Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Guanambi: Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (13), o corpo de uma pessoa ainda não identificada foi encontrado carbonizado dentre de um carro na BR-030 em Guanambi. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o veículo saiu da pista, colidiu contra uma árvore e pegou fogo. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal para coleta de material genético para sua identificação. O Departamento de Polícia Técnica informou que não há registros de pessoas desaparecidas na região. A Polícia Civil investiga o caso.

Brumado: Secretaria de Saúde comunica população sobre realização de pesquisa acerca do Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado (Sesau) comunica à população que, no período de 16 a 30 de outubro, será realizada na sede do município uma pesquisa que tem o objetivo de estudar a resistência a inseticidas das populações de mosquito Aedes Aegypti. Os agentes de endemias instalarão armadilhas para a coleta de ovos nas residências selecionadas. Pedimos à população que receba o agente, o qual estará devidamente identificado com crachá.

Petrobras anuncia alta de 0,80% no preço da gasolina e queda de 0,20% no diesel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 0,80% no preço da gasolina nas refinarias e queda de 0,20% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir deste sábado, dia 14. A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.  Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente. Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

Brasil pode crescer 4% dentro de três anos, diz Henrique Meirelles Foto: Gustavo Raniere/GMF

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) potencial do Brasil pode passar a ser de 4%, caso as reformas propostas pelo governo sejam aprovadas. Meirelles citou como exemplo reformas macroeconômicas, entre as quais a tributária e a da Previdência. “Algumas delas já foram aprovadas, como, por exemplo, a taxa de longo prazo para o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]”, destacou o ministro. Ele disse que seria viável atingir esse patamar em um horizonte de tempo de “três, quatro anos”. Perguntado  sobre os impactos de curto prazo da reforma da Previdência, o ministro afirmou que há efeitos positivos, como o aumento do nível de confiança, da força e da estabilidade dos índices econômicos do país, além da expansão do volume de investimentos. Meirelles ressaltou que a aprovação da reforma é do interesse das diversas facções políticas, “inclusive porque, se não for aprovada agora, ela terá que ser discutida e aprovada no próximo governo. Isso será ruim para quem assumir, porque o primeiro desafio será enfrentar a reforma da Previdência”.

Mães acusam professora de colocar crianças em saco de lixo como castigo

Mães de alunos de uma escola pública infantil acusam uma professora de colocar crianças de três a quatro anos em sacos de lixo como forma de castigo, em Restinga, interior de São Paulo. A denúncia foi apresentada à Polícia Civil por duas mães, mas o fato teria acontecido com ao menos três crianças. A professora foi afastada, mas seu advogado diz que a denúncia é uma retaliação das mães, por terem sido chamadas à escola em razão de atos de indisciplina dos filhos. Os maus tratos teriam acontecido na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Célia Teixeira Ferracioli. De acordo com a denúncia, a professora obrigava as crianças mais “levadas” a entrarem no saco e fechava a boca, que era aberta quando os outros alunos terminavam uma contagem de 1 a 10. Caso a criança chorasse, o saco era aberto antes. Uma das mães contou que soube do castigo porque o filho de 3 anos disse que não queria mais ir à escola “para não ser colocado no saco”. Ela levou o caso ao Conselho Tutelar que a orientou a procurar a direção da Emeb e registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Briga entre irmãos termina em morte em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma briga entre dois irmãos terminou com a morte de Evenilson Batista Lima, de 39 anos, natural da cidade de Barreiras. O crime aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (13), na residência da família, no Bairro Bom Jesus, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em depoimento à Polícia Civil, familiares disseram que Evenilson entrou em luta corporal com o irmão, Vanderlúcio Batista Tino, de 31 anos, natural da cidade de Igaporã. A família não soube informar o que deu início à discussão, mas ambos apresentavam sinais de embriaguez e o irmão mais jovem acabou deferindo golpes de faca contra o mais velho. A vítima chegou a ser socorrida pelo Samu 192, mas não resistiu aos ferimentos, já tendo entrado no Hospital Professor Magalhães Neto sem vida. A polícia investiga a real motivação do crime e tenta capturar o agressor, que está foragido.

Iniciada a contagem regressiva para a Arena Safadão em Brumado

Faltam apenas 15 dias para a maior festa da história de Brumado e região: a Arena Safadão. Diante da proximidade do evento, aumentam as expectativas do público para o grande dia. A produção da festa já começou a montar a megaestrutura de som e luzes, que vai contar com o que há de mais moderno em shows no Brasil. A estimativa é de que haverá recorde de público, com milhares de foliões vibrando ao som do cantor Wesley Safadão, das Donas do Bar e de Gabriel Diniz. O cantor e músico brumadense Rafa Dias também se apresentará no evento, no Camarote Prime. Não deixe para a última hora e adquira já o seu ingresso em um dos pontos de venda credenciados.

Horário de verão começa neste final de semana e já mexe com os ânimos dos brumadenses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os ponteiros dos relógios serão adiantados em uma hora à meia-noite deste sábado (14), nos 10 estados das regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste do Brasil, além do Distrito Federal, em cumprimento ao horário brasileiro de verão, que se encerra no dia 18 de fevereiro de 2018. O estado da Bahia, assim como os demais das regiões Norte e Nordeste, não aderiram à programação, que tem por objetivo principal a economia de energia. Mesmo de fora do horário de verão, os brumadenses reclamam, pois terão de se adequar à nova rotina diária com as alterações nos horários dos programas de TV, nos atendimentos nas agências bancárias e até nos horários dos transportes interestadual. Nossa reportagem ouviu alguns munícipes, que opinaram pela adesão ao horário de verão. “Só não temos oficialmente o horário de verão na Bahia, mas nossa rotina é obrigada a se adequar ao programa. Então, penso que seria melhor aderirmos logo ao horário e seguirmos a rotina normalmente. Aí quando já estamos nos adequando a nova rotina termina o período do programa e bagunça toda nossa rotina novamente”, reclamou ao site Achei Sudoeste, o assistente de manutenção Renan Amorim. “É uma chatice, até pensei que não teríamos esse ano, pois foi provado ao governo que o programa não atende mais as medidas econômicas conforme se objetivava, mas há os interesses comerciais do sul que acabam nos atingindo. Acho melhor a gente aderir logo e pronto”, ponderou o autônomo Emerson Alves.

Brumado: Comunidade católica celebra 300 anos da Padroeira do Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A comunidade católica do município de Brumado celebrou os 300 anos da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, com a tradicional queima de fogos na alvorada e ao meio dia, bem como com uma grande procissão que arrastou milhares de fieis pelas ruas da cidade, culminando com uma missa campal. Por volta de 17h, houve a concentração na Praça Capital Francisco de Souza Meira, a Praça da Matriz, de onde os fieis partiram em procissão seguindo o andor com a imagem. A procissão percorreu o principal corredor comercial do município, que conta com cerca de 2 km de percurso até a Igreja da Paróquia São Cristóvão, na Avenida Centenário, que tem Nossa Senhora Aparecida como sua padroeira. 

Brumado: Comunidade católica celebra 300 anos da Padroeira do Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A missa celebrada pelo Padre Cleonildio Barbosa refletiu sobre a data e sua abrangência até mesmo no que se refere às políticas publicas de atenção às crianças, além de explanar sobre a padroeira e sua identidade com o povo brasileiro. A história narra que em 1717 três pescadores encontraram a imagem da padroeira no leito do Rio Paraíba, no interior de São Paulo. Tempos depois a Igreja batizou a imagem com o nome de Aparecida e, em 16 de junho de 1930, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada oficialmente Rainha e Padroeira do Brasil, com o decreto do feriado nacional de 12 de outubro em homenagem à santa e às crianças.  

Livramento: Escola de Iguatemi perde verba porque diretora não prestou contas em 2011 Foto: Raimundo Marinho/Mandacaru da Serra

O Centro Educacional David Mendes Pereira, no Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, deixou de receber a cota do PDDE devido à falta de prestação de contas em 2011, quando a diretora era Aparecida Pires de Souza, esposa do presidente da Câmara Municipal, o vereador Aparecido Lima da Silva. De acordo com o Mandacaru da Serra, a verba é um recurso federal do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A perda para a escola é estimada em R$ 17 mil ao ano, em média, ou seja, mais de R$ 100 mil em seis anos. Sem falar no gasto extra, pela prefeitura, para suprir a falta da verba federal. O Secretário Municipal de Educação, Sebastião Fernandes, confirmou a situação e disse que está lutando para sanar o problema. Nomeada em março deste ano, Aparecida Souza saiu do cargo em maio, na atuação do Ministério Público contra o nepotismo, que veda a nomeação de parentes de autoridades para cargos públicos comissionados.

Motorista perde controle e cai em ribanceira no trecho urbano da BR-430 em Caetité Foto: Portal CN

No início da noite desta quinta-feira (12), um acidente foi registrado no trecho urbano da BR-430, em Caetité, no Sertão Produtivo. De acordo com o Portal CN, o motorista de um Fiat Uno perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira no local. Ele sofreu apenas ferimentos leves, sendo socorrido pelo Samu 192 e levado a UPA de Caetité. O carro ficou bastante danificado. Este trecho da BR-430, que liga Caetité a Igaporã, é alvo de constantes reclamações devido à má conservação da pista e falta de acostamento. A manutenção da rodovia é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura.

Previsões apontam mês de outubro sem chuvas em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo as previsões meteorológicas, no mês de outubro não devem ser registradas chuvas em Caculé e cidades circunvizinhas, repetindo assim o que aconteceu no ano passado. Em Caculé, o último registro de chuva ocorreu no dia 11 de julho, quando choveu 12 mm. A informação foi obtida junto à Escola Família Agrícola (EFA), que faz esse registro por meio do pluviométrico instalado na instituição, localizada na comunidade do Deus Me Livre. Os dados dos últimos anos mostram uma queda considerável no volume de chuvas de 2013 a 2016. Em regra, o mês de outubro era marcado pelo início do período chuvoso, que se estendia até março ou abril do ano seguinte. Neste ano, as chuvas só devem ter início em novembro.

Homem é executado no Bairro Monte Azul em Guanambi Foto: Reprodução/Facebook

Na noite desta quinta-feira (12), um homem de 25 anos foi morto a tiros no Bairro Monte Azul, em Guanambi. Marivaldo Ferreira da Silva, conhecido como Pelé, foi surpreendido por dois homens em uma moto no meio da rua. Eles efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima e fugiram em seguida. O Samu 192 foi acionado, mas o homem já estava sem vida quando os socorristas chegaram. A polícia também esteve no local fazendo a preservação do corpo, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. O caso será investigado.

Incêndio atinge serra de Ibiajara em Rio do Pires Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um incêndio de médio porte atingiu a Serra de Santa Maria, em Ibiajara, Distrito de Rio do Pires, próximo a um morro onde há uma mina de água potável. O fogo se alastrou rapidamente em direção à mina. A Paróquia de Senhor do Bonfim de Rio do Pires entrou em contato com o Ibama e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a fim de serem tomadas providências para controlar as chamas. Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio. O fogo pode ser visto da sede da cidade de Rio do Pires, conforme mostram as imagens.

Mulher posa nua junto à viatura da polícia militar na Paraíba Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

A corregedoria da Polícia Militar investiga se houve conduta imprópria de uma mulher que posou nua em frente a uma viatura da PM da Paraíba, na praia de Tambaba. O corregedor da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Severino Gerônimo, informou que o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) recebeu um chamado na praia naturista, pois havia dois suspeitos abordando e assaltando banhistas. “Ao chegar ao local, a equipe estacionou o carro e começou uma incursão a pé. Foi nesse momento que, infelizmente, a senhora se posicionou na frente da viatura e alguém tirou suas fotos”, disse. De acordo com o G1, o Coronel afirmou que uma sindicância será aberta para tentar descobrir quem é a mulher que aparece nas fotos e, ainda, apurar se houve conduta inapropriada por parte dos policiais.

Caetité: Com paralisação das obras da Fiol, extração de minério de ferro não pode ser iniciada Foto: Reprodução/TV Sudoeste

As atividades no canteiro de obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) no distrito de Brejinho das Ametistas, em Caetité, estão paradas desde 2015. No distrito devem passar pelo menos 60 dos 1.526 km de extensão da estrada de ferro da Fiol. Caetité é o meio do caminho das duas etapas da obra, já que a Fiol 1 é de Ihéus, no sul da Bahia, à Caetité, e a Fiol 2 é de Caetité até Barreiras. Em março de 2016, a Valec, empresa responsável pelas obras, rescindiu o contrato com o consórcio de construtoras alegando descumprimento de obrigações contratuais e problemas na construção. De acordo com o G1, sem a conclusão da obra no sudoeste da Bahia, a extração de minério de ferro na região, que geraria emprego e renda, não pode ser iniciada. Isso ocorre porque o município não tem como transportar a produção. Em Brumado, a situação é parecida com a de Caetité. Até 2015, cerca de 1.300 pessoas trabalhavam no local, mas atualmente está tudo parado.

Jussiape: Vereador preso por estuprar mulheres diz que quer ser presidente do Brasil Foto: Divulgação

Enquanto era conduzido para delegacia, o ex-vereador de Jussiape, Adson Muniz Santos, 35 anos, acusado de estuprar mulheres em São Paulo, disse à imprensa que nunca estuprou ninguém. Apesar disso, ele assumiu ser a pessoa que aparece nas imagens divulgadas pela polícia, nas quais aparece se passando por um falso policial federal para render uma mulher. Ele circulou com ela pela cidade durante três horas e, nesse período, além de estuprá-la, a obrigou a sacar R$ 3 mil de um caixa eletrônico. "Alguma coisa acontece na minha cabeça, mas meu coração é bom, porque ajudei muita gente quando fui vereador, minha cidade em peso é testemunha. O meu foco é ser candidato a presidente para acabar com a corrupção e que ninguém mate ninguém nesse país", disse Muniz.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

40 alunos passam mal após comerem lanche em festa em Escola Municipal de Rio do Antônio Foto: Achei Sudoeste

Quarenta alunos da Escola Municipal Armindo Guimarães, no Distrito de Ibitira, no município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, passaram mal após comerem lanche em uma festa em alusão ao Dia das Crianças, na última quarta-feira (11). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no evento foi servido suco e bolo. De acordo com moradores da localidade, a festa foi patrocinada pela Secretaria de Educação do Município. Todas as crianças foram levadas pelos pais para o Posto de Saúde da Família de Ibitira, que ficou superlotado devido ao atendimento. As crianças estavam com dor na barriga e disenteria. A nossa reportagem tentou contato com a Secretaria de Educação de Rio do Antônio nesta sexta-feira (13), mas as ligações não foram atendidas.

Ex-vereador de Jussiape é preso em São Paulo sob suspeita de estuprar uma mulher Foto: Divulgação

A polícia prendeu nesta quarta-feira (11) o ex-vereador da cidade de Jussiape, Adson Muniz Santos, 34 anos, suspeito de ter se passado por um policial federal para sequestrar e estuprar uma mulher em São Paulo. Ele abordou a vítima em uma área nobre da cidade. Segundo investigadores, o homem foi detido portando um distintivo falso e uma arma de brinquedo. Ao longo da última semana, outras mulheres divulgaram áudios, textos e fotos alegando terem sofrido tentativas do golpe por parte do suspeito. Em todas as situações, as abordagens foram descritas de forma parecida: o homem se identificava como policial e pedia que a mulher abrisse o vidro e encostasse o carro para que ele pudesse aplicar uma multa. Encaminhado para a 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, o suspeito deve ser ouvido pelos policiais ainda hoje. Adson Muniz foi vereador no município de Jussiape e se candidatou a deputado federal nas eleições de 2014, embora não tenha sido eleito. 

Por 6 a 5, STF decide que Congresso pode rever afastamento de parlamentar Foto: Nelson Jr./STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (11) que o afastamento de parlamentares do mandato pela Corte deve ser submetido ao Congresso Nacional. O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5526 teve seis votos favoráveis ao aval da Câmara ou do Senado à sanção e cinco votos contrários. O ministro Edson Fachin, relator da ação, se posicionou contra a submissão ao Congresso e ficou vencido, ao lado de Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Celso de Mello. De acordo com o Veja, os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello entenderam que medidas cautelares de afastamento do mandato e recolhimento noturno sequer podem ser aplicadas a parlamentares. Vencidos neste ponto, os três concordaram com a submissão das sanções à Câmara ou ao Senado em 24 horas. Foi neste sentido que votaram os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, para os quais o afastamento e o recolhimento de parlamentares durante a noite só podem ser impostos em caso de crime inafiançável ou “em situações de superlativa excepcionalidade” e devem ser submetidas ao Senado ou à Câmara em 24 horas. Cármen desempatou o julgamento. A presidente da Corte, Cármen Lúcia, concordou que a suspensão do mandato deve ser submetida às Casas, mas seguiu Fachin no ponto de que outras medidas, como o recolhimento noturno, não precisam de aval do Congresso. A ação foi movida em maio de 2016 pelos partidos PP, PSC e Solidariedade, que consideram que a Câmara e o Senado devem deliberar sobre as medidas cautelares. 

Brumado: Prefeitura inicia obra de urbanização na Rua Padre Cícero Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após 30 anos de espera, os moradores da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, enfim começam a ver a concretização de um antigo sonho: a pavimentação e urbanização da via. As obras foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (11) com a abertura de uma vala central por onde passará a rede de drenagem pluvial, um desvio de um riacho que passa próximo às residências na localidade. No projeto da prefeitura, a via será dividida em mão dupla com a drenagem aberta ao centro. Para a continuidade das obras as árvores plantadas pelos moradores serão arrancadas. A Rua Padre Cícero é ligada diretamente com o Ifba, se tornando um dos principais acessos do bairro ao campus. A expectativa é de que obra siga o padrão e também receba pavimentação asfáltica. 

Rui Costa autoriza licitação para a recuperação da pista do aeroporto de Guanambi Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (10), ao responder as perguntas dos cidadãos de toda a Bahia por transmissão ao vivo realizada pelo Facebook, o governador Rui Costa (PT), ao lado do Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, confirmou a autorização da licitação para o recapeamento da pista do aeroporto municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi. O local poderá suportar os pousos e decolagens dos aviões ATR-72, justamente o modelo que a empresa Azul linhas aéreas opera na viação regional. A obra está orçada em R$ 4 milhões. 

Com o novo aumento da Petrobrás, gás de cozinha pode chegar a R$ 60 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobrás anunciou um novo aumento de 12,9% no valor do GLP, o popular gás de cozinha, que passa a vigorar a partir desta quarta-feira (11). Com o reajuste, o valor da botija de 13 kg poderá chegar a R$ 60 no município de Brumado, onde o valor praticado no momento é de R$ 53. Devido ao período promocional, as revendedoras ainda estão mantendo o preço de R$ 45, porém uma reunião na tarde de hoje definirá como será realizada a nova tomada de preços na cidade.

Arquivo