Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Ex-deputado Pedro Corrêa cita nome do baiano Mário Negromonte em delação premiada Foto: Reprodução

De acordo com informações da Coluna Satélite, do jornal Correio da Bahia, a delação premiada do ex-deputado federal Pedro Corrêa, do PP de Pernambuco, fazem referência direta ao ex-ministro baiano, Mário Negromonte, que é atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Negromonte é investigado por suspeita de envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobras. Na delação, Corrêa mencionou o nome do ex-ministro ao falar sobre entregas de pacotes de dinheiro para políticos pepistas, encontros com operadores de propina em residências funcionais de Brasília e visitas ao doleiro Alberto Youssef em São Paulo. Os investigadores garantem que os relatos de Pedro Corrêa se somam ao conteúdo dos depoimentos de outros quatro delatores: o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef, Rafael Ângulo Lopes, e o empresário Frank Abubakir. Negromonte nega participação no esquema de distribuição de propinas e se diz inocente de todas as acusações.

Corpo de Bombeiros retira corpo de homem em barragem da zona rural de Guajeru Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (14), um homem identificado como João Ferreira Neto, conhecido como João Prosa Boa, morreu afogado em uma barragem na comunidade Duas Lagoas, zona rural de Guajeru. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na manhã desta terça-feira (15), uma equipe do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista esteve na localidade a fim de retirar o corpo do homem da água. A polícia também esteve na comunidade apurando as circunstâncias da morte. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado (IML) e o laudo da polícia técnica será emitido nos próximos dias.

Segundo estudo, microcefalia ocorre em 1% dos casos de grávidas com zika Foto: AP Photo/Felipe Dana

Nos casos de infecção pelo vírus da zika no primeiro trimestre da gravidez, o risco da ocorrência de microcefalia é de aproximadamente 1%, segundo um novo estudo publicado na revista médica “The Lancet”. A conclusão resultou da análise de dados do surto de zika que atingiu a Polinésia Francesa entre 2013 e 2014. "Estimamos que o risco de microcefalia foi de 1 a cada 100 mulheres infectadas com o vírus da zika durante o primeiro trimestre da gravidez", disse Simon Cauchemez, pesquisador do Instituto Pasteur de Paris e um dos autores do estudo. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores tomaram como base o número de nascimentos durante o surto, o número de bebês diagnosticados com microcefalia, o número de testes positivos para o vírus da zika e o número de casos suspeitos da infecção. De acordo com os resultados obtidos, o risco de microcefalia associada ao vírus da zika é menor do que o risco de malformações associadas a outras infecções. A infecção da grávida por citomegalovírus, por exemplo, resulta em 13% de risco de malformações no bebê. A síndrome da rubéola congênita afeta de 38% a 100% dos bebês cujas mães foram infectadas pelo vírus durante o primeiro trimestre da gravidez. A diferença é que o vírus da zika tem um potencial muito maior de se propagar durante um surto do que outros vírus capazes de levar a malformações de bebês.

ExpoBrumado 2016 será realizada nos dias 15, 16 e 17 de abril

A ExpoBrumado 2016 será realizada no Parque de Exposições Gilson Brito, nos dias 15, 16 e 17 de abril. Além da tradicional exposição, o evento contará com apresentações musicais. A festa e diversão estão garantidas ao som de Fann Estourado, o Baixinho da Ostentação, a Banda Gigantes do Brasil, Paulinho Abelha, Silvânia Aquino e Daniel Diau. A exposição terá início na sexta-feira, 15 de abril, e a previsão é de que muitos negócios sejam viabilizados através do evento.

Brumado: Mãe de jovem preso acusado de racismo diz que filho é inocente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A ex-candidata a vereadora Kátia Cilene Zanfolin da Silva, mãe de Tiago Zanfolim Santos, de 26 anos, preso na madrugada desta quarta-feira (16) acusado de integrar uma organização criminosa que praticou, pela internet, vários ataques injuriosos e racistas às artistas Taís Araújo, Majú, Sharon Menezes, Chris Vianna, Xuxa Meneghel e Angélica, negou o envolvimento do filho. “Meu filho é inocente. Alguém invadiu o computador dele e as redes sociais e postou essas coisas”, disse. Cilene afirmou ainda que a namorada de seu filho é afrodescendente e por isso descarta qualquer crime de injúria e racismo. “Meu filho não vai ficar preso porque ele é vítima disso tudo”, disse a auxiliar de serviços gerais. A polícia apreendeu o celular e o notebook do acusado.

Brumado: Polícia faz operação para combater racismo contra atrizes e jornalista da Globo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), do Rio de Janeiro, realizaram uma operação para combater o crime de racismo contra atrizes e jornalista da Rede Globo na madrugada desta quarta-feira (16) na Bahia, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão e onze de busca e apreensão. Em Brumado, a polícia também cumpriu um dos mandados de prisão. Tiago Zanfolim Santos, de 26 anos, foi alvo de um mandado de prisão temporária. Segundo o delegado regional Leonardo Rabelo, Tiago integra uma organização criminosa que praticou, pela Internet, vários ataques injuriosos e racistas às artistas Taís Araújo, Maria Júlia Coutinho, Sharon Menezes, Chris Vianna, Xuxa Meneghel e Angélica. Com ele, os policiais apreenderam um computador e um celular.  A quadrilha da qual Tiago faz parte também pode estar relacionada a crimes de pedofilia. O indivíduo deve responder pela prática dos crimes de injúria racial, racismo e associação criminosa.

PGR analisa se pede ao STF abertura de inquérito contra Dilma e Aécio Foto: Reprodução

A partir da delação premiada do senador Delcídio Amaral, a Procuradoria-Geral da República deverá decidir nos próximos dias se pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para investigar a conduta da presidente Dilma Rousseff (PT) na nomeação do ministro Marcelo Navarro para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Procuradoria-Geral também deve pedir ao STF a investigação de denúncias contra o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e um dos principais líderes da oposição, o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já é alvo da força-tarefa da Lava-Jato, deve ser investigado pelas denúncias de Delcídio. As medidas a serem adotadas estão sendo analisadas pelo Grupo de Trabalho da Procuradoria-Geral da República. Para investigadores do caso, a delação de Delcídio desnuda uma parte importante da estrutura da corrupção na política brasileira. As revelações do senador ajudariam a montar o quadro geral sobre os desvios de dinheiro público que vem sendo traçado desde o início da Lava-Jato há dois anos. Os desvios estariam incorporados às práticas políticas.

Brumado: Ifba realiza matrículas de segunda chamada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre os dias 21 e 24 de março, o IFBA de Brumado realiza as matrículas em 2ª Chamada dos aprovados no Processo Seletivo 2016. O horário de atendimento é das 8h às 12h e de 16h às 20h. Os convocados devem se dirigir ao Prédio da UAB, 1º andar, setor da CORES, localizado na Rua Antonio Carlos Magalhães, s/n, Bairro do Tanque. O candidato deve apresentar a documentação exigida no edital de matrícula. Aquele que não comparecer para a matrícula nos prazos determinados perderá o direito à vaga. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607.

Polícia prende brumadense por prática de injúria racial contra jornalista e atriz da Rede Globo Foto: Divulgação/Polícia Civil

A polícia civil de Brumado deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) a Operação Cyberstalking e prendeu um homem por prática de crime e injúria racial contra a jornalista Maria Júlia Coutinho e atriz Taís Araújo, ambas da Rede Globo. O Cyberstalking é diferente da perseguição offline no que diz respeito ao meio de execução, ele age por meios tecnológicos, como a internet. Entretanto, a perseguição virtual pode evoluir para a perseguição real ou ocorrer simultaneamente. Em julho de 2015, Majú, como é conhecida a global, foi alvo de comentários racistas em sua página pessoal na rede social Facebook. Já Araújo teve comentários racistas em sua rede social após publicação de uma foto. O site Brumado Notícias apurou que o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, concederá uma entrevista coletiva à imprensa para falar sobre o caso.

Eleições 2016: Vitor Bonfim garante que Aguiberto e Eduardo estarão unidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sua passagem pelo município de Brumado na última sexta-feira (11), o secretário estadual de agricultura, Vítor Bonfim (PDT), garantiu em entrevista ao site Brumado Notícias que o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e seu antecessor, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), estarão juntos nas eleições municipais deste ano. O secretário não detalhou o posicionamento de cada um na chapa, mas garantiu que o grupo que caminhou junto nas três últimas eleições continuará unificado no próximo pleito. O nome de Eduardo já é dado como certo à pré-candidatura. Em contrapartida, em suas últimas aparições em público, o atual prefeito não garantiu que irá tentar se reeleger. Prefeito e ex-prefeito chegaram no mesmo carro para a coletiva com o secretário de assuntos penitenciários, Nestor Duarte, que esteve na cidade na última semana. Sentaram lado a lado, mas não se falaram e quase não se olharam. Apesar disso, Bonfim afirmou que não há hostilidade entre os postulantes e que está garantida a unificação do grupo. “O grupo brumadense que venceu nas últimas três eleições continuará unido”, reafirmou Bonfim.

Após 4 horas de encontro, Dilma não anuncia Lula como ministro Foto: André Coelho/O Globo

Terminou por volta das 23h25, após cerca de quatro horas e meia, o encontro da última terça-feira (15) entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada, em Brasília. Segundo informou o Blog da Cristiana Lôbo, a reunião foi inconclusiva, e os dois decidiram continuar a conversa na manhã desta quarta-feira (16). Acompanhados pelos ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Dilma e Lula discutiram a eventual nomeação do ex-presidente como ministro. Procurada pelo G1, a Secretaria de Comunicação Social informou que não havia previsão de divulgar um comunicado oficial com o resultado da reunião. A possibilidade de ele assumir um ministério vem sendo defendida desde as últimas semanas por Dilma, auxiliares dela, como Jaques Wagner, Berzoini e Edinho Silva (Comunicação Social), além de parlamentares, como o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).

Brumado: Superintendente de gestão prisional aponta vantagem social e na economia com o presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o superintendente regional de gestão prisional, Júlio César, destacou que o município de Brumado terá muitas vantagens com a instalação do Centro de Detenção Provisória (CDP). A ressocialização dos infratores foi o item mais destacado pelo superintendente. “Com o presídio, o infrator condenado não precisará mais ser transferido para outros centros, o que favorece a proposta de ressocialização, pois o detento estará próximo de sua família. Além disso, ao invés de ficarem retidos em situações sub-humanas em celas de delegacias, esse presos daqui da região terão um tratamento mais digno”, argumentou ele. O superintendente disse ainda que o fator econômico da cidade também mudará, pois a manutenção do presídio irá gerar emprego e renda. “Acreditamos que este equipamento será de grande valia para Brumado e região, não apenas no aspecto do fortalecimento de defesa do sistema social do município, mas também no processo de geração de renda, emprego e mobilização da economia. A empresa que cuidará da manutenção terá que contratar pessoal, isso significa geração de emprego e mais aquecimento na economia local”, finalizou.

Aécio Neves nega que recebeu dinheiro de propina em Furnas Foto: Reprodução

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) negou, nesta terça-feira (15), qualquer relação com o esquema de propinas envolvendo Furnas, conforme cita delação premiada do companheiro de Senado, Delcídio Amaral (Sem partido-MS). “Delcídio repete o que vem sendo amplamente disseminado há anos pelo PT que tenta criar falsas acusações envolvendo nomes da oposição. É curioso observar a contradição na fala do delator já que ao mesmo tempo em que ele diz que a lista de Furnas é falsa, ele afirma que houve recursos destinados a políticos”, afirmou o presidente nacional do PSDB, por meio de nota, publicado em seu perfil no Facebook. Aécio rebateu ainda negociações para enterrar a CPMI dos Correios sem a convocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do filho dele, Fábio Luiz, que, segundo Delcídio, teria tido aval de lideranças da oposição. “É fácil demonstrar que o PSDB não atuou na CPMI dos Correios com o objetivo de proteger ninguém. Pelo contrário, pode ser comprovado o posicionamento do PSDB na CPMI em favor do aprofundamento das investigações de todas as denúncias feitas durante os trabalhos da Comissão, incluindo aquelas relacionadas a nomes de integrantes do partido”, defendeu o tucano.

Mulher de João Santana decide fazer delação premiada Foto: Cíntia Reis

Mulher e sócia do publicitário João Santana, marqueteiro das campanhas presidenciais de Lula (2006) e de Dilma (2010 e 2014), Mônica Moura decidiu fazer delação premiada. Os dois foram presos em fevereiro pela Operação Acarajé, desdobramento da Lava Jato. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, ela ainda não formalizou o acordo e os termos da colaboração estão sendo definidos com os procuradores com a força-tarefa da Lava Jato. Ainda segundo o Estadão, Mônica trocou de advogado na semana passada e contratou Juliano Campelo Prestes, que atua em Curitiba – a capital paranaense sedia as investigações da PF. Prestes foi o responsável pela delação do lobista Milton Pascowitch, que foi pivô da prisão do ex-ministro José Dirceu. Já João Santana continuará com o criminalista Fabio Tofic. A defesa defenderá a tese de que João Santana atuava apenas na parte de criação da agência.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (15) suspender o julgamento do recurso no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva questiona a competência do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, para presidir a investigação contra Lula e parentes dele. Ao analisar o recurso na sessão, por unanimidade, a Turma entendeu que o julgamento da ação deve ser suspenso para que Sérgio Moro e a Justiça de São Paulo decidam o conflito de competência para julgar a denúncia apresentada contra o ex-presidente e familiares. Na ação protocolada no Supremo, os advogados afirmam que as investigações não podem prosseguir porque o MP-SP e o Ministério Público Federal no Paraná, no âmbito da Lava Jato, investigam os mesmos fatos. O ex-presidente é investigado sobre supostas irregularidades na compra da cota de um apartamento tríplex, no Guarujá, litoral paulista, e em benfeitorias feitas em um sítio frequentado por ele em Atibaia, também em São Paulo. Os advogados sustentam que os fatos não estão relacionados com as investigações da Lava Jato, em Curitiba, porque os imóveis são registrados em São Paulo, as propriedades não pertencem ao ex-presidente e não há competência da União para atuar no caso.

Dólar tem maior alta diária em cinco meses e bolsa cai com turbulência

Em um dia de instabilidades políticas, a moeda norte-americana teve a maior alta em cinco meses. A bolsa de valores teve o maior recuo em 40 dias. O dólar comercial encerrou esta terça-feira (15) vendido a R$ 3,763, com alta de R$ 0,111 (3,02%). Essa foi a maior alta diária desde 13 de outubro do ano passado, quando a cotação tinha subido 3,58% (R$ 0,13). Na bolsa de valores, o dia também foi de turbulência. O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou a sessão em baixa de 3,56%, aos 47.130 pontos. Essa foi a maior queda diária desde 2 de fevereiro, quando o indicador tinha caído 4,87%. O dólar operou em alta durante toda a sessão. Na mínima do dia, por volta das 11h30, chegou a ser vendido a R$ 3,66, perto da estabilidade. Nas horas seguintes, no entanto, a cotação disparou, depois da divulgação do conteúdo da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (MS) e em meio a notícias não confirmadas de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou assumir um ministério. Delcídio pediu hoje desfiliação do PT. A bolsa de valores operou em baixa durante todo o dia. No entanto, após a divulgação da delação premiada o Ibovespa ampliou a queda. As ações da Petrobras, as mais negociadas, tiveram forte recuo. Os papéis ordinários (que dão direito a voto em assembleia de acionistas) caíram 6,6%, para R$ 8,91. Os papéis preferenciais (que dão preferência na distribuição de dividendos) despencaram 10,68%, para R$ 6,61.

Delcídio diz que Aécio foi beneficiário de corrupção em Furnas Foto: Divulgação/PSB

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou em acordo de delação premiada que o atual senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi beneficiário de um "grande esquema de corrupção" na estatal Furnas. Esse esquema, segundo Delcício, era operacionalizado por Dimas Toledo, ex-diretor de engenharia de Furnas, e que teria “vínculo muito forte” com Aécio. “Questionado ao depoente quem teria recebido valores de Furnas, o depoente diz se que não sabe precisar, mas sabe que Dimas operacionalizava pagamentos e um dos beneficiarios dos valores ilícitos sem dúvida foi Aécio Neves, assim como também o PP, através de José Janene; que também o próprio PT recebeu valores”, diz o texto da delação premiada. 

Campeonato Baiano: Flamengo de Guanambi e Vitória se enfrentam no sábado (19) Foto: Divulgação

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela das quartas de final do Campeonato Baiano. O jogo entre Flamengo de Guanambi, que na tabela inicial estava agendado para domingo (20), foi antecipado e acontecerá no sábado, às 18h30, no Estádio 2 de Julho, em Guanambi. O Leão se classificou em segunda colocação com 13 pontos. Já o time de Guanambi terminou a primeira fase na sétima posição e somou oito pontos. O Vitória inicia a preparação para o confronto diante do Fla de Guanambi na tarde desta terça (15), com um treino no Barradão. A atividade será fechada à imprensa.

Advogado entra com ação cautelar no STF contra nomeação de Lula Foto: Reprodução

Antes mesmo de virar ministro, Lula deve enfrentar um novo processo na Justiça. Segundo a coluna Radar Online, da Veja, um advogado de Santa Catarina entrou nesta terça-feira (15) com uma ação cautelar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a nomeação do ex-presidente como ministro de Dilma Rousseff (PT). De acordo com informações do próprio Supremo, o pedido foi feito por Rafael Evandro Fachinello, que já moveu ações “em causa própria” – ou seja, por sua iniciativa, sem o pedido de nenhum cliente – em casos de projeção, como o bloqueio do WhatsApp, no fim do ano passado. O ministro Marco Aurélio Mello será o relator.

Lula pode virar ministro e ganhar foro privilegiado no STF Foto: Reprodução/Veja

Informações de bastidor em Brasília indicam que é muito provável que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido convidado a assumir um ministério. Ele ocuparia o cargo de Ricardo Berzoini na Secretaria-Geral de Governo. De acordo com o G1, o Palácio do Planalto não confirma oficialmente, mas o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, disse que a possibilidade é real e concreta. Lula é esperado nesta tarde em Brasília para confirmar se aceita o convite, conforme informou o Blog do Camarotti. Se a nomeação se confirmar, será a primeira vez na história recente do país que um ex-presidente da República vai virar ministro. Antes, Itamar Franco ocupou a função de embaixador do Brasil em Portugal. E outros ex-presidentes, como José Sarney e Fernando Collor, ocuparam cargos eletivos. A consequência prática mais imediata da nomeação de Lula para um ministério é que o ex-presidente se livrará da Operação Lava Jato, do juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Todos os ministros de estado têm foro privilegiado e são julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, o comando das investigações sairá de Curitiba e passará a ser do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O juiz do caso será o ministro Teori Zavascki, e não mais Sérgio Moro. Na prática, o caso vai para a Procuradoria Geral da República, que pode oferecer denúncia a ser analisada pelo STF.

Mercadante nega ter tentando calar Delcídio Foto: Reprodução

A delação premiada de Delcídio Amaral (PT-MS), trouxe uma gravação com uma suposta tentativa do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de silenciá-lo. Na conversa, Mercadante teria oferecido ajuda política e financeira para evitar que o parlamentar petista firmasse acordo de delação premiada.  Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (15), o titular da pasta de Educação do governo disse que a gravação da conversa não está completa e negou ter oferecido dinheiro para calar Delcídio. Mercadante argumentou que tem a transcrição completa da conversa e disse que "jamais" tentou impedir a delação de Delcídio.  Ele defendeu a tese que foi um ato de solidariedade, argumentando que as filhas de Delcidio estavam sofrendo uma campanha negativa na internet e ele fez um gesto pessoal e não político. “Nenhum momento procurei assessor a mando do governo. Eu só chamei para ter um gesto da família e ele vai tentando induzir uma pauta e mesmo assim não consegue [...]. Do ponto de vista pessoal era preciso ter solidariedade, com a família exposta desse jeito”, disse. Ele afirmou também que houve uma tentativa do assessor de Delcídio de "induzi-lo" a falar sobre a delação premidada. Mercadante disse ainda que “está inteiramente à disposição para esclarecer”. “Não escondo nada, transcreva os textos que não foram publicados na delação, pontuou. “Sobre o processo dele, eu fui muito claro. Não vou me meter. Não sou advogado”, enfatizou.

História de superação de brumadense que perdeu 63 Kg repercute na internet Foto: Reprodução/Facebook

A história de superação da brumadense Rita de Cássia tem repercutido na internet. Ela eliminou mais de 60 kg depois da realização de uma cirurgia de redução do estômago e recuperou o ânimo e o prazer de viver. A brumadense enviou o relato abaixo a um médico da área e o mesmo publicou em sua página pessoal no Facebook. “Eu me chamo Rita de Cássia Matos Fernandes, sou natural de Brumado, interior da Bahia, tenho 33 anos e uma filha de 10. A minha vida inteira foi sempre lutar contra a balança, emagrecia 2 kg engordava 3 e por aí ia. Em 2011, cheguei a emagrecer 23 kg, fiquei radiante de felicidade e essa felicidade foi tão grande que voltei aos antigos hábitos, aí o tempo foi passando e eu engordei 40 kg, foi o auge do meu desespero. Entrei na fila do SUS para tentar a bariátrica com 130 kg, e no meio da minha caminhada perdi meu irmão num tráfico acidente automobilístico em dezembro de 2014. Entrei num desespero ainda maior e atingi 137 kg. Foi longa a espera, exames, consultas, palestras. E em março de 2015 com tudo pronto, inclusive meu psicológico, fui operada. Enfrentei tanto desprezo, que hoje me sinto imensamente vitoriosa e agradecida a Deus. A bariátrica fez de mim uma nova mulher, tenho disposição, ânimo, prazer em viver, coisa que antes eu não tinha. Estou feliz, realizada e com 63 kg a menos”, escreveu Rita de Cássia.

Édio Pereira quer viabilizar R$ 500 mil para construção de anfiteatro em Brumado Foto: Divulgação

Nos últimos dias 25 e 26 de fevereiro, o vereador Édio Pereira (PCdoB) esteve em Salvador participando de audiências em órgãos do governo, buscando viabilizar recursos para execução de obras no município. No dia 25, o vereador esteve na Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), cobrando a conclusão do projeto de eletrificação do poço artesiano já instalado e em funcionamento nas comunidades da Boa Vista, Cabaceira e Estrema, região de Arrecife. No dia 26, o vereador esteve na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), acompanhado do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), do Secretário Municipal de Cultura, Miguel Lima Dias, e do Secretário Municipal de Infraestrutura, André Cardoso. Na ocasião, o parlamentar apresentou o projeto de construção do anfiteatro na área anexa ao fundo do Mercado de Artes, na Praça Armindo Azevedo, orçado em R$ 498.000,00. O sonho da construção do teatro na área vem desde o ano de 1974, na gestão do então prefeito Juracy Pires Gomes, porém nunca saiu do papel. Édio Pereira abraçou a ideia e garante que os recursos serão liberados para construção da obra. Segundo o vereador, o projeto está sendo analisado pelo departamento técnico e, se não precisar de ajustes, entrará na lista de prioridades do órgão, conforme garantiu na audiência o presidente da Conder, José Lúcio Machado.

Operação Lava Jato: Governo tentou comprar o silêncio de Delcídio do Amaral Foto: Reprodução

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou em sua delação premiada que foi homologada nesta terça-feira (15) que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tentou barrar a colaboração do parlamentar junto à Procuradoria Geral da República (PGR), inclusive com uma suposta ajuda financeira e com gestões junto aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. O assessor mais próximo de Delcídio, Eduardo Marzagão, gravou conversas com Mercadante mantidas em duas reuniões em dezembro, depois da prisão do senador. Houve ainda uma terceira conversa, com uma assessora do ministro chamada “Cacá”. Os diálogos foram fornecidos à PGR. A delação caiu como uma 'bomba' no MEC e fez Mercadante descumprir compromissos de agenda para se encontrar com a presidente Dilma. No entanto, a presidente não deve se manifestar sobre a citação. Delcídio disse não ter sentido “firmeza” na promessa do ministro e que a ofensiva acabou influenciando o senador a fazer a delação premiada. 

Arquivo