Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Devido a uma lei do ano de 2016 que criou dois cargos comissionados desprovidos de atribuições, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o Município de Brumado. De acordo com o órgão, embora tenha criado os cargos comissionados, o Município autorizou a contratação temporária para os mesmos cargos. O MP-BA ressaltou que a norma afronta diretamente as Cartas Estadual e Federal. No dia 27 de abril, a desembargadora Regina Helena Ramos Reis, do Tribunal de Justiça da Bahia, determinou a notificação do prefeito para que preste informações no prazo de 15 dias. A mesma notificação e igual prazo foram direcionados ao presidente da Câmara Municipal.
Foto: Reprodução/TV Bahia A técnica de segurança Érika Cruz, moradora de Salvador, tenta há um ano realizar uma ressonância magnética de abdômen por meio da rede municipal de saúde. Ela precisa fazer o exame porque tem suspeita de endometriose e busca, há quatro anos, realizar o sonho de ser mãe. De acordo com o G1, sem condições financeiras para ir a uma clínica particular, aos 32 anos, ela tem receio de que, com o passar do tempo, diminuam as chances dela engravidar. Ela descobriu que uma das trompas esta obstruída depois de ir a uma médica especializada em reprodução humana, que fez a solicitação do exame no dia 25 de abril de 2017. No dia seguinte, ela deu entrada no pedido no posto de saúde no bairro de Paripe, onde existe um setor de regulação de exames de alta complexidade, mas ainda não conseguiu o agendamento. A diretora de regulação de Salvador, Marta Rejane, disse que faltavam informações na solicitação do exame feita pela médica de Érica, para que ela tivesse uma classificação de risco apropriada e, assim, ter prioridade na realização do exame. As classificações de risco são feitas por cores. Érika foi classificada como “verde” e acabou atrás das classificações “amarelo”, “laranja” e “vermelho”, consideradas mais graves.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Aumentou significativamente a consulta de crianças de até 05 anos de idade nas unidades básicas de saúde de Brumado devido às mudanças climáticas com a aproximação do inverno. Desde o início do mês de abril, o tempo mudou consideravelmente no município. O céu cinza e a maior presença de nuvens escuras têm contribuído para queda da temperatura nas madrugadas, deixando o ar mais seco. Profissionais da saúde pública local informaram ao site Achei Sudoeste que, neste período, o público mais atingido é de crianças com rinite ou sinusite, as quais comparecem às unidades de saúde comunitárias, onde, além da consulta com o pediatra, passam por sessões de nebulização para descongestionar as vias nasais. O alerta aos pais é para obrigar os filhos a ingerirem bastante líquido para manter o corpo hidratado. “O tempo de aspecto frio engana o metabolismo do corpo que pede menos água e é daí que surgem muitos casos de crianças com essas enfermidades de temporada”, disseram os profissionais da saúde.
Em resposta ao trabalho do mandato da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e do prefeito Alan Vieira (PSD), foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (03) o aviso de licitação para as obras de pavimentação e drenagem dos acessos à BR-430 do município de Riacho de Santana. Ao todo, serão pavimentados 5.3 km de estrada, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado. Receberão asfalto em TSD os acessos da BR-430 aos bairros Vila Maria e Alto da Boa Vista; à avenida do agricultor que dá acesso à Escola Família Agrícola; além do acesso às casas do Minha Casa Minha Vida na estrada da Santana e a pavimentação do trecho do distrito de Botuquara à BR-430. Para a deputada, a pavimentação é fundamental para o desenvolvimento do município. “Nos reunimos diversas vezes com o secretário e com o superintendente de Infraestrutura, falamos também com o governador, que visitou o município na semana passada, e aproveitamos para mostrar as necessidades do município. Essa publicação é resultado de um esforço em conjunto para garantir o crescimento de nossa Riacho de Santana. Sem dúvidas, a intervenção trará mais segurança e melhores condições de trafegabilidade para a população”, comentou Ivana.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Profissionais médicos, brasileiros e estrangeiros inseridos no Programa Mais Médicos, contratados para atuarem nas unidades básicas de saúde nas microrregiões de Brumado e Guanambi, se encontraram na última quinta-feira (03), na sala de treinamentos da prefeitura de Brumado. No local, eles participaram de uma oficina de atualização ou espaço pedagógico de aperfeiçoamento do profissional com vistas à atuação nas unidades básicas, estreitando o relacionamento médico comunidade. O programa pedagógico abordou vários subtemas tratando desde a linguagem coloquial regional de cada comunidade até a atenção voltada para enfermidades como as gripes sazonais, a tríplice virose (dengue, zika e chikungunya), transmitida pelo aedes-aegypti, e outras que preocupam a saúde pública em geral. O evento, que foi promovido pelo Ministério da Saúde, conta com o apoio da secretaria estadual de saúde, bem como das secretarias municipais das cidades inclusas na oficina.
O Dia das Mães já começou na Squaresom e na Polly Móveis, em Brumado. Nas lojas, vários produtos estão com preços promocionais, tudo para você presentear a sua mãe com o melhor. Tem televisão, celular, chapinhas e vários eletrodomésticos com as melhores condições de pagamento. Além disso, ao fazer as suas compras em uma das lojas, você concorre a um dia de beleza e aos prêmios da campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Passe agora mesmo na Squaresom e Polly Móveis e escolhe o presente ideal para sua mãe. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab), Ivan Caires, visitou esta semana a maior feira agropecuária da América Latina, a Agrishow, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. No evento, ele buscou se atualizar com as novas tendências do mercado e produtos a serem investidos no meio agrícola e agropecuarista. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o cooperativista esclareceu que a sua passagem pela Agrishow foi programada como uma espécie de laboratório com vistas a reformular as próximas edições da Exposição Agropecuária de Brumado - a ExpoBrumado, criando novos atrativos e investimentos, tanto para os expositores como para o público que prestigia a festa agropecuária da capital do minério. Caires disse ainda que ganhou mais experiência e que pretende retransmitir os conhecimentos adquiridos aos demais componentes da Coopmab, bem como aos membros da comissão organizadora da ExpoBrumado. “Posso dizer que foi uma visita de expansão de horizontes. Estou mentalizando bem cada detalhe que encontro para também copiar em nossa exposição já a partir da próxima edição, o que poderá elevar ainda mais o nível do nosso evento”, declarou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Utilizando uma máquina retroescavadeira e com o apoio da polícia militar, a prefeitura de Brumado derrubou um imóvel onde há 20 anos funcionava uma borracharia no início da Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, ao lado do Estádio Municipal Gilberto Cardoso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o procurador jurídico do município, Higo Marinho, esclareceu que o terreno pertence à União e por muitos anos era utilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) como área de manobra das locomotivas da linha férrea que corta a cidade. No entanto, após a desativação, o local foi ocupado e a borracharia foi construída.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O procurador relatou ainda que o Dnit solicitou o apoio da prefeitura para reintegração da posse à União. Há cerca de 15 anos, a prefeitura provocou o órgão e, desde então, vem travando uma luta judicial pelo espaço, que está nos projetos para o alargamento de uma via extensa, como rota alternativa, interligando o centro comercial ao campus do Ifba e região adjacente. A ação de demolição da propriedade ocorreu no início da noite desta quinta-feira (03), o que atraiu a atenção de muitos curiosos. O próprio borracheiro esteve no local acompanhando toda a ação e fez questão de gravar vários vídeos de protesto contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. A presença de alguns representantes e servidores da Administração criou um clima tenso, porém a presença da polícia foi o suficiente para conter os mais exaltados.
Foto: José Carlos Costa Em Guanambi, a 141 km de Brumado, os professores da rede municipal de ensino ficaram mobilizados em frente à porta da prefeitura na última quinta-feira (03). A categoria reivindica a aplicação do piso e reajuste salarial. Em busca de apoio à causa, eles participaram de sessão ordinária na Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (30). Na oportunidade, a vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Guanambi utilizou a tribuna livre para falar sobre a questão. Em nota, a Administração Municipal declarou que ainda não recebeu o repasse da verba do Fundeb deste ano. O prefeito colocou as contas à disposição do sindicato e da categoria. Se for concedido, segundo a Administração, o reajuste terá um impacto em mais de R$ 7 milhões neste ano, ultrapassando o recurso destinado ao pagamento dos professores. A nota ressalta ainda que, mensalmente, o município tem de complementar com recursos próprios para quitar a folha de pagamento dos professores.
Quer perder peso de maneira saudável? A Praticook está disponibilizando 30 dias de dieta completa com preço promocional. São cinco refeições por dia, tudo pronto para ajudar você a perder peso. A dieta hipocalórica de apenas 800 kcalorias promete um emagrecimento saudável e gostoso, com pratos diversificados e refeições saborosas. Garanta já o seu pacote na Praticook! A loja fica localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O aumento da população canina nas ruas de Brumado é um assunto muito repercutido entre os veículos de comunicação do município, que já denunciaram as preocupações tanto do setor de trânsito quanto da saúde pública local. O tema voltou a ser debatido na Câmara de Vereadores, levando um vereador a abrir uma ação provocando o Ministério Público Estadual (MPE) a mover o poder público em busca de medidas para solucionar o problema. Nas últimas semanas foram relatados vários casos de motociclistas que se tornaram vítimas de acidentes causados pelos cães errantes; em alguns casos, os pilotos chegaram a ser atacados pelos animais. Na quinta-feira (03), o site Achei Sudoeste flagrou o momento em que uma matilha formada por 20 cães de rua latia para um motociclista que transportava uma criança para a escola no centro da cidade, obrigando o condutor a realizar uma manobra de risco para se livrarem de um possível ataque dos animais. “Quase todos os dias esses cachorros fazem esse percurso, eles passam a madrugada na Praça da Prefeitura e, logo nas primeiras horas, começam a peregrinar pelas ruas, na maioria das vezes, seguindo alguma cadela no cio. O pior é quando acontece isso aí, eles se sentem ameaçados com a nossa aproximação e para se defenderem partem para o ataque”, disse o piloto a nossa reportagem. De acordo com muitas denúncias já feitas por representantes da associação protetora dos animais e de ONGs que auxiliam na captura e cuidados desses animais, boa parte dos cães são de outras localidades, despejados irregularmente em Brumado.
A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Foi preso em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, um homem, suspeito de ter participação em sequestro, roubo a banco e do assassinato do delegado Marco Antônio Torres, da cidade de Barra da Estiva, a 135 km de Brumado, e que cadastrou dois números de telefone celular com o nome e o CPF do presidente da república Michel Temer (MDB). Guilherme Silva Fraga, de 27 anos, usava os aparelhos para manter contatos com os comparsas. Ele foi detido em operação desencadeada pela Polícia Civil da Bahia e de Minas Gerais na última semana. O suspeito tem uma ficha policial na qual consta também o envolvimento assaltos a bancos, explosões de caixas eletrônicos e sequestros. O presidente da República não teria sofrido nenhum prejuízo direto pelo uso indevido do nome dele e do CPF. O delegado de Investigações Especiais, Herivelton Ruas Santana, da Polícia Civil de Montes Claros, informou que Guilherme Fraga foi levado para Vitória da Conquista, onde está recolhido. Dois integrantes do mesmo bando foram localizados em São Paulo, onde trocaram tiros com a polícia. Um deles, Thales Deivison Souza, foi morto. O outro, Julio Carlos Pereira Rocha, foi preso. Guilherme Fraga é o suspeito do assassinato do delegado de Barra da Estiva (BA), Marco Antônio Torres. Conforme o delegado Herilvelton Ruas Santana, no dia 9 de abril passado, houve uma tentativa de assalto agência do Banco do Brasil em Barra da Estiva, com o sequestro do gerente da unidade bancária e dos familiares dele. Dois dias depois do ataque ao banco, o delegado Marco Antônio Torres, que investigava o crime, foi morto. O corpo foi encontrado carbonizado dentro de uma caminhonete Hilux, que foi incendiada em uma estrada vicinal, em um matagal. A partir daí, foi montada uma força-tarefa pela Secretaria da Segurança da Bahia para investigar e prender os integrantes da quadrilha de assaltantes de banco, também suspeitos da morte do delegado Marco Antônio. As investigações apontaram Guilherme como líder do grupo criminoso e que ele tinha fugido para Montes Claros.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A polícia baiana entrou em contato com a Polícia Civil de Minas, sendo montada uma operação conjunta das forças policiais dos dois estados. Guilherme Fraga acabou sendo preso em uma casa alugada no Bairro Sagrada Família, na região Sul de Montes Claros, onde morava sozinho, sem levantar suspeitas de envolvimento com o crime. De acordo com o delegado Herivelton Ruas Santana, o serviço de inteligência constatou que Guilherme Fraga teve dois telefones celulares com o CPF do nome do presidente da República, cujo nome completo é Michel Miguel Elias Temer Lulia. O primeiro deles foi cadastrado em uma operadora na Bahia, em área de DDD “77” e foi encontrado durante as investigações em anotações que pertenciam ao suspeito da morte do delegado e de assaltos a bancos. “Em Montes Claros, encontramos uma agenda com o nome completo e com o CPF do presidente Michel Temer. Também foi localizado um outro telefone celular cadastrado em nome do presidente da República”, informa Herivelton Ruas. O delegado acredita que o marginal pode ter usado o nome e o CPF de Michel Temer para cadastrar os telefones celulares a fim de dificultar as investigações, buscando “blindar” os aparelhos de medidas judiciais para escutas ou interceptações. “Acho que a intenção é que, se fosse pedida uma interceptação do telefone na Justiça, quando percebesse que o aparelho estava registrado em nome do presidente da República, o juiz ficasse impedido de tomar a decisão (pela interceptação), pois o presidente tem foro privilegiado e, neste caso, a medida somente poderia ser adotada com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou Herivelton. O policial disse ainda que não se sabe até o momento como o suspeito Guilherme Fraga conseguiu o número do CPF de Michel Temer e cadastrou telefones celulares em nome do presidente da República. “Isso mostra uma certa fragilidade das operadoras e do próprio sistema de controle”, avalia Ruas. “Devemos lembrar que o presidente, como consumidor, pode ter feito compra em qualquer loja e fornecido o CPF”, acrescenta delegado. Conforme o delegado, Guilherme Silva Fraga é natural de Montalvânia (extremo Norte de Minas). Uma curiosidade é que o pai dele é vigilante de uma agência do Banco do Nordeste em Montalvânia. Oem.com.br entrou em contato com a Presidência da República, que ainda não se manifestou sobre o caso. As informações são do jornal em.com.br de Minas Gerais.
Foto: Divulgação O prefeito do município de Matina, Juscelio Fonseca (PP), foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em R$ 2 mil. De acordo com o órgão, o gestor deverá adotar providências no sentido de, no prazo de 180 dias, promover a rescisão dos contratos celebrados no primeiro semestre de 2016, caso ainda vigentes, bem como adotar providências com vistas à realização do indispensável concurso público para admissão de pessoal.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na quarta-feira (02), um supervisor da empresa Brookfield Energia Renovável registrou na Delegacia Territorial de Guanambi um furto ocorrido em uma torre no Parque Eólico Pindaí, localizado na Fazenda Beira Rio, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Foram furtados do local um datalog, dois módulos solares de 20wp, um controlador de carga 80w, duas baterias seladas e uma bateria de 100A. De acordo com o Sudoeste Bahia, os produtos foram avaliados em R$ 16.500. A polícia investiga o caso.
Foto: Reprodução/TV Anhanguera Um casal foi preso com R$ 41.150 em notas falsas perto de um shopping no setor Central, em Goiânia, na tarde desta quarta-feira (2). À Polícia Militar, os suspeitos alegaram que traziam o dinheiro do Paraguai e o vendiam após anunciá-lo em redes sociais e grupos de aplicativos de celular. A dupla foi identificada como Gustavo Reis Monteiro, de 26 anos, e Mariana Almanza, de 18, que é colombiana. O G1 não teve acesso às defesas deles. A PM informou que chegou ao casal após receber uma denúncia anônima. De acordo com a polícia, eles cobravam pelas notas 30% do valor “real”. Na abordagem ao carro do casal, foram encontrados R$ 16,9 mil. Na casa do homem, que fica em Ceilândia (DF), foram encontrados mais R$24.250 e uma arma de fogo. “Como ele informou que havia comprado no Paraguai, levantou-se a suspeição, e nos deslocamentos até Ceilândia”, explicou um policial ouvido pela TV Anhanguera. O casal foi encaminhado para a Polícia Federal e vai responder por falsificação de moeda e porte ilegal de arma de fogo. O Código Penal estabelece pena de 3 a 12 anos de prisão para quem for condenado por comercializar dinheiro falsificado e entre 2 e 4 anos para o outro crime.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Secretaria Estadual da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) apura em sigilo de investigação a morte do delegado de Barra da Estiva, Marco Antônio Torres, de 52 anos. Ele foi encontrado morto com o corpo carbonizado no dia 13 de abril (ver aqui). Segundo o Correio, há a suspeita que bandidos que participaram de uma tentativa de roubo a banco em Barra da Estiva sejam os autores do assassinato de Marco Torres. A tentativa de assalto ocorreu no dia 9 de abril. Na ocasião, o grupo sequestrou o gerente da agência bancária. Ambos os crimes foram frustrados pelas polícias civil e militar e passaram a ser investigados pelo delegado Marco Torres, junto com a Delegacia de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin), sediada em Brumado. Ainda segundo o Correio, na semana passada três homens suspeitos de integrar o grupo criminosos foram localizados em São Paulo [um deles morreu] e um, em Minas Gerais. A Associação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb) oferece recompensa de R$ 10 mil para quem der informações que identifique os autores da morte do delegado. A denúncia pode ser feita de forma anônima pelo telefone (77) 98104-1010.
Foto: Carlos Moura/STF O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido feito pela defesa do ex-presidente Lula para suspendera tramitação do processo contra o petista na 13ª Vara Federal de Curitiba. O processo é sobre suspeitas de corrupção na reforma realizada em um sítio de Atibaia, em São Paulo. O local era frequentado pelo ex-presidente. O pedido liminar foi feito após o juiz Sérgio Moro, negar o pedido de remessa do processo para Justiça Federal de São Paulo. A decisão de Moro foi tomada após a 2ª Turma do STF decidir que trechos da delação da Odebrecht que tratavam do sítio e de um terreno em São Paulo supostamente adquirido para o Instituto Lula deveriam ser enviados à Justiça Federal paulista e não ao juiz Sergio Moro. Apesar do ministro negar a liminar, o pedido ainda deverá ser julgado no STF. A defesa quer que o Supremo decida em definitiva onde o processo do sítio deve tramitar. Segundo Moro, o processo contra Lula possui outras provas além dos depoimentos dos delatores da Odebrecht.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste No final da manhã de quarta-feira (02), o Pastor Ângelo Mário Carvalho Araújo, da Primeira Igreja Batista Missionária de Brumado, foi internado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com princípio de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ele estaria sedado aguardando uma vaga em uma unidade de saúde de Vitória da Conquista. Ex-presidente da Ordem dos Ministros do Evangelho do Sudoeste Baiano (OMESB), em Brumado, o Pastor é o atual presidente da Associação Batista Serra Vale, do Vale do São Francisco.
Foto: iStock/Getty Images A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta semana que a poluição do ar representa atualmente o maior risco ambiental para saúde. De acordo com um novo estudo feito pela entidade, nove em cada dez pessoas no planeta respiram ar com altos níveis de poluentes; isso representa 90% da população mundial. Por causa dessa contaminação, 7 milhões mortes anualmente por doenças relacionadas a esses poluentes, como câncer de pulmão, AVC e asma, segundo dados coletados em mais de 4.300 cidades em 108 países. Representantes da OMS lamentaram que os níveis de poluição ainda permaneçam em níveis perigosamente altos em muitas partes do mundo. “Não há dúvida de que a poluição do ar representa hoje, não apenas o maior risco ambiental para a saúde, como também é um grande desafio para a saúde pública no momento”, disse Maria Neira, diretora do Departamento de Saúde Pública, Determinantes Ambientais e Sociais da Saúde da OMS, à CNN.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o deputado estadual Marquinho Viana (PSB) e a senadora Lídice da Mata (PSB) foram multados em R$ 5 mil cada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por propaganda eleitoral antecipada. O Ministério Público Eleitoral (MPE), no dia 29 de junho de 2016, antes mesmo do período destinado à escolha de candidatos em convenções, tomou conhecimento da veiculação de propaganda intrapartidária e eleitoral antecipada por meio de carros de som que estavam circulando na cidade anunciando a pré-candidatura de Vasconcelos à prefeitura de Brumado na época. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o julgamento de um Recurso Eleitoral foi realizado na tarde de quarta-feira (02), na corte eleitoral baiana. Relatado pelo desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, o recurso foi parcialmente provido pelo plenário. O trio socialista havia sido multado em R$ 25 mil cada pelo então juiz da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães.
Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados O Instituto Paraná divulgou nova pesquisa para presidente em dois cenários: com e sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa. O levantamento mostra que sem o petista o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) assume a dianteira na corrida ao Planalto. Bolsonaro fica com 20,5%, seguido por Marina Silva (Rede-AC) e, em terceiro,Joaquim Barbosa (PSB-RJ), que aparece com 11%. Com a margem estimada de erro de 2%, Marina e Barbosa estão tecnicamente empatados. O atual presidente da República, Michel Temer, aparece com 1,7%. Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e Rodrigo Maia (DEM) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada. Já no cenário com Lula, o ex-presidente lidera com 27,6%. A pesquisa do Instituto Paraná ouviu, entre os dias 27 de abril e 2 de maio, 871 pessoas, em 137 municípios de 26 unidades da federação, nas cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR 2853/2018.
Foto: Divulgação/PF A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (03) a Operação Desconstrução, que visa combater crimes de desvio de recursos públicos destinados à área da educação e saúde na cidade de Anagé. Cerca de 30 Policiais Federais, acompanhados de 06 auditores da CGU, cumprem 9 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de intimação nos municípios baianos de Anagé, Tanhaçu e Vitória da Conquista. A operação decorre de uma investigação iniciada em 2015, a partir de denúncia de vereadores da cidade sobre atividades irregulares de três falsas construtoras da região, que, em conluio com o Poder Público Municipal, venceram, quase simultaneamente, 09 licitações de obras, desviando os recursos obtidos sem concluir as obras contratadas. Ao longo das investigações, foi apurado que essas empresas serviam apenas de “fachada” e que, na verdade, não havia concorrência nenhuma. Foi constatado ainda que, entre os anos de 2013 e 2015, a organização criminosa obteve contratos da ordem de R$ 3.791.322,49. Além disso, apurações preliminares da CGU apontam para a ocorrência de superfaturamento pelo pagamento por serviços que não foram executados, bem como a não entrega, por parte da prefeitura, da documentação solicitada pelos auditores. Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e fraude à licitação.
Os usuários do WhatsApp poderão realizar videoconferências em grupo e usar stickers nos bate-papos. O anúncio foi feito durante a F8, conferência para desenvolvedores promovida pelo Facebook. A previsão é de que as atualizações cheguem nos próximos meses ao aplicativo, que realiza diariamente mais de 2 bilhões de minutos de ligações de vídeo e áudio. De acordo com o Tech Tudo, o evento também marca a saída do cofundador do mensageiro, Jan Koun, e a confirmação de que a versão Business do app permanecerá gratuita, contrariando as expectativas da época de seu lançamento. A diretora do WhatsApp informou ainda que a versão do programa voltada para os negócios permanecerá gratuita. O programa já conta com a participação de mais de 3 milhões de empresas, e é possível que as grandes marcas sejam cobradas por vantagens adicionais, que as ajudaria a alcançar mais consumidores – e, consequentemente, a ganhar mais dinheiro.
