Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Estudantes protestam contra reforma da previdência e projetos de lei e ocupam prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aderindo ao movimento grevista nacional, estudantes da rede estadual de ensino de Brumado saíram às ruas em passeata e ocuparam a recepção da prefeitura municipal. Com cartazes, apitaços e palavras de ordem contra a Pec 287/2016, que trata da reforma da previdência, os estudantes pintaram os rostos de preto fazendo alusão à morte da aposentadoria. Os manifestantes também protestaram contra os projetos de lei do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que reduz o tempo da licença maternidade de 06 para 04 meses e a extinção e terceirização de cargos administrativos que fazem parte do quadro efetivo. As queixas também foram direcionadas aos vereadores da base aliada e ao presidente da câmara de vereadores, que aprovaram os projetos na última sessão legislativa. 

Estudantes protestam contra reforma da previdência e projetos de lei e ocupam prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante a manifestação, os alunos gritaram “Fora Temer! Fora Eduardo” e improvisaram rimas direcionadas ao gestor: “Eduardo vai ganhar uma passagem para sair desse lugar, não de carro, nem de trem e nem de avião, é algemado dentro de um camburão”. “Trabalhador não se engane não, Eduardo só trabalha com patrão”. Os estudantes consideram que o prefeito está fazendo o município marchar em retrocesso contra a constituição. Os alunos disseram ainda que o ato de ocupação da prefeitura se repetirá até o dia 24 de março, quando o movimento de greve geral em todo o país será encerrado.

Casos de dengue, chikungunya e zika caem quase 90% neste ano Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O número de notificações de dengue, zika e chikungunya caiu neste ano em comparação com o mesmo período de 2016. Até o dia 18 de fevereiro de 2017, as três doenças somavam 60.124 registros, de acordo com o Ministério da Saúde, contra 590.380 suspeitas no mesmo período do ano passado. A queda é de 89,81%. A dengue, que em 2016 começou o ano já com 475.260 suspeitas até a 7ª semana epidemiológica, desta vez registrou 48.177 casos notificados - redução de 89,86%. São 5 mortes devido à doença neste ano, ocorridas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo - no mesmo período do ano passado foram 221 óbitos. Já a chikungunya, doença que apresenta o maior risco de crescimento neste ano, apresentou 10.294 notificações até o dia 18 de fevereiro, contra 43.567 do ano anterior. De acordo com o G1, a queda foi de 76,37%. Foram confirmados 2.178 casos apenas. Em 2016, foram 196 mortes causadas pela doença - o ministério não divulgou o número de óbitos neste ano. Confirmando a expectativa, o vírus da zika apresentou a maior queda, de 97,68%: foram 71.553 notificações até a 7ª semana epidemiológica de 2016, contra 1.653 neste ano. Destas suspeitas, 275 casos foram confirmados. Ninguém morreu devido à doença neste ano, sendo que oito óbitos ocorreram no mesmo período do ano passado.

Brumado: Coordenador da UAB é eleito vice-presidente do Fórum de Coordenadores de Polo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Coordenador do Polo da Universidade Aberta de Brumado (UAB), professor Elielson Teixeira, foi eleito vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polo. A eleição do professor é de extrema importância para a UAB local porque abre um canal mais direto de comunicação com o Ministério da Educação (Mec). Além disso, as demandas do Sistema Universidade Aberta chegarão mais facilmente aos dirigentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. O Fórum Nacional de Coordenadores de Polo foi criado pela Capes quando o Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB completou 10 anos de funcionamento. Para a primeira diretoria foram eleitos como presidente o coordenador do Polo de Foz do Iguaçu - PR, Edilson Balzzan, e para vice-presidente, o professor Elielson Teixeira, do Polo de Brumado.

Os juros médios do cheque especial para pessoa física registrou leve queda em fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O percentual foi de 12,46% ao mês para 12,4%. Foi a segunda queda consecutiva após dois anos seguidos de altas. Já a taxa de média juros do cartão de crédito voltou a subir, de 15,12% em janeiro para 15,16% em fevereiro, após recuar nos dois meses anteriores.

Prefeitura de Brumado lança guia “Conexão Criança: Rede em Prol da Infância” esta semana

O lançamento do Guia “Conexão Criança: Rede em Prol da Infância”, organizado pela Associação Brasileira Terra dos Homens, acontece na próxima sexta-feira (17), às 9h, no Auditório da Prefeitura. O evento será promovido pela Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), da Secretaria de Educação (SEMEC) e da Secretaria de Saúde (SESAU). Todos os profissionais que atuam no âmbito da rede de proteção à infância estão convidados para participar do lançamento, que é gratuito.

Brumado: Unopar volta com super oferta de matrícula por R$ 59

Em Brumado, a Unopar está oferecendo novamente a promoção da primeira mensalidade por apenas R$ 59. Além disso, os alunos podem optar por pagar a 2ª e a 3ª parcela deste semestre somente após concluírem o curso. Os interessados devem procurar o polo até o dia 25 desse mês para realizar a matrícula. Mais informações podem ser obtidas nos números (77) 3441-7979 ou 99949-5503. Unopar: mais próxima para você ir mais longe.

Odebrecht: Rodrigo Janot pede ao Supremo 83 inquéritos de políticos Foto: Bianca Marinho/G1

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou na terça-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) 83 pedidos de abertura de inquérito para investigar políticos citados nas delações de 77 executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht e da petroquímica Braskem (empresa do grupo Odebrecht). Não foram divulgados os nomes dos alvos dos pedidos porque a solicitação tem caráter sigiloso. O procurador-geral pediu a retirada do sigilo de todo o material, sob o argumento de que é necessário promover transparência e atender ao interesse público. De acordo com o G1, os pedidos foram enviados para o Supremo porque entre os alvos há autoridades com foro privilegiado, isto é, que só podem ser investigadas (e depois julgadas, se for o caso) com autorização do STF. São os casos de deputados e senadores, por exemplo. Governadores são investigados e julgados no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Governador Rui Costa estará na cidade de Rio de Contas no próximo sábado (18) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador Rui Costa (PT) estará na cidade de Rio de Contas, no sábado (18). Às 9h30, o governador entrega a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e a implantação da adutora de água tratada do Rio de Contas para a localidade de Marcolino Moura, além de uma viatura para a Polícia Civil. Nesta quarta-feira (15), o governador entrega ambulâncias para diversas prefeituras baianas. O ato ocorre no estacionamento do prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Sebrae vai ser ‘avalista’ de pequenas empresas Foto: Eliana Rodrigues/Veja

O Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) vai ser avalista dos empréstimos solicitados por pequenas e microempresas. O programa Senhor Orientador, do Sebrae, pretende facilitar a concessão de crédito para 50 mil pequenas empresas. O presidente da entidade, Guilherme Afif Domingos, diz que esse público não consegue pegar dinheiro em banco hoje por falta de garantias reais de pagamento. “O gerente de banco está engessado na hora de dar crédito. Quem dá crédito não é ele, é o computador. E se não estiver dentro do perfil, não pode dar”, disse. “Hoje, 83% das micro e pequenas empresas não têm acesso ao crédito do sistema bancário”. De acordo com a Veja, para reduzir o risco de calote e, por consequência das taxas de juros do empréstimo, o Sebrae vai ser avalista dos pequenos e microempresários. Esse aval será dado por meio do Fundo de Aval do Sebrae, que conta com 780 milhões de reais. “Mesmo que a empresa não tenha bens reais para dar em garantia, o Sebrae vai dar o aval”, afirma.

Brumado: Moradores do Bairro Urbis II vão ao legislativo para garantir segurança na comunidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um grupo representando os moradores do Bairro Urbis II, em Brumado, compareceu à Câmara de Vereadores em busca de apoio para garantir a paz e a segurança na comunidade. Os populares disseram que estão cansados de serem hostilizados, uma vez que o bairro é rotulado como “Malocão”. Segundo eles, a falta de segurança direciona as atenções da polícia para a localidade em busca de criminosos. Os populares disseram que foram abandonados pelo estado e pelo município e, por isso, são sempre desrespeitados nas ações de combate ao crime na localidade. “Não negamos que existe uma minoria que anda em confronto com a lei, mas isso não dá o direito de se marginalizar toda a comunidade. Na Urbis II também moram famílias decentes, pessoas de bem, que são simplesmente criminalizadas por causa do local onde moram. Estamos sendo discriminados e rotulados por baixo. Preconceito geral de uma sociedade hipócrita que prega a igualdade social. Por isso, viemos aqui apelar por respeito”, disseram os populares ao site Brumado Notícias.

Conta de luz: Aneel devolverá valores cobrados a mais Foto: Getty Images

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai devolver imediatamente os valores cobrados a mais na conta de luz dos consumidores para o pagamento da usina de energia nuclear Angra 3. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da agência, Romeu Rufino. De acordo com ele, o processo será julgado no dia 28 de março e deve reduzir as tarifas de clientes de todo o país. A empresa admitiu o erro na última sexta-feira, que levou à cobrança indevida de 1,8 bilhão de reais. “Foi um equívoco”, afirmou Rufino, ressaltando que os valores já foram devolvidos para os consumidores cujas distribuidoras já passaram por reajuste tarifário, caso da Energisa Borborema e da Light. O processo da Aneel previa que a cobrança seria devolvida na data de aniversário do reajuste de cada empresa. Para os clientes da Eletropaulo, por exemplo, seria apenas em julho. Mas a diretoria da Aneel decidiu mudar o procedimento e corrigi-lo o mais rapidamente possível. “Em vez de aguardar, faremos de uma vez só”, disse Rufino. “É um processo bastante trabalhoso, mas, excepcionalmente, vamos instruir o processo para retificar a tarifa de todas as concessionárias e orientar a pronta devolução daquilo que foi arrecadado com base em uma previsão errada”. As informações são da Veja.

Seca impede realização da exposição de feira da agricultura familiar de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab) decidiu pela não realização da ExpoBrumado e Feira da Agricultura Familiar 2017. O site Brumado Notícias apurou que a diretoria da cooperativa avaliou a inviabilidade da realização do evento por conta da seca que assola a região e tornou a terra improdutível para os produtos do campo desde o início do segundo semestre do ano passado. A estiagem prolongada afetou também a criação animal que ficou sem pasto - houve pouca engorda e menor produção leiteira. Desta forma, caiu a receita para os produtores rurais, principais expositores no evento. Nossa reportagem buscou contato com a diretoria da cooperativa para confirmar as informações, mas fomos informados de que será publicada uma nota oficial sobre a não realização do evento em breve.   

Deputado Luciano Ribeiro comemora o fim da reeleição na Mesa da Assembleia Legislativa da Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O deputado estadual Luciano Ribeiro, do Democratas, comemorou a aprovação em primeiro turno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o fim da reeleição do presidente da Mesa Diretora do Parlamento Estadual. Relator da PEC, Ribeiro argumenta que, assim como nas empresas privadas, há necessidade de oxigenação das gestões públicas. “A permanência de alguém numa mesma função prejudica a originalidade de novas ideias”, destacou. Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa (AL-BA), ele falou sobre sua satisfação por ter participado da relatoria da proposta. “Fico feliz por ter participado desse momento como protagonista, já que relatei esse importante projeto. Agora são novos ares, novos dias e a esperança sempre renovada de que o parlamento será sempre independente”, reiterou.  

APLB Sindicato adere à greve e paralisa atividades em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado notícias

Através de ofício, a APLB Sindicato comunicou ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que a categoria decidiu, em assembleia realizada na segunda-feira (13), aderir à greve nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), deflagrada nesta quarta-feira (15) e vai até o dia 24 de março. O movimento organizado pela CNTE tem como pauta a luta contra a PEC 287/2016, conhecida como Reforma da Previdência. Na assembleia, os Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino de Brumado decidiram, por unanimidade, se unirem ao movimento da CNTE, entidade da qual a APLB Sindicato é filiada.  

Câmara de Brumado entrará com ação criminal contra presidente do Sindguardas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), declarou ao site Brumado Notícias que entrará com uma Ação Criminal contra o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado da Bahia (Sindguardas), Pedro Oliveira. Segundo o presidente do legislativo, em suas declarações à imprensa, o líder sindical insinuou que os vereadores que votaram a favor dos projetos de origem do Executivo, na sessão realizada na noite de segunda-feira (13), foram subornados pelo prefeito. “Entrarei com a Ação Criminal por suas palavras ofensivas, pejorativas e de baixo calão e por ter insinuado que a câmara como um todo tenha sido subornada pelo prefeito. Ainda esta semana entraremos com nossa representação contra esse cidadão que esteve aqui apenas para tumultuar o processo legislativo e inflar a população que é pacata e ordeira”, pontuou o presidente da câmara brumadense.

Brumado: Câmara disponibiliza áudio da última sessão legislativa

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

Prefeitura de Brumado garante benefícios para os guardas municipais e agentes de trânsito Foto: Divulgação

O vice-prefeito, Édio Pereira (PCdoB), e o Secretário de Administração e Finanças, João Nolasco, se reuniram com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb), Edilson Santos Costa, o Dinda, e com o seu diretor, Marcos Lima Santos. Na oportunidade, foi acordado o pagamento das horas extras dos servidores da Guarda Municipal, referente aos meses de janeiro e fevereiro deste ano, conforme proposta da atual administração. O pagamento será feito na folha do mês em curso. Na reunião, os dirigentes também foram informados de que a gestão autorizou o pagamento do adicional de periculosidade no percentual de 30% para os Agentes de Trânsito.

Brumado: 5ª Semana Espírita acontece entre os dias 15 e 19 deste mês

Entre os dias 15 e 19 de março, será realizada a 5ª Semana Espírita de Brumado. O evento acontece às 20h, na Câmara Municipal de Vereadores. Com o tema “Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho”, o evento terá uma ampla programação, que inclui palestras, seminários e a 1ª Semaninha Espírita. Entre os expositores desta edição estão: Lusiane Bahia (advogada e trabalhadora do Centro Espírita Caminho da Redenção), Abigail Guimarães (Graduada em Direito e Ciências Sociais e Membro da União Espírita de Vitória da Conquista), Antônio Henrique (Graduado em Direito, professor e Membro do Centro Espírita Bezerra de Menezes, em Jequié), Marcel Cadidé Mariano (Funcionário público, graduado em História e Direito, Conselheiro da Federação Espírita do Estado da Bahia e trabalhador do Centro Espírita Caminho da Redenção), Patrick Pires (Advogado, diretor da Associação Jurídico Espírita do Sul da Bahia e do Centro Espírita Casa de Guará, em Itabuna) e Projeto Manoel P. de Miranda. Toda a sociedade está convidada a participar da semana espírita.

Brumado: Semáforos atuais serão substituídos por novos com temporizadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Brumado recebeu quatro conjuntos semafóricos com temporizadores digitais que irão substituir alguns dos equipamentos em funcionamento nos pontos mais movimentados da cidade. Em entrevista ao Brumado Notícias, o Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), André Cardoso, destacou que o objetivo é otimizar a trafegabilidade com a melhor visualização dos sinais dos faróis de sinalização nas vias. Cardoso adiantou que, mesmo com a substituição, os equipamentos que forem retirados serão reaproveitados em pontos que também necessitam de sinalização semafórica. A previsão é de os novos semáforos comecem a ser instalados a partir do dia 20 deste mês.

Embasa publica edital de concurso público para 600 vagas na Bahia

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, nesta terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado da Bahia, o edital de abertura de um concurso público para preenchimento de 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. De acordo com a empresa, as vagas são destinadas a 64 municípios, contemplando unidades da Embasa na Bahia. Os salários variam de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31. As inscrições para o concurso deverão ser realizadas pela internet, por meio do site organizador, a partir da meia-noite de quarta-feira (15) até as 23h59 do dia 5 de abril, sendo 6 de abril o último dia para o pagamento do boleto bancário. As provas devem ser aplicadas no dia 7 de maio de 2017 e serão realizadas em Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Achei Tour leva você ao Projeto Emoções 2018 com o Rei Roberto Carlos no Navio Costa Favolosa

O Projeto Emoções em Alto Mar com o cantor Roberto Carlos se tornou referência mundial para cruzeiros temáticos, recebendo mais de 44 mil passageiros de todo o país e exterior. Em 2018, uma nova edição do projeto será realizada entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro e a Achei Tour leva você para desfrutar dessa experiência única. São momentos exclusivos a bordo do Navio Costa Favolosa, com a presença de convidados ilustres e inúmeras surpresas. Além de uma programação especial, os passageiros poderão curtir um show com o Rei Roberto Carlos, o cassino, as obras de arte distribuídas em diversos espaços, o complexo esportivo, gastronomia em quatro restaurantes e muito mais. Os pacotes custam R$ 4726,00 por pessoa, com 5% de desconto à vista. No cartão de crédito, você pode adquirir o seu pacote por uma entrada + 05x (sem desconto), ou no cheque com uma entrada + 09x (com desconto de 3%). O embarque e desembarque serão feitos na cidade de Santos. Serão 5 dias e 4 noites de muitas “emoções”. O navio Favolosa, é como o castelo encantado dos contos de fadas, o Costa Favolosa está envolto pela magia, embelezado pelos materiais valiosos das mobílias e produção perfeita com as tecnologias mais avançadas. Espaços delicados em estilo gótico acolhem todos os hóspedes no Átrio enriquecido com losangos luminosos e atrações luxuosas para cada hora do dia e da noite.  Faça uma visita na Achei Tour e garanta já o seu pacote. A agência fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Após gesso desabar, sessões são suspensas no plenário da Câmara de Itabuna Foto: Divulgação/CMI

As sessões na Câmara de Vereadores de Itabuna, região sul da Bahia, não poderão ser realizadas no Plenário Raymundo Lima, por tempo indeterminado, depois que parte do forro de gesso do teto despencou durante o último fim de semana. De acordo com comunicado emitido pela Câmara, a medida de segurança ocorre após uma determinação do Corpo de Bombeiros. Enquanto isso, as sessões plenárias da Câmara Municipal ocorrerão na Sala de Comissões Técnicas Filemon Brandão, às quartas-feiras, 14h, informou o órgão legislativo. Ainda conforme nota oficial emitida pelo Poder Legislativo, o Corpo de Bombeiros apontou que infilração de água contribuiu para o desabamento. O presidente da Casa, vereador Chico Reis (PSDB), informou ao G1, que acionará a empresa que executou a reforma do plenário. A Câmara atestou que a obra, concluída em dezembro do ano passado, foi licitada e fiscalizada pela Prefeitura de Itabuna. Ainda de acordo com o comunicado oficila, o poder legislativo informa que custeou o serviço com os recursos obtidos a partir das taxas de inscrição do concurso público.

Brumado: Presidente sindical acusa prefeito de subornar vereadores para aprovarem Projetos de Lei Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após a sessão na Câmara de Vereadores de Brumado em que a base do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) aprovou o projeto de lei 005/2017, que extingui, entre outros, o cargo de guarda municipal, o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado da Bahia (Sindguardas), Pedro Oliveira, denunciou que os votos dos vereadores aliados do executivo foram “a troco de caixa”. O sindicalista declarou que o prefeito manipulou o parlamento comprando os votos dos aliados e oferecendo vantagens políticas através da máquina pública. O líder sindical apontou ainda que a proposta de terceirização dos cargos irá inchar a prefeitura com trabalhadores terceirizados apadrinhados pelos políticos que prometeram empregos no período de campanha. Subindo o tom, o sindicalista chamou o prefeito e os vereadores aliados de corruptos, fraudulentos e mentirosos. “Venceram aqui, mas não para por aí. Vamos buscar apoio nas instâncias da lei, pois é inconcebível que tais projetos, com interesses de enriquecimento ilícito, sejam mantidos para zombar da cara do povo. Não são projetos de lei, são projetos de corrupção para enriquecimento do prefeito ditador e seus comparsas. Acredito que a justiça não irá permitir”, concluiu o líder sindical.

Lula depõe como réu pela 1ª vez e nega ter obstruído a Lava Jato Foto: Reprodução

Em depoimento à Justiça Federal de Brasília nesta terça-feira (14), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou que tenha atuado para obstruir a operação Lava Jato. Lula é um dos sete réus em ação penal que investiga suspeita de obstrução dos trabalhos da Lava Jato. O processo, aberto em julho do ano passado, investiga se houve uma tentativa do grupo de convencer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a não fechar acordo de delação premiada. De acordo com o G1, questionado pelo juiz Ricardo Leite se os fatos presentes na denúncia são verdadeiros ou falsos, o ex-presidente respondeu que são falsos. O depoimento, marcado para 10h, começou com quase 20 minutos de atraso. Na chegada à sala de audiências, o ex-presidente conversou rapidamente com os advogados.

Arquivo