Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Ivana Bastos busca atendimento de demandas na secretaria de Infraestrutura Hídrica Foto: Camila Queiroz

Preocupada em aumentar o acesso à água nos municípios baianos, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e com o diretor da CERB, Marcus Bulhões, na manhã de hoje (17). Durante a audiência, a parlamentar reiterou pedidos de limpeza, perfuração e instalação de poços artesianos, bem como teste de vazão e visitas técnicas nos municípios de Brumado, Urandi, Guanambi, Igaporã, Iuiú, Lajedinho, Rio do Antônio, Santa Maria da Vitória, Sebastião Laranjeiras, Lagoa Real e Carinhanha. “Sentamos na mesma mesa, eu, secretário, diretor e técnicos para sanar as pendências de forma mais otimizada. Tanto o secretário, quanto o diretor estão empenhados em atender as nossas solicitações, pois sabem da necessidade da população. O nosso mandato continua na luta para suprir as demandas dos moradores”, afirmou Bastos.  

Eleições 2016: MP instaura procedimento contra Alessandro Lôbo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com base em uma representação anônima, o promotor da 90ª Zona Eleitoral, Ruano Fernando da Silva Leite, instaurou procedimento preparatório contra os candidatos a prefeito e vice, Alessandro Lôbo e Silva (PRB) e Luís Carlos Moura Matos (PTC), respectivamente. Segundo a denúncia, ambos teriam contratado a empresa Marketing Verbo e Comunicação e estariam fazendo propaganda eleitoral antecipada, podendo configurar gastos ilícitos de campanha, abuso de poder econômico e outras infrações eleitorais. O promotor pediu que a referida empresa seja notificada a fim de enviar, no prazo legal, a cópia de todos os contratos firmados com os candidatos ou com os respectivos partidos e coligações.

Clínica Luíza Feres: Desintoxique seu corpo e emagreça com saúde

Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Técnico Bua está otimista com o grupo de Brumado no Intermunicipal de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O técnico da seleção brumadense de futebol, Marcondes Adriano, o Bua, ficou satisfeito com a formação do grupo em que a equipe irá disputar a primeira fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol. O grupo 12 tem, além da seleção brumadense, os selecionados de Dom Basílio, Caetité e Vitória da Conquista. O treinador comandou mais um treino na noite da última terça-feira (16) e nossa reportagem pode observar que a atmosfera da delegação é a melhor possível. Há muita ansiedade e otimismo para o jogo de estreia no próximo domingo (21), em Caetité. “O grupo regional é bastante equilibrado e não aparecem favoritos, mesmo com o Vitória da Conquista já com histórico no futebol estadual. Nos preparamos bem e vamos até a competição com reforços e buscaremos galgar resultados positivos. A equipe irá amadurecer ao longo da competição e com certeza iremos fazer um belo campeonato, mirando o título inédito para nossa cidade”, destacou o treinador. O time volta a campo para um novo coletivo nesta quinta-feira (18). Já a apresentação dos uniformes, que aconteceria nesta quarta-feira (17), foi adiada para a próxima sexta-feira (19), às 19h.

Detento pula muro e foge da delegacia de Guanambi de carona com motoqueiro Foto: Divulgação

Na tarde da última terça-feira (16), durante visita de familiares, o detento Leandro Ribeiro de Souza, mais conhecido como Léo de Magar, conseguiu fugir da delegacia da cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. De acordo com um agente carcerário, ele conversava com o irmão em uma área da carceragem, quando pulou o muro da cadeia e pegou carona com um motoqueiro, que o aguardava nas proximidades. O agente carcerário ainda tentou conter o detento, mas o mesmo foi impedido por um comparsa, identificado como Edi Carlos, vulgo Negão. Segundo o Farol da Cidade, o irmão do detento, Geraldo Leonardo Ribeiro Costa dos Santos, foi conduzido para prestar depoimento. O fugitivo estava preso desde abril do ano passado por envolvimento com o tráfico de drogas, formação de quadrilha e homicídio.  

Eleições 2016: Manelão garante que não está abalado com ação de impugnação do MP em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, o candidato a prefeito de Brumado, Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão, declarou que não ficou abalado pela ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), que pede a impugnação do seu registro de candidatura junto à justiça eleitoral. O candidato até elogiou a iniciativa do órgão. “O Ministério Público está de parabéns por estar cumprindo o papel dele. Dessa forma, podemos confiar que teremos um processo político democrático e moralizado. Mesmo assim, afirmo a todos que continuo firme, forte, na luta e na labuta”, pontuou o candidato.

'Ô Alemanha, pode esperar, a sua hora vai chegar', canta Maracanã Foto: Leonhard Foeger/Reuters

Ao que parece, o orgulho em torcer pelo Brasil voltou com tudo na Olimpíada do Rio. E não haveria lugar melhor para a reconciliação: no Maracanã, um dos templos do futebol mundial, a torcida carioca deu um verdadeiro espetáculo – assim como o time de Neymar, Gabriel Jesus, Luan e companhia que bateu Honduras por 6 a 0. A reclamação de que a única canção da torcida na Copa do Mundo era o enfadonho “eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”, chegou ao fim. A música antiga até foi cantada, mas os cariocas também abusaram do bom humor com novas criações. Seguindo uma moda de pedir que a torcida local pule, comum na Itália e na Argentina, a torcida relembrou os grandes feitos do futebol nacional: “Sai do chão, sai do chão, quem é pentacampeão”.   De acordo com a Veja, também houve espaço para provocar aos maiores rivais. Aos argentinos, foram cantadas a já famosa “Mil gols, mil gols…só Pelé, só Pelé, Maradona cheirados”, e uma nova, ao ritmo de Tieta. “Eta, eta, eta, o Messi não tem Copa, quem tem Copa é o Vampeta, eta, eta”. Também repetindo uma tendência internacional, a canção Seven Nation Army, do White Stripes, foi cantada aos versos de “Eu sou brasileiro, não sou argentino, Ô, ô, ô, ô…” O recado mais debochado, porém, foi enviada aos vilões do 7 a 1 no Mineirão, que podem reencontrar o Brasil na final olímpica. “Ô Alemanha, pode esperar, a sua hora vai chegar”.

Eleições 2016: Candidatos ainda encontram dificuldades para abrir contas em Brumado

Os candidatos que participarão das disputas eleitorais deste ano estão encontrando dificuldades para abrir contas nas agências bancárias de Brumado. A maioria ainda não iniciou as campanhas, pois para isso precisa prestar contas através de comprovação das agências financeiras. O site Brumado Notícias entrou em contato com as gerências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e, segundo as mesmas, há uma sobrecarga diante da demanda, visto que os bancos privados não estão aceitando abrir as contas para os candidatos, as quais atenderão apenas ao período eleitoral. Desta forma, os bancos estão sendo obrigados a agendar apenas quatro atendimentos por dia aos candidatos. Outro agravante apontado pelos agentes financeiros é que as agências de Brumado estão absorvendo também os candidatos dos municípios de Aracatu e Malhada de Pedra, que fazem parte da comarca eleitoral local, pois, nestes municípios, as agências privadas também não estão aceitando abrir as contas de temporada. Tentamos contato com as gerências das agências privadas instaladas no município, mas não obtivemos êxito. De acordo com dados da 90ª Zona Eleitoral, há 08 candidatos a prefeito e 147 candidatos a vereador nos três municípios de abrangência. Em Brumado, são 04 candidatos a prefeito e 86 a vereador. Em Aracatu, são 02 candidatos a prefeito e 28 a vereador; e em Malhada de Pedras são 02 candidatos e prefeito e 33 a vereador. Nossa reportagem apurou ainda que o juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães emitiu ofício exigindo das agências bancárias que não causem impedimento dentro do prazo determinado pelo Banco Central para que não haja interferência no período do processo eleitoral. Isso porque, segundo o magistrado, as eleições seguirão um padrão de transparência de gastos, o qual deverá ser rigidamente cumprido.

Um idoso de 71 anos foi preso em flagrante na noite de sábado (13), depois de tentar abusar sexualmente da sogra de 82 anos em Potirendaba (SP). Segundo informações da polícia, a sogra do idoso tem mal de Alzheimer. O caso foi divulgado pela polícia nesta terça-feira (16). O caso corre sob segredo de Justiça, mas o delegado de Potirendaba, Adriano Ribeiro Nasser, disse que o filho da vítima, que a visitava, teria visto o idoso pegando a mão dela e colocando sobre seu pênis, dentro do quarto dela. De acordo com o G1, o crime teria acontecido na casa onde a família vive. A idosa mora com a filha, que é mulher do agressor. Depois de ser flagrado pelo cunhado, o agressor fugiu de carro, mas foi localizado pela polícia perto da represa da cidade. O suspeito foi preso em flagrante e levado para a cadeia de Catanduva (SP). Segundo o delegado, o suspeito já teria passagem pela polícia por estupro.

Eleições 2016: Confira a agenda dos candidatos na primeira semana de campanha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As coligações e os agentes de marketing ainda estão terminando a elaboração das campanhas das chapas que disputam as eleições em Brumado. Para esta primeira semana de campanha, os candidatos terão agenda cheia. O candidato do PSB, Eduardo Lima Vasconcelos, fará uma campanha “corpo a corpo” nesta quarta (17) e quinta-feira (18), no Bairro São Félix. Na sexta-feira (19), ele fará uma caminhada que terá início no Bairro São Félix e terminará no Bairro Malhada Branca. O candidato do PMDB, Emanoel Araújo Lima, fará “corpo a corpo” no mercado municipal, na sexta-feira (19). No mesmo dia, ainda se encontrará com os moradores do Bairro Esconso e, no sábado (20), estará no distrito de Itaquaraí. O candidato do PTdoB, Genivaldo de Jesus Azevedo, fará palestras em empresas e também vai ao “corpo a corpo” na feira livre, no mercado municipal, na próxima sexta-feira (19). Já o candidato do PRB, Alessandro Lôbo e Silva, ainda concluirá a agenda de campanha hoje, mas sua assessoria adiantou que dentro da programação desta semana está a inauguração do comitê na sexta-feira (19) e também visitas em alguns distritos rurais do município.

Dilma irá ao Senado para julgamento final do impeachment Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

A presidente afastada Dilma Rousseff decidiu que irá comparecer ao julgamento final do processo de impeachment no Senado, informou nesta quarta-feira (17) a assessoria da petista. No entanto, assessores ressaltaram que Dilma ainda não definiu a data na qual irá ao Congresso Nacional. O julgamento está marcado para começar na próxima quinta-feira (25). A assessoria de Dilma destacou ao G1 que, no Senado, ela responderá a eventuais questionamentos que forem formulados a ela pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, pelos senadores, pela acusação ou pela defesa. Lewandowski comandará o julgamento no plenário do Senado. Na manhã desta quarta, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse em entrevista coletiva prever que o julgamento final de Dilma se estenderá por quatro dias. Ele sinalizou ainda que, assim como defende Lewandowski, o julgamento deverá ser interrompido na próxima sexta (26) e será retomado somente na segunda-feira seguinte, sem sessões no final de semana. Renan se reuniu na manhã desta quarta com o presidente do STF e com os líderes partidários do Senado para discutir e definir o cronograma do julgamento e procedimentos que terão de ser seguidos pelos senadores, pela acusação e pela defesa.

Brumado: Moradores do Bairro Olhos D'água reclamam de constantes quedas de energia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota enviada à redação do site Brumado Notícias, moradores do Bairro Olhos D’água se queixaram das constantes quedas de energia na localidade. “Só no início da manhã de hoje (17) foram três quedas sequenciadas e fomos obrigados a correr para desligar os aparelhos da tomadas, temendo algum curto circuito ou dano aos eletrodomésticos”, disseram. Nossa reportagem se deslocou até a comunidade e ouviu os moradores, que reforçaram as reclamações. Uma dona de casa nas imediações da Praça Donatila Lobo declarou que virou rotina as quedas repentinas de energia na localidade. A moradora disse ainda que teve três televisores queimados por conta dos incidentes, mas não prestou queixa porque não queria se aborrecer com um processo com a concessória responsável pelo fornecimento de energia no município. Até o final da manhã desta quarta-feira (17), tentamos contato com a gerência do escritório regional da Coelba para tratar do assunto, mas não obtivemos êxito.

Deputado Luciano Ribeiro clama por segurança pública na Bahia Foto: Gisele Quintão

A falta de compromisso com a segurança pública na Bahia foi o tema levado para a tribuna da Assembleia Legislativa pelo deputado Luciano Ribeiro (DEM) na sessão da última terça-feira (16), quando ressaltou que a questão é um clamor do povo. O deputado citou os recorrentes assaltos aos bancos no interior, fazendo referência ao assalto ocorrido em Caculé, sua cidade natal. Na oportunidade, um grupo de cerca de vinte pessoas atiraram com fuzis em todas as direções, inclusive contra a companhia de polícia, em plena comemoração da emancipação política do município. “Uma noite de pesadelo, uma cidade toda assustada. Além dos assaltos, vivemos com problemas de segurança nas estradas, não sabemos se nos locomovemos de carro ou de ônibus, onde os assaltos também são previsíveis, ocorrendo no mesmo local. Temos inclusive aqui na Casa uma deputada vítima da ousadia dos bandidos. Não é possível viver num estado de terror e medo com tanta falta de segurança. É muita falta de governo. Nos resta apelar para a sensibilidade do governador em resolver este grande problema e garantir tranquilidade à população”, destacou Ribeiro, indicando ao Estado que torne a polícia mais eficiente, investindo em inteligência, nomeando os policiais civis e delegados concursados e aptos a serem nomeados.

Rio 2016: Brasil goleia Honduras e vai à final Foto: Reuters

Foi de forma tranquila que a seleção brasileira se classificou para a grande final do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No Maracanã, o time verde amarelo apresentou uma boa atuação e não teve dificuldades para aplicar uma goleada de 6 a 0 sobre Honduras na tarde desta quarta-feira (17). O resultado positivo foi marcado pelo gol mais rápido da história olímpica feito por Neymar, aos 14 segundos de jogo. Além do camisa 10, que marcou mais um nos últimos minutos de jogo, Gabriel Jesus, duas vezes, Marquinhos e Luan rechearam o placar. A equipe comandada por Rogério Micale atuou com a seguinte escalação: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio (Luan) e Douglas Santos; Walace e Renato Augusto (Rafinha Alcântara); Gabriel Jesus (Felipe Anderson), Neymar, Luan e Gabigol. Os hondurenhos atuaram com López; Paz, Palacios e Vargas; Pereira, Espinal, Acosta (Banegas) e García; Elis, Quioto e Lozano. O Brasil joga pelo ouro olímpico no próximo sábado (20), às 17h30, no mesmo Maracanã. O adversário será definido ainda nesta quarta, na partida entre Nigéria e Alemanha, que se enfrentam logo mais, às 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo. 

Nissan Kicks acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Acaba de chegar na Taisan Auto o lançamento exclusivo da Nissan: o Nissan Kicks. Considerado o SUV mais desejado do mercado, o veículo possui espaço, conforto, desempenho, tecnologia e inovação. Com um interior espaçoso e design planejado por um time global de especialistas, o Nissan Kicks se destaca em cada elemento. Design tratado como premissa, além do diferenciado exterior, o Nissan Kicks surpreende em sua flexibilidade interna. O interior clean e moderno permite personalização para atender a todas as suas necessidades e expectativas. Conheça de perto esse lançamento na Taisan Auto, que fica localizada na Av. Centenário, 853, Novo Brumado. O telefone é (77) 3441-5551. 

Eleições 2016: Genivaldo abre campanha apresentando plataforma de governo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a prefeito do município de Brumado, o professor Genivaldo de Jesus Azevedo (PTdoB), abriu o período de campanha majoritária com uma coletiva de imprensa, durante a qual apresentou a sua plataforma de governo. O candidato, que apresentou menor poder aquisitivo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), declarou que fará uma campanha de baixo custo e, por isso, não fará comícios e nem utilizará carros de som para propaganda volante. Ele apostará no “corpo a corpo” com o eleitorado, fazendo panfletagem nas residências e comércio em busca de voto. 

Eleições 2016: Genivaldo abre campanha apresentando plataforma de governo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Genivaldo disse ainda que vai explorar bastante as redes sociais  para enviar suas propostas de governo à população. Mesmo com uma chapa pequena em comparação aos demais adversários, de partido único e apenas dois candidatos a vereador, o professor acredita que suas propostas serão bastante convincentes para atingir o público indeciso e os que costumam votar em branco e nulo, além de buscar os famosos votos de protesto. Na agenda desta semana, o candidato fará panfletagens no comércio e, na sexta-feira (19), percorrerá o mercado municipal.  

Ministério da Ciência tem novos resultados de estudos de pílula contra câncer Foto: Reprodução/RBS TV

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou na última terça-feira (16), novos resultados de pesquisas sobre a fosfoetanolamina, composto que ficou conhecido como "pílula do câncer". O estudo, que avaliou o efeito da fosfoetanolamina sobre camundongos com melanoma, apontou que a substância foi capaz de reduzir a massa tumoral, porém com efeito menor do que a ciclofosfamida, já usada como quimioterapia contra câncer. O teste, feito pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPDM/UFC), de Fortaleza, utilizou células de melanoma inoculadas em cinco grupos de 10 camundongos. Os animais receberam o tratamento durante 16 dias consecutivos. Ao final desse período, a dose maior de fosfoetanolamina foi capaz de reduzir em 64% a massa tumoral. A redução, porém, é menor do que a que foi obtida com a ciclofosfamida, que reduziu a massa tumoral em 93%. O MCTIC coordena, ao lado do Ministério da Saúde, uma iniciativa federal para pesquisar a substância, anunciada em outubro de 2015.

Brumadense é preso em Rio do Antônio vendendo motocicletas roubadas Foto: Divulgação/PM

Um homem identificado como Marcleber Amorim Silva, natural da cidade de Brumado, foi preso na última terça-feira (16), no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Segundo a polícia, o homem foi preso em flagrante na localidade vendendo três motocicletas com valor bem abaixo do preço de mercado. Ao fazer uma busca no sistema, os policiais verificaram que dois dos veículos possuíam restrição de furto ou roubo. O homem foi encaminhado para a delegacia e as motos foram apreendidas.

Desemprego cresce em todas as regiões do país no segundo trimestre, diz IBGE Foto: Reprodução/TV Integração

O desemprego subiu em todas as grandes regiões do país no segunto trimestre deste ano em relação mesmo período de 2015, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, considerando todos locais, a taxa ficou 11,3%, conforme pesquisa já divulgada pelo instituto. A maior taxa foi observada no Nordeste. Em um ano, o índice de desemprego subiu de 10,3% para 13,2%. No primeiro trimestre deste ano, o índice havia ficado em 11,4%.Na sequência, entre as maiores taxas estão a Sudeste (de 8,3% para 11,7%), a Norte (de 8,5% para 11,2%)  e a Centro-Oeste (de 7,4% para 9,7%).

TP Publicidade realizará solenidade de premiação dos destaques do ano em Brumado

No dia 17 de setembro, a TP Publicidade realizará a solenidade de entrega de títulos dos destaques do ano aos profissionais liberais, empresas, políticos e outros que tiveram maior evidência nos últimos meses em Brumado. A solenidade também vai celebrar a marca histórica de 20 anos da premiação no município. A programação do evento, que acontece no Clube Social, tem desfiles e shows ao vivo com pratas da casa, além do coquetel de confraternização entre premiados, familiares, amigos e convidados.

Farmácia Economize +: Medicamentos com até 70% de desconto

Você pode encontrar medicamentos com até 70% de desconto na Farmácia Economize +. Isso mesmo, 70%. Passe na farmácia agora mesmo e pesquise se o remédio que você precisa está com esse mega desconto. A Farmácia Economize + fica localizada na Rua Rio de Contas, 311, em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-0587 e (77) 99917-6106.

Eleições 2016: MP emite recomendação vedando pedido de votos em templos religiosos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com recomendação emitida pelo Ministério Público (MP), é proibido pedir votos em templos religiosos. A proibição de exibir propaganda política em locais de culto está prevista na Lei 13.615/2015. Os candidatos, partidos e coligações que desobedecerem a recomendação podem sofrer penalidades na Justiça Eleitoral, como sanções e até cassação do registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo a legislação eleitoral, também é proibida a doação direta em dinheiro a propagandas e candidaturas por parte de instituições religiosas. Os cidadãos podem fazer denúncias dessa natureza diretamente no Ministério Público.

Unopar: Ainda dá tempo de fazer a sua matrícula sem pagar nada agora

Em Brumado, a direção da Unopar informa que as aulas deste semestre já tiveram início no último dia 1º. Mesmo assim, ainda dá tempo de realizar a matrícula com a promoção “Faça a sua matrícula sem pagar nada agora”. Os interessados podem entrar em contato com o polo pelos telefones: (77) 3441-7979 ou 99949-5503. A Unopar fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araujo, 55, Bairro do Hospital. Unopar, mais próxima para você ir mais longe.

Brumado: Polícia Militar recupera bens roubados na zona rural e prende os bandidos Foto: Divulgação/PM

Três indivíduos invadiram e saquearam duas casas na Fazenda Cachoeira, na zona rural de Brumado. Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) se deslocou até o local e conseguiu interceptar o trio na estrada, voltando para a cidade. 

Brumado: Polícia Militar recupera bens roubados na zona rural e prende os bandidos Foto: Divulgação/PM

Com eles foram encontrados um aparelho de DVD, um ventilador, uma TV, um colchão, um botijão de gás, uma panela de pressão, vários fios, dois alicates, um martelo, uma calculadora e uma bomba para bicicleta. Segundo informações da polícia, os indivíduos foram identificados como Caio Costa Santos, Matheus Lucas Souza Martins e Leandro Benigno Martins. Todos foram apresentados na delegacia, juntamente com os objetos recuperados.

STF investiga Dilma e Lula por tentarem obstruir Justiça Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na terça-feira (16) a abertura de inquérito contra a presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por obstrução da Justiça. Segundo o jornal O Globo, o caso está sob também são alvo da apuração os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante.  Investigadores da Operação Lava Jato apontam que Dilma nomeou Lula como ministro com o propósito de dar a ele foro privilegiado.  O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a abertura de inquérito no início de maio. No entanto, a investigação começou apenas hoje, com a determinação de Teori.

Arquivo