O brumadense Clécio Pereira, rigoroso no cumprimento das normas que regem as Forças Armadas, alcançou a patente de Capitão da Marinha Brasileira, atuando no estado do Rio Janeiro. O oficial regressou a sua terra natal para rever a família durante as festas de final de ano e também para prestigiar a posse o pai, o vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Capitão aconselhou os gestores no intuito de colaborar com o bem estar da comunidade. “O que se espera deles, a princípio, é um choque de gestão. Cortar despesas de custeio, reduzir custos, ou seja, gastar menos com estrutura no intuito de que sobrem recursos para serem investidos onde se faz necessário melhorar a qualidade de vida da população. Experiência e capacidade de trabalho eles têm de sobra. Confiamos que farão uma grande gestão ao longo dos próximos quatro anos”, destacou o oficial.
Após receber um grande número de críticas nas redes sociais e em suas páginas oficiais, o governo federal defendeu nesta terça-feira a sua polêmica campanha publicitária de educação no trânsito denominada “Gente boa também mata”. Lançada no final de 2016, a campanha, criada pela agência Nova/sb, defende que mesmo pessoas boas, que contribuem para a comunidade e que se destacam com ações solidárias podem causar acidentes fatais no trânsito. De acordo com a Veja, entre os textos divulgados em vídeos e cartazes, está um que diz que “quem planta árvores pela cidade, quem faz trabalhos voluntários, quem espalha amor pelas ruas também pode matar”, acompanhado por imagens de pessoas fazendo boas ações seguidas pela de um atropelamento de um ciclista por uma dessas “boas pessoas”, que respondia a uma mensagem no celular. Na sequência, a peça alerta que “responder a uma mensagem ao volante pode pôr tudo a perder” e que “gente boa também mata”. E finaliza: “Se for dirigir, esqueça o celular”.
Deputado Estadual licenciado e Secretário Estadual de Agricultura, Vitor Bonfim (PDT) marcou presença na Câmara de Vereadores de Brumado, no último domingo (1º), para prestigiar a cerimônia de posse dos treze vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos. Em sua fala, o secretário parabenizou o ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) apontando o mesmo como executor de obras importantes de pavimentação, construção e reforma de praças e prédios escolares, além de ações relevantes na saúde, esporte e educação durante os quatro anos em que esteve à frente do executivo municipal. Bonfim citou o seu período como vereador na cidade de Guanambi para falar da tarefa árdua que os parlamentares terão pela frente em construir seus mandatos na defesa dos interesses da comunidade.
Ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o secretário declarou que estará de portas abertas, tanto na secretaria quanto em seu gabinete parlamentar, como aliado na busca por recursos para o município. “O seu grande desafio será superar as duas excelentes gestões. Seu principal adversário será o senhor mesmo, pois a comunidade o espera com a mesma garra e disciplina em cuidar dos interesses do município”, disse em entrevista ao site Brumado Notícias. Em seguida, Bonfim afirmou que os brumadenses também esperam por compatibilidade e harmonia entre os poderes legislativo e executivo visando o progresso da cidade.
Apurando suposta venda de armas de fogo, duas equipes da polícia civil estiveram na região do Distrito de Ubiraçaba, em Brumado, na segunda-feira (2). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um homem acusado de praticar roubos na região foi preso com uma arma durante a apuração. O indivíduo foi localizado e confessou ter um rifle calibre 22 em sua residência. Dando sequência às investigações, outro homem foi preso apontado como sendo a pessoa que adquiriu uma arma através do detido. Em sua casa foi encontrada uma espingarda calibre 44, de uso restrito. Ambos foram conduzidos até a delegacia, onde foram autuados em flagrante.
É grande a expectativa para o início do funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - adulto e neonatal, no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Para isso, será necessário que os 20 municípios pactuados na microrregião assinem a adesão para formação do Consórcio Regional de Saúde, o que depende da iniciativa dos prefeitos e das câmaras municipais. Se valendo da sua experiência de cinco mandatos como parlamentar, o vice-prefeito de Brumado, Édio Pereira (PCdoB), se juntou ao chefe de gabinete e também diretor da comissão que preside o consórcio, Cláudio Feres, para visitar cada município a fim de convocar os gestores e os legislativos para apressarem a confirmação da adesão. Até o presente momento, contando com o município sede, 10 prefeituras assinaram o acordo, restando 11 cidades. Durante toda a semana, os representantes brumadenses estarão em campanha nessas cidades com o objetivo convencê-las a agilizar as ações no intuito de que a UTI passe a funcionar ainda neste mês. O espaço físico e os equipamentos da UTI foram inaugurados na última quinta-feira (29). “Não podemos perder tempo. Nossa região é carente dessa UTI, o que também desafogará os demais centros do estado. Por isso, conclamamos os demais prefeitos e vereadores das cidades que ainda não deram suas respostas para que o façam o quanto antes, pois muitas vidas dependerão dessa unidade avançada de saúde”, pontuou o vice-prefeito.
Em quase três anos de investigações, o Ministério Público Federal já acumula 159 pedidos de cooperação com autoridades estrangeiras para instruir ações penais relacionadas à Operação Lava Jato. A lista, de 37 países, inclui desde Estados Unidos e Suíça a Itália, Dinamarca, Suécia e Noruega, que têm obras e negócios sob suspeita e já solicitaram provas ao Brasil. Até novembro, 17 países haviam pedido documentos para órgãos de investigação brasileiros, em 26 acordos de colaboração. Por outro lado, foram 32 países que receberam pedidos dos procuradores brasileiros. De acordo com a Veja, a maior parte das solicitações tem como objetivo a obtenção de documentos. Os acordos jurídicos - feitos com base em tratados e convenções internacionais - servem para autoridades de um país requisitarem a outros países oitivas de pessoas (testemunhas ou investigadas), para produzir e compartilhar provas documentais, para quebrar sigilos bancário, telefônico e de e-mails, para bloqueios de bens ou valores e para prisões e extradições.
O brumadense William Wallace Magalhães Santos, filho de Sara Fabiane Magalhães Santos e Antônio Carlos Barbosa dos Santos, (Carlinhos 'in memorian'), foi aprovado em 11º lugar entre os candidatos não europeus para estudar na Universidade Pública Tor Vergata, com sede em Roma, na Itália. De acordo com o jornal Tribuna do Sertão, ele foi o único candidato da América Latina aprovado. Seus familiares estão muito orgulhosos com a conquista. “Momento ímpar na vida da família, que acompanhou toda a trajetória e esforço desse jovem para chegar onde chegou. É o fim de duros dias de insônia, ansiedade e incerteza e o início da preparação para uma carreira brilhante! A aprovação não foi por sorte, nem por acaso. É o resultado de muito esforço, empregado em sua busca incansável pela realização de um sonho. O orgulho e a admiração que sentimos são infinitamente maiores que estas palavras, assim como a alegria que parece não caber em nossos sorrisos e lágrimas de emoção”, disseram os familiares.
A matrícula na rede estadual de ensino será realizada de 24 a 31 de janeiro para os estudantes regularmente matriculados nas escolas estaduais que irão mudar de escola e os novos estudantes que desejam ingressar na rede. O primeiro dia de matrícula é direcionado ao estudante da rede estadual de ensino nas seguintes situações: deve mudar de escola porque a atual não oferece a série subsequente, não renovou a matrícula no período determinado ou mudança de domicílio. Nos dias 25 e 26, a matrícula é para os concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na rede pública municipal no ano letivo de 2016, em razão das escolas não oferecerem a série subsequente. A matrícula de novos estudantes que forem cursar qualquer série do Ensino Fundamental acontece no dia 27 de janeiro e do Ensino Médio e suas modalidades, nos dias 30 e 31 de janeiro, devendo ser realizada presencialmente. O cronograma de matrícula da rede estadual abrange toda a Educação Básica e suas modalidades, incluindo a Educação Profissional. O ano letivo de 2017 na rede estadual começa no dia 6 de fevereiro. Segundo o calendário escolar divulgado pela Secretaria da Educação da Bahia, serão realizados 200 dias letivos. O último dia letivo será 13 de dezembro de 2017.
Após a repercussão do Decreto 01, de 02 de janeiro de 2017, em que o prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães, entrega a chave da cidade a Deus e cancela ‘pactos com entidades’, o mesmo encaminhou nota ao site Brumado Notícias esclarecendo que a publicação não teve intenção de causar debate de cunho religioso. “Foi feita uma correlação, pois a entrega simbólica da chave da cidade, que é feita ao prefeito em dias de posse em muitas cidades, não interfere em nenhuma das ordenanças legais, muito menos nas ações aos cidadãos desta terra. A publicação não teve a intenção de ferir a laicidade, inspirada que foi no preâmbulo do texto constitucional, que invoca o nome de Deus. A real intenção da publicação foi apelar a todas as crenças, suplicando a mesma proteção de Deus, que é rogada na nossa Constituição”, explicou. Na nota, a Assessoria de Comunicação da prefeitura ainda afirmou que o prefeito sempre se relacionou com todos os credos de forma respeitosa, harmoniosa e agregadora, como homem público. “Nunca refutou participar de ações, solenidades e eventos religiosos de qualquer outra denominação”, reiterou. O prefeito pediu desculpas se alguém se sentiu ofendido pela mensagem, reafirmando a sua obrigação de governar para todos.
Quem em pleno 2017 não utiliza o WhatsApp? Se você não quer fazer parte desse seleto grupo, é melhor atualizar o sistema operacional de seu celular, pois o aplicativo de mensagens instantâneas anunciou o fim de seu funcionamento em alguns sistemas antigos. As informações são do site da BBC. O WhatsApp informou que se dedicará “às plataformas de telefones móveis usadas pela grande maioria das pessoas” e por isso deixou de ser compatível às plataformas Android 2.1, Android 2.2, iPhone 3GS/iOS 6 e Windows Phone 7 já no início do ano. Os sistemas operacionais BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 só continuarão sendo compatíveis com o aplicativo até o dia 30 de junho de 2017. A maioria dos sistemas operacionais que perderá o WhatsApp já não é instalada em novos telefones nem atualizada por suas companhias. Atualmente, o aplicativo de mensagens é usado por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.
Dentre seus últimos atos como prefeito de Brumado, no dia 29 de dezembro de 2016, Aguiberto Lima Dias (PDT) realizou a entrega simbólica do espaço físico da UTI - adulto e neonatal e dos equipamentos instalados no Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a inauguração, que seria feita com a presença do governador Rui Costa (PT), no dia 15 do mesmo mês, acabou sendo cancelada com a justificativa de falha de agendamento, tendo em vista que há outras obras do estado para serem inauguradas no município. Mesmo sem a presença do chefe do executivo estadual, a unidade foi inaugurada pelo ex-prefeito brumadense. Apesar da inauguração, a UTI só funcionará após a formação do Consórcio Regional de Saúde.
Até o momento, apenas 10 dos 21 municípios que integram a regional assinaram o termo de adesão do consórcio. Há a expectativa de que ainda nesse primeiro trimestre do ano o consórcio seja firmado e a UTI passe a funcionar para atender a cidade de Brumado e sua microrregião.
Meninos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV pelo SUS em postos de vacinação de todo o Brasil, anunciou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (3). A inclusão desse grupo tinha sido anunciada em outubro de 2016, mas só entrou em vigor agora, em janeiro de 2017. De acordo com o G1, estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.
A Polícia Civil de Brumado divulgou a imagem de um homem apontado como autor de vários arrombamentos praticados em estabelecimentos comerciais no município. A imagem foi captada pela câmara do circuito de segurança de um dos estabelecimentos invadidos pelo suspeito, que se exibiu fazendo um gesto obsceno. Segundo a polícia, o homem tem uma grande tatuagem em todo braço direito, a qual aparenta ser um dragão ou uma cobra. Os investigadores pedem a colaboração da comunidade para ajudar a identificar o criminoso; as informações serão mantidas em sigilo absoluto. “Não passem trote, o assunto é de extrema importância para a segurança da comunidade. O procurado é de alta periculosidade”, destacou a polícia. As informações sobre o paradeiro do suspeito podem sem passadas através do telefone (77) 3441-8443.
Pela primeira vez desde 2003, o salário mínimo anunciado para este ano não teve aumento acima da inflação, de acordo com o Departamento Intersidincal de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Embora tenha subido de 880 reais para 937, o reajuste de 6,48% foi igual à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Segundo o Diese, o maior aumento real foi em 2006, de 13,04% e o menor, em 2016, de 0,36%. Ainda assim, o valor do salário mínimo anunciado é menor que os 945,80 reais previstos no Orçamento de 2017, aprovado pelo Congresso Nacional em 15 de dezembro. De acordo com a Veja, a regra de atualização do salário mínimo prevê que, até 2019, seja aplicada a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior ao reajuste mais o crescimento do PIB de dois anos antes. Como o INPC de dezembro ainda não foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a lei prevê que o Poder Executivo faça uma estimativa. Já o PIB de 2015 não será adicionado à conta, pois teve retração de 3,85% no período.
Em 2016, a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) registrou o menor número absoluto de Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) ocorridos no interior da Bahia, em comparação com os dados das outras 25 Coordenadorias Regionais de Polícia Civil do Interior. Foram registrados no ano passado 21 municípios integrantes, sendo que a região apresentou a taxa de apenas 9,2 homicídios por 100 mil habitantes. Vale salientar que a média de homicídios no Brasil é de 32,4 mortes para cada 100 mil habitantes.
A Chefe do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ediene Lousado irá analisar o decreto publicado pelo prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães (PSB), que determinou "a entrega das chaves” do município “a Deus”. “Estou esperando o decreto chegar às mãos do meu setor. Vamos analisar e julgar a constitucionalidade”, informou Lousado. Caso o decreto seja julgado inconstitucional, a procuradora entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para anular o documento.
O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), editou um decreto inusitado no início de seu mandato. No Diário Oficial de segunda-feira (2), ele determinou a “entrega” da chave do município a Deus. “Declaro que esta cidade pertence a Deus e que todos os setores da prefeitura municipal estarão sobre a cobertura do altíssimo”, escreveu. “Declaro ainda que todos os principados, potestades, governadores deste mundo tenebroso, e as forças espirituais do mal, nesta cidade, estarão sujeitas ao senhor Jesus Cristo de Nazaré”, completou. O prefeito “cancelou” ainda, “em nome de Jesus, todos os pactos realizados com qualquer outro Deus ou entidades espirituais”.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três das quatro vítimas que morreram em um acidente ocorrido entre um carro e uma carreta carregada de querosene são da mesma família. Uma mulher de 20 anos e os dois filhos, um menino de um ano e quatro meses e uma menina de três meses, estavam no veículo de passeio. A quarta vítima do acidente foi o condutor do veículo, um homem de 66 anos. O carro e carreta bateram de frente na BR-324, principal rodovia baiana, no trecho da cidade de Riachão de Jacuípe. O carro ficou completamente destruído. De acordo com o G1, a carreta tombou, ficou atravessada na pista e houve derramamento do querosone na pista. Por conta disso, o trecho da via onde o acidente aconteceu foi interditado nos dois sentidos.
Em patrulhamento na Rua Princesa Leopoldina, no Bairro Mercado, em Brumado, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontrou grande quantidade de drogas escondida em um matagal. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os policiais perceberam que alguns indivíduos estavam em atitude suspeita no local. Ao perceberam a aproximação da guarnição, eles correram e tomaram rumo ignorado. A guarnição entrou em um matagal localizado às margens do Rio do António e encontrou enterrados entre a vegetação nativa quatro tabletes grandes, quatro tabletes menores, além de 10 porções prontas para serem comercializadas de uma substância análoga à maconha prensada. O material, que foi apreendido, pesava aproximadamente 6 kg.
Empreiteiras envolvidas na Operação Lava-Jato não figuram apenas como agentes de desvio de recursos públicos, também viraram alvo de desvios dentro do desvio. Grandes empreiteiras, entre elas a Odebrecht, começaram a identificar casos em que funcionários responsáveis por operar o pagamento de propina acabavam embolsando parte do dinheiro, desviado para contas no exterior ou benefícios pessoais. A situação veio à tona em investigações internas e nas dezenas de processos de delação premiada fechadas com executivos. Um dos executivos suspeitos teve dinheiro encontrado em uma conta em Genebra, na Suíça. A informação da conta só veio à público com o vazamento conhecido como SwissLeaks, feito por um ex-técnico do HSBC. Outra suspeita recai sobre um dos mais altos executivos de uma grande construtora que fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público. No caso da Odebrecht, nem mesmo a “estrutura profissional” de pagamento sistematizado de propina, nas palavras do Ministério Público, conseguiu evitar a proliferação de deslizes contra a empresa pelos seus executivos. Enquanto algumas delações já vieram à tona, os dados sobre as infrações cometidas dentro de casa são mantidos cuidadosamente sob sigilo. As evidências de desvio da propina para vantagem pessoal de executivos vêm gerando discussões entre advogados. Alguns defendem que as empresas poderiam entrar na Justiça com ação de ressarcimento para cobrar a quantia extraviada pelos funcionários. O argumento é que se trataria de uma “apropriação indébita” da propina dirigida a agentes públicos. Outros advogados apontam, porém, que a ideia de tentar recuperar judicialmente o desvio do desvio soa no mínimo extravagante. As informações são do Valor Econômico.
Uma mulher acionou a polícia na manhã da última segunda-feira (2) porque seu filho, um menor de 15 anos, ameaçava colocar fogo na casa, localizada no Bairro São Jorge, em Brumado. Descontrolado, ele já tinha quebrado diversos objetos dentro da residência. Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) se deslocou até o local para verificar a chamada. Muito agressivo, o menor precisou ser imobilizado pelos policiais. Ele foi apreendido e apresentado na delegacia para as providências cabíveis.
O mercado financeiro espera que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fique em 4,87% em 2017. A expectativa é que a inflação se situe bem abaixo da projetada para 2016, que passou de 6,40% para 6,38%, de acordo com pesquisa semanal do Banco Central (BC) feita junto a instituições financeiras. Diante da recessão econômica e da melhora na inflação, o BC tem sinalizado que pode intensificar o corte da taxa básica de juros, a Selic. Nas suas duas últimas decisões, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC cortou a Selic em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 10 e 11 deste mês. A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto - PIB - a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano permanece em 0,50%.
Diferente da maioria dos gestores que nomeiam a primeira dama como Secretária de Desenvolvimento Social, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) preferiu nomear o filho, Rodrigo Cunha Vasconcelos, como Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Por conta de um recente acidente automobilístico, Rodrigo ainda não havia se apresentado em público após a nomeação. Ele compareceu na manhã desta segunda-feira (2), na primeira reunião administrativa promovida pelo gestor. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o novo secretário declarou que já elaborou vários projetos para impulsionar os trabalhos na pasta, destacando que irá atuar com diligência nos assuntos referentes aos interesses do homem do campo. No aspecto hídrico, ele falou sobre elaborar meios de convivência com a seca e disse que engrossará o coro no se refere à busca de recursos para a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. Quanto ao meio ambiente, Cunha também entrará na briga do prefeito com a Embasa no que diz respeito à instalação do sistema de esgotamento sanitário do município.
“A Embasa só lucra do nosso recurso hídrico e devolve o esgoto ao nosso rio. Isso está errado e não podemos cruzar os braços vendo a empresa levar milhões da nossa cidade e nada investir por aqui. Vamos brigar sim pelo nosso esgotamento sanitário”, reiterou o secretário, acrescentando que entre as metas a serem desenvolvidas na pasta está a arborização da cidade e a conservação do meio ambiente. Por fim, o secretário disse que está lisonjeado com o convite feito pelo pai para assumir a pasta e que terá prazer em colaborar com o governo. No entanto, deixou claro que manterá o relacionamento familiar a par dos trabalhos administrativos. “Não fui escolhido apenas por ser o filho do prefeito, mas tenho formação e vou mostrar a comunidade que tenho capacidade de desenvolver o trabalho que me foi confiado. Quero fortalecer a pasta visando atender as demandas do homem do campo, bem como focar na elevação da crista da barragem e nos empenhar pelo nosso esgotamento sanitário”, pontuou.
O mês de janeiro é o período em que as crianças estão de férias, em casa. Com a finalidade de orientar as famílias, a Coelba recomenda atenção redobrada dos pais para prevenir e evitar acidentes domésticos e alerta a população para alguns cuidados que garantem a segurança. O primeiro deles é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos. Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva é perigoso. Além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos-circuitos e incêndios. Sempre que utilizar equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para não manuseá-los com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Equipamentos eletroeletrônicos devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Outro alerta importante são os cuidados com as pipas. Praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto. Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Nunca se deve tocar ou tentar resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada. Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Coelba através do telefone gratuito 0800 071 0800.