Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Eleições 2018: ACM Neto já tem palanque mapeado em 90% do interior baiano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O clima de campanha pelo interior do Estado acirrada tal qual na capital da Bahia. A movimentação é tanta que a articulação opositora encabeçada pelo prefeito ACM Neto (DEM) já tem mapeados e confirmados palanques em prol do chefe do Palácio Thomé de Souza em 90% dos 417 municípios baianos, de acordo com informação da coluna Satélite do jornal Correio. A situação é vista com bons olhos pelos opositores, pois demonstra construção eleitoral do núcleo em comparação as duas últimas eleições com Paulo Souto (DEM). Desse total, 40% são de gestores que estão no comando do Executivo e os outros conhecidos como “banda B” da política, ou seja, grupos que não venceram as últimas eleições, mas possuem um bom número de eleitores locais.

FIB: Raimundos, O Rappa, Jota Quest e Humberto Gessinger levam público ao delírio Foto: Laécio Lacerda/G1

O segundo dia de Festival de Inverno Bahia, realizado no sábado (26), em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, foi marcado pelo pop e rock. Com apresentações elétricas de Humberto Gessinger e O Rappa, e acústicas do Jota Quest e Raimundos, a noite não deixou o público arredar o pé do Parque Teopompo de Almeida. O multi-instrumentista Humberto Gessinger abriu o 2º dia de FIB. O artista trouxe para o evento o trabalho “Desde Aquela Noite”, turnê comemorativa em que celebra os 30 anos do disco “A Revolta dos Dândis”. Entre antigos sucessos e trabalhos recentes, Gessinger fez uma rota por vários momentos de sua carreira musical, acompanhado de perto por um público que contou junto a cada canção.

FIB: Raimundos, O Rappa, Jota Quest e Humberto Gessinger levam público ao delírio Foto: Laécio Lacerda/G1

Segunda banda da noite, o Jota Quest misturou sua inconfundível pegada black music a versões acústicas de muitas canções consagradas do grupo. O show, praticamente inédito no país, pegou o público pelas sutilezas da emoção no Parque Teopompo de Almeida, que logo entrou no clima, esqueceu a garoa fina que descia e passou a aquecer o corpo e o coração com cada hit da banda.

FIB: Raimundos, O Rappa, Jota Quest e Humberto Gessinger levam público ao delírio Foto: Laécio Lacerda/G1

Com o repertório baseado na turnê “Nunca tem Fim”, o Rappa, por sua vez, trouxe toda a força da sua poética urbana, mescladas ao rock, o reggae, ao rap e a MPB. Como não poderia deixar de ser, o público levantou-se em mãos para o ar, provocado pelo ritmo de músicas e letras como “Vida Rasteja”, “My Brother” e “Anjos (Pra quem tem fé)”, entre outras canções conhecidas e cantadas de cor pela plateia. Houve ainda espaço para a leitura que a banda fez de “Súplica Cearense”, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. 

FIB: Raimundos, O Rappa, Jota Quest e Humberto Gessinger levam público ao delírio Foto: Laécio Lacerda/G1

No festival de Inverno, evento onde se misturam todas as tribos, a essência roqueira dos Raimundos encontrou seu lugar numa vibe afinadíssima com o público. O grupo de Brasília foi o responsável por fechar a 2ª noite do Festival. Na passagem da banda pelo palco, muitos sucessos foram lembrados. O refrão “complicada e perfeitinha”, da música “Mulher de Fases”, e trechos de clássicos do rock, como “Love of my Life”, do Queen, foram exemplos uníssonos de ritmos, vozes e atitude roqueira, trazendo para o presente a história de vozes de antigos e novos fãs. As informações são do G1.

Tiago Iorc, Skank e Ivete Sangalo marcam primeiro dia do Festival de Inverno Bahia em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/G1

Romance, pop e muita energia marcaram o primeiro dia da 13ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB), em Vitoria da Conquista, que começou na sexta-feira (25) e se estendeu pela madrugada deste sábado (26). Quem compareceu ao parque Teopompo de Almeida teve que encarar um frio de até 12 graus, mas curtiu uma mistura de ritmos que aqueceu a noite. O primeiro a subir no palco principal foi Tiago Iorc, que fez a estreia no FIB. Com “Amei te Ver”, canção do mais recente trabalho, ele deu o pontapé inicial àquele que seria o show mais romântico da noite. 

Tiago Iorc, Skank e Ivete Sangalo marcam primeiro dia do Festival de Inverno Bahia em Vitória da Conquista Foto: Laécio Lacerda/G1

Em seguida, foi a vez da banda Skank tomar o palco. Com os acordes de “Do mesmo jeito”, composição do vocalista Samuel Rosa, o grupo fez a arena do parque Teopompo de Almeida pular ao som de “Ela me deixou”, “Acima do sol”, e principalmente dos ritmos contagiantes de “Vou Deixar” e “Vamos fugir”. A banda fez um espetáculo de tirar o fôlego e inesquecível. 

Tiago Iorc, Skank e Ivete Sangalo marcam primeiro dia do Festival de Inverno Bahia em Vitória da Conquista Foto: Laécio Lacerda/G1

Última atração da noite, Ivete Sangalo superou o frio de 12º C registrado durante a madrugada e fez um show empolgante. Apresentou a nova música de trabalho, cantou hits de antigos carnavais e chegou a dançar com um fã no palco. Vestida com um sobretudo, falou sobre a baixa temperatura na apelidada 'Suiça Baiana'. “Eita frio retado”, brincou com o público. Não demorou muito para o sangue esquentar. A artista tirou o sobretudo e revelou o look brilhante que tinha preparado para o público. “Estou aqui toda gostosinha para vocês”. Para aquecer a multidão que lotou o parque, cantou o sucesso recém-lançado “À vontade” e canções mais antigas do repertório “Sorte Grande”, “Festa” e “Arerê”. As informações são do G1.

Univasf abre curso de pós-graduação na UAB de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo dia 4 de setembro, serão abertas as inscrições para cursos de pós-gradiuação ofertados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Para o polo de Brumado, será oferecido o Curso de Docência em Biologia. No total, serão 30 vagas, sendo 15 vagas reservadas a professores e 15 para ampla concorrência. As inscrições serão feitas via internet no portal da Univasf. Clique aqui e confira o edital.

CrossFox acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um CrossFox, 2012/2013. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Acusado de tráfico resiste à prisão, saca arma, é alvejado pela polícia e morre em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vinícius Lima Gonçalves, de 26 anos, deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, na manhã desta sexta-feira (25), após ter sido alvejado por uma guarnição da 34ª CIPM. Os soldados disseram na ocorrência registrada na delegacia que deram voz de prisão ao homem, que estava em uma motocicleta de cor vermelha, trafegando pela Rua Major Jovino Brito, no Bairro São Félix. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vinícius teria esboçado uma reação suspeita e, em seguida, sacou uma pistola calibre 380, apontando a mesma para os policiais, que atiraram. O suspeito foi alvejado com um tiro no tórax e encaminhado pela própria guarnição ao hospital. O projétil atingiu órgãos vitais e, mesmo após quase cinco horas de cirurgia, Vinícius não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O rapaz possuía diversas passagens pela polícia acusado de associação ao tráfico de drogas e assaltos. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para ser necropsiado. 

Pai mata filho de apenas quatro anos e depois vai a óbito em Boquira Foto: Divulgação/Polícia Civil

Nesta sexta-feira (25), Valdinei dos Santos Lima, 37 anos, matou o filho de apenas 4 anos, identificado como Ediney Silva Lima, e veio a óbito em seguida. O caso chocou a população da cidade de Boquira, no sudoeste baiano. Segundo o delegado Mauro Bessa, Valdinei estava separado da esposa e, inconformado, não permitiu que a criança ficasse com a mãe. A mulher chegou a procurar o Conselho Tutelar para pedir a guarda do filho, mas o processo ainda estava sendo analisado. De acordo com o Boquira em Ação, a comunidade foi pega de surpresa com a tragédia. Valdinei matou o próprio filho com um tiro de espingarda e, em seguida, cometeu suicídio, cortando a garganta com uma faca de cozinha. A polícia esteve no local e os dois corpos foram encontrados na cozinha da residência. Ambos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Bom Jesus da Lapa.

Carga de leite roubada de caminhão do prefeito de Tanque Novo é dispersada em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma carga de leite avaliada em R$ 90 mil, que havia sido roubada juntamente com um caminhão na cidade de Urandi, na última quarta-feira (23), foi dispersada em Brumado. A Polícia Civil informou ao site Achei Sudoeste que o caminhão pertence ao prefeito do município de Tanque Novo, Vanderlei Cardoso (PCdoB). O veículo foi localizado em uma fazenda no Bairro Esconso, através de um sistema via satélite de rastreamento. A carga teria sido dispersada no local ou feita baldeação para outro caminhão a fim de dificultar as investigações. Na propriedade, os investigadores encontraram apenas algumas embalagens de leite. Inclusive, um zelador teria recebido a ordem para queimar as provas. Em sua defesa, os donos da fazenda alegaram que a propriedade foi invadida e teve até uma cerca danificada. O caminhão que transportava o leite foi interceptado em uma blitz em Feira de Santana. Ele era conduzido por um motorista de Brumado. Investigadores e delegados de Guanambi, Urandi, Brumado e Feira de Santana continuam as investigações a fim de localizar a carga desaparecida. O caso chamou a atenção da Polícia Civil de Brumado, pois envolve mais um brumadense na condução de caminhão com produtos roubados, o que levanta a suspeita de grandes receptações no município.

Primeiro jogo da decisão do campeonato brumadense sub-20 será no domingo (27) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com portões abertos ao público, o Estádio Municipal Gilberto Cardoso receberá na manhã do próximo domingo (27) a primeira partida da decisão do Campeonato Brumadense de Futebol sub-20, que será o duelo entre Magnesita e Vitória. O jogo está marcado para às 9h.

Guajeru: Vereadores vêm indícios de irregularidade na gestão do ex-presidente Loza Foto: Aloísio Costa

A Câmara de Vereadores de Guajeru aprovou o requerimento para abertura de processo administrativo para apurar a aplicação de recursos públicos do Legislativo entre os anos de 2009 e 2012. Os vereadores Nilson Mesquita, Manoel Partes e Ney Costa, que protocolaram o pedido, examinaram as pastas contendo as prestações de contas relativas ao período citado, quando a Câmara Municipal era presidida por Irmo Gomes dos Santos (PP), o Loza. Segundo eles, foram encontrados indícios de irregularidades em processos de pagamentos relativos, principalmente, à realização de despesas sem a correspondente prestação de serviço ou fornecimento de insumos para a Câmara de Vereadores. Os recursos empregados foram retirados do erário público municipal e os requerentes pedem o urgente envio das referidas pastas para serem submetidas a auditoria da Prefeitura Municipal de Guajeru, com instauração de processo administrativo para essa finalidade.

MP faz recomendação aos municípios de Rio de Contas e Jussiape em razão de denúncia de nepotismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Promotor de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Millen Castro Medeiros de Moura, expediu recomendação aos prefeitos de Rio de Contas e Jussiape, solicitando que sejam anuladas as contratações temporárias, no prazo de dez dias, de pessoas ligadas ao prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais e servidores municipais, por casamento ou parentesco até o terceiro grau, bem como se abstenham de realizar novos contratos com tais restrições. Além disso, recomenda que anulem as nomeações, no mesmo prazo, dos servidores ocupantes de cargos comissionado ou função de confiança, parentes até o terceiro grau, afim, consanguíneo ou civil, do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores e se abstenham de realizar novas nomeações com as mencionadas limitações. Os gestores devem informar à Promotoria de Justiça a lista de eventuais servidores municipais que sejam cônjuge, companheiro ou parente (linha reta, colateral ou afinidade), até o terceiro grau, inclusive do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores e dos secretários municipais, comissionados ou contratados sem concurso público, relacionando-os com os respectivos parentes. Também devem comunicar, em vinte dias, à Promotoria de Justiça os casos positivos em razão da recomendação.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Rádio de Guanambi anuncia desistência de Palmas de Monte Alto do Intermunicipal de Futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma reportagem da Rádio Cultura, da cidade de Guanambi, anunciou a desistência da seleção de Palmas de Monte Alto do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2017. Segundo a reportagem, o presidente da Liga de Futebol de Palmas de Alto, Isaías Araújo, teria dito que o selecionado não cumprirá o restante da tabela da primeira fase da competição, que aconteceria no próximo domingo (27) contra a seleção de Brumado, bem como os jogos contra os times de Guanambi e Vitória de Conquista, que seriam realizados nas próximas semanas. O time de Palmas de Monte Alto não venceu nenhuma partida até o momento: foram três jogos e três derrotas nos jogos de ida. O presidente apresentou uma série de dificuldades para manter o time no campeonato, a começar pelo mando de campo fora de casa, em Guanambi, pois o clube está sem estádio na cidade. Outro fator é a falta de apoio financeiro e logístico por parte do poder público. Se for confirmada a informação, a seleção de Brumado ganhará três pontos no jogo do próximo domingo por WO e, matematicamente, já garantirá vaga para a próxima fase da competição, uma vez que se classificam três seleções do grupo. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o presidente da Liga Brumadense de Futebol, Emanoel Araújo Lima, o Manelão, declarou que foi pego de surpresa com a notícia, mas que ainda não há um pronunciamento oficial da Federação Baiana de Futebol. O mesmo deve ser emitido até o final da tarde de hoje (25).

BA-572: Obra de recapeamento da estrada que liga Brumado ao distrito de Itaquaraí é autorizada Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (24), o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos (PDT), participou de uma audiência no Derba. Ele foi recebido pelo diretor Saulo Pontes, a quem entregou a solicitação para o recapeamento asfáltico da BA-572, no trecho que liga Brumado ao distrito de Itaquaraí. O pedido foi prontamente aceito, sendo autorizado o início da obra já para esta sexta-feira (25). O parlamentar contou com o apoio do Secretário de Agricultura do Estado, Vitor Bonfim (PDT), para viabilizar a demanda. “Agradecemos ao diretor do Derba que entendeu a importância do nosso pleito, autorizando de imediato a execução do serviço, e ao secretário Vitor Bonfim, que tem nos dado todo o apoio na busca de benefícios para a população brumadense”, destacou Vasconcelos. 

Umburanas e Magnesita fazem primeiro jogo da final do brumadense de futebol neste sábado (26) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O primeiro duelo da decisão do Campeonato Brumadense de Futebol 2017, entre Umburanas e Magnesita, acontece na tarde deste sábado (26), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. A partida, que seria realizada no domingo (27), foi antecipada devido ao confronto entre Brumado e Palmas de Monte Alto, válido pela quarta rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol. O Umburanas, atual campeão, busca o bi-campeonato e vem fazendo até então a melhor campanha do brumadense. O time terá pela frente a equipe que mais evoluiu dentro da competição e que mais títulos possui no campeonato. A partida foi batizada pelos desportistas locais como duelo de titãs. “Vale o ingresso! Será uma memorável final”, comentou o presidente da Liga Brumadense de Futebol, Emanoel Araújo Lima, o Manelão.

Abastecimento é afetado em Malhada de Pedras e em localidades rurais de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo a Embasa, o fornecimento de água será afetado nesta sexta (25), na cidade de Malhada de Pedras e em localidades rurais de Vila Presidente Vargas, Campo Seco 1 e 2, Campo Seco Velho, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Espinheiro, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Arrastapé, Arrecifinho, Boa Vista, Fundão e Lagoa do Julião, em Brumado. A interrupção do abastecimento será realizada a fim de possibilitar a realização de manutenção emergencial na adutora de água tratada de Malhada de Pedras. O abastecimento será retomado gradativamente no final da tarde, após a conclusão dos trabalhos. Neste período, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Militantes apontam racha e fragilidade no PCdoB brumadense com o vice-prefeito Édio Pereira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Militantes da ala conservadora do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Brumado declararam ao site Achei Sudoeste que estão decepcionados e insatisfeitos com o posicionamento do vice-prefeito Édio Pereira. Segundo eles, o político vem aceitando as imposições do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e não tem atendido a ala do partido que ajudou a eleger a chapa do gestor. Como último ato do desacerto entre os comunistas e a atual gestão, está a não nomeação do ex-vereador Agno Meira para a secretaria de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente. “Não questionamos o nome de Charles Granger, que é muito competente. Mas a falta de atenção com a aliança política que foi formada. O lado do vice-prefeito não está sendo atendido e ele parece estar passivo com a situação, que incomoda a sigla, pois se vê que o PCdoB ficou ofuscado dentro do governo. Não ganhamos nenhuma pasta e não temos voz dentro da ala governista. Quando éramos de esquerda, éramos mais vistos e respeitados do que agora que chegamos ao governo. Aliás, apenas um de nós chegou ao poder, fomos apenas escada”, criticaram. Os militantes afirmaram ainda que há um clima hostil dentro da agremiação, que poderá perder alguns dos seus membros que apontam perda dos ideais do partido diante da aliança com o prefeito. “Ganhamos a eleição, mas perdemos nosso rumo e nossa representatividade dentro da comunidade. Está sendo uma péssima aliança”, pontuaram. Nossa reportagem até falou por telefone com o vice-prefeito Édio Pereira para tratar do assunto, mas o mesmo ainda não agendou uma data para se pronunciar sobre o tema em questão. 

Desde o mês de junho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está realizando a distribuição gratuita de repelentes para as gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família em Brumado. O produto está sendo entregue na Casa do Bolsa Família, situada na Avenida Dr. Guilherme Dias, 501, Centro. Para retirar o repelente, as gestantes devem apresentar um documento oficial de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família e a caderneta da gestante. O Governo Federal decidiu distribuir os repelentes após o surto do vírus Zika, que ocorreu entre os anos de 2015 e 2016 no país, quando foram notificados 10,2 mil casos de crianças nascidas com alterações no crescimento e desenvolvimento. Por conta do temor de um novo surto, as gestantes devem se prevenir e usar o repelente diariamente. Em Brumado, cerca de 220 mulheres têm direito a receber o produto. O horário de atendimento para retirada dos repelentes é de 14h às 18h. Para maiores informações, o telefone é (77) 3441-1221.

Caetiteense é preso com 36 kg de drogas enterradas em quintal no oeste da Bahia Foto: Divulgação/Polícia Civil

Eduardo Couto de Oliveira, natural da cidade de Caetité, foi preso por suspeita de tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira (24), em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. O homem tem diversas passagens por envolvimento com o tráfico e homicídios nas cidades de Caetité e Barreiras. Segundo informações do Sudoeste Bahia, 36 kg de crack e maconha foram encontrados enterrados no quintal da casa do suspeito. Eduardo já era investigado há quase um ano, de acordo com a 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior. O homem e o material apreendido foram encaminhados para Delegacia de Polícia de Santa Maria da Vitória, onde foi autuado por tráfico de drogas.   

UPB Itinerante acontece em Vitória da Conquista

A cidade de Vitória da Conquista sediará, entre 30 de agosto e 1º de setembro, o UPB Itinerante. O evento, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios, vai capacitar gestores e técnicos municipais da região para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e das regras exigidas pelo tribunal na prestação de contas das prefeituras. A iniciativa tem o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Sebrae, que juntos oferecem atendimento aos municípios sobre a contratação de convênios federais e compras governamentais de micro e pequenas empresas, respectivamente. Já o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) dará orientação sobre estágio e inserção de jovens no mercado de trabalho. Nos três dias de treinamento, especialistas do Tribunal de Contas vão solucionar dúvidas sobre Controle Interno, Licitações, Lei de Transparência e demais exigências às quais os entes públicos estão submetidos. Os participantes também terão acesso a oficinas práticas de capacitação para o uso da plataforma digital E_TCM e o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), onde são lançados os relatórios e documentos necessários para a análise do Tribunal.  

Invasões às margens do Rio do Antônio estão prejudicando a biodiversidade da caatinga em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pescadores denunciaram ao site Achei Sudoeste uma invasão nos limites da faixa de servidão localizada à margem da Barragem do Rio do Antônio, nas proximidades do Anel Rodoviário da BR-030, em Brumado. Proprietários de chácaras e indústrias estariam tomando conta de toda a margem do rio ao longo do manancial. “Estamos sendo impedidos de pescar nesta margem do rio porque não estamos mais achando local para ancorar nossos barcos. Até mesmo os caminhos que nos conduziam à barragem foram bloqueados pelos muros. Onde andam os órgãos de defesa do meio ambiente dessa cidade que não impedem esse tipo de situação? O local, que poderia se explorado como área de lazer para a população em geral, está sendo dominada por uma dúzia de particulares que se sente dona do rio”, disseram os pescadores. 

Invasões às margens do Rio do Antônio estão prejudicando a biodiversidade da caatinga em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nossa reportagem buscou informações junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, porém fomos informados de que está sendo realizado um levantamento das denúncias para então serem tomadas as providências cabíveis. Já o presidente do Movimento Pela Despoluição e Revitalização do Rio Antônio (Modera), Aurino Ferreira, declarou que a invasão existe. “Existe sim a invasão, uma vez que não se respeita o limite territorial da margem, que pertence à Marinha do Brasil. Limite este de 40 metros, onde são vistas construções já praticamente dentro do manancial”. O ativista acrescentou que a mesma irregularidade é vista ás margens do Rio das Contas, na região da Barragem de Cristalândia, que abastece Brumado e Malhada de Pedras, bem como em toda a extensão do Rio do Antônio, desde a Barragem do Truvisco, em Caculé, passando por Brumado. O ambientalista considera que está faltando fiscalização e ações mais enérgicas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) a fim de inibir essas posses irregulares. Aurino argumentou ainda que também falta mais empenho da secretaria municipal de meio ambiente, que deveria denunciar a utilização irregular do solo ao Ministério Público. “Essas invasões afetam toda a biodiversidade da nossa caatinga. Se os animais perdem seus espaços às margens dos mananciais, a tendência é que eles comecem a sumir do mapa, migrem para outras regiões ou entrem em extinção, o que já está acontecendo com nossas árvores nativas nessas localidades, como o umbuzeiro, por exemplo”, pontuou o ativista.  

Segunda Fase do Mutirão de Mamografia é realizada na cidade de Caetité Foto: Thayná Lima

Entre os dias 26 de maio e 12 de junho, o Programa Saúde Sem Fronteiras levou para a Caetité o mutirão de mamografias, atendendo mais de 2.000 mulheres do município. Desde a quarta-feira (23), está sendo realizada a segunda etapa dessa estratégia itinerante. O objetivo dessa fase é realizar exames complementares em quase 400 mulheres de Caetité, Riacho de Santana, Matina, Lagoa real, Igaporã e Tanque Novo. As consultas estão sendo realizadas pelo médico especialista Clóvis da Silva Schitini Filho, na sala de ultrassom da UPA. A Secretária Municipal de Saúde, Cynthia Lopes, destacou que, quando se faz o diagnóstico precoce do câncer de mama, a possibilidade de cura de casos identificados é, praticamente, mais de 95% 100%. “E nosso objetivo é, principalmente, a prevenção”, completou.  

Ministério Público instaura inquérito para apurar legalidade do Processo Seletivo da Prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 1ª Promotoria de Justiça de Brumado resolveu instaurar Inquérito Civil Público para apurar eventual prática de improbidade administrativa no que se refere à realização do Processo Seletivo nº 005/2017, cujo edital foi divulgado pela Prefeitura Municipal. Segundo a denúncia, formulada pela Auditoria Pública Cidadã (Aucib), o processo seletivo teria sido divulgado sem observância da Lei Municipal nº 1.410/2006. O inquérito também considera que já existem 489 pessoas contratadas sob o regime de natureza precária e temporária, inclusive para cargos de natureza permanente, bem como que o Município realizará o Concurso Público nº 001/2017 para apenas 39 vagas e que alguns cargos apresentam remuneração inferior em relação à mesma função constante do Processo Seletivo. A Prefeitura Municipal deverá, no prazo de 72 horas, apresentar as informações pertinentes e justificar a realização do Processo Seletivo e sua adequação à Lei Municipal nº 1.410/2006, além da diferença de remuneração entre os cargos nos dois certames. Também deverá encaminhar a relação de todos os contratos de natureza temporária e a relação de cargos criados por lei existente no município. Uma audiência foi agendada para o dia 29 de agosto, às 8h30, para tentativa de resolução extrajudicial da matéria.  

Ivana Bastos e prefeito de Guanambi acompanham pedidos na Secretaria de Infraestrutura da Bahia Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito da cidade de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), se reuniram com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, a fim de reivindicar a implantação de voos regulares no Aeroporto de Guanambi. Sobre a demanda, o secretário informou que o governo está negociando com a empresa aérea e fazendo o necessário para sanar as pendências. Na ocasião, ambos também acompanharam o andamento do processo para início das obras de recuperação e a pavimentação asfáltica dos 13 quilômetros da estrada de Ceraíma. Segundo o secretário, a licitação foi concluída e o órgão está em fase de contratação da empresa. Para a deputada, a expectativa é grande e a população aguarda ansiosa pela intervenção.   

Arquivo