Achei Sudoeste

14 Jun 2014 - 18:00h

A onda amarela que invadiu o Mineirão cantou, gritou, xingou e ainda sofreu um pouco, mas saiu em festa na estreia dos cafeteros na Copa do Mundo. Frente a uma valente Grécia, que saiu do seu estilo e chegou a dominar o duelo no primeiro tempo, a Colômbia marcou a sua volta à Copa do Mundo depois de 20 anos com uma bela vitória por 3 a 0. Ex-lateral do Palmeiras, Armero abriu o placar com um go chorado; Teó Gutiérrez, que herdou a camisa 9 de Falcao García, ampliou; e o toque final do habilidoso camisa 10, James Rodriguez, completou a festa em Belo Horizonte. Com 57 mil pessoas – 90% colombianos – no estádio, a torcida cafetera aplaudiu e gritou "olé" para seus habilidosos meias e atacantes. Cuadrado e James Rodriguez fizeram ótima partida, com destaque para o canhoto e camisa 10 do Monaco no corta-luz para o gol de Armero logo no início do jogo. Depois, aproveitou passe de calcanhar de Cuadrado e deixou o seu. Na frente, Ibarbo impressionou pela força física e velocidade. As informações são do Globo Esporte.

13 Jun 2014 - 21:00h

Santiago, capital chilena, e Cuiabá, palco do duelo entre Chile e Austrália, pela Grupo B da Copa do Mundo, ficam distantes 2470 km. Na noite desta sexta-feira, não pareceu. A Arena Pantanal foi tomada pela torcida da seleção sul-americana, que aproveitou o apoio e estreou no Mundial com triunfo: 3 a 1. A festa dos torcedores foi fundamental para o começo de jogo espetacular do Chile, que marcou dois dos gols da vitória em 13 minutos de jogo. Assim, termina a primeira rodada em 2° na chave, atrás da Holanda, que goleou a Espanha por 5 a 1. Mas foi difícil. Alexis Sanches e Valdivia marcaram logo no começo e fizeram com que muitos pensassem que uma nova goleada surgiria no dia, e que a Austrália realmente era candidata ao cargo de saco de pancadas da Copa. Mas isso mudou no minuto seguinte ao gol. A Austrália mostrou futebol eficiente, principalmente nas jogadas pelas pontas. Mas faltou qualidade na finalização. De qualquer maneira, escapou de goleada e da lanterna do grupo, que fica com a atual campeã do mundo após uma rodada. As informações são do Uol Esporte.

13 Jun 2014 - 18:30h

Voltou a chover em Brumado na manhã desta sexta-feira (13). A chuva animou ainda mais os munícipes, que vivem o clima feliz da Copa com a estreia vitoriosa da seleção brasileira na última quinta-feira (12) e com o tempero das festas juninas no ar. “Essa é uma sexta-feira 13 que não se fala em azar. Ainda estamos comemorando a vitória do Brasil, hoje é dia de Santo Antônio, e no restante do mês teremos muito arrasta pé. Então essa chuva é só festa”, comentou o estudante Francisco Alves. A estação meteorológica Clima Tempo aponta que deve voltar a chover na noite desta sexta-feira (13) e nos próximos dias deste final de semana com a temperatura mínima de 16°C e máxima de 26°C.

13 Jun 2014 - 18:00h

A revanche da final da Copa de 2010 acabou de um jeito surpreendente em Salvador. Aproveitando erros da defesa espanhola e com uma torcida bastante a favor, a Holanda fez 5 a 1 em Salvador e se vingou da melhor maneira de seus algozes na África do Sul. A vitória foi de virada, já que a Espanha abriu o placar com um pênalti duvidoso no primeiro tempo. O empate saiu logo depois, mas a goleada foi consolidada no segundo tempo quando os espanhóis partiram para cima e deram espaços para Robben e Van Persie se destacarem, cada um fez dois gols. Ao final da partida, na Fonte Nova, a torcida vestida de laranja gritava "olé", em êxtase com esse resultado inesperado. As informações são do Uol Esporte.

13 Jun 2014 - 17:50h

Pela segunda vez em menos de 15 dias uma autoescola localizada na Avenida Coronel Santos em Brumado é arrombada. Da primeira vez, os meliantes invadiram o estabelecimento pelo telhado abrindo um buraco no forro de pvc. Eles subtraíram vários itens do local. Já na manhã desta sexta-feira (13), ao chegar para trabalhar, uma funcionária se deparou com um buraco feito na parede por onde os arrombadores passaram e levaram uma cafeteira elétrica e um monitor de computador. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os bandidos utilizaram uma picareta para fazer o buraco e deixaram a ferramenta para trás. A coincidência é que nos dois arrombamentos os invasores levaram as cafeteiras que havia na autoescola.

13 Jun 2014 - 17:40h

De acordo com estimativa do Ministério do Turismo, cerca de 3,7 milhões de turistas passarão pelo Brasil durante o período da Copa do Mundo. No total, cerca de R$ 6,7 bilhões serão acrescidos à economia do país. Além disso, o evento mobilizará cerca de 200 mil trabalhadores temporários. Ainda segundo o Ministério do Turismo, a Copa será a maior fonte de gastos dos turistas até 13 de julho, quando se encerra o torneio. Em média, estima-se que cada um deles assista a quatro jogos nos estádios e gaste R$ 5.500 no período. O valor não inclui as despesas com passagens aéreas e gastos feitos quando ainda no país de origem. As projeções têm por base as vendas de ingressos feitas até a primeira semana de abril. Serão mais de 3,6 bilhões de espectadores, número 12,5% superior aos 3,2 bilhões que assistiram à Copa de 2010, disputada na África do Sul, segundo pesquisa encomendada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) à agência Kantar Sport.

13 Jun 2014 - 16:30h

Neste sábado (14) acontece o tradicional Forró do Sítio em Brumado e o espaço de eventos do sítio foi ampliado e totalmente redecorado. Os enfeites juninos receberam um toque de Copa com as cores do Brasil, a bilheteria foi transformada na entrada do arraial e foi criada uma área de alimentação em forma de vila. Os organizadores criaram ainda uma área social onde os presentes poderão se encontrar fora dos barracões para um bate papo ao ar livre. Outra novidade é a montagem de dois palcos em frente aos barracões do forró por onde as atrações Trio da Huana, Bandas Cacau com Leite, Lordão e o cantor Edgar Mão Branca vão animar a festa que acontece neste sábado (14). Os músicos também receberão uma atenção diferenciada com os novos camarins. Não vai faltar animação, arrasta pé, milho cozido e muita azaração no Forró do Sitio Novo 2014.

13 Jun 2014 - 16:00h

Neste dia 13 é comemorado o Dia de Santo Antônio por conta da data de sua morte: 13 de junho de 1231, em Pádua, Portugal. Nas imagens, ele sempre aparece carregando o menino Jesus no colo. Segundo a fé católica, um barão que abrigava Santo Antônio no quarto de hóspedes de seu castelo viu, pelo buraco da fechadura, que o frei estava envolvido por uma luz de brilho muito forte e, em seu colo, sobre um livro grosso, estava um bebê, dando risadinhas. O bebê olhou e estendeu os braços na direção do barão, que ficou atordoado e fechou os olhos. Abrindo-os, só viu Santo Antônio de braços vazios. A criança seria o menino Jesus. Santo Antônio é um dos mais conhecidos e aclamados santos do Brasil. De acordo com a crença popular, o santo tem fama de casamenteiro. Ele é invocado para auxiliar solteiras e solteiros a encontrarem seu par ideal, com simpatias e orações. Por isso, é comum ver imagens do santo de cabeça para baixo, envolto numa fita vermelha ou sem o menino Jesus, com a promessa de só devolver quando o pedido for atendido. Além disso, por sua conduta de caridade em vida, ele recebeu o título de padroeiro dos pobres e de especialista em encontrar objetos perdidos.

13 Jun 2014 - 15:05h

O México precisou balançar as redes três vezes para valer um. Mas nem os erros da arbitragem foram suficientes para impedir a estreia vitoriosa da equipe. Debaixo de muita chuva na Arena das Dunas, em Natal, os comandados do técnico Miguel Herrera venceram Camarões por 1 a 0, nesta sexta-feira, e se candidatam a brigar com o Brasil pela liderança do grupo A. O que o técnico Luiz Felipe Scolari pôde observar de seus futuros adversários foi uma equipe de Camarões frágil e muito dependente do brilho isolado de Samuel Eto'o. Já os mexicanos, que chegaram desacreditados ao Mundial, levaram perigo pelas jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo. Promessa de muito trabalho para Daniel Alves no próximo jogo brasileiro na primeira fase, na próxima terça-feira, às 16h (horário de Brasília), no Castelão, em Fortaleza. As informações são do Uol Esporte.

13 Jun 2014 - 15:00h

Na última quarta-feira (11), o vereador Weliton Lopes (SDD) participou do evento em homenagem ao Dia do Evangélico realizado na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. A celebração foi marcada por shows, pregação e a presença de diversas pessoas da cidade e região. O parlamentar disse que o momento foi de muita satisfação e alegria. “O evento é de grande importância para o município e para todas as pessoas, na questão espiritual e também social, pois nas igrejas encontram a paz que buscam e renovação do espírito. Foi uma linda festa. Parabéns aos organizadores”.

13 Jun 2014 - 14:40h

No clima de vitória da seleção brasileira, vai acontecer neste sábado (14) a maior festa de Brumado e região, o Forró do Sítio Novo. Esta edição acontecerá no embalo da Copa do Mundo. A produção do evento, que já está com tudo pronto, comunica a toda galera que adquiriu o ingresso que as camisas da festa estarão disponíveis a partir de hoje (13) no antigo restaurante Casa Branca, localizado na Avenida Otávio Mangabeira. O Forró do Sítio Novo irá começar a partir das 18h30.

13 Jun 2014 - 12:00h

A polícia militar do município de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, apreendeu um veículo clonado conduzido por Anderson Rafael Alves Amorim, de 25 anos. Segundo informações da polícia, o veículo era um HB20, cor branca, e placa FNC 7303, de Cosmópolis, São Paulo. A abordagem foi realizada nessa madrugada, por volta das 03h.

13 Jun 2014 - 10:00h

Nesta sexta-feira (13), será realizado o segundo sorteio da campanha de “Dia das Mães, Namorados e São João”, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado. O sorteio acontecerá às 18h, em frente à sede da entidade. Serão sorteadas 3 TV’s de Led de 32’’ e uma motocicleta 0km 125 cilindradas. Compre nas lojas associadas à CDL, preencha os cupons promocionais e concorra a estes grandes prêmios. O último sorteio acontecerá no dia 27 de junho.

13 Jun 2014 - 09:30h

Em sessão realizada ontem (11), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve a decisão do juiz da 177ª Zona Eleitoral e negou o pedido de cassação do diploma do prefeito da cidade de Belo Campo, Cezar Ferreira dos Santos Silva (PSD). O gestor era acusado pela coligação Unidos por Belo Campo de compra de votos nas eleições 2012 por ter supostamente ido à casa de uma eleitora e doado a ela o valor de R$ 50, além de R$ 5 a cada uma de suas duas filhas. O pedido de cassação foi feito também pelo Ministério Público Eleitoral. A corte apurou, porém, que em depoimento a eleitora apresentou lacunas com relação à denúncia. Além disso, as outras duas testemunhas que prestaram depoimento pela acusação apenas teriam ouvido falar da doação, mas não presenciarem o encontro do prefeito com a eleitora. Ainda cabe recurso contra a decisão.

13 Jun 2014 - 09:00h

Os brumadenses estão cada vez mais orgulhosos com as praças e áreas verdes no município. Recentemente construída, a Praça Lindolpho Azevedo de Brito, que foi inaugurada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) na noite da última quarta-feira (11), dia do aniversário da cidade, está sendo uma das mais elogiadas pela população. Além da beleza que recepciona os visitantes que chegam pela BA-148, a praça ostenta o nome da cidade e uma coluna de minério, sua maior riqueza natural. “Isso é qualidade de vida e levanta a autoestima da população. Nossa Brumado está cada vez mais linda”, comentou o aposentado Cândido Alves.

13 Jun 2014 - 08:00h

Os estudantes aprovados na primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem efetuar a matrícula junto à instituição de ensino que vão ingressar até esta sexta-feira (13). O candidato que não obedecer ao prazo perde a vaga automaticamente. Os postos que ficarem em aberto serão colocados à disposição na segunda chamada do processo seletivo, que será divulgada no dia 24 de junho. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano. 

12 Jun 2014 - 20:00h

O clima de euforia tomou conta da cidade de Brumado com a primeira vitória do Brasil na estreia da Copa do Mundo. Apesar do placar de 3X1, o jogo foi difícil e a torcida ficou apreensiva durante os 90 minutos. Após o apito final, a torcida brumadense saiu às ruas em carreata para comemorar. A Praça Coronel Zeca Leite foi o ponto de encontro dos torcedores, que aproveitaram o embalo do dia dos namorados para dar romantismo à comemoração. Agora a torcida aguarda com expectativa o jogo da próxima terça-feira, que será contra o México, em Fortaleza.

12 Jun 2014 - 13:40h

A manhã foi bastante movimentada no comércio de Brumado com os torcedores buscando os últimos acessórios para torcer pela seleção brasileira na estreia contra a Croácia pela Copa do Mundo de futebol.  O centro comercial está todo enfeitado com bandeirolas em verde, amarelo, azul e branco. Carros, motos e bicicletas exibem com orgulho a bandeira nacional, e os populares desfilam com a camisa canarinho. 

Alguns mais otimistas arriscam placares elásticos, mas, mesmo com toda a empolgação, o mecânico Wanderson, que vestiu seu fusca com a bandeira do Brasil, palpita um jogo difícil com o placar apertado de 1X0 para o time de Felipão. Já o motoboy Diego Amorim, além de torcer para o Brasil, aproveitou para secar os maiores rivais dos brasileiros pendurando a camisa do argentino Lionel Messi toda esburacada ao lado da bandeira verde amarela. “A Argentina vai sair daqui toda brocada, e o Brasil será mais uma vez o campeão dos campeões”, disse o torcedor.

12 Jun 2014 - 10:30h

Sessenta e quatro anos separam a derrota do Brasil para o Uruguai no Maracanã lotado na final da Copa de 1950 e o Brasil e Croácia desta quinta-feira (12), às 17h, na Arena Corinthians. Entre o traumático “Maracanazo” de 1950 e o jogo de abertura da segunda Copa do Mundo no Brasil, o país mudou a sua história no esporte: foram cinco títulos mundiais, além dos atletas que viraram lendas do futebol e os talentos exportados daqui para o mundo.  Agora, em 2014, a Copa do Mundo volta ao Brasil e encontra uma seleção apontada como favorita à conquista, mas pressionada pela obrigação de afugentar o fantasma de 1950 e faturar o inédito título em casa. O caminho até o hexacampeonato começa com a Croácia, adversária que o Brasil já enfrentou em uma estreia de Copa do Mundo: em 2006, na Alemanha, o Brasil jogou contra a seleção croata logo na primeira rodada e venceu por 1 x 0. A partida entre Brasil e Croácia começa às 17h.