Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Morre Leonor Abreu, juíza da comarca de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A juíza Leonor da Silva Abreu faleceu na noite deste sábado (15), no Hospital Samur, na cidade Vitória da Conquista. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a juíza sofreu um mal súbito em sua casa, em Brumado, na última quinta-feira (13). A princípio, a suspeita era de infarto, mas, na unidade de saúde do município vizinho, foi constatado um aneurisma na aorta, principal artéria do coração. O quadro exigiu uma cirurgia de emergência, que foi realizada na última sexta-feira (14). Após o procedimento cirúrgico, a magistrada permaneceu em observação, com quadro de saúde delicado, segundo avaliação médica. O seu estado se agravou e o corpo médico constatou falência múltipla dos órgãos. A juíza foi mantida viva por algum tempo através de aparelhos. Somente às 21h10, foi anunciada oficialmente a sua morte. À pedido da juíza, seu corpo será encaminhado para a cidade de Salvador para ser cremado. Leonor Abreu era uma das figuras públicas mais conhecidas e conceituadas na cidade de Brumado. Casada com o médico Marcondes Abreu, com quem teve três filhos, a magistrada era cunhada do também médico Marlúcio Abreu. Doutora Leonor, como era conhecida, era natural da cidade de Salvador e atuou por décadas como juíza titular da comarca brumadense. Em 2011, ela recebeu o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados no município, quando foi homenageada, com a maior honraria concedida pela Câmara de Vereadores, o titulo de cidadã brumadense.

Sargento da Polícia Militar morre em acidente na BR-030 em Malhada de Pedras Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Um sargento aposentado da Polícia Militar morreu em um acidente automobilístico na manhã deste sábado (15) na BR-030, em Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, além do militar, outra vítima veio a óbito e mais duas ficaram feridas. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), como Antônio Santos da Silva e um irmão morreram no local. O sargento residia no Morada Real, loteamento do bairro Espirito Santo, em Vitória da Conquista. Os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Já as vítimas fatais levadas para o Instituto Médico Legal (IML).

Pai e filhos são mortos após confronto com a polícia em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Geraldo Rocha Lima, André da Silva Lima, Daniel da Silva Lima e Samuel da Silva Lima - pai e filhos, foram mortos na madrugada deste sábado (15) após confronto com a polícia no Bairro São Jorge, em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os quatros indivíduos foram socorridos por guarnições da Cipe/Sudoeste e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao Hospital Professor Magalhães Neto, mas não resistiram aos ferimentos e morreram a caminho da unidade de saúde. A quadrilha é acusada de cometer um latrocínio no município de Livramento de Nossa Senhora e de tráfico de drogas.

Acidente grave na BR-030 deixa uma pessoa morta e três pessoas feridas em Tanhaçu Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Uma mulher morreu em um acidente de carro ocorrido na última sexta-feira (14), na BR-030, entre Brumado e o Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a suspeita é de que a condutora, a enfermeira Jaciara Magalhães, tenha cochilado ao volante. O carro saiu da pista e capotou várias vezes até parar no meio do mato. Um senhor que mora nas proximidades acionou o Samu 192, que chegou rapidamente ao local. Além de Jaciara, uma criança e mais duas mulheres estavam no veículo. Uma delas, identificada como Daiane Gama, natural de Ituaçu, morreu na hora. Os demais ocupantes foram socorridos com vida ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. A Polícia Rodoviária, Civil e Técnica estiveram no local realizando os procedimentos de praxe. Após o levantamento cadavérico, o corpo de Daiane Gama foi encaminhado ao IML - Instituto Médico Legal de Brumado. A enfermeira Jaciara Guimarães atende no posto de saúde do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, e também trabalha no hospital da cidade de Ituaçu, para onde seguia no momento do acidente.

Brumado: Crianças do Bairro Dr. Juracy são homenageadas com presentes e muita diversão Foto: Divulgação

A festa do dia das crianças que acontece tradicionalmente no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, foi muito celebrada pelos organizadores da associação de moradores da comunidade, que conseguiu arrecadar muitos brinquedos e lanches para a garotada. O presidente da associação, Jobson Cruz, declarou que a cada ano encontra mais motivação para promover o evento. Centenas de crianças brincaram com os palhaços, cantaram, correram, pularam e se alegraram com os presentes recebidos. “É mais que os presentes, é a recordação que ficará marcada para sempre na memória dessas crianças, que, mesmo diante de dificuldades, receberam atenção durante suas infâncias. Só temos que agradecer a todos que colaboraram conosco mais este ano”, disse o líder comunitário.

Anagé: Secretário confirma vazamento na Barragem do Gavião e se diz preocupado com a situação Foto: Reprodução

Em Anagé, o secretário de recursos hídricos, Rui Rocha, demonstrou preocupação com a situação da Barragem do Gavião. Ele confirmou que existe vazamento no local e que os órgãos competentes precisam tomar as providências necessárias a fim de evitar uma tragédia. Rocha condenou a fala do representante do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e gerente da barragem de Anagé, Edmilson Souza. “Peço um pouco mais de respeito da parte dele. Não estou com nenhuma falácia. Recebo reclamações e apelos da população de Anagé quase diariamente. Existe uma fissura e a gente tem acompanhado a situação da barragem. Estive com a equipe da TV Aratu no local e nenhum funcionário do Dnocs acompanhou, um monte de animais próximos à barragem, isso não pode. A estrutura de ferro está se decompondo porque não existe manutenção. Não estou comparando Anagé com o que aconteceu em Minas Gerais. Gostaria de dizer que estou cobrando, como secretário, alguma intervenção do órgão competente”, disse. 

Polícia detém pai acusado de abusar da filha de 9 anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um pai acusado de abusar da própria filha de 9 anos foi detido na noite da última sexta-feira (14), no Bairro São Félix, em Brumado. A polícia militar recebeu a denúncia e, ao chegar ao local, deteve o homem que estaria abusando da menina. Ele foi encaminhado à delegacia, onde permanece detido. O caso está sendo acompanhado também pela Vara da Infância e da Juventude e pelo Conselho Tutelar.  

Quatro homens da mesma família morrem em confronto com a polícia em Brumado

Informações preliminares obtidas pelo site Brumado Notícias apontam que quatro homens da mesma família morreram em confronto com a polícia no início da madrugada deste sábado (15). O confronto teria acontecido no Bairro São Jorge. No local, a quadrilha entrou em confronto com guarnições da Cipe-Sudoeste e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Os quatro elementos foram alvejados e a polícia tentou levá-los ao Hospital Professor Magalhães Neto, mas os indivíduos não resistiram aos ferimentos e morreram a caminho da unidade de saúde. A polícia ainda não revelou os nomes, mas dois foram identificados como sendo da cidade de Vitória da Conquista. Segundo a polícia, a quadrilha é acusada de cometer um latrocínio no município de Livramento de Nossa Senhora.

Faculdade irá acionar justiça contra decisão do ministério da Educação em Guanambi Foto: Reprodução

O Centro de Ensino Superior de Guanambi vai acionar a Justiça contra uma decisão do Ministério da Educação por conta de uma cláusula vetada em edital de seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de Medicina. A criação de um novo curso de Medicina na cidade para atender o Mais Médicos no fim de setembro não poderia ter sido autorizada, de acordo com os integrantes da faculdade, por conta de uma cláusula específica do edital. Mesmo com um alerta feito pelos integrantes, o ministro Mendonça Filho liberou a FlipMoc, que pertence ao grupo Pitágoras, ligado ao ex-ministro de Relações Institucionais no governo Lula, Walfrido dos Mares Guia.

O alto número de casamentos infantis e de meninas grávidas na adolescência coloca o Brasil entre os 50 piores países do mundo para se nascer mulher, segundo ranking divulgado pela organização não governamental internacional Save The Children. De acordo com o relatório Every Last Girl, o Brasil é o 102º lugar entre 144 países analisados. O relatório destaca ainda o fato de o Brasil estar apenas três posições à frente do Haiti, mesmo tendo renda média considerada alta, enquanto a ilha é um dos lugares mais pobres do mundo. O relatório leva em consideração para o ranking alguns fatores em especial: taxas de casamentos infantis, gravidez na adolescência, mortalidade materna, representatividade feminina no parlamento e índice de conclusão do ensino médio pelas garotas. O estudo também aborda outras questões que influenciam a qualidade de vida das meninas pelo mundo, como acesso a serviços de saúde e educação sexual, violência de gênero, suscetibilidade a conflitos e desastres, além da exclusão econômica.

Rio de Contas: 46ª CIPM realiza palestra sobre projeto de ações preventivas em Arapiranga Foto: Divulgação/PM

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, comandada pelo Major Irlando Oliveira, realizou uma palestra no Distrito de Arapiranga, zona rural do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A palestra tratou sobre o Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (PROAPEC), da Companhia, e foi realizada no Colégio Estadual Horácio de Matos a convite do diretor da instituição. Os temas abordados durante a ação foram: família; escola e sociedade no nosso processo educacional; bullying; compostos psicoativos (drogas) lícitos e ilícitos - aspectos relacionados à saúde e suas consequências jurídicas; grupos de pertencimento envolvendo adolescentes, dentre outros.

Ministério da Educação quer ampliar carga horária do ensino fundamental Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta semana que pretende, por meio do Programa Novo Mais Educação, apoiar financeiramente escolas que desejam dar aulas de reforço de matemática e de português no ensino fundamental em 2017. Na prática, a verba destinada às escolas serviria para bancar horas extras de professores das duas disciplinas. O MEC diz ter reservado R$ 400 milhões para aplicar no programa no próximo ano. A pasta afirma que o desempenho das escolas públicas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é uma das razões para justificar as aulas de reforço. Ele cita que 24% das escolas de ensino fundamental, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), não alcançaram a meta em 2015, e que 49% dos colégios nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) também não atingiram o objetivo previsto. O programa pode afetar de 15 mil a 40 mil escolas, priorizando as que têm piores índices educacionais e que ocupam regiões vulneráveis. Segundo o ministério, as secretarias estaduais, municipais e distrital poderão aderir à iniciativa a partir do dia 17 de outubro - a previsão é que o processo de seleção de colégios seja concluído em novembro deste ano. O programa ocorrerá de março a novembro de 2017.

Guanambi: Morre Dona Nicinha, mãe do ex-governador da Bahia, Nilo Coelho Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (13), a mãe do ex-governador da Bahia, Nilo Coelho, a senhora Eunice Moraes Coelho, faleceu aos 95 anos em Salvador. Dona Nicinha, como era carinhosamente chamada, ficou viúva em setembro de 1950, quando o marido, o deputado Gercino Coelho, morreu em um acidente aéreo durante uma campanha eleitoral. Ela é mãe do economista e empresário, Sílvio Roberto Coelho, do ex-governador da Bahia, Nilo Coelho, e da bibliotecária Josenice Coelho Teixeira. Ela deixa ainda 11 netos e 19 bisnetos.

Papa Francisco canonizará novos santos no domingo (14) Foto: Luca Zennaro/Reuters

O Papa Francisco proclamará santos no próximo domingo (14) dois latino-americanos durante uma cerimônia solene no Vaticano. Por serem exemplo de dedicação aos pobres e aos doentes e por sacrificar a própria vida por sua fé serão canonizados: o argentino José Gabriel Brochero (1840-1914), o mexicano José Sánchez del Río (1913-1928), os franceses Salomón Leclercq (1745-1792) e Isabel de la Santísima Trinidad Catez (1880-1906), o espanhol Manuel González García (1877-1940) e os italianos Ludovico Pavoni (1784-1849) e Alfonso María Fusco (1839-1910). Milhares de pessoas assistirão ao evento. Segundo as normas do Vaticano, é necessário demonstrar que o candidato intercedeu ao menos em dois milagres para que ele possa ser proclamado santo. Com essas canonizações, Francisco se converte em um dos pontífices que mais proclamou santos em três anos de pontificado.

Brumado: Bancos e Correios alteram funcionamento devido ao horário de verão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O horário de verão começa na madrugada deste sábado (15) para o domingo (16). A Bahia está fora e não terá mudança no relógio, mas alguns serviços no estado terão o horário alterado. Os Correios informaram que o horário de atendimento não será alterado, continua das 9h às 17h, mas os de postagem para os objetos seguirem no mesmo dia ao destino é que sofrerá alterações apenas na capital e em Feira de Santana. O Sindicato dos Bancários da Bahia informou que ainda aguarda um posicionamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mas acredita que as instituições financeiras devem seguir o modelo dos anos anteriores, onde as agências de Salvador e Região Metropolitana não sofrem mudança de horário e as do interior antecipam o atendimento em 1h.

1 em cada 3 vereadores eleitos não tem ensino médio completo, diz TSE

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cada 3 vereadores eleitos neste ano, 1 não tem o ensino médio completo. Os números mostram ainda que 26,1% dos candidatos têm superior completo - percentual maior que o da eleição passada, em 2012, quando 23,7% tinham completado um curso universitário. Outros 4% iniciaram uma faculdade, mas ainda não a concluíram. A principal parcela dos vereadores eleitos declarou ter o ensino médio completo: são 21,4 mil dos 57,7 mil candidatos eleitos, o que representa 37% do total. O índice subiu, pois, há quatro anos, o percentual de eleitos com o mesmo nível de escolaridade era de 35,5%. Já o grau de instrução mais baixo, o de candidatos que apenas leem e escrevem, caiu. Em 2012, 2,3% dos vereadores eleitos se enquadraram nesta categoria; em 2016, o percentual é de 1,8% ou 1.016 novos vereadores.

Brumado: Prefeitura contrata empresa para realização de concurso público Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na edição do Diário Oficial da última quinta-feira (13), a Prefeitura Municipal de Brumado divulgou o resultado da tomada de Preço nº 001/2016, cujo objeto é a contratação de empresa para prestação dos serviços técnicos especializados na elaboração, organização e realização de concurso público e processo seletivo simplificado Reda. A MSM Consultoria e Projetos Ltda-EPP venceu a licitação e foi contratada por R$ 250 mil para prestação do serviço. O processo seletivo será realizado para um número estimado de três mil candidatos.

Preço da gasolina e do diesel é reduzido pela 1ª vez desde 2009 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (14) a redução no preço dos combustíveis. A estatal informou que seu Grupo Executivo de Mercado e Preços decidiu reduzir o preço do diesel em 2,7% (média Brasil) e da gasolina em 3,2% (média Brasil) na refinaria. Esses preços entrarão em vigor a partir da zero hora deste sábado (15). De acordo com o jornal O Globo, é a primeira vez que isso ocorre desde 2009. Em junho daquele ano, o preço da gasolina caiu 4% e o diesel teve redução de 15%. Já em setembro de 2015, a gasolina subiu 6% e o diesel reve alta de 4%. Se essa alteração for repassada integralmente, o deisel pode cair 1,8%, o que dá R$ 0,05 por litro. No caso da gasolina, 1,4% ou R$ 0,05 por litro. A estatal explicou que, com as reuniões mensais do Grupo, os preços podem cair, subir ou se manter iguais. Na prática, os valores terão mais oscilações.

Caculé: Prefeitura realiza obras de pavimentação pela cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Caculé, a Secretaria Municipal de Obras e Saneamento está finalizando a pavimentação de ruas no Bairro Senhor do Bonfim, uma obra adquirida através de recursos municipais. O objetivo é buscar melhorias no acesso e na qualidade de vida da população. O Bairro Jureminha e as comunidades de Tapera e São Domingos também já receberam o asfalto. Além disso, a prefeitura tem realizado constantes serviços de tapa buracos por toda a cidade. Segundo o prefeito Beto Maradona (DEM), a pavimentação resolverá em definitivo o problema de poeira e lama, que os moradores enfrentavam em algumas vias. “É mais um anseio da população que realizamos com alegria”, destacou.

INSS encontra fraude em 8 de cada 10 auxílios-doença revisados Foto: Reprodução

O pente fino dos benefícios do INSS encontrou problemas em oito de cada dez casos analisados de auxílio-doença. A autarquia também começou a revisar casos de pessoas que acumulavam aposentadoria com auxílios temporários. O INSS está chamando para fazer a revisão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez quem recebe o benefício há mais de dois anos. Nessa situação estão 530 mil beneficiados pelo auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez. Segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos do INSS, já foram feitas cinco mil revisões nos auxílios-doença. Estavam corretos 20% dos casos, que foram transformados em aposentadoria por invalidez.  Mas 80% apresentaram problemas e os benefícios foram cancelados porque os peritos descobriram que as pessoas tinham capacidade para trabalhar. O INSS também está revisando outros benefícios, como os auxílios suplementares por acidente de trabalho.

Justiça suspende realização do concurso público da prefeitura de Igaporã

O concurso público da prefeitura de Igaporã, no sudoeste baiano, foi suspenso por determinação da juíza da comarca do município, Adriana Silveira Bastos. As provas do certame seriam realizadas no próximo dia 16. A juíza atendeu a uma ação popular, de autoria do diretor do Colégio Estadual de Igaporã, Waldir Pires Ribeiro de Barros, que aponta diversas irregularidades no concurso. Segundo a denúncia, o município teria contratado banca examinadora com “total ausência de credibilidade”. Além disso, entre outras irregularidades, o requerente alega que o edital do concurso infringe entendimento do Superior Tribunal Federal (STF) ao informar que a aprovação do candidato “não cria direito à nomeação”. A juíza deferiu o pedido e o certame foi suspenso, sob multa diária de R$ 5 mil para cada um dos requeridos.

Brumado: Juíza Leonor Abreu sofre princípio de infarto e é encaminhada para Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A juíza titular na Comarca de Brumado, Leonor da Silva Abreu, sofreu um mal súbito na última quinta-feira (13), sendo socorrida por familiares. Ela sofreu um princípio de infarto e foi transferida para um hospital especializado na cidade de Vitória da Conquista. Em recente entrevista ao site Brumado Notícias, a juíza falou da sobrecarga de serviços que tem sobre sua jurisdição por conta da falta de mais magistrados para atender a comarca de Brumado e de outros municípios vizinhos. Em Brumado, a magistrada tem acompanhado mais de 12 mil processos entre a Vara Civil e o Juizado Especial, onde presta serviços voluntários há 12 anos. A juíza ainda atua como substituta nas cidades de Presidente Jânio Quadros e Condeúba. No período eleitoral, também assumiu a 93ª Zona Eleitoral, que agrega os municípios de Caculé, Ibiassucê e Rio do Antônio. Na manhã desta sexta-feira (14), nossa reportagem falou com um membro da família e o mesmo informou que o quadro da magistrada é estável.

Brumado: Esgoto estoura e deixa populares irritados no Bairro das Flores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma manilha de esgoto encontra-se estourada na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, no Bairro das Flores, em Brumado, desde a última semana. A chuva fina que caiu nos últimos dias foi suficiente para fazer a lama do esgoto ser projetada para fora, percorrendo a via a céu aberto e exalando muito mau cheiro na localidade. A situação tem irritado os moradores. “Isso aqui é um problema que nunca se resolve. Entra ano e sai ano e a prefeitura vem aqui, faz um paliativo, uma gambiarra que logo se desmancha e fica tudo exposto novamente. O pessoal tem de parar com esse negócio de fazer emenda pra amenizar e trabalhar de verdade pra resolver o problema, se não vai ficar a vida desse jeito. Isso é uma vergonha para a nossa cidade”, desabafou um antigo morador da região.

Arquivo