Por meio de votação interna, a Câmara Municipal de Brumado definiu que, no dia 30 de agosto, às 18h, serão entregues em sessão especial 27 títulos de Cidadão Brumadense aos homenageados que tiveram seus nomes aprovados pelo colegiado. “Sempre primamos pela metodologia da democracia, então colocamos em votação e os vereadores definiram essa data para a entrega dos títulos, o que deixou todos satisfeitos”, explicou o presidente do legislativo, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT).
Um motorista da prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi afastado do emprego após ser flagrado com uma adolescente dentro do carro oficial que dirigia. A informação foi divulgada pela prefeitura, que informou, em nota, que o homem estava praticando “ato libidinoso” com a garota. De acordo com o G1, a ação, no entanto, não foi detalhada. De acordo com a prefeitura, a situação aconteceu no dia 18 de abril, quando o motorista, que tinha um cargo temporário, estava em horário de trabalho. Uma sindicância administrativa foi instaurada pela prefeitura na quinta-feira (1º) para investigar o caso. Não há informações de se o caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.
A possibilidade de proteção para 36 produtos tipicamente brasileiros por meio de acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, conforme anunciou em julho o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, tem deixado produtores de cachaça da cidade de Abaíra, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, bastante otimistas. Produzida a partir da cana-de-açúcar, a cachaça da região é um desses produtos e, se de fato houver a proteção, os produtores esperam retomar exportações, paradas há cerca de 15 anos, e aumentar produção em até 10 vezes, conforme a associação dos produtores. O texto do acordo que prevê proteção aos produtos brasileiros ainda é preliminar e deve passar por revisões. O acordo ainda não está em vigor e ainda depende da aprovação de todos os países envolvidos no pacto. Segundo o G1, além da cachaça de Abaíra, estão entre os produtos a receberem proteção no comércio o queijo Canastra, a linguiça Maracaju e o café Alto Mogiana. As indicações geográficas têm como objetivo a valorização de produtos tradicionais. A Cachaça Abaíra é produzida artesanalmente por pequenos produtores da microrregião da cidade e região. O processo produtivo remonta de uma tradição de mais de 200 anos.
A preocupação gerada pelas dívidas em atraso provoca impacto negativo nos relacionamentos familiares e amorosos, tira o sono e aumenta ou reduz o apetite, entre outras consequências. Agora, uma pesquisa comprovou também os efeitos no trabalho. Funcionários endividados ou que têm preocupações com dinheiro produzem, em média, 15% menos do que seus colegas. É o que revelou o estudo “The Employer's Guide to Financial Wellbeing 2018-19”, feita no Reino Unido, com mais de dez mil trabalhadores. Para especialistas, os colaboradores podem desenvolver doenças como depressão e síndrome do pânico. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que 62,6 milhões de pessoas — o que representa quase 41% da população adulta — estão com as contas atrasadas. Segundo o levantamento, os endividados são 8,8 vezes mais propensos a ter insônia e têm 7,6 vezes mais chances de não terminarem suas tarefas diárias, além de terem uma probabilidade 5,7 vezes maior de terem problemas com colegas no ambiente de trabalho. A preocupação com as contas em aberto é maior entre os que têm até 44 anos. De acordo com o jornal Extra, os funcionários endividados têm cinco vezes mais chances de serem deprimidos e quatro vezes mais possibilidades de sofrerem ataques de pânico.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) recebeu a visita dos técnicos do Estado que atuam no Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade Leite (PAA) Leite, Marcelo Sena e Fernando Pimenta. Estes vieram ao município verificar a execução do programa. Na oportunidade, os técnicos e a coordenadora do município, Denise Alves, fizeram uma visita às escolas municipais beneficiadas a fim de orientar as equipes sobre o uso dos instrumentais de controle de distribuição e recebimento. Os técnicos aprovaram a execução do programa no município e informaram que o Estado está em processo de assinatura de novo contrato com a Associação dos Pequenos e Mini Produtores e Distribuidores de Leite de Brumado. Por isso, não haverá distribuição de leite durante a primeira quinzena de agosto.
A Câmara dos Deputados inicia nesta semana o segundo semestre legislativo com a votação do segundo turno da reforma da Previdência. Na primeira semana de trabalhos na Casa, na volta do recesso informal, os deputados vão retomar a análise da proposta de emenda à Constituição (PEC) em pelo menos oito sessões, de terça (6) a quinta-feira (8). De acordo com o G1, enviada pelo governo em fevereiro, a proposta foi aprovada em primeiro turno em 10 de julho, por 379 votos a 131. A votação foi concluída em 12 de julho, com mudanças em relação ao texto enviado pela comissão especial.
Depois do recesso de inverno, o legislativo brumadense retomou as sessões na última sexta-feira (02). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) explicou que o referido recesso, muitas vezes, passa para o imaginário popular como férias, porém trata-se apenas da ausência das sessões. Segundo ele, no período, os vereadores continuaram trabalhando em seus redutos, visitando as comunidades e identificando as demandas. O recesso serve, conforme frisou, para trazer mais subsídios para os parlamentares atuarem com eficácia em seus mandatos. “Não existem férias, é recesso parlamentar”, reiterou. Na sessão da última sexta-feira (02), também houve um debate acalorado acerca da zona azul - alguns parlamentares se mostraram contra e outros a favor. Na oportunidade, o presidente admitiu que o parlamento falhou em aprovar o projeto sem antes ponderar os contrapontos do mesmo. “O vereador não pode votar um projeto, analisá-lo e depois vim criticá-lo. O momento adequado de ver se aumentaria o número de ruas ou não era no momento da votação do projeto”, avaliou.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a situação precária de um ônibus que faz parte da frota escolar do município de Rio do Antônio, a 64 km de Brumado. O veículo não tem cinto de segurança e os bancos estão completamente danificados. No vídeo, um aluno relata que o ônibus costuma “apagar” por diversas vezes durante o transporte das crianças. O morador André Vasconcelos encaminhou uma representação ao Ministério Público Estadual (MPE). Nela, ele faz severas críticas em relação ao descaso com que a atual administração tem tratado os munícipes. A cidade é administrada por José Souza Alves (PSD), o Deca.
Na última sexta-feira (02), a Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc divulgou o resultado final do vestibular à distância - EAD para provimento de vagas para o curso de Biologia no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Brumado. A lista dos candidatos aprovados pode ser acessada no site (veja aqui). No total, 30 candidatos foram convocados.
Uma ação civil pública foi instaurada pelo Ministério Público Estadual (MPE) para investigar as suspeitas de indícios de má qualidade da água potável distribuída pela Embasa na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. O procedimento foi instaurado com base em denúncias feitas por moradores e a ação movida pelo promotor Ruano Fernando da Silva Leite. De acordo com o L12, em vinte dias úteis, a Embasa deverá prestar esclarecimentos ao órgão, bem como encaminhar o plano de amostragem de monitoramento da água e os laudos de avaliação da qualidade da água no município (referente aos últimos seis meses).
Em comemoração aos seus dois anos de existência em Brumado, a Gráfica Life Print lançou uma promoção imperdível. Na compra de 2500 folhetos, você ganha 500 cartões de visita 4x4 e 01 banner 1,00 x 0,70. Além disso, os 10 primeiros compradores ganharão um brinde surpresa. A promoção é válida do dia 1º a 31 de julho. Aproveita e faça a sua encomenda. A Life Print fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, nº 192, no Bairro das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.
Um vídeo feito pelo internauta Glauber Dumont, da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, viralizou nas redes sociais. De acordo com o Radar 030, nele, Glauber mostra um cachorro que foi resgatado por ele após ser agredido violentamente. O animal apresentava um grande ferimento na região da cabeça. Apesar de ter recebido o apoio de populares e de uma casa de pets durante o resgate, o cachorro teve de ser sacrificado devido à gravidade dos ferimentos. O vídeo já foi assistido milhares de vezes e tem centenas de comentários.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que o município de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, anule todas as contratações temporárias que não atendam às normas constitucionais de previsão legal, prazo predeterminado, caráter temporário, excepcional interesse público e necessidade indispensável. Além disso, que não se contrate novos temporários e realize um levantamento identificando os cargos efetivos vagos para realização de concurso público. A recomendação leva em conta informações levantadas em inquérito ministerial junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e à própria administração municipal, que revelaram que atualmente existem 333 trabalhadores temporários exercendo atividades que, por lei, competem a servidores efetivos. A promotoria destacou que o município já havia firmado, em 2006, um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Trabalho se comprometendo a regularizar a situação.
O Laboratório Exame abriu suas portas nesta segunda-feira (05) na cidade de Brumado. Com uma estrutura moderna e diferenciada, bem como com uma equipe qualificada para prestar o melhor atendimento. O experiente Leonardo Borborema Neto é o bioquímico responsável pelo laboratório. Há mais de 10 anos de experiência na cidade, Borborema, passa a trabalhar com o seu próprio laboratório à serviço da comunidade regional.
O Laboratório Exame trabalha com análises clínicas e método inovador de química seca, que é mais seguro para a população em termos de laudos e eficácia de exames. “Dentro desse método, o risco de contaminação da amostra não existe”, destacou Borborema. O laboratório está localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro de Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-5039 ou pelo WhatsApp (77) 99941-0068. Laboratório Exame compromisso com a vida.
Fotos: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Investigadores da Polícia Civil prenderam em flagrante Vitalino Alves Rocha, de 48 anos, acusado de ameaçar a ex-mulher e os filhos utilizando-se de arma de fogo, além de expulsá-los da residência onde moravam na Fazenda Represo, zona rural de Brumado. Os investigadores localizaram duas espingardas no interior da casa de Vitalino - uma do tipo cartucheira, calibre 32, e outra de fabricação artesanal. O indivíduo foi autuado em flagrante pela prática dos crimes de posse ilegal de arma de fogo e ameaça, combinados com a Lei Maria da Penha.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) votou pela procedência parcial de termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Macaúbas, José João Pereira (PSB), o Zezinho, por irregularidades nas contratações diretas de empresas para a realização de eventos festivos no município, no exercício de 2016. Os gastos alcançaram o montante de R$ 423.834,60. O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a eventual prática de ato ilícito ante a realização de festejos, enquanto perdurava a situação emergencial na municipalidade. Os conselheiros aprovaram ainda a imputação de multa ao ex-prefeito no valor de R$ 10 mil. Segundo a relatoria, durante a vigência de decreto de situação de emergência, a Prefeitura empregou verbas públicas na realização de festejos em geral, o que indica a inexistência de prioridade pela administração municipal, em evidente violação aos princípios da moralidade, razoabilidade e economicidade. Além disso, as cartas de exclusividade de representação dos artistas, encaminhadas pelo gestor não foram suficientes para demonstrar a efetiva observância dos requisitos exigidos pela Instrução TCM n° 02/2005, vez que é imprescindível a demonstração, através do contrato ou outro instrumento equivalente, da exclusividade da empresa representante dos artistas. Assim, não se pôde comprovar a legitimidade da condição dos signatários que firmaram os documentos, já que estavam desacompanhadas, em sua grande maioria, dos respectivos contratos sociais ou estatutos. O gestor também não encaminhou para análise do TCM a Dispensa de Licitação n° 0580/2016D, o que dificultou o efetivo exercício do controle externo pela Corte de Contas. O processo teve por objeto a aquisição de tecidos e ornamentos diversos para confecção de fantasias para uso nos festejos, ao custo total de R$25.534,60. O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, também opinou pela procedência parcial do termo de ocorrência. Cabe recurso da decisão.
A fábrica de cimento de Brumado anunciou o seu fechamento na quinta-feira (01). Mais de cinquenta trabalhadores ficarão desempregados com a desativação da fábrica. Ao Achei Sudoeste, o presidente do Sindicato dos Mineradores (Sindmineradores), Édio Pereira, o Continha, destacou que o órgão já foi notificado sobre a decisão, que levou em conta dificuldades de mercado. “A gente lamenta, principalmente porque o discurso que foi vendido para a opinião pública era de que a reforma trabalhista iria ser aprovada para gerar empregos, mas estamos vendo exatamente o contrário”, criticou. Para o presidente, a reforma fará justamente o inverso, aumentando o desemprego. “Esses pais de família vão para o olho da rua por conta dessa política nefasta. Nós repudiamos veementemente essa atitude da empresa e a política adotada pelo governo, que está enganando o povo”, avaliou.
O Jornal Nacional da Rede Globo trouxe neste sábado (03) uma reportagem sobre as situações dos presídios de Brumado e Irecê, que ainda não foram inaugurados. O site Achei Sudoeste já realizou uma série de reportagens sobre o caso. (veja aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Um entrave com a Justiça do Trabalho impede o governo do estado de inaugurar a unidade prisional na capital do minério. O pleno do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) restabeleceu a decisão liminar que suspende a contratação de novas empresas de terceirização de serviços penitenciários. Dessa forma, o Estado da Bahia não poderá contratar empresas para prestar os serviços que são próprios da carreira pública de agente penitenciário. A ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) está sendo julgada desde o início de 2016. O MPT espera que o governo volte a convocar os agentes penitenciários aprovados em concurso público. “A Constituição federal prevê que os cargos públicos são criados por lei e só podem ser preenchidos por pessoas aprovadas em concurso público, e não pessoas num processo de privatização”, disse Séfora Char, procuradora do MP do Trabalho ao Jornal Nacional. As obras da unidade foram concluídas em novembro de 2016. O valor do investimento foi de R$ 21 milhões. O presídio tem capacidade para custodiar 590 pessoas.
Uma ação conjunta entre unidades da Polícia Civil (Draco, Depin e DHPP) e da PF, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, evitou a extorsão de meio milhão de reais. Eliseu Dias Morais foi preso, na noite de sexta-feira (2), depois de ações de acompanhamento e de inteligência. O caso tem envolvimento com uma apreensão de 750 kg de maconha, na cidade de Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul e a prisão de um dos envolvidos com a carga. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Eliseu, sabendo que o detento tinha parentes em Vitória da Conquista, passou a fazer ameaças para a família, exigindo R$ 550 mil. Ele dizia pertencer a uma facção e que o dinheiro seria para amenizar a dívida do homem preso em Ponta Porã. Sabendo da tentativa de extorsão, o caso passou a ser investigado e Eliseu terminou capturado. Com ele foram apreendidos celulares com as conversas determinando o pagamento dos R$ 550 mil e um veículo de luxo, modelo Azera. “O trabalho continua, pois sabemos que outras pessoas participaram deste crime”, contou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.
Nesta segunda-feira (05), a comunidade brumadense está recebendo de presente uma unidade do Laboratório Exame. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o bioquímico Leonardo Borborema Neto, responsável pela inauguração, destacou que, a unidade conta ainda com uma estrutura moderna e diferenciada, bem como com uma equipe qualificada para prestar o melhor atendimento. “A parte de análises clínicas conta com um método inovador, de química seca, que é mais seguro para a população em termos de laudos e eficácia de exames. Dentro desse método, o risco de contaminação da amostra não existe”, ressaltou. O bioquímico já atua em Brumado há 10 anos e, agora, passa a trabalhar com o seu próprio laboratório à serviço da comunidade e da região. “Esperamos que todos possam conhecer o Laboratório Exame”, convidou.
Um menino de seis anos pode ter sido estuprada pelo namorado de sua tia, no município de Rio do Antônio, a 65 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o fato foi descoberto na última sexta-feira (02). O crime chocou a cidade de 15.720 habitantes. O caso será investigado pela Delegacia Territorial de Rio do Antônio. A criança está internada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Ela já passou por diversos exames e está recebendo atenção especial dos profissionais da unidade de saúde.