Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

'Nunca pensei em passar por isso', diz ex-presidente Lula após denúncia na Lava Jato Foto: Reprodução/TVT

O ex-presidente Lula fez o primeiro pronunciamento, na tarde desta quinta-feira (15) após a denúncia de integrar o esquema da Lava Jato. Ontem o procurador da República Deltan Dallagnol afirmou que Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava Jato”. Durante uma entrevista coletiva na tarde de hoje, o ex-presidente Lula afirmou que recebeu com indignação a informação de que havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF). “Eu nunca pensei em passar por isso”, disse o petista.  Dallagnol fez a declaração sobre a denúncia durante entrevista coletiva em que a força-tarefa do MPF responsável pela operação, detalhou a denúncia que envolve Lula, a esposa dele, Marisa Letícia, e mais seis pessoas. “Não farei um show de pirotecnia como fizeram ontem. Não quero me comportar como ex-presidente da república, como um cara perseguido, como se estivesse reivindicando algum favor”, continuou Lula ainda durante a coletiva. “Tenho orgulho profundo de ter criado o mais importante partido de esquerda da América Latina”, acrescentou.

Com atrito entre LBF e secretaria de esportes, Brumado pode abandonar o Intermunicipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os conflitos entre a Liga Brumadense de Futebol (LBF) e a Secretaria Municipal de Esportes, que vieram à tona esta semana, podem provocar o abandono da seleção de Brumado do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2016. A crise interna fez a situação ficar tensa entre o presidente interino da LBF, Paulo Lobo, e o secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, que resolveram lavar a roupa suja nos veículos de comunicação da cidade. O que antes parecia uma aliança sólida entre as partes, se transformou em uma guerra declarada. A situação tem afetado o psicológico da equipe, que a princípio tinha o objetivo de chegar às finais da competição. Agora, diante das polêmicas, o time vive na incerteza se continuará disputando o sonhado título do grande torneio. A LBF alega que a ajuda da secretaria de esportes é pequena diante dos custos de manutenção da equipe na competição e, por conta disso, é insustentável a permanência da equipe no Intermunicipal. Um membro da diretoria da LBF, que pediu para não ser identificado, disse ao site Brumado Notícias que, mesmo conseguindo a classificação, existe o risco de a seleção abandonar a competição. Tal ação poderá desencadear uma série de problemas para o selecionado local. Se confirmadas essas previsões, a equipe pode sofrer sanções da Federação Baiana de Futebol.

Com Tite, Brasil se aproxima da Argentina no ranking da Fifa Foto: Pedro Martins

As vitórias da seleção brasileira nos dois primeiros jogos sob o comando de Tite já surtiram efeito no ranking da Fifa. Na atualização da lista divulgada nesta quinta-feira, o Brasil subiu do nono para o quarto lugar do ranking, que continua sendo liderado pela Argentina. No início de setembro, o Brasil entrou em campo duas vezes pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, e venceu ambos: 3 a 0 sobre o Equador, em Quito, e 2 a 1 sobre a Colômbia, em Manaus. No ranking da Fifa, o Brasil está empatado justamente com a Colômbia, com 1.323 pontos. De acordo com a Veja, a seleção brasileira voltará a jogar pelas Eliminatórias em outubro, desta vez vez diante das duas piores equipes da América do Sul no ranking da Fifa. Os rivais serão a Bolívia, apenas a 75ª colocada, em 6 de outubro, na Arena das Dunas, em Natal, e a Venezuela, a número 60 do mundo, no dia 11, fora de casa. O ranking continua sendo liderado pela Argentina, com 1.646 pontos. A Bélgica permanece na segunda posição, com 1.369. Já a  campeã mundial Alemanha subiu para o terceiro lugar, com 1.347 pontos.  Campeã da Eurocopa, a seleção portuguesa é a oitava colocada.

14ª Corrida de Cavalos do Campo Seco acontece no final de semana em Brumado

A Corrida de Cavalos do Campo Seco I promete grandes emoções em sua 14º edição, que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de setembro. Os foliões vão curtir na sexta-feira (16) uma noite cultural incrível, com celebração da palavra, dança country, reisado, leilão e moda de viola (entrada gratuita). No sábado (17), a noite promete ser inesquecível e embalada ao som do rei do arrasta-pé, Ed Rossi, Robério Rocha e de Netinho do Forró, considerado uma dos melhores e maiores cantores de vaquejadas do Brasil (entrada R$ 20,00). No domingo (17), acontece a tradicional e tão esperada corrida de cavalos pé duro e mestiço, e bingo de 01 moto Honda 0 km. Por fim, fechando com chave de ouro, tem show de Lázaro Jacarine (entrada gratuita).

Luciano Ribeiro inaugura UBS no povoado da Várzea Grande em Caculé Foto: Cleuza Afonso

Na última semana, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) inaugurou a UBS - Unidade Básica de Saúde do povoado da Várzea Grande. Construída com recursos federais, por meio do Ministério da Saúde, e com contrapartida do Governo Municipal, a UBS Joaquim Pereira Neto deverá substituir a unidade de PSF - Programa de Saúde da Família, existente na localidade desde 2002. O novo local vai oferecer melhor acolhimento aos pacientes de Várzea Grande e de comunidades vizinhas.

Homem é atingido por nove tiros na porta de casa, mas sobrevive em Livramento de Nossa Senhora Foto: L12

Na noite de terça-feira (13), Raimundo Caires Albuquerque, de 24 anos, conhecido como Raimundão, sofreu uma tentativa de homicídio na porta de casa, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, atingido por nove tiros. Segundo informações da polícia, a vítima estava chegando em sua residência, quando foi abordado por três homens. O trio disparou pelo menos vinte disparos de armas de fogo, de calibre 40. De acordo com o L12, nove tiros atingiram a vítima, que foi socorrida e encaminhada pelo Samu 192 ao Hospital Municipal em estado gravíssimo. Um dos atiradores chegou a invadir a residência, onde se encontrava a esposa e a filha de Raimundo, mas as mesmas não foram feridas. A vítima segue se recuperando da cirurgia. A polícia acredita que o crime pode ter sido provocado por um acerto de contas. Em fevereiro, Raimundo havia sido preso na cidade de Vitória da Conquista, acusado de tráfico de drogas. Na ocasião, a polícia apreendeu grande quantidade de droga, arma de fogo e equipamentos utilizados na manipulação de entorpecentes. Os suspeitos estão sendo investigados.

Eleições 2016: Conheça o papel e as funções do vereador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido. Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.

Sinalização gera questionamento dos condutores e atrito na prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os condutores de veículos estão questionando a regularidade da sinalização horizontal que está sendo realizada no município de Brumado. A nova sinalização tem gerado dúvidas no que se refere à faixa contínua que proíbe os condutores de manobrar ou passar para o outro lado da via, caso precisem estacionar em sentido contrário. “Do jeito como está, se tentarmos manobrar, os agentes de trânsito, obedecendo a sinalização, irão nos multar. Ou seja, para fazermos um simples retorno na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, por exemplo, temos que percorrer todo o centro comercial para não cometermos uma infração de trânsito”, afirmou o taxista João Almeida ao site Brumado Notícias. Outra observação dos condutores diz respeito a alguns trechos onde há buracos e a sinalização foi aplicada sem a devida manutenção da via. “É a primeira cidade onde vejo demarcar uma sinalização sobre uma via danificada. Penso que primeiro deveriam ter tapado os buracos. Se, por ventura, a prefeitura resolver recapear a rua, vai acabar com a sinalização. Isso significa mais gastos desnecessários quando poderiam simplesmente planejar as etapas de serviço a serem realizadas”, avaliou o mototaxista Danilo Silva. Outros condutores ainda opinaram com relação à demarcação dos quebra-molas e das faixas elevadas para pedestres. “Não reclamo da sinalização, pois a mesma se faz necessário, mas penso que a coisa não deve ser feita de qualquer jeito. Isso passa amadorismo, desorganização e até falta de conhecimento quanto à prestação de serviço. A sinalização tem que existir, mas de maneira correta”, reclamou o motorista Florisvaldo Alves. A empresa contratada pela prefeitura terceirizou a demarcação da sinalização. Nossa reportagem apurou que o início dos serviços sem a supervisão e acompanhamento da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes teria sido o motivo do conflito entre o encarregado do setor, Clidemar Amorim, o secretário municipal de infraestrutura e o empreiteiro contratado. Por conta disso, supostamente, o superintendente de trânsito encaminhou ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) seu pedido de exoneração.

'O reconhecimento da Fiol como uma das prioridades é um grande avanço', diz Vitor Bonfim Foto: Heckel Júnior

O modelo de negócio discutido pelo Governo do Estado junto aos investidores chineses e ao governo federal para a continuidade da construção da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) foi aprovado. A obra agora é uma das prioridades do Programa de Parcerias de Investimento (PPI). Para o secretário estadual de agricultura, Vitor Bonfim (PDT), a aprovação é um grande avanço. “A Fiol é um equipamento importantíssimo para a Bahia, especialmente para nossa região, que se utilizará da ferrovia para escoar a produção do minério de ferro de Caetité e Brumado, além dos grãos da região oeste, onde produzimos a totalidade da soja baiana, aproximadamente 95% do algodão e cerca de 80% do milho. A Fiol e o Porto Sul possibilitarão o aproveitamento de todo o potencial do oeste baiano, dando à região vantagem competitiva em seus produtos, já que a logística encarece o valor da produção”. Segundo informações divulgadas pelo governo do estado, em outubro será apresentada uma proposta de modelagem ao vice-presidente da Crec 10 durante missão do grupo de investidores na Bahia, seguida pela realização de licitação que viabilizará a retomada das obras da Fiol e do Porto Sul, que acontecerão em paralelo.

Participação dos jovens pode ser determinante nas Eleições Municipais 2016 Foto: TSE

Os jovens constituem um dos maiores segmentos da população brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos, correspondendo a um quarto da população do país. Desse número, mais de 75% estão aptos a votar nas Eleições Municipais de 2016, segundo dados estatísticos divulgados nesta quarta-feira (14) no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles representam quase 27% do eleitorado nacional, o que mostra como o voto dessa camada será forte e determinante nas eleições deste ano. Pensando nisso, a Justiça Eleitoral vem fomentando a conscientização sobre a importância da participação do eleitorado jovem no processo eleitoral. De acordo com a Justiça Eleitoral, 1.638.751 jovens de 16 e 17 anos votaram nas Eleições de 2014. Para estas eleições municipais, 2.311.120 adolescentes estão aptos a votar. Desse número, pouco mais de 50% são homens, enquanto as mulheres representam 49%.

Eleições 2016: Conheça as principais atribuições do prefeito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 2 de outubro, cerca de 144 milhões de eleitores irão às urnas para eleger os prefeitos e vice-prefeitos de seus municípios. O prefeito, autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, tem o dever de cumprir atribuições previstas na Constituição Federal de 1988, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União. A aplicação desses recursos públicos deve obedecer à Lei de Responsabilidade Fiscal e ao que for fixado na lei orçamentária anual do município. O mandato do prefeito tem duração de quatros anos. Nesse período, ele deve, entre outras funções, zelar pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara municipal (também chamada de câmara de vereadores), mas também vetar e elaborar propostas de leis quando achar necessário. Outras atribuições são desempenhadas em parceria com os governos estadual e federal, como a gestão da área da saúde, por exemplo. Na área de saneamento básico, as prefeituras atuam em parceria com os estados. Na educação, a obrigação do município é cuidar das creches e do ensino fundamental.

Brumado: Ifba apresenta aplicativo como dicionário técnico em Libras em Congresso Internacional Foto: Divulgação

Um aplicativo criado por professores, alunos (surdo e ouvinte) e intérpretes de Libras do Ifba será apresentado no I Congresso Internacional e VI Seminário de Educação Bilíngüe para Surdos (VI Sebsurdos), que acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, em Salvador. O trabalho destaca a importância do uso das Tecnologias Assistivas na Educação Técnica dos Surdos matriculados na rede de ensino do Ifba e outras instituições, bem como a comunidade em geral. A proposta de elaborar o aplicativo com dicionário técnico em Libras partiu da direção geral, dos alunos surdos e intérpretes de Libras que sentiam grande dificuldade com determinados termos técnicos que não existiam na linguagem e que dificultava o entendimento durante as aulas. Foram feitas pesquisas em cada turma das palavras mais usadas nos cursos técnicos de Mineração, Informática e Edificações, onde os alunos identificaram mais de 50 verbetes técnicos que necessitavam de um sinal na Libras. O APP - Dicionário Técnico em Libras, que teve a colaboração do diretor geral do Campus, Acimarney Freitas, do intérprete de Libras Jaqson Alves Santos, será apresentado pela colaboradora e também interprete de Libras, Roberta M. F. Pereira. O evento é promovido pelo Colegiado de Pedagogia do Departamento de Educação do Campus I da Uneb. 

MPF: 'Lula era comandante máximo do esquema na Lava Jato' Foto: Rodolfo Buhrer/Estadão

Ao anunciar a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula e mais sete pessoas na Operação Lava Jato, o procurador do Ministério Público Federal, Daltan Dellagnol classificou o petista como “comandante máximo” e “grande general” do esquema de corrupção. Em seguida, ele ressaltou em sua fala que a acusação não representa um julgamento sobre o passado do ex-presidente ou do PT. “MPF não está julgando quem Lula é ou foi como pessoa, se seu governo foi bom ou ruim. A procuradoria imputa a responsabilidade por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em um contexto específico”, afirmou. O petista foi denunciado por conta do repasse de recursos a partir da OAS para o presidente através de um tríplex na cidade do Guarujá, e o armazenamento de um acervo de objetos pessoais. O benefício total para ele equivale a R$ 3 milhões.  A denúncia pede o confisco de R$ 87 milhões movimentados no esquema e o ressarcimento aos cofres públicos de mais de R$ 87 milhões. Além de Lula, também foram denunciados a ex-primeira dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, dois funcionários da empreiteira e outros dois investigados.

Ibiassucê: Justiça concede liminar contra Facebook para retirada de propaganda eleitoral irregular

A coligação “A reconstrução de nossa terra, esperança do nosso povo” de Ibiassucê, liderada pelo candidato a prefeito Adauto Prates (PSDB), protocolou na Justiça Eleitoral em Caculé, denúncia por propaganda irregular contra a página Facebook Serviços Online do Brasil Ltda, Jhonatan Abreu de Araújo e George Borges Cerqueira. Na ação, o representante narrou que a página da rede social Facebook, denominada Calango Nervoso, vem fazendo deliberadamente propaganda a favor do candidato a prefeito Marquinhos Brito (PR), sem que haja identificação de autoria, o que é vedado pela legislação eleitoral. Supostamente, Jhonatan e George serão os responsáveis pela página, visto que ambos têm curtido e comentado no perfil. George é funcionário contratado do município e responsável pela publicidade do mesmo nas redes sociais. A referida coligação requer que seja concedida medida liminar a fim de que, no prazo de 24 horas, o perfil seja removido ou bloqueado. A juíza eleitoral da 93ª Zona Eleitoral, Leonor Abreu, deferiu a liminar.

Clínica Luíza Feres: Desintoxique seu corpo e emagreça com saúde

Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumado: Primeira prestação de contas dos candidatos a prefeito é realizada no TSE Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prazo para realização da primeira prestação de contas parcial à Justiça Eleitoral terminou ontem (13) e os candidatos a prefeito de Brumado cumpriram a determinação. De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nessa primeira prestação de contas, os candidatos gastaram as seguintes quantias: Alessandro Lobo (PRB) R$ 12.123,00; Eduardo Vasconcelos (PSB) R$ 10.649,95 e Genivaldo Azevedo (PTdoB) R$ 990,00. O candidato Emanoel Araújo Lima (PMDB) apresentou sua prestação, mas não contabilizou gastos até o momento.

Carro de som é retido ao fazer propaganda eleitoral em frente ao Fórum em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um carro de som foi retido na manhã desta quarta-feira (14), em Brumado, por estar irregularmente realizando propaganda eleitoral em frente ao Fórum Dr. Duarte Moniz. A apreensão do veículo foi determinada por fiscais da 90ª Zona Eleitoral. A justiça eleitoral proíbe a circulação de carro de som em frente aos estabelecimentos e órgãos públicos, como hospitais, escolas, templos religiosos, fóruns e bibliotecas. Além do recolhimento do veículo, o condutor e proprietário ainda foram multados e penalizados na habilitação.

Racha entre LBF e secretaria de esportes pode atrapalhar seleção de Brumado no Intermunicipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma crise administrativa pode atrapalhar os projetos da seleção brumadense de chegar às finais do Campeonato Intermunicipal de Futebol. Antes mesmo de começar a competição, a diretoria esportiva da Liga Brumadense de Futebol (LBF) resolveu trocar o comando técnico da equipe, substituindo o técnico Fernando Santos, o Fezinho, por Marcondes Adriano, o Bua, que também já deixou a regência da equipe desde a semana passada. Na ocasião da saída do primeiro treinador, a demissão não foi bem esclarecida, mas o site Brumado Notícias apurou que a LBF não concordou em pagar R$ 1.500 para o técnico e o mesmo foi dispensado. Já com relação ao segundo técnico, o acerto teria sido para o pagamento de R$ 500. No entanto, ao receber apenas R$ 200, Bua também abandou o selecionado depois de comandar três jogos com uma vitória e dois empates. Paulo Lobo, presidente interino da LBF, assumiu o comando do time na rodada do último domingo, quando a seleção perdeu por 1x0 para o time de Vitória da Conquista. Em um grupo de aplicativo de celular, Paulo Lobo, que havia feito inúmeros elogios e agradecimentos à prefeitura e à secretaria de esportes pelo apoio dado à seleção, atacou os aliados apontando que não tem recebido nenhum apoio. A polêmica pegou torcedores e desportistas de surpresa, uma vez que o presidente interino da LBF e o secretário municipal de esportes sempre foram vistos lado a lado nos jogos do Estádio Gilberto Cardoso, o Gilbertão. A dupla também compareceu ao congresso e arbitral do Intermunicipal, bem como na apresentação dos novos uniformes da equipe. Nossa reportagem tentou contato por telefone com o dirigente e o ex-técnico Marcondes Adriano para falar sobre o assunto, mas não obteve êxito. Por sua vez, o secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, declarou que preferia não falar por telefone, mas garantiu que está preparando uma carta resposta para expor sua defesa.

Eleições 2016: Partidos e coligações assinam acordo de agenda de campanha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representantes de partidos e coligações se reuniram com o Ministério Público e definiram um Termo de Acordo a fim de estabelecer um cronograma de manifestações políticas, que inclui caminhadas e comícios. A programação não impede a realização de eventos fechados sem potencialidade de conflitos, bem como visitas, abordagens individuais, sem aglomerações e situações similares permitidas em lei. Além disso, o MP dará conhecimento às Polícias Militar e Civil da existência da agenda oficial. Em caso de descumprimento do acordo, fica estabelecido por todas as coligações e partidos a multa de R$ 100 mil, sem prejuízo das sanções legais. 

Governador Rui Costa descarta parcelamento de salários até dezembro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador Rui Costa (PT) descartou até dezembro deste ano a possibilidade de parcelamento dos salários dos servidores públicos do Estado. “A Bahia, por enquanto, não tem no horizonte o parcelamento de salários, mas não tenho como controlar a arrecadação futura, só a curto prazo. Não há previsão de parcelamento de salários até dezembro, isso se a economia não deteriorar”, reiterou o chefe do executivo estadual. Costa engrossou o coro dos governadores que ameaçam decretar estado de calamidade pública. Governadores do Norte e Nordeste pediram um socorro de R$ 7 bilhões ao ministro da Fazenda, Henrique Meireles. Rui Costa esteve reunido com Meireles e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), juntamente com governadores de outros 25 estados. Um novo encontro será feito na próxima semana e a partir de então será definido um calendário.  

Barra da Estiva: Mulher acusa motorista de van de estupro

De acordo com ocorrência registrada na delegacia de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, uma mulher de 41 anos acusa um homem de cerca de 50 anos de estupro. Segundo relato da vítima, enquanto aguardava transporte para a cidade de Ituaçu, o homem, que é motorista de uma van, passou no local oferecendo carona. A mulher aceitou e, chegando próximo à entrada de Ituaçu, o motorista teria manobrado o veículo em uma estrada vicinal. No local, ele teria estuprado a vítima. Após o crime, o motorista deixou a vítima em Ituaçu, onde a mesma procurou ajuda de populares e da polícia. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Barra da Estiva.

Em 2014, o Brasil mais fechou empresas do que abriu, segundo os dados do Cadastro Central de Empresas (Cempre) divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve 944.000 fechamentos e 726.300 aberturas, o equivalente a um decréscimo de 4,6% em relação a 2013, ou 217.700 empresas a menos. De acordo com a Veja, o país tinha 4,6 milhões de empresas ativas em 2014, que ocupavam 41,8 milhões de pessoas. Houve queda também no pessoal ocupado total, de 0,2%, ou 71.100 pessoas a menos. O pessoal ocupado assalariado cresceu 0,5%, ou 170.400 empregados. Entre os trabalhadores ocupados, 35,2 milhões eram assalariados em 2014, o equivalente a 84,2%, enquanto 6,6 milhões (15,8%) estavam na condição de sócio ou proprietário. Os salários e outras remunerações pagos pelas entidades empresariais totalizaram 939,8 bilhões de reais no ano, com um salário médio mensal de 2.030,70 reais, ou 2,8 salários mínimos mensais médios. A idade média das empresas ativas em 2014 era de 10,6 anos. A taxa de saída das empresas cresceu 6,1 pontos porcentuais, passando de 14,6% em 2013 para 20,7% em 2014, a maior taxa da série histórica, iniciada em 2008.

Guanambi: Empresa abandona obra de hospital após dono ser preso pela Polícia Federal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em julho, a Polícia Federal deflagrou a Operação Burla contra duas organizações criminosas que se valiam de empresas de fachada para fraudar licitações e desviar recursos públicos federais em Guanambi e região. No rol das investigações estava o empresário Júlio Cesar Cotrim, dono da construtora Cobra Siel, que estava à frente das obras de reforma do Hospital Regional de Guanambi. Após a ação, a empreiteira abandonou o trabalho na unidade de saúde, cujas obras já estavam na reta final. Para terminar a reforma, foi aberta uma seleção de propostas por parte do governo do Estado. De acordo com o Bocão News, a empresa contratada para concluir a reforma é a QG Engenharia Ltda.

Lava Jato denuncia Lula por corrupção e lavagem no caso Triplex Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A Operação Lava Jato denunciou nesta quarta-feira (14) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-primeira dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, dois funcionários da empreiteira e outros dois investigados. Segundo informações do jornalista Fausto Macedo, do Estadão, a denúncia aposta que Lula recebeu benefícios da OAS na reforma do tríplex do Edifício Solaris, localizado no Guarujá, cidade do litoral paulista. No mês passado, a Polícia Federal indiciou Lula, Mariasa, Léo Pinheiro e um engenheiro da empreiteira que participou da reforma do imóvel por crimes como corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. Eles foram investigados por supostas irregularidades na aquisição e reforma do tríplex. “(Lula) recebeu vantagem indevida por parte de José Aldemário Pinheiro e Paulo Gordilho, presidente e engenheiro da OAS, consistente na realização de reformas no apartamento 174”, relata o indiciamento do delegado Mácio Adriano Anselmo.

Brumado recebe capacitação inédita na Bahia

Na próxima sexta-feira (16), a cidade de Brumado recebe a Trilha da Aprendizagem, novo programa do Sebrae Bahia voltado para a gestão empresarial durante a crise. O evento é gratuito e está sendo realizado pela primeira vez no estado. As palestras têm duração de duas horas e abordam o tema Empreendedorismo e Finanças. O consultor do Sebrae Jenner David, administrador de empresas e especialista em informática, Educação EAD e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, vai ministrar as capacitações. Podem participar do evento empresários, gestores de micro e pequenas empresas e potenciais empreendedores que planejam iniciar novo empreendimento em setores diversos. As inscrições são realizadas na loja virtual do Sebrae. A palestra acontecerá na Sala de Capacitação do Sebrae Brumado, na Rua Marechal Deodoro, 89, de 19h às 21h. O telefone é (77) 3441-3699.

Arquivo