Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Caetité: Motoristas da Secretaria de Desenvolvimento Social participam de palestra sobre trânsito Foto: Thayná Lima

Motoristas da Secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité participaram de uma palestra sobre as leis de trânsito. A ação é uma parceria com a Diretoria Municipal de Trânsito. Durante o encontro, que foi ministrado pelo Coordenador de Trânsito, Sargento Jenildo Góes dos Santos, os participantes foram orientados acerca da importância da direção defensiva. A secretária municipal Cátia Gondim avaliou positivamente o encontro. “É fundamental que os motoristas sejam sempre capacitados e atentos aos cuidados, não só durante a condução dos veículos, mas também com a manutenção dos mesmos”, declarou.

Brumado: Rua Sandra Batista é interditada devido a obras de canalização de drenagem pluvial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Rua Sandra Batista, no Bairro São José, em Brumado está interditada devido a obras para canalização da drenagem pluvial, que passa do acesso ao Ifba pela Rua Padre Cícero, indo de encontro ao Riacho do Bate Pé. A Rua Sandra Batista faz integração direta com a Avenida Dr. Lindolpho Azevedo e é muito utilizada como alternativa para quem chega ou sai do município pela BA-148 para escapar do fluxo no centro comercial. Com a obra, a prefeitura pretende resolver um problema antigo de inundações no trecho em períodos chuvoso e ao mesmo tempo oferecer um novo trajeto através da duplicação da Padre Cícero com o acesso ao campus do Ifba.

Ministro da Saúde é submetido a cirurgia no coração Foto: Elvys Lopes/TV Globo

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi submetido a uma cirurgia cardíaca na sexta-feira (3) e passa bem, de acordo com a assessoria do ministério. Segundo a assessoria, Barros passou por um cateterismo, seguido de uma angioplastia, procedimentos para tratamento de problema cardíaco. Até a última atualização desta reportagem, a assessoria não tinha informado em qual hospital o ministro fez a cirurgia. O estado de saúde dele é considerado bom, e a previsão, segundo a assessoria do ministério, é que ele volte a despachar em Brasília já nesta segunda-feira (6).

Guanambi: PM estoura boca de fumo e prende indivíduos com drogas Foto: Divulgação/PM

Em patrulhamento de rotina no Bairro Monte Pascal, em Guanambi, uma guarnição da polícia militar prendeu um indivíduo em atitude suspeita. Daniel Jadson Pereira Lopes estava com 300 gramas de uma substância análoga à maconha, 65 gramas de sementes da mesma substância, uma balança de precisão e R$ 100 em espécie, além de materiais para acondicionar a droga. Com ele, ainda foi apreendida uma motocicleta preta. O indivíduo, juntamente com todos os objetos apreendidos, foi apresentado na delegacia local para adoção das medidas cabíveis. No mesmo dia, a polícia recebeu uma denúncia anônima e se deslocou até o Bairro Santo Antônio, onde um homem estaria comercializando drogas. Ao chegar à casa indicada, os policiais não encontraram o acusado, mas uma mulher, identificada como Islane Mendes Souza, autorizou a entrada da polícia. Durante a vistoria, foram encontradas 15 trouxinhas de uma substância análoga à maconha. Segundo a mulher, a droga pertencia a ela e ao irmão Gabriel Mendes Souza. Em diligência no bairro, a polícia localizou o homem e outro indivíduo, Lucas Alves. Com eles, foram achadas duas pedras com aparência de crack. Os três acusados foram encaminhados para a delegacia.

Mariana: Dois anos da maior tragédia ambiental do Brasil Foto: Assiste Brasil

A maior tragédia ambiental do Brasil - que completa dois anos no último domingo, 5 - deixou, no rastro do mar de lama que se espalhou por 650 quilômetros entre Minas Gerais e Espírito Santo, 19 mortos, a localidade de Bento Rodrigues (em Mariana) submersa, as de Paracatu de Baixo (também em Mariana) e Gesteira (em Barra Longa) destruídas e perdas imateriais que continuam doendo em seus moradores. Desde então, as festas religiosas, as partidas de futebol descomprometidas, o bate-papo com os vizinhos e o trabalho na roça se esvaíram. As cerca de 300 famílias desalojadas pela lama que se alastrou com o rompimento da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, vivem agora na área urbana da Mariana, apartadas umas das outras, e enfrentam a hostilidade de muitos moradores da cidade (que ganharam novos vizinhos de uma hora para outra) e seus próprios demônios. A cena mais marcante é o distrito de Bento Rodrigues: uma localidade fantasma, com escombros e lama. Dos 19 mortos, 14 eram trabalhadores e 5, moradores locais.

Foragido da cadeia de Caetité é localizado em Serra do Ramalho Foto: Divulgação/PC

No início do ano, Eduardo da Silva Fogaça, de 20 anos, foi preso em Caetité por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Depois de apenas quatro meses detido, ele fugiu da cadeia ao serrar as grades com a ajuda de um comparsa. Ele foi preso por um investigador da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) na cidade de Serra do Ramalho. Na região, Eduardo é suspeito de furtar veículos na cidade de Carinhanha. Ele será transferido para a 22ª Coorpin em Guanambi.

Casal de idosos é feito refém durante tentativa de assalto em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um casal de idosos foi amordaçado enquanto foram feitos reféns dentro de casa durante uma tentativa de assalto no sábado (4), na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste do estado. Segundo a Polícia Militar, dois homens armados entraram na casa, localizada no bairro Guarani, às 15h20. O imóvel é conjugado e tem entradas independentes. Na parte de cima, ainda moram um casal e dois filhos pequenos. De acordo com o G1, a polícia consegui controlar a situação, liberou os reféns e prendeu a dupla de assaltantes. Foi encontrado com os criminosos uma quantia em dinheiro, faca e revólver.

Jovem de 18 anos confessa ter matado professor em Piripá Foto: Reprodução/Facebook

O jovem Juarez Dias do Vale, de 18 anos, está preso em Vitória da Conquista. Ele confessou que matou o professor Antônio Rocha Pinto, de 55 anos, encontrado morto carbonizado em um veículo na quinta-feira (02), próximo ao lixão da cidade de Piripá, no sudoeste baiano. Segundo informações da polícia, Antônio e Juarez chegaram a ter um relacionamento amoroso, mas o professor havia terminado com o rapaz há alguns dias e este não aceitava o fim do relacionamento. Juarez foi preso em Jânio Quadros e levado para Vitória da Conquista, onde foi ouvido no Distrito Integrado de Segurança Pública e encaminhado para o Conjunto Penal. O acusado vai ser indiciado por homicídio qualificado e deve permanecer preso à disposição da Justiça.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Suplente assume cadeira na Câmara Municipal de Vereadores de Guanambi Foto: Divulgação

Em ato realizado no gabinete da Câmara Municipal de Guanambi, o suplente de vereador Bené Lopes tomou posse. Ele assume o mandato por trinta dias em decorrência do pedido de licença por motivos particulares do vereador Rafael Macedo. A cerimônia contou com a presença do prefeito Jairo Magalhães, do vice-prefeito Hugo Costa, vereadores, secretários, assessores e familiares do empossado. Lopes agradeceu ao vereador Rafael Macedo a oportunidade e afirmou que será parceiro da Administração Municipal, apresentando sugestões, críticas construtivas e as demandas de suas bases eleitorais.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Guanambi: Criança de dois anos é baleada em suposto tiroteio no Bairro Monte Azul Foto: Divulgação

Um menino de apenas dois anos foi atingido por uma bala perdida no Bairro Monte Azul, na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, um suposto confronto entre facções criminosas que disputam o tráfico de drogas na região teria sido a causa do tiroteio. A mãe e a criança passavam pelo local no momento do confronto. Eles tentaram se esconder, mas a criança acabou sendo atingida no braço. O menino foi levado por populares para o Hospital Regional de Guanambi, mas ainda não há informações sobre seu estado de saúde. A polícia está investigando o caso.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Tiroteio interrompe show de Gusttavo Lima em Mato Grosso Foto: Divulgação/SBT

O soldado da Polícia Militar suspeito de atirar durante o show do cantor Gustavo Lima em Mato Grosso nesta sexta-feira (3) está preso por tempo indeterminado em um batalhão da PM. Segundo informações do G1, Raimundo Henrique Leal dos Santos, de 22 anos, teria se envolvido em uma briga generalizada e foi detido por outro policial militar que presenciou o caso na cidade de Rondonópolis. O soldado admite que atirou para o alto, mas nega ter participado da briga e relata que foi agredido. O delegado Vinícius Francisco Prezoto ouviu Raimundo neste sábado (4). “Ele diz que foi atingido por uma garrafa na cabeça e, assim que ele caiu [no chão], começou a ser agredido. Depois, ele diz que fez disparos para o alto para que cessasse a agressão e a briga”, disse. Em seu relato, o soldado afirmou ainda que saiu da briga e foi até o estacionamento do evento, onde foi baleado pelo outro policial militar. Ao ouvir o disparo durante o show, Gustavo Lima deixou o palco.

Quase 7 milhões de estudantes começam o Enem neste domingo Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Quase sete milhões de estudantes iniciam, neste domingo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Conforme o Ministério da Educação, 6.731.203 pessoas participarão da prova, número 22,2% inferior aos 8,647 milhões de inscritos em 2016 e o menor desde 2013. Os portões de acesso aos locais em que o Enem será aplicado serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h (no horário de Brasília). Atrasos não são tolerados pela organização. Neste ano, pela primeira vez, a avaliação será aplicada em dois domingos – hoje e no próximo dia 12 de novembro. Entre 2009, quando foi implantado o novo modelo do Enem, e 2016, o exame era aplicado em um mesmo final de semana, com provas no sábado e no domingo.  Outra novidade na edição de 2017 é a de que, por motivos de segurança, os cadernos (amarelo, azul, rosa ou branco) passarão a ser personalizados com nome do inscrito e o respectivo número de inscrição na capa. Neste primeiro dia de prova, os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões: 45 de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (Língua Portuguesa, língua estrangeira e interpretação de textos) e 45 de Ciências Humanas e Suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), além da redação, que exige um texto dissertativo sobre determinado tema.

Briga entre ciganos acaba com apreensão de mais de R$ 400 mil em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PM

A denúncia sobre uma briga em um condomínio residencial no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, acabou com apreensão de R$ 397 mil em cheque, R$ 20 mil em espécie, duas pistolas, um revólver, 107 munições intactas, 21 celulares, três veículos, além de diversos relógios, correntes, pingentes, anéis e pulseiras. A apreensão ocorreu na tarde de sexta-feira (3), por volta das 16h. A polícia chegou ao local após ter recebido informações de que famílias de ciganos, que moram no condomínio Solar, no bairro Morada dos Pássaros, estavam em conflito. De acordo com o G1, a PM chegou ao local e acabou encontrando nas residências dos envolvidos na briga o material apreendido. Seis pessoas foram conduzidas para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), ouvidas e liberadas. O dinheiro e o objetos seguem apreendidos. A origem do material será investigada.

Bebê morre após ser atingida por tiro acidental disparado por criança de 6 anos no interior da Bahia Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê de apenas um ano morreu vítima de um disparo acidental feito por um menino de seis anos no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia, na tarde do sábado (4). De acordo com familiares, a pequena Thaila Moraes estava com a irmã na casa de uma vizinha, quando foi atingida no rosto por um tiro. Ela foi socorrida para a Clínica Municipal de Nova Viçosa, mas não resistiu aos ferimentos. Ao G1, a unidade médica informou que menina já chegou ao local sem vida. A morte foi constatada por volta das 12h15. As circunstâncias que levaram o menino de seis anos a alcançar uma espingarda e disparar o tiro, de forma acidental, ainda é desconhecida. Familiares do bebê acreditam que a arma pertença a um adolescente que mora no imóvel. A reportagem não conseguiu contato com a delegacia local.

Geddel Vieira Lima busca delação premiada com Raquel Dodge Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-ministro Geddel Vieira Lima procurou o Ministério Público Federal (MPF) para tentar firmar um acordo de delação premiada. Segundo a coluna Radar, da revista Veja, o contato foi feito recentemente, já na gestão da procuradora-geral da República Raquel Dodge. Geddel está preso desde o dia 8 de setembro, após a Polícia Federal encontrar R$ 51 milhões em um bunker que seria dele, localizado em Salvador.

Investimentos dão primeiros sinais de reação

Após quase quatro anos em queda praticamente ininterrupta – houve apenas um respiro, com alta de 0,4% no segundo trimestre do ano passado –, os investimentos devem começar agora a deixar o fundo do poço. A projeção é que a taxa de investimentos na economia tenha fechado o terceiro trimestre deste ano com crescimento de até 1,6%. Mas, segundo especialistas, ainda vai demorar muito tempo para se recuperar o que foi perdido nesse período: em quatro anos, a taxa de investimentos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 21,1% para os atuais 15,5%. Os sinais de que há um início de reação aparecem aos poucos. O Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, que mede os investimentos das empresas em bens de capital), calculado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que, em agosto, o investimento cresceu 0,8% em relação a agosto de 2016, após 13 meses seguidos de queda.Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de máquinas e equipamentos foi destaque positivo em agosto em várias bases de comparação dentro da indústria em geral. A produção de bens de capital cresceu cinco meses seguidos – entre abril e agosto – em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a agosto, acumula uma alta de 4,4%, enquanto a produção industrial como um todo subiu 1,5%.

PRF apreende caminhão com R$ 12 milhões no Paraná Foto: Divulgação/PRF

Um caminhão carregado de produtos hortifrutigranjeiros, que seguia de São Paulo a Foz do Iguaçu (PR), foi apreendido na noite desta quinta-feira com cerca de 12 milhões de reais em espécie escondidos em sua carga. A apreensão, considerada a maior da história pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi feita na cidade de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. A descoberta da fortuna dentro do veículo ocorreu durante uma abordagem de rotina dos policiais e não foi motivada por denúncias. O caminhão foi fiscalizado enquanto transitava na BR-116, Rodovia Régis Bittencourt. Segundo a PRF, o motorista, que foi preso, alegou não saber da existência do dinheiro. De acordo com ele, o destino da carga de alface e alho, entre outros, era Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, cidade que faz fronteira com o Paraguai e a Argentina. De acordo com a Veja, os malotes foram levados para a sede da Justiça Federal na capital paranaense e estão sendo contados. A estimativa é de que os maços reúnam 8 milhões em notas de reais e 1,2 milhão em cédulas de dólar.

Petrobras reajusta gás de cozinha em 4,5% a partir de domingo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras informou nesta sexta-feira que vai aumentar o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para uso residencial, o gás de cozinha – de botijões de até 13 kg – em 4,5%, em média, a partir da zero hora do próximo domingo (05).  De acordo com a estatal, o reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no Hemisfério Norte. A variação do câmbio também contribuiu, destacou a companhia em nota. “Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores”, explicou. O ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado ao consumidor, a companhia estima que o preço do botijão de 13 kg pode ser reajustado, em média, em 2%, ou cerca de R$ 1,21, “isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos”, destacou. De acordo com a Veja, o último reajuste do gás de cozinha ocorreu em 11 de outubro deste ano. Na última quarta-feira, a companhia elevou o preço do GLP industrial em 6,5%.

Deputado confirma que levou familiares de traficante para audiência com ministro da justiça Foto: Divulgação

O deputado federal Francisco Floriano (DEM-RJ) levou a mulher, uma irmã e um filho do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, além das esposas de outros dois criminosos, para uma audiência com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, em julho deste ano. Na ocasião, o parlamentar pediu a Torquato que revogasse a proibição de visitas íntimas nos presídios federais de segurança máxima, decretada dois meses antes pelo governo federal. A ida de um grupo ao ministro veio à tona na quinta-feira (02), quando o colunista Ancelmo Gois informou que Torquato manifestou seu desconforto com a situação durante uma conversa com diretores da Firjan. Na sexta-feira (03), Floriano confirmou ao jornal O Globo que organizou a visita. O deputado afirmou ter procurado o ministro porque as mulheres dos presos não estavam conseguindo fazer visitas íntimas. Para o parlamentar, o encontro “não teve nada de mais”. Floriano contou que pedidos para uma audiência com Torquato chegaram até ele por meio de pessoas da Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias que têm parentes presos no sistema federal. Ele disse conhecer a comunidade evangélica porque é pastor — prega na Igreja Mundial do Poder de Deus. Segundo o parlamentar, a reunião com o ministro não durou “mais que quatro minutos”, tempo em que Torquato ouviu a manifestação das mulheres e recomendou que procurassem a Justiça.

Deputada Ivana Bastos e comitiva visitam obras de pavimentação em Candiba Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Candiba, Jarbas Martins (PSD), visitaram as obras de pavimentação da BA-612, no trecho que interliga a cidade ao distrito de Pilões, e a BR-122. “Viemos ver de perto essa conquista da população de Candiba. Esse é o resultado de um esforço nosso, da gestão municipal e do Governo do Estado para garantir dignidade, segurança, infraestrutura, dentre tantos outros benefícios para os moradores. O sentimento hoje é de realização, de dever cumprido”, ressaltou a deputada. Para o prefeito, a pavimentação também contribuirá para aumentar o fluxo de visitantes no município. “Essa é a única porta de entrada e saída de Candiba, e essa pavimentação atrairá mais visitantes para a nossa cidade”, considerou. Segundo a parlamentar, o Secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, também aprovou a implantação de uma ciclovia a partir das unidades do Programa Minha Casa Minha Vida até o município de Candiba.

Uesb abre nova turma de pós-graduação na UAB de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade do Sudoeste da Bahia - Uesb publicou edital para seleção de alunos para pós-graduação. Há 25 vagas para o curso de Mídias na Educação na UAB de Brumado. O período de inscrição e de entrega de documentos é de 06 a 08 de novembro de 2017. A inscrição será feita através do portal www.uesb.br e a entrega de documentos poderá ser feita tanto na própria Uesb como no polo de Brumado. Para entrega no polo, os horários são de 7h30 às 11h e de 13h às 17h.

Arquivo