O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, reforçou que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti não é de responsabilidade apenas do Município, mas sim de cada cidadão brumadense. Segundo ele, os moradores têm de assumir o compromisso de fiscalizar e manter os quintais limpos. “Estamos fazendo a nossa parte com o bloqueio, já que foram confirmados os dois casos no Bairro Nobre, e a gente conta com toda população para que faça a sua parte não deixando acumular água e, consequentemente, não aconteça a proliferação do mosquito da dengue”, afirmou. Questionado sobre o déficit de agentes de endemias para cobrir a sede e os distritos rurais, o secretário informou que o efetivo do município está compatível com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, embora o número seja aquém da necessidade. De qualquer forma, Feres adiantou que serão realizados mutirões, principalmente na zona rural, a fim de intensificar os trabalhos de prevenção e combate. Em Brumado, até o momento, há: 9 casos de chikungunya, 6 casos de zika e 66 casos confirmados de dengue, sem contar os inúmeros casos suspeitos e que aguardam resultado laboratorial, configurando um quadro de surto de arboviroses.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
A Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep) está realizando um trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti no Bairro Nobre, em Brumado, após os dois casos de dengue confirmados na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agente Francislei Alves, que coordena os trabalhos na localidade, explicou que um tratamento larvário é feito em todas as residências em um raio de 50 metros da casa onde os casos foram notificados. Além do tratamento, a borrifação costal também é realizada no perímetro determinado. “O objetivo é bloquear a proliferação dos mosquitos que estão na área e que podem estar infectados com o vírus”, afirmou. Em comparação ao mesmo período dos anos de 2017 e 2018, o coordenador informou que, neste ano, há um número maior de notificações suspeitas de dengue. Diante disse, a Vigep tem intensificado o trabalho de bloqueio nas localidades com maior índice de infestação e quantidade de casos suspeitos. “No passado, tivemos algumas epidemias no município e a população ficou apavorada, mas ela esquece. Precisamos ficar alertas. Quem tem de vistoriar o seu quintal diariamente é o morador, o agente é um colaborador”, declarou. Questionado sobre a falta de profissionais para atender a demanda, Alves ressaltou que, na sede, os agentes promovem um trabalho de mutirão nas áreas descobertas. Nos distritos rurais, por sua vez, embora também sejam feitos mutirões, o agente frisou que a ação só acontece quando há muitos casos notificados em determinada localidade, como aconteceu em Itaquaraí recentemente. Segundo ele, o déficit já está sendo negociado com a Secretaria Municipal de Saúde.
Um incêndio de grande proporção atingiu uma área de mata, na terça-feira (29), na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do município, cerca de 540 hectares, o que equivale a 540 campos de futebol, foram destruídos pelo fogo. De acordo com o órgão, a área atingida fica na localidade de Morro do Junco. Brigadistas e voluntários ajudam os bombeiros a controlar as chamas, que já chegaram a Serra das Almas. A Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas informou que aeronaves ajudam no combate ao incêndio. O incêndio atingiu a área de vegetação, e até as 21h50 de quarta-feira, as chamas não foram debeladas.
Um motociclista morreu, na noite da última quarta-feira (30), na BA-262, no trecho entre os municípios de Brumado e Aracatu. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente foi registrado às 20h. O motociclista trafegava pela rodovia, quando foi atingido por um veículo de passeio com placas da cidade de Brumado nas proximidades da Ponte do Riachão. Ele morreu na hora. A causa do acidente ainda é desconhecida. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi até o local e registrou a ocorrência. De acordo com populares, o motociclista é natural da cidade de Aracatu e é conhecido como Dilsinho. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou o levantamento cadavérico. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.
Um novo aumento no valor do botijão do gás deverá ser repassado aos consumidores brumadenses nos próximos dias. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste junto aos empresários do ramo na cidade, o reajuste seria de R$ 2. As revendedoras estariam aguardando a finalização do estoque antigo para a mudança no preço da botija, que custa, em média, R$ 65 no município. “Estamos aguardando e sentindo a movimentação do mercado. A gente é um segmento que ganha no volume”, disse uma fonte ouvida pela nossa reportagem. Os empresários do segmento ainda descartaram a possibilidade de formação de cartel na cidade e explicaram que os preços se assemelham, tendo em vista que o gás é um produto oferecido nas mesmas condições por todas as revendedoras e isso não justifica uma diferença grande no valor do botijão.
Um incêndio de grande proporção tomou conta de uma Área de Proteção Ambiental (APA) na região da Serra das Almas, entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. O fogo teve início na manhã de ontem (29). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o incêndio tem causado muita fumaça e assustado moradores de comunidades próximas. Há oito dias, na mesma região, um incêndio florestal destruiu áreas da nascente do Riacho das Pedras. Cerca de 19 militares do Corpo de Bombeiros da Bahia foram acionados para combater as chamas, com o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar. O instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) já tinha alertado sobre a possibilidade de novos focos de incêndios devido às altas temperaturas e ao clima seco.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quarta-feira 30, os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinha, na residência do casal, no Flamengo, na Zona Sul do Rio. A medida cumpre decisão da Justiça do dia anterior, quando a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio derrubou, por 2 votos a 1, a liminar que concedeu habeas corpus aos dois. Eles foram presos no dia 3 de setembro último e soltos no dia seguinte, por decisão provisória concedida pelo desembargador Siro Darlan durante o Plantão Judiciário. Os pedidos de prisão do casal já foram expedidos pela Justiça. Os ex-governadores são acusados de ilegalidades em contratos celebrados entre a prefeitura de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e a construtora Odebrecht para a construção de casas populares, durante os dois mandatos de Rosinha como prefeita de Campos dos Goytacazes, entre 2009 e 2016. No dia da concessão do habeas corpus, no início de setembro, o advogado Vanildo José da Costa Júnior, que defende o casal Garotinho, disse que o decreto de prisão apresentou fundamentação frágil, foi ilegal e desprovido de contemporaneidade. Ele alegou à época que a denúncia do Ministério Público narra fatos que teriam ocorrido há 11 anos e, portanto, não há fundamentação para a prisão. Em nota divulgada nesta terça-feira, Vanildo da Costa Júnior informou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão da 2ª Câmara Criminal. A defesa dos ex-governadores diz ainda que a ordem de prisão é “ilegal e arbitrária”.
O processo de cassação do prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e do seu vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB), chegou na terça-feira (29), às 18h37, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o relator será sorteado e, em seguida, o processo será analisado e posteriormente enviado para ser julgado pelo plenário da corte. A decisão do juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, foi proferida em 17 de setembro de 2019 e, depois dos embargos impetrados pela defesa, o magistrado determinou a subida do processo para julgamento de recurso no TRE-BA.
A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas; como acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o médico Bruno Prado, atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas a pele. Agende sua Consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807.
O juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, cassou nesta quarta-feira (30), os mandatos da prefeita e o vice-prefeito, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) e Adriano Reis Paca (PSD), respectivamente, da cidade de Malhada de Pedras, a 30 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Ministério Público Eleitoral (MPE) foi o autor da ação, que investigou os crimes de captação ilícita de sufrágio, abuso de poder econômico e abuso de poder político cometidos pela atual prefeita e vice-prefeito, além do ex-prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, e ex-servidores municipais da cidade. “Considerando que suas condutas ilícitas comprometeram a regularidade das eleições, afetando sua normalidade e higidez, e acarretando a ilegitimidade dos mandatos, com fundamento no art. 222 do Código Eleitoral declaro nulos os votos dados aos condenados, casso seus diplomas e, por consequência, seus mandatos”, sentenciou o magistrado. Baleeiro e Paca tiveram a pena de inelegibilidade para a eleição na qual foram diplomados, bem como para aquelas a serem realizadas nos oito anos subsequentes. O ex-prefeito da cidade, Valdecir Alves Bezerra, teve a pena de inelegibilidade para as eleições a serem realizadas nos oito anos subsequentes.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fechou na terça-feira (29) uma rádio pirata que causava interferências na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com a agência, a rádio clandestina estava localizada em um imóvel residencial, na Rua Celcina Teixeira Ladeia, no Bairro São Vicente. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na ação, a Anatel apreendeu equipamentos da emissora, que atuava com na frequência 99,7, com o nome de Cultura FM. O responsável foi autuado, multado e responderá por crime federal. A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver danos a terceiros, além de multa de R$ 10 mil.
Um homem identificado como Geovânio Alves Pereira, de 34 anos, natural do município de Janaúba (MG), foi preso na tarde desta segunda-feira (28), após ser acusado de receptação de peças de celulares. As mesmas teriam sido subtraídas de uma loja, na madrugada do dia 10 de outubro, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Conforme a vítima, o prejuízo foi de mais de R$ 25 mil. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os investigadores receberam informação anônima de que o suspeito frequentava um bar, situado no Bairro Marabá e se deslocaram pra lá. Após algumas horas de campana, o indivíduo chegou ao estabelecimento em um veículo e foi abordado. No carro, os policiais localizaram as peças furtadas. Na ocasião, Geovânio levou os policiais até a sua residência, situada no mesmo bairro, quando foram encontradas mais uma caixa contendo 28 telas, 21 capas e 10 películas. Na Delegacia Territorial de Guanambi, o homem foi flagranteado por receptação. O delegado arbitrou fiança de R$ 10 mil para o acusado responder o crime em liberdade - ele já tem algumas passagens pela polícia por furto e estelionato no estado de Minas Gerais.
O ministro das relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciaram nesta terça-feira, 29, que o Fundo Soberano da Arábia Saudita investirá 40 bilhões de reais no Brasil. O acordo foi costurado durante a visita do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PSL), ao país árabe chefiado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman — acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, crítico ao seu regime. De acordo com a Veja, apesar cifra alta, não foi especificado onde e quando o dinheiro saudita seria aplicado. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Fundo Soberano irá explorar as “potenciais oportunidades de investimentos mutuamente benéficos”. O anúncio do acordo bilionário ocorre em meio à polêmica de um vídeo em que Bolsonaro se compara a um leão sendo atacado por hienas que representariam o STF, PSL, veículos imprensa e outras instituições. Mais cedo, o presidente brasileiro pediu desculpas pelo vídeo após a peça ter sido apagada de suas redes sociais. A tour de Bolsonaro pela Ásia e Oriente Médio teve início no dia 19 de outubro. Desde então, o presidente passou pelo Japão, onde participou da cerimônia de entronização do novo imperador, China, Emirados Árabes Unidos, Qatar e finaliza a viagem na Arábia Saudita. Além do acordo comercial, o Brasil e a Arábia Saudita assinarão em breve um acordo recíproco para a facilitação de emissão dos vistos diminuindo burocracia e custos.
Em nota de esclarecimento, o ex e o atual gestor da cidade de Caetité, José Barreira (PSB) e Aldo Gondim (PSB), respectivamente, rebateram a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que acusa ambos de fraude em licitação e desvio de recursos destinados ao transporte escolar municipal. Na nota, ambos destacaram que, em 2009, estava em voga a contratação de transporte escolar através de cooperativas e, em Caetité, contratou-se a Transcops, através de processo licitatório, que resultou em um contrato global anual de R$ 4,3 milhões. "Essa cooperativa efetivamente prestou os serviços estabelecidos no contrato. Os alunos foram transportados, mais de cem motoristas do nosso município trabalharam e receberam pelos serviços prestados. Portanto, não houve desvio de recursos públicos, como alega a denúncia", declararam. Já com relação aos valores de cinco mil e de um mil reais, que o MPF alega que foram depositados em contas pessoais pela Transcops, os gestores disseram que decorreram de patrocínios da empresa para festas populares, devidamente comprovados por recibos. “Não foram desviados do contrato e nem foram apropriados por essas pessoas, que agiram sempre de boa fé, como restará provado no processo”, completaram. Na nota, ambos ainda afirmaram que os demais servidores públicos acusados sempre agiram no estrito cumprimento dos deveres funcionais. ‘Esperamos e confiamos que a Justiça rejeitará as acusações, pois não há prova de nenhum ato ilícito e de nenhuma conduta dolosa praticada por nós à frente do Município de Caetité. Tanto é assim, que todas as contas julgadas até o momento foram aprovadas, por recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios. Os que tentam explorar esses fatos politicamente e para denegrir nossa imagem serão frustrados nessa tentativa, pois confiamos que a justiça prevalecerá”.
Um homem achou três cheques que juntos somam quase R$ 11 mil, na entrada de um shopping em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, ele localizou o dono e devolveu a quantia na terça-feira (29). O auxiliar de entregas João Rocha Oliveira contou que sempre vai ao shopping a trabalho e, na segunda (28), quando encontrou os cheques, chegou ao local para distribuir cargas, como de costume. “Eu tava vindo aqui [shopping], quando eu passo e subo a rampa, olhei e vi três talões de cheque embolados. Eu peguei e falei: 'deve ser alguém que perdeu esse cheque aqui'”, contou seu João. O auxiliar pediu ajuda ao chefe Luciano Ribeiro para encontrar o dono dos cheques. “O que mais me chamou atenção foi a atitude do João em um momento como esse, um país que nós vivemos. Ele é um entregador de cargas, a simplicidade dele. A honestidade dele demonstrou que é isso que a sociedade precisa, que tenha essa sensibilidade também nesse momento”, relatou Luciano.
A crônica “O tempero da vida”, do aluno Luiz Gustavo Carlos Morais, da Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, em Brumado, foi premiada com a medalha de prata nas Olimpíadas Brasileira de Língua Portuguesa. O concurso de produção de textos destina-se a alunos de escolas públicas de todo país. O aluno, juntamente com a professora Rosângela dos Santos Marques, foi aprovado nas etapas regionais, ganhando medalhas de bronze e prata. Em dezembro, ele retorna para São Paulo em busca do ouro. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, dos 125 semifinalistas, que contou com alunos de todos os estados do país, somente 38 foram para a final. O município de Brumado ficou entre os finalistas, representado por Luiz Gustavo.
Um homem e três mulheres foram presos na segunda-feira (28), suspeitos de tráfico de drogas em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os policiais apreenderam 18kg de substancia análoga à pasta base de cocaína e outros materiais na casa de uma das suspeitas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), uma guarnição do Esquadrão Falcão foi acionada para denúncia de moradores, que um suspeito estava vendendo drogas pela região do bairro Brasil. De acordo com a SSP, ao chegar no local, Matheus Alves Santos, 22 anos, foi localizado e informou que pegou a droga com a suspeita Silvana Lima Rocha, 40 anos. Conforme a SSP, os agentes chegaram na residência de Silvana, outras duas mulheres, que não foram identificadas, também foram encontradas na casa dela. No total, foram apreendidos 18 kg de pasta base de cocaína divididos em tabletes, 1kg de cocaína, outras 33 porções menores da droga, nove buchas de maconha e um comprimido de ecstasy. De acordo com o G1, além disso, os policiais também apreenderam uma balança, comprovantes de depósitos bancários somando R$ 2 mil, dinheiro e um celular. O quarteto e todo o material apreendido foi encaminhado para a sede da 10ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin).
Na última terça-feira (29), em patrulhamento na BA-026, uma guarnição da Cipe Central avistou um veículo em atitude suspeita seguindo na direção do Povoado de Areião, na zona rural de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor fugiu em alta velocidade, sendo alcançado pela guarnição. Os indivíduos saltaram do veículo atirando contra a polícia, que revidou. Ao cessarem os disparos, os policiais fizeram uma busca no perímetro, avistando quatro indivíduos caídos ao solo, com as armas próximas. De acordo com informações da polícia, um dos elementos conseguiu fugir pelo matagal. Os envolvidos chegaram a ser socorridos com sinais vitais ao Hospital Municipal de Tanhaçu, onde vieram a óbito. Durante a ação foram apreendidos: 01 revólver calibre 38, com 05 munições; 01 revólver calibre 38, com 06 munições; 01 revólver calibre 32, com 06 munições; 01 revólver calibre 32,com 0 6 munições; 03 papelotes de uma substância de cor branca aparentando ser cocaína; e um veículo cinza, com placa de Lauro de Freitas.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, marcou para o próximo dia 7 de novembro a retomada de julgamento das três ações declaratórias de constitucionalidade sobre a execução antecipada da pena. Até o momento, o relator, ministro Marco Aurélio, votou contra a possibilidade da execução antecipada, sendo seguido pelos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Já os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram a favor da prisão em segunda instância. As três ações declaratórias de constitucionalidades (ADCs) foram impetradas pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo PCdoB e pelo Patriota (antigo PEN). As ações pedem que o STF condicione o início do cumprimento da pena ao esgotamento de todas as possibilidades de recurso — trânsito em julgado. A discussão versa sobre a constitucionalidade do artigo 283 do Código de Processo Penal (CPP), que estabelece: “Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva”.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Clécio Magalhães, falou a respeito do caso das irmãs Zelita Pereira Neves, 32 anos, e Marliete Pereira Neves, 41 anos, que desligaram os aparelhos que mantinham o irmão Almiro Pereira Neves, de 43 anos, vivo na emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG). Segundo o delegado, as irmãs foram apresentadas na delegacia por uma guarnição da Polícia Militar na noite da última sexta-feira (25). “Elas alegam que agiram a mando de Deus com a intenção de salvar o irmão. Elas chegaram a realizar um culto religioso na frente do hospital e, depois disso, invadiram a enfermaria e desligaram os aparelhos”, declarou. Em depoimento, o delegado relatou que uma das irmãs disse que teve uma visão e que Deus havia lhe dito que seu irmão não morreria. Magalhães ainda informou que ambas responderão por homicídio. “Não tiveram a intenção de matar, o dolo, mas correram o risco. Vão responder pelo dolo eventual. Ambas foram autuadas em flagrante delito. O judiciário, acatando o entendimento da delegacia, converteu a prisão em prisão preventiva. Elas estão à disposição da justiça”, explicou.
O ministro Leopoldo de Arruda Raposo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu liminar em habeas corpus pedido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender um julgamento marcado para a próxima quarta-feira (30) no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). O TRF-4 analisaria uma questão referente ao processo do sítio de Atibaia (SP) que poderia anular a condenação de Lula em primeira instância e fazer o caso retroceder à fase de alegações finais (momento anterior à sentença), segundo a Folha. A defesa de Lula também havia pedido ao Supremo Tribunal Federal um habeas corpus para suspender o julgamento no TRF-4 nesta quarta. O pleito seria analisado liminarmente pelo ministro Edson Fachin. Com a decisão do STJ, contudo, o pedido ao Supremo ficou prejudicado, conforme informou a defesa de Lula a Fachin. Lula está preso desde abril de 2018 pela condenação em outro processo, o do tríplex de Guarujá (SP), decisão confirmada em segunda (TRF) e terceira instâncias (STJ). Uma eventual anulação da sentença do caso do sítio, portanto, não mudaria neste momento a sua situação como preso. No caso do sítio, Lula foi condenado em primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro, com pena fixada em 12 anos e 11 meses de prisão. Segundo o Ministério Público Federal, a propriedade rural teve reformas financiadas pelo pecuarista Carlos Bumlai e pelas empreiteiras Odebrecht e OAS.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta terça-feira (29), concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PR), o Galego, e excluiu a determinação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) contra o gestor, por irregularidades em licitação realizada para fornecimento de vale combustível. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, manteve a multa de R$ 5 mil. Apesar dos novos argumentos apresentados, o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza manteve como irregular a exigência contida no edital para utilização de tickets em papel, em caráter subsidiário, e da apresentação de rede credenciada em pelo menos 100 cidades da Bahia. Os argumentos dos gestores não vieram acompanhados de documentação ou novos fatos que pudessem desconstituir as conclusões já expostas pela relatoria.