunir as melhores condições de vitória”, destacou. Em 2016, Alessandro foi candidato a prefeito do município, apontando, na ocasião, que Brumado precisava mudar os rumos ideológicos e administrativos, sob pena de a população pagar o preço do “continuísmo e da imodéstia do grupo gestor atual”.

Brumado: Por represália, prefeito não libera poço artesiano aos moradores de Samambaia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o distrito de Samambaia, na zona rural de Brumado, está vivendo dificuldades na questão do abastecimento de água. Apesar de um poço artesiano ter sido aberto na comunidade há seis meses, a comunidade ainda não pode utilizar o mesmo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da associação comunitária, Eliezer Joaquim da Silva, disse que, antes, dois caminhões pipa abasteciam a comunidade, porém, agora, o número foi reduzido para um e os moradores estão sofrendo com a falta d'água. Quanto ao poço artesiano, o líder comunitário denunciou que parece que o mesmo foi aberto apenas para ganhar eleição, tendo em vista que o prefeito não autoriza a sua liberação. Segundo ele, o poço tem 26 mil litros de vazão, o que seria suficiente para suprir as necessidades dos moradores, bem como uma água de excelente qualidade. "95 famílias estão sem água na comunidade", disse. Silva ainda criticou o fato de o prefeito ter transferido o prédio escolar que existia no distrito para Ubiraçaba, sob o argumento de que, no local, seria construído um posto de saúde. Além de transferir as crianças da comunidade para uma unidade de ensino distante, Eliezer alega que o posto ainda não foi instalado. O líder comunitário acredita que as questões se devem a uma represália política por conta do resultado das últimas eleições. "Derramei suor e sangue por Dr. Eduardo. Lembra de Samambaia, lembra do apoio daquele velho Eliezer que ajudou ele tanto. Fomos jogados para as cobras", cobrou.

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que extingue 21 mil cargos comissionados e gratificações do serviço público federal. A medida era uma das prioridades listadas para os primeiros 100 dias de governo. O texto, publicado nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União, estima economizar 194,9 milhões de reais. Na prática, a maior parte dos cargos extintos não vai gerar demissão de trabalhadores. Isso porque muitas vagas são uma espécie de adicional pago ao servidor público concursado que passa a exercer determinada função escolhida por chefias ou é nomeado para cargo de confiança. O decreto estabelece a extinção imediata de 5.100 cargos e funções. Outras 12,4 mil deixarão de existir em 31 de julho. Já nas gratificações, 1.487 deixam de existir de imediato e outras 2.000 ficam vigentes até 30 de abril. Não há detalhamento de áreas em que os cortes foram feitos. Segundo o texto, “eventuais ocupantes das vagas ficam automaticamente dispensados ou exonerados”. O governo não informou qual o número de postos que já estavam desocupados.

Polícia investiga possível furto de peças de veículos apreendidos na porta de delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado titular da delegacia de Brumado, Samuel Paz, falou sobre os furtos de peças que estariam acontecendo nos veículos que são apreendidos e ficam retidos na frente da sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior. Segundo ele, o fato não chegou ao conhecimento da delegacia. “Pode se que peças tenham sido levadas sim, mas, até o presente momento, essa informação não chegou ao nosso conhecimento através dos proprietários que nós fazemos as entregas dos referidos veículos”, disse. Como alguns veículos estão há muito tempo no local, a delegacia explicou que, quando o dono consegue a devolução do carro e detecta que algo foi roubado, é aberta uma investigação para averiguar cada caso. O que também ocorre, conforme explicou, é que os veículos acabam se deteriorando com o passar do tempo e a exposição às intempéries. Paz ainda informou que será feita uma análise das imagens das câmeras de segurança do entorno para verificar se os crimes estão, de fato, acontecendo. “Vamos ter mais cuidado com a guarda desses bens que estão depositados nos arredores da delegacia. Posso adiantar que estamos, cada vez mais, empenhados na retirada desses veículos daqui da porta da delegacia”, garantiu.

Mais de 100 crianças ficam soterradas após desabamento na Nigéria Foto: Temilade Adelaja/Reuters

Um edifício de três andares que abrigava uma escola de educação básica desabou nesta quarta-feira, 13, na cidade de Lagos, na Nigéria, deixando mais de 100 crianças soterradas, segundo o governo regional. As equipes de resgate foram mobilizadas e estão no local. Teme-se que haja muitos mortos, porque as crianças estavam nas salas de aula quando aconteceu o desabamento. Ibrahim Farinloye, porta-voz da Agência de Nacional de Gerenciamento de Emergências, afirmou que o acidente aconteceu por volta das 10h do horário local (6h em Brasília). “Acredita-se que muitas pessoas, incluindo crianças, estejam atualmente presas no prédio”, afirmou. De acordo com a imprensa nigeriana, o edifício abrigava apartamentos residenciais, além da escola. As salas de aula ficavam no primeiro andar do prédio. Após o desastre, muitas pessoas se aglomeraram para acompanhar as operações de resgate nas ruas do entorno.

Veículo com restrição de roubo é recuperado pela polícia em Tanhaçu Foto: Divulgação/PM

Na noite do último domingo (10), a polícia recuperou um veículo roubado na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Após denúncia, o carro foi localizado abandonado no estacionamento do Balneário São João. Em consulta no Portal SSP-BA, foi confirmada a restrição de roubo e o mesmo foi apresentado na delegacia. Dentro do carro, foi encontrada uma considerável quantidade de capas de celular, fones e demais peças. Todo material também foi encaminhado à delegacia para as providências cabíveis.

Arquivo