Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Moradores da Extrema, na zona rural do município de Piatã, na Chapada Diamantina, aguardam há 8 anos pela execução de um projeto de extensão de rede elétrica solicitado à Coelba. Na comunidade, 13 residências seguem sem acesso à energia elétrica.
De acordo com documento emitido pela própria concessionária em 14 de setembro de 2018, o pedido de extensão de rede foi protocolado a partir de solicitação da Secretaria de Infraestrutura, com orçamento estimado em R$ 494.916,31.
Segundo informou a Macaúbas FM, parceira do Achei Sudoeste, o projeto previa atendimento à comunidade dentro do Plano de Universalização de Energia do Governo Federal, com execução até o final de 2020.
Apesar de terem se passado tanto tempo, a obra não saiu do papel. Apesar das cobranças recorrentes, nenhuma etapa foi iniciada. O principal entrave apontado é a falta de liberação ambiental, exigida para a execução do serviço.
Segundo os moradores, uma reclamação formal foi registrada junto aos órgãos responsáveis no dia 13 de outubro de 2025, porém sem qualquer retorno.
A comunidade cobra agilidade dos órgãos ambientais e da concessionária para que o projeto seja finalmente executado. O acesso à energia elétrica é considerado um direito essencial, fundamental para garantir dignidade, segurança, desenvolvimento social e melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem na zona rural.