Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

22/Jul/2015 - 09h30

Brumado: 95% das obras das UTIs estão concluídas, mas sem previsão de inauguração

Brumado: 95% das obras das UTIs estão concluídas, mas sem previsão de inauguração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o empreiteiro Renato Mendonça disse que 95% das obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está sendo construída anexa ao Hospital Professor Magalhães Neto já foram concluídas, restando apenas a instalação elétrica, de gás farmacêutico, além da aquisição do maquinário e a quebra da burocracia para que a unidade seja entregue ao município. Nossa reportagem apurou que a UTI neonatal foi totalmente concluída há pelo menos três anos e recebeu 50% do maquinário, mas ainda não foi inaugurada. “Isso é revoltante, pois quantos pais precisam da oferta de serviços dessa neonatal e acabam tendo de mendigar vagas em UTIs de outras cidades? Isso é uma humilhação para nós e uma falta de respeito com a população brumadense que tanto precisa desse equipamento”, desabafou a ambulante Janaína Silva. Enquanto a neonatal não funciona, os maquinários estão sendo utilizados no berçário do hospital para atender os casos mais complexos. Segundo dados apresentados a nossa reportagem, já foram gastos mais de meio milhão de reais nas obras realizadas na UTI adulto, restando o repasse de cerca de R$ 200 mil para conclusão do empreendimento. 

Brumado: 95% das obras das UTIs estão concluídas, mas sem previsão de inauguração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres deixou claro que a estrutura física logo será concluída, mas o problema maior será manter as UTIs funcionando. Feres apontou que o município tem recebido um repasse defasado para a saúde desde 2010 e que já tem custeado a manutenção do hospital além da sua capacidade, o que tem comprometido o orçamento municipal. O secretário cobrou atenção do estado no que se refere a ajudar na manutenção das unidades intensivas, caso contrário, segundo ele, as mesmas jamais funcionarão no município. “Brumado não tem condições de bancar sozinho essas UTIs, e com a atual crise dificilmente os municípios da região conseguiriam cobrir os valores de um consórcio. O estado banca as demais UTIs já existentes na região, por que Brumado também não pode ser apoiada? Sem o estado ou a União o município não conseguirá manter sozinho essa tão desejada UTI”, destacou o secretário.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo