Foto: Divulgação O presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Léo Vasconcelos (PDT), participou da cerimônia de posse do corregedor-geral do Ministério Público Estadual para o biênio 2018-2020, o procurador de justiça Zuval Gonçalves Ferreira. Com a presença de autoridades de diversos órgãos, o novo corregedor-geral citou a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Brumado como um parente ilustre da família. Destacou as atribuições conferidas pela Constituição Federal ao Ministério Público, ressaltando a importância da Corregedoria para o fortalecimento da Instituição. Ele ainda afirmou que irá trabalhar para cumprir o conjunto de atribuições próprias da Corregedoria, assim como a modernização e atualização institucional. “Ficamos extremamente emocionados em participar da cerimônia de posse de Dr. Zuval, pessoa de nossa família, que conquista mais uma grande vitória em sua carreira exemplar. Temos certeza que muitos degraus ainda há de galgar”, disse Vasconcelos. Na oportunidade, o presidente do legislativo brumadense convidou o novo corregedor-geral do MP para visitar Brumado.
De acordo com denúncias de populares, o prefeito da cidade de Feira da Mata, Aparecido Alves da Silva (PPS), o Cidim, vem empregando vários parentes na Prefeitura Municipal. Na denúncia, alguns moradores relataram que a esposa do gestor ocupa um cargo na prefeitura. Além desta, o prefeito também teria nomeado irmãos e cunhados. De acordo com o Radar Guanambi, caso as denúncias sejam verídicas, o gestor pode incorrer em crime de improbidade administrativa pela prática de nepotismo. Ainda de acordo com a denúncia, em alguns casos para burlar a legislação, o gestor teria efetuado contratos administrativos com alguns parentes para não aparecem na folha de pagamento da prefeitura na qualidade de funcionários. O prefeito ainda não se manifestou sobre as denúncias. Segundo informações da coordenação do Centro de Apoio Operacional de Proteção da Moralidade Administrativa (Caopam), somente no ano de 2017, após posse dos novos prefeitos, o Ministério Público já recebeu mais de 15 representações encaminhadas por cidadãos de vários municípios, denunciando a prática de nepotismo nas prefeituras municipais.
A empresa MS Gestão Empresarial e Construção Civil oferece para você uma solução completa de Sistema de Gestão Integrada à plataforma de e-commerce. Os serviços dispõem de alvará e legalização de obras, Habite-se, gerenciamento e gestão, orçamento, fiscalização e vistorias e projeto arquitetônico e estrutural - falar com a Engenheira Giselly Carvalho nos telefones (77) 9992-3348 ou (77) 99126-5783. Além disso, a MS Gestão Empresarial também oferece financeiro, estoque, Sped, Sintegra, NFC-e e NF-e - falar com Maicon Moreira nos telefones (77) 99113-7298 ou (77) 99830-2582.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Através de um novo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a prefeitura de Brumado e a ONG AuAu, ficou acertada a realização de obras de reparo e adequações para o funcionamento do canil construído à margem da BR-030, próximo a uma fábrica de cimentos, sentido Brumado/Tanhaçu. A obra, inaugurada desde o mês de dezembro de 2016, com custo de pouco mais de R$ 135 mil, não foi aprovada nem pela atual gestão e nem pela ONG, que alegaram dificuldades de logística para instalação de água e energia, além de espaço construído limitado abaixo do projeto inicial para abrigar a quantidade de cães que circulam nas ruas da cidade, bem como de deslocamento para atender as necessidades operacionais do espaço. O canil reprovado pelas partes interessadas ficou todo o ano de 2017 inutilizado, sofrendo com as ações do tempo. No entanto, como houve o emprego de recurso público no local, o Ministério Público Estadual (MPE) convocou as partes e concedeu um prazo de 180 dias para que o canil passasse a funcionar ou ambos sofrerão as sanções da lei. Com essa imposição, a prefeitura já se mobilizou e inciou a limpeza da área para instalação de água e energia, além de se responsabilizar pela alimentação dos animais abrigados no local. À ONG coube a missão de cuidar dos animais recolhidos e do espaço cedido. O site Achei Sudoeste apurou que o local não seguiu a planta do projeto e foi construído em tamanho reduzido, tendo capacidade para abrigar no máximo 25 cães. A obra também negligenciou a construção de um muro cercando o canil. Com o TAC, a princípio, a prefeitura irá cercar os módulos construídos, o que, do ponto de vista da ONG, limitará ainda mais a capacidade do local. A organização sugere a instalação de uma cerca de alambrado por completo, o que permitirá atingir toda a área disponibilizada, aumentando, dessa forma, a capacidade para receber um número mais expressivo de animais recolhidos. Atualmente, só a Auau mantém duas residências alugadas que abrigam 60 cães retirados das ruas de Brumado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A prefeitura de Brumado estuda a possibilidade de instalar a sede da Guarda Civil Municipal (GCM) no complexo onde antes funcionava o extinto Derba, na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, ao lado da praça de estacionamento do Mercado Municipal. Como há várias repartições no complexo, a prefeitura pretende reformar um dos imóveis para receber a GCM local. Porém, quando o prefeito conseguiu barganhar o local por outro imóvel com o Estado, a proposta apresentada foi para construção de uma Central de Abastecimento (Ceasa), um ponto de transbordo de mercadorias na área, o que causou estranheza diante da nova proposta de instalação da GCM. O site Achei Sudoeste apurou que a Administração também cogita utilizar o local para agregar outras repartições, tanto do Estado como do próprio Município, transformando o mesmo em um centro administrativo misto. Outra alternativa estudada pela gestão é endereçar a GCM ao prédio onde antes funcionava o Posto Central da 2ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária Estadual, na mesma região, porém não há nenhuma movimentação de reformas ou reparos no antigo endereço da PRE.
Foto: Vinícius Brito Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo se reuniram com gestores, coordenadores e técnicos das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Educação (SEC) e membros da sociedade civil com o objetivo de debater iniciativas para revitalizar e aprimorar o trabalho da Escola Família Agrícola (EFA), no município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. Durante a reunião, no Gabinete da SDR, em Salvador, foram discutidos assuntos sobre questões estruturais, requalificação dos espaços construídos, grade curricular, estratégias pedagógicas, oferecimento de cursos tecnológicos e superiores, aplicação de tecnologias sustentáveis, entre outras demandas. O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, explicou que a agenda foi um desdobramento da visita que o governador Rui Costa fez ao Território Velho Chico no fim do mês de abril. Ele ainda enalteceu o esforço conjunto da sua pasta e da SEC, como também o apoio dos deputados Waldenor e Zé Raimundo à questão, destacando que a unidade de Riacho de Santana, como todas as EFAs, forma profissionais com um perfil diferenciado, capacitados para enxergar os biomas, as comunidades e os aspectos da agroecologia, além de garantir que a juventude permaneça no campo e haja a sucessão rural.
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, um morador do Bairro Valérios colheu um mamão de 60 centímetros pesando 7,9 quilos. Edmundo Assis Rocha, conhecido como Nenzinho dos Valérios, disse que no pé de mamão onde ele colheu o fruto gigante ainda há mamões verdes que devem alcançar ou superar o tamanho da fruta. “Nunca vi um mamão desse tamanho. Fiquei muito impressionado quando a fruta começou a crescer fora do normal”, afirmou ao blog Regional. Para os especialistas, a qualidade da terra e as condições climáticas do local colaboraram para o crescimento exagerado do fruto.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Com o apoio e presença de representantes da 18ª Ciretran, Polícia Rodoviária Estadual, 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, Tiro de Guerra 06/024, Samu 192, Guarda Civil Municipal (GCM), secretarias municipais de desenvolvimento, educação, saúde, infraestrutura e planejamento, a Superintendência Municipal de Transito e Transportes (SMTT) realizou a solenidade de lançamento da campanha Maio Amarelo 2018 em Brumado. A solenidade que contou também com a presença de representantes de autoescolas, alunos de escolas públicas, soldados do TG 06/024 e populares em geral foi realizada no auditório da prefeitura, na tarde de segunda-feira (14). Na ocasião, o superintendente interino da SMTT, João Nolasco, oficializou o início da campanha com um discurso convocando a comunidade brumadense a participar na reeducação do trânsito local.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Ele ainda falou sobre algumas medidas que estão sendo aplicadas estruturalmente para melhoria do tráfego em várias ruas da cidade. Já o coordenador de educação de trânsito, Jansen Ricardo, abordou os efeitos da campanha e a logística empregada para conscientizar a comunidade em geral a colaborar com a melhor segurança no transito local. Por fim, a coordenadora geral da central de regulação do Samu 192, Regina Coqueiro, apresentou um pré-relatório do primeiro semestre do ano, apontando uma ligeira diminuição no número de acidentes em comparação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, ela reforçou os trotes como grande vilão, principalmente em Brumado. A programação do Maio Amarelo seguirá no decorrer do mês com palestras nas unidade de ensino e nas empresas do município, além de muitas blitz educativas com panfletagem nas ruas das cidade.
Foto: Camila Queiroz O prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval Meira (PR), assinou, na tarde desta segunda-feira (14), o Termo de Convênio que viabiliza recursos no valor de R$ 644 mil para construção da Praça São João. O ato contou com a presença do diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística (Diurb) da Conder, Airton Villaça, e da deputada estadual Ivana Bastos (PSD). O recurso é proveniente de emenda de autoria da parlamentar e do apoio do governador Rui Costa (PT). Sempre em busca de investimentos e melhorias para Dom Basílio, a deputada destacou a satisfação em poder levar mais essa obra. “Dom Basílio merece esse investimento. A construção da praça é importante para proporcionar um espaço de lazer para os moradores, bem como deixar a cidade mais bonita. Estamos acompanhando cada passo para que a obra seja concretizada o mais rápido possível”, afirmou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Como já era esperado, os constantes aumentos no preço da gasolina provocaram um efeito cascata na economia, atingindo vários setores que envolvem a logística e o transporte de mercadorias e prestação de serviços, o que deverá ser sentido o mais breve possível na renda básica das famílias. Estas logo perceberão aumentos no valor final das cestas básicas e nos artigos de vestuário. Como efeito imediato, o setor de transportes é o primeiro a sofrer aumento com a inflação gerada pelos constantes reajustes. Em Brumado, por exemplo, cidade do centro-sul baiano, com cerca de 70 mil habitantes e uma frota rotativa diária de mais de 35 mil veículos, o predomínio é de táxi e mototáxi como alternativa de frete de transporte. O site Achei Sudoeste ouviu representantes das duas categorias, que confirmaram as intenções de reajustarem o mais breve possível as tarifas de frete. Como não há a utilização de taxímetro, em Brumado, os valores de táxi e mototáxi são tabelados através de acordo verbal estipulado entre os profissionais da área. Atualmente, o valor médio de curta distância de uma corrida de táxi no município fica em torno de R$ 12 e de mototáxi R$ 3,00. Com a gasolina mais cara a cada semana, o transporte fretado sofrerá os reajustes até a primeira quinzena de junho. “Estamos estudando um valor meio termo para nós e para os nossos clientes. Não podemos seguir o modelo da Petrobras de reajustar nossas corridas todas as semanas, mas também não vamos conseguir continuar com o carro ou moto na rua com os valores ultrapassados, infelizmente tudo vai pra conta do consumidor final”, ponderam alguns representantes das categorias.
Quer perder peso de maneira saudável? A Praticook está disponibilizando 30 dias de dieta completa com preço promocional. São cinco refeições por dia, tudo pronto para ajudar você a perder peso. A dieta hipocalórica de apenas 800 kcalorias promete um emagrecimento saudável e gostoso, com pratos diversificados e refeições saborosas. Garanta já o seu pacote na Praticook! A loja fica localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Já virou rotina: a cada semana, o preço da gasolina é reajustado nos postos de revenda em Brumado. No último domingo, o litro do combustível passou de R$ 4.499 para R$ 4.599. O aumento de R$ 0,10 por semana tem feito alguns motoristas brumadenses repensarem sobre a utilização dos seus automóveis. “Eu não vou ter condições de manter. A despesa da gasolina já é quase o dobro das despesas de casa, ou seja, abastecer o carro está sendo muito mais caro do que abastecer uma casa com quatro pessoas. Absurdo isso!”, disse um condutor ao abastecer o seu veículo na última terça-feira (15). “O que mais se vê hoje em Brumado são as placas de vende-se nos carros. Ninguém tá conseguindo manter o veículo com esse valor astronômico da gasolina. Meu salário não tem reajuste semanal, mas o carro está me sugando cada vez mais a cada semana e as despesas só para abastecimento do veículo não condizem com a minha realidade econômica”, protestou outro motorista ainda na bomba de abastecimento. O site Achei Sudoeste tentou novo contato com os empresários do ramo dos postos de combustíveis, mas não obteve êxito em busca dos esclarecimentos acerca dos constantes aumentos no preço da gasolina. “No ritmo que estamos indo, a Petrobras vai obrigar os consumidores a pagarem R$ 5,00 no litro da gasolina até o encerramento deste semestre. Aí manter um carro será realmente status ou ostentação para poucos”, refletiu um taxista.
A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Através da portaria nº 024/2018, de 15 de maio de 2018, foi publicada a exoneração do secretário geral da Câmara de Vereadores de Brumado, o administrador Amilcar de Lima Gama, mais conhecido como Miquinha. Amilcar foi nomeado em janeiro de 2017, indicado pela vereadora Lia Teixeira (PDT). O site Achei Sudoeste tentou contato com o ex-secretário para tratar do assunto, mas o mesmo não foi encontrado. Nos bastidores, nossa reportagem apurou que uma batalha política entre o grupo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e a família Bonfim teria sido o estopim que motivou a exoneração do secretário de suas funções na casa legislativa. Ainda de acordo com as informações, Teixeira, que outrora era aliada, agora rompeu com o deputado estadual Vitor Bonfim (PR). Sob pressão do bloco do prefeito que apoia a pré-candidatura do empresário Márcio Moreira (Patriota), a parlamentar, que detém o cargo, se viu obrigada a indicar a exoneração de Amilcar pelo fato de o mesmo não se curvar e manter a sua fidelidade ao deputado que disputará a reeleição no pleito de outubro. O grupo, que até pouco tempo andava em sintonia, agora está totalmente desnorteado com a guerra declarada entre os Bonfins e o grupo do prefeito brumadense, tendo a pré-candidatura de Moreira como principal motivo para o rompimento do tratado de paz entre as partes. Nossa reportagem apurou ainda que já foi indicado o nome do advogado Diogo Garcia Amorim para assumir a secretaria geral da casa legislativa, porém, até a conclusão desta matéria, ainda não havia sido publicada a portaria confirmando a nomeação do mesmo.
Foto: Divulgação/PC O Tribunal do Júri realizado em Vitória da Conquista condenou o réu Dernevaldo Moreira Pereira a 26 anos de reclusão por um duplo homicídio praticado em dezembro de 2015. Segundo informações que constam no processo, Dernevaldo Pereira, conhecido como ‘Dedé’, e Lindomar de Jesus, vulgo ‘Chacal’, efetuaram vários disparos de armas de fogo contra Willian Cruz Andrade e Evanilson de Jesus Silva em via pública. As vítimas tentaram fugir, mas foram perseguidas e mortas. O réu foi denunciado pelo crime de duplo homicídio, qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa das vítimas. A denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE) foi sustentada no Tribunal pelo Promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira. Na sentença, o juiz Reno Viana Soares determinou o cumprimento da pena em regime inicial fechado.
Foto: Divulgação O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou novamente um pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em decisão desta segunda-feira (14), o ministro negou seguimento ao habeas corpus, por considerar que o pedido perdeu o objeto. De acordo com o G1, relator da Operação Lava Jato no STJ, Fischer já havia negado o pedido de liminar no dia 6 de abril, véspera da prisão de Lula. Na época, a defesa alegava que ele não poderia começar a cumprir pena porque ainda restava um segundo último recurso contra a condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de segunda instância. Nesta segunda, Fischer decidiu arquivar o pedido por considerar que ele perdeu o objeto, já que o TRF-4 rejeitou esse segundo recurso e manteve a condenação do ex-presidente por corrupção e lavagem no caso do tríplex a 12 anos e 1 mês de prisão. Ainda cabe recurso da defesa de Lula contra a decisão de Fischer.
Foto: Divulgação/PRF A Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o apoio da Cipe/Sudoeste e da Rondesp, apreendeu cerca de 500 kg de maconha e prendeu dois suspeitos na madrugada desta terça-feira (15), no posto do km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 131 km de Brumado. A polícia abordava um dos carros, que servia como batedor, quando o segundo veículo rompeu a barreira policial em alta velocidade. Houve perseguição até o carro tombar em um barranco. O condutor Thiago de Oliveira Matos foi detido e dentro do carro foram encontrados aproximadamente 550 tabletes de maconha prensada. No carro batedor havia dois suspeitos. De acordo com o Blitz Conquista, o passageiro Felipe Melo Moraes foi detido, mas o condutor fugiu e não foi localizado. Segundo a polícia, a dupla relatou que pegou a droga em São Paulo para ser entregue em Fortaleza. Pelo serviço, eles receberiam R$ 5 mil. Durante a averiguação, ficou constatado que um dos veículos era roubado e ostentava placa de outro carro. Os suspeitos e a droga foram apresentados no Disep e autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em seis dias, o número de casos confirmados da gripe H1N1 subiu de 100 para 114, um avanço de 14%. O boletim que atualizou os dados foi divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) na manhã desta terça-feira (15). De acordo com o órgão, apesar do avanço dos casos, o número de pessoas mortas não cresceu em relação ao último levantamento, que foi divulgado no dia 9 de maio. Desde lá, os óbitos relacionados à gripe H1N1 permanecem em 15. Segundo o G1, o boletim divulgado nesta terça-feira leva em conta os dados registrados no estado de janeiro até o sábado (12). No mesmo período de 2017, foram contabilizados dois casos da doença, sem mortes. A doença tem ocorrido em maior recorrência com menores de cinco anos e maiores de 60 anos. Os idosos são as principais vítimas mortas (63,1%).
Na última segunda-feira (14), a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deu provimento, por unanimidade, a um dos recursos do Município de Guanambi contra uma decisão liminar da desembargadora Pillar Célia de Claro, que o proibia de contratar servidores temporários. Com a proibição, a cidade teve os serviços essenciais paralisados durante todo o mês de janeiro, o que causou enormes complicações à gestão administrativa e a população local. Com a reforma da decisão liminar, a Ação Civil Pública original, que já tem sentença favorável ao Município, também será examinado pela segunda instância, mas sem prazo para julgamento.
Foto: iStockphoto/Getty Images De acordo com a pesquisa MDA divulgada nesta segunda-feira, 14, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 31,5% dos brasileiros têm o costume de sempre verificar se as informações que consomem são verdadeiras e 68,2% já ouviram falar sobre a existência de notícias falsas, as chamadas fake news. Por outro lado, 4,5% acreditam em todas as informações com que têm contato. De acordo com a Veja, entre os assuntos sobre os quais os brasileiros mais se informam, conforme a pesquisa, destacam-se entretenimento (42,5%), política (28,2%), esporte (20,6%), economia (15,0%), educação e trabalho (12,4%), cidades (11,2%), saúde (10,6%) e viagens e turismo (3,7%). O levantamento ainda mostra que 49% dos entrevistados utilizam a internet todos os dias para ver notícias; 9,1% acessam a rede vários dias por semana; 6,1%, poucas vezes por mês; 7,2%, raramente. Não fazem uso da rede mundial de computadores para se informar 28,6% da população. Os dados da pesquisa encomendada pela CNT foram coletados pelo MDA entre os dias 9 e 12 de maio, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades federativas. O número de registro do levantamento é o BR-09430/2018.
Foto: Divulgação A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou na última sexta-feira (11), na 21ª Subseção de Brumado, a Solenidade de Posse das Comissões da Subseção. Para a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos advogados, com atuação na Comarca de Livramento de Nossa Senhora, foram empossados os advogados Guto Rodrigues Tanajura, Marcela Diniz Carvalho e Marcos Vinícius Lima Aguiar. A solenidade foi prestigiada por muitos advogados do quadro da 21ª Subseção de Brumado, que abarca diversos municípios, sendo a comitiva de Livramento formada por 15 advogados. As prerrogativas dos advogados estão previstas pela lei n° 8.906/94, em seus artigos 6º e 7º. A lei garante a esse profissional o direito de exercer a defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia. Essas regras garantem, por exemplo, que um advogado tenha o direito de consultar um processo até mesmo sem uma procuração, ou nos casos de ações penais e inquéritos protegidos por sigilo judicial. Ou seja, são garantias fundamentais, previstas em lei, criadas para assegurar o amplo direito de defesa.
Foto: Secom A promotora de Justiça de Barreiras, Rita de Cássia Cavalcanti, ingressou com uma ação civil pública para que 91 presos de facções criminosas não sejam transferidos da prisão de Itabuna para o conjunto prisional de Barreiras, no oeste baiano. A promotoria também pede a interdição parcial do conjunto, alegando que a estrutura não tem condições de receber mais detentos. A unidade prisional possui 384 vagas para regime fechado e no momento conta com 432 presos, representando um excedente de quase 50 presos. O local possuiria 128 vagas para regime semiaberto, no entanto, o espaço não pode ser utilizado pois não tem grades nas janelas, o que facilitaria a fuga dos presos, tornando as vagas inexistentes. Além da questão espacial, a unidade também está enfrentando problemas quanto a falta de servidores no local. “Com base nessa ausência de servidores e com base nessa total inadequação também, do espaço destinado ao regime semiaberto, a gente tá pedindo a interdição parcial para não receber mais presos”, explicou a promotora.
Foto: Secom Os 91 presos, oriundos dos municípios de Ilhéus, Uma, Canavieiras, Uruçuca, Itacaré e Maraú e Itabuna, cumpriam pena no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, e posteriormente seguiram para Conjunto Penal de Itabuna. A transferência para Barreiras foi iniciada na madrugada desta segunda-feira (14). Segundo a promotora, a transferência aconteceu com a justificativa de rebelião e superlotação no conjunto de Itabuna. “É irresponsável que a corregedoria transfira uma facção inteira pra outra unidade prisional. Talvez uma medida intermediária seria dividir esses presos pra unidades mais próximas de Ilhéus”, afirma a promotora. Segundo ela, o ato da corregedoria fere os direitos dos presos, colocando eles a mais de mil quilômetros das suas famílias e dos seus advogados ao transferi-los para a unidade de Barreiras.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O empate alucinante de 4x4 entre Espanhol e Botafogo na tarde do último sábado, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, garantiu ao time do Bairro Dr. Juracy a última vaga para a fase semifinal do Campeonato Brumadense de Futebol 2018. O embate entre as duas equipes teve todos os ingredientes de uma partida decisiva: gols, polêmica com a arbitragem, confusão, mas, acima de tudo, muita emoção do início ao fim, o que também mexeu com os nervos do time do Boleiros, que, de fora, mas torcendo por um tropeço, secou o Espanhol. Com apenas cinco minutos de jogo, o Espanhol já vencia a partida por 2x0 e não contava com a surpreendente reação do Botafogo, que correu atrás do prejuízo e virou o placar para 4x2, resultado que perdurou até os 42 minutos do segundo tempo. O mesmo classificava o Boleiros à próxima fase, após tumulto que envolveu até troca de socos entre um membro da comissão técnica do Espanhol e o bandeirinha João Augusto por conta da suspensão da marcação polêmica do impedimento que culminou no quarto gol do Botafogo. A partida foi reiniciada e, com os ânimos mais controlados, o time do Espanhol se projetou ao ataque e conseguiu arrancar o heróico empate já nos acrescimentos, aos 48 minutos de jogo, resultado que lhe conferiu à vaga para enfrentar o Vila Nova no próximo domingo - pelas semifinais, no sábado, terá o duelo de titãs, entre Feirense e Umburanas.
