Em parceria com a Vara da Fazenda Pública de Brumado, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), promoveu, entre os dias 12 e 16 de agosto, o Segundo Mutirão Tributário no Município. A ação teve por objetivo oportunizar a regularização da situação fiscal dos contribuintes, de maneira célere e criativa, dentro das possibilidades legais de negociação no que se refere a débitos fiscais. A mediação dos conflitos também trouxe benefícios para o município, uma vez que possibilita acesso a recursos necessários para o desenvolvimento de ações, programas e serviços voltados à população. No total, foram realizadas 41 conciliações e os valores obtidos foram significativos, principalmente quando se considera que foi uma modalidade extrajudicial por meio de convite.
Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Superintendência de Trânsito e Transportes de Brumado negou que um agente de trânsito tenha feito xixi nas calças durante a sua jornada de trabalho por medo de descumprir uma normativa do órgão. “Fatos como estes são desnecessários e não são verdadeiros”, afirmou. Segundo a SMTT, o agente esteve na sede da superintendência logo após as declarações, provando que não há qualquer impedimento à saída temporária dos servidores da função. O superintendente Castilho Viana disse ainda que já esteve com o agente em questão e toda equipe da SMTT alertando sobre a necessidade de engajamento no desenvolvimento das atividades, bem como acerca da importância da resolução interna dos conflitos.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
O supervisor de pesquisa agropecuária do IBGE, Augusto Sampaio Barreto, esteve na reunião do Conselho Rural de Desenvolvimento Sustentável apresentando os dados do Censo Agropecuário 2018 no que se refere à microrregião de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Barreto informou que a produção na microrregião é muito variada (leite, frutas, verduras e grãos), basicamente familiar - mais de 90% dos trabalhadores têm laços familiares com o dono do estabelecimento rural. “É uma produção não caracterizada por grandes áreas, são propriedades menores, com agricultores com laços familiares”, reiterou. Devido às dificuldades com a água e à falta de chuva, o supervisor destacou que algumas lavouras, a exemplo da de feijão, são prejudicadas na microrregião no que diz respeito à produtividade.
Em Brumado, o Laboratório Exame utiliza a técnica de química seca na análise dos exames laboratoriais. A tecnologia recebe esse nome por dispensar o uso de água em qualquer uma de suas etapas, sendo muito mais segura e eficaz em seus resultados. A margem de erro é muito menor do que na técnica convencional. A tecnologia avançada é usada nos grandes laboratórios do país. Faça seus exames no Exame e tenha a garantia de resultados precisos. O laboratório fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
O assessor parlamentar Adão Alves de Almeida cobrou maior atenção do poder público com relação ao suporte dado aos pacientes cadastrados no programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), bem como no que se refere às filas na Central de Marcação de Exames. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o assessor disse que as pessoas não estão encontrando vagas nos transportes cedidos pelo Município de Brumado para fazerem seus tratamentos em outras cidades. Segundo ele, os pacientes precisam pagar passagens do próprio bolso a fim de não perderem as consultas. “Os poderes judiciais precisam averiguar o que está acontecendo no TFD de Brumado. Já basta o sofrimento das pessoas que saem da cidade e acabam tendo de pagar passagem sem condição. A situação precisa ser revista pelo secretário Cláudio Feres”, declarou. Adão afirmou que o transporte está sendo feito de forma inadequada, tendo em vista que o número de pacientes é superior à quantidade de vagas oferecidas. “Não é possível que uma pessoa em tratamento contra o câncer, que não tem condição de trabalhar e pagar passagem para ele e um acompanhante, tenha de perder o seu tratamento por conta de uma incompetência do secretário Cláudio Feres”, endossou. Por fim, Adão ainda reivindicou o aumento do número de senhas distribuídas na Central de Marcação a fim de evitar a formação de longas filas no local.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
O juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães condenou Cézar Paulo de Morais Ribeiro (PDT), o Cézar de Lim, candidato a vereador de Brumado nas eleições de 2016, por abuso do poder econômico, captação ilícita de sufrágio e arrecadação e gastos ilícitos. De acordo com o magistrado, está provado, por documentos e testemunhas, que o investigado determinou que o coordenador de sua campanha, Cléber Assis, entregasse valores em espécie a coordenadoras de bairros para contratar pessoas para comparecerem a comícios. As contas de campanha do candidato também foram reprovadas. “Assim agindo qualquer candidato acaba extrapolando o limite de gastos e obtendo significativa vantagem em relação àqueles que cumprem a legislação. Inequivocadamente, trata-se de modalidade de abuso do poder econômico, na medida em que o candidato que puder pagar maior número de pessoas para alavancar sua candidatura terá reais vantagens sobre os adversários”, destacou. Segundo a decisão obtida pelo site Achei Sudoeste, em relação à captação ilícita de sufrágio, o magistrado afirmou que há evidências de que o então candidato, por intermédio de Cléber Assis, deu, ofereceu ou prometeu dinheiro, blocos, telhas, brita, pagamento de exames ou outras vantagens a eleitores em troca de votos. “Por todo o exposto, julgo em parte procedente o pedido, reconheço a prática de abuso do poder econômico, bem como da arrecadação e gastos ilícitos, e, com fundamento no art. 14 e parágrafos, da Constituição Federal, e art. 22, XIV, da LC 64/90, aplico aos representados Cézar Paulo de Morais Ribeiro, então candidato a vereador; e a Cléber Assis Santos, a pena de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes”, sentenciou.
Na última segunda-feira (02), durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Glaudson Dias Lima (PDT) chamou a atenção ao fazer piada com o nome de uma pessoa falecida. Após a leitura do material do pequeno expediente, o presidente do poder legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), concedeu a fala ao vereador, que solicitou um minuto de silêncio pelo falecimento de uma idosa. O presidente não havia entendido o nome da homenageada, quando Glaudson fez uma piada de mau gosto e sem reconhecer a família enlutada. “Gostaria de pedir um minuto de silêncio pelo falecimento da avó do esposo de minha auxiliar parlamentar. O nome dela é Iria que agora já foi (risos)”, afirmou, na oportunidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a mulher é auxiliar parlamentar do vereador, desde quando ele assumiu o mandato em janeiro de 2017.
Médicos e nutricionistas estão constantemente alertando para os perigos do consumo excessivo de fast food devido aos riscos de saúde relacionados à obesidade, colesterol e doenças cardiovasculares. Agora, um novo caso mostra que os perigos de uma alimentação com baixos níveis nutricionais são ainda mais preocupantes: um jovem britânico de 17 anos ficou cego depois de passar quase 10 anos sem ingerir frutas e vegetais. As refeições do rapaz, que não teve o nome revelado, eram baseadas em chips de batata, batata frita convencional e pão branco – às vezes, ele comia fatias de presunto ou salsicha. De acordo com a equipe do Bristol Eye Hospital, no Reino Unido, que atende o caso do jovem, a alimentação inadequada levou-o a desenvolver neuropatia óptica nutricional, condição geralmente provocada pela falta de vitamina B12. A deficiência nutricional já havia sido detectada quando ele tinha 14 anos e foi levado ao médico pela primeira vez devido às constantes reclamações de cansaço. Os exames indicaram anemia com baixos níveis da vitamina. Diante dos resultados, o médico prescreveu injeções de vitamina B12 e aconselhou o adolescente a melhorar a dieta. O relatório do caso, publicado no periódico Annals of Internal Medicine, indica que mesmo com a suplementação, a situação do rapaz continuou a piorar porque ele não conseguiu melhorar a alimentação. De acordo com os pais do garoto, desde criança ele tinha o paladar muito exigente e não aceitava comer uma série de alimentos. “Ele explicava [esse comportamento] como uma aversão a certas texturas de comida que ele não conseguia tolerar, e, portanto, as batatas fritas e chips eram realmente os únicos tipos de alimento de que ele tinha vontade e achava que podia comer”, explicou Denize Atan, médica que cuidou do jovem, à BBC.
A recuperação do Aeroporto de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi concluída no mês de agosto. Realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), a obra tem como objetivo a implantação de voos regulares no equipamento aeroviário do município, além da operação com aviação geral. O investimento foi de aproximadamente R$ 7 milhões. Com o serviço, o equipamento poderá receber voos comerciais com até 72 passageiros. Entre as etapas mais importantes da obra estão a pavimentação da pista de pouso e decolagem, a recuperação do balizamento noturno e a implantação da área de giro das cabeceiras, que facilitará a manobra para chegada e saída de aviões. Aumentando, assim, a resistência da área de movimentação de aeronaves para a nova operação. O município de Guanambi tem como atividades econômicas a produção de algodão, a pecuária e também a presença de parques eólicos e solares. O aeroporto contribui na atração de novos negócios para o município do Sertão Produtivo. Além disso, é um dos aeródromos de aviação geral do estado com maior número de movimentação de aeronaves com uma média de até 6 pousos por dia. “Agora, a próxima etapa é o processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil [ANAC] para habilitar o aeroporto de Guanambi a receber aeronaves de aviação regular”, explica o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
Mais um curso de tiro desportivo para aquisição de Certidão de Registro (CD) será realizado no Clube de Tiros Elite, em Brumado, no dia 5 de outubro próximo. Estarão presentes acompanhando o curso instrutor, psicólogo e despachante. Os interessados devem entrar em contato com Gilmar Flores através do telefone (77) 99820-4392.
Na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, o projeto para implantação da Zona Azul não chegou nem à primeira votação na Câmara de Vereadores devido à grande rejeição da comunidade. O legislativo atendeu ao clamor popular e retirou a proposta de pauta. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o repórter Oliveira Xavier, da Rádio Cultura FM, explicou que a população, que é o grande pagador dos impostos, se posicionou contrária à implantação do zoneamento no município em razão de uma série de agravantes. “O melhor modelo para Luís Eduardo Magalhães não seria a implantação da zona azul, mas sim reorganizar o trânsito, trazendo mais vagas de estacionamento para o povo que consome e segurança para o comércio. Até o momento, a zona azul está suspensa”, destacou.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, em parceria com o Sebrae, está lançando o curso Marketing na Medida. As aulas serão ministradas entre os dias 16 e 20 deste mês de setembro, com início às 19h. O curso tem carga horária de 16 horas, divididas em 4 encontros, mais 2 horas de consultoria por empresa e diálogos empresariais de 3 horas cada. Segundo a CDL, a capacitação demonstra os principais elementos para elaboração de um plano de marketing e sua importância para o sucesso do negócio, além de refletir sobre a atuação da empresa na dinâmica do mercado. O custo é de R$ 150 por empresa. As vagas são limitadas. Para se inscrever, entre em contato com a CDL através do número (77) 3441-1222.
Na última segunda-feira (02), policiais da 46ª CIPM foram acionados para averiguar uma ocorrência de suicídio no Povoado de Riachão, na zona rural de Paramirim, a 131 km de Brumado. No local, foi encontrado o corpo de uma mulher identificada como Ana Cláudia de Oliveira. Posteriormente, a guarnição foi informada por prepostos da Guarda Municipal de que no local do crime estava uma mulher, a qual, horas antes, havia registrado em vídeo a morte de Ana Cláudia e compartilhado nas redes sociais. A mulher foi conduzida à delegacia de Paramirim sob a acusação de auxílio a suicídio a fim de prestar esclarecimentos.
Uma operação contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Bahia suspendeu cerca de seis mil benefícios e cancelou outros três mil. A economia, segundo a entidade, é de cerca de R$ 41 milhões. A Operação Pente Fino começou no início de 2019, e os números de cancelamento e suspensão são referentes ao primeiro semestre deste ano. Em média, foram 16 cancelamentos e 32 suspensões por dia. O chefe de benefícios do INSS na Bahia, Marcelo Caetano, explica que os cancelamentos só acontecem quando as irregularidades são confirmadas pela investigação. “O indivíduo é chamado, apresenta a defesa, a defesa é julgada. Aí se ela é julgada improcedente, tem prazo para recurso, e ele não apresenta recurso. No caso dele apresentar recurso, [o cancelamento é realizado] se o recurso não tiver provimento favorável para ele”, explicou Marcelo Caetano. De acordo com o G1, as irregularidades mais comuns são em pensão por morte, acúmulos indevidos de benefícios e apresentação de documentos falsos. Todos são crimes contra a União, investigados pela Polícia Federal, como explica o delegado de repressão a crimes previdenciários, Marcelo Siqueira.
Depois de quase três anos realizando mutirões comunitários para tapar os buracos na via, os moradores do Bairro Esconso comemoram o início das obras de recapeamento asfáltico da Avenida Cleóbolo Meira Leite, a principal da localidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Marquito Gomes disse que a obra beneficia não só a comunidade do bairro, mas todos que trafegam pela via que liga importantes pontos da cidade. Gomes chamou a atenção para as condições precárias da avenida, que estava praticamente intrafegável diante da quantidade de buracos. “Essa obra foi muito necessária para evitar acidentes. Demorou de chegar, mas estamos felizes”, frisou. A obra foi viabilizada através de emenda parlamentar junto ao Governo Estadual. Os trabalhos estão orçados em quase R$ 700 mil.
O clima não está legal entre alguns vereadores da base aliada e a administração do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Os edis têm se queixado da falta de atendimento às demandas e desprezo por parte de secretários municipais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a bancada de Vasconcelos poderá sofrer baixa ainda este ano. A primeira pode ser do presidente da Câmara Municipal, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT). Os últimos acontecimentos em sessões legislativas e declarações polêmicas do parlamentar não agradaram o núcleo político do gestor municipal. Na última sexta-feira (30), durante entrega de títulos de cidadãos brumadenses, Eduardo não compareceu à cerimônia e a mesa foi composta por pré-candidatos e fortes opositores da atual gestão. Apesar de ambas as partes negarem qualquer rompimento ou distanciamento político, a possível saída de Quinteiro da base situacionista é vista como avassaladora, já que o presidente pode levar consigo diversos parlamentares para a oposição.
Um estudo recém-publicado indicou que adolescentes entre 12 e 15 anos que sofrem bullying na escola apresentam risco até três vezes maior de tentar o suicídio. Agora, uma nova pesquisa fortalece a relação entre a prática violenta no ambiente escolar e o pensamento suicida. O levantamento, realizado no Reino Unido, indica que na faixa etária de 11 a 16 anos, pelo menos 17% dos adolescentes vítimas de bullying consideram tirar a própria vida para fugir da perseguição. Além disso, 78% afirmaram que o problema causa ansiedade e pode fazê-los perder noites de sono (56%). Os novos dados ainda mostram que 57% das crianças já sofreram bullying em algum momento da vida escolar e 74% testemunharam alguém sendo intimidado. De acordo com a Veja, o problema do bullying é muito grave, pois afeta diversos aspectos da vida do adolescente, incluindo saúde mental, desempenho acadêmico e frequência escolar. A pesquisa indica que 35% das vítimas de bullying passaram a faltar às aulas e 20% precisaram mudar de escola. Algumas crianças abandonaram o colégio de vez e passaram a ser educadas em casa. No Brasil, no entanto, essa prática não é permitida e os alunos precisam estar regularmente matriculados em uma escola pública ou particular. De acordo com o levantamento, 23% dos adolescentes acreditam que a escola não está conseguindo controlar o problema. “A alta prevalência de vitimização por bullying e o risco aumentado para tentativas de suicídio entre as vítimas da prática apontam para a necessidade urgente de implementar intervenções eficazes para lidar e prevenir os dois problemas”, comentou Ai Koyanagi, autor da pesquisa anterior.
A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça condenou por improbidade administrativa o ex-prefeito do município de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro (PDT), quatro servidores públicos municipais - Alberto Jorge Cardoso de Castro Júnior, Gercino Ribeiro Cardoso, Kleberson Barbosa Guimarães, Orlando Ferreira Filho -, e a empresa GRC Transportes Ltda, por fraudes em licitações do transporte escolar. A sentença, de 30 de julho, condena o grupo pelo desvio de R$ 4.849.710,85 em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em 2010, na gestão de Tito Castro (2009-2012). Segundo a ação do MPF, os réus restringiram e direcionaram a concorrência do Pregão Presencial nº 005/2010 com a criação de empresa de fachada, criada logo após Castro vencer a eleição; incorreções na confecção do edital e do contrato; falta de divulgação em jornal de grande circulação; e agrupamento das 50 linhas de transporte em um único objeto, a ser licitado por menor preço global. Tito Castro já havia sido condenado no início do mês de julho, dia 8, também pelo desvio de R$1.912.188,00 em recursos do Fundeb em 2009, totalizando um prejuízo de R$ 6.761.898,85 aos cofres públicos.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou uma ação de deputados do Novo que tentavam reverter a votação na Câmara que aprovou o projeto de abuso de autoridade. O texto foi encaminhado ao Palácio do Planalto, onde aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro. Na ação, o líder do Novo, Marcel Van Hattem (RS), e os deputados Adriana Ventura (SP), Tiago Mitraud (MG), Paulo Ganime (RJ) e Gilson Marques (SC) queriam a imediata suspensão da tramitação do projeto e o seu retorno à Câmara, para que a proposta fosse submetida a uma votação nominal. De acordo com a Veja, no mês passado, a votação na Câmara do projeto de abuso de autoridade foi simbólica, ou seja, quando os votos individuais dos deputados não são contados. Nesse caso é feita uma consulta oral e visual ao plenário para se decretar o resultado. Quando isso acontece, pelo regimento, os parlamentares podem pedir verificação e, se aceito, é realizada a votação por meio de painel eletrônico. Para que essa verificação seja aceita pelo presidente da sessão, 31 deputados precisam levantar a mão e pedir. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não considerou, na ocasião, que havia quórum suficiente para a verificação, o que foi contestado pelos parlamentares do Novo. Para os deputados do partido, o gesto de Maia foi “foi abusivo e violou o direito ao devido processo legislativo”. Gilmar Mendes concluiu que, no caso, a votação do projeto é uma questão de natureza interna da Câmara dos Deputados, “insuscetível de controle” pelo STF. “Entendo que a decisão adotada pela autoridade coatora (Rodrigo Maia) em questão não afrontou direito líquido e certo dos impetrantes, pois envolve norma de organização e procedimento internos daquele órgão, não havendo previsão acerca do tema na Constituição Federal”, escreveu o ministro, que ressaltou que não antecipava “qualquer posicionamento acerca do mérito” do projeto de abuso de autoridade.
Com o grupo Ginga Brasil, o Mestre Baiano tem circulando por diversos pontos da cidade de Brumado a fim de popularizar a arte da capoeira. O grupo já se apresentou no Mercado Municipal e em várias praças do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Mestre Baiano destacou que a iniciativa fortalece o crescimento da capoeira, tendo em vista que o esporte ainda é muito perseguido. Para ele, em outros estados, a capoeira é mais valorizada do que onde se originou, que é na Bahia. “Tenho esse trabalho em Brumado há 22 anos e, a cada ano que passo, vejo o crescimento da capoeira na cidade. Estamos correndo atrás para colocar essas crianças no caminho certo”, frisou. Hoje, 250 crianças estão inscritas na escola do grupo Ginga Brasil - 80 crianças serão graduadas pela primeira vez no próximo domingo (07), durante a cerimônia de batizado da capoeira. “O público está voltando a assistir as nossas apresentações”, comemorou.
Uma mulher deu à luz quíntuplos na noite desta segunda-feira (2), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. As crianças nasceram prematuras, de 28 semanas, segundo a família. A gravidez de Anieli Camargo Kurpel, 24 anos, aconteceu de forma natural. O casal conta que estavam tentando ter um filho desde o fim de 2018. De acordo com o G1, antes de descobrir que estava grávida de quíntuplos, a jovem ouviu em uma consulta que havia a suspeita de que ela poderia ter um cisto no ovário ou um tumor no útero. Anieli e o marido, Luis Fernando Araújo, de 33 anos, moram em Chopinzinho, no sudoeste do Paraná. A descoberta dos quíntuplos veio no início de abril, durante um exame de ultrassom. Por ser considerada uma gravidez de risco, a jovem precisou de cuidados constantes durante a gestação. Em julho, ela foi levada para o Hospital do Rocio, na Região Metropolitana de Curitiba, onde aguardou o nascimento dos filhos.
Na próxima quinta-feira (05), de 9h às 12h, o governador Rui Costa (PT) visitará o município de Paramirim para uma série de inaugurações e compromissos. Inicialmente, o chefe do executivo estadual irá inaugurar a reforma e ampliação do Mercado Municipal e a extensão de rede para atender pontos de iluminação pública na Rua Livramento, no Bairro São José (trecho da saída para Livramento de Nossa Senhora). Em seguida, entregará a manutenção civil no extinto Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães para sediar o Colégio Estadual de Paramirim, 8 microtratores para entidades dos municípios de Paramirim, Botuporã, Tanque Novo, Macaúbas, Érico Cardoso, Caturama, Ibipitanga e Rio do Pires, bem como 90 títulos de terra do Projeto Bahia mais Forte Terra Legal, beneficiando. Na oportunidade, Costa também autorizará a SDR/CAR a celebrar convênio, no âmbito do Projeto Bahia Produtiva Edital Qualificação - Agroindústrias e no âmbito do Programa de Mecanização Rural (Promer), com a Prefeitura de Paramirim para realização de atividades de preparo do solo e limpeza de aguadas. Por fim, fará uma visita ao Colégio Estadual de Paramirim.
O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), negou nesta terça-feira (3) pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ter acesso a mensagens do Telegram investigadas na Operação Spoofing, que tramita na 10ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal. De acordo com o G1, Gebran pontua que é 'impossível o aproveitamento pela sua ilicitude'. A defesa do ex-presidente diz que recorrerá. A decisão é apenas do desembargador, e ainda deverá passar pelo colegiado. O pedido da defesa foi feito dentro do processo do sítio de Atibaia, que está em andamento na segunda instância, sem data para julgamento. Lula foi condenado pela 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba a 12 anos e 11 meses, por corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro nesta ação. O MPF já solicitou aumento da pena.