Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
15/Set/2013 - 09h52

Dom Basílio é recordista estadual em mau esgotamento

Dom Basílio é recordista estadual em mau esgotamento No município apenas 0,44% dos domicílios tem ligação com algum sistema adequado, 80,51% dos imóveis usam fossas negras, e 16,7% não têm banheiros. (Foto: Divulgação).

De acordo com dados do IBGE e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), na Bahia, apenas um em cada quatro municípios tem rede de esgoto instalada. Além disso, mesmo com a rede, metade dos municípios baianos descarta o esgoto de forma inadequada - em fossas negras, valas ou em rios, lagos e mares. Segundo o IBGE, a cidade de Dom Basílio, no sudoeste baiano, é recordista estadual em mau esgotamento. De acordo com o Jornal Correio, para se ter uma ideia, no município apenas 0,44% dos domicílios tem ligação com algum sistema adequado, 80,51% dos imóveis usam fossas negras, e 16,7% não têm banheiros. O coordenador do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Dom Basílio, José Bonfim, afirmou que a situação na cidade é preocupante, mas que até o final do ano a nova administração encomendará a elaboração de um projeto para construção de uma rede de esgoto. Embora os números sejam negativos, a Bahia ocupa a 10ª posição no ranking nacional, com 51,6% de domicílios que têm esgotamento adequado. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) informou que a realidade nos municípios do interior se deve à indisponibilidade de recursos financeiros para investimento na ampliação da infraestrutura necessária para a prestação desses serviços.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo