Achei Sudoeste

14 Ago 2014 - 11:00h

A cerimônia de inauguração do Comitê Central de Campanha dos candidatos Vitor Bonfim, (PDT) e Erivelton Santana (PSC), que seria realizada hoje (14), teve de ser adiada. Em comunicado, a coordenação das campanhas esclareceu que o fato se deve à morte do candidato à presidência, Eduardo Campos, ocorrida ontem (13). A coordenação disse que os dois candidatos lamentam a tragédia que abalou todo país e que a classe política brasileira está unida neste momento de dor. Uma nova data para inauguração será marcada.

14 Ago 2014 - 10:30h

Nossa Senhora do Alívio, a santa padroeira da cidade de Ituaçu, foi homenageada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos com um selo comemorativo. A homenagem foi prestada no último sábado (09), durante a festa da padroeira, que acontece há 117 anos. O superintendente dos Correios no sudoeste baiano, Nilton Santa Cruz Guedes, destacou na ocasião que a programação da festa contou com apresentações de artistas da terra e familiares do cantor Moraes Moreira, nascido em Ituaçu. “Agradecemos o nosso gestor da unidade dos Correios, Osvaldo Ribeiro Guimarães e sua equipe, que nos acolheram com muito carinho”, disse Guedes.

14 Ago 2014 - 10:00h

Das 08h30 às 17h30 do próximo domingo (17), acontece a eleição para escolha da nova diretoria da AABB. A chapa 1 - A AABB Não pode Parar - é encabeçada por Maxuell Barreto, que atua há seis anos como vice-presidente da associação. Entre outras, a chapa propõe a transformação da casa residencial em uma brinquedoteca, revitalização da área das piscinas, construção de uma nova piscina, construção de uma nova quadra de areia com tamanho duplicado, e criação de um calendário exclusivo para atividades esportivas e culturais. Seja um sócio consciente e participe da votação.

14 Ago 2014 - 09:30h

Nos dias 02 e 03 de agosto, a 1ª Copa Sub-23 de Vôlei Masculino foi realizada em Porto Seguro. Participaram do evento diversos atletas de todas as regiões. A equipe Vôlei Brumado representou a cidade na competição. O grupo fez questão de agradecer o apoio da prefeitura municipal de Brumado e da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, que vem conseguindo viabilizar o suporte necessário para participação dos atletas em competições de alto nível.

14 Ago 2014 - 09:10h

No próximo domingo (17), uma filial da rede de farmácias Ultra Econômica será inaugurada em Brumado. Com uma proposta diferenciada, a Ultra Econômica oferece em um ambiente moderno os menores preços do mercado. Integrada à Rede de Farmácias que mais cresce na Bahia, a Ultra Econômica promete trazer para o município preços imbatíveis, tal como diz o slogan “Ninguém, ninguém vende mais barato”. A farmácia entra no mercado brumadense com um amplo portfólio de serviços. A inauguração acontecerá no domingo (17), a partir das 09h, na Rua Coronel Tibério Meira, 206. Na ocasião, haverá várias promoções e sorteios de brindes.

14 Ago 2014 - 08:50h

A FIEB, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Vitória da Conquista, está com um projeto em curso para a constituição de uma Rede Associativa multissetorial em Brumado. O projeto é um modelo de parceria entre micro e pequenas empresas, que tem ganhado cada vez mais força em todo o Brasil. O objetivo da rede é torná-las mais competitivas e lucrativas. O tema está sendo apresentado a empresários de Brumado. A FIEB também quer o apoio da prefeitura e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No próximo dia 14 de agosto, às 19h, uma reunião acontecerá na sede da CDL a fim de discutir o projeto. Todos os associados estão convidados a participar da discussão. A FIEB considera a Rede Associativa uma excelente oportunidade para que comerciantes, industriais e prestadores de serviço do município deem um salto à frente e mantenham-se alinhados com a tendência de cooperação e trabalho em rede. O evento é uma parceria com a CDL local e não haverá custos para os associados.

14 Ago 2014 - 08:30h

Dezenas de carros de som circulam pelas ruas de Brumado movimentando as campanhas eleitorais em curso. Embora o momento seja propício para os proprietários dos veículos de propaganda volante, a população tem reclamado do incômodo causado neste período eleitoral. “Além da poluição sonora, esses carros que trafegam em marcha lenta acabam causando lentidão no trânsito, o que irrita os demais condutores”, comentou o motorista Hemerson Alves ao site Brumado Notícias. “Penso que os candidatos devem ser divulgados, mas a fiscalização eleitoral deve cobrar mais organização e respeito desses candidatos em suas campanhas”, argumentou outro motorista a nossa reportagem. Para outros condutores, já passou da hora de ser feita uma blitz medindo os decibéis utilizados nos carros de propaganda.

14 Ago 2014 - 08:00h

Desde 1998, a Refri-car atua no mercado brumadense no ramo de ar-condicionado automotivo. Uma equipe de profissionais altamente qualificados trabalha na empresa instalando kits, desenvolvendo projetos, confeccionando peças em sistemas especiais, alterando aparelhos com defeitos de fabricação, recuperando compressores, retíficas, peças e componentes, higienização completa do aparelho, recargas de gás refrigerantes ecológico com cadastro e certificado autorizado pelo Ibama, soldas especiais em todas as ligas, e detecção de vazamentos. Além disso, a Refri-car possui um amplo estoque de peças e uma oficina equipada para receber qualquer tipo de veículo. Visando melhor atender o cliente, a empresa também trabalha com uma oficina móvel equipada para atendimentos em trechos de obras e empresas de mineração. A Refri-car promete garantia completa no serviço realizado. Conheça a empresa, que fica localizada na Avenida Centenário, 1310, ou ligue (77) 3441-7378, (77) 9997-8491, e (77) 8849-7274.

13 Ago 2014 - 19:15h

13 Ago 2014 - 18:00h

O candidato a deputado estadual, Gilson Dias (PV), fará o lançamento de sua candidatura e a inauguração do comitê de campanha na próxima sexta-feira (15). O evento terá início às 19h, na Rua Teodora da Silva Leite, 314. Estarão presentes na ocasião o candidato a deputado federal, Ivanílson Gomes (PV), a vice-prefeita de Salvador e candidata a vice-presidente do PV, Célia Sacramento, o presidente estadual do PV e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, e o vice-presidente nacional do PV, Edson Duarte. Além do evento, haverá uma carreata em direção ao comitê.

13 Ago 2014 - 17:40h

A obra de construção do novo aeroporto da cidade de Vitória da Conquista segue o cronograma de execução. A previsão é de que a obra seja entregue em 2016. Na manhã de hoje (13), uma comitiva composta pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, o diretor de terminais da Seinfra, Denisson Oliveira, e o diretor do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, esteve no canteiro de obras. Para Cavalcanti, as obras seguem em ritmo acelerado. “Já estamos com toda a área da pista desmatada, com o serviço de terraplanagem avançada e previsão para o início da pavimentação da pista para o final de setembro”. A obra está orçada em 60,3 milhões. O futuro terminal aeroportuário terá uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, e área total de seis milhões de metros quadrados.

CONTINUE LENDO

13 Ago 2014 - 17:20h

Visivelmente abatida, a candidata à vice-presidência na chapa de Eduardo Campos, Marina Silva, falou em Santos (SP) pela primeira vez sobre a morte do político. “Essa é sem sobra de dúvida uma tragédia que nos impõe luto e profunda tristeza”, disse Marina.  “Durante esses dez meses de convivência, aprendi a admirá-lo, a confiar em suas atitudes e ideais de vida”, disse a ex-senador. Marina juntou-se a Campos depois de concorrer à presidência, em 2010, pelo Partido Verde (PV), Marina Silva tentou criar uma nova sigla, o Rede Sustentabilidade, mas não conseguiu o registro na Justiça Eleitoral. Filiou-se, então, ao PSB, e incorporou ao programa de governo os princípios da sustentabilidade e defesa do meio ambiente. “A imagem que quero guardar dele foi da nossa despedida de ontem cheio  de alegria, cheio de esperança”. Marina Silva fez um pronunciamento breve e não conversou com jornalistas. O futuro político da chapa Unidos pelo Brasil não foi mencionado. As informações são da Agência Brasil.

13 Ago 2014 - 17:00h

O gerente de uma ótica, da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, Sivanildo Rodrigues Pereira, está desaparecido desde às 15h30 de ontem (12). Segundo familiares, ele saiu de casa com seu veículo, um Fox branco, placa policial OLC 3181, em direção ao trabalho, mas não chegou lá. Sivanildo estava com o uniforme da ótica, uma camisa branca e uma calça cinza. Quem tiver informações sobre o paradeiro do gerente, pode entrar em contato através dos números (77) 8102-5896, (77) 3444-2414 ou (77) 3441-1627.

13 Ago 2014 - 16:30h

Os jovens que realizaram o alistamento na Junta do Serviço Militar de Brumado e que não se apresentaram na data prevista para seleção no Tiro de Guerra poderão se apresentar até o dia 21 de agosto, das 07h às 09h. Segundo o chefe de instrução, Jean Carlo, o cidadão que não estiver em dia com o Serviço Militar não poderá, entre outros, obter passaporte ou prorrogação de sua validade; trabalhar com carteira assinada; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público. O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) será fornecido ao cidadão que passar por todas as etapas da seleção, que são: Teste de Seleção Inicial (TSI), entrevista, exame médico e apresentação. Os jovens da zona rural deverão comparecer munidos de comprovante de endereço. Em caso de não comprovação, o jovem terá que passar por todas as etapas de seleção, além de pagar multa.

13 Ago 2014 - 16:15h

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), decretou luto oficial de três dias pela morte do candidato à presidência da república, Eduardo Campos. Por telefone ao site Brumado Notícias, o prefeito falou sobre seus sentimentos diante da fatalidade. “Não só o meio político, mas todo país perdeu um grande estadista. A morte de Eduardo Campos comoveu não só o meio político, mas todos os brasileiros. Suas propostas de governo faziam parte dos interesses da nação brasileira, que poderão ser aproveitadas por qualquer candidato que venha a vencer as próximas eleições. Fiquei triste ao saber do acontecido e por conta disso anunciei o decreto de três dias de luto no município, onde a bandeira nacional estará hasteada a meio mastro”.

13 Ago 2014 - 16:00h

Em contato com o site Brumado Notícias, o vereador Édio Pereira (PCdoB) disse que já solicitou ao executivo municipal o encaminhamento à Câmara Municipal do projeto de lei que concede reajuste salarial aos professores do município, cuja data-base é 1º de maio. Segundo o vereador, o governo federal divulgou o reajuste do Fundeb desde o mês de janeiro e, para ele, já houve tempo suficiente para que o poder executivo tenha uma definição em relação ao assunto. “Mesmo com o arrocho salarial a que estão submetidos, não podemos esquecer que os profissionais da educação são os principais responsáveis pela evolução da educação no município, que alcança a 4ª colocação no índice do IDEB”, disse Pereira. O parlamentar ainda cobra transparência da administração municipal quanto à situação financeira do município, especificamente no que se refere ao índice que serve de parâmetro para correção dos salários dos servidores. “Transparência é uma obrigação legal de qualquer administração pública”, finalizou o vereador.

13 Ago 2014 - 15:30h

O enterro de Renan Correia da Silva, o Xinha, acusado de promover vários assaltos em Brumado aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no Cemitério Jardim Santa Inês. O jovem morreu em confronto com a polícia na noite da última segunda-feira (11). Em razão de boatos de que iriam acontecer várias confusões durante e após o sepultamento, guarnições da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, da Cipe/Sudoeste-Caesg, do Tático Operacional Rodoviário (TOR) e da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária montaram um forte esquema de segurança pelas ruas por onde passou o cortejo fúnebre. Com a presença da polícia, nenhuma irregularidade foi registrada, mas, mesmo assim, os populares ficaram bastante apreensivos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, durante o sepultamento, amigos de Xinha pronunciaram palavras de ordem em sua homenagem.

13 Ago 2014 - 15:00h

Com a morte de Eduardo Campos nesta quarta-feira (13) em um acidente de avião, o PSB poderá escolher em até 10 dias um novo nome para concorrer à Presidência da República pelo partido. De acordo com a legislação eleitoral, é “facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o término final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado”. Ainda conforme a lei, o registro do novo candidato precisa ocorrer até 10 dias depois do fato que deu origem à substituição. De acordo com dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouvidos pelo G1, a Executiva do PSB deverá se reunir para escolher o substituto e apresentar o novo registro à Corte. “O partido convoca uma convenção e pode substituir o candidato em 10 dias contados de hoje”, disse o ministro do TSE João Otávio de Noronha, que também lamentou a morte de Campos. “É uma tragédia”, afirmou.

13 Ago 2014 - 14:30h

Segundo dados da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM), o número de empresas de pequeno, médio e grande porte instaladas no interior aumentou 150% entre os anos de 2007 e 2010. Cerca de 30 municípios despontam como os mais promissores, dentre os quais Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães e Eunápolis. Em dez anos, o PIB de Vitória da Conquista cresceu mais de 340%. Em 2013, o PIB foi de mais de R$ 4 bilhões na cidade, que é considerada a sexta maior economia do estado. A população do município é a terceira maior da Bahia. O comércio local é um setor forte, com grande número de empresas que se instalaram na cidade nos últimos anos. O comércio abrange todo o centro-sul da Bahia, além do norte de Minas Gerais, influenciando uma população aproximada de 2 milhões de pessoas. Na indústria, diversas empresas se destacam. Grandes obras de infraestrutura, como o novo aeroporto e a Barragem do Rio Pardo, também estão sendo concretizadas. As informações são da Jornalista Aline Luz/Blog do Rodrigo Ferraz.

13 Ago 2014 - 13:20h

Candidato à vice-governador do estado na chapa encabeçada por Lídice da Mata, Eduardo Vasconcelos declarou por telefone ao site Brumado Notícias que está chocado com a morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB). Vasconcelos recepcionaria Campos em Brumado para uma caminhada de campanha no próximo dia 28 de agosto. Ele estava empolgado com a campanha que vinha sendo realizada com o diretório do partido no estado. “Estou muito chocado; uma tragédia que me tirou o chão e que marca duramente a história de um período eleitoral em nosso país. O Brasil perde uma de suas maiores representações políticas, que poderia dar um novo sentido à administração da Federação”, disse. Vasconcelos cancelou toda a agenda do partido que seria realizada no município, nos próximos dias, entre as quais uma caminhada que estava marcada para a noite de hoje. O ex-prefeito já marcou passagem para a capital baiana, de onde seguirá para o estado de Pernambuco, terra de Eduardo Campos.