Foto: Maristela Glaucia/G1 Uma mulher morreu de infarto após saber que o filho foi assassinado em frente a casa em que morava, em Itapipoca, na região Norte do Ceará. O crime ocorreu na noite desta quarta-feira (8), no Bairro Boa Vista. Segundo a polícia, dois suspeitos chegaram ao local e atiraram contra o homem. Um deles é adolescente e foi apreendido em flagrante. O outro fugiu. Ao saber da morte, a mãe passou mal e foi levada para o Hospital Municipal de Itapipoca. O titular da Delegacia Regional de Itapipoca confirmou com a unidade de saúde que a mulher morreu na madrugada desta quinta (9). De acordo com o G1, a polícia realiza buscas na região para encontrar o segundo suspeito do homicídio. As investigações do caso estão a cargo da Delegacia Regional de Itapipoca.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em 2005, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) iniciou o projeto de ampliação do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que, naquela época, estava restrito a procedimentos de baixa complexidade. Atualmente, passados cerca de 14 anos, a unidade de saúde tem a sua estrutura ampliada em mais de 200%, passando de 1,5 mil m² para 5 mil m². O centro cirúrgico passou de duas salas para cinco, possibilitando a realização de cirurgias eletivas e emergenciais. Também foi criado um serviço de imagem que conta com ultrassonografia, ultrassom, Raio X, tomografia e eletrocardiograma, além dos serviços do Laboratório Central, o qual está integrado ao complexo hospitalar. Um novo Pronto-Socorro foi construído, atendendo pacientes dos 20 municípios pactuados. Foi instalado o sistema de climatização e de monitoramento eletrônico, proporcionando modernidade, conforto e segurança para a unidade. Uma das grandes vitórias comemorada pela população foi a implantação da UTI - adulto e neonatal. Segundo o secretário municipal de saúde, Claudio Feres, o projeto de ampliação da unidade prevê ainda a construção de duas novas enfermarias, com 45 leitos cada, já que a demanda é crescente.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O governo do presidente Jair Bolsonaro vai anunciar nos próximos dias um plano para reduzir o custo da energia no país e, assim, baratear o gás de cozinha e os insumos para a indústria. O projeto, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem chamado de “choque de energia barata”, prevê ações em três frentes. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) deve lançar novas regras regulatórias. O governo quer a privatização de distribuidoras estaduais de gás e, ainda, quebrar o monopólio da Petrobras no setor. Outra ação é facilitar o acesso de empresas concorrentes à rede de gasodutos da estatal e de companhias estaduais de gás. De acordo com o jornal O Globo, o projeto prevê ainda um socorro financeiro aos estados, em troca de apoio à privatização das empresas estaduais de gás. E, também, um acordo com Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para rever multas aplicadas à Petrobras.
O pagamento em cota única do IPTU 2019, com 10% de desconto, vence nesta sexta-feira, 10 de maio. O imposto também pode ser pago parcelado em até quatro vezes, com parcelas no valor mínimo de R$ 25, com o vencimento da primeira parcela no dia 10 de maio. Todos os imóveis localizados na zona urbana do município estão obrigados ao pagamento do IPTU. Assim, para evitar o pagamento de juros e multas, caso não tenham recebido o seu carnê, a segunda via pode ser emitida através do site da prefeitura no endereço www.brumado.ba.gov.br ou na própria sede municipal, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 415.
Foto: Divulgação O partido Rede Sustentabilidade ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Decreto 9785/19, que flexibiliza o porte e a comercialização de armas de fogo e munição. O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. O decreto amplia as possibilidades de compra de armamento, permite o deslocamento de colecionadores, atiradores e caçadores com arma, além de aumentar o número de categorias que têm direito ao porte. A ação será relatada pela ministra Rosa Weber. O partido pede a declaração de inconstitucionalidade do decreto presidencial. Para o Rede Sustentabilidade, o decreto ofende preceitos fundamentais da Constituição da República e que vão de encontro ao Estatuto do Desarmamento. A sigla ainda diz que o decreto viola o direito fundamental à vida e à segurança, o direito fundamental à igualdade material, consubstanciado no direito de todos terem acesso à segurança, e ao dever do Estado brasileiro de prover a segurança pública. Pondera também que o decreto não deve criar as leis, “mas apenas esclarecer ou detalhar seus comandos”. Ressalta ainda que a política de armamento da população, promovida por meio da norma questionada, atinge todos os brasileiros, especialmente aqueles mais vulneráveis: pobres, negros, mulheres, indígenas e a comunidade LGBTI. Por fim, o Rede Sustentabilidade destaca que o decreto contraria compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no sentido da promoção dos direitos humanos. “É inconciliável com a Constituição Federal, com sua busca pela solidariedade humana, o discurso de armar cidadãos para se defender de outros cidadãos, numa visão demagoga e eleitoral de bem contra o mal, de nós contra eles. A autodefesa não é uma opção política constitucional, devendo ser descartada tanto como visão geral, como política pública de melhoria da segurança pública”, diz a petição. O partido sustenta que uma política de combate a violência “não pode ser pautada pela lógica de terceirizar o dever do Estado de prover a segurança para alguns poucos abastados que podem pagar para ser armar até os dentes”. Pontua que, com decreto, “os pobres continuarão desarmados e à mercê da violência urbana, porque o governo não possui, para a maior parte da sociedade, nenhum projeto de segurança pública”.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O juiz Genivaldo Alves Guimarães pode deixar a Comarca de Brumado no meio do ano. Isso porque ele se candidatou a uma vaga na 1ª Vara Criminal de Vitória da Conquista e foi habilitado para tanto. O magistrado atua em Brumado desde março de 2011, quando foi transferido da Comarca de Presidente Jânio Quadros. Essa é a segunda vez que Guimarães tenta deixar a cidade, a primeira vez foi em 2015, quando se candidatou a uma vaga na Comarca de Eunápolis, no sul do Estado. Genivaldo assumiu no último mês a substituição como juiz da 90ª Zona Eleitoral de Brumado.
Uma mãe que preferiu não se identificar denunciou a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Presidente Vargas, em Brumado, por falta de atendimento. Segundo ela, a sua filha de 3 anos foi levada ao local com febre, vômito e diarreia e não foi atendida porque não está lotada na unidade. Durante a triagem, ela alega que mandaram que ela procurasse o hospital. “Isso é revoltante! Como é que deixam uma criança de 3 anos de idade voltar pra casa com febre, vomitando e com diarreia sem ser atendida?”, afirmou ao site Achei Sudoeste. A família mora em Brumado, mas a mãe trabalha na Vila, onde a criança fica aos cuidados de uma tia. A denunciante disse ainda que havia médico no local, mas, mesmo assim, o atendimento foi negado à criança. “Quero uma resposta das autoridades”, cobrou. A mãe procurou atendimento particular, mas as clínicas estavam superlotadas e a criança continua doente.
Foto: Kauê SouzaAchei Sudoeste O Pedal na Roça desta semana esteve na casa do Seu Jesuíno e da Dona Marisdete, na comunidade do Campo Seco, na zona rural de Brumado. No local, a nossa reportagem conheceu a criação de abelhas do apicultor. Já são cerca de 20 anos lidando com as abelhas e produzindo mel. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o apiário já chegou a produzir trinta colmeias. Hoje, o apiário conta com oito colmeias, as quais produzem, em média, 65 litros de mel. A produção do apiário, segundo Jesuíno, é considerada muito boa. O apicultor destacou que o trabalho realizado na propriedade é bastante profissional, com o uso de vários equipamentos de segurança e o cuidado correto com as abelhas.
Foto: Divulgação/PRF A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde desta quarta-feira, na Rodovia Rio-Santos (BR-101), em Paraty, um homem que transportava em um fundo falso de um carro nove fuzis que seriam entregues na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio. O detido se dizia “fã” do trabalho da polícia e chegou a tirar selfie com os agentes, antes de ser flagrado com o armamento. Segundo a polícia, o material estava num veículo que transportava material de telefonia. O motorista alegara aos agentes que trabalhava em uma empresa que prestava este tipo de serviço. Os policiais perceberam o nervosismo do suspeito durante a fiscalização e disseram que ele “caiu em contradição algumas vezes”. Eles iniciaram, então, uma varredura no veículo. O homem chegou a dizer que precisava seguir viagem, na tentativa de fazer com que os agentes parassem a vistoria. Logo em seguida, foi encontrado um fundo falso na lataria do automóvel. O compartimento foi aberto com o auxílio de ferramentas. No interior, havia várias peças de armas embaladas em material plástico. Segundo a PRF, o armamento estava desmontado para “facilitar a sua ocultação”. De acordo com o jornal Extra, a PRF informou ainda que havia a informação de que um carro com determinadas características passaria pelo ponto onde a abordagem foi feita e que o material seria entregue na Rocinha. Posteriormente, o suspeito confessou que levaria o armamento a uma comunidade da Zona Sul do Rio, mas não soube precisar qual, acrescentaram os agentes. Os noves fuzis eram do modelo AK-47, calibre 7,62mm. Também foram encontrados carregadores. O motorista foi preso pelo crime de tráfico de armas. O caso foi encaminhado para a Polícia Federal.
Foto: Divulgação/PC Uma equipe da Polícia Civil prendeu Vanderlei Aparecido Tanajura Silva, de 38 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Crime da Comarca de Olímpia-SP. Ele foi localizado no Bairro Taquari, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Natural de Dom Basílio, Vanderlei foi denunciado pela prática de feminicídio qualificado tentado e porte ilegal de arma de fogo, fato ocorrido em 2017. O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Livramento até sua posterior remoção para uma unidade prisional do Estado de São Paulo.
Em comemoração aos seus 10 anos, a Lumiart Elétrica irá renovar todo o seu showroom. Por isso, a loja preparou uma mega promoção para celebrar a data e presentear os seus clientes. Todas as luminárias estão com 25% de desconto. A promoção é válida de 20 a 31 de maio. Não perca a oportunidade de comprar o melhor produto pelo melhor preço. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 438 (em frente ao prédio da prefeitura), e conheça todos os itens em oferta.
Foto: Divulgação/PC Uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e a Polícia Militar de São Paulo culminou com a prisão de José Ramos Santana, de 43 anos, conhecido como Zé Sergipe. Conforme apurado no inquérito policial presidido pela delegada Yara Gardênia, em janeiro deste ano, José teria estuprado uma menina de 8 anos, na zona rural de Cordeiros, a 124 km de Brumado. A polícia informou ao site Achei Sudoeste que conseguiu descobrir o paradeiro do autor no município de Heliópolis-SP e acionou a PM daquele Estado, a qual cumpriu o respectivo mandado de prisão preventiva. O preso foi apresentado na 95ª DP (Tiradentes) e deverá ser removido para uma unidade prisional da Bahia posteriormente.
O Brasil ficou de fora da lista dos 25 melhores países para investir, feita pela consultoria empresarial norte-americana A.T. Kearney, pela primeira vez em 21 anos o. O país figurava no ranking desde 1998, quando o levantamento que segue a opinião de investidores estrangeiros começou a ser elaborado. O índice é calculado com base em uma pesquisa feita com 500 executivos seniores das principais corporações do mundo sobre a probabilidade de as empresas entrevistadas investirem diretamente naquele determinado País nos próximos três anos. De acordo com o jornal Estadão, nos últimos três anos, o Brasil já vinha caindo no ranking, ocupando as posições 12ª, 16ª e 25ª – o último lugar entre os escolhidos –, entre 2016, 2017 e 2018, respectivamente. Em 2010 e 2014, o País figurou entre os cinco primeiros colocados da lista.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Professores da Uneb estão em greve em todo estado da Bahia após não chegarem a um acordo com o governo. No Campus XX, em Brumado, apenas o setor administrativo tem funcionado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a professora Cláudia Madalena, que faz parte da coordenação do movimento na região, disse que a classe está paralisada desde o dia 09 de abril. Segundo ela, a pauta de reivindicações inclui o aumento de verbas destinado às universidades, de 5% para 7%; reposição de perdas salariais (de 2015 até 2018); disponibilização de vagas para concurso; maior auxílio e fomento para a pós-graduação; e promoção de carreira. Madalena informou que o Governo do Estado ainda não sinalizou positivamente para atender as reivindicações da categoria. Diante da falta de acordo, a greve continua por tempo indeterminado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A campanha de vacinação contra gripe, iniciada no dia 10 de abril, ainda não atingiu nem a metade da sua meta na cidade de Brumado. O Dia D de mobilização em todo território nacional aconteceu no último sábado (04). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Raquel de Carvalho Franco, coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Liziane Santos Alves, destacou que a cobertura no município está baixa, com apenas 8 mil pessoas vacinadas, o equivalente a 40% do público alvo. Segundo ela, cerca de 18 mil pessoas ainda precisam ser imunizadas na cidade. Nesse primeiro momento, conforme explicou, a vacina é ofertada para o público prioritário, que é composto por idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças a partir de seis meses a seis anos incompletos, população privada de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas. “A gente tenta conscientizar as pessoas para fazer a prevenção. A imunização está sendo ofertada, todas as unidades de saúde estão com a vacina”, alertou, chamando a atenção para a gravidade da H1N1 e suas possíveis complicações. A campanha segue até o dia 31 de maio próximo.
Foto: Divulgação O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nesta quarta-feira, 8, durante evento no Rio de Janeiro, um termo de cooperação para que um novo autódromo seja construído no bairro de Deodoro, na Zona Oeste, e passe a receber o GP do Brasil de Fórmula 1 (atualmente sediado em Interlagos, em São Paulo) a partir de 2020 e também a MotoGP. O novo circuito receberá o nome de Ayrton Senna, em homenagem ao tricampeão morto há 25 anos, revelou o presidente nas redes sociais, horas depois do evento. “São Paulo, como havia participação pública e uma dívida enorme, tornou-se inviável a permanência da Fórmula 1 lá. Então, vieram para o Rio de Janeiro, e o autódromo será construído em seis, sete meses, após o início das obras. De modo que, pela ocasião da Fórmula 1 do ano que vem, ela será realizada no Rio”, afirmou Bolsonaro, durante cerimônia em homenagem ao Dia da Vitória contra o Nazifascismo, no Monumento Nacional aos Mortos da II Guerra Mundial no Aterro do Flamengo. De acordo com a Veja, o Rio de Janeiro não sedia o GP do Brasil de Fórmula 1 desde 1989, quando a prova se mudou de Jacarepaguá para Interlagos. O novo autódromo em Deodoro será erguido em um terreno cedido pelo Exército. O contrato entre A Fórmula 1 e Interlagos, no entanto, vai até 2020, o que impossibilitaria a mudança para o Rio antes de 2021. O governador de São Paulo, João Doria, e o prefeito Bruno Covas, já falaram, diversas vezes, sobre a intenção de privatizar e renovar o autódromo paulista.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na última quarta-feira (8), o jovem Jefferson Breno de Oliveira, de 23 anos, foi morto a tiros em frente de sua residência, localizada na Rua Manoel Guimarães Prates, no Bairro Mato Verde, em Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo quando chegava em casa. Ele havia se envolvido em uma confusão em um local conhecido como “Baixada”, mas a polícia ainda não conseguiu elucidar a autoria e a motivação do homicídio. A Polícia Civil já instaurou inquérito para apurar o caso. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Bom Jesus da Lapa para realização de necropsia.
Foto: Reprodução/Twitter O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na terça-feira 7 para flexibilizar o porte de armas a vinte categorias no Brasil inclui um artigo que facilita a prática de tiro esportivo por crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade. Até agora, esse tipo de atividade era sujeito a autorização judicial, que passa a ser dispensada. De acordo com a Veja, a medida altera o decreto 5.123, de 2004, que regulamentou o Estatuto do Desarmamento, de 2003. Conforme o texto editado pelo governo Bolsonaro, a prática de tiro por menores de idade “será previamente autorizada por um dos seus responsáveis legais, deverá se restringir tão somente aos locais autorizados pelo Comando do Exército e será utilizada arma de fogo da agremiação ou do responsável quando por este estiver acompanhado”. O decreto que vigorava até ontem e foi revogado previa que o tiro esportivo praticado por crianças e adolescentes “deverá ser autorizado judicialmente e deve restringir-se aos locais autorizados pelo Comando do Exército, utilizando arma da agremiação ou do responsável quando por este acompanhado”. O presidente já se declarou abertamente um entusiasta do manuseio de armas por crianças. Durante um ato de sua campanha no fim de agosto de 2018, em Araçatuba (SP), Jair Bolsonaro afirmou que encoraja a prática e que seus filhos Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro atiraram com munição real desde os 5 anos de idade. No mesmo dia, em Goiânia, ele pegou uma criança no colo, perguntou se ela sabia atirar e a incentivou a fazer o sinal de “arminha” com a mão.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, disse que conseguiu negociar a permanência da Receita Federal no município. O gestor explicou que o Município dará o prédio, os funcionários e arcará com as despesas de água e energia para o funcionamento do órgão. “Mais uma vitória do velhinho. Quando o velhinho não está aqui vai saindo tudo, quando o velhinho está não sai tudo não. O Município dará casa, comida e roupa lavada”, brincou. Segundo Vasconcelos, o órgão continuará funcionando no mesmo prédio até o vencimento do contrato de aluguel. Depois disso, passará para um imóvel de propriedade do município.
O Dia das Mães está chegando e a Squaresom e Pollymóveis preparou uma promoção especial para celebrar a data. São vários produtos com preços promocionais e as melhores condições de pagamento. Tem móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e muito mais. Você também pode acompanhar o Instagram da loja e ficar por dentro de todas as novidades. Na rede social, está rolando o sorteio de um vale compras no valor de R$ 1 mil para gastar com o que quiser nas lojas. Presentei a sua mãe com o melhor da Squaresom e Pollymóveis!
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O prefeito do município de Rio do Antônio, José Souza Alves (PSD), Deca, foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em R$ 62.500,00 no julgamento das contas referente ao exercício de 2017. As contas foram aprovadas com ressalvas e o TCM fez vários alertas em seu parecer. Foram apontadas irregularidades nas contratações de “serviços de fornecimento de passagens áreas” e “mão de obra mecânica e elétrica para conserto de veículo”, tendo em vista que não foi comprovada a inviabilidade de competição ou a detenção de exclusividade; inconsistências na instrução de processos de pagamento; ausência de cotação de preços para aquisição de bens e serviços, além de gastos acima do permitido legalmente para despesas com pessoal.
No próximo dia 11, às 10h, a Dálmobile Brumado realizará o lançamento de sua nova mostra: a Casa Afeto, uma coleção cheia de design, mistura, aconchego e afeto para quem gosta de transformar o seu lar. No mesmo dia, haverá uma palestra com a Designer de Interiores Holística, Manuela Embiruçu, dando dicas para trazer mais harmonia para sua casa. Também será servido um delicioso café da manhã e realizados vários sorteios. Para participar, entre em contato com a loja através do telefone (77) 3453-1822 e confirme a sua presença, pois as vagas são limitadas! A Dalmóbile fica localizada na Rua Barão de Vila Velha, 210, no Bairro das Flores.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Nós últimos quinze dias, o número de arboviroses triplicou na cidade de Brumado, chegando a 87 notificações. Desse total, 11 já foram confirmados para dengue, 4 de chikungunya e 1 de Zika. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou que o índice de infestação predial do aedes-aegypti está em 4.5 na sede do município, o que é, conforme frisou, considerado elevado, tendo em vista que o ideal é que esteja abaixo de 1. “A população, juntamente com a secretaria de saúde, precisa acordar e fiscalizar o quanto antes os seus quintais”, reforçou. Feres afirmou que os agentes de endemias relatam a presença de focos do mosquito em diversos locais que possam acumular água dentro das residências. Para ele, a situação alerta para a importância da conscientização da população para prevenção da doença, já que o agente sozinho não dá conta de eliminar todos os focos do aedes-aegypti no município. “Não é um problema só dá secretaria de saúde, é de toda a comunidade. Se a população não se conscientizar, infelizmente, teremos um grande surto dessas doenças aqui em Brumado”, pontuou.
Foto: Reprodução/TV Sudoeste Os moradores do povoado de Vereda, no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, recebem atendimento médico em bares, casas e embaixo de árvores, pois a localidade não tem um posto saúde. Segundo os moradores, uma agente de saúde faz os atendimentos em locais disponibilizados pelos pacientes e ações como vacinação também são feitas nos locais cedidos pela comunidade. Os pacientes reclamam que os locais não possuem estruturas para os atendimentos. “Se o médico não vem aqui para atender nós no bar, [a gente] vai em Conquista, porque [tenho] pressão alta e não tem posto de saúde pra atender a gente e nem pra medir a pressão da gente. É muito difícil, acho que até pra eles [médicos] mesmo, vir atender a gente e não ter um lugar, um canto assim adequado pra eles”, disse Marilene Maria de Jesus, dona de casa. O bar do pai da dona de casa Adriana Bonfim é um dos locais onde os atendimentos médicos são feitos.
Foto: Reprodução/TV Sudoeste “Eu creio que não vai ficar pra sempre, porque aqui é uma localidade grande e já tem tantas localidades menores que a nossa com um posto de saúde. Nós estamos correndo atrás dos nossos direitos, que é de ter um posto de saúde pra nossa localidade”, disse a moradora ao G1. “Atender dentro de um bar?! E nós ainda dá [sic] graças a Deus o dono do bar ceder o bar pra nós [sic]”, apontou dona Marilene. Um terreno foi doado para que um posto médico seja construído, entretanto, até agora, a obra não começou. Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista confirmou que a localidade de Vereda não tem um posto de saúde e informou que procura locais como igrejas, associações de moradores e escolas para utilizar como pontos de atendimento à comunidade. A administração municipal também informou o serviço de vacinação é feito na igreja do povoado e em pontos itinerantes, para facilitar o acesso dos moradores.
