O número de empresas abertas em agosto de 2019 chegou aos 284.143, 1% a mais do que em julho, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Segundo o indicador, de janeiro a agosto foram abertas 2,1 milhões empresas, 20,7% a mais do que o mesmo período de 2018. Na comparação com agosto do ano passado, o número de novos empreendimentos subiu 16,6%. Os dados mostram ainda que nos oito primeiros meses do ano os microempreendedores individuais representam 82% do total, enquanto 6,8% dos novos empreendimentos são de natureza Sociedade Limitada e 5,4% são Empresas Individuais. Os MEIs voltaram a apresentar maior crescimento na variação anual, de 18,7% na relação com agosto de 2018, seguido pelas Sociedades Limitadas e queda das Empresas Individuais, de acordo com a Agência Brasil baseando-se nos dados do Serasa. De janeiro a agosto de 2019, 53,1% das novas empresas estão concentradas no Sudeste do país, seguido pelo Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. A Região Norte mostrou alta de 21,8% entre agosto de 2018 e agosto de 2019. Em seguida aparece o Centro-Oeste, com 17,2%; Sudeste, 14,9%; Nordeste, 14,9%, e Sul, 12,4%. Na variação mensal, apenas o Sudeste cresceu, com 2,7% de novas empresas, enquanto todas as outras regiões apresentaram queda no nascimento de novas organizações. Quando analisados os setores, serviços representa 68,2% de todos os novos empreendimentos em 2019, seguido por comércio, 23,6%, e indústria, 7,5%. O setor de serviços continua puxando a alta no país, com variação anual de 24,7% entre agosto do ano passado e deste ano. Comparado com o mesmo mês de 2018, o setor de indústria apresentou crescimento de 15,5% e o de comércio, 10,7%.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Guanambi é o quinto município com mais casos da Doença de Chagas na Bahia - são, em média, nove óbitos por ano para cada cem mil habitantes. O local de falecimento não é necessariamente o mesmo onde foi contraída a doença, visto que os pacientes buscam tratamento em locais onde há melhor estrutura de saúde. O município com maior número de casos é Santo Antônio de Jesus, com uma média de 20 casos de morte por chagas por ano para cada 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem: Cruz das Almas (20 óbitos), Jacobina (12 óbitos), Itaberaba (11 óbitos), Guanambi (9 óbitos) e Barreiras (8 óbitos). A Bahia possui uma média anual de 624 óbitos pela doença nos últimos dez anos (2008 a 2017).
A Bahia deverá receber R$ 800 milhões em investimentos com a implantação de dois novos parques eólicos, de 180 Megawatts (MW) de potência, nos municípios de Tanque Novo e Caetité. Os empreendimentos estão na lista dos projetos comercializados no leilão de Energia Nova da Aneel A6, da semana passada e são fruto de protocolo de intenções assinado no início do mês, entre a Atlantic Energias Renováveis e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A previsão é que sejam gerados até 1 mil empregos diretos na região. Segundo o diretor-presidente da Atlantic, José Roberto de Moraes, o apoio do governo baiano aos investidores tem sido estratégico para a viabilidade do negócio. “O resultado deste leilão representa uma retomada bastante forte da empresa aos projetos de energia. Acredito que o mais importante na instalação de um empreendimento são os legados que ficam. Além de profissionais capacitados, os municípios ganham com os projetos sociais e autossustentáveis”, destacou. A previsão é que as obras civis comecem no segundo semestre de 2020 e que o parque fique pronto em no máximo dois anos.
A Petrobras anunciou reajuste médio de 5% no preço do gás de cozinha (GLP) para as residências, em botijões de 13 quilos, e de 3% no produto para os consumidores industriais e comerciais (embalagens acima de 13 quilos), a partir desta terça-feira, 22, nas refinarias da petroleira. O último reajuste havia sido feito em 5 de agosto. De acordo com a Veja, os aumentos são médias, pois o valor terá variação, para maior ou menor, dependendo da área de distribuição nacional. O reajuste para o consumidor final poderá ser diferente, pois as distribuidoras acrescem ao percentual de aumento os custos com mão de obra, logística, impostos e margem de lucro. O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) estimou que o aumento residencial oscilará entre 4,8% e 5,3%, enquanto o GLP industrial terá variação de 2,9% a 3,2%, dependendo do polo de suprimento. “A diferença de preço entre o GLP empresarial e o residencial está praticamente igual, o que é um bom sinal para o mercado”, afirmou, em nota, o sindicato. Com o reajuste, o preço médio do botijão de 13 quilos nas refinarias passará de 24,06 reais para 25,26 reais. A Petrobras entrega o GLP para ser envasado pelas distribuidoras. Já o gás industrial passará a custar 2.009,34 reais por tonelada. Deste agosto, o produto era vendido por 1.950,80 reais por tonelada nas refinarias da estatal. Os preços são para pagamentos à vista e sem os tributos.
O processo de cassação do prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e do seu vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB), sumiu dos Correios após ser postado para a cidade de Salvador, com destino ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A informação foi divulgada pela coluna Tempo Presente, do Jornal A Tarde, assinada pelo jornalista Levi Vasconcelos.
Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a decisão do juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, foi proferida em 17 de setembro de 2019 e, depois dos embargos impetrados pela defesa de Eduardo e Édio, o magistrado determinou a subida do processo para julgamento de recurso no TRE-BA. De acordo com Levi Vasconcelos, a própria agência dos Correios atestou o sumiço. O cartório havia digitalizado o processo e agora pede autorização para mandar a via digital.
O retorno das chuvas na região do Sertão Produtivo da Bahia trouxe ânimo novo aos produtores rurais. Diretamente da cidade de Dom Basílio, Anderson General disse que a chuva chegou mansa na sede municipal, mas com mais intensidade em algumas localidades rurais. “O importante é que ela chegou, está vindo aos poucos. Tem previsão de chuva pra hoje e amanhã”, completou. Na região de Caculé, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, o Beto Maradona, comemorou a chegada das chuvas, tendo em vista que, segundo ele, a cidade vive um momento crítico diante da seca e da falta d'água. “Já estamos com um acumulado passando de 80 mm com dois dias de chuvas, o que nos deixa muito contentes. Espero que essas frentes frias possam continuar se aproximando para poder dar um alívio maior nos nossos reservatórios. Estamos passando por uma dificuldade grande de água. A chuva veio em uma hora boa. Temos boas previsões de chuva para novembro”, celebrou ao site Achei Sudoeste. Em Guajeru, após um longo período de estiagem, a chuva também fez a alegria dos munícipes. O vereador Irmo Gomes, popular Loza, declarou que choveu cerca de 48 ml na cidade, entre ontem e hoje. “Graças a Deus, a terra está sendo molhada. Já fez algumas lagoas. Muita gente plantando e com sorriso nos lábios. Foi uma chuva muito boa, foi o melhor mês de outubro para chuvas”, contou.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Na última quarta-feira (23), o empresário Fabrício Abrantes confirmou a pré-candidatura à prefeitura de Brumado. Em entrevista concedida a Rádio Alternativa FM, ele afirmou que a sua pré-candidatura não é um projeto pessoal, mas voltado a atender as demandas do município e, principalmente, as pessoas que mais precisam. Abrantes ainda não definiu o partido no qual irá ingressar a fim de lançar oficialmente a sua pré-candidatura. Na oportunidade, ele destacou a necessidade de políticas públicas na área social, a fim de atender ao grande número de pessoas em vulnerabilidade social no município. O posicionamento do administrador também foi firme no quesito investimentos na melhoria da cidade e da zona rural, tendo como prioridade a saúde, educação e cultura.
A maioria dos pacientes diagnosticados com pressão alta são orientados por seus médicos a tomar a medicação pela manhã. No entanto, um novo estudo indica que os medicamentos para hipertensão funcionam melhor quando tomado antes de dormir. De acordo com a pesquisa, publicada no periódico European Heart Journal, pessoas que ingerem o remédio no período da noite apresentam menor risco de sofre acidente vascular cerebral (49%), ataque cardíaco (44%), insuficiência cardíaca (42%) ou precisar de cirurgia ponte de safena (40%). “O mesmo medicamento anti-hipertensivo, a mesma molécula, na mesma dose, ingerida em dois momentos diferentes, tem farmacocinética e farmacodinâmica totalmente distintas e, portanto, se comportam como se fossem duas medicações completamente diferentes”, explicou Ramón Hermida, da Universidade de Vigo, na Espanha, a The Guardian. Isso significa que esse efeito discordante está relacionado ao relógio interno do corpo, já que os processos realizados pelo organismo podem variar de acordo com o horário e, portanto, a medicação atuaria de maneira distinta dependendo do período em que é ingerida. Essa diferença também pode ser explicada pelo sistema hormonal que regula a pressão arterial: ele atinge o pico de atividade durante o sono. Dessa forma, os medicamentos que interagem com esse sistema apresentam efeito maior quando ingeridos imediatamente antes de dormir.
A Feira do Empreendedor acontece em Brumado na próxima sexta-feira (25) e no sábado (26), no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. Durante o evento, haverá um espaço dedicado exclusivamente aos agricultores da agricultura familiar, que tem crescido consideravelmente no município. Ao site Achei Sudoeste, Janson Ramos, que está à frente do CrediAmigo em Brumado, destacou que, nesta segunda edição, a feira será realizada com uma estrutura melhor e as expectativas são muito positivas. “Estamos muito contentes com a proporção que o evento vem tomando. Os empresários, empreendedores, pequenos e grandes, compraram a ideia do evento e estamos na expectativa de fazer algo bem legal e que marque a história do desenvolvimento do empreendedorismo na cidade”, avaliou. Através de uma parceria com o AgroAmigo, Ramos informou que a agricultura familiar, um segmento forte no município, está sendo impulsionada. “Por meio do AgroAmigo, a nossa linha rural, a gente está trazendo para a feira a horticultura, a exposição de temperos, a valorização dos doces, do requeijão, as materiais primas que são colhidas na zona rural”, disse.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
No município de Rio do Pires, a 180 km de Brumado, policiais civis cumpriram mandado de prisão preventiva em desfavor do motorista de transporte escolar Mauri Carvalho Silva, mais conhecido como Magal. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista, que transporta alunos da zona rural até à sede do município, costumava abusar de uma estudante de 11 anos. Os abusos aconteceriam há dois anos. Em depoimento, a vítima informou que era abusado durante o trajeto até a escola. Outra vítima, uma ex-aluna, que hoje já é adulta, também compareceu à delegacia para denunciar o motorista. Mauri está detido à disposição da justiça.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
A 18ª Ciretran, em Brumado, encontra-se em examinador há cerca de 60 dias. O site Achei Sudoeste conversou com o morador de Barra da Estiva, Thiago Carvalho, que não conseguiu tirar a habilitação em razão da problemática. Ele esteve na circunscrição no dia 29 de agosto último a fim de fazer o exame, mas não obteve êxito. “Falaram que iriam providenciar o examinador, mas até agora nada. Meu laudo já venceu, não posso ficar no prejuízo porque não foi minha culpa. Foi culpa do órgão”, cobrou. Além da falta de examinador, o quadro de funcionários na 18ª Ciretran é bastante reduzido para atender a demanda regional, que agrega mais 20 municípios. Com o atraso nos exames, a fila de espera já passa de 500 pessoas, muitas das quais estão perdendo o prazo de validade dos seus laudos. Dessa forma, alguns alunos de autoescolas terão de pagar para conseguir um novo laudo. Vale lembrar que a Ciretran/Brumado está sem um coordenador efetivo; há apenas uma funcionária que responde interinamente pela função, aguardando sua nomeação.
Ao passo que nos aproximamos do final do ano, os campeonatos de futebol também vão chegando ao fim, deixando os torcedores ansiosos para as próximas disputas em campo. A Copa do Brasil, por exemplo, trouxe uma final eletrizante entre o Internacional e o Athletico Paranaense, que já sabemos ter saído vitorioso, sem muitas condições de prever qual seria o clube que se estabeleceria na privilegiada primeira posição como principal clube do ano no Brasil. Mas ainda há tempo para vuvuzelas: a Libertadores, já em reta final, está a todo vapor. A Taça Libertadores da América é a principal competição da modalidade interclubes do continente sul-americano. Sabendo da importância do campeonato, o Flamengo iniciou uma campanha corajosa para chegar onde está hoje, com uma boa chance de acabar na final. A classificação aconteceu ainda em 2018, com o vice-campeonato brasileiro, mas a estreia na Libertadores de 2019 veio na fase de grupos. Encabeçando o grupo D, a classificação nas oitavas de final demandou um coração forte aos torcedores do Mengão, que superou o Emelec nos pênaltis. Já nas quartas de final, o Internacional de Porto Alegre assustou, mas não derrubou o rubro-negro, que ainda chegou a enfrentar o também gaúcho Grêmio na semifinal. Falando nisso, a disputa entre o Grêmio e o Flamengo vai além dos campos. Com a troca de farpas entre os treinadores, algumas falas são, claramente, indiretas em coletivas de imprensa. Renato Gaúcho, do Grêmio, chegou a questionar o futebol rubro-negro de Jorge Jesus, que rebateu a provocação com elegância daquela vez, mas as provocações continuam. Há quem diga que o Flamengo teve um desempenho melhor em campo no jogo de ida, no início de outubro, e poderia ter sido ainda melhor não fosse a distração de Gabigol, que empurrou Kanneumann no gol marcado por Everton Ribeiro. Esse plot twist é apenas uma das inúmeras razões pelas quais é difícil prever resultados no futebol, portanto, conhecer e estudar o desempenho das equipes ajuda. Para tanto, é possível recorrer às análises profissionais de apostas esportivas e dicas sobre apostas exatas fornecidas por sites especializados. Há muito pano para a manga neste sentido, especialmente levando em consideração as emoções vividas no jogo de ida, cuja expectativa de gols estava bastante positiva e foi correspondida, mesmo com os três gols anulados pelo VAR. O placar de 1 a 1 no jogo de ida da semifinal da Libertadores é, talvez, a maior provocação entre os clubes. A final da Libertadores acontece no fim de novembro e será disputada entre os dois clubes que mais apresentarem resultados. Obviamente, os candidatos River Plate e Boca Juniors apresentam ao Grêmio e ao Flamengo a certeza de que não será uma final de campeonato fácil. O mata-mata é bastante característico da Libertadores, que não utiliza sistemas de pontuação tal como o Brasileirão. Ainda sobre as semifinais, por enquanto, não há nenhum desequilíbrio de desempenho entre o Flamengo e o Grêmio que aponte para a vitória de um sobre o outro. Apesar de o futebol do River e do Boca ser de excelente qualidade, não podemos negar que uma final de Libertadores 100% brasileira causaria frisson e traria muita alegria e orgulho ao país.
Acusado de matar a companheira com um tiro no dia 24 de setembro deste ano, Deuslirio Alves continua foragido. O crime ocorreu no Bairro Esconso, em Brumado, gerando muita repercussão e comoção. No local, na residência do casal, Deuslírio matou Ariane dos Reis Santos após uma discussão e ainda ligou para o pai da vítima avisando sobre o ocorrido. O acusado já tem passagens pela polícia por outros crimes, como ameaça de divulgação de fotos íntimas de outra ex-companheira. A justiça já decretou a prisão dele e a família aguarda que o mesmo seja preso o mais rápido possível.
O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul solicitou nesta quarta-feira (23) que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) anule a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio em Atibaia. No processo, Lula foi sentenciado a 12 anos e 11 meses de prisão pela primeira instância da Justiça. O procurador Mauricio Gotardo Gerum pede que a ação volte para a fase de alegações finais (última etapa de manifestações no processo) e cita a decisão do STF que definiu que réus delatados devem fazer as suas alegações finais depois dos réus delatores. Em agosto, a Segunda Turma do STF anulou a condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine com base nesse argumento. Para Gerum, é necessário anular a sentença de Lula “tanto para salvaguardar a coerência do sistema jurídico quanto para evitar futuras alegações de nulidade que certamente conduzirão a um grande prejuízo em termos processuais”. A decisão cabe ao desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF-4. Antes mesmo da manifestação do MPF, Gebran já havia marcado o julgamento do caso do sítio para o próximo dia 30 de outubro. Na ocasião, será analisado um recurso da defesa de Lula que pede que o processo retorne para a primeira instância, também com base no entendimento do STF sobre as alegações finais de réus delatores e delatados. Caso o TRF-4 anule a sentença, na semana que vem, o processo voltará à primeira instância da Justiça para nova decisão do juiz.
O Flamengo está na final da Copa Libertadores da América após 38 anos de espera. E de maneira incontestável. O Rubro-Negro transformou o Maracanã em um palco nesta quarta-feira (23), dando um verdadeiro show de futebol para golear o Grêmio por 5 a 0 e confirmar a vaga na grande decisão do próximo dia 23 de novembro, em Santiago (Chile), contra o River Plate-ARG. De acordo com o Uol Esporte, o Grêmio tentou igualar as ações no primeiro tempo após um duelo de ida onde já assistira a um Flamengo superior. Durou 41 minutos. Foi quando Bruno Henrique aproveitou rebote de Paulo Victor em chute de Gabigol para fazer 1 a 0. Até aí parecia um jogo normal. Parecia. Mas os quatro gols em 25 minutos na volta do segundo tempo trataram de colocar a partida na galeria das inesquecíveis para o time carioca. Gabigol (duas vezes, para se tornar também artilheiro do torneio continental), Pablo Marí e Rodrigo Caio completaram os gols da vitória histórica.
O município de Brumado receberá R$ 3.881.406,14 do governo federal após o Congresso Nacional aprovar o projeto de lei que define os critérios de divisão dos recursos do mega leilão do pré-sal, na área conhecida como cessão onerosa, com estados e municípios. A matéria foi aprovada com 68 votos favoráveis e nenhum contrário. A Lei 13.885, de 2019 foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). O leilão corresponde ao petróleo excedente em uma área inicialmente explorada pela Petrobras no Rio de Janeiro. O governo prevê arrecadar R$ 106,6 bilhões com o volume extra de petróleo na região. A expectativa é de que, com a divisão, as prefeituras e governos estaduais recebam um total de R$ 21,9 bilhões no caixa. O pacote foi negociado pelos senadores a fim de “compensar” a aprovação da reforma da Previdência. Uma parte dos recursos deverá ser liberada ainda este ano, e o restante em 2020. As prefeituras poderão destinar os recursos para investimento ou para despesas previdenciárias. Os governos estaduais deverão usar os recursos prioritariamente para cobrir rombos na Previdência e, apenas se sobrar dinheiro, para investimentos.
Eleitores de Riacho de Santana e Matina têm até o próximo dia 31 de outubro para atender a convocação da Justiça Eleitoral e realizar o recadastramento biométrico. A menos de 10 dias para a data limite, o TRE baiano alerta aos cidadãos para que busque pelo atendimento o quanto antes. O Regional lembra ainda que o cartório da 113ª Zona Eleitoral (Riacho de Santana), responsável pelas cidades estará aberto nos próximos dias 26 e 27 de outubro (sábado e domingo), último fim de semana antes do término do prazo. O eleitor que deixar de atender a convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado e está sujeito a uma série de implicações previstas no Código Eleitoral. Entre os prejuízos estão: impossibilidade de obtenção de empréstimos em instituições públicas, dificuldade para tirar ou renovar o passaporte, não tomar posse em concurso público, ser impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros.
O motociclista Antônio Sebastião da Silva, conhecido por Toninho, de 54 anos, morreu após ser atingido por um veículo modelo Hilux, na manhã desta quarta-feira (23), na BA-148, trecho entre os municípios de Dom Basílio e Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima atravessava a rodovia quando foi atingida pelo veículo. Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, porém o motociclista não resistiu aos graves ferimentos e morreu no local. A Polícia Militar também foi acionada para registrar a ocorrência e controlar o trânsito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Toninho era morador da localidade Caendá, zona rural de Dom Basílio. O motorista da Hilux não teve ferimentos.
Um homem de 33 anos foi agredido e baleado após trocar carinhos e beijar a boca de outro homem, em um bar da cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. De acordo com a delegada Thais Siqueira, titular do município, a vítima contou que antes do ataque começar foi questionada "se não tinha vergonha de fazer isso na frente de pais de família". O crime ocorreu na noite do último domingo (20). Um grupo de homens que estava no bar é suspeito do ataque, contudo os envolvidos ainda não foram localizados. A vítima foi identificada como Marcelo Macedo. O homem foi baleado quatro vezes. Segundo a delegada, um dos tiros atingiu um dos braços da vítima e outros três o abdômen. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local do crime, e Marcelo foi levado para o Hospital Geral de Camaçari (HGC), onde segue internado nesta terça-feira (22). Segundo familiares, eles passam bem. Segundo o G1, a autoria do crime está sob investigação. De acordo com a delegada Thais Siqueira, câmeras de segurança do bar foram solicitadas e testemunhas serão ouvidas nos próximos dias para esclarecer o caso.
Patrocinado pelo Rotary Club, o Interact está realizando em Brumado uma campanha para erradicação da poliomielite. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente da instituição, Joana Pitombo, afirmou que o Interact tem a função de promover projetos sociais, sem fins lucrativos, como é o caso da referida campanha. Segundo ela, antigamente, eram registrados 1 mil casos por dia da doença, hoje, são 23 por ano. “A campanha tem dado bastante resultado. Está bem perto de conseguirmos erradicar a doença e essa é nossa missão”, afirmou. No município, Pitombo relatou que, através de campanhas nas rádios, o grupo tem tentado conscientizar o maior número de pessoas. Além disso, serão realizadas visitas nos bairros que apresentarem a menor taxa de vacinação contra a pólio a fim de chamar a atenção das pessoas para a importância da imunização. Já Milena Ribeiro, membro do clube, convocou os pais a levarem as crianças até o posto de saúde mais próximo para serem vacinadas. No total, atualmente, o Interact possui 15 associados - as reuniões acontecem aos sábados, às 10h, na Casa da Amizade.
Em 2016, viralizou na internet um meme no qual um grupo de estudantes virou as costas para o quadro clássico A Ronda Noturna, no qual o holandês Rembrandt (1606-1669) pintou uma homenagem aos moradores de Amsterdã que voluntariamente cuidavam da segurança das ruas da cidade. Depois que a imagem se espalhou, descobriu-se que o grupo, na verdade, realizava pesquisas para um trabalho escolar no museu. Mesmo assim, o retrato acabou por resumir uma noção cotidiana: a viciante capacidade dos smartphones de atrair a atenção, principalmente dos jovens. Na foto tratavam-se de adolescentes. Contudo, está ficando ultrapassada a noção de que somente nessa fase é que os mais jovens iniciam a vida digital. A geração dos que nasceram no início desta década de 2010, bem após o lançamento do primeiro iPhone em 2007, já acumulam alguns tempos de experiência com as telas brilhantes de celulares. É o que mostra uma pesquisa feita pelas consultorias Mobile Time e Opinion Box. De outubro de 2018 até setembro deste ano, passou de 23% para 30% a proporção de crianças entre 4 e 6 anos que possuem um celular próprio. Os números surpreendentes são da pesquisa “Crianças e smartphones no Brasil”, que buscou mapear a relação dos pequenos com os aparelhos.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para possibilitar a realização de serviços de manutenção preventiva visando proporcionar melhorias e maior segurança operacional no sistema de Cristalândia, o fornecimento de água será interrompido nesta quinta-feira (24) em Brumado, localidades rurais e na cidade de Malhada de Pedras. Após a conclusão do serviço, prevista para o final da tarde, o abastecimento será restabelecido gradativamente e regularizado em até 48 horas nas áreas eventualmente afetadas. Enquanto realiza a intervenção, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Os moradores que possuem reservatório com capacidade suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção programada.